This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

MERCÚRIO

Mercúrio é a energia da nossa intelectualidade. Ele diz como nós comunicamos, pensamos, raciocinamos e interagimos com o mundo ao nosso redor, como trocamos ideias e valores.

“Voar sempre foi um sonho do homem; prova disso são as figuras míticas da Antiguidade, como Dédalo e Ícaro na Antiga Grécia, Mercúrio na mitologia romana e Thor para os nórdicos...”

O setor que Mercúrio se localiza em nosso mapa recebe esta energia mental e racional. Ali ele traz uma força para falar e ouvir, para aprender e ensinar, mas também pode trazer alguma estreiteza de visão e racionalização desmedida e desnecessária.

O planeta Mercúrio é o mais rápido e mais próximo do Sol, e está em uma órbita zodiacal de 28º do Sol. Representa a nossa capacidade intelectual, mental e racional.

Em muitos casos, Mercúrio, por andar tão próximo ao Sol, está no mesmo signo deste. Nestes casos o lado racional tem as mesmas origens que a personalidade básica, reforçando-a.

Mas quando está em outro signo, simboliza características psicologicamente diferentes.

Quando está no máximo até 3º 30’ de cada lado do Sol, tem o nome de “combustão” e quando está a 8º 30’ de cada lado do Sol, leva o nome de “casima”, e nos dois casos a pessoa tem “dificuldade” para falar.

Representa o elétrico, a eletricidade, o crítico, analítico, o conhecimento, a comunicação, o aprendizado, as crianças, a inteligência, as pequenas viagens, os papéis escritos, as estradas, o Código Morse, a TV, o telefone, o DNA, a ligação, a condução, a codificação, a tradução, a nossa capacidade de se comunicar, traduzir e escolher.

É o mensageiro da minha vontade objetiva (V.O.) e da minha consciência; mas também o mensageiro da minha inconsciência. É o planeta do processo mental, da curiosidade, da mente lógica e objetiva, da mente concreta, do raciocínio, influencia todos os contratos e as mudanças de residência.


Ano Mercuriano: 87 dias e 23 hs. terrestres.
Período de Rotação: 1.416 hs (59 dias).
Diâmetro: 4.843 Km.
Distância do Sol: 58 milhões de Km.
Deslocamento diário no zodíaco: 1º 24’ por dia.
Revolução zodiacal: 365 dias.
Permanência média em cada signo: 7 dias 4 hs. e 10’.
Característica: Frio, úmido, neutro, bissexual, conversível e estéril.
Metal: Mercúrio.
Runas: Raido, Ansur, Jera, Manaz.
Tarôt: O Mago.
Mitologia: Hermes (mensageiro dos deuses), deus mensageiro e do comércio.
Personificação: Os carteiros, os repórteres, os escritores, os advogados, os comerciantes, os jornalistas, os publicitários.
Simbologia: Seu símbolo foi feito pelos alquimistas: o círculo significa o espírito, o sinal de “mais” significa a matéria e o meio círculo em cima significa a alma. Também são seus símbolos: o caduceu, as sandálias aladas e as nuvens que correm.
Chakra: Rege o chakra laríngeo.
Signo: Gêmeos.
Saúde: Mercúrio está ligado à respiração, ao sistema nervoso e o respiratório como um todo, os intestinos, o cérebro e os braços. Exerce uma forte influência sobre os elos complexos e delicados que ligam as diversas partes do corpo.
volta ao topo


Mercurio em Áries (14.27): Ele raciocina, discursa, defende, responde. O seu espírito é vivo e analisa rapidamente uma situação. Tem muita destreza e habilidade. Acredita que a primeira opinião é geralmente a melhor. Gosto da discussão e das hipóteses ousadas. Pontos fracos: É impetuoso, fogoso, petulante. Impaciente e expedito, daí vêm alguns problemas que são causados pela falta de reflexão antes da ação. Espírito de contradição, gosta de ser do contra.
Mercúrio em Gêmeos: Indica uma pessoa que aprende com facilidade e que tem grande interesse e curiosidade por assuntos ecléticos e ou variados. E confere também facilidade nos estudos de astrologia.
Mercúrio em Libra: Confere facilidade nos estudos de astrologia.
Mercúrio em Virgem (7.07): É bom trabalhador. Sua maneira de comunicar, pensar e intercambiar com as pessoas é precisa e detalhada. Você pensa de maneira sistemática, crítica e analítica. Sua mente está ligada as minúcias, aos pormenores e aos detalhes do dia a dia. Você gosta de exercitar sua mente com problemas, palavras cruzadas e quebra-cabeças. Argumenta, deduz, discerne. A reflexão é lógica e justa. Observador, de espírito analítico, crítico e céptico. Pontos fracos: Irrita-se facilmente, é muito nervoso. Está sempre a criticar. É impulsivo e maníaco. Pode se perder em detalhes.
Mercúrio em Aquário: Confere facilidade nos estudos de astrologia.


