This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

MINAS GERAIS – MG

www.mg.gov.br

O estado de Minas Gerais tem como capital a cidade de Belo Horizonte e está localizado na região Sudeste do Brasil. Tem esse nome por causa das minas! Foi nesse estado brasileiro que aconteceu o Ciclo do Ouro, no século XVI. Durante esse tal ciclo muito, muito ouro e outras pedras preciosas foram descobertas e exploradas em Minas Gerais...

O terceiro ponto mais elevado do Brasil é o Pico da Bandeira, com 2.890 metros de altitude, localizado na Serra do Caparaó, divisa entre dois estado, Espírito Santo com Minas Gerais. Os primeiros estão localizados no estado do Amazônas.

A capital foi concebida e planejada para substituir a colonial Ouro Preto ao final do século 19, então saturada e esgotada em sua capacidade de infra-estrutura para sediar o governo. Teve sua construção marcada pela formulação de planejamento urbano específico, espelhado no exemplo de Boston (EUA), tendo sido concluída e inaugurada em 12/12/1897. A sede do Governo Estadual, em Belo Horizonte, é o Palácio da Liberdade.

Inicialmente, a bandeira de autoria dos inconfidentes mineiros, foi um projeto para ser a Bandeira Nacional...

De acordo com Tiradentes, o triângulo central simbolizava a Santíssima Trindade e, segundo muitos, os ideais pregados pela Revolução Francesa: “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” – atual lema da França.

Nota: Parece que o triângulo é evocativo ao símbolo maçônico, já adotado nas conjurações mineira e baiana (a insígnia moçônica é composta de Esquadro e Compasso)...

Há controvérsias a respeito da cor original do triângulo que alguns julgam ser verde, originalmente. O vermelho, contudo, acabou sendo adotado como símbolo-mor das revoluções.

Em torno do triângulo está escrito em latim “LIBERTAS QUÆ SERA TAMEN”, lema da Inconfidência traduzido como “Liberdade, ainda que tardia”.

Tal lema teria sido cunhado pelo incofidente Alvarenga Peixoto, a partir da mutilação de um verso das Bucólicas do poeta latino Virgílio, nas quais se encontra “Libertas quae sera tamen respexit inertem”, que pode ser traduzido por “Liberdade, a qual, embora tarde, (me) viu inerte”.

O cartão telefônico da Telemar (do lado esquerdo da tela) mostra a Bandeira do estado de Minas Gerais, com o lema da Inconfidência: “Liberdade, ainda que tardia”.

volta ao topo

Na Bandeira Nacional do Brasil a estrela que representa o estado de Minas Gerais é a estrela (abaixo, número 11): Pálida = δ Dhelta Cru, Cruzeiro do Sul – lado esquerdo da cruz.

volta ao topo

No domingo, dia 03/05/2009, os Correios iniciaram a comercialização da folha de selos personalizados “EXPOZEBU” (Código: 85200811-2), quando aconteceu na cidade mineira de Uberaba mais uma edição da exposição – maior exposição de gado zebu do mundo – os 75 anos da EXPOZEBU. O conjunto de 12 selos (um de cada: selo postal/base + vinheta personalizável) compõem a folha, todos com valor facial de Primeiro Porte Comercial (1º porte carta comercial, conforme tabela vigente) e tiragem de 10.000 folhas.

Os selos atendem aos clientes e as empresas que atuam no segmento da pecuária em suas várias modalidades (exposição, reprodução e corte, entre outras). Para compor a folha o fotógrafo Jadir Bison captou imagens de zebus, do Pavilhão de Exposições e da fachada da Sede da ABCZ – Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, que também comemora 75 anos de fundação. Para incrementar a comercialização o DEFIP e a Diretoria Regional de Minas Gerais instalaram um ponto de vendas no local para atender o público...

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (www.abcz.org.br), que representa cerca de 18 mil associados (no Brasil e no exterior) dentro das 6 categorias que possui, é uma entidade nacional que coordena e centraliza todas as atividades relacionadas ao zebu nas áreas técnica, política e econômica.

Dez dos selos “ABCZ Expozebu” mostram várias raças do gado zebu (Bos taurus indicus), cuja característica principal é uma corcunda formada de gordura e tecido muscular. É um valioso animal doméstico. Nos países tropicais, onde é criado pela sua carne e leite, também é utilizado nos trabalhos agrícolas.

O gado bovino é composto por bois – termo que, em sentido amplo, dá nome ao animal Mamífero, ruminante, da ordem dos Artiodátilos, com par de chifres não ramificados (ocos e permanentes). Nota Girafamania: da mesma ordem que as girafas, na classificação científica, é nas famílias que ambos são separados: Bovinos e Girafídeos.

