This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

Fundação Zoonit – Jardim Zoológico de Niterói

Rua Alameda São Boa Ventura, 770 – Fonseca
Niterói (RJ) – CEP: 24120-191
Telefone: (21) 2721-7069 / (21) 2625-6024
Horário: Diariamente das 8:30 às 16:30 horas.
zoonit@ig.com.br – www.zoonit.org.br
Criação e Conteúdo Técnico-científico: Roched Seba.

Giselda D’Amélio Candiotto entrou na luta pela recuperação do Zoológico como voluntária, criando a Fundação Jardim Zoológico de Niterói, em 1994, a qual passou a administrar o Zoo.

O zoológico trabalha essencialmente na reabilitação da fauna selvagem. São animais vindos das mais diversas partes, vítimas de queimadas, caçadores, poluição e doenças, que graças a fundação tem uma segunda chance de vida e liberdade garantida.

Além de toda essa imensa importância para a preservação de nossa biodiversidade, a Fundação Zoonit é também um grande centro de pesquisa, cultura e lazer para a comunidade.

No início, quando foi inaugurado pelo então Governador Amaral Peixoto, em 1942, o zoológico era uma extensão do Horto Botânico de Niterói, porém com ênfase nos estudos da vida animal. O zoológico passou por uma reforma em 1950, na gestão do Governador Edmundo Soares e, então, recebeu o nome de Vital Brazil.

Os anos foram se passando e o zoológico caiu em grande abandono... Foi no carnaval de 1989 que tudo mudou, pois a terapeuta Giselda Candiotto leria uma reportagem que mudaria para sempre a sua a vida e a do zoológico.

“Animais passam fome no Zoológico”, ao ler esse absurdo, Giselda, grande amante dos animais, foi imediatamente ao local e pôde comprovar o que se passava. Faltava água, comida, não havia ninguém que supervisionasse os recintos e ainda muitos animais eram mantidos presos com seus predadores, uma verdadeira “câmara dos horrores”, como ela mesmo definia o local.

Imediatamente sem hesitar na espera de que o Governo tomasse alguma atitude, encaminhou-se ao presídio Ferreira Neto, solicitando que dois presidiários fossem cedidos temporariamente para ajudá-la a arrumar o local. Sem verbas disponíveis a terapeuta percorria feiras e mercados, na busca de xepas, a fim de alimentar os animais.

Além da falta de alimento e assistência veterinária os animais ainda enfrentavam a violência de pessoas que por ali passavam e atiravam pedras e objetos nos animais.

Os custos eram muito altos, porém as coisas pareciam estar melhorando, pois em 1992 a prefeitura decidiu aliar-se à Giselda. Então, foram feitas obras de drenagem e uma modesta quantia passou a ser dada ao zoológico para seu sustento.

Três anos mais tarde, Giselda munida de todos os documentos que provavam sua dedicação e investimento no zoológico, também com o apoio do prefeito João Sampaio, procurou a Curadoria de Fundações e criou a Fundação Zoonit. Foi assim que nasceu esse local de referência no tratamento e respeito à vida selvagem...

Algumas espécies em exposição: lobinho (Cerdocyon thous), macaco-bugio ou macaco-gritador (Alouatta fusca), macaco-rabo-de-porco (Macaca nemestrina), macaco-prego (Cebus apella), quati (Nasua nasua), sagui-de-tufo-branco ou sagui-comum, mico-estrela (Callithrix jacchus), sagui-de-tufo-preto (Callithrix penicillata), tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla), veado-catingueiro (Mazama gouazoupira), entre outros.

Algumas espécies da Fauna Africana que podem ser encontradas na Fundação Zoonit: babuíno-sagrado (Papio hamadryas), chimpanzé (Pan troglodytes), leão (Panthera leo), entre outros.

Entrada do Zoonit, foto by Felipe Pereira.

Giselda na casa dos leões (foto de 1990). Giselda com filhote de jacaré no Zoonit...

Roched Seba – rochedseba@globo.com (01/10/08): Sou um constante visitante de seu site. Desde criança sempre adorei girafas e zoológicos. Gostaria de saber se vc tem alguma pesquisa sobre a criação do primeiro zoológico público e aonde ele realmente nasceu. Em alguns sites encontro o zoo de Berlin como o primeiro, em outros o de Londres. Se você tiver esses dados será muito útil.

