This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

CRISTIANISMO

Podemos dividir o Cristianismo em grandes denominações religiosas:

  1. Catolicismo
  2. Ortodoxa
  3. Anglicana ou Episcopal
  4. Protestantismo ou Evangélicos

— O catolicismo tem como chefe supremo secular o Papa.

— O protestantismo (nome que se deve a Martinho Lutero, reformador religioso do século XVI), não tem chefe geral. As grandes igrejas são dirigidas por pastores, bispos, presbíteros, de um modo geral. Há excessões...

— A ordotoxa, muito parecida com o catolicismo, tem como chefe maior o Patriarca.

Segundo a tradição, aos 30 anos Jesus reúne discípulos e apóstolos e começa anunciar a boa nova (o evangelho, em grego): a realização das profecias sobre o Messias (Cristo, em grego) e a instauração do reinado de Deus sobre o mundo a partir de Israel.

Considerado blasfemo, é submetido a um processo religioso e acusado de conspirar contra César. É crucificado quando Tibério é o imperador de Roma e Pôncio Pilatos o procurador da Judeia.

Cinquenta dias após sua morte, durante a festa de Pentecostes, os discípulos anunciam que ele ressuscitará e os enviará a pregar por todo o mundo a boa nova da salvação e do perdão dos pecados. Esse é considerado o início da difusão do Cristianismo...

Ilustração sobre o Cristianismo.

volta ao topo

Doutrina cristã

A fé cristã professa que o Deus revelado a Abraão, a Moisés e aos profetas envia à Terra seu filho como messias salvador. Ele nasce numa família comum, morre, ressuscita e envia o espírito santificador (Espírito Santo) para permanecer no mundo até o fim dos tempos.

A mensagem cristã se baseia no anúncio da ressurreição de Cristo, na garantia de que a salvação é oferecida a todos os homens de todos os tempos e na mensagem da fraternidade, à semelhança do amor que o próprio Deus dedica a todos os homens.

Bíblia cristã

A Bíblia é composta pelo Antigo Testamento e pelo Novo Testamento. Este é formado pelos quatro Evangelhos com relatos sobre a vida, mensagem e milagres de Jesus, escritos entre 70 e 100 d.C. e atribuídos aos discípulos Mateus, Marcos, Lucas e João; o livro dos Atos dos Apóstolos (enviados, em grego); as cartas atribuídas a Paulo e a outros discípulos; e o Apocalipse, que contém visões proféticas sobre o fim dos tempos, o julgamento final e a volta de Jesus.

Nota: Na colação há um livreto de 1907, estórias do Novo Testamento, impresso na Inglaterra com inúmeras gravuras bíblicas, das quais uma delas intitulada “Visão de São Pedro” tem muitos animais, incluindo girafas. As gravuras são do tipo entalhe e muito procuradas por colecionadores na Europa e América. A gravura mostra São Pedro deitado, dormindo tipo sonhando e anjos dos 2 lados abrindo uma espécie de cortina com todos os animais dentro ou é sobre a criação ou paraíso. Riquíssima em detalhes linda e perfeita, tem 10,5 x 7,5 assinada por H J FORDI. Nota: adquirido de Cezar.

Igreja cristã

Desde o início o cristianismo organiza-se como igreja (do grego ekklesía, reunião), sob a autoridade dos apóstolos e dos seus sucessores. Estes nomeiam anciãos (presbíteros, em grego) para dirigir as novas comunidades.

Muito cedo surgem os grupos de servidores (diáconos, em grego) para a assistência aos pobres das comunidades. Aos poucos se estrutura uma hierarquia: os reponsáveis pelas comunidades são os bispos (do grego, episcopos, supervisor) auxiliados pelos presbíteros e diáconos.

Expansão do Cristianismo

Os discípulos espalham-se pelas regiões do Mediterrâneo, inclusive Roma, e fundam várias comunidades. Nos três primeiros séculos, os cristãos sofrem grandes perseguições, primeiro das autoridades religiosas do Judaísmo e, a partir do século I depois de Cristo, dos romanos.

Durante o reinado dos imperadores Nero, Trajano, Marco Aurélio, Décio e Diocleciano, milhares de cristãos são mortos por se recusarem a adorar os deuses do Império e a reconhecer a divindade do imperador.

Em 313 o imperador Constantino converte-se ao Cristianismo, que expande-se por todo o Império. Até o século XI, duas grandes tradições convivem no interior do Cristianismo: a latina, no Império Romano do Ocidente, com sede em Roma, e a bizantina, no Império Romano do Oriente, com sede em Constantinopla (antiga Bizâncio e atual Istambul).

Em 1054, controvérsias teológicas, entre elas a da doutrina da Santíssima Trindade, provocam a ruptura entre as igrejas do Oriente e do Ocidente, que se excomungam mutuamente... O ato só é anulado em 1965, em encontro entre o patriarca oriental Atenágoras I e o papa Paulo VI...
volta ao topo


DIVISÃO DO CRISTIANISMO

No século XVI surge entre os católicos um movimento que reivindica a reaproximação da Igreja do espírito do Cristianismo Primitivo. A resistência da hierarquia da Igreja leva os reformadores a constituírem confissões independentes.

Os principais reformadores são Martinho Lutero e João Calvino, no século XVI. A Reforma difunde-se rapidamente na Alemanha, Suíça, França, Holanda, Escócia e Escandinávia.

No século XVI surge a Igreja Anglicana e, a partir do século XVII, as igrejas Batista, Metodista e Adventista. As igrejas nascidas da Reforma reúnem cerca de 450 milhões de fiéis em todo o mundo.

Nota: Martin Luther King Jr. (1929-1968) foi um pastor protestante e ativista político norte-americano. Membro da Igreja Batista, tornou-se um dos mais importantes líderes do ativismo pelos direitos civis (para negros e mulheres, principalmente) nos Estados Unidos e no mundo, através de uma campanha de não-violência e de amor para com o próximo. Se tornou a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato. Seu discurso mais famoso e lembrado é “Eu Tenho Um Sonho”.

Reforma na Inglaterra

Começa em 1534 com o rompimento do rei da Inglaterra, Henrique VIII, com a Igreja Católica. O rei passa a ser o chefe supremo da Igreja Anglicana ou Episcopal e o seu líder espiritual é o arcebispo de Canterbury. Da Inglaterra, difunde-se para as colônias, especialmente na América do Norte.

As igrejas Católica e Anglicana são semelhantes quanto à profissão de fé, a liturgia e os sacramentos, mas a igreja episcopal não reconhece a autoridade do papa e admite mulheres como sacerdotes. A primeira mulher a exercer o ministério episcopal é a reverenda Barbara Harris, da diocese de Massachusetts (EUA), consagrada em 1989.

Doutrinas dos reformadores

Os pontos centrais da doutrina de Lutero são a justificação de Deus só pela fé e o acesso ao sacerdócio para todos os fiéis. Calvino acrescenta a doutrina da predestinação dos fiéis. As diferenças doutrinais entre os dois dão origem a duas grandes correntes: os luteranos e os calvinistas.

A Reforma abole a hierarquia e institui os pastores como ministros das igrejas. As mulheres têm acesso ao ministério e os pastores podem se casar. A liturgia é simplificada e os sacramentos praticados são o batismo e a ceia.

OS SACRAMENTOS

São sete os sacramentos adotados pela Igreja Católica: batismo, confirmação do batismo (ou crisma), confissão (ou penitência), eucaristia, ordem (sacerdotal), matrimônio e unção dos enfermos.

Já a Igreja Anglicana os divide em sacramentos maiores (batismo e ceia) e menores, a seguir:

A Igreja Episcopal é uma igreja sacramental. Os sacramentos são sinais externos e visíveis de uma graça interna e espiritual, dados por Cristo como meios seguros para receber esta graça.

