This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

ZOOLÓGICOS

Nesta página, cinco zoológicos em ordem alfabética por nome de Estados. Também links sobre a solenidade de lançamento da série de selos postais “Zoológicos do Brasil”.

CEARÁ – Fortaleza (CE): Parque Zoológico Sargento Prata e Parque Ecopoint

MATO GROSSO – Cuiabá (MT): Zoológico da Universidade Federal de Mato Grosso

PARAÍBA – João Pessoa (PB): Parque Zoobotânico Arruda Câmara

PERNAMBUCO – Recife (PE): Parque Estadual Dois Irmãos – Jardim Zoológico de Recife

PIAUÍ – Terezina (PI): Parque Zoobotânico do Piauí


CEARÁ – CE

— Nome da Instituição: Parque Zoológico Municipal Sargento Prata
Local: Parque Ecológico do Passaré
Endereço: Rua Prudente Brasil, 100 – Bairro Passaré – Fortaleza (CE) – CEP: 60743-770
Telefone: (85) 3105-2001 – (85) 3105-2003 – Área Total: 4,5 hectares.

O zoo surgiu em 1951 com o Sargento Prata que manteve um mini-zoo com alguns animais na Cidade da Criança (Parque da Liberdade), no centro de Fortaleza, capital do Ceará. Naquela época, no atual endereço do zoológico funcionava o Horto Municipal. Em 1954, a Prefeitura de Fortaleza adquiriu a coleção de animais silvestres do professor Onélio Porto, quem assumiu a administração do zoo... Parece que de maio de 1954 até 01/06/1976 funcionou no local o Zoológico de Fortaleza... Revista Fortaleza nº 10, Cronologia Ilustrada de Fortaleza, de Miguel Ângelo de Azevedo (NIREZ)...

Em 1979, a coleção de animais foi transferida para o Horto Florestal... Hoje, o Zoológico Municipal Sargento Prata, localizado no Parque Ecológico do Passaré (complexo formado por horto, espaço verde e zoológico), é mantido pela Prefeitura de Fortaleza (www.fortaleza.ce.gov.br), por meio da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) acho que desde 1983... Localizado em uma área de quatro hectares e meio, conta com mais de 300 animais, entre aves, mamíferos e répteis. A média mensal de visitas ao zoo é de 19 a 20 mil pessoas, sendo que a maioria dos visitantes é formada por estudantes de escolas públicas e particulares, que agendam a visita com antecedência. O zoo funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 16h, com entrada grátis.

Abaixo, cartão-postal bem conservado que mostra duas imagens: aspecto do Parque da Liberdade e carnaubeiras campos sertanejos; adquirido de RioPostal (R$50). Nota: A bióloga responsável é a Dra. Renata (com quem falei no dia 28/08/08) e a Diretora é Dra. Vírginia...

volta ao topo

— Nome da Instituição: Parque Ecopoint ou Parque Ambiental e Zoológico (PAZ) Ecopoint
Endereço para visitação: Avenida Senador Fernandes Távora, 387
Jóquei Clube, Fortaleza – Ceará (CE) – CEP: 60510-290
Telefone: (85) 3290-3339 – parqueecopoint@uol.com.br – www.parqueecopoint.com.br

Centro de Educação Ambiental Instituto Aba-Yby HomemTerra
Avenida Lineu Machado, 593 – Jóquei Clube, Fortaleza – Ceará / Fone: (85) 3290-3339
Alguns nomes da equipe: Alessandra, R. Netto (coord. Geral), Eduardo, Samer, Elizabeth, Amanda (coord. Biologia), Marcela e Fátima (coord. Pedagógica), entre outros.

