This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

PIAUÍ – PI

www.piaui.pi.gov.br

O estado do Piauí tem como capital a cidade de Teresina (fundada em 16/08/1852) e está localizado na região Nordeste do Brasil.

Nota: Em 16/08/1952 foi emitido o selo Centenário da Cidade de Terezina – Capital do estado do Piauí (PI), com valor facial de Cr$ 0,60 centavos, o selo mostra a efígie de J.A. Saraiva. Yvert: 516. RHM: C-283.

Existem diferentes estudos sobre a origem do nome Piauí... A maioria defende que este nome foi derivado de um rio, denominado Piauí, caminho obrigatório dos estradistas, na época do desenvolvimento... Dentre eles, Rodolfo Garcia é de opinião que, sendo o rio abundante de piaus, não há motivos para refugar, rejeitar a etimologia clássica do “piau”, um peixe de pele manchada.

Já os indígenas de início denominaram Piaguí, mais tarde, chamaram as terras de Piagoí e somente depois é que ficaram conhecidas por Piauí, sendo a mesma de origem tupi: “piau” ou “rios dos piaus” (sendo nome genérico de vários peixes nordestinos)... Na etimologia tupi-guarani: a palavra “para” significa rio, pira (peixe), u’i (sufixo de aumentativo: – ão, grande) e letra “Í” (com acento) significa água...

O Piauí é o estado litorâneo com menor extensão de costa: apenas 66 quilômetros. Esse pequeno trecho, porém, é privilegiado. Na fronteira com o Maranhão, a oeste, fica o Delta do Rio Parnaíba, o único em mar aberto das Américas. Seu ecossistema lembra o da Amazônia, com inúmeras ilhas, lagoas, igarapés e praias de areia fina, tomadas por dunas e coqueiros. Mas a maior parte do território piauiense está sob a ação do clima semi-árido.

Terceiro maior estado nordestino, inferior apenas à Bahia e ao Maranhão, o Piauí faz limites com os estados do Ceará e Pernambuco (leste), da Bahia (sul e sudeste), do Tocantins (sudoeste), do Maranhão (oeste) e o Oceano Atlântico (norte). Essa localização explica que a colonização do Piauí se deu do centro para o litoral. Fazendeiros do São Francisco, à procura de novas expansões para suas criações de gado, passaram a ocupar, em 1674, com cartas de sesmarias concedidas pelo governo de Pernambuco, terras situadas às margens do rio Gurgueia.

Teresina – primeira capital planejada do Brasil –, cujo nome homenageia à Imperatriz Dona Maria Teresa Cristina, esposa de D. Pedro II, é a única das capitais nordestinas que não é banhada pelo mar. Isso se deve à colonização. Ao contrário do restante do Nordeste, o estado foi ocupado do interior para o litoral. Em toda essa região predomina o clima semi-árido, com longos períodos de seca e vegetação de Caatinga. Essas condições climáticas reforçam uma economia baseada na agricultura de subsistência, na criação extensiva de gado e no extrativismo de carnaúba e babaçu.

Entretanto os rios Poti e Parnaíba compensam a distância do litoral, banhando a cidade que é mais conhecida como a Cidade Verde. O apelido foi dado porque todas as ruas e avenidas do lugar são ladeadas por árvores, especialmente mangueiras. Pontos turísticos da cidade: Palácio Karnak (sede do Governo Estadual), Theatro 4 de Setembro, Ponte João Luiz Ferreira (Ponte Velha sobre o Rio Poti), Ponte da Avenida Frei Serafim, Ponte Estaiada Mestre Isidoro França, Catedral da Padroeira: Igreja Nossa Senhora do Amparo (Praça da Bandeira), Igreja São Benedito, Igreja Nossa Senhora das Dores, Central de Artesanato Mestre Dezinho (Praça Pedro II), Encontro dos Rios Parnaíba e Poti. Shoppings: Teresina Shopping e River Side Walker Shopping.

