This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

LUA

Venerada como divindade entre antigas civilizações, a Lua é um símbolo feminino, associado à fecundidade, à fragilidade, à ilusão e à pureza. Por mudar sua forma de aparecer no céu, ou seja, por atravessar fases, na simbologia, a Lua é também um símbolo de inconstância...

A Lua é a energia da nossa natureza emocional. Ela diz quais são nossas necessidades básicas de nutrição e de segurança. A Lua revela nossa manifestação inconsciente, como guardamos as impressões das experiências vividas, como é o nosso humor e como é nossa reação. Diz ainda como vislumbramos o universo maternal e feminino.

O setor que a Lua se localiza em nosso mapa recebe essa energia fluida e impressionável. Alí ela traz uma força para dar e receber nutrição física e emocional, mas também pode trazer alguma insegurança e sentimentalização excessiva.

A Lua é o pêndulo da Terra, exerce influência irrefutável, não só sobre nosso planeta, mas também no psique e no espírito humano. Dentro da magia e desde tempos remotos aprendeu-se a reconhecer e utilizar os poderes mágicos da Lua...

É um dos elementos mais importantes na análise astrológica, pois governa os nossos instintos mais básicos e primários, a nossa maneira intuitiva de ser, o nosso lado mais sensível e emocional.

A Lua simboliza a nossa alma, os nossos sonhos, as nossas fantasias e outras manifestações do “eu” profundo e inconsciente.

A Lua representa o passado, o condicionamento, a imaginação, as viagens, as mudanças temporárias, intuição, sonhos, fantasia, o Ing, desejos, emoção, instinto, alma, representa a maternidade, as mulheres mais velhas, feminilidade, o lado inconsciente da personalidade, a energia passiva, os humores, a família, a casa, a sensibilidade, os artigos de primeira necessidade, a pesca, os assuntos domésticos, a saúde, as comissões, o cotidiano.

Desde a Pré-história os homens levantavam templos de pedras, como o de “Stonehenge” na Inglaterra, para observar os fenômenos da Lua. No século XVII, o italiano Galileu Galilei fez grandes descobertas com uma simples luneta. Em 1969, enfim, o homem pisou na Lua e percebeu que a vida alí era impossível...

Abaixo, selo emitido pela República Eslovaca em 06/12/2002, com valor facial de 20 Coroas Eslovacas, que comemora o Aniversário de 30 Anos do Voo à Lua pelo Apollo 17 (E. A. Cernan). Este selo foi empresso por Postal Stationery Printing House, em Praga – capital da República Tcheca. Veja também o Primeiro Selo na Lua!

Agora, nosso satélite se transforma em plataforma, para maiores conquistas no espaço, e aqui na Terra, porém, a Lua continua exercendo sua eterna influência sobre os homens, as marés, a pesca e a agricultura.

Sem a Lua, seria difícil conhecer a própria Terra. Há milênios os gregos olharam para o nosso satélite, mais precisamente a sombra circular que se projetava sobre a Lua cheia (eclipse) e fizeram a primeira dedução: a Terra era redonda.

Depois, calcularam a dimensão da Lua e da Terra, assim como a distância entre elas. Descobriu-se que se a Lua não existisse, provavelmente não haveria vida na Terra.

Com seu tamanho considerável, ela assegura sua estabilidade ao manter seu eixo sempre no mesmo lugar. Esse mecanismo garantiu o equilíbrio de movimentos e temperaturas que levaria ao surgimento e a multiplicação da vida.

Muito diferente do que aconteceu em Marte que com uma lua pequena, e Vênus, sem satélite, ficaram fora do eixo, passando por mudanças climáticas e de inclinação tão intensas, que a vida alí, tornou-se inviável.

A cada ano porém, a Lua afasta-se 2 centímetros da Terra. Em bilhões de anos ela estará tão distante, que mal será visível. Em teoria, pode-se prever que nosso planeta, sem o apoio da Lua, vai girar sem equilíbrio no espaço.

Foi observando a cadência da Lua que o homem começou a entender o tempo... Quando tudo começou, o dia e a noite já estavam criados. Mas ainda faltava a semana e o mês.

E foi a Lua que deu as indicações, com suas quatro fases que se repetiam ciclicamente. Já que cada fase lunar durava, aproximadamente, 7 dias surgiu a semana (“septimana”, do latim), reconhecida oficialmente somente no ano de 325 depois de Cristo.

O primeiro dia foi dedicado ao Sol e o segundo à Lua. Depois o homem percebeu que para a Lua completar um ciclo inteiro, ou uma lunação, devia-se esperar 29 dias. Assim apareceu o mês. Mas era preciso um espaço de tempo maior para medir viagens, construções e a vida do homem.

O próximo passo foi a fixação do ano com seus 12 meses. O nosso calendário com 365 dias, leva em conta o tempo que a Terra precisa para cumprir uma revolução completa em torno do Sol.

Mas até hoje, os muçulmanos seguem o antigo calendário lunar, que começam sempre na Lua Nova, sem se importar com o fato de o ano, para eles, ter 354 dias.

Ao caminhar pelo zodíaco, a Lua passa rapidamente pelos signos, mudando o astral do dia e mexendo com a sensibilidade das pessoas. Graças à sua proximidade da Terra, a Lua é um dos astros que mais interferem na vida do planeta.

Ela altera as marés, determina os ciclos de crescimento das plantas e mexe até com o humor das pessoas. Em seu rápido passeio de 28 dias pelo zodíaco, ela visita todos os signos e realça as influências deles sobre nosso comportamento.

Os antigos já atribuíam à Lua decisivas influências na produção de certos fenômenos que ocorrem em nosso planeta, notadamente o ritmo das marés, o movimento da seiva nos vegetais etc.

A respeito desta última influência, é tradicional a cautela que os exploradores do corte de madeira observam em seu ofício, evitando o corte no período da Lua minguante, para prevenir o seu apodrecimento. E, ao que parece, a prática tem aconselhado essa prevenção.

Estendendo o campo de suas observações, os antigos passaram a examinar as influências lunares na geração humana e animal, oferecendo-nos os resultados dessas observações, que damos a seguir, destacando, porém, seu caráter de curiosidade, sem qualquer respaldo científico.