Do gênero Bos, que inclui as espécies domesticadas pelo homem, possui duas subespécies: Bos taurus taurus (gado taurino, de origem europeia) e Bos taurus indicus (gado zebuíno, de origem asiática). Os cruzamentos entre os indivíduos de ambas as divisões é frequente tanto em programas de melhoramento genético dos rebanhos, quanto em propriedades aonde a monta é natural e sem controle algum. Esses híbridos são muito usados para combinar a produtividade do gado taurino com a rusticidade e adaptabilidade a meios tropicais do gado zebu. Fonte: Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/).

Os selos mostram: Indubrasil, Nelore Mocho, Sindi, Tabapuã, Brahman, Nelore, Guzará, Gir Leiteiro, Sede da ABCZ, Gir Mocho, Gir Dupla Aptidão e Parque de Exposições da ABCZ.

volta ao topo

Em 07/08/2009, na cerimônia de abertura da Mostra Filatélica França-Brasil, em solenidade que marcou a abertura da exposição “Cem Mona Lisas com Mona Lisa”, ocorrida em Ouro Preto (MG), os Correios lançaram a folha de selos personalizados “Estado de Minas Gerais”, em duas versões: horizontal e vertical. Selo Minas Gerais vertical (Código: 85200825-2) e Selo Minas Gerais horizontal (Código: 85200824-4).

O evento contou com as presenças do diretor dos Correios em Minas Gerais, Fernando Miranda, do deputado federal José Fernando Aparecido e do gerente regional do Ministério da Fazenda no estado, Eugênio Ferraz. Embora o lançamento tenha acontecido naquela data, o início da comercialização nas agências ocorreu somente em 21 de agosto. O conjunto de 12 selos iguais (selo postal/base + vinheta personalizável) compõem a folha, todos com valor facial de Primeiro Porte Comercial (1º porte carta comercial, conforme tabela vigente), com tiragem de 10.000 folhas de cada modelo.

Diferente dos modelos já lançados alusivos a outros estados, esta folha não retrata seis ou doze diferentes pontos turísticos da região, mas traz uma única imagem sintetizando os patrimônios do estado mineiro, destacando a imagem da bandeira e os contornos do mapa de Minas Gerais onde está inserida a foto da Igreja do Serro. A composição da imagem foi elaborada a partir das fotos de Geniltomar Elias Pereira (Bandeira de Minas Gerais e Montanhas) e Maíra Buarque (Igreja do Serro). Arte-final: Aloísio Freire.

volta ao topo

12 – DIRETORIA REGIONAL DOS CORREIOS DE MINAS GERAIS – DR/MG

O edifício-sede dos Correios em Belo Horizonte, construído entre 1935 e 1938, possui arquitetura cubista em grande escala. Os planos formam volumes que se encaixam em torno do vão central das escadas. O grande painel de vidro translúcido na fachada principal contrasta com a horizontalidade do conjunto de suas janelas. No lado direito do hall de entrada há o Centro de Memórias dos Correios em Minas Gerais, com exibição da antiga Caixa de Assinantes (com a evolução dos correios, foi implantada como novos serviços em 1877, atualmente denominada caixa postal), Aparelho Telegráfico ou Aparelho Morse, entre outros...

Faixa(s) de CEP da UF MG: 30000-000 a 39999-999

Unidades Operacionais em Belo Horizonte: 94

– AC Agência Central Presidente Juscelino Kubitscheck
SEFIL Seção de Filatelia – SEFIL/GEVAR/DR/MG – Agência Filatélica – AF/DR/MG
Avenida Afonso Pena, 1270 – Belo Horizonte – Minas Gerais (MG) – CEP: 30130-900
A/C: Berenice Viana de Aquino (berenice@correios.com.br) Nota: falei com ela por fone, junto a Vera, em 03/01/08.
A/C: Valéria Marques (valeriam@correios.com.br) – Telefone: (31) 3249-2130 – 3213-1225 (direto) – 8634-2907

► Na Diretoria Regional de Minas Gerais não houve lançamento da série “Zoológicos do Brasil” na capital Belo Horizonte, embora exista um grande Zoológico com girafas na cidade, a Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte...

– Recebi a caixa de encomenda Zoológicos do Brasil (Tipo 1), postada em 22/02/08, Belo Horizonte via SEDEX, que trouxe uma carta e os presentes: 3 girafinhas misturador de drink em plástico, um fôlder do Borboletário da Fundação Zoo-Botânica e um suplemento infantil do Jornal Estado de Minas no qual cita a minha coleção (liguei para agradecer em 25/02 – dia de seu aniversário – peixes com ascendente em escorpião).

