This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

EDITORAS e LIVRARIAS

Nesta página, Lista de Editoras que já publicaram algum Título ou citaram em suas obras as girafas...

GRUPO ABRIL (SP)

► EDITORA ABRIL – Direção Corporativa do Grupo Abril
Avenida das Nações Unidas, 7221 – Pinheiros – São Paulo
www.lojaabril.com.br – www.abril.com.br

Fundado em 1950, por Victor Civita (1907-1990), como Editora Abril, hoje, o Grupo Abril é um dos maiores grupos de comunicação da América Latina. A 1ª publicação foi “O Pato Donald”. Civita chamou a empresa de Abril porque na Europa esse mês dá início à primavera. “A árvore é a representação da fertilidade, a própria imagem da vida. O verde é a cor da esperança e do otimismo.” Recreio foi lançada em 1969, circulou por 12 anos e, em 2000, foi relançada.

Em 1999, a Abril adquiriu a Ática e a Scipione, em parceria com o grupo francês Vivendi Universal Publishing. O Grupo Abril adquiriu, em 02/2004, os ativos financeiros da Vivendi, tornando-se sócio majoritário das Editoras Ática e Scipione. Tais empresas fazem parte da Abril Educação e, no início de 2005, ambas passaram a funcionar no prédio do Edifício Abril, na Marginal do Tietê.

Algumas Revestas da Editora Abril: Almanaque Abril, AnaMaria, Arquitetura e Construção, Aventuras na História, Bravo!, Capricho, Caras, Casa Claudia, Contigo!, Elle, Estilo de Vida, Exame, Gloss, Mundo Estranho, National Geographic, Nova (versão licenciada brasileira da Cosmopolitan), Placar, Playboy, Quatro Rodas, Realidade (extinta), Superinteressante, Tititi, UOL – Universo Online, Veja, Viagem e Turismo (Editora Azul), Vip, Viva! Mais.

Títulos relacionados: Maravilhas da natureza (64), Os bichos (70), As melhores piadas da Arca de Noé (76), No tempo em que a girafa falava e outras histórias (1977), Recreio (2003), Álbuns de Figurinhas (1977, 2006, 2008)... Notícias: Zoo Londres (07/08/08, Folha Online), Zoo Taronga (26/11/08; nota: UOL Bichos)

A Abril Coleções (www.abrilcolecoes.com.br) é recente na Editora. Foi inaugurada em 2007 sob a vontade de Roberto Civita de resgatar a antiga Abril Cultural, que existia na década de 70... (http://twitter.com/abrilcolecoes).

Nota: A Revista Terra (Os Caminhos da Terra), com mais de 16 anos de circulação, pertenceu a Editora Abril, depois ficou sobre direção da Editora Peixes... Seção “o leitor é o autor” – Mande Fotos de flagrantes da natureza e de lugares por onde você andou – não se esqueça de seus comentários sobre a cena – e entre nesta página. O nosso endereço é: Caixa Postal 3050, CEP 06220-990, São Paulo, SP. Atenção: as fotos não serão devolvidas. Notas: albina, ninfeia, ninho, pinguim.

► EDITORA ÁTICA S.A. – www.aticaeducacional.com.br – www.atica.com.br
Showroom: Rua Cenno Sbrighi, 25 – loja e sobreloja – Água Branca – São Paulo

O Curso de Madureza Santa Inês – que hoje corresponde ao EJA (Educação de Jovens e Adultos) –, foi fundado em 15/10/1956 pelos irmãos Anderson Fernandes Dias e Vasco Fernandes Dias Filho e pelo amigo Antonio Narvaes Filho. Em 1962 foi criada a Sesil – Sociedade Editora do Santa Inês Ltda. O professor Anderson, defendeu a criação de uma editora. Ática, região onde fica Atenas, berço da civilização grega, foi a proposta dos professores de História. A Editora Ática surgiu em agosto de 1965. No início de 1970, lançou as séries “Bom Livro”, “Vaga-Lume” e “Para Gostar de Ler”. Fernando Sabino, Carlos Eduardo Novaes, Drummond, Frei Betto, João Antônio, Marcos Rey, João Carrascoza, Lygia Fagundes Telles, Dalton Trevisan, Ignácio de Loyola Brandão são alguns dos nomes que figuram na lista de autores.

Entre seus 48 Títulos/Volumes, da Série Lagarta Pintada, dois são com girafas: A zebra, a girafa e outros bichos... (1978), e A girafa e o mede-palmo (84). Outros títulos relacionados: Psiuu... (1963?), A girafa sem sono (89), O rinoceronte (1993?), Piadas de girafa! (1996), Rick e a girafa (01), É hora de história (n/c), Dicionário (2002), Serafina (04)...

► EDITORA SCIPIONE LTDA. – www.scipione.com.br
Avenida Otaviano Alves de Lima, 4400 – Freguesia do Ó – São Paulo

O sítio ScipioneNet é ótimo, mas não traz informações sobre os autores, nem os títulos organizados por coleção... Já comprei pelo sistema, bastante rápido e eficiente.

A Editora foi adquirida do professor Scipione Di Pierro Netto pela família Fernandes Dias, em 1983. Em 1984, apresentou ao público sua primeira coleção de livros paradidáticos: a série “Reencontro”. Depois surgiu a coleção “Sabe-Sabe”... Em 1996 a Scipione lançou a coleção “Marcha Criança”, voltada para alunos do Ensino Fundamental I.

Títulos relacionados: Sabe de quem era aquele rabinho? (90), Sabe o que a girafa espiou? (90), Uma girafa de outuno/Una jirafa de otoño (2004/1995 Scipione/Livraria Letraviva)

volta ao topo

GRUPO EDIOURO (RJ)

► EDITORA EDIOURO PUBLICAÇÕES – www.ediouro.com.br
Rua Nova Jerusalém, 345 – Bonsucesso – Rio de Janeiro

Os irmãos Jorge e Antonio Gertum Carneiro chegaram ao Rio de Janeiro, vindos de Porto Alegre, e fundaram a “Publicações Pan Americanas” – importadora de livros e papel vegetal e agenciadora de assinaturas de revistas estrangeiras. Pouco tempo depois, juntou-se a eles Fritz Israel Mannheimer, que havia imigrado da Alemanha. Como a II Guerra tornava difícil as importações para a Empresa, sócios-fundadores apontaram para uma solução vitoriosa: a tradução e edição de livros técnicos. Com a ampliação das atividades e novos investimentos, a Publicações Pan Americanas passou a se chamar “Editora Gertum Carneiro S.A.” Nessa época surgiram os livros de bolso, as vendas por reembolso postal e a revista “Coquetel”. Em 1961, com a expansão do parque gráfico houve a fusão da editora com a gráfica, gerando a Edições de Ouro.

Título relacionado: Como fazer 1 elefante, 1 girafa, 1 porco... (1981?)

► EDITORA NOVA FRONTEIRA S.A. – www.novafronteira.com.br
Rua Bambina, 25 – Botafogo – Rio de Janeiro

Inaugurada em 1965, compõem seu catálogo autores nacionais como Guimarães Rosa, Marques Rebelo, João Ubaldo Ribeiro e Josué Montello, além de alguns dos mais importantes poetas brasileiros: Cecília Meireles, Manuel Bandeira, João Cabral de Melo Neto. Notas: 100% do controle acionário da Editora Nova Fronteira foi adquirida pelo Grupo Ediouro no final de 2006. O sítio é ótimo, com sistema de busca, onde soube de O Zoológico de Varsóvia...

