This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

12 – PEIXES ou PISCES

20 de fevereiro a 20 de março (330º à 360º)

“EU CREIO” (iluminação)

Uma paixão de corpo e alma...

Netuno, planeta descoberto em 1846, é o regente moderno de Peixes. Este signo é uma combinação dos seguintes fatores: domicílio de Netuno e Júpiter, exaltação de Vênus e queda e exílio de Mercúrio. A astrologia funciona através de associações.

Para saber a que está associado Netuno, podemos voltar ao século XIX e tentar identificar de que forma este período se diferencia de outros momentos históricos.

Se o século XVIII, de Urano, se associa aos direitos civis (direito de ir e vir, liberdade de pensamento, etc.) o século XIX, de Netuno, se associa aos direitos políticos: direito de associação, direito de votar e ser votado.

Foi um século de lutas por melhores condições de vida para as pessoas organizadas em grandes grupos: Netuno é um planeta das ações de massa, das atividades realizadas em conjunto. Para esse planeta a união faz a força.

O período de descoberta do oitavo planeta do sistema solar foi caracterizado, entre outros fatores, por um grande avanço da medicina, com a assepsia e o uso em larga escala de anestésicos.

O emprego da anestesia humaniza o tratamento de doentes, cria uma realidade onde a dor é, às vezes, negada, sem contudo, ser eliminada sua causa. Superar a dor é, às vezes, cruzar a fronteira do real; esta é uma associação de Netuno.

É também deste século a invenção da fotografia e do cinema – a realidade que é sem ser – o reino do virtual, mistura entre a fantasia e a realidade, domínio de Netuno.

Enquanto Urano rompe as estruturas de Saturno pela destruição, Netuno faz a mesma coisa mostrando outras potencialidades. A astrologia sempre qualifica, nunca quantifica.

O exílio em Peixes de Mercúrio, planeta da razão e do raciocínio, não significa que o pensamento fique prejudicado neste signo, mas sim que ele pode avançar por saltos, sem linearidade, à beira da intuição.

Vênus, deusa do amor, tem dignidade em Peixes, signo do ilimitado: aqui o amor é amplo, irrestrito, incondicional, capaz tanto de sacrifícios como de fugas e ilusões.

Júpiter, planeta das grandes sínteses e das grandes viagens, também rege este signo das grandes visões que às vezes tropeça em pequenos detalhes e cujas raízes, por não estarem em parte alguma, estão em toda parte.

A mãe, personagem dominante na formação da personalidade de quem nasce sob esse signo, é ao mesmo tempo uma figura intensa, lúcida, crítica, mas com uma certa indefinição diante da vida, com um aspecto místico e caótico em sua personalidade.

São duas perspectivas evidentemente antagônicas, mas ambas convivem no interior de quem é de Peixes, dando a essa pessoa uma oscilação entre uma atitude mágica e fantasiosa para com a vida e outra realista e objetiva.

Esse modelo interior provoca a falta de uma dimensão adequada de como utilizar de forma concreta a sensibilidade e a capacidade de fantasiar, pois a carência do modelo masculino indica uma relativa dificuldade em ocupar o lugar certo no mundo.

Do tipo supersensível, este nativo não consegue conter as vontades do seu coração, sedento de emoções, muitas vezes acaba cedendo aos seus sentimentos, para Peixes, o amor coberto de realidade não parece tão tentador quanto as envolventes delícias da paixão. Aqui, a ambição dá lugar à intuição, o pisciano é essencialmente espiritual.

Visionário e futurista por um lado, impressionável e influenciável por outro, o pisciano não tenta impor sua forma de ser. Está aberto ao mundo, quer aprender e receber.

Tolerante, compreensivo, frágil e feminino, desperta nos outros o desejo de protegê-lo e é isso mesmo que quer. É o signo da fé e do sonho.

É muito sensível e imaginativo, grande sonhador, possui veia artística e muita criatividade. Dotado de grande compaixão, percebe facilmente a dor alheia e é um ótimo ouvinte.

É também um signo cármico com mediunidade e misticismo. Pode ser também um pouco medroso e escapista.