Notas: Junto à sua irmã Rita de Cassia Marques (câncer com ascendente em aquário – rcmarques63@yahoo.com.br), conheceu a minha coleção em 19/04/08. Páginas: Coleção, bolsa, indicou Carlos, Rio2010, Filatelia, Museologia... “Agora, teremos mais tempo para colocar a conversa em dia e discutir a influência zodiacal nos universos leonino e pisciano, em conjunção com a realidade da girafa enquanto ser colecionável...” Visitei BH em 01/08/08; fomos no Bar da Lourdes em 2/08, degustamos joelho de porco no Empório Capim Limão em 3/08 (Av. Montreal, 135 – Jardim Canadá) e no indiano em 4/08 – dia em que conversei com Pedro Maia Nardelli (chefe da Seção de Filatelia dos Correios em Minas Gerais) sobre o aniversário do Zoo de BH...

27/08/08: Veja como a fina flor da filatelia pensa em você imediatamente quando vê uma girafa! Esta foto foi tirada anteontem, quando fomos à Uberlândia participar da abertura da Exfinube – Exposição Filatélica e Numismática de Uberlândia. A exposição está no Center Shopping. Bem perto de onde os quadros estão expostos, há uma loja onde a vitrine tem o desenho de uma girafa. A Lourdinha, o Pedro Nardelli e eu não resistimos: tiramos a foto e agora estamos enviando a lembrança pra você! Abraços, Valéria Marques (FOTOS DO RALF 089.jpg).

Nota: a EXFINUBE V – Exposição Filatélica e Numismática “Uberlândia 120 anos”, ocorreu de 25 a 31/08/2008. Local: Center Shopping Uberlândia – Organização: Clube Filatélico e Numismático de Uberlândia e Correios. Patrocínio: Hospital Santa Genoveva, Instituto Alair Martins, Prefeitura Municipal de Uberlândia, Secretaria de Cultura. Apoio: ABRAJOF e FEBRAF.

28/08/08: Foto Girafa, Longe de mim ser “puxa-saco”... Mas eu gostei mais da “fina flor da filatelia” estampar a fotografia... (rs) Isso foi uma agradável surpresa... Exageros à parte, mas penso que não há um só lugar onde não esteja presente o animal que mais amo... e ainda tem gente que diz não existir girafas em Uberlândia... Com certeza esse tipo de gente não enxerga longe, bem diferente das girafas e ao contrário da “nata da filatelia”... (rs) Muitíssimo obrigado pela lembrança... Adorei!

volta ao topo

04/03/09: Visita à coleção de girafas. Neste fim de semana estarei em São Paulo, com a Rose, uma das minhas amigas que esteve com vocês aqui em BH. Será que a gente pode visitar a sua coleção no sábado à tarde? Abraços, Valeria. 05/04/09: Claro! Diga a Rose que a “entrada”, agora, é cobrada... Só que nós não estamos recebendo dinheiro, no momento, tampouco 1 kg de alimentos... Nós recebemos na entrada 1 objeto/girafa, de preferência aquela que ela brincou quando criança... (risos) Nota: Elas vieram no dia 07/03/2009.

11/06/09: Sérgio, que legal a história do Gylmar! Adorei e já estou espalhando para as outras meninas do seu fã-clube! Também vou falar com a Lourdinha, pois estarei em Brasília na segunda-feira. Teremos uma mostra de filatelistas franceses e brasileiros em Ouro Preto no mês de agosto e sou responsável pelo assunto aqui em Minas, da parte dos Correios. Beijos e parabéns pelo Gylmar! A exposição de Ouro Preto está sendo promovida pela Fefibra. Na verdade, é apenas uma mostra, não tem caráter competitivo. Serão apresentadas apenas coleções de filatelistas franceses e brasileiros, pois é um evento relativo ao Ano da França no Brasil. O apoio dos Correios é apenas nas oficinas.

23/10/10: Canecas...

AC AARAO REIS
AC ACESITA
AC BARREIRO
AC BARRO PRETO
AC ENCOMENDAS
AC PARANÁ
AC PARQUE INDUSTRIAL
AC TERMINAL CENTRAL
AC VENDA NOVA

Unidades Operacionais no estado: ?

