This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

GIRAFAS EM PEDRAS

Nesta página você vai encontrar diversos objetos da coleção Girafamania confeccionados por vários tipos de pedras existentes na natureza... “Pedra” é um termo extremamente genérico do reino mineral. Pedra é uma matéria mineral, dura e sólida, da natureza das rochas. São formadas por magma e gases no interior da terra, por cristalização de soluções aquosas ou por reação entre vários minerais.

A pedra preciosa é um mineral de brilho e coloração especiais, valioso por sua raridade e dureza, e que se lapida para ser usado em joalheria. Por causa de sua dureza, as pedras significam um símbolo de poderes eternos e divinos. Representam também a terra, a solidez e tudo o que é concreto...

Não existem pedras semipreciosas, há somente pedras preciosas ou não preciosas. A preciosidade de uma pedra ou melhor chamada, “gema” é determinada por 4 fatores de raridade: cor, pureza, lapidação e peso.

As gemas de origem não mineral (de origem biológica, mineralóides) são o coral, o âmbar, as pérolas, o marfim e o azeviche. Veja-as nas páginas: Origem Vegetal e Origem Animal...

Cada quilate de gemas equivale a 0,2 gramas, portanto 10 gramas correspondem a 50 quilates, por exemplo.

Último “censo”: 14 peças (02/2007).

Outras páginas relacionadas com peças em pedra:
Girafas da National Geographic...


Esculturas de girafas são, geralmente, mostradas em grupos e, usualmente, esculpidas na pedra “Serpentine”. A razão de se usar essa pedra ao invés da pedra “Rapoko” (usada para esculpir outros animais) é que o longo pescoço e as pernas compridas da girafa torna a peça mais rígida quando usado por uma pedra dura. As esculpidas na pedra rapoko marrom (rapoka stone), geralmente, são feitas em estilo “primitivo”, sem mostrar as manchas de sua pele...

volta ao topo

Para aqueles que gostam: SIMBOLOGIA DAS PEDRAS, GEMAS ou ROCHAS

Desde tempos remotos as pedras têm exercido uma profunda influência nos homens e têm sido utilizadas na procura do equilíbrio físico e na saúde geral do corpo. Hoje, psicólogos e terapeutas utilizam as pedras como auxiliadores no tratamento de diversas doenças.

A cristalomancia, tem demonstrado as qualidades extraordinárias dos cristais e das pedras, poder que você mesmo pode verificar, segurando e sentindo as ressonâncias de um mineral...

Pedra é um sinal, um marco. Muito usadas em rituais e celebrações, onde se coloca as oferendas. As pedras são regidas por Odim, Hermes e Mercúrio. A dureza da pedra, transforma-a em um símbolo dos poderes eternos e divinos. Representa também a Terra, a solidez e tudo o que é concreto.

O fenômeno, que alguns chamaram de “consciência dos cristais”, o qual os devotos atribuem poderes paranormais de cura e de restauração à gemas como o cristal de quartzo, a amazonita, a ametista e a aventurina, já é conhecido há muitos milênios.

Suas alegações não tem qualquer base científica, mas alguns terapeutas de cristais, afirmam ter aliviado moléstias como a bursite, mal de parkinson e até cegueira, expondo seus clientes à cristais ou aplicando-os em centros de energia do corpo (chakras).

A fé no poder dos cristais não é nova. Os gregos antigos empregavam-nos para cauterizar feridas, e muitos sustentam que as joias de cristal inicialmente serviam para afastar doenças. Alguns crentes dizem que os maias e sumérios usavam as pedras para curar e afirmam que as pirâmides, no passado, tinham pontas de cristal para canalizar forças cósmicas...


Abaixo, uma lista de gemas por ordem alfabeta, com páginas específicas. Com asteriscos*, inclui peças-girafas... Clique!


Ágata

Água-marinha

Alabastro
Gipsita
*

Alexandrita e
Crisoberilo

Amazonita

Ametista
*

Aventurina

Azurita

Berilo

Calcedônia e
Cornalina

Calcita

Citrino
*

Crisocola

Quartzo
*
(espécie única com
diversas variedades)

Diamante

Esmeralda

Fluorita

Granada

(grupo de gemas
com várias espécies)

Heliotrópio

Hematita

Jade

Jaspe
*

Kunzita

Lápis-lazúli

Malaquita

Obsidiana

Olho-tigre
*

Ônix
*

Opala

Pedra-lua

Pedra-sabão
*

Peridoto
(Olivina)
*

Pirita

Rodocrosita

Rodonita

Rubi

Safira

Sodalita

Topázio
*

Turmalina

(grupo de gemas
com várias espécies)

Turquesa

Verdite
*
volta ao topo

Veja os três selos da série emitida em 19/11/1977 (RHM: C-1016/C-1018) que mostra: Topázio, Esmeralda e Água-marinha, cujo máximo postal é mostrado abaixo (RHM: 56). Também a série de 1998 que mostra: Alexandrita, Crisoberilo (olho-de-gato) e Indicolita!