A bandeira foi adotada oficialmente em 24/07/1922. Possui as mesmas cores da Bandeira do Brasil, o amarelo representa a riqueza mineral e o verde a esperança. Tal como na bandeira do Maranhão, o quadrado azul representa o céu. A estrela remete a Antares...

volta ao topo

Na Bandeira Nacional do Brasil a estrela que representa o estado do Piauí é a estrela (abaixo, número 15): Antares (Alfa de Escorpião) = alfa (α Sco), Scorpii, constelação de Escorpião.

volta ao topo

Além do Delta do Parnaíba, do Parque Nacional de Sete Cidades (Piripiri), do Parque Nacional da Serra da Capivara (São Raimundo Nonato) e da Arte Rupestre, os cartões-postais do Piauí são (organizados por municípios; com asteriscos as consideradas Sete Maravilhas do Piauí por votação popular):

Castelo do Piauí – Pedra do Castelo*
Esperantina e Batalha – Cachoeira do Urubu*
Jardim do Mulato – Lagoa Azul
Joaquim Pires e Luzilândia – Lagoa do Cajueiro*
Picos – Catedral de Nossa Senhora dos Remédios*
Oeiras – Centro Histórico de Oeiras*
Parnaíba – Pedra do Sal
Piripiri – Açude Caldeirão* e Parque Nacional Sete Cidades (Piripiri e Piracuruca)
Pedro II – Centro Histórico de Pedro II* e Morro do Gritador
Rio Grande do Piauí – Balneário de Lagoa do São Francisco
São Raimundo Nonato (Coronel José Dias e municípios da região) – Serra da Capivara

1975 – Selo “Propaganda Turística – Pedra do Sal, Piauí”, com valor facial de $ 0,70 centavos. RHM: C-917.

Em 12/09/2011, os Correios iniciaram a comercialização da folha de selos personalizados “Piauí” (Código: 85200903-8). O conjunto de 12 selos (selo postal/base + vinhetas personalizável) compõem a folha composta por 12 selos diferentes, todos com valor facial de Primeiro Porte Comercial (1º porte carta comercial, conforme tabela vigente), com tiragem de 10.868 folhas, sendo 8.151 para atender um pedido corporativo e 2.717 disponibilizadas para venda na rede de agências ECT.

Como os demais personalizados, o preço de venda é de acordo com a tabela ECT e não pelo facial e não tem local oficial de lançamento, pois os personalizados não são contemplados com carimbo comemorativo específico da emissão. O conjunto de 12 selos retrata os pontos turísticos, a arte, a riqueza mineral e arquitetônica piauienses. As imagens, feitas pelo fotógrafo Aureliano Muller, captam a beleza exuberante e a diversidade da região.

Delta do Parnaíba
Parque Nacional Serra da Capivara – São Raimundo Nonato
Ponte Metálica – Teresina
Igreja Nossa Senhora da Vitória – Oeiras
Arte Santeira – Teresina
Porto das Barcas – Parnaíba
Ponte Mestre Isidoro França – Teresina
Pedra Bruta de Opala e Joias – Pedro II
Canyon do Rio Poty – Buriti dos Montes
Parque Nacional de Sete Cidades – Piracuruca
Praia de Barra Grande – Cajueiro da Praia
Monumento à Batalha do Jenipapo – Campo Maior
volta ao topo

17 – DIRETORIA REGIONAL DOS CORREIOS DO PIAUÍ – DR/PI

Faixa(s) de CEP da UF PI: 64000-000 a 64999-999

Unidades Operacionais em Teresina: 38

– SPVF Seção de Promoção de Vendas e Filatelia, Gerência de Vendas – SPVF/GEVEN/DR/PI
Avenida Antonino Freire, 1407 – Centro – Teresina – Piauí (PI) – CEP: 64001-970

– AF Agência Filatélica Teresina – AF/DR/PI
Endereço: Teresina – Piauí (PI) – CEP:

► Na Diretoria Regional do Piauí a solenidade de lançamento oficial da série “Zoológicos do Brasil” ocorreu no Parque Zoobotânico do Piauí, em Teresina, no dia 19/10/07 (Dia do Piauí). Na ocasião foi inaugurado o “Bosque das Cidades”, projeto realizado pela TV Cidade Verde, onde prefeitos de várias cidades do Piauí plantaram mudas de árvores consideradas símbolos em suas cidades.

