This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

TATUAGEM – TATOO

Você sabia que a antiga arte da tatuagem já era praticada pelos povos egípcios e romanos?

Ou então que eram encontradas em tribos que iam da Ásia, em Burma, por exemplo, até a África e também nas Américas?

As tatuagens da Polinésia já são famosas de velhos tempos também... Os primeiros europeus que descobriram essas terras ficaram muito impressionados ao ver os corpos dos nativos fortemente pintados e, vários destes homens, diferentes e estranhos, voltaram com a tripulação para a Europa onde viraram “espécies de coleção”.

Omai foi o mais famoso deles, um taitiano que voltou com o Capitão Cook para a Europa e frequentava os mais sofisticados salões da corte a fim de mostrar seu corpo tatuado. Depois, muitos membros das expedições começaram a se tatuar e, voltando para Europa, apresentavam-se em salões e circos.

NO PAIN, NO GAIN... é assim o ditado que se usa na Polinésia para os iniciados e os iniciantes na arte da tatuagem. Sem dor, nenhum ganho... nada vem fácil, essa é a tradução de uma arte, TATAU, nome dado as tatuagens criadas pelos povos da Polinésia.

A palavra, através da tripulação do Capitão Cook (desbravador daqueles mares), foi levada para a Inglaterra onde o nome se “inglesou” e virou a palavra TATOO.

As tatuagens da Polinésia sempre foram mais que apenas uma forma de arte decorativa, foram (em alguns lugares ainda são) um forte aspecto de religiosidade, tradição econômica e social, sendo praticadas pelos homens jovens da sociedade que tinham a intenção de preservar sua identidade cultural.

“TATAU” é ainda praticado em Samoa, nos corpos completamente tatuados característicos das Ilhas Marquesas e o “MOKO” é a tradicional tatuagem feita na face do povo maori, na Nova Zelândia.

Texto de Lilian Malta Varella – colunista de moda.

Abaixo (do lado esquerdo da tela), cartão-postal da Nova Zelândia que mostra Patara – um chefe maori. Do lado direito, cartão-postal da França que mostra Salomé, a famosa celebridade com tatuagens orientais em 7 cores.

volta ao topo

TATUAGENS SOBRE GIRAFAS

Livro – African Heritage Tattoos
Autor: Sylvia Walker
Publicação: Dover Publications
ISBN: 0486405427
Data: 1999
Formato: Trade paperback

GIRAFA TATUADA EM MINHA PERNA ESQUERDA

Certo dia, procurando na internet encontrei o sítio SCORPIONS TATTOO SHOP (www.scorpionstattoo.com.br), Rua Vergueiro, 2.507 – Ana Rosa, São Paulo (SP). Olhando os trabalhos dos artistas desta casa, fiquei impressionado com uma tatuagem realística que representava uma aranha, feita pelo tatuador Henri. Assim foi escolhido o artista que iria fazer a minha tatuagem girafa.

Logo depois disso, foi feito o primeiro desenho de prova em 29/10/2002. Eu já tinha em mente um desenho que retratasse apenas a cabeça e o pescoço de uma girafa, levemente olhando para trás. Henri desenhou a girafa melhor do que eu havia imaginado... Fiquei com o desenho riscado em minha perna por cerca de duas semanas para “testar”, pois, segundo o tatuador, eu não tinha “perfil de tatuado” e ele pensou que talvez eu fosse me errepender dessa ideia...

Finalmente ele tatuou o desenho definitivo na minha perna esquerda no mês seguinte, em 11/2002 (3 horas). Pintou de preto e branco com nuances de cinza o desenho em 15/01/2003 (2 horas).

Quase no final do mesmo ano, achei que a minha tatuagem havia clareado... Então foi feito o escurecimento da tattoo em 13/11/2003 (2 horas) e a realização de mais duas tatuagens complementares: 2 espécies de aves chamadas búfagas. As fotografias abaixo foram tiradas por Katia Yamada, em 11/2003.

Agradeço ao tatuador-artista Henry por seu excelente trabalho!
Rua Heitor Penteado, 1.025 (Metrô Vila Madalena) – São Paulo (SP)
Telefone: 9617-1976 (celular) – henri13@gmail.com – www.misterhenri.com.br

Notas: Este desenho foi utilizado na confecção do carimbo Girafamania (18/08/2003) e no primeiro cartão de visita Girafamania (09/11/2004)... Posteriormente, Henry fez outro desenho que encomendei.