02/10/08: O zoo considerado moderno data de 1828 com o Zoo de Londres... Já o Zoo de Berlim foi aberto em 1844... Mas o zoo considerado mais antigo do mundo não é nenhum dos dois... É o Zoo de Viena... Antes mesmo dos dois zoos que você cita, há o Zoo de Paris...

02/10/08: Ontem fiz uma pesquisa e encontrei o site (leszoodanslemonde.com) e conferi as datas de fundação desses zoos. Muito interessante por sinal. Eu sou fanático por zoos... Estou nessa pesquisa agora porque farei como monografia do meu curso de comunicação, um trabalho que terá como tema a promoção do jardim zoológico no universo carioca. Sou voluntário da Fundação Zoonit, que vez ou outra sai na tv por conta do salvameno de pinguins e de outros animais. Quanto ao lance da filatelia, eu já tinha me ligado graças às inúmeras imagens do seu site aliás creio q era voce numa revista sobre colecionismo, que trazia como um dos exemplos um colecionador de girafas e de selos de girafas. Eu tenho várias girafas também, em miniatura, artesanato e etc. Também adoro desenhar, se você precisar de um ajudante nas ilustrações é só falar. Bom, agora que vc já me respondeu to liberado pa continuar perguntando. He...

03/10/08: Vc ficou sabendo da série de selos Zoológicos do Brasil que o Correio emitiu? Quero um desenho seu, com uma girafa, claro, para agregar à minha coleção... pode ser? Mas me conte mais sobre a sua coleção de girafas... Alguma para troca? O que há em seu acervo sobre o Zoonit? Isto é, há possibilidade de eu agregar em minha coleção algo como cartão-postal ou folder de vocês? Tem algum material informativo ou escolar? Me conte tudo... vc me deixou super curioso... Como será este trabalho? O zoo do Rio também vai entrar, eu suponho... tenho um monte de coisas de lá... inclusive sobre o Mazzaropi...

05/10/08: Não soube dessa série não, e nem tenho esses selos... As girafas que eu tenho integram minha coleção de miniaturas, tenho muitos animais em miniatura, coleciono desde criança e tenho umas 10 girafas. O zoo não tem nenhum desse material, só fizemos alguns adesivos para uma campanha de arrecadação de dinheiro. Lá no zoo faço trabalhos de divulgação, assessoria essas coisas. Estamos buscando patrocínio para poder melhorá-lo. No site só tem uma foto minha, na primeira página, lá embaixo sou quem está vestindo uma camisa verde escrita reabilitaçao de fauna. Farei o desenho pra vc e também já adianto que nós temos o interesse de produzir material para mais uma possível série. Eu assisti esse filme, aliás tem vários filmes brasileiros que foram rodados lá. Que eu me lembre agora o filme “Os trapalhões e a arca de noé”, foi filmado lá no riozoo inclusive na época em que ainda tinha rinocerontes por lá. Po se vc tiver orkut é fácil me achar, sou o único Roched Seba! Aguardo contato e estou plenamente disponível para informações.

09/10/08: Esse é o endereço do Zoo sim, mas vc também pode mandar esse material pra minha casa... Vou procurar esses adesivos, aliás eu trouxe da minha viagem alguns folders de outros zoológicos. Se eu não os usar na minha monografia, também mando pra vc. As girafas da minha coleção, são de brinquedo. Tenho de várias marcas mas as melhores são da Safari LTD e Schleich, depois vê como são maneiros esses sites. A Giselda está ótima! Qualquer coisa pode falar comigo que encaminho pra ela. Mas quanto aquela série dos zoológicos do Brasil, já falei com ela e nós temos interesse em participar. E como te falei os seus desenhos já estão prontos. Quero te pedir um favor, já fiz várias pesquisas, mas se você tiver algum texto que trate a importância dos zoológicos, no ponto de vista social, cultural e blabla. Eu já to fazendo isso, mas quero ter alguma referência, entende. Já coletei alguns trabalhos de museologia e etc. Enfim aguardo sua resposta. obs: desculpa pela demora em responder seus emails, é que eu abro no meu outro trabalho e as vezes n tenho tempo de responder. Em casa to mergulhado na monografia.