A concepção do ECOPOINT contou com a participação do Instituto HomemTerra (ABA-YBY), IBAMA e Zoológico Sargento Prata. A Arara-Azul, mascote e marca do ECOPOINT é nativa das matas brasileiras e está ameaçada de extinção. Seu filhote, referência de preservação e símbolo de esperança, inspirou a equipe do Instituto ABA-YBY a realizar um sonho: criar e manter um espaço ecológico onde a democratização da informação, a sensibilização, a vivência e a educação ambiental fossem aliadas na luta pela preservação dessa e de muitas outras espécies de animais e plantas. O Instituto HOMEMTERRA de Educação, Meio Ambiente e Pesquisa Científica ou Instituto Aba-Yby (“HomemTerra” na língua Tupi) é uma Organização Não-Governamental (ONG), constituída como sociedade civil de direito privada. Foi fundado em 2000 por profissionais, pesquisadores e professores atuantes e comprometidos com o Meio Ambiente. Em 2001, qualificou-se como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, consolidando-se desde então como a primeira OSCIP Ambiental da Cidade de Fortaleza.

Além do Zoológico, existem espaços interativos como a Aldeia ABA-YBY, o Horto Plantando o Futuro, o Minhocário, a Fazendinha, o Haras e ainda é possível conhecer a sede do Instituto, a sala de antiguidades do Vovô Franz, a piscina de cascatas, a casa da árvore, o play-ground ecológico... A Revista de Atividades (foto abaixo; com exercícios baseados no conteúdo visto no parque) é distribuída às crianças... Com cerca de vinte espécies diferentes de animais (alguns ameaçados de extinção), como: emas, veados, jacarés, pecaris, ararajubas, araras (cangas, vermelhas, azuis), jiboias, teiús, iguanas, tatus, onças-pintadas, pumas, guaxinins, cachorros-do-mato, corujas, gavião-real, urubus-rei, carcarás, acauã, falcões, quatis, macacos (barrigudos, aranha, prego, cuxiús) e diversas aves (graúnas, cão-cãos, jandaias, papagaios etc.). Há também animais soltos no Parque, como: pavões, iguanas, jabutis, marrecas, patos, beija-flores, borboletas... Nota: alguns nomes científicos dos animais estão errados no site...

29/09/08: Muitíssimo obrigado pelo envio do material de Proposta de Divulgação as Escolas... Peço a atenção do responsável, pois eu gostaria de receber maiores explicações, sobretudo do Zoológico... Do Ceará eu só conhecia o Zoológico Sargento Prato até há pouco tempo... Aliás quando soube de vocês liguei para lá e a própria bióloga responsável, a Dra. Renata, foi quem me deu o telefone de vocês. Voltando a série de selos, gostaria de saber se vocês souberam a respeito ou estariam interessados... mesmo que 5 dos 6 selos retratem a fauna exótica, animais que não existem no Ecopoint, um selo retrata a arara-vermelha, cujo animal consta em seu acervo... Perguntas e pedidos: Quais são as espécies de jacarés e veados que vocês tem no Zoológico? O Parque Ecopoint possui algum fôlder, panfleto ou qualquer material impresso de divulgação? Se sim, como eu posso adquirir esse material? Como posso obter um exemplar da Revista de Atividades, para agregar à minha coleção? Seria muito interessante também ter em minha coleção o selo arara-vermelha carimbado com qualquer carimbo de vocês que possua o nome Ecopoint... Seria pedir muito este favor? Eu enviaria para vocês o selo devidamente colado em um envelope adequado, alguém do Ecopoint carimba este selo e depois me devolve dentro de outro envelope... pode ser?

19/09/08: Estamos respondendo as suas perguntas... 1 – Jacaré Tinga, Veado Catingueiro. 2 – Podemos enviar um exemplar da revista de atividades e o material impresso sobre o parque. 3 – Quanto ao selo você pede mandar, carimbaremos e enviamos de volta. Atenciosamente, Emanuele Lima. | Nota: Enviei registrada em 25/09/08... 03/10/08: Recebemos a correspondência e enviaremos de volta o mais rápido possível. Obrigada pelos selos... Atenciosamente.

volta ao topo

MATO GROSSO – MT

— Nome da Instituição: Zoológico da Universidade Federal Mato Grosso
Endereço: Avenida Fernando Correia, s/nº, Coxipó – UFMT
Cuiabá – Mato Grosso (MT) – CEP: 78060-900 | Telefone: (65) ?

