This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

QUARTZO-VIOLETA ou AMETISTA

Gema citada na Bíblia (21:29).

Do lado esquerdo da tela, ametistas em duas fotos do sítio Joias Br. No centro, selo emitido pela Coreia do Norte em 1995 (Yvert: 2579). Do lado direito, foto de anel com ametista da Joalheria H. Stern.

Conhecida desde a Antiguidade é uma variedade de quartzo. Na verdade a conhecida ametista é o quartzo-violeta.

Tem brilho vítreo, transparente e translúcido. Cor violeta. As substâncias corantes são o ferro, o manganês e o titânio. Traço branco, fratura concóide, não é clivável.

Ametistas, mais escura e mais clara, em fotos do sítio Companhia das Gemas.

É a gema representativa mais importante do grupo do quartzo. É o símbolo do terceiro olho, que tudo vê, também símbolo da modéstia.

As pedras descobertas em períodos antigos costumam estar associadas a lendas... Uma das mais belas, talvez, seja a da Ametista...

Na mitologia grega, Dioniso, o deus do vinho, desprezado pelos mortais, jurou jogar tigres contra a primeira pessoa que encontrasse... A bela Ametista, a caminho do templo da deusa Diana, foi a primeira a passar e acabou sendo atacada pelas feras. Vendo seu desespero, Diana decidiu transformá-la em um cristal para aliviar sua dor. Arrependido, Dioniso despejou vinho sobre a pedra, que adquiriu então a cor púrpura...

Fórmula: Si O2 (silicato), D = 7 , Dr. = 2,6.

Encontra-se em drusas, gretas, raramente em jazidas aluvionares.

Localidades: Brasil, Uruguai, República de Madagascar, Urais, Sri-Lanka, França.

Analogias: Energia receptiva. Planeta: Júpiter, Netuno. Signo: Peixes, Sagitário. Elemento água. Chakra: frontal ou terceiro olho (6º); coronário (7º); laríngeo (5º). Tarô: A Temperança.

Sua cor violeta transforma energia negativa em positiva. Desenvolve a espiritualidade e intuição, é usada para mentalização. Acalma e tranquiliza, combate diabetes, alcoolismo, insônia e enxaqueca. Corresponde ao chakra do terceiro olho, da intuição.

Ótima para a meditação é a pedra da alma, da saúde, da sorte, indicada para a cura de tensão, renite, alergia e cicatrização.

O cristal de ametista, colocado sobre o chakra do terceiro olho, é considerado como a principal pedra de meditação. O cristal púrpura acalma tanto a mente consciente quanto a inconsciente, e costuma ser usado durante a meditação.

Antes de dormir segure-a junto a fronte e programe no sentido de guiar a mente através do sono. Fornece cura para a tristeza, mágoas e depressão. Possui efeito tranquilizador e deve ser aplicada quanta a mente se encontra em estados extenuados, hipertensos ou oprimidos.

Também é a pedra das realizações pessoais, da conquista do poder de influenciar os outros e da força dos guerreiros. Atua contra a embriaguez. Ajuda a dormir, pedra da paz, transformação, sabedoria, coragem, cura, psiquismo. Auxilia no alívio do stress e dos medos. Eleva o espírito e promove espiritualidade. Ajuda a controlar os vícios e maus hábitos. Eleva a meditação, generosidade e a consciência de Deus. Cura poderosa, especialmente para os olhos, cérebro, pele e sistema imunológico.

Desfaz venenos internos, e é ótima para o fígado. Os antigos acreditavam que uma pedra de ametista levada no bolso ou colocada num copo de vinho, prevenia a embriaguez. É uma pedra espiritual por excelência, favorece a habilidade para desenvolver todo tipo de poderes mágicos como intuição e clarividência, também ter poder purificador.
volta ao topo


Girafas confeccionadas em prata, uma peça com o corpo trabalhado em drusa de cristal-de-quartzo (lado esquerdo) e a outra foi trabalhada com pedra de ametista (lado direito). Ambas foram adquiridas no Shopping Center Ibirapuera, em São Paulo (1986). Estas são as primeiras peças em prata da coleção...

Entrada principal !
Última atualização: 01/11/2012.
volta ao topo

PEDRAS LISTA DE MATERIAIS
PEDRAS