Municípios do estado de Minas Gerais (856):

Abadia dos Dourados
Abaeté
Abre Campo
Acaiaca
Açucena
Água Boa
Água Comprida
Aguanil
Águas Formosas
Águas Vermelhas
Aimorés
Aiuruoca
Alagoa
Albertina
Além Paraíba
Alfenas
Alfredo Vasconcelos
Almenara
Alpercata
Alpinópolis
Alterosa
Alto Caparaó
Alto Jequitibá
Alto Rio Doce
Alvarenga
Alvinópolis
Alvorada de Minas
Amparo do Serra
Andradas
Andrelândia
Angelândia
Antônio Carlos
Antônio Dias
Antônio Prado de Minas
Araçaí
Aracitaba
Araçuaí
Araguari
Arantina
Araponga
Araporã
Arapuá
Araújos
Araxá
Arceburgo
Arcos
Areado
Argirita
Aricanduva
Arinos
Astolfo Dutra
Ataleia
Augusto de Lima
Baependi
Baldim
Bambuí
Bandeira
Bandeira do Sul
Barão de Cocais
Barão de Monte Alto
Barbacena – AC Agência Central Barbacena – AC/DR/MG
Barra Longa
Barroso
Bela Vista de Minas
Belmiro Braga
Belo Horizonte
– Envelope circulado de São Paulo para Belo Horizonte em 15/10/07.
– Envelope de “retorno”, circulado de Belo Horizonte para São Paulo em 05/10/07, com CBC Brasília/DF (porque não recebeu o CBC Belo Horizonte).
Belo Oriente – AC Agência Central Belo Oriente – AC/DR/MG
Belo Vale
Berilo
Berizal
Bertópolis
Betim – AC Agência Central Betim – AC/DR/MG
Bias Fortes
Bicas
Biquinhas
Boa Esperança
Bocaina de Minas
Bocaiúva
Bom Despacho
Bom Jardim de Minas
Bom Jesus da Penha
Bom Jesus do Amparo
Bom Jesus do Galho
Bom Repouso
Bom Sucesso
Bonfim
Bonfinópolis de Minas
Bonito de Minas
Borda da Mata
Botelhos
Botumirim
Brás Pires
Brasilândia de Minas
Brasília de Minas
Brasópolis
Braúnas
Brumadinho
Bueno Brandão
Buenópolis
Bugre
Buritis
Buritizeiro
Cabeceira Grande
Cabo Verde
Cachoeira da Prata
Cachoeira de Minas
Cachoeira de Pajeú
Cachoeira Dourada
Caetanópolis
Caeté
Caiana
Cajuri
Caldas
Camacho
Camanducaia
Cambuí
Cambuquira
Campanário
Campanha
Campestre
Campina Verde
Campo Azul
Campo Belo
Campo do Meio
Campo Florido
Campos Altos
Campos Gerais
Cana Verde
Canaã
Canápolis
Candeias
Cantagalo
Caparaó
Capela Nova
Capelinha
Capetinga
Capim Branco
Capinópolis
Capitão Andrade
Capitão Enéas
Capitólio
Caputira
Caraí
Caranaíba
Carandaí
Carangola
Caratinga
Carbonita
Careaçu
Carlos Chagas
Carmésia
Carmo da Cachoeira
Carmo da Mata
Carmo de Minas
Carmo do Cajuru
Carmo do Paranaíba
Carmo do Rio Claro
Carmópolis de Minas
Carneirinho
Carrancas
Carvalhópolis
Carvalhos
Casa Grande
Cascalho Rico
Cássia
Cataguases
Catas Altas
Catas Altas da Noruega
Catuji
Catuti
Caxambu
Cedro do Abaeté
Central de Minas
Centralina
Chácara
Chalé
Chapada do Norte
Chapada Gaúcha
Chiador
Cipotânea
Claraval
Claro dos Poções
Cláudio – AC Agência Central Cláudio – AC/DR/MG
Coimbra
Coluna
Comendador Gomes
Comercinho
Conceição da Aparecida
Conceição da Barra de Minas
Conceição das Alagoas
Conceição das Pedras
Conceição de Ipanema
Conceição do Mato Dentro
Conceição do Pará
Conceição do Rio Verde
Conceição dos Ouros
Cônego Marinho
Confins
Congonhal
Congonhas
Congonhas do Norte
Conquista
Conselheiro Lafaiete
Conselheiro Pena
Consolação
Contagem
Coqueiral
Coração de Jesus
Cordisburgo
Cordislândia
Corinto
Coroaci
Coromandel
Coronel Fabriciano
Coronel Murta
Coronel Pacheco
Coronel Xavier Chaves
Córrego Danta
Córrego do Bom Jesus
Córrego Fundo
Córrego Novo
Couto de Magalhães de Minas
Crisólita
Cristais
Cristália
Cristiano Otoni
Cristina
Crucilândia
Cruzeiro da Fortaleza
Cruzília
