This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

GIRAFAS EM PORCELANAS

Nesta página você vai encontrar diversas peças da coleção Girafamania confeccionadas em porcelana – variedade de cerâmica dura, branca e translúcida, mais ou menos fina, preparada essencialmente com caulim, podendo ser ou não vitrificada.

Segundo a Schmidt, a porcelana é um produto branco, impermeável e translúcido. Ela se distingue de outros produtos cerâmicos, especialmente da faiança e da louça, pela sua vitrificação, transparência, resistência, completa isenção de porosidade e sonoridade.

Peças de porcelana Lomonosov (RU) são muito colecionadas, assim como as peças da Royal Dux Bohemia (CZ), Goebel e Rosenthal (DE), Herend (HU), Limoges (FR), Beswick, Wade e Wedgwood (UK), Lenox (USA), Lladró (ES), entre outras marcas.

Na coleção Girafamania existem várias peças em porcelana, de diversos tipos, marcas e lugares... ladrilho (azulejo)...

Último “censo”: 47 peças (02/2007).

O que é o Biscuit? (pronúncia: “biçcuí”)
(http://a-ao-cubo.blogspot.com/2009/02/o-que-e-o-biscuit.html)

Biscuit (um termo do idioma francês que significa porcelana branca) tem muitas origens, sendo uma delas, vindo da Itália. Lá se usava uma mistura de farinha, água e sal (conhecida como “pasta di sale”), essa era uma tradição presente também em outros países do continente europeu. Os trabalhos eram delicados e retratavam vários motivos do dia a dia e tinham como finalidade enfeitar a mesa.

Já nos Estados Unidos são conhecidos os bonecos de “salt dough”, que também faziam parte de uma tradição muito antiga, mas apesar de muito bonitos, os trabalhos apresentavam baixa resistência e durabilidade das peças. A partir desses trabalhos experimentou-se misturar à massa outros ingredientes (como a cola) na busca de maior resistência e durabilidade para as peças.

Essa nova massa apresentou uma consistência duradoura que foi o suficiente para a peça receber pintura e acabamentos que realcem brilhos e outros atributos naturais. Assim surgia o Biscuit, que também ficou conhecido como Porcelana Fria na Europa e América Latina. O termo Porcelana Fria, que pode trazer alguma confusão às pessoas que não conhecem a técnica, foi a denominação mais adequada com o efeito final do trabalho (parecido com porcelana, mas que não necessitava de forno para sua confecção).

No entanto, essa técnica (apesar da inspiração europeia) se desenvolveu com maior número de adeptos apenas na América Latina. Inicialmente surgiu na Argentina com um grande número de seguidores e artistas que se dedicam a ela nos seus mais diversos aspectos. Na década de 80 a técnica do Biscuit chega ao Brasil através dos trabalhos de Anna Modugno, que pesquisava há algum tempo massas alternativas para trabalhos artesanais. Daí em diante a técnica do Biscuit foi se aprimorando e adquirindo cada vez mais adeptos que se dedicaram à atividade como hobby ou de forma profissional, criando um mercado próprio, lucrativo e de muita criatividade.

O Biscuit ou Porcelana Fria é conhecido como o artesanato de modelagem utilizando um tipo de massa confeccionada a partir da mistura de amido de milho, cola branca, limão ou vinagre e vaselina. Este tipo de massa também é conhecida como porcelana fria, pois não precisa ser cozida em forno e seca em contato com o ar...

O biscuit é uma massa de fácil modelagem manual, aceitando tingimento e pintura com diversos tipos de tintas e corantes... Sua cor e aspecto imita o mármore branco...

PRATOS


A fotografia do lado esquerdo da tela mostra uma peça girafa em estilo Arte Decô (cerca de 1930), Made in Alemanha. Do lado direito, 3 peças em porcelana, das quais só tenho a do meio, as outras duas faltam na coleção...

