This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

SOL

O Sol é a energia que usamos para expressar nossa vitalidade, é o eixo de nossa personalidade. O Sol determina como se processa nossa ação e nossa expressão criativa. Ele diz como nossa consciência é manifestada. Diz ainda como vislumbramos o universo paternal e masculino.

O setor da vida que o Sol se posiciona no nosso mapa astral, é o setor mais iluminado, é onde temos nossa maior fonte de energia vital.

Alí ele traz uma força para que nós possamos brilhar e irradiar a luz de nossa consciência, mas também pode trazer algum orgulho e egocentrismo.

O Sol representa o centro, a consciência, a luz, a criatividade e a força de vida. Em astrologia representa a pessoa do mapa, a personalidade, a individualidade, a forma de ser, o caráter, algumas vezes representa o pai, a saúde, a vitalidade, a ação, a realização, é a vontade objetiva (V.O.), o masculino, o Iang, a energia vital, etc.

Na casa astral em que estiver o Sol, significa a realização do indivíduo; e o signo em que ele estiver, significa a substância do indivíduo, a energia criadora, a auto-expressão, o consciente, favorece o trabalho profissional, a publicidade, as honrarias, os favores, as autoridades ou superiores em geral.


Diâmetro: 1.392.413 km. (109 vezes o diâmetro da Terra)
Distância da Terra: Maior: 151,5 milhões de km. Média: 149 milhões de km. Menor: 146,5 milhões de km.
Deslocamento diário no zodíaco: 1º em média, ou 59 minutos por dia.
Revolução zodiacal: 365 e ¼ dias.
Tempo de uma rotação: 25 dias, 5 horas e 38 minutos.
A luz leva 8 minutos e 18,4 segundos para atingir a Terra.
Característica: Quente, seco, elétrico, masculino, irradiante e vitalizante.
Metal: Ouro. Runas: Sowelu, Kano, Dagaz.
Tarô: O Sol.
Mitologia: Apolo na mitologia grega, e na tradição celta: Belenos, o deus Sol.
Personificação: Reis, governantes, gurus, mestres, pai.
Simbologia: O ouro, o coração, a coroa, o trono, o fogo e a lança.
Saúde: O Sol, tradicionalmente, rege o coração, as costas, o olho direito do homem e o esquerdo da mulher, e a coluna vertebral. Também relacionado ao timo, uma glândula endócrina situada atrás da extremidade superior do esterno, que é muito importante durante a primeira infância e puberdade, aparentemente está ligada à imunização do corpo contra as bactérias.
Signo: Leão.

15/08/1973 – Bloco “5º Centenáro do Nascimento de Nicolau Copérnico” (1473-1973), com valor facial de Cr$ 1,00 cruzeiro, ilustra a Teoria Heliocêntrica... RHM: B-34, RHM: C-797 (selo destacado do bloco).

volta ao topo

Sol em Leão: Quem tem o Sol em Leão é uma pessoa amável, generosa e com um forte senso de identidade. Tem vaidade, gosta de pompa e de prestígio pessoal; tem o dom da autoridade e da liderança. Tem um orgulho nato, uma alegria e o dom da expressão. Gosta de chamar a atenção para si e às vezes exagera na dramaticidade e se torna teatral. Conjuga frequentemente o verbo ser na primeira pessoa do singular, pois isso ajuda a afirmar sua identidade. Idealiza que essas qualidades devam estar presentes nos homens e identifica essas qualidades em seu pai. Negativamente, pode cultivar a soberba e o menosprezo pelos outros; pode se perder no egocentrismo, no autoritarismo e na teimosia.


Sol na casa V: Muitos filhos, prazer em ensinar e em divertimentos, “dolero”, pode receber troféu, medalhas.
Sol na casa IX: Grandes estudos científicos. Ideal superior. Tem aptidão para as línguas estrangeiras, o que se torna bastante útil, porque muito provavelmente chegará a viver no estrangeiro. Êxito profissional no estrangeiro.
Sol na casa XII: Se algum indivíduo ter o Sol na casa XII, é necessário conscientizá-lo a “trabalhar” esse Sol, trabalhando em prisões, hospitais, espiritualidade ou servir ao mundo nos bastidores. Trata-se de uma posição negativa para o Sol, tendo a caracterização e a intensificação do que significa o Sol no signo em que estiver; existe ainda uma dificuldade na exteriorização de sua vontade, todavia, conscientizando-se no sentido positivo e estando bem aspectado se atenua o que foi escrito.
Sol conjunção com Plutão na casa IX: Grande reformador ecológico.
volta ao topo


Sol com aspectos bons: Proteção na saúde.

