This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

VÊNUS

O símbolo utilizado internacionalmente para representar o planeta Vênus, também internacionalmente para mulher – um círculo com o sinal + embaixo – representa o espelho de mão de Afrodite, a deusa da beleza.

Vênus é a energia que usamos para cultivar relações harmônicas. Ele determina como é processada nossa afetividade. Diz ainda como buscamos o prazer físico e sensual.

Vênus está relacionado com o ideal que temos da pessoa que quer ser conquistada numa relação entre amantes. E também como fazemos algum julgamento das coisas e como lidamos com recursos e valores.

O setor que Vênus se localiza em nosso mapa recebe esta energia harmônica e prazerosa. Alí ele traz uma força para se obter paz e amor, para dar e receber, mas também pode trazer alguma complacência e apego excessivo aos valores.

A astrologia define Vênus como o planeta do amor, seus principais significados são afeto, harmonia, amor, a mulher, a intuição, a beleza, a estética, a arte, a atração afetiva, o amor possessivo e terreno, a receptividade, a fertilidade, o equilíbrio entre as coisas, o magnetismo, é o planeta do momento da escolha, do desejo de harmonia, a relação com o outro, a atração, a simpatia, o sentimento e a capacidade amorosa, o mundo do amor, beleza e da arte, a vida conjugal e social, as amizades, a combinação e o dar forma as coisas, etc.

Vênus e Marte são a contraparte um do outro no campo do relacionamento humano. Enquanto Marte é o impulso de auto-afirmação, a concretização dos desejos e a iniciativa de ação, Vênus constitui a necessidade de aproximação das pessoas para com elas compartilhar os gostos, sentimentos e ideias comuns.

Vênus é astrológicamente constituído pelas qualidades primitivas Quente e Úmido, com grande predominância do Úmido, o que o coloca nos domínios do elemento Ar, mas acentua o caráter feminino e receptivo.

Vênus representa a capacidade de troca de afeto com as pessoas, a partilha dos valores pessoais, a troca de energia com os outros por meio da doação e da receptividade, o impulso para expressar as emoções, os gastos e o afeto.

Está relacionado com o bem estar, os bens materiais, a estética, os adornos, a moda, a beleza física, todas as formas de arte, bem como as associações comerciais, o casamento, as diversões e o prazer, a música o teatro e o cinema. Sua tendência natural e de trazer benefícios e de aliviar os conflitos. As plantações, os assuntos domésticos e sociais.

Em boa posição, com relação aos demais planetas e ao signo em que transita, Vênus predispõe à suavidade, ao amor, à necessidade de contato humano, à riqueza material e a felicidade emocional.

Fortalece as tendências artísticas, traz felicidade, fidelidade e uma perfeita harmonia afetiva e sexual nos relacionamentos amorosos. Aumenta o bem estar material propiciando o usufruto de objetos belos e agradáveis.

Mal posicionado no que se refere aos demais elementos astrológicos, predispõe à inconsistência nos relacionamentos e à falta de estabilidade emocional, ou ainda à dificuldade para dar e receber afeto.

Os gastos e os prazeres tendem a ser extravagantes, gosto excessivo pelo luxo e pela sensualidade, acentuando a preguiça e a indolência, há receio de agressão e a capacidade afetiva transforma-se em sedução.

Vênus rege ainda as profissões relacionadas com a música e com as artes, as pessoas que trabalham com moda, confecção de roupas, perfumes e joias, os negócios relacionados com mulheres e seus adornos, assuntos botânicos, de relações públicas, referentes ao desenho, a arquitetura, ao bailado e a todos os ramos de trabalho ligados a diversão, ao entretenimento e a estética.

Na mitologia grega, Vênus é Afrodite, deusa do amor, a quem são atribuídas duas diferentes tradições: a primeira conta que ela é filha de Urano e das ondas do mar, quando Urano teve os órgãos genitais cortados e atirados ao mar, por Cronos ou Saturno, foi gerada nas espumas a deusa nascida do esperma do deus.

A outra conta que Afrodite é filha de Zeus e de Dioneia. Platão, o filósofo, imaginou a existência de duas Afrodites diferentes: uma nascida de Urano, o céu, é a Afrodite Urânia, deusa do amor puro; a outra, filha de Dioneia, chamada Afrodite Pandêmia, Afrodite Popular, é a deusa do amor carnal ou vulgar.
volta ao topo


Vênus está numa órbita zodiacal do Sol de 48º.

