This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

SEBASTIÃO CARVALHO LEME (1918-2007)

Fotógrafo que desenvolve fotos de 360º em um máquina inventada por ele!

“Por que fotografia?

O homem se expressando na forma, na cor ou no som tem o desejo oculto de se perpetuar através dos tempos. O fantasma da limitação da vida leva-o a buscar um meio de se continuar, e para isso recorre às artes. E quando lhe permite os meios, com as ferramentas que dispõe, se expressa com exaltação, revelando o seu eu oculto, o artista. Daí a fotografia. Daí o clic. Fácil, leve, mecânico.

As artes plásticas, a música, a arquitetura, a literatura, a arte dramática requerem um aprendizado e estudos profundos. Mas a fotografia é mágica. É imediata. É querer e fazer. O homem com ânsia de se eternizar, eterniza-se na fotografia, naquilo que vê, naquilo que o vislumbra. Ele perpetua sua geração fotografando o filho.

Ele se perpetua na casa que construiu e na qual tirou foto com a família. Com uma foto ele congela um aniversário, um casamento ou um passeio, sempre para resistir ao tempo, subjugando-o. Esse clic pode também transcender a um simples registro. Pode também produzir arte.”

(Sebastião Carvalho Leme)

“Oásis de Luz” e “Lata d’Água na Cabeça”, by Sebastião Carvalho Leme.

volta ao topo

HISTÓRIA DA INVENÇÃO DA MÁQUINA FOTOGRÁFICA 360º

Em 1957, um empresário solicitou uma fotografia de seus prédios em uma confluência de 3 esquinas e o seu interesse era mostrar o conjunto dos prédios em uma só foto, o que necessariamente teria de ser em 360º.

Usando uma Rolleiflex com cabeça panorâmica foram tirados 10 negativos que, ampliados e montados, resultaram numa foto com 360º.

Daí surgiu o desafio: Por que não tirar num só negativo uma foto 360 graus?

Leme pôs este desafio na “agenda” de sua mente e passou a cogitar uma solução. O embrião de uma ideia surgiu. Numa latinha de massa de tomate instalou uma objetiva, um dispositivo interno que é o princípio da invenção e um pedaço de filme fixo dentro da lata.

Com a mão fez girar a objetiva, fazendo, assim, o primeiro teste para sentir as possibilidades. Este teste foi feito em frente ao Senai. Revelando o filme foi comprovada, precariamente, a possibilidade de se tirar fotos em 360º.

Feito o primeiro protótipo, já mecanizado, veio a confirmação. Foram feitos 3 protótipos que consumiu cerca de um ano de aperfeiçoamento.

Neste ínterim, certo de ter conseguido a solução para tirar fotos com 360º, Leme providenciou o processo de patente que tramitou durante alguns anos no Departamento Nacional da Propriedade Industrial, tempo em que são pesquisadas a viabilidade do sistema e a existência de similares, concedendo a patente em 23/04/1962, sob nº 61.472.

Cerca de 20 anos após a concessão da patente surgiu nos Estados Unidos um sistema similar, sem, contudo, o dispositivo interno acima referido. A máquina esteve inativa durante 15 anos. No final de 1997 foi reativada e aperfeiçoada, passando, novamente, a ser usada...

Na edição de Junho, da Revista Fotografe MELHOR, foi publicada uma extensa reportagem sobre a máquina fotográfica 360 graus pelo jornalista Ricardo Perez.

Esta máquina foi feita conforme os princípios da patente, isto é, fotos obtidas através de um prisma, processo que não tem similar. Abaixo, foto da nova máquina 360º – inventada por Sebastião Carvalho Leme.

Máquina 360 graus, inventada por Sebastião Carvalho Leme.

Centro da Cidade de Marília – foto com 360 graus.

190 graus

Nova máquina: 360 graus + 10

O fotógrafo-inventor Sebastião Carvalho Leme. Interior da Catedral de São Bento – 180 graus.

volta ao topo

Com nome de batismo, Sebastião de Carvalho Leme, nasceu em 13/07/1918, em Guará (SP). Filho de Azarias de Carvalho Leme e Ernestina Matos Carvalho, casado com a cirurgiã dentista Dulce Maria Carvalho Leme, com quem teve 8 filhos: Maria Ernestina, Maria Cristina, Maria Izabel, Maurício, Antonio Luis, Alexandre, José Augusto e Eduardo.

Leme foi diretor do Departamento Fotográfico da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, em 1950, durante a filmagem do filme “Caiçara”. Participou de diversas exposições fotográficas individuais, assim como coletivas.

Com vários prêmios recebidos, entre tantos trabalhos, Leme inventou o sistema para fotografar em 360º, patenteado sob o Nº 99.271 no Departamento Nacional da Propriedade Industrial, em 26/11/1957.

Eu conheci o fotógrafo-inventor na Exposição “MOSTRA DE FOTOGRAFIAS EM 360º”, realizada entre 30 de agosto a 9 de outubro de 1999, no Foto Cine Clube Bandeirante, em São Paulo.

“Aos meus caros amigos e amigas, minhas efusivas saudações. Hoje, 07/05/2005, por generosa deferência do Grupo Amigos da Fotografia de Ribeirão Preto, estou recebendo o honroso título de Ícone da Fotografia em âmbito nacional, pela criatividade e realizações tecnológicas na área da fotografia; o que de coração agradeço. Cordialmente, Sebastião Carvalho Leme, Fazenda Santa Rita – Bonfim Paulista.”


Sebastião Carvalho Leme (foto360g @ terra.com.br – www.fotoemfoco.art.br) – Nota: Antigos endereços eletrônicos que não funcionam mais.

22/05/2005: Colaboração. Prezadíssimo Sérgio Sakall, minhas saudações com um grande abraço. Estou sendo ingrato em não responder sua mensagem do dia 9 deste, com efusivas palavras com respeito aos acontecimentos de Ribeirão Preto. Peço relevar, devido aos meus quase 87 anos de idade já estou me sentindo cansado em navegar pela Internet. Porém ao abrir o meu nome no Google, com aspas, e na terceira ocorrência deparei com a inclusão de uma inserção sua a meu respeito, numa página, achei que não podia mais me omitir. Portanto aceite meu profundo penhor pela sua colaboração em mais essa minha caminhada na senda da causa da fotografia. Estou enviado anexado um layout que fiz da medalha que recebi e o link da página que tenho na Wikepédia. Mais uma vez aceite meu profundo penhor pelo apoio que tem me dado e que reflete à causa da fotografia. Um grande abraço de Sebastião Carvalho Leme.

Para saber mais, acesse: Enciclopédia Wikipedia.org (http://pt.wikipedia.org/wiki/Sebastião_Carvalho_Leme)

23/05/2005: Caros amigos, amigas e parentes. Encaminho uma página sobre mim que meu ilustre amigo virtual, Sérgio Sakall, incluiu em seu rico site sobre a “História da Fotografia no Brasil”. Confiram abrindo o link abaixo. Clicando nas setas no final da página leva à outras sobre o mesmo assunto e, em “Página Principal”, leva à sua magnífica Home Page. A todos um grande abraço de Sebastião Carvalho Leme.

www.sergiosakall.com.br/montagem/fotografo-sebastiao-carvalho.htm

Entrada principal !
Última atualização: 15/02/2011.
volta ao topo

FOTOGRAFIA NO BRASIL PÁGINA PRINCIPAL
FOTOGRAFIA NO BRASIL