This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

GIRAFAS EM ORIGAMI

A palavra origami significa dobrar de “ori” e papel de “gami”. Kirigami é a arte daqueles cartões que têm alguma figura cortada...

Na coleção Girafamania existem 4 girafas de origami...

Duas delas foram presentes de Keila Corrêa de Paula (19/03/05), uma feita da forma básica que se faz o peixe, em um papel que imita a pele da girafa, a outra de cor laranja, igual a girafa azul que é ensinada nesta página.

Abaixo (lado esquerdo), uma peça de origami feita da forma básica que se faz o Tsuru (uma espécie de ave do Japão chamada íris) e outra de origami de montagem (que não tenho foto), ambas foram presentes de Sarita Sorgi e Marilene (02/10/04).

Do lado direito da tela, série de 3 selos postais emitida em 11/11/1988: “Natal 88 – Arte Origami”, cujos selos mostram Igreja, Jesus na manjedora e Papai Noel, todos feitos em origami. RHM: C-1603/C-1605.

Do lado esquerdo, foto flickr: gio origami, Giraffe Hideo Komatsu. As outras duas fotos mostram a girafa em origami feita por Edimilson, do blog “O que é meu é nosso” (http://oqueemeuenosso.blogspot.com).

12/06/11: Oi, Sérgio. Finalmente, depois de muito tempo, postei o origami da girafa.
Veja só: http://oqueemeuenosso.blogspot.com/2011/06/origami-girafa-giraffe-hideo-komatsu.html

Em 25/06/2011 recebi numa caixa com 0,140 gramas, através de PAC (PB 42409874 2 BR), a girafa origami com um cartão-postal da UnB. “Além da girafa do Hideo Komatsu, juntei uma Rosa Kawasaki para lhe mostrar outra dobra típica”.

volta ao topo

QUER FAZER UMA GIRAFA EM ORIGAMI?

Você precisa apenas de duas folhas. Pode ser de papel que imite a pele da girafa (imagem abaixo) ou mesmo de papel branco que você tenha pintado ou colado algumas manchas, assim como a peça acima.

Com um dos papéis se faz a parte do pescoço e cabeça. Com o outro papel a parte debaixo, o corpo e as pernas da girafa. Depois é só juntar as duas e teremos a girafa abaixo:

volta ao topo

FAZENDO O CORPO

1 – Marque ao meio e dobre.

2 – Marque o meio e dobre novamente.

3 – Puxe o triângulo, dobre e pressione.

4 – Repita o lado oposto.

5 – Dobre como indicado. 6 – Abra. 7 – Marque os lados e divida ao meio.

8 – Abra. 9 – Puxe o rabo para fora. 10 – Dobre o rabo para frente.

volta ao topo

FAZENDO A CABEÇA E O PESCOÇO

1 – Marque e dobre a folha no meio. 2 – Dobrar a parte da borda para o centro. 3 – Dobre a aba para cima.

4 – Dobre conforme a indicação. 5 – Pegue as duas abas e dobre no meio. 6 – Dobre para criar a cabeça. 7 – Faça assim.

volta ao topo

Todas as imagens de como se faz uma girafa em origami, que estão nesta página, eu copiei do portal do Zoológico de Sacramento (www.saczoo.com), localizado na Califórnia, nos Estados Unidos. Só que eu tinha esses links de onde eu copiei as imagens:

Endereços específicos para páginas do zoológico sobre origami:
www.saczoo.com/3_kids/_origami.htm
www.saczoo.com/3_kids/_origami_instructions.htm

Mas esses links não existem mais... Daí procurei no sítio do zoo sobre origami e só encontrei a página abaixo, só em texto:
www.saczoo.com/NETCOMMUNITY/Page.aspx?pid=436&srcid=436

volta ao topo

Terezinha Esteves – thandey1@hotmail.com (06/09): Confesso que descobri sem querer seu site, muito, muito bom... Adorei. Já percorri todas as páginas, várias vezes, parabéns pelo jeito elaborado e ao mesmo tempo simples que está construido. Sou uma senhora já com filhos casados, sempre gostei de Origami mas nunca consegui ou melhor não tive a oportunidade de aprender. O ano passado fui em uma exposição de orquídeas e nessa mesma festa estavam ensinando as dobras básicas do Origami... Ainda bem, pois dali pra frente não parei mais de aprender e fazer os bichinhos, passarinhos, caixinhas etc... Principalmente “meu amado Tsuru”, já fiz os 1.000 como conta a história sobre a menina japonesa Sadako. Toda essa minha narrativa, peço até desculpas por escrever tanto e tomar seu tempo, é para pedir por gentileza se poderia passar aquele diagrama da Girafa, um tantinho mais simples... Acontece que a sua explicaçao não nos dá uma base de onde devemos prender a cabeça ao corpo... as dobras estão difíceis de entender... e as medidas do papel? Seria possível passar essas explicaçoes? Estou só com um aninho de aprendizado sobre essa arte maravilhosa que é o Origami. Grata, espero se for possível um retorno. Terezinha (“juris et de jure”).

14/09/08: Desculpe minha demora em agradecer sua resposta. Estive viajando. Realmente ñ existem mais esses endereços... mas quem precisa deles, nao é? rs. Vou pesquisar, indagar aqui e acola, procurar por alguns professores de Origami, estudar enfim alguma forma de poder humildemente ajudar nas dobras que vc criou. Obrigada. Ficam lindas se forem colocadas dentro de um objeto de vidro transparente, tipo aquário, vaso, cachepô, taça e o que mais a imaginação criar.

Entrada principal !
Última atualização: 25/06/2011.
volta ao topo

ARTES FOLCLÓRICAS
LISTA DE MATERIAIS