Ao passar dos anos, como relata esta página na sequência, alguns internautas me avisam sobre a reprodução do mesmo desenho, que eles também haviam tatuado a girafa... Como dizem que só se copia o que se admira, o ato de alguém imitar, seguir essa ideia eu acho engraçado, além de encarar como um elogio.

volta ao topo

Alessandra Martins (alemartins01@msn.com) e sua girafa-tatoo “Gertrudes”

Alessandra é artista plástica e trabalha com modelagem e escultura. Sua paixão são filmes de animação. Ela quis em estilo cartton, mas com características da real e ouviu dizer que Gertrudes é um nome típico de girafa... Já tem tatuado um cavalo com asas de borboleta. Sua grande amiga Melissa é a tatuadora e, como a girafa é grande, portanto difícil de aguentar a dor, está fazendo em partes... Como ela mesma diz: “cada um com sua piração”!

16/04/2005: Também tenho um carinho muito especial com girafas... amo. Gostaria de conhecer sua coleção, muito legal viu, parabéns por todas as suas iniciativas, o mundo precisa de muita gente assim. Ah, to fazendo uma tatoo de girafa, ela ta só no comecinho, vai ser colorida e tal, já tem até nome, é Gertrudes, e minha irmã até fala com ela... porque é fofa demais! To mandando uma foto dela, mas assim q for colorindo e tal vou te mandando, pra sua coleção! É um prazer encontrar vc nesse mundo virtual.

No dia 28/09/2007, ela me disse que coloriu a Gertrudes e pensa em tatuar um textinho, uma espécie de poesia, pois a ideia original é deixar suas costas como uma página de livro infantil...

01/10/2007: Pedido de GIRAFAMANIA. Nossa eu estava imaginado qual peripécia vc estaria aprontando, mas o selo eu não fazia ideia! Claro que te devolvo a carta, na condição de te encontrar para isso, dai vc abre o envelope, pois eu não tenho muita prática com isso e posso estar danificando o bichinho assim que a correspondência chegar eu te aviso e a gente se encontra em algum café pela paulista. Um bjo e parabéns por mais uma iniciativa, como já disse, o mundo precisa de pessoas como vc!

Alessandra e a sua tatuagem girafa colorida chamada Gertrudes! Foto recebida em 15/08/05. Veja um desenho que ela ganhou na página de Artes Plásticas!

volta ao topo

Abaixo informações sobre o Concurso Interno do 2º Semestre de 2007 (José Luiz Pedro – Presidente FCCB)

Corpos Marcados

Podemos e devemos enxergar os corpos marcados como uma forma de arte, ou um elemento artístico. As marcas são tantas como por exemplo: as marcas do trabalho árduo, as marcas de um acidente, as marcas de uma etnia ou tribo, as marcas sensuais de um corpo marcado por um dia de sol, as marcas do tempo... Todas estas marcas, são marcas que muitas vezes passam despercebidas, ou não. Agora iremos vê-las de uma forma diferente, não mais como marcas ruins ou preconceituosas, mas sim como uma arte no corpo.

Vamos dar beleza a essa marca. Vamos mostra-las como uma forma de protesto ao culto do corpo perfeito. Vamos ampliar e colocar em nossas casas como um quadro de arte abstrata. Vamos mostrar estes corpos marcados com um olhar diferente, com luz, com sombra, com ângulos, abstrair, construir a imagem, produzir algo novo trabalhando o tema sugerido.

Não iremos mostrar uma tatuagem como uma tatuagem em um corpo, mas sim um corpo que tem uma tatuagem. Não vamos mostrar a tatuagem simplesmente como um desenho, porque este desenho já foi criado e estaremos nos apropriando da obra de outro artista. O tema está proposto, interprete-o e mostre sua arte através da fotografia, utilizando técnica, conceito, luz, sombra e principalmente arte.


Mariana Silva (xispsy@hotmail.com), msn – rma_skelk@hotmail.com (1989) – Avaré (SP), uns 300 km da capital.

03/10/2008: Olá, vagando pela net encontrei um site sobre girafas. Por um acaso você é o dono da ilustre coleção? Estou começando uma coleção, amo girafa desde pequena, tenho histórias em zoológicos... Você é dono da tatuagem de girafa também?

07/04/2009: Olá Girafamaniaco. Muito interessante sua coleção. Parabéns. Navego sempre neste site... A minha pequena coleção esta caminhando, espero um dia chegar a ter uma maior que a sua (risos). Sexta-feira ganhei uma girafa linda, feita à mão por artesões de Bali, fiquei encantada. Quanto a minha tatuagem... se eu te disser que foi baseada na sua você vai acreditar? Claro que não ficou tão bonita quanto a sua, na minha cidade existe uma falta enorme de profissionais capacitados no ramo de tatuagem. Bom mais vamos lá... te mandei uma foto em anexo.