XX Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil, de ? a ? 1996...

Próximo ao centro da cidade de Cuiabá, o Parque Zoobotânico da UFMT expõe fauna brasileira como arara-una, arara-canindé, arara-piranga, tamanduá-mirim, tatu-cascudo, veado-catingueiro, mutum, uma ema albina (vinda de uma fazenda de Goiás, a qual foi trocada por uma ariranha) entre muitas outras espécies...

Eu ao lado da placa na entrada do zoo em 08/2005.

volta ao topo

PARAÍBA – PB

— Nome da Instituição: Parque Zoobotânico Arruda Câmara ou Jardim Zoológico Municipal Arruda Câmara – “Bica” *
A/C: Sr. Diretor Edílson Batista de Lima
Endereço: Avenida Gouveia Nóbrega, s/nº – Tambiá – João Pessoa – Paraíba (PB) – CEP: 58021-100
Telefone: (83) 218-9209? – Área Total: 8 hectares.

Manuel Arruda Câmara (1752-1810), foi um religioso, médico e intelectual brasileiro. Notabilizou-se como um dos grandes botânicos do final do século XVIII. Foi incumbido pela Coroa portuguesa de realizar diversos levantamentos naturais na região Nordeste do Brasil: entre março de 1794 e setembro de 1795, fez uma expedição mineralógica entre Pernambuco e Piauí, levantando a ocorrência de diversos minerais; entre dezembro de 1797 e julho de 1799, viajou entre a Paraíba e o Ceará; realizou viagens até ao rio São Francisco.

Quem chega dos grandes centros urbanos, como é o caso da maioria dos turistas que visitam a capital paraibana, fica encantada com a grande área de vegetação de João Pessoa, a capital da Paraíba.

Um dos pontos mais visitados é o Jardim Zoológico Arruda Câmara, mais conhecido por Bica, que ainda abriga árvores características da original Mata Atlântica. A instalação do Jardim Zoológico ocorreu em 1922... e ficou conhecido por “Bica” por causa da Fonte Tambiá... Datas históricas:

1782 – Construção da primeira fonte, popularmente conhecida por Bica, por ordem da Provedoria da Fazenda. Este manancial abastecia parte do consumo de água da população de João Pessoa, então chamada Filipéia de Nossa Senhora das Neves.

1831 – Desapropriação da área do entorno da fonte e fixação dos contornos para preservação dos resquícios de Mata Atlântica. Anos depois, houve a aquisição pelo Estado de outra área pertencente ao antigo Engenho Paú, completando a atual área do Parque.

1889 – Reconstrução da fonte em pedra calcária, na administração de ... Cama Rosa, presidente da Província.

A lenda da fonte – Aipré, uma virgem índia Potiguara, teria se apaixonado por Tambiá, um valente guerreiro da Tribo inimiga Cariri. O amor entre os dois surgiu durante o tempo em que Tambiá foi prisioneiro dos Potiguaras. Ferido em batalha, Tambiá foi aprisionado e recebeu as honras dos vencedores. Conforme o costume indígena lhe concederam a filha do Cacique da Tribo Potiguara, Aipré, como “esposa de morte” e após o casamento Tambiá foi morto. Aipré, desconsolada ocultou-se no seio da floresta e chorou por seu amado durante 50 luas. Tantas e sofridas lágrimas deram origem a uma nascente de águas claras e límpidas, a Bica, que recebeu o nome de Fonte Tambiá.

No dia 23/09/1999, aconteceu: construção, adequação e ambientação de 28 recintos, pavimentação e implantação paisagística dos lagos, jardins, praças e canteiros; segundo placa instalada no local...