Eurides Francisca Messias Alves da Silva (euridesmessias@correios.com.br), da SPVF, não participou do evento, mas em 24/11/07, indicou a gerente da agência, enviou fotografia do evento e a mensagem: “Prezado, Bom dia! Somente agora pude responder o seu e-mail por problemas particulares... Segue foto de lançamento e os endereços com muito prazer... Ficarei muito feliz em participar deste seu projeto. Um abração.” Nota: Marcine RO quem a indicou. Já mandei os dois envelopes em 27/11... uma delas devolveu o cartão e apenas um envelope... enviei outro em 24/12...


Matéria publicada em 18/10/07, no Portal Acessepiauí (www.acessepiaui.com.br)
Av. Homero Castelo Branco,1220 – Jockey – Teresina – Piauí (PI) – CEP: 64.048-400
Fale Conosco: 3234-1103 / 8802-9508 – Comercial: 3234-1108 / 8802-9511
www.acessepiaui.com.br/geral2.php?id=80233

ECT lança selos especiais no Dia do Piauí. A Diretoria Regional do Piauí lançará no dia 19 de outubro às 8h no Parque Zoobotânico a série de selos especiais “Zoológicos do Brasil”. A série apresenta seis dos animais mais visitados em nossos zoológicos – arara-vermelha-grande, chimpanzé, elefante-africano, girafa, leão-africano e tigre – e tem o objetivo de difundir a importância dos zoológicos brasileiros e a beleza dos animais que neles habitam.

A seleção dos seis animais que compõem a série foi feita pela população durante a promoção “Bote o Bicho no Selo”, por meio de votação na página dos Correios na internet, contando com uma grande participação popular (56.076 votos). Os 36 animais inicialmente propostos foram agrupados para votação em seis grupos: Região Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste, mais um grupo de animais propostos pela Sociedade dos Zoológicos do Brasil.

A arara-vermelha foi escolhida como representante da região Norte, com 43% dos votos; o leão-africano obteve 33% como representante da região Nordeste; o tigre, 41% da região Sul; o elefante-africano, 46% da região Sudeste; a girafa foi a preferida dentre os animais propostos para a região Centro-Oeste, com 54%, e o Chipanzé foi o escolhido entre os sugeridos pela Sociedade dos Zoológicos com 36% dos votos.

A filatelia é considerada o mais popular de todos os passatempos e conta, atualmente, com cerca de 30 milhões de adeptos, movimentando aproximadamente US$ 16 bilhões por ano em todo o mundo. No Brasil, terceiro país do mundo em emissão de selos, essa atividade é tida como o hobby mais praticado entre os colecionadores.

Além dos selos a serem lançados nessa série especial, já está à venda nos Correios um cartão-postal sobre os animais enfocados e, brevemente, será disponibilizado para comercialização um novo modelo de embalagem temática com a mensagem “Diga não ao tráfico de animais”, demonstrando mais uma vez o compromisso dos Correios com a preservação dos valores nacionais.

Selos – Com arte final de Álvaro Nunes e Sérgio Sakall, cada selo tem como foco principal a imagem dos animais. A tiragem de cada selo é de 1 milhão e o valor facial, de R$ 0,60. Fonte: Correios.


Matéria Publicada em 19/10/07, no portal Cidade Verde (www.cidadeverde.com/geral_txt.php?id=6624)

Selo “Zoológicos do Brasil” é lançado no Bosque das Cidades. Durante a cerimônia de abertura do Bosque das Cidades foi lançado no Piauí, o selo Zoológicos do Brasil, uma iniciativa dos Correios, que resolveu identificar cada região do País por um animal e no Nordeste foi escolhido o Leão Africano.

O assessor de imprensa dos Correios no Piauí, Ari Conde, disse que a escolha da data e do local para o lançamento do selo foi bastante oportuna, por se tratar de evento realizado no próprio Parque Zoobotânico do estado e por reunir todos os prefeitos do Piauí.

Participaram do lançamento do selo, o diretor-presidente da TV Cidade Verde, Jesus Filho, o presidente do Emater, Francisco Guedes (foto), o secretário de Meio Ambiente, Dalton Macambira, o presidente da Associação Piauiense dos Prefeitos Municipais (APPM), Luis Coelho, dentre outras. Flash Záira Amorim (Parque Zoobotânico) / Redação Caroline Oliveira.