Sol em sêxtil ou trígono com o Ascendente: Indica domínio próprio; dignidade; cordialidade; vontade; saúde; vitalidade e boa aparência.

Sol em quadratura e oposição com o Ascendente: Indica orgulho; prepotência; também problemas de saúde e de visão. Aspecto negativo: Ele tem muita ambição e é uma pessoa pretensiosa, presunçosa que não se dá conta que os seus objetivos são ambiciosos demais e, portanto, inacessíveis.

Sol em sêxtil ou trígono com o MC: Constitui uma indicação favorável para o desempenho social ou profissional, bem como para ocupação de cargos de responsabilidade. Favorece o desempenho da profissão; a capacidade artística, esportiva ou de direção. Pode indicar ainda funções governamentais e de responsabilidade.

Sol em quadratura e oposição com o MC: Predisposição a um falso orgulho profissional e a ocupações faustosas. Indica hostilidades no campo profissional, problemas profissionais com superiores e autoridades.

Sol em conjunção com a Lua: Lunação, Lua nova, Hécate, as quatro faces. Vaidade, tendência a elevar a opinião sobre si próprio, possibilidade de desempenhar papel importante na vida pública. Debilidade física e ou baixa vitalidade. O caráter e o temperamento sofrem grande influência do signo em que ocorre a conjunção.

Dependendo da natureza (elemento) do signo em que se localiza a conjunção, há indicação em signos de fogo: de emoções fortes, em signos de terra: de torpeza e estancamento, em signos de ar: de frieza mental, inconstância e caprichos, e em signos de água: de sentimentos influenciados pelo ambiente.

Confere grande influência na casa em que ocorre. A exata conjunção pode indicar homens afeminados ou mulheres masculinizadas. Representa a identificação entre sentimento e vontade, um novo ciclo de experiência. Há uma tendência a alternar papéis masculinos e femininos. As pessoas com esta conjunção são ativas e criativas quando sua individualidade está ligada ao lar, ao cônjuge e aos filhos.

Sol em trígono e sêxtil com a Lua: Indica tranquilidade de espírito, harmonia de caráter, lealdade e maior facilidade para conseguir o que realmente a faz feliz. Indica boa saúde e êxitos em geral. Proteção e auxílio de superiores, sucesso e popularidade profissional. Propicia a vida afetiva e familiar harmoniosa.

Sol em quadratura ou oposição com a Lua: Indica intranquilidade, separações entre o masculino e feminino, desequilíbrio, inclusive desequilíbrio de saúde, desarmonia, natureza contraditória, discrepância entre a atividade ou vontade e a emotividade ou temperamento, dificuldades com superiores e com relacionamento com o público, incompatibilidade de humores, frequentes censuras por parte de quem possui o poder, indecisão, maior dificuldade e obstáculos para conseguir o que quer, devido principalmente a falta de persistência e continuidade. Sob este tipo de aspecto, as impressões negativas da infância podem obscurecer a consciência e provocar confusões durante toda a vida.

Sol em conjunção ou semi-sêxtil com Mercúrio: Confere a pessoa bom estado mental, criatividade e capacidade de ação em todas as áreas, especialmente ideias, trabalhos e amizades. Este aspecto revela uma tendência a impor ideias e decisões pela força de vontade. Favorecimento para estudos, viagens, comércio e letras no geral. Influência do intelecto sobre o espírito. Contudo, também dificulta a objetividade na auto-análise, contribuindo para uma identificação muito íntima entre mente e ego. Assim as pessoas, tem dificuldade para se enxergarem com imparcialidade, ou de maneira como as outras pessoas as veem. Difícil aceitação de conselhos e ou intervenções de outras pessoas. Sendo a distância entre o Sol e Mercúrio menor de 3º, há indicação de uma personalidade intolerante e certa confusão na expressão; todavia confere profunda inteligência.