Dinamismo: Grande potencialidade receptiva (água) em diversas direções (mutável), o que estabelece uma permeabilidade entre o sujeito e o meio, que facilmente o leva a distanciar-se do objetivo e viver da impressão que o objeto produz, consequentemente a disposição para atuar em estado de suspensão onde reina o conflito entre a razão (falta de Mercúrio) e a imaginação (Netuno), bem como entre a praticidade e o sonho.

A extrema plasticidade existente (água e mutável), se por um lado favorece um contato ingênuo com a realidade, por outro favorece a um contato mais fiel com a mesma que facilmente insere o sujeito em uma relação ética e estética (Júpiter e Vênus) com ela, mas como não sendo apreensível sempre coloca o sujeito em um estado de espera.

Sendo saliente a empatia com as pessoas e com as circunstâncias, a capacidade de servir torna-se notável, tendo sempre um caráter que transcende o imediatismo pragmático; isto leva o sujeito a participar de movimentos que exaltam a natureza simultaneamente religiosa e supra racional da condição humana, ou a assumir a existência como contínua remissão dos pecados.

Os conflitos são estruturados num nível de conhecimento e finalidade (cruz mutável), enquanto que as soluções podem ser estruturadas num nível de investigação dos condicionamentos ocultos (trígono de água).

Existem dois tipos de piscianos:

  1. Tipo A: “dilatação extrema”, prevalência de Júpiter, nômade, evasiva, em busca de horizontes indefinidos, internacionalista, cosmopolido.
  2. Tipo B: “compressão extrema”, predominância de Netuno, natureza prisioneira, exilada, monástica, nebulosa.

Tarefa: A ti pisciano, dou a mais difícil tarefa de todas. Peço-te que reunas todas as tristezas dos homens e as traga de volta para mim. Tuas lágrimas serão no fundo as minhas lágrimas. A tristeza e os padecimentos que terás de absorver são o efeito das distorções impostas pelo homem a Minha ideia, mas a ti cabe levar até ele a compaixão, para que ele possa tentar novamente. Por essa tarefa supremamente difícil Eu te dou o dom mais alto de todos. Tu serás o único de meus doze filhos que me compreenderás. Mas este dom do entendimento é só para ti Piscis, pois quando tentares difundi-lo entre os homens, eles não te escutarão.

Abaixo (do lado direito da tela), a autoridade postal da República da Áustria emitiu em datas diferentes, quatro séries com quatro selos cada uma, compondo 16 selos, dos quais 12 mostram a Astrologia através dos signos do zodíaco e 4 selos celebram o Ano Novo do Horóscopo Chinês. Todos são auto-adesivos e foram emitidos em folhas de 8 selos, com valor facial de 0,55 € cada. As três primeiras séries foram emitidas no Ano do Galo. A quarta e última série foi emitida no Ano do Cachorro.

    1. Astroset I – 21/04/2005: Câncer, Gêmeos e Touro
    2. Astroset II – 22/07/2005: Leão, Virgem e Libra
    3. Astroset III – 24/10/2005: Capricórnio, Sagitário e Escorpião
    4. Astroset IV – 20/01/2006: Áries, Aquário e Peixes

Do lado esquerdo, série de 12 selos postais e mini-folhinha emitida pela República da Bósnia Herzegóvina em 15/04/2004, com valor facial de 0,50 centavos de Marco conversível cada selo, eles mostram os 12 signos do zodíaco.

Do lado direito, série de 12 selos postais e mini-folhinha emitida pela República da Hungria em 03/01/2005, com valor facial de 50 Florins Húngaros cada selo, eles mostram os 12 signos do zodíaco.