Abaixo (lado esquerdo da tela), o Secretário Estadual do Meio Ambiente, Dalton Macambira, fazendo a carimbação do selo, auxiliado (à direita) pela Gerente da Agência Filatélica Teresina, Joanice Sousa, e pelo APLAQ (Assessor de Planejamento e Qualidade), Expedito Reis (Foto: Záira Amorim, Cidade Verde). Do lado direito, a Agência Central dos Correios em Teresina (Foto: Acessepiauí).

Fotografia número 095, tirada em 19/10/2007, modelo de câmera NIKON D50: Valdivino Viana (REOP-01), Ari Conde
ASCOM, assessor de imprensa dos Correios no Piauí – camisa branca), Raimundo Gomes (REOP-02), Benedito Martins (GEVEN/DR/PI), Joanice Maria de Sousa (Gerente da Agência Filatélica – vestido vermelho) e Expedito Reis (APLAQ, quem representou o Diretor Regional – camiseta branca).

volta ao topo

Além da capital Teresina, segue abaixo lista de outras Unidades Operacionais no estado: ?

Agência SHOPPING RIVERSIDE – DR/PI

Municípios do estado do Piauí (222):

Acauã
Agricolândia
Água Branca
Alagoinha do Piauí
Alegrete do Piauí
Alto Longá
Altos
Alvorada do Gurgueia
Amarante
Angical do Piauí
Anísio de Abreu
Antônio Almeida
Aroazes
Arraial
Assunção do Piauí
Avelino Lopes
Baixa Grande do Ribeiro
Barra D’Alcântara
Barras
Barreiras do Piauí
Barro Duro
Batalha
Bela Vista do Piauí
Belém do Piauí
Beneditinos
Bertolínia
Betânia do Piauí
Boa Hora
Bocaina
Bom Jesus
Bom Princípio do Piauí
Bonfim do Piauí
Boqueirão do Piauí
Brasileira
Brejo do Piauí
Buriti dos Lopes
Buriti dos Montes
Cabeceiras do Piauí
Cajazeiras do Piauí
Cajueiro da Praia
Caldeirão Grande do Piauí
Campinas do Piauí
Campo Alegre do Fidalgo
Campo Grande do Piauí
Campo Largo do Piauí
Campo Maior
Canavieira
Canto do Buriti
Capitão de Campos
Capitão Gervásio Oliveira
Caracol
Caraúbas do Piauí
Caridade do Piauí
Castelo do Piauí
Caxingó
Cocal
Cocal de Telha
Cocal dos Alves
Coivaras
Colônia do Gurgueia
Colônia do Piauí
Conceição do Canindé
Coronel José Dias
Corrente
Cristalândia do Piauí
Cristino Castro
Curimatá
Currais
Curral Novo do Piauí
Curralinhos
Demerval Lobão
Dirceu Arcoverde
Dom Expedito Lopes
Dom Inocêncio
Domingos Mourão
Elesbão Veloso
Eliseu Martins
Esperantina
Fartura do Piauí
Flores do Piauí
Floresta do Piauí
Floriano
Francinópolis
Francisco Ayres
Francisco Macedo
Francisco Santos
Fronteiras
Geminiano
Gilbués
Guadalupe
