This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

Página recomendada para maiores de 18 anos!

GIRAFAS EM CIGARROS

Aviso: Esta página e a próxima são de caráter pessoal, destinadas exclusivamente ao hobby de colecionar embalagens de cigarros. Ambas as páginas não têm como objetivo incentivar o tabagismo ou estimular o consumo de cigarros. Com elas pretendo mostrar uma modalidade de colecionismo, ainda servir de ajuda para outros colecionadores do gênero.

Nesta página, você vai encontrar alguns objetos da coleção Girafamania sobre fumo ou tabaco, entre outras peças relacionadas à esta temática, como: fábrica de cigarros Girafa, marcas de cigarros, selos de cigarros, porta-cigarros, isqueiros, caixa de fósforos etc.

Cigarro é uma pequena porção de fumo picado, enrolado em papel fino, ou em palha de milho para se fumar – ato que acarreta em vício... Em algumas regiões do Brasil, o cigarro também é chamado de “pito”.

Tabaco é uma erva da família das solanáceas (Nicotiana tabacum), de origem sul-americana, com folhas amplas e macias que possui nicotina, razão pela qual a infusão de suas folhas serve para matar parasitas. Essas mesmas folhas, dessecadas, constituem o fumo. Nicotina é uma substância alcalóide existente nas folhas de tabaco, líquida, incolor, venenosa, tem a seguinte fórmula: C10H14N2.

Tabagista é a pessoa dada ao tabagismo, o qual significa sofrer abuso do tabaco, ou intoxicação provocada por esse abuso. Você sabia que um fumante também é chamado de cigarrista?

Datas comemorativas relacionadas ao Tabagismo:
31/05 – Dia Mundial do Combate ao Fumo
29/08 – Dia Nacional de Combate ao Fumo ou ao Tabagismo (Lei nº 7.488, 11/06/1986)
30/09 – Dia Universitário Antitabagismo (Lei Estadual de São Paulo nº 12.897/2008)

GIRAFAMANIA não é a favor do fumo, entretanto você, que é contra o tabagismo, deve saber que muito mais da metade da população de vários países do mundo sobrevive da agricultura e o tabaco é a principal fonte de receita deles... É o caso do Malauí, por exemplo.

Outra informação relevante a pensar, sobretudo com a recente Lei que proibe fumar em quase todos os lugares de São Paulo é, talvez, “redesenhar” o Brasão das Armas do Brasil uma vez que ele também figura um ramo de fumo florido – representando uma de nossas riquezas agrícolas... Não é de se pensar?

Abaixo, uma bela foto P&B – “Oásis de Luz”, de Sebastião Carvalho Leme.

PS: O Ministério da Saúde (e eu também) adverte:
Fumar pode causar vários problemas de saúde!
volta ao topo


Último “censo”: 6 peças (08/2009).

Outras páginas relacionadas:
Girafa da marca NICI...

MARCA DE CIGARROS CAMEL

– Embalagem de Cigarros Camel Filters, não tenho a imagem... Contribuição de Giraffen-Museum, Dortmund – Alemanha, em 01/08/09. Descrição: Embalagem em alemão com a inscrição na frente: Urlaubsvertretung, Reine Geschmackssache. Inscrição lateral: Der Bundesgesundheitsminister: Rauchen gefährdet Ihre Gesundheit. Der Rauch einer Zigarette dieser Marke enthält nach DIN die auf dem Steuerzeichen angegebenen Mengen an Nikotin (N) und Kondensat (K) (Teer). Hergestellt in Deutschland. Inscrição no verso: Camel Filters contain a blend of choice American and Turkish tobaccos to bring you full smoking satisfaction with Camel quality. Made under license from R. J. Reynolds Tobacco Co. Winston-Salem. N. C. USA.

– Placa em metal de Cigarros Camel Filters, não tenho a imagem... Adquirida em Frankfurt – Alemanha, em 03/08/09.

Abaixo, embalagem comemorativa de Cigarros Camel Filters, Happy Birthday!...

volta ao topo

CAIXA DE FÓSFOROS

O colecionismo de caixas de fósforos, poucos sabem, é uma ciência e tem nomenclatura própria que é tradicionalmente conhecida no mundo inteiro como filumenia.