Mercúrio na casa I: Indica muita atividade, disposição, vivacidade, gosto por viagens, por literatura e por comércio.
Mercúrio na casa II: A sua inteligência está concentrada sobre a maneira de obter dinheiro, de fazer fortuna. Todos os meios são bons, por vezes, está quase nos limites da desonestidade. Tem tendência para fraudes. Sentido de transações e operações comerciais. Perigo de dispersão e instabilidade financeira.
Mercúrio na casa VIII: Ele tem medo da morte, mas quem não terá? Tem angústias noturnas. Ameaça para a vida na adolescência, ou desaparecimento de uma pessoa jovem do meio familiar. Gosta da pesquisa, da investigação. Os seus estudos serão favorecidos. Tino para os negócios.
Mercúrio na casa XII: Pessoa distraída, não escuta nada, pode ter problemas no ouvido.


Mercúrio em sêxtil e trígono com o Ascendente: Indica mentalidade inteligente e perceptiva, facilidade de expressão e de poliglotismo. É um aspecto favorável para viagens e mudanças. Indica ainda habilidade mental, como também manual. Aspecto positivo: É inteligente, perspicaz e de reflexão rápida. Preocupa-se com as pessoas que lhe estão próximas. Gosta de trocar ideias com os seus amigos, mas também com desconhecidos. Tem um espírito muito aberto o que o torna muito receptivo aos outros.

Mercúrio em quadratura e oposição com o Ascendente: Mente confusa, inquieta, impertinente e caluniosa. Indica também cleptomania e desonestidade. este aspecto é desfavorável a mudanças e viagens.

Mercúrio em sêxtil e trígono com o MC: Indica atividades intelectuais ou comerciais. Favorece as viagens comercias.
Mercúrio em quadratura e oposição com o MC: Falta de discernimento, instabilidade comercial, além de perdas comerciais e enganos. Indica viagens e mudanças comerciais improdutivas.

Mercúrio em conjunção e sêxtil com Vênus: Confere uma natureza alegre, jovial, social e refinada. A pessoa tem uma capacidade de persuasão, tem uma mente sensível e harmoniosa, com capacidade de unir o útil ao agradável. Favorece os escritores e artistas em geral, bem como o comércio de objetos de arte e decoração. Aspecto positivo: Ele leva sempre a vida pelo melhor lado. É uma pessoa alegre, simpática, otimista e sociável. Também gosta muito de falar, de escrever e isto com muito encanto e beleza. Os seus prazeres intelectuais são influenciados pelos seus sentimentos. É um apaixonado, um sensual. Gosta da beleza, das artes mas também de viagens.

Mercúrio em semi quadratura com Vênus: Indica desordens nervosas, sexualidade, perturbações em órgãos internos femininos e, ainda histeria em temas femininos.

Mercúrio em conjunção com Marte: Argumentação e sustentação veemente de opiniões, grande dispêndio de forças nervosas, possibilidade de provocar acidentes por teimosia ou imprudência, e pode indicar ainda problemas de fala, inclusive gagueira. Aspecto positivo: Ele gosta da discussão, da polêmica. Tem uma análise justa e é uma pessoa decidida, muito trabalhadora e que possui, naturalmente, muita energia. Tem uma inteligência viva e vai até ao fundo das coisas.

Mercúrio em sêxtil e trígono com Marte: Grande atividade mental, humorismo e caricaturismo. Inclinação à viagens. Inteligência ativa, crítica, combativa e polemista. Entusiasmo na defesa de suas ideias. Coordenação de ideias e destreza manual, também boa coordenação de reflexos nervosos. Bom para oradores.

Mercúrio em quadratura e oposição com Marte: Predispõe a uma grande atividade mental mas com dispêndio de energia gerando nervosismo, irritação e atos irrefletidos que podem provocar acidentes. Capacidade de agredir com palavras e uma tendência de falar sem pensar. Indica egoísmo, mentira, tendência a chantagens, a roubar e a ser roubado. Mente inquieta, malícia, gosto em provocar intrigas e calúnias, problemas mentais, tendência a atos criminosos e à perda da razão.

Mercúrio em conjunção com Júpiter: Indica estado mental tolerante e generoso, inteligência acima do normal, favorecimentos em carreiras jurídicas, literárias e médicas. Aspecto positivo: Ele é inteligente, tem ideias largas, é tolerante e tem um grande sentido da justiça. O seu julgamento é bom e com muito senso. É uma pessoa com os pés bem assentes na terra. Tem o dom da palavra e gosta muito de falar, também gosta muito de literatura. É uma pessoa erudita e com muita sorte na vida.

Mercúrio em sêxtil e trígono com Júpiter: Indica honestidade e sentido de justiça nos seus pensamentos. Capacidade educacional, sorte em negócios e contratos. Jovialidade, êxitos literários, viagens proveitosas, exploração, e intercâmbios. Bom para escritores. Inteligência apta a organização. Favorecimentos em carreiras jurídicas, literárias e médicas.