Emissões Filatélicas Blocos – Do lado esquerdo da tela, bloco emitido em 19/05/2000 (RHM: B-114, selos C-2277/C-2279): Série Geologia / Desenvolvimento Sustentável – Hannover 2000. Os 3 selos com valor facial de R$ 1,30 cada, mostram: 31º Congresso Geológico Internacional (ocorrido em Hannover – Alemanha), Geociências e Metais Brasileiros.

Do lado direito, bloco emitido em 30/11/2001 (RHM: B-123): Riquezas Minerais – Tipos, Exploração, Transporte e Beneficiamento de Minérios. A peça destaca o Topázio Imperial e a Granada – e seus aproveitamentos comerciais e artísticos. Foi escolhido como “pano de fundo” a imagem de uma jazida onde ocorre o processo de extração mineral. À esquerda do bloco, vê-se o topázio bruto e, à direita, a granada bruta e seus tipos de lapidação, bem como sua gama de cores. Os dois selos com valor facial de R$ 1,30 cada, apresentam Joias com Pedras Preciosas.

volta ao topo

OUTRAS GEMAS:

Basalto (rocha vulcânica escura); Granito (rocha granular caracterizada essencialmente por quartzo e um feldspato alcalino); Granodiorito (granitoide – uma rocha de quartzo com feldspato, anfibólio e mica)...

DIOPSÍDIO – É a pedra da realização dos grandes projetos e do êxito nos empreendimentos comerciais. É boa para a cura de doenças no sistema digestivo.

DOLOMITA – Esta pedra é rica em cálcio e magnésio. Favorável a cura dos problemas dos ossos e do desenvolvimento do esqueleto e musculatura. Boa para pessoas de dentes fracos ou cariados.

ENXOFRE – Pedra de origem vulcânica, útil para o tratamento de doenças respiratórias como asma, pneumonia, dor de garganta etc. Purifica o corpo de toxinas nocivas e ajuda no fortalecimento das articulações.

FELDSPATO (nome comum a vários minerais componentes de rochas eruptivas) – Dá inspiração e sucesso no amor, encoraja as ligações pessoais, desmascara inimigos, dignifica a vida emocional e protege contra a hidropisia.

GALENA (LEAD) Gema citada na Bíblia (Exodus 15:10) – Poderoso transmissor de vibrações mentais e de experiências parapsicológicas como telepatia, telequinésia etc.

GOETHITA – Favorece o aparato circulatório de pessoas com sangue fraco ou com tendência a anemia. Seu uso é recomendado também no tratamento de problemas de debilidade nervosa ou de fraqueza geral do corpo. Infunde ânimo, bom humor e faz o caráter mais doce e agradável.

GRUNERITA – É a pedra da justiça.

JACINTO – Como pedra do olho, é um artifício para quando estudamos um texto difícil e precisamos ir além das letras e significados. Deve ser guardado em caixa de madeira e sozinho.

MAGNETITA – Conta-se que um pastor chamado Magnes a descobriu enquanto pastoreava suas ovelhas, porque os pregos dos seus sapatos ficaram aderidos a pedra, daí o o nome Magnetita. É uma pedra cinza metálico, e também o único ímã produzido pela natureza. Às vezes, é chamada de pedra-ímã. – História: Alexandre, o “Grande”, deu a seus soldados pedaços desse mineral como defesa contra as ações nefastas dos espíritos malignos. Esta pedra juntamente com o ferro comum magnetizado, era considerado uma defesa segura contra encantamentos.

PEDRA-DA-CRUZ – Desde a Antiguidade reconhecida como a pedra do misticismo e da fé que move montanhas. Os peregrinos a levavam nas suas viagens espirituais porque os orientava nos caminhos e os protegia contra todos os perigos e tentações. A cruz desenhada nesta pedra, representa os quatro pontos cardeais do universo, assim como a fé em si mesmo. É a pedra da sorte por excelência, que atrai riqueza, amor e poder. Protege contra violência e perigo. Outro nome: Lapis Crvcifer Sive Crvciatvs.

SUGILITA – AZUL-ROYAL – Ajuda a meditação e a compreensão geral, conduz a maior empatia, visões e compaixão. Equilibra os hemisférios cerebrais (direito e esquerdo). Abre o chakra coronário. Como elixir, misturada ao óleo de jojoba para massagens terapêuticas, especialmente para massagens de ajustamento dos ossos do crânio. Objetivo: psiquismo, espiritualidade, cura, sabedoria. Elemento: água. Energia: receptiva. Planeta: Júpiter. Chakra: coronário, terceiro olho. Signo: Peixes.

TALCO – Fórmula: Mg 3 (OH)2 (Si 4 O 10) – Silicato de magnésio. D: l. DR.: 2,7 - 2,8. Brilho gorduroso, translúcido a opaco, traço branco, fratura irregular, dobra-se porém não é elástico, clivagem perfeita (exfoliação), untuoso ao tato. Localidades: Brasil, Espanha, Alemanha, Alpes, Noruega, Montes Urais e EUA. É utilizado para a produção de giz dos alfaiates e costureiros, talco em pó, pedra-sabão, pedra estatuária.

Lado esquerdo: Giraffe sitting in dalmation stone. Lado direito: dalmation dacite.

dalmation dacite
volta ao topo

Márcia Pompei, Atelier MP – atelier-mp @ uol.com.br / mapompei @ uol.com.br – www.joia-e-arte.com.br (05/10/2007) – Designer de joias e professora de joalharia e especializações no Atelier Márcia Pompei. É formada em Propaganda e Publicidade e atua no ramo desde 1990. Estudou com grandes mestres da Joalheria brasileira. Participou de exposições dentro e fora do país. Desenvolve uma linha de material didático abordando diversas áreas da Joalheria.

Também sou uma admiradora da girafa. Foi com tristeza que li anteontem numa dessas revistas semanais que na África tentaram comer uma girafa... Sorte que a polícia local chegou e protegeu a pobrezinha... Bem, mas estou escrevendo para parabenizá-lo não só pelo gosto por esse animal tão simpático e particular mas também pelo primor do seu site, muito bom, completo, sério e bem humorado ao mesmo tempo.

Adorei tanto que já inclui como consulta numa das matérias que escrevo mensalmente para o portal (joiabr.com.br). Minha coluna lá é Canal Esotérico, dê uma olhada. Trabalho com joias há anos, é minha paixão, tenho uma Escola de Joalheria em São Paulo além de desenhar coleções para empresas e clientes. Adorei as girafas em prata da sua coleção, com gemas brutas, bem originais.

Não sei se você sabe mas a última da moda, não só roupas mas acessórios e joias é o uso do pelo de girafa. Fico um pouco triste pois gosto muito de bichos e não gosto do uso de peles, pelos, dentes, ossos ou o que seja. No entanto, pesquisando, descobri que o couro usado é certificado e só usam de animais que morreram naturalmente (menos mau!). De qualquer forma é um meio de divulgar esse animal tão bonito. Estou pensando em escrever sobre ele na próxima edição, e acentuar essa coisa da proteção e bom senso. Se você concordar pretendo mencionar muitas das informações que você passa no seu site (mencionando-o no final do texto, naturalmente). Parabéns pelo trabalho e bom gosto.

08/10/07: Olá, que bom receber sua resposta. Bem, no que eu puder ajudar sobre identificação de gemas conte comigo. Não sou especialista mas conheço um pouco, devido mesmo à profissão. Temos aqui na Escola uma professora de Gemologia que tem maior preparo para atendê-lo. Os cursos são ministrados a pessoas totalmente leigas no assunto, se interessar me avise. Conte comigo ok? Abraços e parabéns pelo projeto e por acreditar em seus sonhos, é de gente assim que nosso planeta precisa!

10/10/07: Você gostaria de aprender sobre pedras ou gostaria de expor as peças com pedras? Eu tinha entendido que você queria saber mais sobre pedras mas pelo seu último e-mail parece que não é isso. Podemos pensar sim numa exposição didática, em que ela explica um pouco sobre cada exemplar, mas eu teria que falar com ela e organizarmos tudo, a ideia é boa. Aguardo seu retorno. Ah! você já viu nosso site?

Sobre a sua Escola de Joalheria em São Paulo tenho uma “proposta”... Eu pretendo agregar o maior número de peças feitas em gemas que conseguir em minha coleção de girafas... Tenho algumas, entretanto a maioria das peças em pedras eu não sei que tipo é ou mesmo o nome dela... Recentemente, consegui um peça de mármore Carrara... a girafa não ficou muito bem esculpida (um tanto grosseira), mas ela é uma autêntica Carrara, por isso adquiri. Meu maior sonho é montar um museu educativo sobre colecionismo, no qual exibe peças de diversos motivos e materiais, todos alusivas às girafas, claro. No quesito pedras/gemas, teria uma mostra com diversas pedras nacionais, estrangeiras, divididas e identificadas com a procedência e historinha de cada pedra... Acontece que sempre foi muito difícil entender ou classificar que tipo de pedra é uma ou outra...

16/10/07: Olá, já expliquei à professora sobre sua ideia e ela vai pensar na viabilidade disso. Assim que me responder entro em contato com você ok? Você autoriza que utilizemos no portal joiabr.com.br na minha coluna, Canal Esotérico, algumas imagens do seu site girafamania? Uma delas seria as 3 janelas mostrando as diferentes peles de girafa. Gostei muito também de uma imagem de cara de girafa, bem dócil, vou ver se encontro, acho que comove os internautas para repensarem sobre o uso de produtos animais, é algo que vou mencionar na minha matéria. Lembrando, conforme já disse, que vamos mencionar seu site no final da matéria, como referência. Aguardo seu retorno.

07/11/07: Mais girafa! Dê uma olhada no site joiabr.com.br na coluna Canal Esotérico. Escrevi sobre girafas e você também está lá! Espero que goste. Mande críticas tá? Eu vi outro dia uma girafa na feirinha do supermercado Extra do Morumbi, na subida das rampas rolantes. Estava num stand de peças antigas, acho que também é antiga. Me pareceu de papier machê, achei legal te avisar. Ela deve ter uns 30 ou 35cm de altura.


Principais fontes de informações e fotos desta página:

hstern.com.br
joiabr.com.br
portaldasjoias.com.br
ciadasgemas.com.br
worldgems.com.br
casadaspedrasbrasileiras.com.br

Nota: Talismã de Cristal (talismadecristal.com.br) – artigos esotéricos, místicos, livros, joias, cristais, tudo em pedras – Hamilton Timm Zottis. Endereço: Rua General Câmara, 353 – Centro, Porto Alegre – Rio Grande do Sul (RS).

Na definição de pedra sintética existe um amplo leque de produtos, que são um composto compacto de pedras e resinas, cuja composição consiste na maioria de materiais naturais brutos, especialmente quartzo e granito triturado, ao qual se junta um pequeno percentual de resina de poliéster como elemento aglutinante e pigmentos especiais (coloridos) e fragmentos selecionados (cristais) que dão ao material características próprias.

Materiais industrializados:
• Auriom® – Superfície Sólida de Acrílico (auriom.com.br)
• Aglostone® – Superfície de Mármore Industrializado Composto (aglostone.com.br)
• Granilite – Mistura de cimento (geralmente branco), pó de mármore e rochas minúsculas (granilite.com.br)
• Marmoglass – Rocha Industrializada Superfície Cristalizada de Vidro (marmoglass.srv.br). Trata-se de um material industrializado produzido com pó de mármores e vidro originário da China. Recebe partículas de vidro e resina sendo vitrificada no final do processo tendo assim um brilho maior.
• Nanoglass® – Rocha Industrializada Superfície Cristalizada de Vidro (nanoglass.com.br). Trata-se da evolução do Marmoglass, porém com cor mais uniforme e maior brilho que seu antecessor.
• Silestone® (espanhola) – Superfície de Quartzo (silestone.com). Além da composição básica, recebe partículas de espelho o que proporciona um brilho inovador à peça. Notas*: Cozinha.
• Technistone® (tcheca) – Superfície de Quartzo (technistone.com.br)
• TheSize® – Lâmina Porcelâmica (thesize.srv.br)

* A Manutenção e Limpeza do Silestone ou das superfícies de quartzo pode ser feita utilizando apenas um pano úmido e, caso haja gordura, esponja e produtos de lavar louças, enxaguando com água e secando logo após. Existem limpadores de bancadas indicados pela própria Silestone, como Q-Force e Q-Action. O limpador específico Q-Action (fotos abaixo), by Silestone, realça e mantém o brilho da bancada com o tempo (diferente de outros limpadores que são agressivos e apagam o brilho), limpa todo tipo de manchas (vinho, azeite, suco de limão etc), tem PH Dermoprotetor para o cuidado das mãos e possui componentes autosecantes e sabões naturais. Entretanto jamais encontrei onde comprar tal produto... pesquisando na internet percebi que nem os europeus sabem... O que achei foi outra solução descrita: com uma esponja Scoth Brite e produtos saponáceos ou a base de cloro tipo Cif ou Veja Cloro Gel são muitos eficazes para limpeza diária em cores claras. Nos materiais coloridos normalmente Veja Cloro Gel é suficiente, e depois que o material estiver seco usar Brilho Inox da 3 M (foto abaixo) para realçar a cor.

A Alicante – Soluções de Qualidade em Superfície (alicante.com.br) comercializa grande variedade de produtos como Mármores importados, Granitos, Limestones nacionais e importados (calcários), além de materiais industrializados como alguns citados acima.

Entrada principal !
Última atualização: 04/12/2013.
volta ao topo

CRISTAIS LISTA DE MATERIAIS
CERÂMICAS