Guaribas
Hugo Napoleão
Ilha Grande
Inhuma
Ipiranga do Piauí
Isaías Coelho
Itainópolis
Itaueira
Jacobina do Piauí
Jaicós
Jardim do Mulato
Jatobá do Piauí
Jerumenha
João Costa
Joaquim Pires
Joca Marques
José de Freitas
Juazeiro do Piauí
Júlio Borges
Jurema
Lagoa Alegre
Lagoa de São Francisco
Lagoa do Barro do Piauí
Lagoa do Piauí
Lagoa do Sítio
Lagoinha do Piauí
Landri Sales
Luís Correia
Luzilândia
Madeiro
Manoel Emídio
Marcolândia
Marcos Parente
Massapê do Piauí
Matias Olímpio
Miguel Alves
Miguel Leão
Milton Brandão
Monsenhor Gil
Monsenhor Hipólito
Monte Alegre do Piauí
Morro Cabeça no Tempo
Morro do Chapéu do Piauí
Murici dos Portelas
Nazaré do Piauí
Nossa Senhora de Nazaré
Nossa Senhora dos Remédios
Nova Santa Rita
Novo Oriente do Piauí
Novo Santo Antônio
Oeiras
Olho D’Água do Piauí
Padre Marcos
Paes Landim
Pajeú do Piauí
Palmeira do Piauí
Palmeirais
Paquetá
Parnaguá
Parnaíba
Passagem Franca do Piauí
Patos do Piauí
Pau D’Arco do Piauí
Paulistana
Pavussu
Pedro II
Pedro Laurentino
Picos
Pimenteiras
Pio IX
Piracuruca
Piripiri – Parque Nacional de Sete Cidades (Arte Rupestre)
Porto
Porto Alegre do Piauí
Prata do Piauí
Queimada Nova
Redenção do Gurgueia
Regeneração
Riacho Frio
Ribeira do Piauí
Ribeiro Gonçalves
Rio Grande do Piauí
Santa Cruz do Piauí
Santa Cruz dos Milagres
Santa Filomena
Santa Luz
Santa Rosa do Piauí
Santana do Piauí
Santo Antônio de Lisboa
Santo Antônio dos Milagres
Santo Inácio do Piauí
São Braz do Piauí
São Félix do Piauí
São Francisco de Assis do Piauí
São Francisco do Piauí
São Gonçalo do Gurgueia
São Gonçalo do Piauí
São João da Canabrava
São João da Fronteira
São João da Serra
São João da Varjota
São João do Arraial
São João do Piauí
São José do Divino
São José do Peixe
São José do Piauí
São Julião
São Lourenço do Piauí
São Luis do Piauí
São Miguel da Baixa Grande
São Miguel do Fidalgo
São Miguel do Tapuio
São Pedro do Piauí
São Raimundo Nonato – Parque Nacional da Serra da Capivara (Arte Rupestre)
Sebastião Barros
Sebastião Leal
Sigefredo Pacheco
Simões
Simplício Mendes
Socorro do Piauí
Sussuapara
Tamboril do Piauí
Tanque do Piauí
Teresina
– Envelope de “retorno”, circulado de Teresina para São Paulo em 04/12/07, com três carimbos da DR/PI.
União
Uruçuí
Valença do Piauí
Várzea Branca
Várzea Grande
Vera Mendes
Vila Nova do Piauí
Wall Ferraz


