This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

PROVÍNCIA DE ONTÁRIO (ON)


O nome Ontário vem do iroquês “kanadario” e significa “água espumante”. O nome é apropriado: não só Ontário faz fronteira ao sul com os Grandes Lagos e ao norte com a Baía de Hudson, mas 177.390 km2, ou um sexto de seu território, são cobertos por rios e lagos.

Três regiões geológicas principais constituem a província de Ontário: os Grandes Lagos – Escudo Laurenciano, o Escudo Canadense e as terras baixas da Baía de Hudson – estreitas planícies costeiras que fazem fronteira com as baías de Hudson e James. A terra é úmida e coberta por arbustos. Cobrindo o resto, ao norte de Ontário, do Lago Superior até a baía de Hudson, o Escudo Canadense estende-se até a parte meridional da província e constitui-se em um vasto platô rochoso. Embora o solo seja pobre e não muito adequado para o cultivo em larga escala, há abundância de minerais, florestas e potencial hidráulico.

O Escudo Canadense e as planícies da Baía de Hudson cobrem 90% do território de 1.068.580 km² da província, mas apenas 10% da população vive nestas áreas. As cidades do norte de Ontário foram construídas em razão da ferrovia. Os trilhos e estradas de ferro de hoje transportam os produtos das minas e serrarias em direção ao sul. Os extremos do clima setentrional são um assunto sério. Em Winisk, a temperatura média diária atinge apenas de 12 a 15°C em julho, e cai para -25°C em janeiro.

Os cinco Grandes Lagos são o resultado mais óbvio das glaciações em Ontário, e o Lago Superior, o maior deles, é o maior corpo de água doce do mundo.

Os Grandes Lagos – Escudo Laurenciano abrangem o resto da porção meridional de Ontário e abrigam a maior parte da população, indústrias e comércio e terras cultivadas. A planície compreende o triângulo Windsor – Thousand Islands – Vale do São Lourenço. O clima relativamente temperado é mais severo a leste dos Grandes Lagos. A temperatura média anual de verão atinge 22°C no sul, onde o clima temperado e os solos férteis sustentam uma importante indústria agrícola.

Toronto, a capital de Ontário e a maior cidade do Canadá, com uma população regional de mais de 4 milhões de habitantes, é a líder na produção de produtos manufaturados e quartel-general de um grande número de companhias canadenses. Ottawa, a capital nacional bilíngüe e bicultural, localiza-se no entroncamento dos rios Gatineau, Rideau e Ottawa.

História

Os primeiros habitantes chegaram há cerca de 10.000 anos, durante a última glaciação. Os exploradores europeus encontraram, no século XVII, os iroqueses e os algonquianos, descendentes daqueles primeiros habitantes. Navegando pela grande baía que leva o seu nome, em 1610, Henry Hudson foi o primeiro europeu a tocar o litoral do atual Ontário. Em 1613, Samuel de Champlain e Étienne Brûlé estabeleceram os primeiros contatos com os povos aborígenes na parte meridional da província.

Em 1774, os ingleses dominaram a parte sul de Ontário, então parte da colônia inglesa de Quebec. Com o Ato Constitucional de 1791, Quebec foi dividido em duas partes e Ontário passou a ser chamado de Alto Canadá. Isto se tornou necessário devido ao grande afluxo de refugiados (os Legalistas) da Revolução Americana.

Em 1840, o Ato da União reunificou o Alto e Baixo Canadá, desta vez com o nome de Canadá. As duas regiões, Canadá Ocidental e Oriental, participaram do debate da Confederação em 1864 e, quando o Domínio do Canadá foi instaurado em 1867, tornaram-se as províncias separadas de Ontário e Quebec.

volta ao topo

Girafas em Toronto Zoo

Fundado em 1974, tem uma área de 287 hectares (710 acres), e é owned by the City of Toronto and operated on behalf of the City by a Board of Management. The Board consists of five members of the Toronto Zoo Foundation and six members appointed by City council. Recebe 1,2 milhão de visitantes por ano.