Os sacramentos expressam a crença da igreja na natureza sacramental do universo e da vida, significando que Deus está presente e atuante na criação em todos os seus aspectos. Esta verdade foi expressa de maneira definitiva pela entrada de Deus na história humana como homem em Jesus Cristo.

Existem dois sacramentos: o Santo Batismo e a Santa Eucaristia. Esses dois sacramentos foram ordenados por Cristo como necessários para a salvação, ou seja, são os principais meios de graça sacramental para aqueles que aceitam o evangelho redentor de Jesus Cristo.

Há outros ritos, chamados também de sacramentos menores, tradicionalmente aceitos e reconhecidos pela igreja. Embora não tenham sido especificamente ordenado por Jesus, a Igreja Episcopal os reconhece como tendo também caráter sacramental.

São cinco os sacramentos menores: a Confirmação, a Penitência, as Ordens Ministeriais (bispo, presbítero e diácono), o Matrimônio e a Unção dos Enfermos.

Nota: Contribuição recebida em 10/11/2009: Excelente site! Parabéns, passei horas por ele e voltarei, pois estou certa de não ter esgotado todos os assuntos apresentados. Apenas um acréscimo sobre os Sacramentos... Grata pela atenção, Elisabet Pessôa (elisabet_anglicana@hotmail.com). Visite o sítio da Igreja Anglicana da Santíssima Trindade (www.catedraltrindade.org.br).

LUTERANA

Martinho Lutero ou Martin Luther (1483-1546) nasceu em Eisleben (no atual Estado Saxônia-Anhalt), Alemanha, em uma família camponesa e morreu no mesmo lugar com 63 anos. Em 1501 ingressa na Universidade de Erfurt (no atual Estado Livre da Turíngia), onde estuda artes, lógica, retórica, física e filosofia e especializa-se em matemática, metafísica e ética.

Entra para o mosteiro dos eremitas agostinianos de Erfurt em 1505, torna-se sacerdote e teólogo. Denuncia as deformações da vida eclesiástica em 1517. Acusado de herege, é excomungado pelo papa Leão X e banido por Carlos V, imperador da Alemanha, em 1521. Escondido no castelo de Wartburg e apoiado por setores da nobreza, traduz para o alemão o Novo Testamento. Abandona o hábito de monge e casa-se com a ex-freira Catarina von Bora, em 1525.

Reformador religioso, viveu e fez suas pregações em 33 cidades, entre elas Wittenberg onde ensinou por 36 anos; Leipzig, onde a famosa disputa teve lugar; Erfurt, onde lutero estudou e ensinou, enquanto era monge; Worms, onde foi convocado perante a Dieta Imperial e declarado apóstata; Coburgo, onde viveu em sua fortaleza; Augsburg, onde foi publicada a profissão de fé luterana; e Nuremberg, a primeira cidade imperial a aceitar a Reforma.

18/04/1983 – FDC e selo alusivo ao “V Centenário de Martinho Lutero” (V Centenary of Martin Luther), com valor facial de Cr$ 150,00 cruzeiros. Picotagem: 11½. Tiragem: 1.500.000 selos. Impressão: Ofsete. Papel: Cuchê, gomado, fosforescente. RHM: C-1312. Yvert & Tellier: 1591. Scott Publishing: 1850. Michel Übersee-Katalog: 1955.

João Calvino (1509-1564) nasce em Noyon, França, filho de um secretário do bispado da cidade. Em 1523 ingressa na Universidade de Paris, estuda latim, filosofia e dialética. Forma-se em direito e, em 1532, publica Dois livros sobre a clemência ao imperador Nero, obra que assinala sua adesão à Reforma. Em 1535, já é considerado chefe do Protestantismo francês. Perseguido pelas autoridades católicas refugia-se em Genebra. Organiza uma nova igreja, com pastores eleitos pelo povo, e o Colégio Genebra, que se torna um dos centros universitários mais famosos da Europa.

