This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

10 – CAPRICÓRNIO

22 de dezembro a 20 de janeiro (270º à 300º)

“EU CONSTRUO” – “EU REALIZO”

Um amante surpreendente!
Saturno é o planeta regente de Capricórnio. Neste signo, Marte tem a sua exaltação, Júpiter e Netuno estão em queda e a Lua está em exílio.

Corresponde a décima casa do horóscopo que representa a carreira e a posição ocupada na sociedade, Capricórnio é o governo, o regime estabelecido, o conjunto de normas que definem o campo de autuação, quais os limites a respeitar, até onde se pode ir – exatamente como Saturno representava, na antiga visão do mundo, a fronteira entre os planetas e a esfera das “estrelas fixas”.

No corpo humano, são atribuídos a Saturno a pele e o esqueleto, ou seja, aquilo que dá forma e define a estrutura do corpo. A idade de Saturno, segundo a astrologia tradicional, começa aos 55 anos: ele é o planeta da velhice, da sabedoria e da reflexão.

Os estudos estatísticos mostram a presença forte de Saturno no mapa astral de sábios – personalidades cujo o sucesso se deveu a características tradicionalmente associadas ao planeta: reserva, cautela, minúcia, paciência, sangue frio, tenacidade e escrupulosidade. Esses estudos revelam também a presença forte da dupla Marte – Saturno no mapa de médicos.

Marte está à vontade no signo de Saturno (embora a recíproca não seja verdadeira – ver o signo de Áries). Marte representa o impulso, a força, a combatividade, a capacidade de resolver problemas; em Capricórnio a energia do planeta é mais constante, mais resistente, tem fôlego, como tudo nesse signo.

Já a Lua – a resposta espontânea, a sensibilidade, a intuição – está em exílio em Capricórnio, que privilegia a ponderação o autocontrole e a contenção.

Júpiter que se sente bem no signo da Lua, sofre no de Saturno; é o choque entre extroversão e introversão, expansão e contração, otimismo e realismo.

Nos tempos antigos, Saturno era considerado uma influência maléfica, associada ao fracasso, à queda e à fatalidade. Mas vale a pena recordar o mito: depois de destronado por seu filho Júpiter, Saturno refugiou-se na Itália que, graças ao seu sábio governo conheceu um período de inigualada prosperidade, conhecido como a Idade do Ouro.

A mãe interior é um personagem determinante em sua vida, dimensionado como uma pessoa ambiciosa e determinada, que sempre soube o que queria, mas que, não ter conseguido realizar-se, por alguma impossibilidade circunstancial, acabou projetando seus anseios na figura do filho ou da filha.

Assim quem nasce sob esse signo se vê diante da necessidade de cumprir esse papel, vencendo na vida. Aliás, esse modelo materno mostra muitas vezes, que se entregar aos sentimentos é um sintoma de fraqueza e representa o risco de vir a fracassar em suas iniciativas.

Não por outro motivo, uma das frases mais comuns da mãe interior de quem é deste signo é: O que vão pensar de você?

A disciplina sentimental do signo de Capricórnio nem sempre permite que ele se entregue de cabeça a uma louca paixão, mas às vezes, é incapaz de negar a si mesmo a vontade de viver intensas emoções, tanto que muitas vezes conserva em segredo uma grande paixão. Posição social e interesses voltados à carreira, os capricornianos são contidos e inseguros até conquistarem o que desejam.

Forte e prático, busca a estabilidade por meio do poder e da consolidação da sua posição social. É eficiente e não perde o controle da situação.

Tem sempre os pés no chão e coloca toda a sua força na construção de algo que valorize a sua existência. Assim, consegue atingir suas metas. É o signo da realização.

O capricorniano é uma pessoa séria e responsável, com grande capacidade para o trabalho. Às vezes é muito fechado o que favorece uma tendência a solidão. Possui uma presença de espírito impressionante.

Valorize o lado material, mas sem se esquecer do sentimental.

Dinamismo: Grande capacidade para dimensionar com método, prudência e reflexão (Terra) as iniciativas e as finalidades da vida (cardinal), que apesar de serem perseguidas com muita objetividade e relativa diplomacia (participação do úmido), frequentemente servem para dar ao sujeito mais a consciência do dever e afirmar os princípios racionais do êxito social do que propriamente levá-lo à satisfação pessoal, que apesar de tudo é solicitada veementemente, debaixo de uma aparente reserva, impassibilidade e disciplina.

Esta satisfação pessoal não se exterioriza devido a necessidade de se afirmar no mundo pela vida interior, feitas de modelos, teorias e de certas subjetividade (feminino) pouco manipulável. Integração racional na existência (Saturno) concretizada que leva o sujeito à conquista (Marte) de uma maturidade feita pelo sacrifício ou renúncias dos afetos (Lua), bem como dos valores otimistas e sociáveis da vida grupal (Júpiter).