Ciclo de Lunação

A palavra ciclo vem do grego “kiklo” que significa círculo, uma das figuras mais perfeitas da geometria. Em uma sequência exata, que está sempre se renovando, os ciclos lunares parecem a vida do homem, com o nascimento, a vida e a morte.

Quando se começou estudar a real influência dos ciclos lunares, um dos fenômenos mais visíveis era o das marés, o movimento das águas do mar, governado pelo Sol e pela Lua. E foi a percepção desse mecanismo que serviu como trampolim para se entender o fluxo das águas em nosso corpo ou da seiva nos vegetais.

Se o homem é constituído de 70% de água e 30% de sólidos, exatamente como a Terra ele também é regido pelas chamadas marés biológicas. Assim, durante a Lua Cheia, quando as marés sobem ao nível mais alto e a pressão lunar é mais forte os efeitos sobre nosso organismo e nosso comportamento são mais poderosos.

Há estatísticas comprovando maior incidência de acidentes de trânsito e até de assassinatos em período de Lua cheia. Mas esta é também a época em que se registram mais nascimentos...

O início da vida, afinal, está submetido ao ciclo menstrual feminino, cuja duração é quase a mesma da lunação: aproximadamente 29 dias.
volta ao topo


Diâmetro: Cerca de 3.460 km. (27% do diâmetro da Terra).
Distância da Terra: 382.000 km, em média.
Distância do Sol: 149 milhões de km.
Superfície: 36 milhões de km².
Deslocamento diário no zodíaco: 13º 10’ 36” em média.
Revolução zodiacal: 27 dias, 7 horas e 43 minutos (28 dias). É o mesmo que o mês sideral.
Permanência média em cada signo: 2 dias, 7 horas e 43 minutos.
Face visível: Vênus até 59% da Lua.
Temperatura: Máxima de 100º C e mínima de – 175º C
Característica: Fria – úmida, magnética, feminina, plástica, emocional e fecunda.
Metal: Prata.
Runas: Ing, Fehu, Berkana.
Tarôt: A Lua.
Mitologia: Ártemis, Hera (Lua cheia), Perséfone (Lua minguante).
Personificação: A Mãe, as creches, a água e os líquidos.
Simbologia: A prata, o espelho, o lago, o cálice e o ventre.
Signo: Câncer.
Saúde: A Lua rege todo sistema alimentar e nutritivo, o estômago, esôfago, fígado, vesícula, condutos biliares, pâncreas, intestino, está ligada aos seios e aos líquidos do corpo. O olho direito da mulher e o olho esquerdo do homem.


FASES DA LUA

Para completar sua órbita em torno da Terra, a Lua leva 29 dias e meio. Neste período, este relacionamento entre Lua - Sol, o mês sinódico, sua face visível reflete para nós os raios que recebe do Sol, brilho de intensidade variável que assume diferentes formas e que compreende o período entre uma e outra Lua, as quatro fases distintas, são as chamadas fases da Lua, são elas:

LUA NOVA

É o início do ciclo, quando a Lua está alinhada entre o Sol e a Terra. Durante 7 dias, sua face é pouco visível. Ou Lua Negra – Lilith – período que antecede a Lua nova, na verdade três dias antes desta Lua, ainda na Lua minguante (onde se repele as más influências) e no final desta, é o período conhecido como escuridão lunar. Lilith era a rainha dos fantasmas e demônios que atacavam os homens sexualmente.

A seiva se concentra no caule e nas raízes, por isso frutos e flores não estarão em boas condições para serem colhidos. É um período adequado para semear plantas medicinais e cortar madeira. Propicia a interiorização, germinação, fecundação e o recolhimento. Período de introspecção, indefinição, da busca de novos caminhos e não propício para decisões. Atrai a espiritualidade. Período neutro, ideal para a reflexão, amadurecimento dos anseios e a reavaliação de velhos valores.

LUA CRESCENTE

Lua, Terra e Sol, formam um ângulo de 90°. A cada dia a luminosidade lunar aumenta e sua face torna-se mais visível. A seiva flui em direção as folhas, época boa portanto para transplantar e enxertar. A luminosidade da Lua começando a aumentar torna o período propício para semear tudo o que frutifica acima do solo, como frutas, grãos, flores; propício também para colher legumes e frutas lunares: pepino, melão, melancia.

Momento de definição, pois os sentimentos e emoções tornam-se mais claros e as atitudes mais objetivas. Os impulsos devem ser colocados em prática. Bom para intensificar os contatos sociais. Exerce atração magnética sobre todas as coisas expostas à sua energia. É a época ideal para traçar novos planos, investir em uma relação amorosa e plantar ervas mágicas. Verificar e solucionar questões, progressos financeiros.

LUA CHEIA

Neste período, a Lua está em oposição ao Sol e sua face pode ser vista inteiramente. A seiva tem maior penetração nas folhas e nos frutos, acumulando-se nos brotos. Desaconselha-se assim efetuar-se podas. É a melhor fase para a colheita de frutos que estarão desta forma mais suculentos, para cultivar plantas de ciclo bienal, plantas com brilho, alcachofra e salsão. É o melhor período para a manutenção da Terra. Estudos comprovam que os pronto-socorros, delegacias, bombeiros e defesa civil ficam mais movimentados nessa fase. O índice de desordens e bebedeiras também se eleva...

Representa o ápice dos poderes mágicos, algumas pessoas sensíveis inquietam-se nesta época, é a Lua certa para executar tarefas e negócios importantes. Simboliza a plenitude. As pessoas estão mais abertas e receptivas nesta época, o inconsciente aflora e as ações podem se tornar agressivas. Os projetos iniciados chegam ao seu desenvolvimento máximo. Época portanto de expansão interior, recarregar energia e para fazer ritual do amor.

LUA MINGUANTE

Lua, Terra e Sol, formam agora um ângulo de 270°. A cada dia a Lua fica menos visível. Um novo ciclo se inicia, quando a Lua volta a ser invisível e se alinha entre Sol e Terra. A seiva flui em direção ao caule e as raízes. Bom período para semear todos os tipos de raízes: cebola, nabo e batata. Esta fase é boa para a colheita, adubar, podar, cortar madeira para móveis, colher grãos e semear, exterminar as pragas e também podar ervas e plantas.

