This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

ZOO BAURU – PARQUE ZOOLÓGICO MUNICIPAL DE BAURU

Fundado em 24/08/1980, o zoológico é formado por uma floresta natural com preservação total de sua vegetação. Abriga um grande número de animais brasileiros e busca também a preservação de várias espécies.

Possui aquário, pinguinário e uma área reservada para répteis. Tem como prioridade quatro objetivos: a educação, a conservação, a pesquisa e o lazer.

Antes de visitar o zoo com alunos, agende com antecedência. Desta forma poderá participar do programa de educação ambiental, onde no Centro de Educação Ambiental, “Horácio Frederico Pyles”, as crianças receberão uma palestra antes da visita.

O ingresso da Prefeitura Municipal de Bauru também informa que o zoo está aberto de segunda à sexta, das 8 às 16 horas, aos sábados, domingos e feriados das 8 às 17 horas, mas a casa dos répteis, o aquário e a casa dos pássaros permanece fechada entre o horário de almoço, das 11:30 às 13:30 horas.

O Jardim Botânico Municipal de Bauru possui mais de 340 hectares onde são preservados um pouco do que era a a cidade de Bauru antes da urbanização. É um verdadeiro refúgio para a vida silvestre, localizado junto do Zoo Bauru. Os visitantes recebem uma palestra sentados em um anfiteatro ao ar livre e percorrem um trilha passando por diversos estágios e tipos de vegetação, acompanhando a mata ciliar na margem do Córrego Vargem Limpa, a Mata de Planalto, o Cerradão e o Cerrado.

ANIMAIS QUE VIVEM SOLTOS NO ZOO DE BAURU

– O Parque Zoológico Municipal de Bauru mantém preservada toda a sua área de mata nativa, e se encontra próximo a grandes reservas de Cerrado como é o caso do Jardim Botânico Municipal, do Instituto Lauro de Souza Lima e da UNESP. Isso faz com que diversas espécies de nossa fauna, que vivem em segurança nessas áreas, também visitem a área do Zoo. Apesar de parecerem mansos, tratam-se de animais selvagens. Portanto, se avistá-los NÃO LHES OFEREÇA COMIDA, NEM TENTE SE APROXIMAR.

Espécies que podem ser vistas soltas no Zoo de Bauru: cutia (Dasyprocta azarae), calango (Ameiva ameiva), jacupemba (Penelope superciliaris), quati (Nasua nasua), tucano-açu (Ramphastos toco) e sagui-do-tufo-preto (Callithrix penicillata).

Luiz Antonio da Silva Pires, diretor do zoo bauruense e que faz parte da diretoria da Sociedade de Zoológicos do Brasil, diz que o Zoológico Municipal de Bauru tem 880 animais de 227 espécies (10/2007). Em 2006, 187 mil pessoas passaram pelo local, das quais 44 mil eram crianças que entraram gratuitamente com excursões, informa Luiz. Levantamento da instituição indica que as excursões proveem de 73 cidades, não apenas do Estado de São Paulo, mas, também, do Paraná.

O Zoológico Municipal de Bauru está localizado às margens da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, próximo ao Campus da UNESP – final da Avenida das Nações Unidas (informação recebida por Viviane).

www2.uol.com.br/bauruemdia/guiabauru/passeios/zoo.htm

— ZOO BAURU – PARQUE ZOOLÓGICO MUNICIPAL DE BAURU (1/35/91/2157-6)
Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, km 232 – Ipaussu – Bauru (SP) – CEP: 17040-900
Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMMA
Avenida Dr. Nuno de Assis, 14-60 – Jardim Santana – Bauru (SP) – CEP: 17020-310
Telefone: (14) 3203-5229 – (14) 3231-2632
www.bauru.sp.gov.br – www.pmbauru.com.br (Meio Ambiente)
meioambiente@bauru.sp.gov.br – zoobauru@ibest.com.br

Nota: A cidade de Bauru comemora o dia de seu aniversário em 01/08...

Abaixo (lado esquerdo), MÍDIA ZOO BAURU, cartão telefônico emitido em comemoração aos 21 anos do Zoológico de Bauru. Ele mostra a cabeça de um tigre-de-bengala. “Store Zoo Bauru SP – Loja de Lembranças Bauru SP – Troque esse cartão usado por um brinde!” / Crédito: 30 unidades / Arte: 6D Comunicação / Operadora: Telefônica / Data: 12/2001 / Tiragem: 10.000 exemplares / Fabricante: Interprint.