Cuparaque
Curral de Dentro
Curvelo
Datas
Delfim Moreira
Delfinópolis
Delta
Descoberto
Desterro de Entre Rios
Desterro do Melo
Diamantina (06/03/1831 – Dia do Aniversário de Diamantina)
Diogo de Vasconcelos
Dionísio
Divinésia
Divino
Divino das Laranjeiras
Divinolândia de Minas
Divinópolis – AC Agência Central Divinópolis – AC/DR/MG
Divisa Alegre
Divisa Nova
Divisópolis
Dom Bosco
Dom Cavati
Dom Joaquim
Dom Silvério
Dom Viçoso
Dona Eusébia
Dores de Campos
Dores de Guanhães
Dores do Indaiá
Dores do Turvo
Doresópolis
Douradoquara
Durandé
Elói Mendes
Engenheiro Caldas
Engenheiro Navarro
Entre Folhas
Entre Rios de Minas
Ervália
Esmeraldas
Espera Feliz
Espinosa
Espírito Santo do Dourado
Estiva
Estrela Dalva
Estrela do Indaiá
Estrela do Sul
Eugenópolis
Ewbank da Câmara
Extrema
Fama
Faria Lemos
Felício dos Santos
Felisburgo
Felixlândia
Fernandes Tourinho
Ferros
Fervedouro
Florestal
Formiga
Formoso
Fortaleza de Minas
Fortuna de Minas
Francisco Badaró
Francisco Dumont
Francisco Sá
Franciscópolis
Frei Gaspar
Frei Inocêncio
Frei Lagonegro
Fronteira
Fronteira dos Vales
Fruta de Leite
Frutal
Funilândia
Galileia
Gameleiras
Glaucilândia
Goiabeira
Goianá
Gonçalves
Gonzaga
Gouveia
Governador Valadares – AC Agência Central Governador Valadares – AC/DR/MG
Grão Mogol
Grupiara
Guanhães
Guapé
Guaraciaba
Guaraciama
Guaranésia
Guarani
Guarará
Guarda-Mor
Guaxupé
Guidoval
Guimarânia
Guiricema
Gurinhatã
Heliodora
Iapu
Ibertioga
Ibiá
Ibiaí
Ibiracatu
Ibiraci
Ibirité
Ibitiúra de Minas
Ibituruna
Icaraí de Minas
Igarapé
Igaratinga
Iguatama
Ijaci
Ilicínea
Imbé de Minas
Inconfidentes
Indaiabira
Indianópolis
Ingaí
Inhapim
Inhaúma
Inimutaba
Ipaba
Ipanema
Ipatinga
Ipiaçu
Ipuiúna
Iraí de Minas
Itabira
Itabirinha
Itabirito
Itacambira
Itacarambi
Itaguara
Itaipé
Itajubá
Itamarandiba
Itamarati de Minas
Itambacuri
Itambé do Mato Dentro
Itamogi
Itamonte
Itanhandu
Itanhomi
Itaobim
Itapagipe
Itapecerica
Itapeva
Itatiaiuçu
Itaú de Minas
Itaúna – AC Agência Central Itaúna – AC/DR/MG
Itaverava
Itinga
Itueta
Ituiutaba
Itumirim
Iturama
Itutinga
Jaboticatubas
Jacinto
Jacuí
Jacutinga
Jaguaraçu
Jaíba
Jampruca
Janaúba
Januária
Japaraíba
Japonvar
Jeceaba
Jenipapo de Minas
Jequeri
Jequitaí
Jequitibá
Jequitinhonha
Jesuânia
Joaíma
Joanésia
João Monlevade
João Pinheiro
Joaquim Felício
Jordânia
José Gonçalves de Minas
José Raydan
Josenópolis
Juatuba
Juiz de Fora – AF Agência Filatélica Juiz de Fora – AF/DR/MG, Rua Marechal Deodoro, 470 – Centro – Juiz de Fora – CEP: 36001-970. Nota: Em 31/05/2000 foi emitido o selo 150 Anos da Emancipação Política de Juiz de Fora, com valor facial de R$ 0,60 centavos, mostra a Prefeitura e Estação Ferroviária... RHM: C-2284.
Juramento
Juruaia
Juvenília
Ladainha
Lagamar
Lagoa da Prata
Lagoa dos Patos
Lagoa Dourada
Lagoa Formosa
Lagoa Grande
Lagoa Santa
Lajinha
Lambari
Lamim
Laranjal
Lassance
Lavras
Leandro Ferreira
Leme do Prado
Leopoldina
Liberdade
Lima Duarte
Limeira do Oeste
Lontra
Luisburgo
Luislândia
Luminárias
Luz
Machacalis
Machado
Madre de Deus de Minas
Malacacheta
Mamonas
Manga
Manhuaçu
Manhumirim
Mantena
Mar de Espanha
Maravilhas
Maria da Fé
Mariana (16/07/1696 – Dia do Aniversário de Mariana)
Marilac
Mário Campos
Maripá de Minas
Marliéria
Marmelópolis
Martinho Campos
Martins Soares
Mata Verde
Materlândia
Mateus Leme
Mathias Lobato