Sol em conjunção, semi-sêxtil e a semi-quadratura com Vênus: A distância máxima entre os dois é de 48º. Nos dois primeiros aspectos favorece a popularidade, o bom relacionamento social, as amizades, confere o desejo de agradar ao próximo, natureza harmoniosa, alegria e bom humor, gosto para o luxo e bem estar, e para as coisas boas da vida. Representa a estrela guia. Oferece poder e energia às emoções e torna as pessoas amantes da vida. Geralmente são alegres e otimistas, embora possam ser um tanto narcisistas. Indica bom entendimento conjugal e concórdia. Concorre para o enobrecimento dos sentimentos, para a elevação social através do amor ou de uma aspiração estética ou artística razoavelmente satisfeita, aptidões artísticas. Sem o apoio de Marte os aspectos artísticos, podem ser interpretados como diletantismo. O aspecto de semi-quadratura indica uma relativa indolência e frivolidade, luxo exagerado e excesso de comodismo.

Sol em conjunção com Marte: Os aspectos benéficos são acentuados, se os planetas encontram-se domiciliados os exaltados; se debilitados (exílio ou queda), os aspectos maléficos são acentuados. Em geral esta conjunção indica pessoas impetuosas, violentas, imprudentes, com grande dinamismo e capacidade para o trabalho, oferece força de vontade, expressada em ações que exigem força e coragem. As pessoas são agressivas e confiantes para realizar mais, principalmente na casa que é regida pelo Sol e Marte. Superestimam a própria força. Este aspecto também pode acarretar em pré-disposição a febres altas e inflamações, bem como indicar cirurgias em partes do corpo ou órgãos regidos pelo signo onde ocorre a conjunção, ou relacionadas com o signo oposto.

Sol em sextil e trígono com Marte: Indica harmonia entre o poder e o desejo, energia vital, atividade, ação, iniciativa, grande disposição em vencer obstáculos físicos, heroísmo, espírito dominador e conquistador, disposição franca por vezes áspera e dura. Confere inclinação aos esportes, boa saúde e boa constituição física, bem como capacidade para realizar a polaridade masculina.

Sol Sextil Marte na Revolução Solar: Você estará cheio de entusiasmo e vitalidade. A energia que lhe acompanhará lhe permitirá resolver e concretizar muitas de suas metas durante este ano. Sobressai sua confiança em si mesmo, sua boa disposição e a tendência a ser construtivo frente a qualquer situação. A atitude positiva de sua mente dirigirá adequadamente sua energia física. Não será um ano de enfermidades, nem doenças; se as tiver, as mesmas serão passageiras. Esta configuração aumenta sua habilidade para a liderança e é provável que assuma uma nova posição em seu trabalho, ou que se dedique a alguma tarefa mais independente. Você conseguirá convencer aos demais de suas ideias com relativa facilidade. Seu entusiasmo para realizar tarefas será contagioso. Por outro lado, você mostrará uma atitude protetora para com seus entes queridos. Será muito franco, sincero e direto com seus amigos, e estará sempre disposto a ajudar quem o necessitar. Além disso, mostrará um espírito aventureiro, que lhe incitará a realizar viagens ou excursões a lugares naturais, ou primitivos. Definitivamente, este será um ano muito ativo e de grandes conquistas.

Sol em quadratura e oposição a Marte: Pode indicar egoísmo, impulsividade, violência, temeridade, abusos de poder, conflitos com autoridades e militares e até certa brutalidade. A pessoa deveria ter maior consciência da sua força e direcioná-la no sentido de realizar mais coisas e de uma forma proveitosa, pois há um desgaste inútil e desordenado de energias e forças vitais.

Normalmente há propensão à febres altas, inflamações, cortes e acidentes causados por máquinas e armas, ou por atos imprudentes. Há também probalidade de cirurgias. Os aspectos entre Sol e Marte são sempre fortes e masculinos.

Sol em conjunção exata com Júpiter: É a estrela de Belém (o menino Jesus). Esta conjunção é altamente favorável, contudo quando o Sol está ocultando Júpiter, este aspecto deixa de ser benéfico, causando uma carência de vitalidade.