Títulos relacionados: Dicionário Aurélio, O sabiá e a girafa (93), Ave, palavra (01), Zoo (2008)


GRUPO EDITORIAL RECORD

► EDITORA RECORD S.A.
www.record.com.br – www.editorarecord.com.br
Telefone: (21) 2585-2000 – Rio de Janeiro
Telefone: (11) 3286-0802 – São Paulo

Títulos relacionados: A Arca de Noé (n/c), Os animais e suas famílias (n/c), Animais e seus filhotes (64), Tintim na África (70)

O Grupo Editorial Record foi fundado em 1942, por Alfredo Machado e Décio Abreu, como uma pequena distribuidora de quadrinhos e outros serviços de imprensa. Hoje, o Grupo é um conglomerado de editoras compradas pela Editora Record que, além dela própria, engloba outras, totalizando onze perfis diferenciados: Record, Bertrand Brasil, José Olympio, Civilização Brasileira, Rosa dos Tempos, Nova Era, Difel, Best Seller, Edições Best Bolso, Galera & Galerinha e Harlequin Books.

A “Editora José Olympio”, por exemplo, é um dos pilares da cultura brasileira. Atravessou várias fases e boa parte da história editorial do Brasil. Pelas mãos de seus colaboradores, muitos originais saíram do prelo para a posteridade, como o eterno Fogo morto, de José Lins do Rego. Foi fundada por José Olympio Pereira Filho, em 1931, na cidade de São Paulo. O Rio de Janeiro, então capital da República, era o ponto de encontro de intelectuais e artistas. Visando este mercado, José Olympio muda-se para o Rio em 1934, onde abriu sua livraria. “J.O.”, como o chamavam os mais íntimos, costumava referir-se a editora e livraria como a “casa”. A casa de livros da Rua do Ouvidor, 110, no centro do Rio de Janeiro, fechou em 1955. Depois de várias mudanças a editora se estabeleceu definitivamente em 1964, na Rua Marquês de Olinda, no bairro do Botafogo. Em 1970, foi encampada pelo BNDES. Integrando o Grupo Record desde 2001, a José Olympio restaura, com frescor e dinamismo, seu patrimônio editorial. Nota: Degrazia.

Fontes: (http://pt.wikipedia.org/wiki/Livraria_Jose_Olympio_Editora) e www.editorarecord.com.br

Títulos relacionados: Ave, palavra (1970), Poliedro (1972)

volta ao topo

GRUPO SARAIVA (SP)

► LIVRARIA E PAPELARIA SARAIVA S.A.
Rua Henrique Schaumann, 270 – Cerqueira César – SP
www.editorasaraiva.com.br – www.livrariasaraiva.com.br

O Grupo Saraiva reúne duas empresas: a Editora Saraiva e a Livraria Saraiva. O português Joaquim Ignácio da Fonseca Saraiva emigrou para o Brasil por volta de 1900. Na cidade de São Paulo, inaugurou em 13/12/1914, uma livraria jurídica: a Livraria Acadêmica, localizada no Largo do Ouvidor, ao lado da Faculdade de Direito do Largo São Francisco.

Com a morte de Joaquim Saraiva, em 1944, seus três filhos assumiram os negócios, diversificando e ampliando as atividades da empresa. Joaquim encarregou-se da livraria; Jorge, da gráfica e Paulino, das finanças. A histórica livraria é desapropriada pelo Poder Público, que visa à ampliação do largo. O episódio acabou dando início ao processo de desenvolvimento de uma rede de livrarias no início da década de 1970. Em 1976, a Editora Saraiva instala-se na Avenida Marquês de São Vicente.

Em 1996, a Livraria Saraiva inaugura a sua primeira Mega Store, no Shopping Eldorado. Em 1998, a Saraiva iniciou a operação de varejo on-line, com a criação do sítio saraiva.com.br; ainda adquiriu o controle acionário da Atual Editora. No início de 2008, o Grupo Saraiva amplia significativamente o seu potencial de atuação no mercado editorial e livreiro com a aquisição do controle acionário do Grupo Siciliano e passa a operar todas as lojas físicas e sítio desta rede, além de incorporar ao catálogo da Editora Saraiva os selos Arx, Caramelo, Futura e Arx Jovem. Em 2009, o Grupo Saraiva instala-se em sua nova sede, localizada na Rua Henrique Schaumann.

Nota: Cadastro na Saraiva.com em 27/03/09 (atendimento@livrariasaraiva.com.br – Telefone: 3335-2957) e compra de 6 títulos. O sítio informa que: Sua cesta de compras contém itens com previsões de entrega diferentes. Neste caso, prevalecerá a mais longa (6 dias úteis). Não é verdade, pois 3 ou 4 dias depois recebi parte da encomenda com 4 livros; que aliás, um deles era maior do que a caixa em que foi acondicionado... Liguei para saber dos outros 2 títulos que faltavam e reclamei sobre o livro que chegou um pouco amassado nas bordas... A atendente disse que 1 deles estava a caminho e o outro ainda estava no sistema de busca. Por que mandaram em duas remessas e não uma que seria mais econômico, perguntei. Procedimento da empresa, foi o que escutei... Caso eu quisesse efetuar uma troca do livro amassado eu teria que registrar isso no sítio, ir aos correios despachar o livro, depois não sei o que teria que fazer para não pagar pelo transporte, etc... Interrompi aquela fala toda. Você acha que por causa de um funcionário de vocês que embalou mal o livro, agora eu sou obrigado a fazer tudo isso? Não vou fazer isso e quero deixar registrada esta reclamação, para que não ocorra mais isso... Outro título chegou em 03/04/09. Em 05/04/09, cancelei o recebimento de e-mail, pois a frequência dos e-mails que a Saraiva envia é muito alta, com muita, muita propaganda, quase todos os dias...

Após diversas tentativas de localizar o item abaixo relacionado, que compõe o seu pedido 12141932, constatamos que o mesmo encontra-se temporariamente esgotado junto aos nossos fornecedores e será cancelado... Produto: Rifa da Girafa Fifa, a... Clique aqui para fornecer os dados bancários para que possamos efetuar o reembolso do valor pago.

► ATUAL EDITORA LTDA. – www.atualeditora.com.br
Avenida General Valdomiro de Lima, 833 – São Paulo
Título relacionado: Os bichos do meu zoológico (97); Nota: verificar livro didático Ciências volume 1, de Paulo Cunha

► GRUPO SICILIANO – www.siciliano.com.br
A Livraria foi criada em 1928 por Pedro Siciliano; comercializava apenas jornais e revistas. A inauguração da primeira loja especializada em livros foi em 1942, no centro de SP. Em 1988, o grupo passou a investir na área editorial com a publicação de livros infantis e literatura em geral.
volta ao topo

GRUPO TODOLIVRO (SC)

► EDITORA TODOLIVRO LTDA. – www.todolivro.com.br
Rua das Missões, 696 – Ponta Aguda – Blumenau, Santa Catarina

Notas: O Grupo Todolivro adquiriu a Editora Eko... Também a Brasil Leitura?... O sítio é em flash, não tem sistema de busca e a gente tem que adivinhar em que seção está o que se procura ou equilibrar o mouse na seta... muito chato...

Títulos: A elegância da mamãe girafa (2001), A girafa que queria ter sucesso (05), Animais selvagens (05), Agripina, a girafa (06?)

