This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

ESMERALDA

As três fotografias abaixo mostram esmeraldas em diferentes formas: várias do Joias Br., pedra bruta do Portal das Joias e lapidada em anel da Joalheria H. Stern.

Assim como a água-marinha, a esmeralda é do grupo ou da família do berilo. Cor verde-escuro ou verde-erva, ou verde claro a muito escuro ao verde azulado muito forte. Sua substância corante é o cromo e/ou vanádio. Encontra-se em xistos pegmatitos. São cristais pequenos, forma inclusões. Existe a variedade: esmeralda trapiche.

Seu nome deriva do grego “smaragdos”, que significa pedra verde, mas provavelmente a origem do nome seja persa ou hindu.

Com todas as nuances da folhagem tropical brasileira, as esmeraldas fascinavam antigos aventureiros caçadores de tesouro...

Acreditava-se que as esmeraldas serviam para adivinhar eventos futuros, mas não sabemos se as visões eram realmente observadas na pedra, como são em esferas de cristal ou berilo, ou se uma esmeralda dotava o usuário de conhecimentos sobre o futuro.

Como uma inimiga, de todos os encantamentos e conjurações, as esmeraldas eram temidas pelos mágicos, que não se consideravam aptos a atuar se uma pedra estivesse nas proximidades.

As esmeraldas eram empregadas como antídoto para venenos e feridas, assim como contra possessões demoníacas. Usadas ao redor do pescoço eram vistas como um fator de cura para a epilepsia.

No século III, a pedra preciosa era sugerida para a vista cansada. Esta teoria era tão prevalecente naquele tempo, que os gravadores de pedra conservavam esmeraldas em suas mesas de trabalho de modo a poder, de tempos em tempos, olhar para elas para aliviar a fadiga dos olhos.

A tradição medieval dizia que o Santo Graal fora esculpido a partir de uma única esmeralda grande, que caíra da coroa de Satanás durante a sua descida do céu para o mundo inferior...

Dizia-se que a esmeralda fazia mal aos olhos das cobras, chegando até a cegá-las.

Uma das peça mais fabulosas de esmeralda é um pequeno frasco de unção, de 12 cm de altura e 2.205 quilates, talhado de um único cristal de esmeralda, pertencente às joias da Câmara do Tesouro de Viena.

A esmeralda era usada na Grécia antiga para revelar a fidelidade do(a) amado(a) e foi dedicada à deusa Afrodite. Também foi utilizada para facilitar o trabalho de parto das mulheres. Era a pedra favorita de Cleópatra, que a usava como enfeite, amuleto e antídoto em todas as suas conquistas, amorosas e políticas...

O imperador romano Nero, assistia às lutas dos gladiadores através de uma esmeralda lisa e plana...

Esmeralda em rocha matriz, foto da Companhia das Gemas.

volta ao topo

Abaixo, série “Pedras Brasileiras – Portucale77” emitida em 19/11/1977 para comemorar a exposição filatélica ocorrida na cidade do Porto – Portugal... Os 3 selos com valor facial de R$ 1,30 cada, mostram: Topázio, Esmeralda e Água-marinha. RHM: C-1016/C-1018.

volta ao topo

Nomes utilizados pelo mercado:

Localidades: Brasil, Colômbia, Urais, África do Sul. Os maiores produtores de esmeralda do mundo são Brasil, Colômbia e África do Sul. No Brasil, são os estados de Minas Gerais, Bahia e Goiás os maiores produtores.

Nota: Em 1681 morre o bandeirante Fernão Dias Pais Leme (1608-1681), o Caçador de Esmeraldas, logo depois de descobrir as primeiras pedras verdes, que identifica como esmeraldas...

Analogias: Energia: receptiva. Planeta: Vênus. Signo: Câncer, Touro. Elemento: terra. Chakra: cardíaco. Tarô: A Sacerdotisa.

A pedra era considerada uma inimiga de todos os encantamentos e feitiços. Na Idade Média foi utilizada como antídoto para venenos e feridas. Significa coragem e vitória. Para os espiritualistas, simboliza fé e esperança.

No norte da África e na América do Sul, a esmeralda é considerada uma aliada contra doenças.

Rejuvenesce, ajuda a desenvolver um belo corpo e a revitalizar o físico após doenças graves ou longos períodos de falta de exercício. Equilibra a cura. Normaliza a pressão arterial.

Boa para infecções oculares, pois possui um efeito calmante sobre os olhos. Seu uso constante favorece a aquisição de abundância e riqueza. Alinha o corpo entérico, astral e emocional. Estabiliza a personalidade, aumenta o psiquismo e a faculdade de clarividência.

Equilibra o coração, especialmente na relação com o pai. Melhora a meditação e suaviza temores escondidos dentro de nós. Objetivo: amor, espiritual, cura, proteção.

Entrada principal !
Última atualização: 09/03/2011.
volta ao topo

PEDRAS LISTA DE MATERIAIS
PEDRAS