15/10/08: Fechado pode mandar. Eu ainda preferiria que você mandasse pra minha casa, e depois eu levo o material lá no zoo e CARIMBO, não sei quem vai receber, e de repente podem rasgar, pq nem sempre a secretária está por lá. Mas de qualquer forma, já avisei a Giselda que vc enviará esse material e para que ela o preserve. Em nosso Zoo temos Chimpazé, Leões e Araras vermelhas sim, os outros animais não. Infelizmente não conheço o Luiz Antônio, mas adoraria conhecê-lo. Eu trabalho no setor de relações públicas da Comissão de Educação da ALERJ, a Assembleia Legislativa aqui do Rio. Aguardo seu retorno.

16/10/08: Presentes: 1. uma série Zoos do Brasil; 2. um edital da série; 3. uma cartilha infantil que o correio fez e distribuiu para a criançada no dia do lançamento; 4. um envelope do correio com selo elefante com carimbo de primeiro dia. Enviei três envelopes com os selos: Arara-vermelha, Chimpanzé e Leão – animais que existem no acervo do ZooNit...

12/11/08: Falei por telefone com a Giselda (giselda.zoonit@bol.com.br) e ela me disse que deu a série para (marcia.ferreira@ibama.gov.br), também que iriam inaugurar a nova casa dos pinguins... disse que enviaria outros selos, pois os selos eu tenho mais em estoque...

14/11/08: A monografia eu acabei decidindo entregá-la no período q vem... Quero te agradecer, é realmente muito legal todo o material informativo. Além do meu desenho da girafa, vc quer que carimbe no zoo os envelopes selados em branco? É isso? Explica tudo pra eu n errar... Quero:

1. O envelope que te enviei todo o material e que está com o seu nome
2. O envelope que enviei para a Giselda e que está com o nome dela e do zoonit
3. Os envelopes selados em branco já com o carimbo do Zoonit pegando um pedacinho de cada selo
4. Um fôlder ou não me lembro o que foi que vc disse ter sobre o Zoonit guardado em sua casa
5. O desenho que vc fez de brinde para mim

Vc bota tudo isso num envelope e me manda registrado, de preferência tudo dentro de um envelope timbrado do Zoonit! O zoo tem envelope timbrado? Se não tiver, tudo bem, pode me mandar num envelope qualquer... quero lhe dizer que se vc quiser qualquer coisa a mais dessas que te enviei, pode me pedir que eu te mando novamente... PS: Me conte mais sobre a sua monografia... tem jeito de eu ler?

13/02/09: Olá Sérgio quanto tempo não nos falamos. Não recebi seu retorno depois que enviamos o material com o carimbo do zoo. Foi muito bom para o Zoonit fazer contato com você. Abraços e aguardo resposta.

17/02/09: Pois é... quanto tempo... O meu último e-mail foi te enviado em novembro do ano passado... nele eu pedia (lista acima)... Entretanto, não recebi sua correspondência até agora... e pelo jeito vc já enviou há algum tempo... tem certeza de que me enviou? Abraços e aguardo sua resposta...

14/03/10: Veja na primeira página de Girafamania! A adoção de uma girafa que nomeei Gylmar... eh eh eh Gostaria de saber se vc já entregou a sua monografia, também se é possível eu ler... Quero saber o que vc escreveu sobre o Riozoo, pois tenho uma pequena coleção de cartões-postais e jornais sobre as girafas daquele zoo... e adoraria publicar algo...

22/03/10: Então minha monografia ainda não está pronta, eu tava trabalhando em outro setor.. ai fiquei repensando o tema, mas decidi que quero estudar melhor esse setor, sendo assim minha monografia será entregue agora em julho. Assim que ela estiver pronta te aviso. Que irada essa notícia! Gylmar, muito bom... se vc vier ao rio um dia me procura pra vc conhecer o trabalho lá do zoonit, num tem girafas mas o trabalho é muito legal, embora precário.

