This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

AUGUSTO MALTA (1864-1957)

Augusto César Malta de Campos nasceu em 1864 em Paulo Afonso, Alagoas. Veio para o Rio em 1888, para trabalhar no comércio.

Em 1903, o vendedor de tecidos por amostras e fotógrafo amador Augusto Malta foi contratado pelo prefeito Pereira Passos para registrar em imagens as transformações que passaria o Rio de Janeiro.

Desde então, acompanhou o prefeito por toda a cidade fornecendo à prefeitura cenas urbanas de antes e depois do famoso “bota abaixo”.

Augusto Malta Foto de Augusto Malta, 1926.

Malta permanece na prefeitura mesmo depois da gestão de Pereira Passos e, sempre muito ligado ao ex-prefeito, oferece à família Passos inúmeras fotos, seja de caráter particular ou da cidade.

Focalizando também os tipos e festas do Rio de Janeiro, podemos dizer que nas três primeiras décadas do século XX a vida carioca foi documentada pela câmera de Augusto Malta.

Em 1911 registra cenas do carnaval carioca, tornando-se o primeiro fotojornalista brasileiro.

“Batalha das Flores”, 1903.

Que Paris seja aqui! O chamado afrancesamento que Pereira Passos praticou nas ruas da cidade culminou com a organização, pela prefeitura, da Batalha de Flores, série anual de desfiles de inspiração requintadamente europeia. Realizado pela primeira vez em 15/08/1903, na Praça da República.

O evento promovia um concurso, para o qual carruagens, automóveis, bicicletas e embarcações das mais importantes famílias da Capital Federal eram enfeitados, disputando assim o aplauso do público que se perfilava à passagem do corso.

O luxo apresentado pelos carros e a emoção que eles despertavam pelos seus aspectos ornamentais eram os principais itens de que se ocupava a comissão julgadora, encarregada da premiação oficial.

Lado esquerdo: Pavilhão do Presidente da República, 02/09/1906. Lado direito: Primeiro prêmio, 02/09/1906.

Ambas as fotos (abaixo) foram tiradas em 17 de outubro de 1909.

Em 30/06/1957 ele falece, aos 93 anos, no Hospital da Ordem Terceira da Penitência.


AGCRJ – Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro – www.rio.rj.gov.br/arquivo
Rua Amoroso Lima, 15 – Cidade Nova – Rio de Janeiro, RJ – CEP: 20211-120

Vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, o AGCRJ mantém coleções de documentos particulares de prefeito, administradores, professores, engenheiros e personalidades do Rio de Janeiro... No arquivo são mantidas fotos do Acervo Augusto Malta (http://portalaugustomalta.rio.rj.gov.br/), importante fotógrafo a retratar a cidade do passado...

Entrada principal !
Última atualização: 06/04/2013.
volta ao topo

FOTOGRAFIA NO BRASIL PÁGINA PRINCIPAL
FOTOGRAFIA NO BRASIL