Algumas das peças que eu mais gosto da coleção de girafas em porcelana são estas três girafinhas abaixo (lado direito da tela), cuja mais alta, no centro da foto, é pouco maior que o dedo indicador. A girafa que está na posição de “beber água” eu tenho outra peça, talvez uma variedade, pois tem diferença de cor: suas manchas pintadas são bem mais claras do que as da girafa mostrada na foto.

Do lado esquerdo, duas girafas em porcelana queimada e pintada na cor marrom, com 6 centímetros de altura: a sentada foi adquirida em Menton – França (08/96) e a outra (em pé) em Amsterdã – Holanda (08/00). Tenho o casal repetido com uma ligeira diferença de cor, mais clara, cujas patas são pintadas e não brancas como as da foto. Já encontrei dizendo que são feitas na Tailândia...

Abaixo (lado esquerdo), Lladró: girafa com bebê, Name: GIRAFFE WITH BABY, Spanish name: JIRAFA CON SU CRIA, Issued: 1958, Height: 7 Inches, 18 centímetros. Lado direito, Lladró: casal de girafas, 1969...

volta ao topo

Autênticas peças de porcelana Limoges (sul da França)

Lado esquerdo: internamente traz pinturas sobre safari. Na caixa está marcado Peint Main Limoges – France, e assinada pelo artista. Medidas: 4”h × 2¾”w. Lado direito: internamente traz pintada uma cena da África. Na caixa está marcado Peint Main, Limoges – France. Medidas: 3¾”h × 3¼”w.

Collection Privee Decor “Safari”. Este exclusivo modelo, patenteado por B. Sinclair, um Sinclair Limoges, mostra uma paisagem da girafas no Quênia. É uma peça fina e autêntica de Limoges – França.

volta ao topo

Imitações chinesas da porcelana Limoges (China)

Girafa ajoelhada em pequena caixa de porcelana, com cerca de 3¾ polegadas de altura, por 2 de comprimento e 1¼ de largura, em seu interior há um pequeno coração vermelho.

Porta-joias de porcelana “Zoo” com fecho em ferro e dobradiças (Porcelain hinged box), acompanha três miniaturas de bichinhos. Tamanho aproximado: 9 cm × 8 cm. Peça adquirida na Feira de Artesanato do MASP, em São Paulo (SP). Giraffe & Child – porcelain hinged box. Made in China.

Família de girafa em porcelana. Made in China (1980).

volta ao topo

A foto ampliada, do lado esquerdo da tela, mostra uma peça chinesa, imitação da mini-porcelana inglesa, Wade Giraffe 1¾ polegadas, girafa sentada com cerca de 4 centímetros de altura, da “Rose Tea”, na cor rosa-chá, difícil de encontrar... Vinha em latas inglesas de chá na década de 80... A maior diferença entre as duas peças é que a original tem uma fina base de acabamento; também o capricho no acabamento da peça, principalmente na cabeça da girafa: as orelhas da inglesa são perfeitas.

A peça inglesa foi adquirida de um amigo, Cezar, que a comprou nos Estados Unidos (05/07). A chinesa, por sua vez, foi presente de Marcos, comprada em uma das tantas lojas da Portobello Road Market, Londres – Inglaterra (14/08/10)... O mundo não é mais o mesmo... (rs)

Beswick Pottery, John Beswick Ceramic, Figure, Sculpture, Animal Ornament, England (1892-2002)
Veja: (http://en.wikipedia.org/wiki/Beswick_Pottery)

Girafa filhote da série bebês africanos, Beswick Giraffe Calf – JBA2 from the Africa Baby series. Altura: 10 cm. Comprimento: 10 cm. (Current Price: £17.95)... Nota: Não quis o par de girafinhas iguais, ofertadas por R$ 700, na foto enviada por Arnaldo em 01/07/11.

Abaixo (do lado esquerdo da tela), girafa pequena Beswick Giraffe Small Model, Número: 853. Altura: 18 cm. Designer: Arthur Gredington (produzida entre 1940 a 1975); 853 de cor mais clara (Current Price: £59.99)... Do lado direito, girafa grande Beswick Giraffe Large Model, Número: 1631...

volta ao topo

Marca “HR”, girafa sentada de porcelana queimada e pintada com manchas na cor marrom. A peça tem 10 centímetros de altura e foi adquirida em Amsterdã – Holanda (08/00).

Girafas em porcelana norte-americana Lenox (www.lenox.com). Altura: 18 cm. Comprimento base de biscuit: 19 cm. Valor estimado: R$ 500,00 reais. Oferta de Arnaldo em 08/03/12. Existem várias peças da empresa que representam girafas (lenox.com/search/giraffe). Nota: Cristal, Natal.

volta ao topo

Vaso em porcelana pintada, parece que é faiança austríaca... Há uma marca na base, mas não consegui identificar o fabricante... Fotos enviadas por Welson em 04/09/09...

volta ao topo

Girafa de porcelana queimada e pintada na cor marrom. A peça está sentada e tem 4 centímetros de altura. Adquirida em Amsterdã – Holanda (08/00).

Girafa de porcelana pintada, com 5 centímetros de altura. A peça está na posição que a girafa bebe água. Adquirida no Shopping de la Défense, Paris – França (08/00).

Girafa em pé de porcelana pintada, com 9,1 centímetros de altura. Adquirida no shopping de la Défense, Paris – França (08/00).

Girafa em cerâmica, na cor azul e branca, com 11,5 centímetros de altura. Adquirida no Aeroporto Internacional de Santiago – Chile (15/12/00).

Girafa de porcelana GOEBEL alemã. Adquirida na feira do MASP, São Paulo (20/05/01).

Girafas de porcelana alemã. Mãe e filhote deitado. Adquirida na feira do MASP, São Paulo (20/05/01).

Girafa em pé de porcelana pintada, com 6,5 centímetros de altura. Adquirida em Bruxelas – Bélgica (08/03).

Girafa pintada de bege com manchas marrom, base verde, com 13 centímetros de altura. Peça toda em porcelana da Arte Bordalo – Caldas da Rainha, Portugal. Adquirida na Vila Real de Santo António – Algarve, Portugal (12/05).

Girafa em cima de um bule adquirida em Santiago de Compostela – Espanha (12/05).

Duas girafinhas em porcelana, uma em pé (4,8 cm) e a outra sentada (3,5 cm), adquiridas na loja “Ceramar, di Roberto Mariotti” (ceramar.it), Via di Città 96/104, Siena – Itália (08/07). Tenho outras duas na coleção que diferem na pintura das manchas... Girafa-reticulada em porcelana, com 6 centímetros de altura, adquirida na mesma loja...

Do lado direito da tela, girafa em porcelana da Tailândia, com 6 centímetros de altura, contribuição de Ricardo em 08/2008.

Estatueta de girafa, da década de 70, em porcelana branca da Rosenthal, Rosen Thal (rosenthal-studio-haus.de)... Medidas aproximadas: 6,5 polegadas de altura × 5 polegadas de comprimento... adquirida em Dortmund, Alemanha (01/08/09). Ao lado, peça colorida, provavelmente pintada a mão, cuja imagem foi enviada por Arnaldo...

– Girafa estilizada de porcelana alemã?, estilo Art Decô... com 6,5 centímetros de altura. Adquirida na feira do MASP, São Paulo (28/02/10), de Ronaldo e Tarcizio, 7310-0547, 4712-8663 (2ª a 6ª) e 2906-1099 (sábado e domingo), Bibelotantigo no ML...

– Girafa antiga em porcelana alemã branca, com pintas, da marca Sgrafo Modern – Germany, adquirida na loja Biss Antique (monicabissone@yahoo.com.ar), Galería Cecil Defensa 845, San Telmo, Buenos Aires – Argentina, em 19/02/12.

Entrada principal !
Última atualização: 09/03/2013.
volta ao topo

CERÂMICAS LISTA DE MATERIAIS
VIDROS