► EDITORA EKO – www.eko.com.br
Rua das Missões, 696 – Ponta Aguda – Blumenau, Santa Catarina

Nota: O sítio em flash não tem sistema de busca, portanto não encontrei o que procurava... Títulos relacionados: Visitando o zoológico (1995), Gina, a girafa prestativa (99)

volta ao topo

EDITORAS EXTINTAS

► CASA EDITÔRA VECCHI LTDA.
A extinta Editora Vecchi foi fundada em 1913, na cidade do Rio de Janeiro por uma família de descententes de italianos, os Vecchi, publicava uma ampla gama de revistas e livros sobre todos os temas, mas tornou-se célebre por suas edições de histórias em quadrinhos.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Editora_Vecchi | Títulos relacionados: Josefina, a girafinha (195?), Álbuns de Figurinhas (1959)

► EDITORA BLOCH EDITORES S.A.
A Bloch Editores foi por décadas um dos mais importantes conglomerados da imprensa no Brasil. O Grupo Bloch começou a ser erguido pelo imigrante russo Adolpho Bloch (1908-1995) em 1952, e na sua melhor fase era composto por duas gráficas, uma fábrica de tintas, editora e distribuidora de livros didáticos e revistas, um teatro, 12 emissoras de rádio e cinco de TV, que compunham a Rede Manchete. A revista Manchete, que vendia 120 mil exemplares em 1957, foi sempre o carro-chefe da empresa e foi publicada de 1952 a 2000. Tinha como fonte de inspiração a ilustrada parisiense Paris Match e utilizava, como principal forma de linguagem, o fotojornalismo. Atingiu rápido sucesso e em poucas semanas chegou a ser a revista semanal de circulação nacional mais vendida do país, destituindo a renomada e tradicional concorrente, até então, hegemônica “O Cruzeiro”. Lançou nomes ilustres como Rubem Braga e Fernando Sabino. Posteriormente, o nome da revista foi dado à emissora de televisão, a extinta Rede Manchete. A Bloch Editores teve sua falência decretada em agosto de 2000. Em dezembro de 2002, os principais títulos das revistas da Bloch Editores – Manchete, Pais&Filhos, Ele&Ela e Fatos& Fotos – foram leiloados. O comprador foi Marcos Dvoskin, ex-diretor geral da Editora Globo, que criou a Manchete Editora. A Revista Manchete foi relançada em 2002, pela Editora Manchete. No entanto, deixou de ter periodicidade semanal para passar a ser editada apenas em edições especiais sem periodicidade fixa, como os especiais de Carnaval, por exemplo.

Outras revistas da extinta Bloch: Amiga, Conecta, Desfile, Geográfica Universal (Notas: 1997, 1998), Manchete Esportiva, Manchete Rural, Mulher de Hoje, Os Trapalhões (histórias em quadrinhos), Sétimo Céu, Super Moldes... Nota: Dicionários... Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bloch_Editores

► EDITORA BRASIL-AMÉRICA – Ebal (extinta)
Fundada em 18/05/1945, no Rio de Janeiro, pelo baiano (que o livro A Guerra dos Gibis, de Gonçalo Junior, desvendou) Adolfo Aizen, que também tinha um apelido de respeito: “O Pai das Histórias em Quadrinhos no Brasil”...
Fonte: Universo HQ www.universohq.com/quadrinhos/2005/hq_ebal.cfm | Título relacionado: A girafa castigada (1967)


EDITORAS EM ORDEM ALFABÉTICA

► EDITORA AZOUGUE EDITORIAL – www.azougue.com.br
Rua Jardim Botânico, 674 – Sala 605 – Jardim Botânico – RJ

A Azougue Editorial foi criada em 2001, como extensão da revista Azougue, considerada uma das mais importantes revistas literárias em atividade no Brasil. Título relacionado: O Gerifalto (2001)... Nota: Veja abaixo Massao (1963)...


► EDITORA BAKANA LTDA. – Avenida Getúlio Vargas, 1701 – Belo Horizonte, Minas Gerais – MG

Nota: Pedi para Valéria verificar... Parece que essa editora não existe mais. O telefone (31) 3297-5702 não existe e a telefonista do 102 informou que há uma editora chamada Planeta Letra, no telefone 3281-7098. Esse telefone não atende. Tentei em 3 horários diferentes... Título relacionado: Dona Gigi – Uma girafa com alma de gente (1990)


► EDITORA BÁRBARA BELA – Bárbara Bela Editora Gráfica e Papelaria Ltda. M.E.
CSG 1, s/n lt 2 – Taguatinga, Distrito Federal – DF

Título relacionado: Pescoço de girafa na poeira (1999)


► EDITORA CANÇÃO NOVA – http://editora.cancaonova.com
Rua São Bento, 43 – Centro – São Paulo – SP

A Editora atua na área de espiritualidade; alguns de seus autores: Pe. Fábio de Melo, a atriz Myrian Rios, entre outros. A “Coleção Histórias Bíblicas do Antigo Testamento para colorir” é destinado ao ensino da Palavra de Deus. Notas: O sítio é ótimo e no Shopping Canção Nova soube da camiseta infantil branca, meia malha e 100% algodão, com a frase estampada: “Gija, com Jesus sou mais feliz”...

Títulos relacionados, ambos para colorir: Gija girafa (06), Arca de Noé (2007; ainda pegar a imagem e os dados...)


► EDITORA CEDIBRA EDITORA BRASILEIRA LTDA.
Rua – Rio de Janeiro – RJ?

Títulos relacionados: Era uma vez... uma girafa (79), Álbuns de Figurinhas (1983?)


► EDITORA EDIÇÕES BAGAÇO – www.bagaco.com.br
Rua dos Arcos, 150 – Poço da Panela – Recife – PE

Nota: O sítio é bom, tem sistema de busca rápida, mas meio chato se for procurar por título ou autor; também não fornece dados sobre os autores, por exemplo. Título relacionado: Lupércio, o elefantinho gago (2003)


► EDITORA EDIÇÕES CELD – CENTRO ESPÍRITA LÉON DENIS
Rua Abílio dos Santos, 137 – Bento Ribeiro – Rio de Janeiro – RJ
www.celd.org.br – www.leondenis.com.br

A Editora Léon Denis, foi fundada com o objetivo de difundir a Literatura Cristã Espírita... Título relacionado: A girafa fenomenal e outras histórias (1995?; pesquisar na Biblioteca Pública Érico Veríssimo...)


► EDITORA E DISTRIBUIDORA CIRANDA CULTURAL LTDA.
Rua Frederico Bacchin Neto, 140 – Parque dos Príncipes, Jardim Adalgisa – SP
www.cirandadainclusao.com.br – www.cirandacultural.com.br

Títulos relacionados: A girafinha Gigi (200?), Baby girafa (200?), Nem todas as girafas são iguais (08), Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais (200?), Vida Animal Girafas (2010?)


► EDITORA COMPANHIA BRASILEIRA DE DIVULGAÇÃO DO LIVRO
Rua – Rio de Janeiro – RJ?

Nota: Cia. Brasileira de Divulgação do Livro... Título relacionado: Histórias de bichos e aves (1965)


► EDITORA COMPANHIA DAS LETRAS – SCHWARCZ LTDA.
Rua Bandeira Paulista, 702 – Conjunto 32 – São Paulo – SP
www.companhiadasletras.com.br – www.ciadasletras.com.br

A Companhia das Letras (caravela) foi fundada em 1986. Três selos compõem a editora: Companhia das Letrinhas, Cia. das Letras e Companhia de Bolso... Criado em 1992, o selo Companhia das Letrinhas (trem) tem como proposta editar livros infantis. O selo Cia. das Letras (carro), que surgiu em 1994, desenvolve duas linhas básicas: de um lado, publica livros de ficção e não-ficção voltados para pré-adolescentes e adolescentes; de outro, obras de interesse para diferentes faixas etárias, como “O mundo de Sofia”, por exemplo. Para tornar o livro ainda mais acessível, em 2005 foi criado o selo Companhia de Bolso, que relança em edição econômica os grandes sucessos da Companhia das Letras. Nota: Os títulos da Cia. das Letras também trazem informações sobre a Editora Schwarcz Ldta.