Visto da Terra é o planeta mais brilhante, devido a sua proximidade. Acompanha o Sol em sua trajetória, quando precede-o, surge como “Estrela d’Alva ou Matutina”, quando o segue, como “Estrela do Pastor ou Vespertina”; sendo visível no início do dia ou ao pôr do Sol.

Vênus é um pouco menos do que a Terra, sua densidade média é de 0,91 e a gravidade correspondente a 0,88 da gravidade terrestre. Vênus não tem satélite.

Está permanentemente coberto por uma densa camada de nuvens, formando uma estufa de calor e umidade em sua superfície. A temperatura varia em torno de 430ºC a -34ºC. Sua superfície e escura, devido as nuvens opacas; estão ausentes a água e o dióxido de carbono, sendo constantes a precipitação e os vapores de ácido sulfúrico.

Ano Venusiano: 231 dias e 7 horas.
Período de Rotação: 224,7 dias ou 5.979 horas.
Diâmetro: 12.191 km.
Distância do Sol: 108 milhões de km.
Deslocamento diário no zodíaco: 1º 12’ por dia.
Revolução zodiacal: 365 dias.
Permanência média em cada signo: 21 dias e 6 horas
Característica: Quente e úmida, magnética, feminina, sensível, fecunda, afetiva e sociável.
Metal: Bronze, “escudo protetor” e o cobre.
Runas: Fehu, Gebo, Peort, Algiz e Inguz.
Tarôt: A Imperatriz.
Mitologia: Afrodite, deusa do amor, do sexo e da beleza física.
Personificação: A vida social, os artistas, os músico, os românticos, o prazer e o lazer.
Simbologia: Representações do amor. O coração. Palavra chave: afeto.
Chakra:
Saúde: Os hormônios e os rins, garganta, pele, região lombar, atua sobre as paratireóides que desempenham um papel importante no controle dos níveis de cálcio dos fluídos do corpo, e os órgãos genitais femininos.
Dia da Semana: Sexta-feira.
Perfume: Âmbar e o Ópium.
Animais: Pavão, faisão, pomba, gamo e vaca.
Cores: Azul, verde claro e cor de rosa.
Signo: Touro e Libra.
Alimentação: Vênus rege também todas as frutas vermelhas a romã, amora, maça, morango, groselha, cereja, e também o pêssego, pera e uva. Todos os chás, principalmente o chá de cravo e de hortelã. Todos os cremes, doces, iogurtes, chantilly, o trigo, as massas, a clara do ovo.
Vegetais: As flores, rosa, orquídea, papoula, narciso e lírio. A romãzeira.
Magia: Para “amarrar” um amor, ofereça um doce feito num tacho de bronze.
volta ao topo


Venus Áries (10.17): Predisposição para o amor à primeira vista. Facilmente inflamável: gosto pela conquista amorosa. Paixões breves, entusiasmo amoroso. Impulsividade na amizade e por causas que podem não ser justificadas ou que se revelarão não ser aquilo que ao princípio pareciam ser. Embriaguez no amor, chama de fogo: gasta sem contar. Pontos fracos: Infidelidade, apaixona-se rapidamente e inconsequentemente.
Vênus em Touro: Confere ao nativo pernas bonitas.
Vênus em Gêmeos (27.59): Confere ao nativo simpatia e agradabilidade, indica afetividade ou amorosidade expressada de modo intelectualizado. Você gosta de comunicar e trocar ideias em seus relacionamentos. Você não gosta de se relacionar apenas por compromisso, você gosta de se relacionar estimulando sua mente e saciando sua curiosidade. Para você trocar afeto significa trocar ideias. Você é versátil no que diz respeito a gerar valores e ganhar dinheiro. Você compra e adquire valores que estimulam sua mente e sua intelectualidade. Tem o dom da palavra, expressa-se bem. Tem arte para discursar. É uma pessoa requintada, tem gosto pelas artes. Dualismo com os assuntos sentimentais, gosta de namoriscar, do flerte e do amor cerebral. Tem as emoções à flor da pele. Seus sentimentos são instáveis e efêmeros: tem amores numerosos e inconstantes. Gosta dos jogos do amor e necessita que a riqueza intelectual esteja presente nas relações afetivas. Pontos fracos: Instabilidade, volúvel no amor. Aproveitando-se da sua tendência para namoriscar, vai muitas vezes longe demais, troça da outra pessoa, fazendo-a talvez sofrer, sem se importar com isso. Os seus amores são inconstantes, curtos: muitas vezes é infiel e as suas palavras são por vezes severas.
Vênus em Leão: Gosta de pessoas que chamam a atenção.
Vênus em Sagitário: Confere ao nativo pernas bonitas.
Vênus em Peixes: Confere tendências românticas ao nativo.