A palavra filumenia (Phillumeny / Philuménie) deriva de phil-, philos (amizade) + lumen- (de lume, luz), e foi introduzida pelo colecionador britânico Marjorie S. Evans em 1943 (na época presidente da British Matchbox Label & Booklet Society). A pessoa que se engaja em filumínica é um filumenista (Phillumenist / Philuméniste). Por algum tempo (desde a década de 1940 até meados da década de 1950), paralelamente à filumínica havia em uso o termo filumenismo (Phillumenism), que agora está em desuso.

Filumenista é a pessoa que coleciona ou tem como hobby qualquer item relacionado a fósforos. Pode ser caixinhas ou caixas de fósforos (Matchboxes), rótulos de caixa de fósforos (Matchbox Labels), aqueles envelopinhos de papelão que têm fósforos e são usados como propaganda, Matchcovers, Matchsafes etc. Geralmente, as caixas de fósforos devem ser colecionadas abertas e sem fósforos...

O Museu dos Fósforos Aquiles da Mota Lima (http://museudosfosforos.vidasmundanas.net) representa a maior coleção filumenística da Europa e a mais significativa do mundo filumenista, iniciada em 1953. Tudo começou em uma viagem de navio que Aquiles realizou a Londres (para assistir à coroação da Rainha Isabel II) e onde conheceu uma colecionadora americana de caixas de fósforos... Com a compra de duas peças juntas se deu o início da coleção, cujo patrimônio valioso faz a história deste museu. Apresenta uma coleção com mais de 50 mil caixas de fósforos de todo o mundo. Os fósforos portugueses, por exemplo, só apareceram em 1895 e ocupam o maior espaço desse Museu.

Abaixo (do lado esquerdo da tela), etiqueta de caixa de fósforos Paraná, da Cia. de Fósforos Iratí, década de 60, que mostra a espécie sabiá-una. Do lado direito, souvenir do Museu dos Fósforos, cuja coleção pertence à Câmara Municipal de Tomar atualmente, uma vez que em 1980 foi doada pelo colecionador e instalada no Convento de São Francisco, na cidade de Tomar – Portugal.

Nota: Na coleção há um zoológico feito com pedacinhos de madeira, acomodados em caixinhas de fósforos, chamado “Coleção Zoozinho” – Jogos Coluna Brinquedos, da década de 70. Compreende 12 caixinhas, medindo 6 × 4 centímetros cada, que contém: 1. Entrada do Zoo, 2. Elefantes, 3. Lhamas, 4. Rinocerontes, 5. Tigres e Panteras, 6. Leão e Leoas, 7. Ursos, 8. Girafas, 9. Camelos, 10. Macacos, 11. Cangurus e 12. Pinguins e Ursos Polares. Coluna S/A. Gráfica, Jogos e Brinquedos. Rua Rodolfo Miranda, 54 – São Paulo. C.G.C. 61079 836 / 0001-18 – Indústria Brasileira. Adquirida na Galeria dos Brinquedos (João), em 04/06/2010.

Do lado esquerdo da tela, caixa de fósforos “Quinas Fortes, Girafa 5”, Soc. Nac. de Fósforos 40 Amorfos Esc. 7$50, “Em exposição no Jardim Zoológico de Lisboa”, relativa às girafas da coleção do Zoo de Lisboa – Portugal (contribuição de José).

No centro da tela, caixa de fósforos “Giraffa”, da “Safety Matches” – África (contribuição de Giorgio).

Do lado direito da tela, caixa de fósforos da década de 50 Cia Brasileira, Universal – Indústria Brasileira – Rio, com propaganda de Pneus Brasil, super segurança e alta qualidade! A caixa está restaurada, pois a propaganda estava rasgando, os fósforos estavam soltos, pois o grampo de fixação enferrujou, mas é item bastante difícil de ser encontrado... (adquirido de Capucio, em 09/08).

Frente e verso de caixa de fósforo com propaganda dos Armazéns Nordeste e girafa... “Tecidos? Comprem nos Armazens Nordeste | Rua do Livramento, 15 – Recife | Filial Praça Duque de Caxias, 74 – Vitória de Santo Antão”. Contribuição recebida através de envelope registrado com o bilhete: “Caixa de Fósforos Armazéns Nordeste A Girafa. Sérgio, Espero estar colaborando magnificamente com Girafamania! Mais um item para a coleção! Abraços, Mayumi Silva Kawamoto”; quem faz mestrado em Engenharia Química na área de Controle Ambiental na UFSCar, São Carlos (SP), em 01/07/10.

volta ao topo

PORTA-CIGARROS

Cigarreira é a caixa ou estojo onde se guardam cigarros, também chamado de porta-cigarros.