Prefeitura Municipal de João Pessoa (joaopessoa.pb.gov.br), 20/11/06: A Bica possui 12 tratadores, sendo oito ligados diretamente ao manejo dos bichos e quatro que trabalham no preparo da alimentação. Débora Rochelly é médica veterinária do Parque Zoobotânico Arruda Câmara. O zootecnista Jair Camilo Negromonte é uma referência no manejo de répteis (jacarés). A Bica está passando por uma série de reformas, entre elas, a construção de uma sala próxima às jaulas dos grandes felinos para que os técnicos possam acompanhar de perto a rotina desses animais, mantendo-os o máximo de tempo possível em seus recintos. Pontos de energia estão sendo providenciados para que todo o maquinário necessário a exames possa ser posto em funcionamento, sempre respeitando a permanência do bicho em sua jaula. Placas de sinalização no interior do Parque para a orientação do visitante e a reposição do gradil ao lado do lago dos pedalinhos, também estão previstas nas reformas.

Nota: A coleção contém o tíquete de entrada número 02793 de outubro de 2007, um cartão-postal que retrata as palmeiras-imperiais (foto de Edley Rocha Delgado, 1999) e o mapa da cidade em que consta a localização do zoológico (item 21), ambos enviados por Wagner em 15/10/07. Também mais dois tíquetes de entrada (números 43146 e 43147) de maio de 2008.

Do lado esquerdo da tela, palmeiras-imperiais de uma alameda no interior do Zoológico da “Bica” – de onde a água ainda jorra na Fonte Tambiá (lado direito); fotos by Sérgio Sakall, em 11/05/2008.

Cartões-postais antigos do Zoológico da Bica: “João Pessôa. Parque Arruda Camara. Nº 52” (foto assinada) e “João Pessôa – Um aspecto do Parque Arr. Camara” (verso: N. 105/C, Ed. de A. P. Figueiredo), circulado de João Pessoa em 10/08/ilegível... Ambos adquiridos de Eduardo em 02/06/10. Nota: Na coleção há um cartão-postal bem conservado que mostra Detalhe do Parque Arruda Nº 64, cujo verso traz grafia à mão datada de 11/09/51; adquirido de RioPostal (R$30).

volta ao topo

PERNAMBUCO – PE

Você sabia que o dia 14 de setembro é o Dia do Frevo?

— Nome da Instituição: Parque Estadual Dois Irmãos (Horto e Jardim Zoológico)
Endereço: Praça Farias Neves, s/nº – Dois Irmãos
Recife – Pernambuco (PE) – CEP: 52171-011
Telefone: (81) 3183-5539 – www.parquedoisirmaos.pe.gov.br
Valor do Ingresso: preço único de R$ 2,00 (dois reais)

Aviso: Em 30/09/2010 recebi um e-mail da Imprensa Parque Dois Irmaos (imprensa@parquedoisirmaos.pe.gov.br). Assunto: Atualização de dados – Site Girafamania. Enviado por: Parquedoisirmaos.pe.gov.br. Olá. Gostaríamos de solicitar que sejam atualizadas algumas informações veiculadas pelo “Girafamania” sobre o Parque Estadual Dois Irmãos: O Parque possui atualmente cerca de 700 animais em cativeiro, de mais de 200 espécies. Sua área atual é de aproximadamente 384 hectares. O telefone também foi alterado e agora é: (81) 3183-5539. Assessoria de Comunicação, Parque Estadual Dois Irmãos.

O Parque Dois Irmãos possui uma reserva considerada uma das maiores áreas de Mata Atlântica de Pernambuco, que proporciona aos visitantes conhecer o ecossistema, suas plantas e seus animais nativos, como saguis, quatis, além de uma enorme variedade de pássaros. Representa os zoológicos da região Nordeste e se destaca pelos eventos pioneiros e atividades inovadoras nas áreas de educação ambiental e reprodução de animais em cativeiro.

O Horto Florestal de Dois Irmãos foi fundado em 1916, nas terras do Engenho Dois Irmãos, pertencente a Antônio e Tomás Lins Caldas. O engenho que deu origem ao horto foi um dos primeiros fundados no Brasil, no ano de 1577.