Período de transição, tendência para o recolhimento e avaliação do que já foi vivido. Os trabalhos iniciados devem ser terminados. É o momento certo para desatar nós e por um fim pacífico em etapas, sociedades e relacionamentos.

Época ideal para iniciar regimes e dietas (1º dia da Lua minguante, no signo de Virgem). Percepção, abstração, pois a sensibilidade está a flor da pele, e é também um período propício para cirurgias. Assim como é o momento ideal para parar de fumar, por exemplo. Nota: A série Brasil sem cigarro do programa Fantástico começou no dia 13/11/2011, bem no meio da Lua Cheia quando é considerado um momento de conclusão; deveria ter começado no domingo seguinte...

Na simbologia, Hécate é a lua minguante que simboliza o ciclo constante das energias humanas e divinas. É a representação da sabedoria adquirida pelo amadurecimento...

volta ao topo

ECLIPSES

Tanto a Terra como a Lua projetam no espaço largos cones de sombra devido à luz solar. Quando esta sombra é projetada na superfície de um dos astros, ocorre o eclipse.

Basicamente três tipos de eclipse podem ser observados por nossos olhos:

  1. Eclipse solar – ocorre somente na Lua nova, quando a Lua está entre o Sol e a Terra projeta o seu cone de sombra na superfície de nosso planeta e só poderá ser visto nas regiões cobertas pela sombra.
  2. Eclipse solar anular – a Lua também está alinhada entre o Sol e a Terra, mas distanciada de nosso planeta (próxima ao apogeu), pode-se ver um anel formado pelos raios solares e tem-se a impressão de que a Lua está sendo engolida pelo Sol, a imagem é bastante ofuscante devido à intensidade destes raios.
  3. Eclipse lunar – desta vez a Terra se interpõe ao Sol e a Lua, projetando parcial ou totalmente sua sombra no satélite, raramente a Lua se perde completamente na escuridão, pois sua superfície recebe reflexos da luminosidade da atmosfera terrestre, isto ocorre somente na Lua cheia.

Em cada ano, ocorrem no mínimo dois eclipses e no máximo sete.

Abaixo (do lado esquerdo da tela), bloco com três selos emitido pela República de Angola em 04/12/2002, com valor facial de 21, 35 e 37 Cuanzas Novos cada, respectivamente, os quais mostram um Eclipse Total do Sol. Impresso por Cartor Security Printing. Do lado direito da tela, selo emitido pela República da Turquia em 29/03/2006, com valor facial de 0,70 centavos de Lira turca, que mostra o Eclipse Solar.

volta ao topo

A DIETA DA LUA

Utilizada para redução de peso, a dieta da Lua crescente apresenta maiores benefícios no período de mudança da Lua crescente para a Lua cheia e desta para a minguante. Neste período comece a sua dieta de líquido, abstendo-se de sólidos por 24 hs. Isto é, a dieta deve ser iniciada nos dias e nas horas exatas das mudanças de fase, e durante todo este dia deve-se ingerir somente líquidos. Sucos de melão e melancia (frutos lunares) são diuréticos e ajudam a desintoxicar o organismo. Tome 1 litro de água durante este período.


MARÉS

Os movimentos dos líquidos na Terra sofrem influência direta do Sol e da Lua. Conforme a posição destes astros, observam-se variações de áreas nos níveis das águas, dos mares e dos rios, provocados pela atração gravitacional que Sol e Lua exercem sobre nosso planeta.

Devido a sua maior proximidade da Terra, a Lua provoca maior atração gravitacional, enquanto o Sol reforça ou diminui esta atração lunar.

Existem outros fatores que modificam as marés. São eles: a topografia do fundo dos mares e as condições meteorológicas.

Quando a Lua é nova ou cheia há um alinhamento com o Sol, o que acentua a atração gravitacional sobre a Terra, e então ocorre as marés altas, que são conhecidas por marés de água viva.

Por outro lado, quando a Lua é crescente ou minguante os astros formam ângulos retos, de maneira que as forças gravitacionais quase se anulam. Nestas fases ocorrem as chamadas marés de água morta.


PESCA

A influência da Lua no mar é visível: são as marés. A importância da Lua existe tanto para a pesca em alto mar, como nos rios ou em lagos. Na Lua nova existe uma falta de luminosidade lunar que faz com que os peixes fiquem no fundo das águas, período neutro. Na Lua crescente a luminosidade ainda é pequena e são poucos os peixes que sobem a superfície, período regular. Na Lua cheia a luminosidade é intensa, fazendo com que os peixes sejam atraídos para a superfície, provocando também um aumento de seu metabolismo e portanto de seu apetite, período ótimo. Na fase da Lua minguante os peixes ainda estão na parte mais rasa das águas, aproveitando o que resta da luz, período bom.


A influência da Lua em nossa vida diária

– Numa carta natal, quando a Lua se encontra em signos fixos, existe a demora para a realização de viagens, assim como existe a demora para conseguir se livrar de vícios e manias.
– A madeira, cortada depois da Lua cheia, seca depressa e dá boa lenha, ao passo que, cortada depois da Lua nova, não seca tão rapidamente, mas é mais durável e presta-se para trabalhos de carpinteiro e marceneiro.
– Quando se deseja começar uma coisa que deve durar muito tempo, ela deve ser feita quando a Lua estiver num signo fixo, isto é, em Touro, Leão, Escorpião ou Aquário.
– Querendo acabar logo uma tarefa, deve-se começá-la quando a Lua estiver num signo cardinal, isto é, em Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio.
– Querendo que qualquer ação ou negócio fique em segredo, deve-se fazê-lo oito horas antes ou oito horas depois da Lua nova.
– Pelo contrário, querendo que o trabalho ou ato seja divulgado, conhecido, comentado e muito falado, deve-se empreendê-lo oito horas antes ou oito horas depois da Lua cheia.
– Não convém comprar ou mandar fazer roupas nem escolher, comprar ou vestir roupas novas quando a Lua estiver em Escorpião, porque estão sujeitas a rasgar-se e apodrecer rapidamente.