Girafa porta cigarro em pelúcia da coleção WILD NICI, com 9 × 13 centímetros, adquirida próximo a Sacré-Coeur, no bairro de Montmartre – Paris, França (03/08/2000).

ISQUEIRO

Isqueiros de plástico Flami e Cricket, ambos foram presentes da amiga Christiane em 2003... (não tenho foto, tampouco sei a procedência) Abaixo, isqueiro de metal...

volta ao topo

SELOS E CARDS DE CIGARROS

Tanzania Cigarette Company Limited (TCC) – Manufacture, marketing and distribution of Cigarettes and Tobacco products. TCC cigarette brands include Sportsman, Sweet Menthol, Embassy, Aspen, Club and Winston. Data de incorporação: 1961. Endereço: Cigarettes Co. – P.O.Box 40114 – Dar es Salaam – Tanzania.

Imagem de xérox preto e branco acima, “20 Cigarettes AN2802657”, enviada por Rogério: “Tanzânia – novo selo usado nas embalagens para venda interna no país. Muito original e bonito!”, cuja divulgação saiu na página 31, “Panorama Mundial”, do Boletim da ACECA nº 65, 11/99. A cabeça de girafa que aparece nos selos de cigarros da Tanzânia é quase a mesma imagem que aparece na marca d’água das cédulas daquele país... As três imagens abaixo, “20 Cigarettes BU0367862”, “20 Cigarettes CS4659289” e “20 Cigarettes CT0649510”, são de peças adquiridas em 08/02.

Abaixo (do lado esquerdo da tela), Original Tobacco Cigarette Silk 1910 flags – In 1915, the Imperial Tobacco Company of Canada produced a series of silks called Animal with Flag. The silks measure 2” in width and 3.25” in length: (# 37 Okapi – Congo). Do lado direito da tela, Cigar bands – Rimbou Giraffe 1-15...

volta ao topo

Filatelia “tabagista e antitabagista”

Selos mostram o símbolo de uma cobra fumando cachimbo... A FEB adotou como lema “A cobra está fumando”, em alusão ao que se dizia à época que era “mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na guerra”... A imagem abaixo mostra o detalhe de um dos selos.

15/10/1966 – Selo “1ª Exposição Nacional do Fumo do País”, Santa Cruz – Rio Grande do Sul (RS), com valor facial de Cr$ 30,00 cruzeiros, mostra emblema... Yvert: 804. RHM: C-556 (a. papel marmorizado).

1991 – Série de 3 valores iguais “Combate Às Drogas”, com Cr$ 40,00 cruzeiros cada selo, eles mostram: Álcool (garrafa de bebida alcoólica), Droga (seringa com agulha) e Fumo (cigarro sob o símbolo contra o tabagismo – único selo da série mostrado abaixo).

31/05/2001 – Selo “Dia Mundial Sem Tabaco”, com valor facial de R$ 0,40 centavos de real, o selo mostra um girassol...

Do lado esquerdo da tela, série de 3 valores Conferência Europeia do Tabaco – Roma, emitida pela Itália em 1950...

volta ao topo

1º dia – Apague o cigarro, jogue fora o maço e esconda cinzeiros e isqueiros.
SAIBA! Após 2 horas não haverá mais nicotina no seu organismo, a pressão sanguínea e a pulsação voltarão ao normal.

2º dia – Conte para os amigos que parou de fumar, assim você assume um compromisso.
SAIBA! O nível de oxigênio no sangue se normalizou.

3º dia – Reduza a quantidade de café, prefira um chá.
SAIBA! Seu olfato já percebe melhor os cheiros, a comida fica mais saborosa.

4º dia – Bateu aquela vontade de fumar? Controle-se. Em 5 minutos a fissura passa.
SAIBA! Seu cérebro sente falta da nicotina e você fica um pouco irritada. Não ceda à tentação, seja forte.

5º dia – Fazer exercício é ótimo e ajuda a desintoxicar o organismo. Que tal uma caminhada hoje?
SAIBA! As células do seu corpo começam a se recuperar das agressões causadas pelo fumo.