Vênus na casa I: Indica amabilidade, simpatia, personalidade agradável, pessoa que sabe ver o lado bom das coisas.
Vénus na casa VIII: Ele não tem medo do desconhecido nem da morte. Terá uma vida calma e feliz. A sua morte será natural. Heranças possíveis. Vantagem material pelo casamento.
Vênus na casa X: Atrai sorte e apoio do próximo.
Vênus na casa XII: Confere grande sensibilidade e romantismo. Pode ser um indivíduo dedicado aos doentes, às pessoas sem recursos. Pode ter uma profissão médica ou social. Gosta de animais, da tranquilidade, da calma e da solidão. As suas relações amorosas poderão ser clandestinas, ou manter-se-ão secretas.


Vênus em sêxtil e trígono com o Ascendente: Favorece o destino; a pessoa sabe ver o lado bom da vida e sabe conciliar antagonismos. Este aspecto confere gosto e afinidade com artes em geral, afetuosidade e amabilidade.

Vênus em quadratura e oposição com o Ascendente: Predispõe a medos, ciúmes, preguiça, libertinagem, negativismo, a pessoa vê somente o lado ruim das coisas.

Vênus em sêxtil e trígono com o MC: Favorece as profissões artísticas, facilita o desenvolvimento profissional, o trato e o desempenho social.

Vênus em quadratura e oposição com o MC: Indica malogros sociais, impopularidade e problemas profissionais causados por mulheres.

Vênus em conjunção com Marte: Confere uma impetuosidade afetiva e indomável chegando mesmo a violência, forte instinto sexual, sensorialidade poderosa e possibilidade da pessoa hora usar mais o feminino e hora o masculino, sendo Marte mais forte que Vênus há predomínio da masculinidade e os impulsos afetivos são de curta duração, ou com possibilidade de serem interrompidos. A pessoa também pode ser bastante impulsiva ao gastar dinheiro. São geniosas e sociáveis. Aspecto positivo: É um apaixonado, mas não será um apaixonado calmo e tranquilo. Tem um temperamento muito forte e as suas paixões são arrebatadoras. É uma pessoa muito expansiva no que diz respeito ao amor, gosta de prazeres sãos. Vive a vida intensamente.

Vênus em sêxtil e trígono com Marte: Confere a pessoa um temperamento alegre, ativo, indica compatibilidade emocional no casamento, capacidade e vivência amorosa muito forte, paixões ardentes, afetuosidade, estímulo do amor e do desejo. Favorece a criatividade para pessoas que trabalham com a arte e também o comércio, êxito na vida mundana, destreza artística e dinamismo executivo nestes assuntos.

Vênus em quadratura e oposição com Marte: Predispõe a paixões violentas, fortes desejos sexuais e em alguns casos certa dificuldade nesta área. Aventuras amorosas de curta duração, porém violentas ou intensas. Algumas vezes há uma tendência de usar pessoas do sexo oposto, ou a ser usado por elas, por motivos puramente sexuais. Indica também impetuosidade, ciúmes, ódio, desenganos amorosos e pode levar a pessoa a amar sem desejar ou desejar sem amar. Em temas femininos, indica esposo dominador.

Vênus em conjunção com Júpiter: Confere benevolência, cordialidade, idealismo, dons artísticos, principalmente quando em Touro, Libra ao Peixes.

Vênus em sêxtil e trígono com Júpiter: Confere um temperamento alegre com fortes tendências sociais. Geralmente traz boa sorte, tranquilidade e conforto.