Mercúrio em quadratura e oposição com Júpiter: Tem dificuldade em leis e não acredita em religião. Indica um conflito entre a razão e a fé. Indecisão, indiscrição e até uma certa deslealdade. Problemas jurídicos, erros de julgamento, e uma tendência a exagerar nos compromissos ou de cumpri-los, em especial os financeiros. Problemas e dificuldades em negócios.

Mercúrio em conjunção com Saturno: Dogmatismos, calculismo, erudição, capacidades filosóficas, e desconfianças.

Mercúrio em sêxtil e trígono com Saturno: A pessoa pensa e fala de maneira profunda, honesta e sincera. Há uma capacidade de ver as coisas e raciocinar com calma e moderação, favorecendo o estudo de línguas antigas, estudos metódicos, lógicos e profundos. Indica reflexão, responsabilidade, prudência, diplomacia, reserva, lógica e honestidade.

Mercúrio em quadratura e oposição com Saturno: Há uma falta de memória, pensamentos negativos, excessiva preocupação com análises e cálculos, nostalgia e conservadorismo político, melancolia, tristeza, temor mental, sagacidade, obstinação, claustrofobia, problemas na infância ou com pessoas de pouca idade, e possibilidade de dificuldade de comunicação ou de pronúncia. Aspecto negativo: Ele tem caráter fechado. É uma pessoa conservadora, ambiciosa e teimosa. A sua inteligência é lenta e tem dificuldades para se exprimir. No entanto, é uma pessoa trabalhadora e paciente que conseguirá obter sucesso na vida, embora isso lhe leve algum tempo.

Mercúrio em conjunção com Urano: Inclina à independência intelectual e à criatividade literária original. Pode ocasionar ainda desequilíbrio nervoso, excentricidade e falta de adaptabilidade. Aspecto positivo: É perspicaz e engenhoso, alia a inteligência e a originalidade com o gênio. Gosta de literatura, principalmente de ficção científica. É uma pessoa espontânea nas suas amizades e sabe aproveitar as oportunidades que se lhe apresentem.

Mercúrio em sêxtil e trígono com Urano: Confere uma mente rápida, inteligência acima da média, pensamentos originais e brilhantes com muita intuição, independência, curiosidade e progressividade. Favorece aos investidores e inovadores.

Mercúrio em quadratura e oposição com Urano: Pode indicar ideias críticas e revolucionárias, há uma certa indisciplina mental, mas a inteligência também é acima da média, só que nem sempre a pessoa a direciona para coisas ou estudos produtivos. Propensão a tiques ou desequilíbrios nervosos. Mentalidade aventureira, viagens desagradáveis e improdutivas. A pessoa aceita o que satisfaz sua vaidade, é o “doutor sabe tudo”.

Mercúrio em conjunção com Netuno: Facilita as viagens marítimas. Este aspecto é muito incerto, podendo indicar uma excessiva sensibilidade mental que poderá provocar problemas ou doenças do sistema nervoso. Sendo Netuno o mais forte, poderá haver um envolvimento ou falta de razão e de senso prático.

Mercúrio em sêxtil e trígono com Netuno: Grande poder imaginativo, inspiração poética e intelectual, com capacidade literária e artística. Favorece aos atores, poetas e escritores. Facilita o entendimento e o estudo do ocultismo, bem como a leitura da pensamento de outras pessoas. Conferindo também grande intuição e clareza mental em assuntos regidos por Netuno.

Mercúrio em quadratura e oposição com Netuno: Tendência à cleptomania. As ideias são desordenadas, confusas e utópicas. Há necessidade de se prestar maior atenção nas coisas, para se evitar engano, ilusão, perda, fraude, principalmente nos caminhos e em relação a documentos. Alucinações, temores, preocupações, distrações, desalento e falta de confiança em si próprio. Tendências a espionagem e ao suicídio.

Mercúrio em conjunção com Plutão: Confere mente profunda, penetrante e inclinada a extremos. Pode originar problemas mentais. Aspecto positivo: Tem um grande sentido de observação e compreende depressa uma situação. É uma pessoa astuta e crítica.

Mercúrio em sêxtil e trígono com Plutão: Confere mente profunda, investigadora e inventiva. Capacidade diplomática, psicológica e de persuasão. Favorece aos escritores e críticos. Inclina a explorações científicas com fim de desvendar as origens, sendo também favorável aos estudos de fatos e acontecimentos do passado.

Mercúrio em quadratura e oposição com Plutão: Tenta dominar através do mental. A mente é um tanto quanto irônica, atormentada e céptica. A pessoa tem bastante dificuldade em aceitar a opinião das outras pessoas e até em ouvir realmente os outros. Excessiva preocupação proveniente do subconsciente. Indica também fanfarronice e charlatanismo. Problemas do subconsciente podem atingir o mental do indivíduo, produzindo depressões mentais ou psíquicas.

Entrada principal !
Última atualização: 01/11/2012.
volta ao topo

LUA ASTROLOGIA ÍNDICE
VÊNUS