6º dia – Não fique perto de quem fuma. Fuja das áreas para fumantes.
SAIBA! A produção de radicais livres caiu e sua pele já começa a ficar mais bonita.

7º dia – Quando sair com os amigos, evite bebidas alcoólicas. O álcool aumenta a vontade de fumar.
SAIBA! Os sintomas da abstinência estão menores que nos dois primeiros dias, agora ficará mais fácil ficar sem o cigarro.

8º dia – Não fique em casa sozinha. Saia para conversar, namorar ou apenas dar uma volta na rua.
SAIBA! O coração e o intestino, prejudicados pela má circulação, voltam a funcionar bem.

9º dia – Se no trabalho der aquela vontade de fumar, mastigue um chiclete. Ele a ajudará a esquecer o cigarro.
SAIBA! As pessoas não vão mais sentir o cheiro do cigarro em seus cabelos. Seu hálito estará mais fresco.

10º dia – Você merece comemorar. Em dez dias, economizou R$ 25. Que tal um cineminha a dois?
SAIBA! Se a sua garganta costumava ficar irritada com o excesso de cigarro, ela não trará mais problemas.

11º dia – Faça uma lista com os motivos que levaram você a largar o cigarro e os benefícios dessa atitude.
SAIBA! Suas unhas começam a ficar menos amareladas.

12º dia – Seu paladar está melhor. Mantenha uma dieta balanceada e tome muita água para purificar o corpo.
SAIBA! Parar de fumar pode fazer você engordar até 5 kg. Mas os males do cigarro são maiores do que uns quilos a mais.

13º dia – Antes de dormir tome um banho quente e beba um chá ou leite. Isso a ajudará a enfrentar a insônia.
SAIBA! O corpo sente falta da nicotina e precisa se adaptar à ausência da substância.

14º dia – Está na hora de mudar seus hábitos. Procure novas atividades, isso deixará você mais feliz.
SAIBA! Se você acender um cigarro, voltará a fumar. Por isso, seja forte.


ENTENDIDOS DO ASSUNTO

A.C.E.C.A. – Associação de Colecionadores de Embalagens de Cigarros e Afins
Reuniões: Rua 24 de maio, 247 – 3º andar – conjunto 32, Centro (Praça da República) – São Paulo
Fones: (11) 5017-3417 ou 222-6009
www.brasilcigarros.com.br (para sócios) – www.aceca.com.br (lista de países)
Fundada em 01/11/1990 por Jamil de Jesus Giacomello (Jundiaí), J. Vinicius, Marcio Otake (otake.marcio@ig.com.br), Mário José Barbeitos (barbeitos@zipmail.com.br), Milton Bednarski (Bom Retiro) e Ricardo Locatelli.

Adolfinho Copes – Santa Cruz do Sul (RS) – acopes76@hotmail.com, imagem Gato Preto

Antonio Zecchin Vendramini – Salto (SP), imagem Batuta
lzecchin@uol.com.br – http://lzecchin.sites.uol.com.br

Jacques Broder Cohen (nota: Cigarros Palpite)

Luiz Carlos Gerhardt e seu filho Diego Piccinini Gerhardt – Porto Alegre (RS)
lcgerhardt@ig.com.br – Cigarros Tchê – www.cigarrostche.com.br

Ricardo Locatelli – editor do boletim da ACECA (distribuído aos sócios), imagem Gaby
Caixa Postal: 30 – Centro – São Pedro (SP) – CEP: 13520-000
ric.locatelli@uol.com.br – www.mundodasmarcas.com.br

Rubens Didone, Rubens Coleções – rdidone@terra.com.br – Santo André (SP) ambos sites não funcionam...
Nem a coleção de marcas brasileiras de cigarros de Rubens, com mais de 16.000 exemplares, tem uma da Fábrica Girafa...

Sérgio Kodama & Monica – sergiok@gol.com
http://colecaonojapao.blogspot.com – www2.gol.com/users/sergiok/index.htm

Sidney Hildebrand Jr. – São Francisco do Sul (SC)
sid.hildebrandjr@zipmail.com.br – www.geocities.com/sid_hildebrand/

Wagner Maybach (wmaybach@uol.com.br), imagem Batuta

Entrada principal !
Última atualização: 30/09/2012.
volta ao topo

DIVERSOS LISTA DE MATERIAIS
ARTE RUPESTRE