Matias Barbosa
Matias Cardoso
Matipó
Mato Verde
Matozinhos
Matutina
Medeiros
Medina
Mendes Pimentel
Mercês
Mesquita
Minas Novas
Minduri
Mirabela
Miradouro
Miraí
Miravânia
Moeda
Moema
Monjolos
Monsenhor Paulo
Montalvânia
Monte Alegre de Minas
Monte Azul
Monte Belo
Monte Carmelo
Monte Formoso
Monte Santo de Minas
Monte Sião
Montes Claros
Montezuma
Morada Nova de Minas
Morro da Garça
Morro do Pilar
Munhoz
Muriaé
Mutum
Muzambinho
Nacip Raydan
Nanuque
Naque
Natalândia
Natércia
Nazareno
Nepomuceno
Ninheira
Nova Belém
Nova Era
Nova Lima
Nova Módica
Nova Ponte
Nova Porteirinha
Nova Resende
Nova Serrana
Nova União
Novo Cruzeiro
Novo Oriente de Minas
Novorizonte
Olaria
Olhos-d’Água
Olímpio Noronha
Oliveira
Oliveira Fortes
Onça de Pitangui
Oratórios
Orizânia
Ouro Branco
Ouro Fino
Ouro Preto (08/07/1711 – Dia do Aniversário de Ouro Preto)
Ouro Verde de Minas
Padre Carvalho
Padre Paraíso
Pai Pedro
Paineiras
Pains
Paiva
Palma
Palmópolis
Papagaios
Pará de Minas
Paracatu
Paraguaçu
Paraisópolis
Paraopeba
Passa Quatro
Passa Tempo
Passa-Vinte
Passabém
Passos – AC Agência Central Passos – AC/DR/MG
Patis
Patos de Minas
Patrocínio
Patrocínio do Muriaé
Paula Cândido
Paulistas
Pavão
Peçanha
Pedra Azul
Pedra Bonita
Pedra do Anta
Pedra do Indaiá
Pedra Dourada
Pedralva
Pedras de Maria da Cruz
Pedrinópolis
Pedro Leopoldo
Pedro Teixeira
Pequeri
Pequi
Perdigão
Perdizes
Perdões
Periquito
Pescador
Piau
Piedade de Caratinga
Piedade de Ponte Nova
Piedade do Rio Grande
Piedade dos Gerais
Pimenta
Pingo-d'Água
Pintópolis
Piracema
Pirajuba
Piranga
Piranguçu
Piranguinho
Pirapetinga
Pirapora
Piraúba
Pitangui
Piumhi
Planura
Poço Fundo
Poços de Caldas – AF Agência Filatélica Poços de Caldas – AF/DR/MG, Rua Prefeito Chagas, 221 – Centro – Poços de Caldas – CEP: 37701-970
Pocrane
Pompéu
Ponte Nova – AC Agência Central Ponte Nova – AC/DR/MG
Ponto Chique
Ponto dos Volantes
Porteirinha
Porto Firme
Poté
Pouso Alegre – AC Agência Central Pouso Alegre – AC/DR/MG
Pouso Alto
Prados
Prata
Pratápolis
Pratinha
Presidente Bernardes
Presidente Juscelino
Presidente Kubitschek
Presidente Olegário
Prudente de Morais
Quartel Geral
Queluzito
Raposos
Raul Soares
Recreio
Reduto
Resende Costa
Resplendor
Ressaquinha
Riachinho
Riacho dos Machados
Ribeirão das Neves
Ribeirão Vermelho
Rio Acima
Rio Casca
Rio do Prado
Rio Doce
Rio Espera
Rio Manso
Rio Novo
Rio Paranaíba
Rio Pardo de Minas
Rio Piracicaba
Rio Pomba
Rio Preto
Rio Vermelho
Ritápolis
Rochedo de Minas
Rodeiro
Romaria
Rosário da Limeira
Rubelita
Rubim
Sabará (17/07/1711 – Dia do Aniversário de Sabará). Igreja de Nossa Senhora da Conceição; Capela de Nossa Senhora do Ó; Gruta do Maquiné (imponente, com salões enormes e formações de estalactites e estalagmites coloridas). Há outra gruta menor que se chama Rei do Mato. Visitei em 12/03.
Sabinópolis
Sacramento
Salinas
Salto da Divisa
Santa Bárbara
Santa Bárbara do Leste
Santa Bárbara do Monte Verde
Santa Bárbara do Tugúrio
Santa Cruz de Minas
Santa Cruz de Salinas
Santa Cruz do Escalvado
Santa Efigênia de Minas
Santa Fé de Minas
Santa Helena de Minas
Santa Juliana
Santa Luzia
Santa Margarida
Santa Maria de Itabira
Santa Maria do Salto
Santa Maria do Suaçuí
Santa Rita de Caldas
Santa Rita de Ibitipoca
Santa Rita de Jacutinga
Santa Rita de Minas
Santa Rita do Itueto
Santa Rita do Sapucaí