Pentecostalismo surge em 1906 no interior das igrejas reformadas dos EUA e difunde-se rapidamente pelos países do Terceiro Mundo. Os primeiros missionários do pentecostalismo chegam ao Brasil em 1910 e rapidamente conquistam grande número de fiéis. As igrejas pentecostais são as que mais crescem na América Latina. Dão ênfase à pregação do Evangelho, às orações coletivas, feitas em voz alta por todos os fiéis; aos rituais de exorcismos e de curas, realizados em grandes concentrações públicas.

A Assembleia de Deus é uma denominação evangélica, sendo a maior do Brasil no ramo pentecostal e uma das maiores no mundo. Daniel Berg (1884-1963) fundou as Assembleias de Deus no Brasil em 18 de junho de 1911, juntamente com Gunnar Vingren e 18 crentes batistas de Belém – Pará (PA) que creram na doutrina do batismo no Espírito Santo...

Em 10/06/2011 foi emitida a folha de selos personalizados “Centenário das Assembleias de Deus no Brasil” (Código: 85200895-3), cujo selo mostra, sobre um fundo azul, os rostos dos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, ladeando dois círculos entrelaçados contendo as inscrições 1911 e 2011. Abaixo, a expressão “Centenário das Assembleias de Deus no Brasil” e a frase “Jesus Salva, Cura, Batiza com o Espírito Santo e em Breve Voltará”. No canto inferior esquerdo a palavra BRASIL e no direito “1º Porte Carta Comercial”.

A Congregação Cristã no Brasil é uma comunidade religiosa cristã de origem norte-americana que está presente em território nacional desde 1910 trazida pelo ítalo-americano Louis Francescon.

Igreja Universal do Reino de Deus – IURD (www.igrejauniversal.org.br) é uma igreja cristã evangélica neopentecostal, com sede no Rio de Janeiro, no Templo da Glória do Novo Israel. Fundada em 09/07/1977, por Edir Macedo, tornou-se o terceiro maior grupo pentecostal do Brasil e está presente em diversos países. Na internet a instituição possui o Portal Arca Universal (www.arcauniversal.com) e, na mídia escrita, o jornal Folha Universal e a revista Plenitude, de tiragem mensal. Há também os jornais Correio do Povo de Porto Alegre e o Hoje em Dia, de Minas Gerais, emissoras de rádio e TV (Record) que não têm cunho religioso. A Editora Gráfica Universal é responsável pela publicação de livros escritos ligados à IURD. Nota: Alvo de críticas, a Igreja Universal afirma que é alvo de perseguições na grande imprensa brasileira, em especial da Rede Globo.

Igreja Internacional da Graça de Deus (www.ongrace.com), igreja dissidente fundada pelo Missionário R. R. Soares, cunhado de Edir Macedo e co-fundador da IURD. Atualmente, possui um programa televisivo denominado Show da Fé, que é transmitido em horário nobre na Rede Bandeirantes e nas tardes e madrugadas da RedeTV!.

Igreja Mundial do Poder de Deus (www.impd.com.br) é uma igreja evangélica de tendência neopentecostal, dissidente da Igreja Universal do Reino de Deus. Foi fundada na cidade de Sorocaba em 9 de março de 1998 pelo Valdemiro Santiago, (ex-bispo da IURD).

Igreja Apostólica Renascer em Cristo (www.renascer.org.br) é uma denominação protestante neopentecostal fundada em São Paulo, em 1986, por Estevam Hernandes e Sônia Hernandes. A Igreja Renascer possui uma rede de TV (Rede Gospel, com a maior torre de televisão de São Paulo), uma gravadora, rede de rádio (Gospel FM, em SP), uma editora e uma linha de confecções. A Renascer é a segunda maior denominação neopentecostal brasileira. A igreja é conhecida também por pregar suas crenças religiosas através de programas e clipes de música gospel (www.igospel.org.br), aliás, a Igreja Renascer é detentora dos direitos da marca “Gospel” no Brasil. A Justiça dos Estados Unidos determinou o fechamento de templos da Igreja Renascer em Cristo, de propriedade do casal, no estado da Flórida. Hoje, apenas uma sede permanece aberta em Deerfield Beach, nas cercanias de Miami, batizada de “Reborn in Christ”. Irregularidades na licença de funcionamento e falta de clareza nas arrecadações de fundos motivaram a interdição. Nos EUA, as igrejas também são isentas de imposto de renda, mas têm de prestar contabilidade ao fisco sobre a origem e o uso dos recursos arrecadados com os fiéis. Uma das acusações da Justiça é que o casal usava as igrejas como fachada para um esquema de lavagem de dinheiro proveniente do Brasil.