Títulos relacionados com girafas:
O pescoço da girafa (97)
Girafas não sabem dançar/Giraffes Can’t Dance (99, 09)
A girafa que cocoricava/The Giraffe who Cook-A-Doodle-Doo’d (01)
As lágrimas da girafa/Tears of the Giraffe (03)
Histórias, Quadrinhas e Canções com Bichos (04)
El libro de los seres imaginarios/O livro dos seres imaginários (2007)
A longa marcha dos grilos canibais (2010)

volta ao topo

► EDITORA COSAC & NAIFI EDIÇÕES LTDA. – www.cosacnaify.com.br
Rua General Jardim, 770 – 10º andar, Cj. 10A – Vila Buarque, São Paulo – SP
Telefones: (11) 3218-1452 / 3218-1455 / 3218-1458, Horário: segunda a sexta, das 8 às 18h

Fundada em 1996 por Charles Cosac e Michael Naify, a Cosac Naify surgiu como uma editora voltada aos livros de arte: cinema, teatro, design, arquitetura, fotografia, dança, moda, monografias sobre artistas brasileiros e ensaios sobre história e teoria da arte. A partir de 2001, foram criadas novas linhas editoriais, que oferecem ao leitor um repertório de obras clássicas da literatura universal, de autores contemporâneos e da literatura brasileira, além de ensaios de referência em filosofia, antropologia e crítica literária.

Nota: O sítio é excelente, só faltou a biografia dos autores; contém muita informação e disponibiliza a opção: Veja uma ilustração! Título relacionado: Uma girafa e tanto/A giraffe and a half (03), Abraham Palatnik (2004), Os animais de todo mundo (2006)


► EDITORA CRONSTRUIR – www.construirnoticias.com.br
Rua – Recife, Pernambuco – PE

Nota: Enviei e-mail (atendimento@editoraconstruir.com.br) no dia 02/04/09, perguntando sobre o título, pois não encontrei no sítio Construir Notícias... Título relacionado: Gigi, a girafa elegante (06)


► EDITORA DCL – DIFUSÃO CULTURAL DO LIVRO
Rua Manoel Pinto de Carvalho, 80 – Bairro do Limão – São Paulo – SP
dcl@editoradcl.com.br – www.editoradcl.com.br

Nota: Sítio carregado, pede para instalar programa... Liguei e: a coleção Bichos e Fantasias saiu de linha em 2002... Título relacionado: A girafa e o ratinho (1997)


► EDITORA DIMENSÃO
Rua Rosinha Sigaud, 201 – Caiçara – Belo Horizonte, Minas Gerais – MG
www.editoradimensao.com.br

Fundada em 1986, em Belo Horizonte, na Rua Salinas. Em 1994 a Editora muda-se para um prédio próprio, no bairro Caiçara. Desde 1995, publica a Revista Presença Pedagógica (www.presencapedagogica.com.br). Notas: O sítio é bom, mas não contém informações relevantes; fiquei sem saber o preço do livro, tampouco a data de edição... Título relacionado: Josefina, a girafa metida (95)


► EDITORA DO BRASIL S.A. – www.editoradobrasil.com.br
Rua Conselheiro Nébias, 887 – Campos Elíseos – São Paulo – SP

Fundada em 05/08/1943 tendo como pioneiro e maior acionista, Dr. Carlos Costa... Títulos relacionados: Passeio no jardim zoológico (1953?), Girafinha Flor faz uma descoberta (96), Histórias africanas para contar e recontar (01).


► EDITORA EDIÇÕES INFANTIL.COM
Praça Silvio Romero, 66 – Conjunto 06, Tatuapé – São Paulo
www.edicoesinfantil.com.br

Ediciones Infantil.com (www.edicionesinfantil.com.ar) são livros importados e distribuídos pela MR MAN – MAD Product Distribuidora Ltda. Títulos relacionados: Falatório no zoológico (06), Fortunata, a girafa (06)


EDIÇÕES MELHORAMENTOS – CIA. MELHORAMENTOS S.A.

► EDITORA e LIVRARIA MELHORAMENTOS
Rua Tito, 479 – Vila Romana (Lapa) – São Paulo – SP
www.editoramelhoramentos.com.br – livrariamelhoramentos.com.br

Antonio Prost Rodovalho decide que já era hora do Brasil produzir, em larga escala, o seu próprio papel (até então produzido de maneira muito tímida ou importado da Europa). Em abril de 1890, em Caieiras, interior do Estado de São Paulo, é produzido o primeiro papel industrializado do Brasil. Meses depois (12/09/1890), aproveitando a boa vontade do governo, que libera recursos para empresas comprometidas com a melhoria da infra-estrutura urbana, Rodovalho cria a Companhia de Melhoramentos. Em 1960, é inaugurada a Livraria Melhoramentos no Largo do Arouche. Em 1994 nasce a DI – Divisão Institucional.

Hoje, a Melhoramentos ocupa posição de destaque nos diversos mercados em que atua (editora, papeis e lignossulfonato). Na área editorial, uma das vedetes é a linha de Dicionários Michaelis que, além do Português, tem edições bilíngues: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano e Japonês. Para não perder a tradição iniciada em 1915, com a edição do “Patinho Feio”, a Melhoramentos alinha entre seus autores Ziraldo – único autor brasileiro a vender mais de 2,5 milhões de livros de um único título: “O Menino Maluquinho”.

Títulos relacionados: A girafa feliz/The Happy Giraffe (1944), A Arca de Noé (1953), Dona girafa e os macaquinhos/Cecily G. and the 9 Monkeys (56), O livro do zôo/The zoobook (69)


► EDITORA EDIÇÕES PAULINAS – www.paulinas.org.br
Rua Pedro de Toledo, 164 – São Paulo – SP
Rua XV de Novembro, 71 – Centro – São Paulo – SP

As Filhas de São Paulo são conhecidas como irmãs “Paulinas” – nome originado do Apóstolo Paulo. Fazem parte de uma Congregação religiosa de mulheres consagradas para o anúncio do Evangelho com as novas formas e meios de comunicação. Foi fundada em 1934, quando as primeiras irmãs, Dolores Baldi e Stefanina Cillario, missionárias vindas da Itália, desembarcaram na cidade de São Paulo. A Paulinas Editora tem suas raízes em Alba, no norte da Itália. Foi iniciada pelo Padre Tiago Alberione, fundador da Congregação das Filhas de São Paulo, Irmãs Paulinas, destinadas a atuar apostolicamente no mundo da comunicação. Hoje, atua por meio de livros, revistas, pôsteres, cartões, folhetos, discos, DVDs, programas de rádio, televisão, entre outras atividades.

Nota: Gráfica Pia Sociedade Filhas de São Paulo, Via Raposo Tavares, km 19. O sítio é bom, abrangente, tem biografia dos autores e sistema de busca geral; na seção da marca internacional é bastante interessante ver o logotipo em diversos idiomas... Na loja o atendimento é impecável, ainda fornecem o Cartão Paulinas Fidelidade, do Programa de Fidelidade e Relacionamento Paulinas.

Títulos relacionados: Bichinhos do zoológico (90), A girafa curiosa/La Jirafa Curiosa (1999/00 Paulinas/Livraria Letraviva), Girafa não serve pra nada (00), Veja, um crocodongo! (04), A Arca de Noé (07), cartão Zunido...

Outras Editoras Católicas: Edições Loyola, Editora Ave Maria, EDUSC, Editora Palavra & Prece, Editora Paulus, Editora Salesiana, Editora Santuário, Editora Vozes.