As pessoas podem se beneficiar emocional, social e financeiramente por intermédio do casamento ou de sociedades. Natureza generosa e amorosa, amabilidade, sociabilidade, maturidade afetiva, expansividade de afetos, bom gosto, elegância, gosto pelo bem estar e pelo bem viver, aptidões educacionais, e favorecimento as associações em geral.

Vênus em quadratura e oposição com Júpiter: A pessoa pode ser um tanto quanto auto-indulgente e preguiçosa. Há tendência a excessos, inclusive na alimentação, fazendo com que a pessoa se torne obesa e tenha mais propensão a problemas do fígado, circulatórios, e diabetes, inclusive na formação de celulite.

Indica desilusões amorosas devido a um exagero sentimental. Simboliza uma mãe que psicologicamente afetou na criação. Exceder no luxo, na beleza e na vaidade. Ostentação, comportamento exagerado ou descontrolado em sociedade ou vida mundana, amorosidade excessiva, discrepância entre a parte amorosa e as leis, e abuso ou exagero no que Vênus representa no tema.

Vênus em conjunção com Saturno: Promove nas pessoas senso de dever, tendências ao sacrifício em favor de um ser querido e em detrimento a própria felicidade. Em temas femininos, é desfavorável, principalmente para a saúde.

Vênus em sêxtil e trígono com Saturno: Confere destaque para artistas que possuem uma técnica excepcional. As pessoas são leais e fiéis com seus amigos e com as pessoas que amam. São sérios e constantes na expressão de suas emoções. Há uma capacidade de sacrificar a felicidade pessoal em nome do dever ou da felicidade de outras pessoas.

Possuem a habilidade de ganhar dinheiro em suas profissões. Este aspecto indica fidelidade, afetos reservados, calmos, duráveis e amizades duradouras. Castidade motivada por motivos éticos ou religiosos, pudor, profundidade e responsabilidade amorosa, velhice tranquila, ligações amorosas com pessoas mais velhas, bons conselheiros em assuntos afetivos e sentimentais, e favorece ainda aos arquitetos.

Vênus em quadratura e oposição com Saturno: Radicalismo em termos de moral; dificuldade de atingir o ideal amoroso; amores reprimidos; relacionamento afetivo egoísta, interesseiro e frio; pessoas que dão pouca importância ao sexo e vivem alheios ao mesmo; celibato ou casamento tardio; e infelicidades. Indica também bons conselheiros em assuntos afetivos, sentimentais e amorosos. Confere a pessoa um temperamento melancólico. As emoções são bloqueadas, criando timidez em alguns e muita formalidade em outros. As pessoas podem passar por contratempos que os excluem do afeto ou que provocam desilusões e romances insatisfatórios.

Aspecto negativo: Por vezes, a sua sensualidade não é muito sã. É uma pessoa dura e não sabe exprimir os seus sentimentos. Tem medo de mostrar o seu amor, por isso terá muitas decepções, rupturas e insatisfações. É provável que tenha problemas com a mãe porque pensa que esta não o soube amar nem lhe ensinou a ter confiança em si próprio. Tem dúvidas, suspeita de tudo e de todos, é muito ciumento. Durante a segunda parte da sua vida, já saberá ser feliz no amor, sentir-se-á bem consigo próprio, saberá acalmar os seus ciúmes e, isto, graças a uma pessoa mais velha que lhe ensinará a ter confiança em si próprio e, portanto, também nos outros.

Vênus em conjunção com Urano: Predispõe a forte magnetismo amoroso, deixando-se conduzir pelos instintos e desejos; inconvencionalismos em assuntos amorosos ou afetivos. Aspecto positivo: Independência no amor. A sua vida sentimental será rica, mas os amores passarão. Ele farta-se depressa e tem medo de perder a sua liberdade. Se ele se casar, geralmente se arrepende. Há qualquer coisa nele que atrai o sexo oposto. Gosta de aventuras amorosas. É uma pessoa romântica. Será sempre um eterno apaixonado, por isso será sempre infiel, nem que seja só em pensamento e mesmo que sua relação do momento seja uma relação “a sério”. Gosta das artes e de tudo o que é novidade.

