This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

GIRAFAS EM ÍMÃS DE GELADEIRA

Ímã é o corpo de um material ferromagnético, de elevada permeabilidade magnética, com imantação permanente. Magneto.

Último “censo”: 76 peças (03/2007) do tipo “ímãs de geladeira”.

Outras páginas relacionadas:
Girafa...


A mania que grudou nas geladeiras e armários de aço vem a cada dia se tornando um dos meios mais eficaz de propaganda. Hoje em dia, praticamente não existe uma geladeira doméstica que não tenha pelo menos um ímã grudado, fazendo com que uma marca, com telefone e endereço esteja sempre visível.

A ideia surgiu quando pequenos fabricantes de fundo de quintal iniciaram a produção de enfeites de resina de poliéster com um pequeno ímã colado atrás que servia para segurar lembretes e listas de compras na porta da geladeira.

Existem enfeites dos mais diversos materiais. Qualquer objeto com um ímã colado atrás e está pronto o “ímã de geladeira”, ele pode ser de biscuit, silicone, concha, papel maché, crochê, porcelana, plástico etc.

A procura de novos materiais fez com que se descobrisse a existência, no mercado, de uma manta magnética de pouca espessura, com um dos lados recobertos por plástico e que podia ser cortada com tesoura, logo começou a produção artesanal de pequenas propagandas e lembranças de eventos festivos, onde bastava um microcomputador, uma impressora (à cores) e bom gosto.

Empresas de brindes, adesivos, propagandas e das indústria gráficas que através de recursos gráficos, principalmente silk screen e ofsete, imprimem diretamente na face plastificada da manta magnética.

As geladeiras domésticas estão quase cobertas desses pequenos ímãs, mas a maioria dos donos não assume que é um colecionador, preferindo afirmar que a utilização é semelhante a de uma agenda, para não perder o telefone da pizzaria, da farmácia ou da distribuidora do gás...

Do lado esquerdo, foto da coleção em 12/2003. Do lado direito, Giraffen-Pins do Giraffen Museum (IMG00180)...

Presente de Gabriela Alicia Sberviglieri, São Paulo (SP).

Girafa imã com 8,5 centímetros. Amsterdãm, Holanda (14/08/2000).

Girafa de resina, imã de geladeira com termômetro e 7,5 centímetros de altura. Praia Grande Vila Caiçara (SP), em 22/04/2000.

Girafa em massa fimo, amarela com pintas e 6 centímetros é um imã de geladeira. Comprei no Shopping Interlar Aricanduva em 11/2000.

Duas cabeças de girafa em plástico, nas cores vermelha e azul, presente de Ana Cristina Teixeira – Rio de Janeiro (RJ), 17/01/2004.

Girafa infantil pintada em madeira, Zoo Pomerode; contribuição de Lídia em 05/04/11.

Ímã de geladeira em massa fimo, provavelmente...

Uma estante coalhada de diversos bibelôs sem um sentido, geralmente de baixo custo e/ou de valor emocional, assim como enfeites de geladeiras que vão sendo acumulados sem uma unidade de adequação, por exemplo, é considerado de estilo kitsch.

Kitsch é um termo de origem alemã (talvez verkitschen = sentimentalizar) que é usado para categorizar estilo ou objetos de valor estético distorcidos e/ou exagerados, considerados inferiores à sua cópia. São frequentemente associados à imitação de mau gosto para desfrute de um público que alimenta a indústria da cultura de consumo. São modelos típicos de estilo kitsch (cafona), por exemplo, desvio em relação à finalidade: tamanho (relógio de parede gigante), falsificação de materiais (flores de plástico), contexto (estatuetas de plástico ou gesso que imitam obras clássicas ou barrocas), figurações em objetos utilitários (maçã composta por fatias de plástico como porta-copos); funções secundárias que acabam suplantando a principal ou funções múltiplas em um único objeto (girafa em bronze como petisqueira), a inexistência de uma relação do tema com a estrutura geral da obra...

Entrada principal !
Última atualização: 15/04/2011.
volta ao topo

DIVERSOS
LISTA DE MATERIAIS