Do lado direito da tela, MÍDIA ZOO BAURU, cartão telefônico emitido em comemoração aos 21 anos do Zoológico de Bauru. Ele mostra várias espécies de animais como araras, coruja, lobo-guará, tigre, mico-leão-dourado, entre outros / “Store Zoo Bauru SP – Loja de Lembranças – Troque esse cartão usado por um brinde!” / Crédito: 30 unidades / Arte: 6D Comunicação / Operadora: Telefônica / Data: 12/2001 / Tiragem: 10.000 exemplares / Fabricante: Interprint.

05/10/2007: A solenidade de lançamento da série “Zoológicos do Brasil” ocorreu no Centro de Educação Ambiental do Zoológico de Bauru, com as presenças do senhor Luiz Antonio da Silva Pires (Diretor do Zoológico de Bauru e Diretor de Comunicações SZB) e de Marcos Venicio Barbosa da Costa (Gerente de Vendas da Diretoria Regional dos Correios de Bauru), quem também obliterou a série no Zoológico de Bauru.

— Devolveu o envelope circulado, com anotação SEMMA, dentro de um envelope timbrado do XXVII Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil, Bauru, 18 a 23 de maio de 2003. Junto veio uma carta assinada pelo Diretor, mais dois adesivos com logotipo do Zoo Bauru de presente: “Bauru, 23/10/2007, Prezado Sr. Primeiramente gostaríamos de cumprimenta-lo pela bela arte de sua autoria estampada na coleção de selos “Zoológicos do Brasil”. Aproveitamos a oportunidade para agradecer a gentileza do envio da coleção de estampas, que com certeza irá enriquecer o nosso acervo. Sendo o que tínhamos para o momento. Atenciosamente.”

A suricata (foto acima) é uma das espécies de animais africanos do Zoológico de Bauru; outros são: leão, orix, serval, babuíno entre outros primatas da África...

O zoológico é super bem cuidado, limpo, algumas casas são vigiadas por funcionários e possui várias placas informativas bastante educativas – as melhores que já vi em zoológicos brasileiros – feitas em parceria e apoio de empresas como a Gráfica Líder (Psitacídeos) e a L&S Imobiliária (Ranfastídeos)... O zoo tem uma boa organização por setores de famílias (vide foto abaixo), como:

SETOR DOS PEQUENOS PRIMATAS BRASILEIROS (micos e saguis)
SETOR DOS GRANDES PRIMATAS BRASILEIROS (macacos brasileiros)
SETOR DOS GRANDES RANFASTÍDEOS (tucanos)
SETOR DOS PSITACÍDEOS (Ordem Psitaciforme: araras, aratingas, papagaios)

Nota: Visitei o zoo em 24/02/2009. Há uma coleção de cartões-postais turísticos com numeração de 01 a 16 (acho), em fotos de Cândido Mariano. Na cidade consegui comprar 7 deles: 01 (Praça da Bíblia e Viaduto 13 de Maio, em vista aérea do centro da cidade), 04 (Calçadão), 06 (Igreja Matriz Divino Espírito Santo), 07 (Vista parcial aérea da Avenida Nações Unidas), 08 (Museu Ferroviário Regional de Bauru), 10 (Faculdade UNESP) e 16 (Centrinho).

Posteriormente, em 15/03/2011, adquiri o cartão-postal Brasil Turístico – 14 (Bauru – Parque Zoológico Municipal “Palácio das Águias”), através do ML, por R$ 6,00 reais, do vendedor NUMISMATICABERTIN, José Edson Bertin (valdomiroantoniobertin@fasternet.com.br), Boituva (SP). As 5 fotos de Cândido Mariano mostram: tucano, tuiuiú, pavão, leoa e a entrada do zoológico na foto central.

XXXIII Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil, de 21 a 25/03/2009

Última informação: fevereiro de 2009, não tem girafa.

Entrada principal!
Última atualização: 21/03/2011.
volta ao topo

ZOOLÓGICOS DE SÃO PAULO ZOOLÓGICOS DO BRASIL
ZOOLÓGICOS DE SÃO PAULO