Vênus em sêxtil e trígono com Urano: As pessoas serão populares e terão muitos amigos sob esses aspectos. Existe um “que” de atraente e interessante. Há um interesse e harmonia por novas formas de artes, eletrônica e tudo o que é diferente e moderno. Possibilidade de ganhar dinheiro de maneira incomum. Existe também a possibilidade de se apaixonarem subitamente ou se casarem inesperadamente. Exigem liberdade dentro de um relacionamento amoroso. Confere ainda magnetismo pessoal, intuição, telepatia, idealismo amoroso, intelectualização dos afetos, romantismo, tendências filantrópicas, manifestações repentinas de amor, amizade e simpatia, criatividade, sentido de ritmo, harmonia entre amigos e prazeres intelectuais.

Vênus em quadratura e oposição com Urano: Essa quadratura cria atrações repentinas, porém breves. As emoções tendem a ser instáveis e sujeitas a mudanças rápidas, sendo que podem estar apaixonados hoje e indiferentes amanhã. Personalidade diferente e um tanto quanto estranha. A pessoa pode ser incapaz de sacrificar um pouco de sua liberdade pessoal para iniciar um relacionamento estável. Portanto este aspecto com frequência indica divórcio. Precocidade sexual; excentricidade afetiva e estranhas amizades; uniões livres e clandestinas; riscos de rupturas e escândalos nas relações amorosas; forte tensão amorosa; rancor com relação ao sexo oposto, podendo gerar homossexualidade; possibilidade de ser vítima de violações ou de delitos sexuais (hippies).

Vênus em conjunção com Netuno: Indica grande sensibilidade à natureza; probabilidade de desilusões amorosas ou afetivas; e relacionamento afetivo ou amoroso de difícil concretização.

Vênus em sêxtil e trígono com Netuno: Proporciona intensa imaginação artística, estética e criadora, grande inspiração e sensibilidade. As emoções e simpatias tem uma tendência religiosa, conferindo a pessoa compaixão e compreensão pelo outro. Há suavidade e graça na expressão social. Procuram um relacionamento amoroso ideal, com tendência a amores platônicos. Amizades românticas. Favorece as carreiras artísticas.

Vênus em quadratura e oposição com Netuno: Estas pessoas tendem a oferecer o amor de forma imprudente. Há perigo de escândalo devido a relacionamentos duvidosos, caprichos amorosos e envolvimentos financeiros. A felicidade conjugal pode ser ameaçada pela falta de honestidade e integridade. Pode haver romances secretos e a necessidade de se doar ou perdoar ou até abrir mão de um relacionamento, para poder realmente ser feliz. É necessário não esperar um amor tão ideal, porque pode ser muito fantasioso. Existe tendências a decepções e enganos tanto em amores quanto em grandes amizades; inconstância e instabilidade amorosa ou afetiva; dificuldade de realização das fantasias; sensualidade; lascividade; vícios; aberrações; pacividade sexual mórbida. Possibilidade de promover um amor assistencial.

Vênus em conjunção com Plutão: Pode provocar crises ou grandes anseios em termos de vida afetiva.

Vênus em sêxtil e trígono com Plutão: Vida afetiva refinada; senso estético harmonizado; criações artísticas que modificam os conceitos vigentes e sensibilizam a humanidade. Há fortes sentimentos e intensa percepção. As pessoas compreendem o poder transformador do amor. Uma criatividade dinâmica, original, acompanha este aspecto. Forte sentimento de proteção e respeito à vida humana no que concerne a elementos poluentes.

Vênus em quadratura e oposição com Plutão: Há intensos envolvimentos emocionais e sexuais. Existe um conceito próprio e particular a respeito da vida afetiva e sexual. As pessoas são dominadas por paixões muito fortes que podem ter uma conotação cármica. Pessoas ciumentas e pocessivas.

Como acontece, às vezes, com Vênus em quadratura com Urano e com Netuno, este aspecto indica que as condições sociais ou acontecimentos cósmicos impessoais podem interferir na felicidade pessoal e na satisfação emocional. A quadratura pode estar associada à magia como meio de obter a aprovação do sexo oposto, ou de influenciar o público e obter fama ou fortuna. Indica também casos de amores secretos. Em temas femininos gera problemas com amor, dinheiro, valores pessoais e dos outros.

Entrada principal !
Última atualização: 24/09/2012.
volta ao topo

MERCÚRIO ASTROLOGIA ÍNDICE
MARTE