volta ao topo

CRISTIANISMO ORTODOXO

Menos rígido nas formulações dogmáticas, valoriza a liturgia, não aceita uma centralização excessiva e é mais flexível na concepção da estrutura hierárquica da igreja. É, porém, menos aberto ao diálogo com a filosofia e com as ciências e mais rigoroso nas exigências morais.

A partir da ruptura com a igreja ocidental, passa a chamar-se Cristianismo Ortodoxo (em grego, reta opinião) e se afirma mais fiel à mensagem cristã primitiva. Os ortodoxos se desenvolvem em torno das quatro sedes antigas, chamadas de patriarcados: Jerusalém, Alexandria, Antióquia e Constantinopla.

Mais tarde, são incorporados os patriarcados de Moscou (1589), de Bucareste (1925) e da Bulgária (1953), além das igrejas autônomas nacionais da Grécia, Sérvia, Geórgia, Chipre e da América do Norte. As igrejas ortodoxas reúnem mais de 170 milhões de fiéis em todo o mundo.

Liturgia do Cristianismo Ortodoxo

Os rituais da igreja ortodoxa são cantados, mas não se usam instrumentos musicais. Veneram-se os ícones e as relíquias dos santos, mas são proibidas imagens esculpidas, exceto o crucifixo. Os sacramentos pelos quais os fiéis entram em comunhão com Deus e entre si são os mesmos (com pequenas diferenças), tanto na Igreja Romana como na Igreja Ortodoxa:

  1. Batismo
  2. Eucaristia
  3. Crisma (confirmação da fé ou confirmação do batismo)
  4. Penitência (ou confissão)
  5. Matrimônio
  6. Ordenação Sacerdotal
  7. Unção dos Enfermos

Na Ortodoxa o Sacramento do Crisma é dado junto ao Batismo e a Penitência é dada antes da Eucaristia. Já na Católica o Sacramento do Crisma e a Penitência são ministrados separadamente do Batismo e da Eucaristia.

Os sacramentos dados na Igreja Ortodoxa são válidos na Romana, e vice-versa. Os sacerdotes podem casar-se (antes da Ordenação), mas não os monges. Os bispos são escolhidos entre os sacerdotes e monges celibatários.

Série de 3 selos emitida pela República de Belarus em 22/03/2005, com valor facial de 1.500 rublos bielo-russos cada, impresso por State Enterprise Printing House Ukraine e emitido por Republican State Association Belpochta, sobre Ícones Bielo-russos em pinturas do século XXI.

volta ao topo

Igreja Adventista do Sétimo Dia – Seventh-day Adventist Church – Église Adventiste du Septième Jour (www.adventist.org)
Igreja Adventista do Sétimo Dia no Brasil (www.cpb.com.br)
28/07 – Dia Mundial do Colportor Evangelista

A Igreja Adventista do Sétimo Dia se distingue pela observância do Sábado (quando nas igrejas acontece a Escola Sabatina – serviço de adoração e louvor em grupo), por sua ênfase na iminente Segunda Vinda de Jesus Cristo e no Dom de Profecia. A igreja surgiu a partir do Movimento Milerita nos Estados Unidos, durante a primeira metade do século XIX. A denominação foi criada em 1863 e entre seus fundadores está Ellen G. White, cuja extensa obra é tida como inspirada por Deus. A Igreja Adventista do Sétimo Dia no Brasil tem sede em Brasília (DF). Aqui, o adventismo chegou em 1884 (SC). Orientação: Protestante, Adventista. Abstinência de carne de porco, frutos do mar e outros alimentos tidos como impuros. Os adventistas não realizam casamentos de pessoas do mesmo sexo e os homossexuais não podem ser ordenados para o ministério.