Nota: Segundo a NBR 14.724 de 2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (www.abnt.org.br), a estrutura da monografia apresenta elementos pré-textuais e pós-textuais (* itens opcionais):

ESTRUTURA ELEMENTO
Pré-Textuais Capa
Folha de rosto
Folha de aprovação
Dedicatória*
Agradecimentos*
Epígrafe*
Resumo na língua vernácula
Resumo na língua estranjeira (espanhol, inglês ou francês)
Lista de ilustrações*
Lista de abreviaturas e siglas*
Sumário
Textuais Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Pós-Textuais Rferâncias Bibliográficas
Glossário*
Apêndice*
Anexo*

18/01/2012: Não tive como não lembrar de vc, olha que absurdo... 19/01: Roched, Muito obrigado por sua atenção... tal informação foi bastante relevante para mim... embora lamentável e absurda, claro... Mudando de assunto, a última vez que a gente se falou foi em março de 2010... Você disse que sua monografia seria entregue em julho... Foi? Eu gostaria de ler... Lembra-se do Gylmar? Então, no final de novembro de 2010, infelizmente ele morreu por causas estranhas... aliás, várias girafas destas terras morreram em 2011...

volta ao topo

Zoológico de Volta Redonda

Zoológico Municipal de Volta Redonda* (1/33/2000/000131-1)
Endereço: Rua 93 C, nº 1171 – Vila Santa Cecília – Volta Redonda (RJ) – CEP: 27260-140
Telefone: (24) 3350-7061 – (24) 3345-4444 Ramal: 271 / 274 (Prefeitura)
Prefeitura de Volta Redonda – www.portalvr.com/zoo/
Rua 91 C, nº 1171 – Vila Santa Cecília – Volta Redonda / RJ – CEP: 27260-140

O Zoológico Municipal abrange atualmente uma área total de 150.439 m², que foi adquirida pela prefeitura na década de 70. Inicialmente, o local foi utilizado como Horto Florestal e posteriormente, em 1981, o governo municipal então estruturou e implementou o primeiro Jardim Zoológico. Com um plantel atual de quase 350 espécies, composto majoritariamente por espécies da fauna silvestre brasileira, o Zoo possui também sala cirúrgica, e setor de quarentena para os animais, além de Centro de Biologia, Educação Ambiental Sobre Rodas e Parque de Diversões.

Para saber mais, basta clicar no nome do animal escolhido: bugio, cervo-do-pantanal, cervo-sambar, gato-do-mato-pequeno, lobo-guará, lhama, macaco-aranha-da-testa-branca, macaco-aranha-da-cara-preta, macaco-prego, onça-pintada, onça-parda, Rhesus, tigre-de-bengala, urso-negro-norte-americano; também cágado-de-lagoa, cágado-de-hoguei, iguana, jacaré-do-pantanal. Espécies de pássaros como: arara-canindé, ararinha-maracanã, carcará, côndor-dos-andes, coruja-murucututú, ema, faisão-prateado, frango-d'água, irerê, jandaia, mutum, pássaro-preto, papagaio-do-mangue, pavão, suindara, tucano, tucano-de-bico-verde, urubu-rei. Fauna africana que pode ser encontrada: babuíno-verde, chimpanzé, leão/leoa, zebra.

Nota: Parece que há uma girafa... informação recebida de Tatiana.

28/03/08 (mafbio@hotmail.com): Zoológico de Volta Redonda. Olá, Meu nome é Marciléa de Almeida Fonseca (Lea), Médica Veterinária do Zoológico de Volta Redonda. Apenas gostaria de informar que ao visitar seu site, percebi um erro, nós nunca possuimos girafas em nosso plantel. Foi sim construido um recinto para recebe-las, porém foi cancelada a compra. A visão do recinto, com acomodações para um animal deste porte induz algumas pessoas a ter certeza de terem visto girafas. Coloco-me a disposição para quaisquer duvidas, grata pela atenção.