► EDITORA EDUCARTE LTDA. – www.educarte.com.br
Rua Presidente Faria, 431 – Curitiba, Paraná – PR

Notas: A Editora atua desde 1995. O sítio não tem área de literatura infantil... 18/03/09 (educarte@educarte.com.br): Pedido de Livro, Para quem possa interessar, Por favor, eu quero adquirir o título, mas não encontrei no sítio. Qual o procedimento que devo tomar para conseguir um exemplar? Tenho uma criança que ama girafas e ela quer ler este livro. Obrigado por sua atenção. 19/03/09: Caro Sergio, Esse livro nós não editamos mais. Vamos verificar se há algum exemplar. Se houver nós lhe enviamos. Obrigado. Dep. Comercial. 26/03/09: Gostaria de saber se vocês verificaram para mim se há algum exemplar... Ou então, por favor, onde eu posso encontrar um? Eu sou de São Paulo e já procurei em sebos por aqui, no entanto não encontrei... Pelo que vi, a autora é de Curitiba, é isso? Tem algum contato para me passar em Curitiba? Alguém que poderia ter esse livro? 02/04/09: Pedi para Cristina verificar...

Título relacionado: A girafa que fugiu do zoológico (1999)


► ESCRITURAS EDITORA E DISTRIBUIDORA DE LIVROS LTDA.
Rua Maestro Callia, 123 – Vila Mariana – São Paulo – www.escrituras.com.br

Título relacionado: Gigi balangandã (99)

Fundada em 04/1994, “Brasil Retratos Poéticos” une imagens e versos; alguns com poemas de Raimundo Gadelha. São imagens de fotógrafos brasileiros de renome, como Adriano Gambarini (gambarini.com.br), Araquém Alcântara, Denise Greco, Eduardo Castanho (eduardocastanho.fotki.com), Fabio Colombini (fabiocolombini.com.br), Mauricio Simonetti, Walter Firmo, entre outros. A coleção já chegou ao seu terceiro volume (2ª edição), depois de sete edições de Brasil Retratos Poéticos 1 (desde 1996) e três de Brasil Retratos Poéticos 2 (desde 2001).


► EDITORA FRANCO – www.francoeditora.com.br
F. Franco e Cia Ltda, criada em 2001; editor Fernando Mario Franco
Rua Halfeld, 744 – Loja 4 – Centro – Juiz de Fora, Minas Gerais – MG

Títulos relacionados: Zefa, a girafa (02), Granfinosa e Marieta (04)

Notas: O sítio é bom, os títulos estão organizados por coleções; não tem sistema de busca, nem de compra. Escrevi para a Editora em 20/03/09 (franco05@terra.com.br), que me passou à distribuidora Brazil Book (fabiano@brazilbook.com.br) – quem até me ligou; depois de alguns contratempos até o dia 6 de abril (Desculpa pela demora, Aline – contato@brazilbook.com.br); fiz o depósito em 7/4; cobrei novamente pela demora; em 15/04 fui informado que estava a caminho e sobre a mudança para loja no centro de Sapucai Mirim – MG; os livros chegaram no dia seguinte. 17/04: quanto ao livro sobre girafa vou pedir a ele verificar para vc, nós te avisamos...


► EDITORA FTD S.A. – www.ftd.com.br
Rua Rui Barbosa, 156 – Bela Vista – São Paulo

Título relacionado: A girafa comilona (08)

A Editora nasceu em 1902, ampliando a atuação dos Irmãos Maristas que estavam no Brasil desde 1897 na direção de vários colégios. As iniciais da Editora são uma homenagem a Frère Théophane Durant – Superior Geral da Congregação Marista de 1883 a 1907.


► EDITORA FUNDAMENTO EDUCACIONAL LTDA.
www.editorafundamento.com.br
Endereço: O sítio não informa... Curitiba, Paraná – PR

Nota: A seção “Quem somos”, o sítio também não informa nada... Título relacionado: Pra você (04)


► EDITORA GLOBO S.A. – http://editoraglobo.globo.com – www.globo.com
Avenida Jaguaré, 1485 – 3º andar – São Paulo – SP

A Editora Globo foi incorporada pelas Organizações Globo, do jornalista Roberto Marinho, que já possuía, desde 1952, a “Rio Gráfica Editora”. Em 2001, a Editora Globo cria a Unidade de Globo Livros, dividida em duas editorias, a de Livros e a de Publicações. Prosseguindo com a tradição da célebre Globo de Porto Alegre, a editoria de livros da Globo Livros publica literatura brasileira e estrangeira; a Globo Livros publica best-sellers como Cazuza, por exemplo.

A “Rio Gráfica Editora S.A.” fazia parte das Organizações Globo (corporação da qual faz parte a Rede Globo), mas não podia usar o nome em função de já haver no Brasil uma outra editora com o nome de Globo. Enfim passou a se chamar Editora Globo, quando adquiriu, em 1986, a gaúcha Editora Globo. Fonte: (http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Grafica_Editora) Antigos títulos relacionados: Dicionários, Arte hoje (79), Maravilhas da natureza (80?), Zoo o fantástico mundo animal (82), A girafa (1986?), Os filhotes (98); Álbuns de Figurinhas (1981)

Algumas Revestas da Editora Globo: Autoesporte, Carinho, Casa e Jardim, Crescer, Criativa, Época, Galileu (ex-Globo Ciência), Globo Rural, Marie Claire (licenciada da original francesa), Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Quem, Revista Fantástico, Revista Monet, Globo Livros... Títulos relacionados: A Arca de Noé (n/c), Histórias da Bíblia (n/c)

30/01/2008 (http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/): Zoo Chester

O blog (http://colunas.epoca.globo.com/animal/) traz para o leitor, todos os dias, as melhores fotos e os vídeos mais interessantes do mundo animal. Você viu alguma foto legal? Tem algum vídeo bacana do seu bichinho? Envie para a equipe de Época Online (epocaonline@edglobo.com.br). Notícias do blog (http://colunas.epoca.globo.com/animal/tag/girafa/): Zoo Roma (27/05/08), Zoo Londres (30/07/08), Zoo San Diego (22/08/08), Zoo Taronga (02/03/09), Zoo Houston (03/02/09), Zoo Dusit (10/03/09).


► EDITORA IDE LTDA.
Avenida Higienópolis, 37 – Sobreloja – Sala 01 – Centro, Londrina – Paraná – PR

Editora IDE (www.editoraide.com.br) – Imprensa de Disseminação do Evangelho, fundada em 01/2001. Títulos relacionados: Zazá a girafa amiga (2009)


► EDITORA IMPALA BRASIL EDITORES LTDA.
Rua São Paulo, 312 – Alphaville Empresarial, Barueri – SP
comercial@impalabrasil.com.br – www.impalabrasil.com.br

Nota: O sítio não traz seção “Quem Somos”... Títulos relacionados: Girafa, casa da girafa (1997), Na selva (05), A girafa (08), No Zoológico (2008?)


► EDITORA LETRA VIVA LTDA. – EDIÇÕES SABIDA
Rua Hermann Hering, 732 – Bom Retiro – Blumenau, Santa Catarina – SC
editora@elv.com.br – www.elv.com.br?

Nota: Dados e endereço retirados da capa do livro... Título relacionado: África – Girafa (n/c)


► EDITORA LETRAVIVA LTDA. – www.letraviva.com.br
Avenida Rebouças, 1986 – Jardim América – São Paulo

A Editora Letraviva, Importação e Distribuição de Livros Ltda. foi fundada em 12/1979 e desenvolve seu trabalho inteiramente dedicado ao livro em espanhol. A Letraviva iniciou efetivamente suas atividades como editora em 1999. No dia 07/10/2000 foi inaugurada sua filial em BH, Editora Letra Viva Importadora e Distribidora de Livros Ltda., no Shopping 5ª Avenida, em Belo Horizonte – Minas Gerais.