Em 14/01/1939 foi criado o Jardim Zoobotânico de Dois Irmãos, tendo como seu primeiro diretor o professor e ecólogo João de Vasconcelos Sobrinho. Em 1987, foi transformado em Reserva Ecológica pela Lei nº 9.989 de 13/01/1989.

O Jardim Zoobotânico de Dois Irmãos passou a denominar-se Parque Dois Irmãos em 07/07/1997, cuja área inclui os açudes do Prata, do Meio e o de Dois Irmãos, além do Horto Zoobotânico de Dois Irmãos. Em 29/12/1998, o Governo do Estado homologou a Lei nº 11.622, transformando a Reserva Ecológica de Dois Irmãos em Parque Estadual Dois Irmãos. Atualmente está subordinado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente.

Há também o Museu de História Natural do Parque Dois Irmãos, cujo responsável foi Gustavo Pacheco...

Mamíferos: anta, babuíno-sagrado, camelo, capivara, cervicapra, cervo-dama, cervo-nobre, cervo-sambar, chimpanzé, gato-do-mato, guaxinim, hipopótamo, jaguatirica, jupará, leão, lontra, macaco-aranha-de-cara-preta, macaco-aranha-de-testa-branca, macaco-barrigudo, macaco-prego, onça-pintada, papa-mel, ratão-do-banhado, tamanduá-i, tamanduá-mirim, tamanduá-bandeira, tigre-siberiano, urso-pardo...

Aves: arara-azul, arara-vermelha, ararajuba, avestruz, ema, emu, guará, harpia, jandaia-sol, marianita-de-cabeça-preta, murucututu, mutum-do-sudeste, mutum-de-bico-amarelo, mutum-tomentosa, tucano, uiraçu-falso, urubu-rei. Répteis: calango-verde, iguana, jabuti, jacaré-de-papo-amarelo, jiboia, suaçuboia, sucuri, teju, tigre-d’água...

Abaixo, ambos os cartões-postais com fotografia em P&B foram adquiridos de Fevereiro em 03/10/09. Do lado esquerdo, cartão-postal com a inscrição “Jardim Zoobotanico Dois Irmãos – Recife – Pe., Studio Edson”. Do lado direito, cartão-postal (número 122) com a inscrição “Zoobotanico, Recife – Pernambuco”, L&H 74516 (verso).

Na coleção existem duas fotografias, similares a este postal, adquiridas na feira de antiguidades do vão livre do Masp em 05/10, números: 124 (Zoo Botanico, Recife – Pernbc.) e 126 (Lago Zoo Botanico, Recife – Pernbc.). Também cartão-postal Zoo Botanico, Recife – Pernambuco (número 163). Nota: Parque Amorim.

Abaixo duas fotografias tipo postal em sépia “Zoo-Botanico, Recife – Pernbc.”, assinadas no verso por Geraldo Brandão Coelho da Paz, números: 118 Antas (carimbo datador preto de 15/08/1966, registrada 3289) e 123 Lago (carimbo datador vermelho de 26/07/1960, registrada 0511); ambas adquiridas no ML do vendedor Aeropostalerio (André Lucero, Priscila Jesus, Walter), em 27/07/12.

Nota: Kleber avisou sobre o amigo Luís Carlos Mafra (lulamafra@yahoo.com.br) que foi Gerente Executivo do Parque Dois Irmãos... “Pouco depois de sua visita em 1997, quando assumiu a gestão do diretor Luiz Mafra, a coisa mudou da água para o vinho. O Mafra, amigo pessoal, trabalhou com muito afinco e com uma visão administrativa moderna. Entre outras ações, firmou parcerias com empresas privadas e, dessa forma, passou a gerir o parque sem necessariamente contar com a ridícula verba pública destinada à entidade. Recentemente, desde janeiro de 2007, com a mudança do governo estadual (o parque pertence a categoria de parque estadual), ele foi substituído por um novo gestor, ligado politicamente à atual gestão.”

