This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

Zoológicos da Grande São Paulo

A grande São Paulo tem 39 municípios, os quais compreendem os 645 municípios de todo o Estado de São Paulo: ... Entre eles estão Embu, Guarulhos, São Bernardo do Campo, São Paulo e Taboão da Serra, os quais possuem zoos que estão relacionados nesta página...


— Parque Temático Cidade das Abelhas

Parque Ecológico, Cultural e de Lazer Cidade das Abelhas
Estrada da Ressaca, km 7 – Embu das Artes – Embu (SP)
Telefone: 4703-6460 – 4614-0609
wilsondonnini@grupo1.com.br – www.cidadedasabelhas.com.br

Com 150 mil metros quadrados de muito verde e ar puro. Acadêmicos de biologia, técnicos de apicultura e guias promovem palestras e passeios por todas as instalações e áreas verdes. Degustação de muitos tipos de méis e colorido total, com grande variedade de flores, que já pode ser vista por todos os lados, arbelhismo (Arvorismo – trilhas aéreas de pura adrenalina e que encantam as crianças e os pais) e área esportiva com 20 mil m². O parque ainda conta com a LANCHEMEL, museu de apicultura, abelha gigante com 18 metros de comprimento e 3 metros de altura, pula-pula, casinha da abelhinha, colmeia estilizada gigante, observatório e colmeia com paredes de vidro. De 3a. a domingo, das 8h30 às 17 hs.


— Zoológico Municipal de Guarulhos (entrada e estacionamento gratuitos)
Rua Dona Glória Pagnoncelli, 344 – Jardim Rosa de França – Guarulhos (SP) – CEP: 07081-120
Telefone: (11) 6455-4999 / 6455-6497 – Fundação: 07/10/1981. Área Total: 70.000 m².
Prefeitura Municipal de Guarulhos – www.guarulhos.sp.gov.br/zoologico/ (Zoo Virtual de Guarulhos)
www.guarulhos.org (seção lazer e turismo) – www.guarulhos.org/lazer.turismo.zoo.asp (histórico)

Atualmente são mantidos em exposição cerca de 400 animais de 100 diferentes espécies entre mamíferos, aves e répteis em recintos dispostos em meio a jardins, árvores nativas e lagos margeados por áreas reconstituídas com espécies da Mata Atlântica.

A maior parte das espécies mantidas no Zoológico é nativa do Brasil e representa a fauna que habita as regiões de Guarulhos e as espécies ameaçadas como a onça-pintada, a suçuarana, a arara-azul e o urubu-rei. Uma fêmea de lobo-guará e um casal de leões, que ganhou um recinto novo no dia 25/03/2008, também estão expostos no parque.

A área do parque possui também uma população de animais de vida livre, a maioria desses que frequentam os lagos e áreas da mata em busca de alimento e abrigo, proporcionando ao visitante a oportunidade de observar diversas espécies como sanhaços, sabiás, periquitos, beija-flores, garças, além de aves migratórias como os irerês.

Conta também com o CEA – Centro de Educação Ambiental e um pequeno Museu de História Natural, ambos inaugurados em 2005...

O ex-Museu de Ciências Naturais que estava localizado no Centro Cultural “Prof. João Cavalheiro Sallem” (Praça Cícero Miranda, s/nº, Vila Galvão, próximo ao Lago da Vila Galvão), foi criado através da Lei 3.675/90 e foi transferido para o interior do Zoológico; anteriormente, esse museu abrigava peças vegetais, animais e minerais, em estados fósseis ou taxidermizados, ainda seu acervo contava com nomenclatura popular e científica, além de fichas de cadastro para fins didáticos, e o antigo museu recebia cerca de 100 pessoas por dia, durante a semana, e 300 pessoas, aos sábados.

O “Programa Bicho Legal” (do estilo adote um animal) é uma lei que beneficia empresas promovendo sua marca através da propaganda. A empresa patrocina um equipamento ou construção e seu logotipo é visto por milhares de pessoas que frequentam o zoológico. Veja como funciona na Lei 5.923/2003.