– Convém começar viagens importantes quando a Lua estiver em Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio e o dia for favorável a isso.
– Para obter flores belas e viçosas, devem as sementes ou as mudas ser plantadas quando a Lua estiver no signo de Libra e se achar entre a Lua nova e o quarto crescente.
– Convém plantar, nos dias que vão desde as 24 horas depois da Lua nova até o dia da Lua cheia, aquilo que dá fruto acima da terra e, na quinzena que vai desde as 24 horas depois da Lua cheia até o dia da Lua nova, plantar aquilo que dá fruto debaixo da terra, como também cortar árvores.
– Pessoas fracas e doentes sentem a influência da Lua; insônia, cansaço, dores, erupções, inchações são mais fortes e mais extensos depois da Lua nova, ao passo que, relativamente, são menos fortes e menos extensos na quinzena minguante.
– Para destruir plantas nocivas, o melhor tempo é quando a Lua está em Áries, Gêmeos, Leão, Virgem, Sagitário ou Aquário.
– Querendo, porém, colher sementes, devem elas ser plantadas entre o quarto crescente e a Lua cheia, achando-se a Lua no mesmo signo (Libra).
– As plantas curativas devem ser colhidas quando as hastes estão cheias de seiva, perto da Lua cheia, e de preferência pela madrugada.
– As plantações de frutas e outros alimentos devem ser feitas quando a Lua estiver em Câncer, Escorpião ou Peixes e no segundo ou terceiro dia antes da Lua cheia.


A Lua na agricultura (Hemisfério Sul)

Muitos agricultores adaptam seu calendário de cultivo e poda às fases da Lua, baseando-se no aproveitamento correto da luminosidade da Lua que embora menos intensa que a do Sol, penetra mais fundo no solo e pode acelerar o processo de germinação das sementes.

As culturas são também influenciadas pela atração que a Lua exerce sobre os líquidos, sabendo-se que as plantas são compostas de grande porcentagem de água; como também se pode observar nas variações das marés.

Encontra-se o dia mais propício para cada tipo de atividade, observando as fases da Lua e a passagem dela pelos signos do zodíaco, período que leva de 2 a 3 dias para cada signo.

Notas: Não se deve mexer na terra em dias de eclipse, tanto lunar como solar. Não sei informar se tais influências diferem entre os dois hemisférios: Hemisfério Norte e Hemisfério Sul...


CORTE DE CABELO

A Lua tem influência também nos processos biológicos animal e vegetal. O fluxo da água em nossos corpos e o da seiva nos vegetais são regidos pelas chamadas marés biológicas. Baseado nisto surgiram algumas regras e noções básicas para o tratamento da saúde e da estética.


A Lua e o sexo do bebê

Para se saber o sexo do primeiro filho, examina-se a data de nascimento da mãe. Se a Lua nova ocorreu antes de transcorridos nove dias após o nascimento da mãe, a criança será do sexo feminino, isto é, caso a Lua nova tivesse aparecido até o seu nono dia de vida, seu primeiro bebê seria menina.

Se a Lua nova apareceu depois de passados nove dias a contar do nascimento da mãe, a criança será do sexo masculino, isto é, se a Lua nova só aparecesse na vida da mamãe do nono dia em diante, o seu primogênito seria um menino.

Para se saber o sexo do segundo filho, examina-se a data de nascimento da criança anterior, sendo necessário contar também os abortos. Se a Lua nova surgiu a menos de nove dias após o seu nascimento, o novo bebê terá sexo diferente do desse irmão. Se a Lua nova apareceu mais de nove dias após seu nascimento, o novo bebê será do mesmo sexo que o irmão precedente.


A Lua e a previsão do tempo

– Quando a Lua nova mostra as pontas muito finas, coradas e resplandecentes, isso significa tempestades de vento.
– Ventos muito fortes estão previstos quando a Lua cheia apresenta, a sua volta, um círculo com manchas ou com nuvens.
– Quando a Lua surge amarela e traz um círculo roxo, haverá tempestade, pedras e raios.
– Quando as estrelas parecem maiores do que de costume, teremos tormentas ao terceiro dia.
– Quando ao pôr do Sol aparecerem nuvens muito vermelhas, é sinal de ventos. E, se as nuvens se estenderem para o sul, também haverá chuvas.
– Quando o Sol aparece como que côncavo, vem tempestade com aguaceiro.
– Se chove ao pôr do Sol pode vir tempestade de vento no dia seguinte.
– Quando, pela manhã, o Sol se apresenta vermelho, significa que haverá ventos secos em breve.
– Quando as andorinhas voam muito baixo, com as asas quase roçando o solo, ou a água, é sinal de ventos fortíssimos.
– Quando as moscas se ajuntam ao Sol, significa que vai chover.
– É sinal de tempestade quando as vacas cheiram a terra e depois levantem a cabeça para o céu.
– Vem tempestade quando os carneiros e as ovelhas dão topadas uns nos outros e levantam a cabeça para o céu.
– Tempestades estão chegando quando a espuma do mar se espalha por cima das águas em vários lugares.
– É sinal de tormenta quando temos a impressão de que as nuvens se põem nas alturas dos montes.
– Quando os sinos retinem mais do que de costume, é sinal de ventos úmidos.
– Quando as aves aquáticas fogem do mar para a terra, é tempestade e chuvas chegando.
– Quando o Sol se põe muito resplandecente e com manchas azuis e verdes, significa tempestade com aguaceiro e ventos.


A Lua fora de curso

Cada vez que ela passar ou sair de um signo à outro, ela não faz aspecto com nenhum planeta, durante este período, ela está fora de curso, portanto não é bom se iniciar nada, não viajar, não mudar, etc. O indivíduo que nasceu quando a Lua estava fora de curso, é mais propenso a ter problemas emocionais.

A Lua na medicina

Desaconselha-se operações cirúrgicas na época da Lua cheia, pois há riscos de hemorragias. Os efeitos da Lua no fluxo sanguíneo do corpo humano, constatam que a perda de sangue é mais abundante nesta fase. Desaconselha-se também a cirurgia nos dias em que a Lua estiver no signo que rege o órgão a ser operado. Na área da saúde, portanto, é bom mexer na Lua minguante. Só fazer operações cirúrgicas após 72 horas da Lua nova e da Lua cheia.