31/03/08: Muito obrigado por sua atenção e informação... Interessante as pessoas terem certeza de ver as girafas por causa da suposta casa delas... Lea, você gostaria de receber de presente uma série de selos postais chamada “Zoológicos do Brasil” que os Correios emitiram, na qual aparecem animais africanos em fotografias minhas, incluindo as girafas, claro?! Se quiser receber isso como lembrança, o que peço em “troca” é que me devolva o envelope que irá circulado entre as nossas cidades para você... Porque assim, embora não tenha girafas no Zoológico de Volta Redonda, eu terei em minha coleção de girafas, o selo girafa colado no envelope ao lado do nome e do endereço desse Zoológico... Se concordar, peço que me confirme o endereço do zoo e, se possível, me dê o nome do presidente, pois além da médica veterinária, gostaria de mandar outro envelope para a diretoria... ok?! Assim, a diretoria também poderá guardar a primeira série de selos brasileiros alusivos aos Zoológicos do Brasil... Lea, novamente agradeço sua atenção.

28/04/08: Recebi sim, acho que minha resposta não deve ter sido enviada. O nome do diretor é Amarildo. Você pode confirmar o nome completo pelo telefone. Espero sua correspondência. Marciléa.

volta ao topo

— Zoológico do Hotel Portobello Resort – Safári Porto Bello ou Animal's Park Portobello * (1/33/93/00823)
Rodovia Rio-Santos, Km 47/8 – CEP: 23880-000, Mangaratiba (RJ)
Telefone: (21) 789-1485 / (21) 789-2123 / 0800-2820868 / Fax: (21) 789-1197
Área total: 150.000 m². – www.portotel.com.br

Um safári para ver mais de 400 animais das faunas brasileira, europeia e africana é a principal atração do Portobello Resort, em Mangaratiba, região de Angra dos Reis, Rio de Janeiro. Os hóspedes passam perto de diversas espécies de aves, macacos, zebras e antílopes. Os naimais vivem em harmonia e liberdade em um espaço de mais de 300 mil metros quadrados. Pais e filhos aproveitam ainda a recreação do resort, que diverte as crianças com aulas de artes, culinária e brincadeiras. Safári: 40 reais por pessoa (12/2008).

— Zoológico do Hotel Fazenda Vilarejo – Empresa Hoteleira Conservatoria Ltda.* (1/33/92/0204-0)
Estrada Barra do Piraí, nº 13685/13805, Conservatória – CEP: 27655-000, 6º Distrito de Valença (RJ)
Telefone: (24) 438-1274 / 438-1266, Fone Escritório: (21) 240-8853 / 262-5428
Dir. João Batista Marinho de Mello, Vet. Lourival Barreto Gonçalves, Bio. Luciana Nogueira Consentino

Nota: Desde 1990 a fiscalização do Ibama fechou 29 zoológicos... Somente em Minas Gerais foram 15, no processo lento, onde os animais são encaminhados para outras instituições ou criadouros... Em casos graves, há o encerramento das atividades em regime de urgência, como aconteceu com o Bwana Park e o da Fazenda Muricana, ambos no Rio de Janeiro...

— Bwana Park – Parque Rio – Promoções e Eventos Especiais Ltda. (REGISTRO CANCELADO)
Estrada da Pedra, nº 2728 – Santa Cruz – CEP: 23 520-240, Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 395-1321 – Proprietário: Daniel Antoine Marmy – Registro: 1/33/93/0081-5

— Mini Zoo Murycana
Faz. Bananal – Estrada Pedra Branca, s/n.º – CEP: 23970-000, Parati (RJ)
Telefone: (24) 371-1240? – (24) 371-1124? – Fundação: 03/01/1974. Área Total: 5.000 m².

— Recanto Ecológico Empreendimento Ltda. (REGISTRO CANCELADO)
Avenida Nilo Peçanha, nº 1053 – CEP: 26215-510, Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 767-3284 – Diretor: Anselmo Caldeira Louvan
Endereço do Empreendimento: Fazenda Pinheiro – Zona Rural – 1º Distrito – CEP: 28386-000, Varre-Sai (RJ)

Entrada principal !
Última atualização: 19/01/2012.
volta ao topo

ZOOLÓGICO DE BETO CARRERO WORLD ZOOLÓGICOS DO BRASIL
ZOOLÓGICO DE RECIFE