04/01/08: O Parque Estadual Dois Irmãos recebeu no último mês de dezembro um casal de pelicanos, adquiridos por meio de permuta com o Zoológico de Americana (SP). O macho é um filhote de sete meses e a fêmea possui dois anos. Este zoológico eu conheci em 12/1997, mas também tive a oportunidade de visitar novamente em 06/05/2008, quando tirei a foto abaixo que mostra a entrada do zoológico (sua bilheteria fica à esquerda) e, ao lado, foto ampliada da placa: Parque Dois Irmãos.

A foto esquerda mostra parte do lago no interior do Parque Dois Irmãos e a foto do lado direito da tela mostra eu embaixo de uma estátua-girafa de cimento, única representante em maio de 2008, pois há anos o zoológico não tem mais o animal em seu acervo...

– Série montagem de 6 cartões telefônicos “Leão Puzzle” Parque Dois Irmãos emitida em 11/2000, pela TELEMAR / Pernambuco, com crédito de 30 unidades cada. Tiragens: 100.000 (PE), 30.000 (PB) e 30.000 (RN). Lay-out de Sílvia Câmara, os cartões formam a imagem de um leão (Panthera leo). Texto atrás: Projeto adote um animal – Participe!

– Abaixo (lado esquerdo), 10 cartões telefônicos da série “Parque Dois Irmãos” emitida em 11/2000, com crédito de 30 unidades e tiragem de 160 mil cada: 1/10 ararajuba (Guaruba guarouba), 2/10 camelo (Camelus bactrianus), 3/10 hipopótamo (Hippopotamus amphibius), 4/10 suçuarana (Puma concolor), 5/10 onça-pintada (Panthera onca), 6/10 ema (Rhea americana), 7/10 jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris), 8/10 búfalo (Bubalus bubalis), 9/10 quati (Nasua nasua) e 10/10 babuíno-sagrado (Papio hamadryas). Lay-out de Sílvia Câmara, os cartões também mostram a frase: Projeto adote um animal – Participe!

– Do lado direito, 6 cartões telefônicos “Série Filhotes” emitida em 08/2001, com crédito de 30 unidades e tiragem de 200 mil cada: 1/6 babuíno-sagrado (Papio hamadryas), 2/6 cácado-de-barbicha (Phrynops geoffroanus), 3/6 hipopótamo (Hippopotamus amphibius), 4/6 ema (Rhea americana), 5/6 mutum-de-penacho (Crax fasciolata fasciolata) e 6/6 macaco-rhesus (Macaca mulatta). Lay-out de Diogenes R. N. Freire.

Ambas as séries foram emitidas pela TELEMAR / Pernambuco PE.

30/09/10: Muitíssimo obrigado pela iniciativa de correção! Não é sempre que uma Instituição tem esse tipo de preocupação... Parabéns! Sobretudo pela qualidade de ação espontânea da Assessoria de Comunicação. E claro tais informações serão devidamente corrigidas, em seguida. Primo para que o conteúdo de “Girafamania” seja sempre autêntico, verídico... Portanto novamente agradeço por esta atitude. Atenciosamente. PS: O zoo ainda está sem a espécie Giraffa camelopardalis em seu acervo? E, por favor, gostaria de saber se o Museu de História Natural do Parque Dois Irmãos contém algum elemento dessa espécie em patrimônio... Também qualquer informação sobre a antiga girafa que viveu nesta Instituição será bem-vinda...

04/10/10: Olá Sérgio, nós é que agradecemos sua atenção, presteza e iniciativa de divulgar o nosso zoo. Esclareço que é mais por necessidade que resolvemos lhe procurar. Somos um local de visitação pública e temos recebido muitas reclamações por parte das pessoas, dizendo que os telefones estão errado no site. Como o nosso site está fora do ar por determinação da lei eleitoral (somos do estado) as pessoas, suponho, estavam recorrendo ao “Tio Google” pra encontrar os números. E um dos primeiros da lista do site de buscas é justamente o Girafamania. Contamos, então, com o teu apoio nas alterações. O que mais você precisar, estamos à disposição. Leila Núbia (leila.nubia@parquedoisirmaos.pe.gov.br) (81) 3183-5541, Assessoria de Comunicação Parque Estadual Dois Irmãos, Sectma-PE.