Se por um lado esta maturidade se revela pelo despojamento e pela compreensão de que uma ação vigorosamente lúcida pode levar a um êxito real, seja externa ou internamente, por outro lado ela pode estar permeada de possíveis psicossomatizações, ou então levar a uma visão excessivamente funcional da hierarquia dos valores sociais e pessoais, que muitas vezes se atrofia a si próprio, isto é, identificando-se.

Os conflitos são estruturados num nível de relacionamento e independência (cruz cardinal), enquanto que as soluções podem ser estruturadas num nível de concretização social (trígono da terra).

Tarefa: A ti capricorniano, quero suor da tua fronte, para que possas ensinar, aos homens o trabalho. Não é fácil a tua tarefa, pois sentirás todo o labor dos homens cair sobre os teus ombros; mas pelo jugo da tua carga, ponho em tuas mãos a responsabilidade sobre o homem.

Abaixo (do lado direito da tela), a autoridade postal da República da Áustria emitiu em datas diferentes, quatro séries com quatro selos cada uma, compondo 16 selos, dos quais 12 mostram a Astrologia através dos signos do zodíaco e 4 selos celebram o Ano Novo do Horóscopo Chinês. Todos são auto-adesivos e foram emitidos em folhas de 8 selos, com valor facial de 0,55 € cada. As três primeiras séries foram emitidas no Ano do Galo. A quarta e última série foi emitida no Ano do Cachorro.

    1. Astroset I – 21/04/2005: Câncer, Gêmeos e Touro
    2. Astroset II – 22/07/2005: Leão, Virgem e Libra
    3. Astroset III – 24/10/2005: Capricórnio, Sagitário e Escorpião
    4. Astroset IV – 20/01/2006: Áries, Aquário e Peixes

Do lado esquerdo, série de 12 selos postais e mini-folhinha emitida pela República da Bósnia Herzegóvina em 15/04/2004, com valor facial de 0,50 centavos de marco conversível cada selo, eles mostram os 12 signos do zodíaco.

Do lado direito, série de 12 selos postais e mini-folhinha emitida pela República da Hungria em 03/01/2005, com valor facial de 50 florins húngaros cada selo, eles mostram os 12 signos do zodíaco. Do lado esquerdo, série de 12 selos postais emitida pela Federação Russa em 21/04/2004, com valor facial de 5,00 rublos cada selo, eles mostram os 12 signos do zodíaco.

volta ao topo

LUA EM CAPRICÓRNIO
Num tema natal pode indicar depressão. A natureza disciplinada, o respeito à hierarquia e o desejo de ocupar postos de liderança do capricorniano, provavelmente tem origem numa existência na Grécia antiga, onde se dedicou à carreira militar. É possível, por exemplo, que ele tenha participado das famosas guerras entre Atenas e Esparta.
Dia: A passagem da Lua por este signo cria uma atmosfera de introversão e recolhimento, que devemos aproveitar para pôr nossos sentimentos e emoções em ordem. As pessoas procuram voltar-se para si mesmas, demonstrando um autocontrole superior ao normal e buscando segurança. Podem também ocorrer crises de melancolia. O dia favorece aos negócios imobiliários, assim como a política, ao trabalho, a carreira e a economia. Confere prestígio aumentado e pode-se empreender negócios a longo prazo, negócios com minas, propriedades, terrenos, produtos da terra, estudos, políticas, ciências e orçamentos econômicos.

Saturno em Capricórnio: Esta será uma grande prova de fogo, pois exigirá de você muito esforço e humildade para realizar suas ambições. Com disposição e trabalho, o sucesso chegará. Mantenha sempre a dignidade e compartilhe o que você conseguir para afastar a solidão.

Em vidas passadas, a pessoa pode ter sido extremamente ambiciosa, usando todas as suas energias apenas para obter sucesso profissional e status. Nesta vida, precisa superar a insegurança e a modéstia excessiva, para não perder boas oportunidades de progresso profissional.

Casa 10: Refere-se ao sucesso e a realização profissional, material, pessoal e social do nativo, as carreiras, a reputação, as possibilidades de projeção, o meio do céu, o futuro, mostra o resultado dos esforços, as honras, o crédito, o respeito público e o poder pessoal, a mãe no horóscopo feminino e o pai no horóscopo masculino, como se é visto socialmente, o sucesso, a fama, as carreiras, os regimes, o que o mundo quer que eu seja ou tenha, o papel que o mundo exige que eu desempenhe, o que o mundo espera de mim, as vaidades e a ética.

4º eixo Câncer – Capricórnio: Ligados à família e coligados com o passado, profundamente emocionais, ambos são protetores. Capricórnio protege como um pai, cuida com responsabilidade, seria a representação da casa, enquanto que Câncer seria a representação do interior desta casa, protegendo como uma mãe, quem coloca no colo.

Casa VII em Capricórnio: Casamento de amor-amizade. Uma relação conjugal calma, sem problemas. Alguns choques, mas nada de grave. Fidelidade.

Saúde: A estrutura do corpo, o esqueleto, os ossos, o joelho, tendões, cartilagens, pele, unhas, cabelo, baço, juntas, articulações e os dentes. São comuns os problemas ortopédicos e dentários, bem como o reumatismo. Recomenda-se o consumo do repolho e da couve, pois combatem o reumatismo.