Notas: A Valéria quem me passou o endereço óbvio do sítio que eu não encontrei... Fiz pedido através de cadastro no sítio em 21/03/09; depois falei com Fernanda de Oliveira. Ambos os livros chegaram muito bem embalados. Títulos relacionados: A girafa curiosa/La Jirafa Curiosa (1999/00 Paulinas/Letraviva), Uma girafa de outuno/Una jirafa de otoño (2004/95 Scipione/Letraviva)


MARTINS FONTES (SP)

► LIVRARIA MARTINS FONTES EDITORA LTDA.
Editora WMF: Rua Prof. Laerte Ramos de Carvalho, 163 – Bela Vista
www.wmfmartinsfontes.com.br – www.martinseditora.com.br
Livraria WMF: Praça do Patriarca, 78 – Centro
www.livrariamartinseditora.com.br – www.martinsfontes.com.br

Livraria Martins Fontes, por vezes creditada como LMFE, é uma editora brasileira, sendo hoje administrada pelos herdeiros do fundador Waldir Martins Fontes, Evandro Martins Fontes e Alexandre Martins Fontes. Sua sócia majoritária é a viúva Norma Martins Fontes. Localizada na Avenida Paulista, centro financeiro de São Paulo, uma das livrarias ocupa uma área de 700 metros quadrados, onde estão expostos mais de 80 mil títulos, entre nacionais e importados, a livraria Martins Fontes Paulista (www.martinsfontespaulista.com.br) é, hoje, uma referência no cenário livreiro nacional. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Livraria_Martins_Fontes

“Martinez” e “Fuentes” são os sobrenomes dos avós espanhóis de Waldir Martins Fontes (1934-2000). Ainda jovem (22 anos), deixou seu emprego na Petrobrás para vender livros publicados pela editora Globo – onde se destacou. Em 1960, com os irmãos Walter e Waldemar, fundou a livraria em sua cidade natal, Santos. Em seguida, uma distribuidora que, já em 1972, era uma grande distribuidora de livros portugueses. No ramo de importados fez-se líder do segmento no Brasil. Transferiu-se para São Paulo e montou a editora... Às vezes, faziam-se em Portugal tiragens inteiras para o Brasil, só para a Martins Fontes, de modo que muitas pessoas pensavam que a Martins Fontes fosse uma editora portuguesa.

O primeiro livro cujos direitos foram adquiridos pela MF é o de Thérése Bertherat, O corpo tem suas razões, em 1976. Mais tarde fundou as lojas na Rua Doutor Vila Nova e na Avenida Paulista... Hoje, a empresa conta com quatro lojas (a de Santos, duas em São Paulo e uma no Rio de Janeiro), mas seu principal negócio é a edição de livros, iniciada em meados dos anos 70. A Martins Fontes destaca-se pela edição de obras universitárias, em diferentes áreas, como filosofia, psicologia, artes e sociologia. Apesar disso, conta com alguns best sellers, como a série Onde Está Wally?. Outro sucesso editorial do grupo é Mafalda, personagem do desenhista argentino Quino. A linha dos clássicos é o diferencial desta editora. Em 2005, foram criadas mais duas empresas, Martins e WMF que passaram a dar continuidade ao projeto editorial da Martins Fontes.

Realizado pelos filhos, o documentário “Waldir Martins Fontes – O Editor e o Homem”, além de destacar o “editor”, abre espaço para a figura humana, misturando depoimentos de amigos e familiares. WMF começou como “livreiro” e terminou como influência. Quem atesta isso são grandes nomes do mercado editorial brasileiro hoje: Luiz Schwarcz (Companhia das Letras) e Paulo Rocco, entre outros.

Nota: O também santista José Martins Fontes (1884-1937), médico e poeta brasileiro (que além da obra poética, destacou-se como filósofo, jornalista e prosador), e sua respectiva família não têm absolutamente nada a ver com a editora homônima; segundo Rui Calisto – biógrafo do poeta.

Títulos: A girafa de vidro (71), A girafa, o pelicano e eu/The giraffe and pelly and me (00), Animais sem zoológico/Animali senza zoo (08)


► EDITORA MANOLE LTDA. – www.manole.com.br
Avenida Ceci, 672 – Tamboré – Barueri – SP

Fundada em 1966. Título relacionado: Eu sou mais alta que você! (97)


► EDITORA MASSAO OHNO EDITOR

Massao Ohno mora sozinho no bairro da Bela Vista. Pai de quatro filhos, avô de sete netos, Ohno é também o editor responsável por divulgar toda uma geração de escritores – a chamada “Geração 60”, publicando “Antologia dos Novíssimos”, com contos e poemas assinados por Roberto Piva, Cláudio Willer entre outros. Nos anos seguintes, estabeleceu uma parceria duradoura com Hilda Hilst, e revelou ainda nomes como Renata Pallotini e Álvaro Alves de Faria. Nos anos 80, a Massao Ohno publicou livros em parceria com personagens da alta sociedade paulistana, como Rosita Kampwerfer e Lídia Pires e Albuquerque. A partir dos anos 80, também editou tankas (um tipo de poesia japonesa arcaica) de Takuboku Ishikawa e haicais...

Nota: Verificar se O Gerifalto (1963) foi publicado por esta editora... Veja acima Azougue (2001)... Título relacionado: O pescoço da girafa (1993)


► EDITORA MERCADO ABERTO – www.mercadoaberto.com.br
Rua Comendador Tavares, 118 – Navegantes – Porto Alegre – RS

Fundada em 14/11/1977. Título relacionado: O samba da girafa (1985)


► EDITORA MIGUILIM – www.editoramiguilim.com.br
Avenida Bernado Monteiro, 52 – Floresta – Belo Horizonte – MG

Título relacionado: Lições de girafa (93)

A Editora Miguilim – menino de Guimarães Rosa – nasceu em 1980 no coração de três idealistas: As Professoras da UFMG Maria Antonieta Antunes Cunha, Ana Maria Clark Peres e a escritora Terezinha Alvarenga.


► EDITORA MODERNA LDTA. – www.moderna.com.br
Rua Padre Adelino, 758 – Belenzinho – São Paulo – SP

A Editora Moderna edita, publica e distribui livros didáticos, materiais de apoio e livros de literatura desde 1968. Em 2001, passou a integrar o Grupo Santillana, que atua na Europa e nas Américas. Títulos relacionados: Dicionário Ilustrado: 1500 Palavras (95), A Centopéia que pensava (96), , Bicho que te quero livre (98)


► EDITORA PANDA BOOKS – EDITORA ORIGINAL
Rua Henrique Schaumann, 286 – Conjunto 41 – SP
www.pandabooks.com.br | Telefones: 2628-1323 ou 3088-8444

O autor e jornalista Marcelo Duarte (nascido em 31/10/1964), fundou em 1999, a editora Panda Books. Unida com a Editora Original publica livros que aliem informação e diversão. Publicou título como Amor entre meninas, e tem trabalhos de autores como Fernando Tavares Sabino (1923-2004), Silvio de Abreu e Jairo Bouer, por exemplo. Nota: O sítio (2007) é excelente, embora não venda seus títulos, indica as livrarias e traz biografias dos autores. Título relacionado: Girafa tem torcicolo? (08)
Páginas relacionadas: A origem de datas e festas, Datas comemorativas.

Matéria em Louco por coleções – Colecionadores Célebres, 10/03/2010: “Família que coleciona unida permanece unida”
Trecho compilado (www.loucosporcolecoes.com.br/index.php/familia-colecionadora.php): “Dez anos de girafas – Outra coleção, a de girafas, também começou por acaso. 'Comprei uma girafinha em um aeroporto e minha mulher (a diretora de TV Maísa Zakzuk) tinha acabado de ganhar uma miniescultura do animal. Juntamos as duas, e hoje já são dez anos de coleção', conta Marcelo, apontando para a estante com prateleiras de vidro repleta de miniaturas de girafas. As presenteadas por amigos ou adquiridas em viagens têm sabor especial. 'Cada uma me traz uma lembrança', confirma Maísa.”