Lua em Touro: Quem tem a Lua em Touro tem uma necessidade emocional de estabilidade, pois não se sente a vontade em meio às mudanças rápidas e às turbulências do nosso tempo. Tem uma necessidade de cultivar o deleite da comida, da sensualidade e dos prazeres da vida amena. Quando sente ansiedade pode se voltar para suas fontes de segurança e prazer, como a comida, a sensualidade e outras. Tem uma receptividade natural para mulheres tradicionais e conservadoras que lhe dão segurança. Provavelmente identifica essas qualidades em sua mãe. Lua em Touro (25.25): É de uma grande gentileza. Tem convicção nas suas ideias e muita força de vontade. Pessoa previdente e teimosa. Sabe conquistar a confiança dos outros. Aprecia todas as boas coisas da vida. Gosta da natureza e protege-a. É sociável e sensual. Pontos fracos: Excesso nos divertimentos. Ociosidade, volúpia e inconsciência.

Lua em Peixes (29.06): Tem a imaginação e a percepção bastante aguçadas. É impressionável e a sua imaginação é, por vezes, excessiva. É místico, romântico, sensível e sentimental. Pontos fracos: Aborrecimentos causados pela sua grande sensibilidade, inquietações, problemas, imaginação doentia, neuroses. Mais virado para o devaneio do que para a ação: tem dificuldade para formar opiniões precisas. Sua mãe pode ser meio confusa, louca, estranha ou perdida; pelo menos ele pode sentí-la assim...

Lua da Revolução Solar em Sagitário: Você terá um ano feliz e ativo. Suas emoções se expressarão com alegria e entusiasmo. Mostrará seu espírito aventureiro e se envolverá em atividades diversas tais como esporte, excursões, viagens, competições, concursos ou qualquer outra atividade que implique em certo risco, aventura e diversão. Sua expressão corporal será notável, com você se mostrando mais vivo e ativo que em outras épocas de sua vida. O relacionamento com sua mãe e outras mulheres será positivo. Ainda que possam surgir algumas discussões, em geral você viverá o relacionamento com alegria e tomará cada sugestão com entusiasmo. Este é um ano ideal para realizar uma ou mais viagens longas. Seu desejo de conhecer e expandir sua consciência o levará a concretizar viagens. Você poderá iniciar empreendimentos que nunca antes havia se atrevido porque contará com uma dose extra de entusiasmo e otimismo. Uma das coisas mais importantes que gera esta influência é a atitude mental positiva. Você se sentirá bem disposto com tudo e terá sempre confiança na obtenção de bons resultados para suas iniciativas. Por outro lado, você desenvolverá uma espiritualidade mais intensa e profunda, e buscará um contato mais íntimo com seu Deus interno. As práticas da oração e da meditação lhe serão muito benéficas. Em seu lado negativo, você deverá cuidar-se para não cair em excessos, não ser imprudente e tratar de moderar sua rebeldia. Será muito difícil para você permanecer quieto por muito tempo ou no mesmo lugar durante este ano. É importante aprender a controlar a ansiedade; neste caso, é recomendável que mantenha alguma atividade física com a finalidade de descarregar as energias negativas.


Lua na casa I: Indica problemas emocionais, e ou problemas com a mãe do nativo, a mãe influenciou muito na formação do nativo..
Lua na casa II: Significa que as finanças ou ganhos financeiros estão relacionados com fantasias, inconstância, oscilações, flutuações e um consenso financeiro muito ligado aos assuntos do lar. Indica também a possibilidade de ganhos financeiros por trabalhos relacionados com líquidos, com funções públicas ou junto ao público.
Lua na casa V (na Revolução Solar): Você sentir-se-á inclinado a fazer investimentos ou negócios especulativos que têm certa margem de risco. Os ganhos poderão ser inesperados e também poderão provir de jogos de azar. Por outro lado, aumentará sua atração física e seu magnetismo pessoal o que o fará propenso a viver aventuras amorosas. Você sentirá uma forte inclinação para a vida de prazeres e vai querer divertir-se todo o ano. Notará que outras pessoas se enamoram de si e receberá inúmeros convites para sair. Se você tem uma relação estável, é provável que viva situação de ciúmes em consequência disso. Você tenderá a expressar suas emoções de uma forma mais dramática. Seu nível de criatividade também aumentará. Busque canais de expressão para esta energia que enriquecerá sua atividade cotidiana. Se se dedica a algo artístico, então terá um ano de muita produção.
Lua na casa VIII: A pessoa tem muitos sonhos dormindo. Pode indicar nome ou profissão igual ao antepassado. Ele tem tendência para ter pesadelos. Possível oniromância ou brizomancia: divinação do futuro através da interpretação dos sonhos. Interessa-se pelas ciências ocultas. Risco para a vida na infância. Morte prematura da mãe. Viuvez. Possível herança familiar.
Lua na casa XI: A pessoa tem muitos sonhos estando acordada. É um nato sonhador. Tem muitos amigos e relações. Fraterniza facilmente e aproveita-se de suas relações para conseguir o que quer na área profissional. Os seus sentimentos de amizade são superficiais. Vários filhos e objetivos variados na vida.
Lua na casa XII: A pessoa tem muito sonhos dormindo. É muito sensível e romântico.


Lua em sêxtil e trígono com o Ascendente: Confere imaginação, memória, gosto por mudanças, viagens e poesias; assim como dá popularidade.

Lua em quadratura e oposição com o Ascendente: Indica medo, indolência, caprichos, instabilidade, superstição e impopularidade. Pode indicar também deformações físicas.

Lua em Sesqui-Quadratura com o Asc. na Revolução Solar: Você tenderá a irritar-se com facilidade e suas alterações de humor serão muito frequentes e inesperadas. Sua mente subconsciente jogará um papel preponderante, que o levará a tomar decisões que poderão ser precipitadas ou ilógicas. Trate de meditar bem no caso de decisões definitivas, para evitar arrependimentos futuros. Sua relação com as pessoas pode ser tensa ou variável. Necessitará certamente de contenção emocional durante este período.

Lua em sêxtil e trígono com o MC: Favorece os empregos públicos e relacionamentos com o público, bem como as profissões populares, lucrativas e noturnas. É bom aspecto para a vida social.