Sol em sêxtil ou trígono com Júpiter: Harmonia entre o poder e o orgulho, prosperidade, tem recuperação rápida na saúde, vitalidade, maturidade, moralidade sadia, lealdade, elevação e boa posição financeira. Tranquilidade, benevolência, são capazes de melhorar sua influência social e atingir seus objetivos. Atraem boa sorte e proteção graças a sua personalidade agradável e à sua natureza generosa e otimista. Favorecem as viagens. Pode estimular a canalização de uma ambição realizadora, da afirmação de uma autoridade assentada sobre as qualidades de organização, ou sobre uma superioridade moral ou social.

Sol quadratura ou oposição a Júpiter: Conflitos com autoridade e a lei. Há um falso orgulho, uma possibilidade de cometer excessos e atitudes exageradas. Extravagância, fanfarronice, falsa autoridade e aristocracia, snobismo, otimismo exagerado dando uma certeza antecipada e inverídica de sucesso, deve ter cuidado para não confiar nas coisas antes de terem realmente acontecido. Gastos ostensivos que conduzem a problemas financeiros, inclinação aos jogos, principalmente corrida de cavalos. Leva a pessoa a zombar ou ignorar as leis, as religiões e a honradez, ou a colocar-se em desacordo com o pai e superiores. Inclina a preguiça e a problemas hepáticos, circulatórios e digestivos, bem como a problemas de saúde por insuficiência de exercícios físicos ou por alimentação exagerada e inadequada.

Sol em conjunção a Saturno: Para avaliar o real significado desta conjunção, é necessário analisar o signo e a casa onde ocorre este aspecto, pois poderá exteriorizar suas qualidades de maneira benéfica, conferindo, por exemplo, um grande senso de responsabilidade ou de exteriorizar o lado desarmonioso do aspecto, indicando problemas para o pai da pessoa, dificuldades e obstáculos, bem como fraca resistência física e pessimismo.

Sol em sêxtil e trígono com Saturno: Há uma maior capacidade de organização, método, prudência e perseverança para atingir seus objetivos. Senso político e longevidade. Indica laboriosidade, previsibilidade, retidão e determinação de caráter e de boa vontade, erudição e sabedoria. A pessoa normalmente é mais responsável.

Sol em quadratura ou oposição a Saturno: Indica desarmonia entre vontade ou poder e a realização, dificuldades e obstruções na realização de projetos, problemas e contrariedades, pessimismo, intransigência, exclusivismo, frieza, avareza, não reconhecimento de suas próprias faltas ou defeitos, falta de consideração para com empregados, patrões e autoridades, problemas cardíacos (coração fraco, braquicardia) e ainda problemas ósseos e oftalmológicos. As pessoas não se sentem totalmente livres para se expressarem.

Tudo que conseguem é adquirido por meio de um trabalho extremamente árduo, mas merecem tudo o que ganham por seu próprio esforço. Com frequência são mais tristes e muito responsáveis. Possuem muita auto disciplina, e podem ter fraca resistência física. Devem evitar pessimismo e procurar reconhecer os próprios erros.

Sol em conjunção com Urano: Propicia grande magnetismo pessoal, muito talento e liderança nata, ou eventualmente de acordo com outros aspectos que a conjunção apresente ou receba, pode acarretar hábitos extravagantes ou graves transtornos psíquicos.

Sol em sêxtil e trígono com Urano: A pessoa é bastante independente e tem independência de caráter, confere inconvencionalismo, genialidade, grande capacidade inventiva, reformismo, energia nervosa, inovação, tendência às reformas sociais, políticas, científicas e técnicas, fácil convívio com os tempos atuais, pessoa diferente, aceita e gosta de novidades, superconsciência, desprezo pela monotonia e rotina e é bastante original.

Sol em quadratura e oposição com Urano: A pessoa tem “choque elétrico”. Indica intranquilidade, irritabilidade, dificuldade de adaptação, excentricidade, grande tendência a introduzir alterações, precipitações, depressões nervosas, temores infundados e mania de perseguição. Propensão a acidentes por aviões, trens, carros e eletricidade. Destruição de seus próprios inventos, pode causar sua própria destruição, problemas devido ao caráter, problemas cardíacos (desritmia).

Neste caso, Sol em mal aspecto com Urano, há necessidade de um grande controle, principalmente de caráter, pois é um aspecto que libera grande energia intranquila e destrutiva. As pessoas possuem uma habilidade de se aprofundar nos planos de alta frequência da mente e procuram fazer as coisas de maneira diferente. Irão agir de maneira poderosa, inesperada e decisiva. Há uma maior dificuldade de adaptação e deve ser evitado atitudes bruscas e inesperadas que afetarão de maneira ruim as próprias possibilidades.