Autor da série de livros “O Guia dos Curiosos” (www.guiadoscuriosos.com.br), Marcelo Duarte é um dos “Loucos por Futebol” da ESPN-Brasil, apresenta o “Você é Curioso?” na Rádio Bandeirantes, escreve no Jornal da Tarde e comanda o programa “TV Curioso”.

volta ao topo

► EDITORA PANORAMA DA CRIANÇA – Panorama Comunicações Ltda.
Rua Dom José, 17 – Vila Formosa – São Paulo – SP, Telefone: 6101-1165 – www.panoramaeditora.com.br (não funciona)

Título relacionado: Graziela, a girafa geométrica (2000) Ligar...


► EDITORA QUARTET EDITORA – www.quartet.com.br
Rua da Candelária, 9 – Grupo 1010 – Centro – Rio de Janeiro – RJ

Título relacionado: O parto da girafa (2007)

Fundada em 1992, compreende Quartet Comunicação, Quartet Editora e a Livraria Museu da República (www.livrariamuseudarepublica.com.br), no Museu da República.


► EDITORA RHJ LIVROS LTDA. – www.editorarhj.com.br
Rua Cuiabá, 415 – Prado – Belo Horizonte, Minas Gerais – MG

Distribuidora em SP: NOOVHA América Editora e Distribuidora de Livros LTDA
Rua Monte Alegre, 351 – Perdizes – São Paulo – SP, Fone: 3675-5488

A Editora RHJ foi fundada em 1987. Desde 1974 atua como distribuidora, a RHJ Livros. Iniciou sua produção editorial com 5 títulos de literatura infantil da coleção Guri. Sediada em Belo Horizonte, com filiais em Uberlândia, Brasília e Goiânia. Nota: Pedi para Valéria verificar... (Tem o livro, mas esqueci o motivo...) Títulos relacionados: A rifa da girafa-Fifa (199?), Um zoológico às avessas (?)


► EDITORA GRUPO EDITORIAL SCORTECCI
Rua Dep. Lacerda Franco, 177 – Pinheiros – São Paulo – SP
gruposcortecci@scortecci.com.br – www.scortecci.com.br

A Scortecci edita, imprime e comercializa livros sob demanda e em pequenas tiragens (sistemas de impressão Digital e Offset) para autores e empresas do ramo editorial. Editor responsável: João Scortecci. Título relacionado: O menino Alcides (2007)


► EDITORA SEED EDITORIAL
www.seednet.mec.gov.br (http://portal.mec.gov.br)

A SEED – Secretaria de Educação a Distância é um órgão vinculado ao MEC – Ministério da Educação e Cultura. Títulos relacionados: Mamíferos (59 e 62), Girafafá girafafinha (199?), série de desenhos animados (2000).


► EDITORA SEXTANTE INFANTIL – www.sextante.com.br
Rua Voluntários da Pátria, 45 – Sala 1404 – Botafogo – Rio de Janeiro – RJ

Títulos relacionados: Amigos da Selva (08), Guida, A Girafa (09)

Numa época em que o homem só dispunha do céu e das estrelas para se orientar, o Sextante era uma ferramenta fundamental para se atingir o destino desejado. Observando através do Sextante, o navegador se norteava, medindo a distância entre os astros e o horizonte. Foi por essa razão que o nome Sextante foi escolhido para a Editora.


► EDITORA TOTALIDADE EDITORA
Rua Engenheiro Alcides Barbosa, 29 – São Paulo – SP
contato@totalidade.com.br – www.totalidade.com.br

A Totalidade Editora nasceu em 1989. Nota: 28/03/09 O pedido foi enviado com sucesso! Aguarde as instruções, que serão enviadas por e-mail, para dar continuidade à compra. O pagamento é feito via depósito bancário. Título relacionado: Gigi e as sermentes (?)

volta ao topo

EM ESPECIAL, A LOGOMARCA DA EDITORA: “A GIRAFA” e “A GIRAFINHA”

► A GIRAFA EDITORIAL LTDA.– GIRAFINHA
Avenida Angélica, 2503 – Conjunto 125, 12º andar
Cerqueira César – CEP: 01227-200 – São Paulo – SP
agirafa@agirafa.com.br – gerentecomercial@agirafa.com.br – www.agirafa.com.br

O logotipo da Lanchonete Giraffas e o logotipo da Editora A Girafa foram criados pela maior agência de publicidade do Brasil a DPZ (www.dpz.com.br). O lema da Editora é o dístico: “A cabeça nas nuvens, os pés no chão”. Cada livro traz o logotipo da empresa – uma girafa desenhada pelo publicitário catalão Francesc Petit (o P da DPZ). Parece-me que ela foi escolhida porque escritores brasileiros como Guimarães Rosa (Ave, palavra) e Murilo Mendes (Poliedro), ambos escreveram sobre girafas...

A Girafa se apresenta ao mercado editorial assumindo um compromisso com a inteligência e o bom gosto do leitor. De olho no que de melhor e mais útil os autores escrevem no Brasil e no mundo, busca atender as carências e necessidades de um consumidor cada vez mais exigente e capacitado a separar o joio do trigo e a não comprar gato por lebre. A palavra de ordem nesta casa editorial é servir de ponte entre o escritor, que procura uma oportunidade para levar a público sua obra, e o leitor, que se interessa em aumentar seu acervo de conhecimentos ou usufruir do deleite de uma leitura prazerosa e proveitosa, proporcionando a ambos os lados os instrumentos necessários para melhorar a qualidade da comunicação entre eles. Beleza, utilidade, simplicidade e qualidade serão sempre objetivos deste trabalho.

A Editora publica autores nacionais e estrangeiros, novos e consagrados, na linha de ficção e não ficção. Vários autores nacionais da Editora já receberam prêmios literários, como Jabuti, Nestlé, Senador José Ermírio de Moraes, Machado de Assis da Biblioteca Nacional, e prêmios da Academia Brasileira de Letras. Com mais de 100 títulos publicados, A GIRAFA firma-se cada vez mais como uma editora independente, não comprometida com os modismos do mercado editorial, mas sempre com a preocupação de levar ao público leitor um conteúdo atual e de qualidade.

O carioca Pedro Paulo de Sena Madureira, autor do livro de poemas “Rumor de Facas”, Companhia das Letras (1989), trabalhou para editoras como a Nova Fronteira, Rocco e Siciliano. Agora, o ex-monge beneditino e publishers é diretor da editora A Girafa, fundada em setembro de 2003, com seus sócios Antônio Veronesi e Roberto Vidal (dono da Art Printer).

Madureira trabalhou com o linguista Antonio Houaiss, a quem se refere como “mestre” e de quem aprendeu um ensinamento fundamental: mais importante que saber do que se trata é saber onde procurar a resposta; mais importante que conhecer é ir às fontes do conhecimento. Não existe saber sem consulta; esse é o ato mais humilde que um trabalhador intelectual pode praticar.