O XVI Congresso da Sociedade Paulista de Zoológicos ocorreu de 17 a 21/08/2007. Na abertura do evento estiveram presentes: Presidente SPZ, Prefeito Municipal de Guarulhos e Autoridades da Universidade Guarulhos; a palestra de abertura foi proferida por Alexandre Kise – Secretário de Meio Ambiente de Guarulhos. Destacamos algumas das várias palestras que aconteceram nos cinco dias do Congresso:

Dia 18/08/07: “A importância da manutenção e reprodução de animais em cativeiro como estratégia de conservação de espécies ameaçadas”, pelo ator Victor Fasano. Projeto: “Guarulhos tem biodiversidade“, pelo biólogo Fábio Moreira da Costa – Secretaria de Meio Ambiente de Guarulhos.

Nota: Victor Augusto Duarte Fasano (São Paulo, 02/09/1958) é um ator brasileiro de teatro e telenovelas, também secretário da Secretaria Especial de Proteção e Efetivação dos Animais da cidade do Rio de Janeiro...

Dia 19/08/07: “Zoo Design”, pelo biólogo Luiz Roberto Francisco – ZOOTEC Projetos e Assessoria/PR.

Dia 20/08/07: “Aplicação de técnicas de enriquecimento comportamental em zoológicos”, pela bióloga Ana Maria Beresca – FPZSP/SP. Série “Juro que Vi”, apresentação do curta “O Curupira”, pelo médico veterinário Samário Menezes, ECOloja®. “Educação para Conservação: tema central dos zoológicos”, pela bióloga Silvia de Campos Machado – Zoo Americana/SP e o médico veterinário Marcelo de Queiroz Telles – Zoo Paulínia/SP.

Dia 21/08/07: “Criação de Psitacídeos em cativeiro”, pelo zootecnista Vinícius Rodrigues Ferreira – Fundação RIOZOO/RJ. “Contenção e manejo de animais utilizando cerca eletrificada”, pelo biólogo Mário Borges da Rocha – FPZSP/Zoo Safári/SP. “Plano Binacional de Manejo para a conservação da jaguatirica (Leopardus pardalis)”, por Dr. Willian Frederick Swanson – Cincinnati Zoo/USA.

– Notas: Na coleção há um cartão-postal “Sussuarana / Zoológico Municipal”, foto de Márcia A. Pinto / PMG. Conheci em 09/07/08 e trouxe fôlder com mapa. Em 19/07/08, troquei com Nelson Pestana, da administração do parque, um cartão-postal pela sextilha e três FDCs (arara, leão e tigre), ainda ele permitiu que eu obliterasse dois selos da sextilha, arara-vermelha e leão-africano (únicos animais dos seis selos que estão presentes no parque), com carimbo “Zoológico Mun. Prefeitura Municipal de Guarulhos”.

Na coleção há um cartão-postal do Zoológico Municipal de Guarulhos, Brasil Turístico 03, foto montagem (garça, jacaré, leão, papagaio, onça-parda, onça-preta, tucano-toco) e 4 aspectos (entrada, interior, lago, foto aérea), by Roberlandes O. Coelho. Publicação: Secretaria de Turismo, Prefeitura Municipal Guarulhos – SP. Impressão: Brascard Edições de Postais Ltda. (www.brascardnet.com.br), venda proibida (repetido). Troca com JCD.

06/12/08: Richard – GO (richard@guarulhos.org): Zoológico de Guarulhos. Bom dia, Sou Richard do site guarulhos.org, vi em seu site, que você menciona o nosso site ao falar sobre o zoológico, mas gostaria de pedir que atualizasse o link pois o mesmo está incorreto, pois fizemos algumas atualizações. Se puder conferir a parte que fala sobre o zoológico está bem melhor do que antigamente, gostaria de lhes agradecer por divulgar nosso site. Obrigado. Richard – richard@guarulhos.org – www.guarulhos.org

volta ao topo

— Zoológico do Município de São Bernardo do Campo – Parque Estoril* (1/35/96/0000-8)
Rua Portugal, s/nº – Bairro Estoril – Riacho Grande, São Bernardo do Campo (SP) – CEP: 09831-000
Telefone: (11) 4354-9087 – 4354-9681
zoo@asatnet.com.br – www.saobernardo.sp.gov.br (entre em Parques e Praças)
Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo
Praça Samuel Sabatini, 50 – CEP: 09750-001 – PABX: 4348-1000 – 128