Santa Rosa da Serra
Santa Vitória
Santana da Vargem
Santana de Cataguases
Santana de Pirapama
Santana do Deserto
Santana do Garambéu
Santana do Jacaré
Santana do Manhuaçu
Santana do Paraíso
Santana do Riacho
Santana dos Montes
Santo Antônio do Amparo
Santo Antônio do Aventureiro
Santo Antônio do Grama
Santo Antônio do Itambé
Santo Antônio do Jacinto
Santo Antônio do Monte
Santo Antônio do Retiro
Santo Antônio do Rio Abaixo
Santo Hipólito
Santos Dumont
São Bento Abade
São Brás do Suaçuí
São Domingos das Dores
São Domingos do Prata
São Félix de Minas
São Francisco
São Francisco de Paula
São Francisco de Sales
São Francisco do Glória
São Geraldo
São Geraldo da Piedade
São Geraldo do Baixio
São Gonçalo do Abaeté
São Gonçalo do Pará
São Gonçalo do Rio Abaixo
São Gonçalo do Rio Preto
São Gonçalo do Sapucaí
São Gotardo
São João Batista do Glória
São João da Lagoa
São João da Mata
São João da Ponte
São João das Missões
São João del Rei (08/12/1713 – Dia do Aniversário de São João del Rei)
São João do Manhuaçu
São João do Manteninha
São João do Oriente
São João do Pacuí
São João do Paraíso
São João Evangelista
São João Nepomuceno
São Joaquim de Bicas
São José da Barra
São José da Lapa
São José da Safira
São José da Varginha
São José do Alegre
São José do Divino
São José do Goiabal
São José do Jacuri
São José do Mantimento
São Lourenço – AC São Lourenço – Rua Dr. Olavo Gomes Pinto, 324 – Centro, São Lourenço (MG), CEP: 37470-970
São Miguel do Anta
São Pedro da União
São Pedro do Suaçuí
São Pedro dos Ferros
São Romão
São Roque de Minas
São Sebastião da Bela Vista
São Sebastião da Vargem Alegre
São Sebastião do Anta
São Sebastião do Maranhão
São Sebastião do Oeste
São Sebastião do Paraíso
São Sebastião do Rio Preto
São Sebastião do Rio Verde
São Thomé das Letras
São Tiago
São Tomás de Aquino
São Vicente de Minas
Sapucaí-Mirim
Sardoá
Sarzedo
Sem-Peixe
Senador Amaral
Senador Cortes
Senador Firmino
Senador José Bento
Senador Modestino Gonçalves
Senhora de Oliveira
Senhora do Porto
Senhora dos Remédios
Sericita
Seritinga
Serra Azul de Minas
Serra da Saudade
Serra do Salitre
Serra dos Aimorés
Serrania
Serranópolis de Minas
Serranos
Serro
Sete Lagoas – AC Agência Central Sete Lagoas – AC/DR/MG
Setubinha
Silveirânia
Silvianópolis
Simão Pereira
Simonésia
Sobrália
Soledade de Minas
Tabuleiro
Taiobeiras
Taparuba
Tapira
Tapiraí
Taquaraçu de Minas
Tarumirim
Teixeiras
Teófilo Otoni – AC Agência Central Teófilo Otoni – AC/DR/MG
Timóteo
Tiradentes (19/01/1718 – Dia do Aniversário de Tiradentes), há o passeio de Maria Fumaça (das 13 às 17 horas)
Tiros
Tocantins
Tocos do Moji
Toledo
Tombos
Três Corações
Três Marias
Três Pontas
Tumiritinga
Tupaciguara
Turmalina
Turvolândia
Ubá
Ubaí
Ubaporanga
Uberaba – AF Agência Filatélica Uberaba – AF/DR/MG, Praça Henrique Krugger, 140 – Centro – Uberaba – CEP: 38001-970
Uberlândia (31/08 – Dia do Aniversário de Uberlândia)
Umburatiba
Unaí
União de Minas
Uruana de Minas
Urucânia
Urucuia
Vargem Alegre
Vargem Bonita
Vargem Grande do Rio Pardo
Varginha – AC Agência Central Varginha – AC/DR/MG
Varjão de Minas
Várzea da Palma
Varzelândia
Vazante
Verdelândia
Veredinha
Veríssimo
Vermelho Novo
Vespasiano
Viçosa
Vieiras
Virgem da Lapa
Virgínia
Virginópolis
Virgolândia
Visconde do Rio Branco
Volta Grande
Wenceslau Braz