12/2004: Não muito tempo atrás, como de costume, vários amigos me avisaram sobre o lançamento de uma nova editora na mercado... Como “bom” colecionador de uma GIRAFAMANIA, quis descobrir tudo a respeito... Primeiramente encontrei o logotipo da nova empresa, depois conheci o nome do dono, em seguida, li uma entrevista, posteriormente outras, até que um dia eu fiquei sabendo de um certo aprendizado com Antonio Houaiss – a quem o dono dessa nova editora se refere como “mestre”... Quero dizer que assim como o senhor, eu também aprendi muito. Não com o referido linguista, mas com as girafas. Sim, com as girafas! Penso que aprendi quase tudo, em meus 40 anos de vida, com esses exóticos animais. Explicando melhor, aprendi através de minha coleção temática sobre a família dos girafídeos, através do fantástico mundo do colecionismo. Aprendi que “mais importante que saber do que se trata é saber onde procurar a resposta. Mais importante que conhecer é ir às fontes do conhecimento. Não existe saber sem consulta; esse é o ato mais humilde que um trabalhador intelectual pode praticar”. Sr. Pedro Paulo, tomei a iniciativa de lhe escrever simplesmente para me apresentar e, sobretudo por causa do lema de sua editora: “A cabeça nas nuvens, os pés no chão”. Por ser o mamífero mais alto da face da Terra, talvez, as girafas nos “remetam” aos céus... Para mim, sua altura está ligada às nuvens, que está ligada aos céus, que está ligado ao divino, à espiritualidade... Deixo o convite para sua visita em meu sítio, o qual era dedicado exclusivamente à minha coleção de girafas, no início; entretanto sua abrangência tomou diferentes rumos – aprendizados que fui agregando à minha GIRAFAMANIA. Quiçá, a altura das girafas represente uma construtiva ambição para todos nós... Obrigado por sua atenção, um grande abraço.

volta ao topo

OUTRAS EDITORAS

Editora 34, 7 Letras, Ademir Zanóbia, Aeroplano, Ágalma Psicanálise, Age, Alameda Casa Editorial, Alaúde, Alegro, Aleph, Alínea, Alis, Altana, Âmbito Cultural, Andrea Jakobsson Estudio, Anita Garibaldi, Annablume, Apicuri, Aprazível Edições, Argos, Artemeios, Artes e Ofícios, Artmed, Asa, Atheneu, Átomo, Autores Associados, Autêntica, Barracuda, Bei, Bem-Te-Vi Produções Literárias, Biruta, Blume, Bom Texto, Book Mix, Bookseller, Brainstore, Brasileitura, Brasiliense, Brasport, Brinque-Book, Briquet de Lemos, Calibán, Callis, Cânone Editorial, Capivara, Casa da Palavra, CB News, CEDIC, Centauro, Chaves Ferreira, Cia. de Freud, Ciência Moderna, Claranto, Claridade, CLR, Civilização, Conexão, Conrad, Conran Octopus, Contexto, Contra Capa, Contraponto Editora, Corps, Cosmmos do Brasil, Credimar, Criança Feliz, Crisálida, Cuca Fresca Edições, Cultrix, Cultural Paulista, Códex, DBA, DCL, Devir Livraria e Editora, Didaco, Didática Paulista, DP&A Editora, Daemon Editora, Danju Di Bertevello, Die Presse, Digital Cast, Dinalivro, Disal, Doravante, Dorling Kindersley, Duna Dueto, Dunas Race, Edgar Blucher, Educação e Cia, EDUCS, EDUEL, EDUERJ, EDUFSCAR, EDUNISC, EPU, Edipromo, Editorial Presença, Edição Extra, Empresa das Artes, Escala, Escolar, Escrituras, Estação das Letras e Cores, Estação Liberdade, Estampa, Europa-America, Evoluir Cultural, Expoente, Fábrica de Leitura, Fapi, Ficções, Fissus, Focus, Formar, Frente, Fontoura, Fundação Perseu Abramo, Futuro Comunicação, Gaia, Galo Branco, Garamond, Garnier, Gente, Giracor, Girassol, Global, Graal, Grange Books, Ground, Grupo 1, Grupo Cultural, Gryphus, Guanabara Koogan, H. Kliczkowski, Harper Collins Publisher, Harry N. Abrams Inc., Health, Hedra, Hemus, Herridge & Sons, Horizonte, Hucitec, Humana Editorial, Íbis, Ibis Libris, IBPI Press, IBRASA, Ícone, Ideia e Ação, Iemar, Iluminuras, Imprensa Livre, Instituto Piaget, Instituto Takano, Insular, Inteligência Editora, Irradiação Cultural, Itatiaia, Jaboticaba, Jorge Zahar, Juarez de Oliveira, Juruá, L&PM, L.G.E., Lamparina, Lance! Editorial, Laselva, Lazuli, LeSir, Leitura, Letras & Letras, Letras e Expressões, Língua Geral, Literalis, Litteris, Livraria Editora Aberta, Log On Multimídia, Lumiar, M10, Maco, Madras, Magia de Ler, Mahoney, Makron Books, Manati, Marcelo José Suppa Meira, Marcelo Meyer, Marco Zero, Mário Franciscon, Master Book, Mauad, M. Books, MDK Comunicações, Meca, Melbooks, Memória Visual, Mercuryo, Mercuryo Jovem, Meribérica-Liber, Mestre Jou, Mitchell Beazley, MJ Adventures, Mucédula e Cia., Mulheres, Multiesportes, Mundo Editorial, Musa, Myrrha, Mythos Editora, Nankin, Nau Editora, Navegar, New Holland, Ney Pereira, Nitpress, Nobel, Nona Arte, Nórdica, Nova Aguilar, Nova Alexandria, Odysseus, Oficina de Textos, Opera Graphica, O Sol, Ouro Sobre Azul, Outras Letras, Palavra e Imagem, Pallas, Palas Athena, Pandora Books, Panorama do Saber, Papagaio, Papelivros, Papirus, Parada Inglesa, Parragon Book, PBQ, Peirópolis, Pensamento, Perspectiva, Phorte, Pinakotheke, Planeta, Plexus, Pontes, Posigraf, Prazerdeler, Presença, Publifolha, Publisher Brasil, Qualitymark, Regency House Publishing, Reginaldo Leme, Reichmann & Affonso, Relume Dumará, Revan, Revinter, Rideel, Rio, Rizzoli New York, Robe, Roca, Rocco, Roma Victor, Rubio, Rígel, Sá, Sagra Luzzatto, Sala Viva, Santos, Sapienti, SBN, Senac, Senac Rio, Shape, Soccer Brasil, Solis, Sprint, Sulina, Summus, Talento, Tecmedd, Tempo D’Imagem, Tempo e Memória, Tendência Editorial, Terra, Terra Virgem, Terceiro Nome, Textonovo, Thomson Learning, Thunder Bay Press, Topbooks, Uapê, UFSC, ULBRA, UNESP, UNIMEP, UNISINOS, Unicamp, Unijuí, UniverCidade, Universitária Editora, Vale das Letras, Vergara & Riba, Veredas, Versal Editores, Verus, Via Lettera, Viana & Mosley Editores Ltda, Vieira & Lent, Villa Rica, Visual Books, Vitória Régia, W Kids WS Editor, Wak, Walter Lacerda, White Star, Z, Zero Hora, Zit, Zouk.

Editora Alto Astral (altoastral.com.br) (Bauru – SP)
Editora Bianchi (Brasília – DF)
Editora Butterfly (São Paulo – SP)
Editora Casa do Novo Autor (SP)
Editora Campus
Editora Carta Editorial – Revistas: CartaCapital, Vogue
Editora Cinzel – Revistas: Aqui Vip
Editora Europa
Editora FGV (Rio de Janeiro)
Editora Komedi (Campinas – SP)
Editora Mandarim (SP)
Editora Matrix (www.matrixeditora.com.br), marca da Editora Urbana Ltda. (São Paulo – SP)
Editora Nova Cultural
Editora Objetiva
Editora Physis (São Paulo – SP)
Editora Reader’s Digest Brasil Ltda. (renata_pettengill @ rdbrasil.com.br)
Editora Símbolo – Revistas: Atrevida, Mais Feliz, OuSe, Poderosa, UMA
Editora Sester & Miller – Revistas: Photo & Camera Magazine
Editora Tchê! Comunicações Ltda. (Porto Alegre – RS)
Editora Três – Revistas: Grandes Acontecimentos da História, ISTOÉ, ISTOÉ Gente
Editora Valença (Valença – RJ)
Editora Verbo (Lisboa e São Paulo)

Entrada principal !
Última atualização: 02/01/2014.
volta ao topo

ARTES LITERÁRIAS MAPA GIRAFAMANIA
ARTES LITERÁRIAS