O Parque Ecológico Municipal Estoril foi inaugurado em 01/05/1955, com uma área total de 373.000 metros quadrados, sendo 220 mil m² de preservação ambiental em meio à vegetação típica de Mata Atlântica. Possui em sua área de visitação, zoológico com espécies brasileiras, muitas delas ameaçadas de extinção. O acesso ao parque para o usuário que vem da cidade de São Paulo é feito através da Via Anchieta até o km 29,5 quando ao entrar no trevo do Distrito de Riacho Grande segue-se pela Estrada Velha do Mar e na segunda rotatória entra-se à esquerda na Rua Portugal, que tem seu fim na sua entrada.

Histórico do Parque Municipal Estoril – Em 1952, a Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo, através do prefeito Lauro Gomes, verificou que não existiam praças, parques ou jardins na cidade, a não ser a praça da Matriz. A Light Company, empresa de eletrecidade, possuía muitas propriedades fora da represa, áreas que se prestavam para um parque popular. Um terreno de 60 mil m², situado na região do Estoril, era imune aos impostos, além de sua peculiaridade e pertencer a Light, era o ideal para a instalação do futuro Parque Estoril. Fez- se um acordo amigável entre a empresa e a prefeitura, concluída a transação no ano de 1953. Em 1954, deu-se início à limpeza dos bosques, à construção do acesso ao terreno, os primeiros quiosques, os sanitários e um poço para seu abastecimento; em seguida a inauguração. Nas administrações seguintes, o parque ganhou muitos melhoramentos. Foi construída a igrejinha do local a Capela de “São Bartolomeo”, novos sanitários e vestiários, nova sede da administração, quiosques, ruas internas, instalação de brinquedos e teleférico, mais a incorporação de 315 mil m² em sua área original. O Parque une a beleza da Mata Atlântica aos encantos da Represa Billings. Tem tudo que um turista procura em matéria de lazer, sendo considerado o Parque mais completo da Região do Grande ABC. É uma área verde, segura e bem cuidada. Além de oferecer pedalinhos, esportes náuticos, áreas de pesca, teleférico, turismo ecológico, zoológico, com animais de espécie em extinção, gastronomia, onde pode-se encontrar diversos restaurantes e bares com deliciosos petiscos e pratos de peixe, o Parque possui também uma prainha muito convidativa, onde se pode nadar e brincar a vontade, que bombeiros e salva-vidas garantem a tranquilidade.

O Zoológico de São Bernardo do Campo ou Zoológico do Parque Municipal Estoril foi inaugurado em 05/10/1985 e, além da visitação, tem como objetivos o estudo e a reprodução de animais selvagens e educação ambiental. Atualmente, possui em sua coleção mais de 64 espécies de répteis, aves e mamíferos, todos pertencentes à fauna brasileira. São 300 animais e entre eles espécies raras e em risco de extinção, que no Parque Estoril vem sendo reproduzidos em cativeiro, dentre as quais destaca-se o lobo-guará, papagaio-de-peito-roxo, jaguatirica e cachorro-vinagre, veado-catingueiro, entre outros. Participação dos Planos de Manejo: canídeos sul-americanos, pequenos felinos brasileiros e arara-azul. Além disso, o Zoo possui museu para visitas monitoradas, biblioteca para uso interno, ambulatório e cozinha.

— Devolveu o envelope circulado dentro de envelope timbrado da Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo, com carimbo no verso: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo – Divisão de Turismo Parque Estoril, mais dois presentes: cartão-postal (com o texto copiado acima) e folder do “Parque Estoril”.