Nota: Na coleção há uma colher de comemoração à visita do panda nesse zoo... emitida no início dos anos 70, provavelmente...

Abaixo, fêmea adulta da subespécie girafa-masai (Giraffa camelopardalis tippelskirchi), fotografada em junho de 1995 no Zoológico de Toronto. © Copyright Brent Huffman, 1995 (www.ultimateungulate.com).

Endereço: 361A Old Finch Avenue
Scarborough, Ontario (ON). M1B 5K7 – Canada
torontozoo@zoo.metrotor.on.ca – www.torontozoo.com

volta ao topo

Papanack Park Zoo

Tem leões brancos, mas não girafas...

Endereço: 150 Nine Mile Road
Wendover, Ontario – Canada K0A 3K0
info@papanack.com – www.papanack.com


Zoocheck Canada Inc.

Zoocheck Canada is a national animal protection charity established to protect wildlife in captivity and in the wild. These objectives are accomplished through: investigation and research; public education and awareness campaigns; capacity building initiatives; legal actions e advocacy.

Endereço: 3266 Yonge Street, Suite 1417
Toronto, ON – M4N 3P6
zoocheck@zoocheck.com – www.zoocheck.com


African Lion Safari (Na coleção há um cartão-postal desse parque localizado em Cambridge, Ontario – Canada, cuja imagem mostra 3 girafas ao lado de um ônibus e a frase impressa: “The giraffes are doing people inspections”).

Alder Wildlife Education Foundation
Aspen Valley Wildlife Sanctuary
Bayside Exotic Animal Farm
Bear Creek Exotic Animal Sanctuary
Bear With Us Bear Sanctuary
Bergerons Exotic Animal Sanctuary
Bervie Zoological Park
Big Apple Theme Park
Bowmanville Zoological Park
John Brouwer Garden Centre
Buffalo Head Ranch
Canada's Wonderland
Canadian Museum of Nature
Center for the Conservation of Specialized Species
Chippewa Wildlife Exhibit (City of Thunder Bay)
Colasanti's Tropical Garden Centre
Daniel’s Ark Wildlife Zoo
Dragon Farms
Dundurn Park Aviary (City of Hamilton)
Dungannon Zoo
Earlton Zoo
Elmvale Jungle Zoo
The Falconry Centre
Evergreen Acres Bird Sanctuary
Golden Creek Exotic Bird Farm
Greenview Aviaries, Park & Zoo
Happy Rolph Bird Sanctuary & Petting Farm
Haliburton Forest and Wild Life Reserve Wolf Centre
High Park Zoo (City of Toronto)
Hunter Farms
Indian River Reptile Zoo
Jungle Cat World
Kerwood Wolf Education Center
The Killman Zoo
Kortright Waterfowl Park
Lickety Split Ranch (The Zoo)
Life of Reilley Farms
Little Ray’s Reptile Zoo
Madsen’s Greenhouse & Garden Centre
Marineland of Canada
Jack Miner Bird Sanctuary
Mountsberg Wildlife Centre
Mohawk Gift Store
Nature View Wildlife Centre
Niagara Parks Butterfly Conservatory
Northern Meat Packers
Northern Wildlife Safari
Northwoods Buffalo and Exotic Animal Ranch
Ontario Science Centre
The Oshawa Zoo
Pineridge Zoo
Rice Road Greenhouses
Riverside Aviaries
Riverview Park & Zoo (City of Peterborough)
Santa’s Village
Sauble Trails Mini Zoo
Science North
Serenity Wildlife Sanctuary
Springwater Provincial Park
Spruce Haven Boarding Kennels and Wildlife Zoo
Storybook Gardens
Storybook Park
The Tortoise Farm
Twin Valley Petting Farm & Zoo
Valleyview Little Animal Farm
World of Paradise Butterfly Conservatory
Zooz Nature Park (Stevensville Garden Gallery Zoo)

Entrada principal !
Última atualização: 07/04/2011.
volta ao topo

NUNAVUT PROVÍNCIAS E TERRITÓRIOS DO CANADÁ
QUEBEQUE