Filatelia Adventista – Adventist Filately

20/02/1967 Madagascar – Selo com valor facial de 3 francos: “Temple Adventiste de Tanambao – Tamatave” (Edifices Religieux). Considerado o primeiro selo postal nesta temática, apresenta a sede da missão, o edifício da Igreja em Tamatave, uma cidade da costa oriental... Foi impresso em folhas com 25 selos.

27/07/1967 Suíça – CP em 6 idiomas com carimbo de Viena em 27/07/1967: Internationaler Kongress der Advent-Jugend (alemão), Congrès International de la Jeunesse Adventiste (francês), Congresso Internacional de la Juventud Adventista (espanhol), Congresso Internacional da Juventude Adventista (português) e The International Seventh-day Adventist Youth Congress (inglês), ocorrido em Viena de 25 a 29/07/1967.

1981 Tonga – Série de 2 valores (parece) “Seventh Day Adventist Church”..., com valores faciais de 9s e 47s... Malawi, Noël/Christmas, Église adventiste du septième jour, seventh day adventist church...

18/10/1986 Pitcairn Island – Série de 4 selos “Centenary of Seven Day Adventist Church on Pitcairn” (1886-1986), com valores faciais de 6c, 20c, 35c e $2.00... pequena ilha do Pacífico, cuja população respondeu à mensagem bíblica que lhe foi levada em 1886 pelo missionário John L. Tay. Os selos retratam Tay (6c), a Igreja da ilha, um batismo local, a nave Pitcairn e a escola denominacional da ilha. Scott: 277/280.

19/06/2000 Canadá – Com valor facial de 46 centavos de dólares canadenses, considerado um marco na filatelia adventista, o selo assinala a assembleia mundial da Igreja em Toronto, ocorrida naquele ano. Scott: 1858.

20/12/2003 Kiribati – Série de 7 valores + bloco com 7 selos: “Christmas Issue – Churches on Christmas Island”, cujos selos mostram: 25c (Teareba Taomeka), 40c (Seventh Day Adventist Church, London), 50c (Saint Teresa Catholic Church Tabwakea), 60c (Betaera Fou, London), 75c (Children in front of church bell), 1,50 (Emanuira Church, London) e 2,50 AUD (Church of Christ, Ana Ekaretia Kristo).

16/02/2005 Filipinas – Selo com valor facial de 6 pesos filipinos, “Centenario de la Iglesia Adventista” (1905-2005), comemora os 100 anos da Igreja Adventista do Sétimo Dia no país e traz a sentença, “Deus vela sobre Manila”, uma pintura de O. T. Navarra de 1967 que foi exibida no Centro Médico Adventista de Manila. Scott: 2951. Michel: 3600. Yvert: 2940.

20/10/2006 Chile – Série de 4 valores “100 Años Universidad Adventista de Chile / 100th Years Chilean Adventist University”, com valor facial de $1.000 cada, os selos foram desenhados por Roberto Sepulveda B. e mostram: Colegio Adventista de Chile, Chillán – VIII Región (1960-1970), Chillán – VIII Región (2006), Púa – IX Región (1906) e Chillán – VIII Región (1922). Scott: 2194/2197.

Outros países como Uruguai, Samoa Ocidental, Rússia e Ilhas Norfolk também emitiram selos postais descrevendo atividades adventistas...