Do lado esquerdo, série de 12 selos postais emitida pela Federação Russa em 21/04/2004, com valor facial de 5,00 Rublos cada selo, eles mostram os 12 signos do zodíaco.

volta ao topo

LUA EM PEIXES
A atração pelo misticismo, típica do pisciano, pode ser resultado de uma vida anterior dedicada a busca espiritual. É possível que a pessoa tenha sido contemporânea de Cristo, seguindo e divulgando seus ensinamentos. Em épocas mais recentes, o indivíduo provavelmente foi membro de alguma sociedade secreta.
Dia: Um dia que está mais para imaginar do que realizar. Estimula a necessidade de isolamento e aumenta uma tendência para assuntos místicos e espirituais em geral, sonhos, mediunidade, sensibilidade, mudanças, o psiquismo, as viagens marítimas e fluviais, a pescaria, toda obra filantrópica, dependência emocional, depressão e a emotividade está muito aflorada. Os assuntos práticos estão relegados a segundo plano e apenas as profissões que exigem criatividade, como a propaganda por exemplo, estão favorecidas. A ênfase se concentra nos temas ligados ao psiquismo e à religiosidade. Com o plano emocional em alta, haverá bons momentos para a prática de meditação.

Saturno em Peixes: Estimule a intuição para vencer os inimigos e descobrir seus verdadeiros desejos. Canalize sua energia para as artes e os assuntos relativos ao espírito. Cuidado com situações pouco definidas. É importante que você mantenha os pés no chão, pois dessa forma acaba evitando possíveis desilusões.

Em vidas passadas, a pessoa possivelmente deixou de cultivar o amor e a compaixão pelos seus semelhantes. Na atual, precisa superar o medo de ser rejeitado e vencer sentimentos negativos de desamparo e de solidão. Tem sempre a impressão de que o seu fardo é mais pesado do que o dos outros. Falta-lhe confiança em si próprio, desanima facilmente. Tímido em sua juventude, afirma-se com a idade, onde perceberá, que já viveu muito, que já aprendeu e sofreu em suas vidas anteriores.

Sua falta de confiança em si, desaparecerá para dar lugar aos poderes psíquicos desenvolvidos antes da sua vida atual, pois ele sente, adivinha e compreende as coisas não ditas, não formuladas, que os outros ignoram... Ele ouve as vozes interiores que o guiam e podem também guiar os outros. Seu desafio é desenvolver a bondade no coração.

Casa 12: Relaciona-se com a síntese, o lado místico e transcendental de cada um, assim como a fé pura e cega sem racionalização. O carma, inimigos ocultos, traições, prisões e condenações, sofrimentos físicos e morais, enganos e segredos, grandes animais, trabalhos penosos, doenças incuráveis e crônicas, internamentos, confinamentos de toda a espécie (prisões, hospitais, sanatórios, orfanatos), o inconsciente, os amores ocultos, o conhecimento e a consciência da alma, a iluminação, o que não se consegue ver em si mesmo. Ter contato com esta casa, é ter contato com uma “água suja, velha”, com sentimentos do passado e qualquer planeta que estiver dentro desta casa estará “preso”.

6º eixo Virgem – Peixes: Servir, pureza, simplicidade, prestação de serviços, manias, rituais, é o eixo musical. O excesso de organização gera confusão. Ambos veem o que os outros não veem. Virgem tem prestabilidade técnica, prática. Enquanto Peixes é prestativo no lado emocional, tem organização emocional e espiritual.

Saúde: O sistema linfático e glandular, sistema de fibras e nervos do corpo, aura magnética, tensão nervosa, intestinos, os pés (planta e dedos) e tornozelo. Quando os pés são afetados, mesmo por problemas insignificantes, como sapatos que incomodem, o bem estar geral do pisciano parece ressentir-se. Os nativos de peixes muitas vezes reagem desfavoravelmente aos medicamentos, e estes devem ser sempre administrados com cuidado, já que, mesmo, o remédio mais simples pode causar efeitos nocivos. Tendem a anemia, portanto, recomenda-se o consumo de passas, tâmaras e cereais.

Exercício: Sente-se no chão, pegue o pé direito e gire-o no sentido horário e depois no sentido contrário. Troque de pé e repita o exercício.

Personificação: Signo animal, com predominância do úmido, fértil, duplo e mudo. Os místicos, os religiosos, os artistas, os oceanos, a nebulosidade e os médiuns. Os santos ou os bandidos aqui se encontram. Significa a última fase da vida subterrânea, que já carrega a promessa da primavera, preparação para a vida na superfície da Terra, onde a natureza esta prestes a sair de um longo sono, as forças brutas da vida estão na eminência de romper, porém ainda permanecem incobertas.