09/04/2009: Na Verdade eu já tinha te respondido mas acho que você não recebeu. Então... Tenho paixão e admiração por este ser tão maravilhoso e perfeito. Vou tirar fotos de alguns itens repetidos para te mandar. Quanto a minha tatuagem, esta faltando retocar mais sou apaixonada por ela.

16/04/2009: Adorei a ideia que você teve de criar uma paisagem para sua tatoo, se ainda nãe fez, deve fazer! Quanto a foto da tatoo, pode publicar sim, vou adorar. Minha coleção ainda é pequena, eu tenho um porta retrato de girafa repetido, muito lindo, depois te mando a foto. E tenho algumas pelucias repetidas. Tem orkut? Morei minha infância toda em São Paulo, vim para o interior com 13 anos... Minha paixão por girafas começou no zoo, perto do meu ex-ape em Sampa, passava algumas tardes matando aula para “conversar com elas” rs e continuo vizitando a mesma gifara... Depois te conto mais. E me fale mais sobre você.

volta ao topo

Tatuagem Girafa na perna esquerda de Cristiana de Souza Guerra
cristiwerneck@gmail.com – www.hojevouassim.blogspot.com
http://parafrancisco.blogspot.com – www.parafrancisco.blogspot.com

Com 190 páginas, o livro “Para Francisco” (selo ARX, editora Saraiva), da publicitária mineira Cristiana Guerra, é uma história de amor e morte. Reproduz, em forma de diário, relatos de uma vida entre os dias 18/07/2007 e 29/08/2008.

02/06/2009: Fernanda quem indicou... Entre tantas coisas, quase inúmeras, há uma página sobre a arte de tatuar... Eu gostaria de poder “agregar” você em minha pequena coleção de tatuagens sobre girafas... Pode ser? Quero receber alguma foto sua, se possível. Também gostaria muito de saber o motivo dessa sua escolha... por que tatuou uma girafa? Procurei no blog algum telefone ou endereço, mas não encontrei... Fui ao link de onde você trabalha... entretanto não estava funcionando... Bem aguardo sua resposta. Obrigado por sua atenção. Beijos e inté. PS: Com quantos anos está o seu filho Francisco? Ainda é criança suponho... Se quiser, posso te enviar de presente... Passe uma caixa postal ou um endereço comercial... ok?!

02/06/2009: Sérgio, quando puder tiro uma foto melhor da tatuagem. Achei toda essa história muito interessante e divertida. Tenho um outro blog também, onde você pode conhecer um outro lado da minha história... Gosto de girafas porque acho bonito, acho o bicho mais bonito do mundo, talvez eu também me sinta como elas, sou magrela e de pescoço comprido. Outra coisa divertida é que a girafa e a Torre Eiffel são meio parecidas. Já reparou? Eu amo Paris. Meu filho é pequeno, tem só dois anos. Mas vou adorar receber os selos de presente. Meu endereço para envio: Av. Contorno, 3.979 / 8º andar – CEP: 30110-021, Belo Horizonte, Minas Gerais (MG). Um abraço, Cris.

05/06/2009: Que adorável receber sua resposta. Obrigado. Cris, pois então temos duas coisas em comum: Girafa e Torre... Se eu já reparei que elas são parecidas...? Veja a imagem em anexo! Em breve te envio o livreto. Eu já conhecia o seu outro lado... por isso te perguntei quantos anos tinha o seu filho, pois eu não tinha entendido... Aliás, li quando vc se refere às suas pernas tortas... eu não acho que vc tem pernas tortas, finas sim, mas não tortas... Tenho uma amiga já de idade que tem as pernas tortas... embora seja resultado da paralisia infantil que teve quando criança... Por favor, mande um foto pequena de sua tatuagem quando puder... Ah! E veja a página específica sobre tatuagem... Muito obrigado e inté.

26/06/2009: Recebi sim, e recebi o livreto. Desculpa não ter respondido antes. Adorei os selos! Lindo lindo, o Francisco vai curtir muito. Mas temos que esperar um pouco, ou ele rasga tudo, rs. Adorei a girafa da sua perna. Muito doido você! Rs. E prometo mandar uma foto da minha quando tiver. Prometo. Palavra de escoteiro, rs. Beijo.

Foto número 7 (http://4.bp.blogspot.com/_7YwhccXlQ2U/SgmW24Ol2XI/AAAAAAAAFuE/Yuf6O3_qZI4/s1600-h/7.JPG).
Do lado direito da tela, foto 8 by Elisa Mendes, em 27/05/2009.

volta ao topo

Tatuagem Girafa na perna direita de Bruno Vasconcelos (vasconcelos.bruno@hotmail.com) – Maceió, Alagoas (AL)

01/03/2011: Meu nome é Bruno, espero que você não se importe, mas tatuei a girafa que vi no seu site. Tava louco pra te mostrar hehe. Abraço!