Cartão-postal com 4 fotos de Mariano, número 15 Brasil Turístico, São Bernardo do Campo – SP, Zoo Estoril Park. Brascard. Adquirido de Joaquim em 02/10/09.

volta ao topo

— Zoológico Municipal de Taboão da Serra ou Parque das Hortências * (1/35/91/1525-8)
Praça Miguel Ortega, n.º 500 – Parque Assunção – Taboão da Serra (SP) – CEP: 06754-160
Telefone: (11) 4787-3791 – www.taboaodaserra.sp.gov.br

Cercado por uma área de 48 mil metros quadrados, o Parque da Hortênsias possui playground, quiosques e oito churrasqueiras. O zoológico conta com quase 380 animais, entre macacos, pássaros, um casal de leões, tigres-siberianos, onça-parda e pintada e até espécies ameaçadas de extinção, como o mico-leão-dourado, a arara-azul e o sagui-da-serra-escura.

Cerca de 50 animais empalhados, esqueletos e fetos de animais conservados em formol estão expostos no museu, inaugurado pela Prefeitura de Taboão da Serra no feriado do Dia das Crianças, 12/10/2006.

A antiga jaguatirica do parque, chamada Dourado, morreu em agosto de 2006, aos 19 anos, devido a complicações decorrentes da idade avançada. De acordo com o diretor do parque, Ricardo Andrade, o animal está sendo empalhado e ficará exposto junto com outros cinquenta no museu do zoológico. O museu também contará com uma seção com fetos de animais conservados em formol, o esqueleto do leão Greg – morto em 2003 –, além de fotos históricas do parque.


OUTROS ZOOS DE SAMPA:

— EXPO AQUA – Exposição de Aquários de São Paulo Ltda.
Aquário de São Paulo – www.aquariodesaopaulo.com.br
Rua Huet Bacelar, 407 – Ipiranga, CEP: 04275-000 – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 2273-5500 – aquario@aquariodesaopaulo.com.br
Foi inaugurado em 2006... Nota: Conheci em 22/08/12.

— Pro-Animal
A/C: Senhora Presidente Maria Fernanda Branco Espuny
Rua Doutor Luiz Migliano, 2050 – Conjunto 77 – Piso superior
Jardim Caboré – Morumbi – São Paulo (SP) – CEP: 05711-001
Telefone/Fax: 3773-8925 – 9889-2600
pro-animal@pro-animal.org.br – www.pro-animal.org.br (Traz a maior lista de zoológicos...)

A Pro-Animal é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que desenvolve projetos de proteção animal e de preservação do meio, com enfoque educacional e preocupação com a saúde pública, procurando aprimorar a relação e o respeito do homem para com os outros seres vivos.


— Parque Ecológico do Tietê – Centro de Lazer Engenheiro Goulart (entrada gratuita)
Rua Guirá Acangatara, 70 – Engenheiro Goulart – São Paulo (SP) – CEP: 03719-000
Telefone: (11) 6958-1477 – DAEE: www.daee.sp.gov.br/parques

Inaugurado em 14/03/1982, o Parque Ecológico do Tietê é um Parque Estadual administrado pelo D.A.E.E (Departamento de Águas e Energia Elétrica), ligado a Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Governo do Estado de São Paulo. Com pequenos animais, lagos, pedalinhos, trem aquático, churrasqueiras e uma grande área verde. Diariamente das 8 às 17 horas. Estação Tietê do metrô.

Com o CRAS (Centro de Recuperação de Animais Silvestres) do Parque Ecológico do Tietê... Site ECOTIETE (http://ecotiete.sites.uol.com.br/index.htm) – ótima página pessoal construída em 16/03/2001, pelo frequentador e admirador do Parque Ecológico do Tietê, senhor Anacleto B. Pereira.

Entrada principal !
Última atualização: 23/08/2012.
volta ao topo

ZOOLÓGICOS DE SÃO PAULO ZOOLÓGICOS DO BRASIL
ZOOLÓGICOS DE SÃO PAULO