Exercício: Fique agachado com as mãos no chão e estenda uma perna para trás, enquanto que a outra fica flexionada para a frente; flexione a bacia para baixo, depois repita com a outra perna.

Personificação: Signo animal e agressivo. Representa as pessoas mais velhas e mais sábias, as cachoeiras (quanto maior a altura, maior é o tombo). Representa também uma águia, pois existe uma constelação com esse nome que se encontra dentro do signo de Capricórnio. Significa o êxtase invernal, a Terra seca e fria, a semente se defronta com a etapa mais difícil em seu processo de maturação, ocasião em que a terra seca e fria leva a interiorização.

Aparência: De fraca constituição e pouca beleza. Recomenda-se limpeza de pele.

Animal: Animais noturnos e solitários, urso, corvo, urubu, coruja, aves necrófogas ou noturnas.

Profissão: funcionário público, matemático, professor, secretário, bancário, gerente de loja, engenheiro, comerciário, pecuarista, mineralogista, garimpeiro, bibliotecário, arqueólogo, contador, oftalmologista, ortopedista, encanador, fazendeiro, apicultor, mecânico, geofísico, construtor civil e sapateiro.

Planeta: Saturno, é o planeta dos limites, das restrições, o deus do tempo. Representa a cristalização, a organização, a perseverança, a sabedoria, a velhice, a responsabilidade e o trabalho. Determinação e perseverança são palavras-chave na sua vida e você não mede tempo nem esforços para realizar seus sonhos.

Qualidade: Cardeal, que dá impulsividade, coesiva.

Elemento: Terra.

Elemental: Gnomo.

Estação: O início do inverno.

Dia: Sábado.

Cor: Preta, cinza, marrom e verde.

Mineral: Pedras escuras opacas e negras, ônix, hematita, turmalina, topázio, citrino, jaspe verde e ônix branco.

Metal: Chumbo.

Vegetal: Plantas espinhosas ou venenosas, lírio, amor-perfeito, álamo branco (representa tempo), jacinto azul (constância) e a verônica (representa compromissos).

Chakra: 3º.

Aroma: Lótus, alecrim, pinho e alfazema.

À mesa: Evite peixes gordurosos, carne de caça e os doces, prefira os derivados do leite.

Nota musical: Fá.

Arcanjo: Orifiel.

Plano de vida: Físico.

Regente esotérico: Saturno.

Missão esotérica: Lutar com Sirbilus (cão de três cabeças que protege a porta do inferno).

Mitologia: Podemos associar a este signo os mitos de Pã e da Cabra Amalteia. Pã, filho de Mercúrio, era como um bode da cintura para baixo. A cabra Amalteia amamentou Júpiter. De um de seus chifres, foi feita a Cornucópia, a fonte da abundância.

O signo de Capricórnio está associado à cabra Amalteia, ninfa, filha de Melisso, Rei de Creta. Alimentou Júpiter com seu leite, quando este foi escondido por sua mãe, Reia, devido a voracidade de Saturno. A cabra, juntamente com seus dois cabritos, foram postos no céu, por Júpiter e um de seus chifres foi doado às Ninfas. Este chifre depois, teve a virtude de se encher com tudo aquilo que o possuidor desejasse. Chamam-no de Cornucópia, ou Corno da Abundância.

Tarô: O Hermitão. Tarô Cigano: Ferradura.

Runas: Nied, Ansur, Hagall, Othila e Mann.

Capricórnio Ascendente em:

  1. Áries: Alcanço dos objetivos com rapidez, graças a maior concentração de impulsos de ação.
  2. Touro: Fica mais solto e afetuoso no amor, ganha um grande poder de decisão e consciência do próprio valor.
  3. Gêmeos: Temperamento mais aberto e criativo, grande capacidade intelectual.
  4. Câncer: Sentimentos mais intensos, a vida segue os caminhos da intuição.
  5. Leão: Maior vazão às suas opiniões, grande desgaste por uma busca exagerada de sucesso.
  6. Virgem: Frieza nos sentimentos, vida profissional excelente.
  7. Libra: Vida instável e emotiva, no amor há maior e melhor entrega.
  8. Escorpião: Maior auto-estima, mais desconfiança, não consegue exteriorizar suas qualidades.
  9. Sagitário: Não existem dificuldades, não mede esforços para ajudar o próximo, é honesto, tem espírito elevado e adora a natureza.
  10. Capricórnio: Redobradas as características, é a personalidade mais perseverante do zodíaco, introversão exagerada.
  11. Aquário: Maior aceitação de ideias progressistas pela troca de valores tradicionais, senso de coerência.
  12. Peixes: Pode ter um grande medo do futuro, choques internos pela instabilidade emocional de Peixes e a determinação de Capricórnio.
Entrada principal !
Última atualização: 17/06/2013.
volta ao topo

SAGITÁRIO ASTROLOGIA
AQUÁRIO