volta ao topo

Ricardo Cristofaro nasceu em Juiz de Fora. É doutor em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Artes e Tecnologias da Imagem pela Universidade de Brasília (UNB) e graduado em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Desde 1989, atua como professor do Instituto de Artes e Design da UFJF. Soma 13 exposições individuais em galerias de Juiz de Fora, Belo Horizonte, Florianópolis, Brasília, Vitória, Porto Alegre e Novo Hamburgo. Participou de dezenas de mostras coletivas e coleciona prêmios em salões e concursos de artes plásticas. A pesquisa de Cristofaro intervém, procurando espaços de questionamento sobre o crescente afastamento, estranhamento e desfuncionalização dos objetos.

Ricardo Cristofaro (1964-) – www.artes.ufjf.br/cristofaro/biografia.htm
1989 – Participou de Cada Cabeça uma Sentença, no MAM/SP
1996 – 3º Colocado no Concurso Nacional Arte em Selo
20/12/1997 – Série Cidadania (cartela com 10 selos ordinários auto-adesivos)
19/03/1998 – Série Educação (2 selos)
20/11/1998 – Série Raças Brasileiras (cartelas com 10 selos ordinários cada)
22/04/2000 – Selo Santos Dumont da série em folha “500 Anos do Descobrimento do Brasil
31/05/2000 – 150 Anos da Emancipação Política de Juiz de Fora (Artistas: Valéria Faria e Ricardo Cristofaro)
14/11/2001 – Homenagem a Madalena Caramuru: Primeira Mulher Alfabetizada no Brasil
23/08/2007 – Bicentenário de nascimento de Teófilo Ottoni
2008 – Troféu Olho-de-boi, Concedido pela ECT – Brasília, ao Melhor selo de 2007 na categoria Arte Popular
04/01/2009 – Bicentenário do nascimento de Louis Braille


Alguns Museus em Belo Horizonte:

Museu de Ciências Naturais

Museu da Pampulha

Museu Centro de Arte Contemporânea Inhotim
Rua B, 20 – Inhotim – Brumadinho – MG – CEP: 30987-654
Telefone: (31) 3571-6638 – info@inhotim.org.br – www.inhotim.org.br
Instituto Cultural Inhotim – Telefone: (31) 3223-8224
Rua Antônio de Albuquerque, 215 – Belo Horizonte – MG – CEP: 30112-010
Visitei em 31/07/2008.

Museu de Artes e Ofício, na praça da Estação, Belo Horizonte
Visitei em 03/08/2008.

Museu Mineiro

Museu Mineralogia Professor Djalma Guimarães

Museu Abílio Barreto

Outros Museus do Estado:

Museu Regional de Caeté – Iphan, localizado em Caeté

Museu da Juventude, localizado em Congonhas

Museu da Imagem e Memória, localizado em Congonhas

Museu de Arte Sacra e de Mineralogia, localizado em Congonhas

Museu Ferroviário, localizado em Conselheiro Lafaiete

Museu Casa Guimarães Rosa, localizado em Cordisburgo

Museu de Arte e Cultura Canjira, localizado em Itaobim

Centro de Estudos Murilo Mendes, localizado em Juiz de Fora

Museu de Malacologia Professor Maury Pinto de Oliveira, localizado em Juiz de Fora (coleção de conchas)

Museu Casa Guignard, localizado em Ouro Preto

Museu da Inconfidência – Iphan, localizado em Ouro Preto
Nota: Carimbo comemorativo alusivo ao Museu da Inconfidência, 11/08/1985 – Ouro Preto (MG). Catálogo Zioni: 4016.

Museu de Minerologia, localizado em Ouro Preto

Museu de Arte Sacra, localizado em Ouro Fino

Museu Histórico, Documental, Fotográfico e do Som de Pará de Minas, localizado em Pará de Minas

Museu Histórico Municipal de Paracatu, localizado em Paracatu

Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, localizado em Poços de Caldas

Casa Borba Gato – Iphan, localizado em Sabará

Museu do Ouro, localizado em Sabará

Museu Ferroviário, localizado em São João Del Rei

Museu de Arte Sacra (1984), localizado em São João Del Rei

Museu Regional de São João Del Rei – Iphan, localizado em São João Del Rei

Museu do Ex-Combatente, localizado em São João Del Rei

Museu Casa dos Otoni – Iphan, localizado em Serro

Fundação Museu do Zebu, localizado em Uberaba

Entrada principal !
Última atualização: 07/04/2013.
volta ao topo

BANDEIRAS MAPA GIRAFAMANIA
BANDEIRAS