01/03/2011: Olá Bruno! Obrigado por me avisar! Claro que não me importei, na verdade eu achei ótimo!... Achei engraçado você ter feito em sua perna direita; ao contrário de mim. Mas me conte mais... Vc escolheu esse animal por quê? Onde fez sua tattoo? Eu fiz no Henri, como deve ter lido na página em questão... Bem, agora sou eu quem lhe diz: espero que não se importe de eu publicar a sua foto na página Tatuagem, em meu sítio Girafamania... he he he

01/03/2011: Cara eu sempre fui apaixonado por animais e principalmente as girafas. Eu tatuei porque observando os animais eu vejo que cada um deles é bonito por suas singularidades e a girafa, para mim é uma das mais singulares; só uma girafa parece com uma girafa, não tem como confundir... então percebi que ver as minhas diferenças, na verdade, eram aquilo que me tornavam único. A girafa simboliza isso para mim. Durante anos procurei o desenho até esbarrar com o teu site, me apaixonei pelo desenho de imediato e sabia que seria esse. Eu tenho uma pequena coleção (claro que não chega nem aos pés da tua), alguns amigos me presenteiam com coisas de girafa, eu acho legal. Já penso nas próximas tatuagens e coisas assim! Pode publicar sim! Foi uma das razões que te enviei a foto. Senti que te devia essa satisfação né? Abração.

01/03/2011: Muito obrigado pela sinceridade. Super interessante a questão da aparência... Gostei muito de ler. Puts! Não acredito que vc coleciona girafas! Não tem foto para eu conhecer? Também adoro animais. Caso não colecionasse girafas, faria sobre o lobo-guará que eu amo... Bruno, você tem alguma peça repetida em sua coleção? Me dizer que tens uma coleção, mesmo que pequena, e eu não ver nenhuma foto é quase um martírio... Você não conhece como é colecionador? rs | Ah, acho que nem configura uma coleção, mas eu arrumo uma foto pra você ver. O que tu faz por ai em SP? Haha, lobo guará! Isso é o máximo! | Ué, eu moro em Sampa desde que nasci... Vou esperar a foto, heim?! Também vc poderia me mandar uma foto da tatto, uma vez que vc permitiu publicar, sem o reflexo do flash que eu não consegui tirar no fotoshop... Não me repondeu se tens alguma peça repetida... | Ah! Cara tenho tão poucas que seria difícil ter uma repetida, não tenho não. =P

volta ao topo

Outras tatuagens girafas encontradas na internet...

A Tattoo Art (www.tattoo-art.com), Virginia, Estados Unidos, por exemplo, tem arquivos em formato PDF disponíveis à venda, com download apenas digital, que retratam girafas em branco e preto, como eu gosto, com acabamento e detalhes de estilo tribal.

Tattoo Giraffe Desaigns

The Best Japanese Tattoo (http://japanese-tattoo-japan.blogspot.com/)

A foto abaixo, do lado esquerdo da tela, é do sítio Dark Side Tattoo (www.darksidetattoo.com).

Alex Carlson (alex.carlson@mac.com) – freelance illustrator (www.alex-carlson.com), ingressou no flickr (www.flickr.com/photos/ajcarlson) em agosto 2005, onde postou a foto central abaixo... this is my side tattoo, originally designed by my artist, Adam Werther, alongside my input and suggestions / esta é a minha tatuagem lateral, originalmente concebida pelo meu artista, Adam Werther, juntamente com a minha ajuda e sugestões.

Nota: Embora eu goste da girafa de fogo de Dali, não gostei muito dessa imagem porque me pareceu que, em meio às chamas, esta girafa parece sofrer e querer se libertar, talvez pela posição em que ela foi retratada...

As fotografias abaixo retratam as costas do ator pornô gay Christian Wilde, de San Francisco (USA), que ama girafa, provavelmente... A foto do lado esquerdo da tela é da Naked Sword Originals (nakedsword.com) e data de 10/09/2012. Informação recebida de Paulo em 24/03/14.

Museu Tattoo Brasil (www.museutattoobrasil.com.br)
Rua 24 de Maio, 225 1º andar – conjunto 1, Centro – São Paulo (SP)

Entrada principal !
Última atualização: 08/06/2014.
volta ao topo

ARTES FOLCLÓRICAS MAPA GIRAFAMANIA
LISTA DE MATERIAIS