O principal meio de divulgação das publicações adventistas é a colportagem – palavra que deriva da francesa medieval “colpolteur / colporteour / colporter” (col: garganta, pescoço, em francês: cou, + porter, do latin portare: carregar, transportar) e significa “portar no pescoço”. Esse nome originou-se do costume que tinham os colportores de levar os escritos sagrados numa bolsa que pendia do pescoço. Colportor é um termo empregado por algumas Igrejas Evangélicas (tradicionais e/ou renovadas), oferece literatura religiosa, via de regra de porta em porta, ao tempo em que realiza pregação. Um exemplo do uso da colportagem é a Igreja Adventista do Sétimo Dia que utiliza o trabalho dos colportores para divulgar a sua mensagem de saúde e bíblica, possuem uma editora, a Casa Publicadora Brasileira, que edita livros e revistas sobre os referidos assuntos e através dos colportores, divulgam este material em escolas e empresas.

Nota: Sinto-me um “colportor” (vendedor ou distribuidor ambulante de livros) em relação a “pregar” o colecionismo temático através das girafas, pois colporto, não de porta em porta, mas sempre que tenho oportunidade; talvez devesse andar com uma girafa no pescoço... (rs) ou quiçá o animal, em razão do tamanho de seu pescoço, fosse símbolo dos adventistas...

A Casa Publicadora Brasileira (editora oficial) é uma das 56 editoras pertencentes à Igreja Adventista do Sétimo Dia. Fundada em julho de 1900 (RJ); em 1904 foi transferida para Taquari (RS). Em 1907 estabeleceu-se em Santo André (SP), onde permaneceu por 78 anos. Mudou-se para Tatuí, interior de São Paulo, em 1985. Uma edição especial da Revista Nosso Amiguinho apareceu 01/12/1952. A segunda 15 dias depois... Mas o primeiro número oficial da revista saiu em julho de 1953. Na década seguinte, álbuns infanto-juvenis com histórias em quadrinhos sobre aves e animais foram publicados e vinham como suplementos da revista Nosso Amiguinho.

Autor: H. Baerg | Ilustração: H. Baerg (Desenhos Monocromáticos)
— Título: AVES E ANIMAIS – Sua Vida e Suas Aventuras
ISBN: N/C | Coleção: Série Natureza – Volume I; suplemento da revista Nosso Amiguinho (www.nossoamiguinho.com.br)
Editora: Casa Publicadora Brasileira (www.cpb.com.br), Avenida Pereira Barreto, 42 – Santo André (SP)
Ano da Obra: 1966 | Edição: 6ª | Segmento: Literatura Infanto-juvenil Brasileira, História em Quadrinho
Tipo de capa: Brochura | Formato: 18 × 27 cm. | Peso: 105 g | Nº de páginas: 34
Estado de conservação: Usado, muito bom; adquirido do ML/Wagner/Santos em 13/04/10 | Preço sugerido: R$ 10,00
Nota: Volume II (canguru, leão, lontra?, tatu etc), III (1962), IV (baleia, coelho, lobo, pelicano, rinoceronte)...
Descrição:
volta ao topo

ATENÇÃO

Abaixo, alguns países com maior população de expressão cristã, separados por continentes; clicando em seus nomes vai para as respectivas páginas em GIRAFAMANIA...

África: África do Sul, Angola, Botsuana, Burundi, Camarões, Congo (ex-Zaire), Congo (República), Costa do Marfim, Eritreia, Etiópia, Gabão, Guiné Equatorial, Ilha de Madagascar, Ilhas de Cabo Verde, Ilhas São Tomé e Príncipe, Ilhas Seychelles, Lesoto, Libéria, Malauí, Namíbia, Nigéria, Quênia, República Centro-Africana, Ruanda, Suazilândia, Uganda, Zâmbia, Zimbábue.

Ásia: Armênia, Filipinas, Geórgia, Timor Leste.

Europa: Além dos países citados acima (nesta página), também Alemanha, Áustria, Belarus, Bélgica, Espanha, França, Hungria, Itália, Polônia, Portugal, San Marino, República Tcheca, Suécia, Suíça, Vaticano.

Entrada principal !
Última atualização: 06/06/2014.
volta ao topo

LISTA DE RELIGIÕES