05/10/10: Olá Leila! Não há o que agradecer. Sou eu quem agradeço, como disse anteriormente. As alterações já foram feitas. Como eu coleciono, além de girafas, tudo sobre zoológicos, sobretudo os brasileiros, tenho no sítio muita informação a respeito e acredito que todo o zoo do Brasil, incluindo os minis, está “divulgado” em Girafamania... Aliás, você deve ter visto as fotografias, os cartões-postais, os cartões telefônicos sobre o Dois Irmãos que tenho em acervo... Eu sou um dos artistas dos Correios e tive a oportunidade de realizar em outubro de 2007, há três anos, uma série de selos que prestam homenagem aos Zoológicos do Brasil, incluindo o primeiro selo postal brasileiro cuja imagem mostra girafas... Foi o máximo isso! Você conhece essa série de seis selos? Leila, novamente agradeço pelo contato. Só gostaria de saber se você não tem nada a dizer sobre o meu PS, na mensagem anterior...

06/10: Interessante, Não conheço os selos. Também não sabia desta função nos Correios. Gostaria de saber mais a respeito. Sobre o teu P.S., me desculpe, foi a pressa. Li, mas só respondi dias depois, e aí acabei deixando passar. Estou trabalhando no Parque Estadual Dois Irmãos desde novembro de 2008, e sempre morei no Recife. Que eu saiba, o Zoo de Dois Irmãos, em seus quase 72 anos de existência, nunca abrigou girafas. Em todo caso, vou buscar informações com os mais antigos. No Museu de Ciências Naturais também não tem nada sobre o animal, infelizmente.

20/10/10: Oi Sérgio, Vi esta notícia e lembrei de você. 20/10: Que graça de sua parte Leila... Muito obrigado pela lembrança. Preciso agendar a visita no final de semana para conhecer o novo bebê... Leila, você é muito gentil. Obrigado por ter lembrado. Abraços e inté. 21/10: Obrigada, Sérgio. Você também é. Se puder, envie fotos do bebê.

volta ao topo

— Nome da Instituição: Chaparral Zoo ou Criadouro Científico e Cultural Chaparral
Endereço: Aldeia – Pernambuco (PE)
Telefones: (81) 3338-2072 – E-mail: chaparralzoo@uol.com.br

– Série de 10 cartões telefônicos “Série Aves I” emitida em 03/2001, pela TELEMAR / Pernambuco, com crédito de 30 unidades cada. Tiragens: 150.000 (PE), 40.000 (PB) e 40.000 (RN). Os cartões mostram: 1/10 tucano-grande-de-papo-branco (Ramphastos tucanus), 2/10 tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus), 3/10 ararinha-azul (Cyanopsitta spixii), 4/10 araçari-poca (Selenidera macullirostris), 5/10 pomba-treron (Treron wallia), 6/10 arara híbrida (cruzamento da arara-canindé Ara ararauna e a arara-vermelha Ara chloroptera), 7/10 pomba-preta? (FALTA ?), 8/10 pomba-de-fruta (Ducula rufigaster), 9/10 papagaio-ecletus macho (Ecletus roratus) e 10/10 turaco-persa (Persa corithaix). Lay-out de Diogenes Freire e fotografias de Adriana Soares Leite. Série incompleta mostrada na imagem abaixo...