Aparência: Signo de fraca constituição e de beleza encantadora, geralmente tem olhos claros e pálpebras caídas, pele fina e delicada.

Animal: Anfíbios, peixes e aves marinhas.

Profissão: atriz, dançarina, escritor, sapateiro, esotérico, assistente social, enfermeiro, monitor de esportes náuticos, marinheiro, escultor, psicólogo, artesão, biólogo, botânico, engenheiro florestal, químico, religioso, cineasta, secretário, sociólogo e qualquer atividade exercida em instituições de caridade.

Planeta: Netuno, relaciona-se à fantasia, à imaginação, aos ideais espirituais, à caridade, a força espiritual, inspiração divina e ao perdão. Romântico e místico, você dificilmente vive a realidade e prefere vagar por mundos idealizados. Também tem como co-regente o planeta Júpiter.

Qualidade: Mutável, transformação, fluente.

Elemento: Água.

Elemental: Ondinas e sereias.

Estação: O fim do inverno.

Dia: Quinta-feira.

Cor: Azul, verde, verde-azulado, verde-malva e verde-mar.

Mineral: água-marinha, ametista, sugilita-azul, crisólita e topázio.

Metal: Platina e estanho.

Vegetal: Lírio, mimosa (sensibilidade), papoula (sonhos), jasmim amarelo (reflete a desilusão), dália lilás (tem piedade de mim), a camélia rosa (representa a grandeza da alma) e todas as plantas marinhas.

Chakra: 6º e 7º.

Aroma: Sândalo, açucena, violeta, alecrim e alfazema.

À mesa: São geralmente vegetarianos. Devem evitar conservas e pratos a base de molhos muito condimentados.

Nota musical: Sol.

Arcanjo: Zachariel.

Plano de vida: Astral.

Regente esotérico: Plutão.

Missão esotérica: Ir a ilha Vermelha e libertar o gado vermelho...

Mitologia: Os peixes da constelação são delfins na mitologia clássica. Eros e Afrodite, ao fugir do ataque do monstro Tifão, que declarava guerra aos olímpicos, fogem montados em dois delfins, que os colocam em Terra firme. Em retribuição, são transformados em estrelas.

O signo de Peixes está associado aos peixes que levaram Vênus e Eros para a outra margem do rio Eufrates, quando a deusa se viu perseguida pelas demonstrações amorosas do gigantesco Tifão. Outra versão diz tratar-se dos golfinhos que levaram Anfitrite a Netuno.

Tarôt: ? Tarôt Cigano: Capela.

Runas: Berkana, Thorn, Isa, Eoh e Eolh.

Peixes Ascendente em:

  1. Áries: Dilui a excessiva timidez de Peixes, confere mais garra e tenacidade (apego obstinado a uma ideia, a um projeto; persistência).
  2. Touro: Confere maior realismo e segurança, excelente no amor onde há a busca da estabilidade.
  3. Gêmeos: Instabilidade pessoal, maior comunicação, sociabilidade, e faz várias coisas ao mesmo tempo.
  4. Câncer: Maior vulnerabilidade, sensação de que não é nunca compreendido, fortes tendências artísticas.
  5. Leão: Deixa a timidez, sai à luta, sua fragilidade vai ser na fidelidade amorosa.
  6. Virgem: Maior senso de organização, temperamento mais equilibrado, com talentos artísticos.
  7. Libra: Maior extroversão e diplomacia, maior inconstância e indecisão.
  8. Escorpião: Personalidade atraída pelas ciências ocultas, grande poder de criação e aumento do ciúmes.
  9. Sagitário: Maior vitalidade e otimismo, fidelidade não exemplar.
  10. Capricórnio: Maior realismo, pessimismo e introversão.
  11. Aquário: Mais arrojado, capacidade de alcançar suas metas, ganha bom humor e aproveita melhor a vida.
  12. Peixes: Redobra as características, muita preguiça e grandes qualidades artísticas.
Entrada principal !
Última atualização: 17/06/2013.
volta ao topo

AQUÁRIO ASTROLOGIA
ASTROLOGIA