Lua Trígono MC na Revolução Solar: Você terá um ano muito favorável para seus empreendimentos pessoais e seu trabalho em geral. Contará com o apoio do público e, especialmente, com o das mulheres. As modificações que introduzir em sua atividade profissional o levarão a ter um contato mais favorável com as pessoas, obtendo um aumento de sua popularidade e de seu êxito. Isto repercutirá em seu nível de ganhos econômicos e também em seu nível de criatividade. Suas emoções estarão de acordo com suas intenções e você concentrará sua energia em uma só direção. Sua imaginação e suas fantasias trarão ideias novas para ampliar sua projeção profissional. Você contará com o apoio de sua família, de sua mãe e de outras mulheres para a obtenção de seus objetivos.

Lua em quadratura e oposição com o MC: Indica profissões subalternas e pouco lucrativas, instabilidade profissional e impopularidade.

Lua em conjunção com Mercúrio: É um aspecto benéfico, contudo devemos examinar o signo em que ocorre, pois, tanto a Lua como Mercúrio, são altamente influenciados pelos signos onde se localizam, dando à conjunção um colorido todo particular.

Lua em sêxtil e trígono com Mercúrio: A mente da pessoa é muito receptiva, tem boa memória, uma linguagem com bastante poder de expressão e facilidade de compreensão e assimilação. Sentimentalismo, sensatez, popularidade, correspondência entre emotividade ou afetividade e o plano mental, o intelecto. Bom temperamento inclinado a trabalhos intelectuais, favorecimento para assuntos de comércio, viagens, literatura e línguas. Em temas masculinos, indica que, geralmente, a esposa é alegre, inteligente, astuta e capaz de ajudar em negócios.

Lua Trígono Mercúrio na Revolução Solar: Você terá um equilíbrio entre seus sentimentos e sua mente racional, e será capaz de pensar com grande sensibilidade mantendo porém a lógica. Sua mente será muito receptiva e estará muito desperta; isto lhe favorecerá para qualquer tipo de estudo que tenha no ano e também para a aprendizagem de idiomas. Além disso, você poderá escutar com grande sensibilidade e simpatia os problemas dos demais oferecendo-lhes uma ajuda muito valiosa. Sua capacidade intelectual também se manifestará no campo literário, onde a produção será notável. Se você não se dedica a escrever, notará que colocará sua correspondência em dia. Também sua comunicação se verá muito favorecida e você tenderá a falar com fluidez sobre seus sentimentos. Este ano aumenta seu romantismo e será bom para dizer a sua parceira e a seus entes queridos tudo que sente por eles. Este aspecto astrológico é sumamente favorável para as relações de negócios. Você pode chegar a assinar contratos muito favoráveis ou ver-se beneficiado por algum tipo de investimento ou comércio. Também serão frequentes as viagens. Por outro lado, você poderá chegar a receber informação sobre o passado de sua família ou de assuntos que concernem a ela. Os diálogos com sua mãe ou com mulheres em geral serão muito positivos.

Lua em quadratura e oposição com Mercúrio: Falta de continuidade e de estabilidade mental, indecisão na vida quotidiana e falta de senso prático, contradição entre a emotividade e o entendimento. Confere uma certa impopularidade para a pessoa, devido a suas reações emocionais tornarem-na em determinados momentos muito irritadas e falarem o que não devem. Pessoas com este aspecto devem abster-se de falar quando perturbadas mental ou emocionalmente. Magoam as outras pessoas com facilidade. Tem uma língua muito afiada. Há também uma tendência a se impressionar muito com o que as outras pessoas falam, sendo que guardam tais vivências desde a infância e por toda a vida. Pode indicar roubos e perdas.

Lua em conjunção com Vênus: É altamente benéfica, ocorrendo em uma casa afim com os significados desses planetas e, principalmente, se em signo em que Lua e Vênus estejam bem colocados. Caso contrário, este aspecto perde quase que totalmente seus efeitos benéficos.

Lua em sêxtil e trígono com Vênus: A pessoa é bastante simpática, com um temperamento agradável e afável. Tem elegância natural e uma tendência a gostos artísticos e criatividade que favorece aos artistas populares. Predispõe a natureza emocional cultivada, cortesia, amabilidade, gosto pela elegância e bom tom em geral. Bom relacionamento com as mulheres em geral, polaridade feminina realizada. Permite contemplar as coisas de modo tranquilo e uniforme, com percepção correta de perspectiva e de valores relativos. Em temas masculinos, este aspecto favorece o relacionamento conjugal. Em temas femininos, é indicador de boa saúde.

Lua em quadratura e oposição com Vênus: A pessoa é bastante inconstante e instável nos afetos, sem importar-se com o sofrimento das outras pessoas. Quem tem este aspecto sempre acha que ama outra pessoa e não aquela com quem ele está. Há uma certa inibição na infância principalmente na sua necessidade de atenção e afeto. Falta de correspondência de afetos e emoções, problemas familiares ou do lar, problemas com a circulação venosa. Em temas femininos, indica possibilidade de disfunções ginecológicas. Pode indicar ainda não inclinação aos afazeres domésticos.

Lua Oposição Vênus na Revolução Solar: Você desejará com certa ansiedade viver este ano com prazer e harmonia, ainda que nem sempre o consiga. A busca do prazer pode levá-lo a certos desequilíbrios tanto no aspecto emocional como no econômico. Modere-se com seus gastos porque, de outra forma, poderá contrair dívidas desnecessárias. Há tendência a agir com capricho e desarmonia. Você pode tender a agir de uma forma protetora para com seus entes queridos, mas se não o faz com certa medida provocará limitação e asfixia. Modere seus ciúmes e suas ânsias de possuir. Por outro lado, você tenderá a estar apegado a certas emoções, lembranças ou relações que provêm de seu passado, os quais são impedimentos para sua liberdade afetiva futura. Durante este ano suas emoções apesar de intensas, tendem a ser instável, o que conduz a flutuações em sua relação. Deverá selecionar suas amizades porque as más companhias não faltarão ao seu redor e estará exposto a falatórios, intrigas ou escândalos públicos por causa de pessoas ou de lugares que frequenta.

Lua em conjunção com Marte: Indica decisões repentinas, precipitadas e insensatas, motivadas por atitudes temperamentais. Predispõe a acidentes provocados por atos impulsivos. Na dependência do signo e da casa, esta conjunção pode manifestar-se beneficamente.

Lua em sêxtil e trígono com Marte: Indica temperamento ativo, agitado e corajoso. Impulsividade, ambição, desejo de independência e de aventuras, valores instintivos, primariedade de emoções, lideranças populares e com muita imaginação. Predomínio das suas emoções para encontrar soluções práticas ou predomínio das soluções práticas sobre as teóricas. Lideranças populares.

Lua em quadratura e oposição com Marte: Há um conflito interno, gerando um nervosismo, uma grande irritação e tensão. Temperamento autoritário, ressentimento e imprudência. Obstinação, ciúmes, mal gênio, violência, potencialidade para o ódio e inimizades, lutando com unhas e dentes, temperamento rebelde e grande desejo de independência ou liberdade, tendência a ser instigador ou vítima de sublevação, neurastenia. Em temas masculinos, pode indicar possibilidade de mal casamento e separação. Em temas femininos, dá tendências a exteriorizar atitudes masculinizadas, a também possibilidade de problemas de saúde.

Lua em conjunção com Júpiter: Ocorrendo em signos ou em casas favoráveis a ambos, esta conjunção age de maneira positiva indicando possibilidade e êxitos na vida, bem como pessoas capazes de trabalhar ou colaborar no plano social. Confere boa vitalidade. Ocorrendo em casas e signos contrários à natureza dos planetas envolvidos, esta conjunção torna a pessoa excessivamente benevolente, comodista, com tendências a deixar as coisas acontecerem. Pessoa franca, honesta, otimista e generosa. Gosta de conforto. A sua amizade é sincera. É trabalhador e sabe conquistar as pessoas à sua volta, sendo bastante apreciado no seu meio profissional.

Lua em sêxtil e trígono com Júpiter: Há um temperamento otimista, simpático, benevolente, hospitaleiro, generoso, alegre, expansivo e jovial. Indica uma pessoa bem humorada, eufórica, popularidade, gosto por viagens e influência sobre as pessoas. Êxitos em geral, aptidão para a carreira política, influenciabilidade religiosa e boa saúde.

Lua Sextil Júpiter na Revolução Solar: Você viverá uma sensação de bem-estar e plenitude durante todo o ano. Suas emoções serão muito positivas e você se mostrará otimista, alegre, generoso e leal. Em consequência disso, ganhará a estima e a apreciação das pessoas em geral, obtendo um aumento de sua popularidade e a ajuda momentânea de certas pessoas, em geral mulheres. Você terá sorte nas coisas que iniciar. Esta sorte se deverá fundamentalmente a sua atitude sincera e positiva, a que também se estende ao campo financeiro, no qual é provável que receba ingressos maiores. Por outro lado, o ambiente familiar lhe será muito benéfico e harmonioso. Todas as diferenças e desacordos podem desaparecer durante esta época, e você encontrará o apoio e a harmonia que necessita por parte dos seus. A relação com sua mãe será muito positiva, assim como também a com outras mulheres de sua família. Por outro lado, você desenvolverá sua filantropia e sua espiritualidade. Você se dará aos demais e receberá uma resposta semelhante. Definitivamente, este será um ano muito feliz.

Lua em quadratura e oposição com Júpiter: Indica abuso de confiança, emoções exageradas, vaidade, exibição e extravagância. Inclina a excessos nas emoções e a excessos alimentares que podem causar problemas digestivos e hepáticos. Prodigalidade excessiva, tendência blefadora, descrédito e desprestígio perante o público, forte tendência a habituar-se as coisas fáceis e agradáveis da vida, convívio comunitário desfavorecido. Pessoa que faz tempestade num copo d’água.

Lua em conjunção com Saturno: Indica grande poder de concentração, forte confiança em si mesmo, tendência a fechar-se sobre si próprio, excessiva cautela. Pode causar problemas digestivos. Em temas femininos pode indicar problemas de saúde (verificar o signo e a casa em que ocorre a conjunção).

Lua em sêxtil e trígono com Saturno: Confere domínio da vida instintiva, confiança própria, seriedade, sobriedade, prudência, autocontrole, reflexão imaginativa, controle de emoções e temperamento, e uma segurança emocional. Proveitosas experiências da vida, emoções profundas, e instinto de conservação e de economia.

Lua em conjunção, quadratura e oposição com Saturno: Indica problemas de rigidez, uma pessoa “travada” e problemas com a mãe deste nativo. Dificuldade de soltar as emoções, depressão, timidez, rancor, amargura, melancolia, individualismo, dificuldades financeiras, displicência, inconstância, impopularidade, avareza, conservadorismo, depressões temperamentais, dependência infantil, tristeza devido a um problema de relacionamento na infância.

Se Saturno estiver forte (domiciliado ou exaltado), poderá indicar que a pessoa aprenderá por experiências na vida. Pode indicar ainda problemas de saúde, de assimilação e de eliminação. Em temas femininos, pode indicar disfunção orgânica. Nos relacionamentos amorosos o indivíduo passa frieza.

Lua em conjunção com Urano: Pode indicar grande tensão emotiva, temperamento excêntrico e dispersão da família. O lado favorável desta conjunção exterioriza aptidões políticas, faculdades magnéticas, e sensibilidade aos assuntos regidos por Urano. Aspecto positivo: Ele tem a imaginação e a intuição da Lua completadas pela independência e a originalidade de Urano. A sua existência sai das normas. Muitas mudanças, grande conhecimento da vida, não só através das suas leituras como também através da sua própria experiência. Gosta do que é sensacional, das novidades. Age instintivamente, mas por sorte tem boa pontaria. Gosta de conviver com pessoas originais, com artistas.

Lua em sêxtil e trígono com Urano: A pessoa tem ideias revolucionárias mas com temperamento original e independente, capacidade imaginativa e intuitiva no sentido criativo e inventivo. Forte magnetismo pessoal e fascinação para o sexo oposto. Favorece aos estudos astrológicos e psicológicos.

Lua em quadratura e oposição com Urano: A pessoa tem um temperamento rebelde e irrequieto, busca mudanças de comportamento, errônea noção de tempo, amores clandestinos e inconformidade com as coisas que faz procurar novos caminhos e opções. Escândalos amorosos e separações, grandes tensões emocionais e rebeldia contra o domínio por parte de outras pessoas.