– Série de 10 cartões telefônicos “Série Aves II” emitida em 07/2001, pela TELEMAR / Pernambuco, com crédito de 30 unidades e tiragem de 200 mil cada: 1/10 arara-militar (Ara militaris), 2/10 araçari-poca (Selenidera macullirostris), 3/10 grou-coroado (Balearica regulorum), 4/10 arara-canindé (Ara ararauna), 5/10 papagaio-ecletus fêmea (Ecletus roratus), 6/10 arara-canga (Ara macao), 7/10 pomba-goura-vitória (Goura victoria), 9/10 maracanã (Propyrrhura maracana), 8/10 maracanã (Propyrhura maracana), 9/10 pomba-imperial (Ducula chalconata), 10/10 perdiz (Rhynchotus rufescens). Lay-out de Diogenes Freire e fotografias de Adriana Soares Leite. Não tenho imagem.

volta ao topo

PIAUÍ – PI

— Nome da Instituição: Parque Zoobotânico de Teresina
Endereço: Rodovia PI-112 (estrada que leva a União), 5 km, s/nº – Angelim
Teresina – Piauí (PI) – CEP: 64034-070 ou será 64062-100?
Telefone: (86) 232-4093 ou será (86) 3216-2060‎ – Fax: (86) 222-1415
Data de Fundação: 08/05/1973. Área Total: 137 hectares.
SEMAR – Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (www.semar.pi.gov.br)

O Parque Zoobotânico de Teresina, órgão administrado pela SEMAR, é uma das mais belas áreas públicas do Piauí, ocupando uma área de 137 hectares. Foi criado pelo Decreto Estadual nº 1608, de 08/05/1973, que o define como área destinada a proteção, conservação e pesquisa da flora e fauna. Situado entre à margem direita do rio Poty e a rodovia PI-112 que liga os municípios de Teresina e União. Limita-se ao norte com bairro Pedra Mole, ao sul com a Universidade Federal do Piauí – UFPI, a leste com a rodovia PI-112 Teresina/União e a oeste com o rio Poty. Seguir pela Avenida Presidente Kennedy, zona leste de Teresina, até seu final, que é quando começa a PI-112. Fica a cerca de 8 minutos do centro da cidade, de carro. Tem como principais diferenciais os lagos onde ficam as ilhas dos macacos e o fato de margear o rio Poti, principal afluente do rio Parnaíba.

Em 10/2007, o Parque Zoobotânico de Teresina abrigava 69 espécies de animais, totalizando 197 animais. Também abriga animais da fauna local, como soinhos (espécie de macaco bem pequeno) e iguanas, em seu habitat natural. Algumas espécies vivem soltas no parque, protegidas de predadores. Como é o caso também do, considerado, menor lagarto do Brasil (Coleodactylus meridionales)...

O urso “jabi”, que já trabalhou em circo, tem 29 anos de idade e é considerado um dos ursos mais velhos do Brasil em zoológico; em seu fosso foi instalado um aspersor para que ele possa se refrescar no verão. O zoo tem atrações como: leão, a hipopótamo “potinha” (parece que chegou no zoo em 2003), uma tigresa, onça-pintada (que chegou ao parque no mês de outubro de 2008, aproximadamente, vindo do Estado do Pará), muitas espécies de macacos, entre elas o raríssimo macaco-prego-galego e, inclusive, um babuíno mal-humorado (que vira as costas para os visitantes quando não quer ser incomodado). Também tamanduá, três tartarugas e dois cágados, cobras de várias espécies etc. Nota: É bom não se aventurar sozinho pelas trilhas, pois existe risco de assaltos, apesar dos seguranças do local. Como a área é muito grande é difícil vigiar tudo...

Notas: A solenidade de lançamento da série aconteceu no Dia do Piauí, em 19/10/2007. Conheci o parque que tem um pequeno Museu de Taxidermia em 28/12/2011; trouxe dois tíquetes de entrada no valor de R$ 2,00 (dois reais) cada (números: 11564 e 11565), dois sacos com a seguinte inscrição: “Jogue lixo no lixo Mantenha limpos os caminhos do Parque Zoobotânico”, ainda dois fôlderes da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Estado do Piauí – SEMAR (www.semar.pi.gov.br), ambos sobre eco-educação, um ensinando os Biomas do Piauí e o outro explicando o Plano Estadual de Recursos Hídricos PERH-PI.

Entrada principal !
Última atualização: 02/01/2013.
volta ao topo

ZOOLÓGICO DE NITERÓI ZOOLÓGICOS DO BRASIL
ZOOLÓGICOS BRASILEIROS