26/12/2011 (segunda) – Voo G31986 12h40 SP-Guarulhos-GRU, 15h13 Teresina-THE. Localizador das passagens Smiles (MM): W92ZQP e (SES): XBUL7T. Assentos: 7A e 7B. Locadora Hertz Rent a Car, Setor de Desembarque do Aeroporto de Teresina, Senador Petrônio Portela, Praça Santos Dumont, s/nº. Grupo: D. Categoria: Compacto. Veículo: Corsa Sedan Max. Motorização: 1.4 (4 portas, com ar condicionado). Voucher do hotel Metropolitan Hotel (www.metropolitanhotel.com.br, empresa hoteldo.com), Avenida Frei Serafim, 1696 – Centro, Teresina – Piauí (PI), que de categoria cinco estrelas deixa a desejar, pois a piscina na cobertura, que tem um mirante, estava em reforma, portanto não pudemos utilizar e isso não foi descontado, mas o pior foi o café da manhã, servido das 6 às 9h30 no Restaurante Manhatan (térreo), que ao invés de ser buffet foi servido aos poucos na mesa individual (tínhamos que ficar pedindo cada item e o pão não chegava no horário) para economizar, porque não haviam hóspedes suficientes para montar a mesa de um buffet cinco estrelas, alegaram... Fizemos o check-in e ficamos no apartamento 309.
27/12/2011 (terça) – Visitamos os pontos turísticos da cidade (veja no início desta página)...
28/12/2011 (quarta) – Passamos a manhã no belo Parque Zoobotânico de Teresina... Neste dia adquiri uma girafa de resina.
29/12/2011 (quinta) – Fizemos o check-out e pé na estrada... De Teresina seguimos pela BR-316, BR-343 e BR-230 até Floriano (253 km da capital)... Saída pela PI-140 (BR-324) até São Raimundo Nonato (576 km de Teresina). Hotel Serra da Capivara (hotelserradacapivara@firme.com.br), Falcão & Monte Ltda. (Rodovia PI 140, Santa Luzia, São Raimundo Nonato – Piauí (PI). Jantamos “filet grelhado”, após caipirinha e cerveja... Sites: www.portaldehospedagem.com.br www.ondehospedar.com.br www.hotelinsite.com.br
30/12/2011 (sexta) – Primeiro dia com a guia Cida no Parque Nacional Serra da Capivara (Arte Rupestre)... Circuito do Desfiladeiro da Capivara... No final do dia fizemos o Circuito Baixão das Andorinhas, com uma vista maravilhosa e as andorinhas “camicases” que se atiram das nuvens em direção ao baixão para dormirem lá em baixo... Jantamos “frango a passarinha” no hotel...
31/12/2011 (sábado) – Segundo dia de Parque Nacional Serra da Capivara – Sítio do Boqueirão da Pedra Furada. Circuito Baixão da Pedra Furada... Fundação Museu do Homem Americano, onde estão expostos parte do acervo arqueológico do parque, como fósseis e urnas funerárias, além de painéis fotográficos e filmes educativos sobre o povoamento das Américas... Ingresso: R$ 8,00 (oito reais) por pessoa. Jantamos novamente “frango a passarinha”...
01/01/2012 (domingo) – Saímos cedo, pois eram cerca de 3 horas até Oeiras – cidade histórica, primeira capital do Piauí, cujos atrativos são: Casa da Pólvora, Pé de Jesus, Casa do Cônego, Círculo Operário, Teatro de Oeiras e Igreja Nossa Senhora da Vitória, um dos mais antigos templos do Piauí... Ficamos hospedados no Hotel Pousada do Cônego (pousadadoconego@hotmail.com), Praça das Vitórias, no centro histórico de Oeiras, de onde ganhamos calendários e chaveiros personalizados.
02/01/2012 (segunda) – Saímos cedo, pois eram cerca de 300 km até a capital.... Passamos por Campo Maior (Monumento Heróis do Jenipapo) e conhecemos Pedro II, a cidade da opala, localizada a 220 km da capital, com a Igreja Matriz Nossa Senhora da Canceição (com o Morro do Gritador e canion). Chegamos em Piripiri, cerca de 160 km da capital. Conheci Valquires numa sorveteria da praça central.
03/01/2012 (terça) – Parque Nacional de Sete Cidades (Piripiri, Piracuruca).... guia e artesão Osiel quem fez a girafa em pedra-sabão...
04/01/2012 (quarta) – Saímos cedo, passamos por Parnaíba e seguimos até Luiz Correia, onde nos hospedamos no Rio Poty Hotel Praia (www.riopoty.com), Avenida dos Magistrados, 2350 – Praia de Atalaia, Luiz Correia – Piauí (PI). Jantamos na barraca do Carlitus, na Praia de Atalaia...
05/01/2012 (quinta) – Realizamos o passeio de lancha pelo Delta do Rio Parnaíba. Na parte da tarde conhecemos o Farol da Marinha na Pedra do Sal, em Parnaíba. Jantamos no hotel um prato a base de peixe chamado “jangadero”, após cajarosca, goibarosca e caipirinhas.
06/01/2012 (sexta) – Almoçamos no hotel, camarão alho e óleo, após seis “cajaroscas”. Dormi por quase a tarde inteira. No jantar, apenas o Marcos degustou o lanche “macapá”.
07/01/2012 (sábado) – Após o café da manhã viajamos tranquilamente pela estrada que era praticamente nossa. Um pouco antes de Campo Maior, conhecemos o Museu e o Monumento Heróis do Jenipapo. Já perto de Teresina paramos para tomar suco de cajá no Café Mania Restaurante, localizado próximo à fábrica de castanha de Altos (PI). Almoçamos tarde no Shopping e entregamos o carro no Aeroporto (rodamos quase 2.500 quilômetros). Voo G31987 19h00 Teresina-THe, 23h00 SP-Guarulhos-GRU.

Alguns Museus em Teresina:

Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes

Entrada principal !
Última atualização: 07/04/2013.
volta ao topo

BANDEIRAS MAPA GIRAFAMANIA
BANDEIRAS