Lua Quadratura Urano na Revolução Solar: Você se tornará muito irritável, nervoso, suscetível e reacionário. O gosto pelo excêntrico se acentuará e você não se conformará com nada estável, formal ou clássico em sua vida. Seu espírito necessitará mudanças a sua volta e em sua rotina. Trate de produzir estas mudanças de uma forma pacífica e ordenada porque do contrário, somente gerará caos ao seu redor. Suas emoções tenderão a ser muito variáveis e inconstantes, o que complicará em grande medida sua vida afetiva. Se você tem uma relação muito formal, então a mesma o agoniará e o levará ao ponto de produzir uma ruptura. Por outro lado, este aspecto o levará a viver situações inesperadas, repentinas e fora do comum no campo sentimental. Além disso, podem surgir problemas no âmbito familiar. Se você pode viver de forma mais independente de sua família seria melhor, porque não estará disposto a responder bem a nenhuma intromissão. Também são prováveis mudanças em seu núcleo social. Em geral, as relações com as mulheres (em sua família ou fora dela) serão difíceis de manejar, especialmente se deparar-se com mulheres nervosas ou excêntricas. Você deverá cuidar do seu sistema nervoso e também do digestivo. É importante que mantenha uma dieta leve que ajude o processo digestivo durante este período; evite as carnes vermelhas, as gorduras e as frituras. Uma ginástica ou exercícios de forma constante o ajudarão a descarregar suas tensões.

Lua em conjunção com Netuno: Indica temperamento sonhador, forte sensibilidade às artes em geral, fantasia muito estimulada, inquietação, pavores infundados e ou imaginários. Em temas femininos, pode indicar também caprichos, ilusões e desilusões amorosas ou no casamento.

Lua em sêxtil e trígono com Netuno: Temperamento emotivo, artístico, espiritual e delicado. Favorecimento de prática e estudo do ocultismo e misticismo. Devoção, grande receptividade, sensorialidade, e compassividade. Indica inspiração, imaginação e uma profunda capacidade criativa. Qualidades imaginativas e psíquicas.

Lua Sextil Netuno na Revolução Solar: Você desenvolverá seu mundo de fantasias em um grau notável durante este período. Se sua profissão se relaciona a algo artístico ou criativo, então terá muita produção e benefício. Sua sensibilidade e seu grau de percepção também aumentarão. Você se tornará muito intuitivo e terá premonições muito acertadas. É conveniente que siga o ditado de sua voz interior. Você mostrará uma atitude simpática e humanitária para com os demais. Lhe será relativamente fácil colocar-se no lugar da outra pessoa e interpretar seus problemas, o que lhe tornará mais colaborador e sensível. Isso mesmo lhe desenvolverá no âmbito familiar, onde perceberá que seus laços espirituais se fortalecem, especialmente com sua mãe. Você vai querer ajudar aos demais, em especial àqueles que se encontram em inferioridade de condições, e mostrará pouco egoísmo durante este ano. Por outro lado, você estará mais influenciável e receptivo que em outros momentos de sua vida e será importante que se rodeie de pessoas positivas. Seu mundo emocional se intensificará e se relacionará estreitamente com sua espiritualidade. Você terá um contato mais próximo com seu Deus interno e poderá benefici ar-se enormemente da prática da oração e da meditação. Sua imaginação e seus gostos serão mais refinados. Você se tornará mais romântico e delicado, e suas relações tenderão a ser muito idealizadas e platônicas. É provável que neste período de tempo se relacione com pessoas mais evoluídas espiritualmente e encontre mais paz interior. Você se beneficiará muito do contato com a água nesta época.

Lua em quadratura e oposição com Netuno: Confere uma obsessão pela mediunidade se a pessoa não trabalhar a espiritualidade. Indica um temperamento sonhador, muita fantasia e consequentemente grandes decepções. Tendência a fugir da realidade, inconstância, falta de senso prático, enganos, avaliações incorretas ou super-avaliação de objetivos, escândalos, tendência a intrigas e a encurtar caminhos por meios ilícitos, problemas com bebidas, drogas ou remédios (quer no indivíduo quer nos seus antepassados) e temperamento boêmio. A pessoa é enganada, não enxerga a realidade, e num tema feminino, a mulher geralmente não tem visão para escolher o amor.

Lua em conjunção com Plutão: Confere grande tendência a conduzir o povo e há também a possibilidade de não controle emocional.

Lua Conjunção Plutão na Revolução Solar: Você viverá emoções muito intensas e profundas que emergirão da parte mais recôndita de sua psique. É provável que não tenha o completo domínio de si mesmo e que seus sentimentos o impulsionem a agir de forma extremista. Na sua relação afetiva estável, vocês viverão juntos cenas de ciúmes, de conflitos pelo poder, ou com domínio e manipulação. O clima caseiro não será muito tranquilo e se apresentarão mudanças profundas na estrutura do mesmo. A relação com sua mãe ou com outras mulheres poderá ser muito intensa e o conduzirá a situações extremas (tanto positivas como negativas). Do fundo de seu ser, emergirão emoções que estavam reprimidas ou negadas e você deverá aprender a manejá-las corretamente. Se você está fazendo alguma terapia, ela lhe será muito benéfica durante este ano. Você se encontrará verdadeiramente consigo mesmo. A força de seu passado o aturdirá e o fará agir às vezes de forma impulsiva. Você deverá buscar vias de alívio e compensação para seu mundo emocional. Trate de ser expressivo, carinhoso, e controle as reações violentas. Sua saúde poderá ver-se afetada, especialmente seu sistema digestivo.

Lua em sêxtil e trígono com Plutão: Forte tendência a se aprofundar no que é desconhecido, impulsos instintivos criadores, dedicação as causas sociais e humanitárias. Radicalismo nas emoções, afetos e ações. Contribuição da consciência intuitiva para o progresso dos estudos científicos. Capacidade para entender a alma humana. Indica que os assuntos de subconsciente influem poderosamente no temperamento e nas emoções da pessoa.

Lua em quadratura e oposição com Plutão: Temperamento audacioso e destruidor. Ações temperamentais para vencer obstáculos da vida. Instintos baixos e destrutivos, e uma tendência a fazer chantagem emocional. O nativo ou a mãe deste pode ser suicida. Indica uma pessoa muito pocessiva, vaidade, e possibilidade de tornar-se vítima de suas tendências negativas.

Entrada principal !
Última atualização: 10/05/2013.
volta ao topo

SOL ASTROLOGIA ÍNDICE
MERCÚRIO