Sol Sesqui-Quadratura Urano na Revolução Solar: Você tenderá a estar muito nervoso e impaciente durante este ano. A rotina diária pode chegar a agoniar-lhe, e conduzir-lhe a tomar decisões precipitadas e errôneas. Modere seus impulsos e aja inteligentemente. Seu espírito necessitará mais liberdade de ação e se mostrará determinado e abrupto com aquelas pessoas que se interpuserem em seu caminho. É importante que dirija suas energias de forma consciente, porque tenderá a reagir explosivamente complicando as coisas. Por outro lado, pode ficar exposto a acidentes provocados por velocidade ou eletricidade. Dirija com moderação. Durante este ano, será muito difícil permanecer muito tempo sentado e tranquilo...

Sol em conjunção com Netuno: Indica inspiração, fanatismo, fantasias, visões e profecias, sofrimentos por inveja, a grande vontade é dirigida para a concretização de um ideal. Conforme o caso, este aspecto pode tornar-se maléfico.

Sol em sêxtil e trígono com Netuno: Espiritualidade, clarividência, inspiração, ocultismo, imaginação, idealismo, sutileza, sensibilidade estética e gosto para a música, sensibilidade em relação ao meio ambiente, identificação com a natureza e com seus semelhantes, facilidade em conduzir ou convencer o próximo. Este aspecto permite, no caso de atores, vivenciar, encarnar ou representar perfeitamente os papéis teatrais, permite também a capacidade de visualização, interpretação e predição, favorecendo os astrólogos e ocultistas.

Sol em quadratura e oposição com Netuno: “Esquizóide”. Implica em superstição, confusões, enganos e ilusões, fraudes, indecisão, vontade dúbia e utópica, caráter fácil de manejar, vacilação, falta de senso prático, descontinuidade e indecisão profissional, hiper-sentimentalidade, problemas com drogas e bebidas, problemas morais, prazeres sensuais anormais, vulnerabilidade de caráter e espiritual, predisposição mediúnica negativa, problemas de visão, inclusive catarata.

Estas pessoas estão sujeitas a desejos e emoções que podem levar a confusões, ilusões e ao auto engano. Muita inspiração, fantasias, fanatismo e visões, devendo ter o cuidado para saber distinguir entre o real e o imaginário. Há uma hipersensibilidade tanto do ambiente, quanto na saúde.

Sol em conjunção com Plutão: Confere capacidade de reconstruir o que foi destruído, tenacidade remarcada, desejo de não abandonar a partida, compreensão das condições sociais, levando a agir para modificar as mesmas.

Sol em sêxtil e trígono com Plutão: Espírito criador, audácia, tendência a aprofundar suas próprias experiências, vontade reforçada por uma determinação implacável, motivada por forças interiores, de cunho reformista e transformador, resistência a forças contrárias, eliminação do supérfluo e do inútil, de forma radical e profunda, sede de saber, aspiração em ser guia moral ou espiritual da humanidade. Este aspecto caracteriza ainda os grandes industriais e os bons administradores. Grande capacidade de regeneração, vontade incontrolável, promessa de uma violenta transformação. Pioneirismo em novos ideais, uma determinação implacável e caracteriza as pessoas que se fazem por si mesmas. Recuperação rápida e total na saúde. Aspecto positivo: Ele está consciente dos objetivos que quer atingir. Tem muita força de vontade e consegue sempre passar por cima de qualquer obstáculo que se apresente.

Sol em quadratura e oposição com Plutão: Há uma dificuldade da pessoa com este aspecto em aceitar a autoridade das outras pessoas. Leva também ao abuso de poder e dificuldade de efetuar mudanças na sua própria vida para uma maior evolução. Conduta desordenada, projetos audaciosos porém irrealizáveis, dificuldades em obter uma transformação ou uma evolução, partindo principalmente pelo poder e vontade do indivíduo, vontade ou desejo de destruição que pode levar à autodestruição, perigo de graves acidentes.

Entrada principal !
Última atualização: 24/09/2012.
volta ao topo

ASTROLOGIA ÍNDICE ASTROLOGIA ÍNDICE
LUA