This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

FOTOMANIA – FOTOGRAFIA

Você pode ver em FOTOMANIA:

  1. 14 páginas sobre trabalhos do fotógrafo e autor deste site, SÉRGIO SAKALL
  2. 61 páginas com diversas fotos históricas e com muitos nomes de fotógrafos do mundo e do Brasil

Tudo relacionado nesta página (abaixo), sugiro um preâmbulo através da barra de rolagem...

Observação: Muitas imagens são de domínio público porque seus direitos expiraram nos Estados Unidos e naqueles países cujos direitos autorais do autor tem mais de 50 anos.


Foi através da fotografia que o homem encontrou uma das formas mais perfeitas e práticas para gravar e reproduzir suas manifestações culturais...

Por volta de 1554, Leonardo Da Vinci descobriu o princípio da câmera escura, que é o seguinte: a luz refletida por um objeto projeta fielmente sua imagem no interior de uma câmera escura, se existir apenas um orifício para a entrada dos raios luminosos.

Baseados neste princípio, os artistas simplificam o trabalho de copiar objetos e cenas, utilizando câmeras dos mais diversos formatos e tamanhos. Enfiavam-se dentro da própria câmera e ganhavam a imagem refletida em uma tela ou pergaminho preso na parede oposta ao orifício da caixa.

Não é difícil imaginar os passos seguintes desta evolução: uma lente, colocada no orifício, melhorou o aproveitamento da luz; um espelho foi adaptado para rebater a imagem na tela; mecanismos foram desenvolvidos para facilitar o enquadramento do assunto.

Com esses e outros aperfeiçoamento, a caixa ficou cada vez menor e o artista trabalhava já do lado de fora, tracejando a imagem protegido por um pano escuro.

Etimologia:

Photo (do grego, quer dizer luz) – Photos – Foto
Graphos (do grego, significa escrita) – Graphy – Grafia
Photographia – Photo Grafia – Fotografia = Luz Desenhada

Portanto, surgindo de seu próprio nome (photo = luz + graphos = escrita) fotografia é desenhar com a luz ou “escrever com a luz”. Fotografia é, como resultado final, uma imagem inalterável, criada pela reflexão da luz.


SUA CLASSIFICAÇÃO EM UMA VISÃO GERAL

A fotografia reproduz o real da forma mais exata possível, pois só consegue “reproduzir” ou “duplicar” uma realidade que lhe é exterior porque opera com conceitos de “reprodução”, “objetividade” e realismo que ela própria cria e perpetua.

Nesse primeiro momento, o uso da fotografia foi controverso, pois, para a maioria, esse processo era uma simples reprodução do real e não um processo criativo ou artístico...

Houve uma divisão entre os defensores do uso da fotografia como criação artística e os que a acusavam de servir de instrumento auxiliar para as artes.

Os primeiros fotógrafos, em sua maioria pintores, desenhistas e gravadores que queriam ampliar suas atividades e aumentar sua produção, optavam por utilizar somente essa técnica na elaboração dos retratos, principal estilo consumido por uma população ávida por se ver eternizada.

Diversos estúdios foram abertos nas grandes capitais, e as cidades menores eram visitadas pelos fotógrafos itinerantes. Por Ter um manuseio complicado, a fotografia não era então praticada por amadores, sendo portanto restrita aos profissionais.

Ideia errônea, difundida nos anos 40 e 50, do século XX, por André Bazin, de que a fotografia não pertence ao domínio da cultura, mas ao das ciências naturais, porque é a própria “realidade” que se imprime a si mesma na película. Hoje, não suporta sequer a mais elementar das verificações!

Com a simulação de imagens fotográficas por computador e com a possibilidade de manipular infinitamente os dados registrados na película por processos digitais, estamos assistindo a uma demolição definitiva e possivelmente irreversível do mito da objetividade fotográfica, sobre o qual se fundaram as teorias ingênuas da fotografia como signo da verdade ou como reprodução do real...


DIA DO FOTÓGRAFO?!

Muitos comemoraram o dia 8 de janeiro como o Dia Nacional da Fotografia e Dia Nacional do Fotógrafo (Data Comemorativa Costumeira ou Popular). Mas há controvérsias... Calendários registram 6, 7, 8 e até 9 de janeiro como dia do fotógrafo, dia da fotografia, dia nacional do fotógrafo e dia nacional da fotografia.

Já no dia 19 de agosto comemora-se o Dia Mundial da Fotografia porque neste dia, em 1839, o Daguerreótipo foi apresentado ao mundo. Também há quem afirme que este é o Dia Mundial do Fotógrafo... Ainda existem registros de comemorações no dia 15 de agosto...

Já o Dia do Repórter Fotográfico é 2 de setembro... • O jornalismo de imagem é produzido por repórteres fotográficos, cinematográficos, ilustradores e diagramadores. Os fotógrafos de imprensa foram reconhecidos como integrantes de funções “auxiliares de jornalistas” pelo Decreto nº 7.073, de 1944. As legislações que se seguiram, tanto o Decreto-Lei nº 972, de 1969, como o Decreto nº 83.284, de 1979, reconheceram o repórter fotográfico como uma das onze funções exclusiva dos jornalistas. Fonte: Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo – ARFOC-SP (www.arfoc-sp.org.br).

Controvérsias à parte, é certo que o Dia Internacional da Fotografia é comemorado nesta data porque no dia 19/08/1839 que a fotografia foi anunciada ao mundo oficialmente. Sua invenção (todo processo de funcionamento), batizada de Daguerreótipo, foi apresentada neste dia na Academia de Ciências da França, em Paris, consagrando o Daguerreótipo (avô das câmeras fotográficas) – processo desenvolvido pelo francês Louis M. Daguérre.

Possivelmente, as datas em janeiro referem-se à chegada do Daguerreótipo no Brasil, fato que aconteceu no primeiro mês do ano de 1840, exatamente no dia 16. A literatura especializada dá conta de que foi Louis Compte que trouxe a novidade de Paris para o Rio de Janeiro, e apresentou o daguerreótipo ao imperador D. Pedro II (oficialmente, o Imperador foi o primeiro fotógrafo brasileiro).

Porém, segundo o historiador Bóris Kossoy, houve uma descoberta isolada da fotografia no Brasil, pelo pesquisador Hércules Florence, seis anos antes do anúncio oficial do feito de Daguerre... Sem conhecimento das pesquisas na Europa, Florence descobriu a fotografia e foi a primeira pessoa a usar o termo, em 15/08/1832, em Campinas – no interior do Estado de São Paulo.

Portanto, as datas no mês de agosto estão resolvidas. Faltam as datas do mês de janeiro serem explicadas... Talvez, a Confederação Brasileira de Fotografia (www.confoto.art.br), fundada em 01/07/1961, possa fazer isso em seu sítio...

volta ao topo

Breve história da fotografia...

Evolução cronológica dos principais registros:

Os foto clubes:

HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA NO BRASIL

volta ao topo

FOTÓGRAFOS NO BRASIL POR ORDEM ALFABÉTICA

volta ao topo

FOTOGRAFIA NO MUNDO

FOTÓGRAFOS NO MUNDO

Entrada principal !
Última atualização: 02/08/2012.
volta ao topo

ENTRADA GALERIAS MAPA GIRAFAMANIA
Continua...HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA