This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

PEMA – PARQUE ECOLÓGICO MUNICIPAL DE AMERICANA
Zoo Americana “Eng. Cid Almeida Franco”

O Zoo Americana ou Parque Ecológico Municipal “Cid Almeida Franco” foi inaugurado em 12/10/1984 e está localizado no final da Avenida Brasil, numa área de 120 mil metros quadrados. Até a data de inauguração, parte da área onde está o parque era utilizada como local de produção de mudas de árvores e arbustos que serviam para abastecer as praças da cidade. Posteriormente, foi transformado em um dos mais bem estruturados zoológicos do estado de São Paulo.

A história do Zoo inicia-se com o então Prefeito Carrol Meneghel, que administrou a cidade entre os anos de 1983 a 1986. Tinha como diretor de Obras e Serviços Urbanos o Engº José Luiz Motta, que em 1983 designou os funcionários Elisabete Bonin (Arquiteta), Luciano Penachione (Arquiteto) e João Carlos Tancredi (Engenheiro Agrônomo) para desenvolver o projeto de implantação do Zoológico.

Na inauguração foi homenageada a família do Engº Cid Almeida Franco, que foi responsável pela instalação do antigo horto. Para representar a instituição, o Engº José Luiz Motta, em conjunto com Jonas Godoy, na época Diretor de Cultura e Turismo, escolheu como logotipo o joão-de-barro [cuja ave aparece em cima de sua casa], visto que a habilidade dessa espécie na construção de sua morada é indiscutível, provavelmente um símbolo que representava a dedicação e o esforço de cada um dos envolvidos na construção do espaço. Na época, a pedagoga do Departamento de Educação, Carmem Sílvia Martins, escreveu um belo poema que retrata brilhantemente essa escolha, talvez já vislumbrando o poder educacional que o parque possui até hoje.

Atualmente, uma das grandes finalidades do zoológico é utilizar os animais mantidos em cativeiro para realizar trabalhos de educação ambiental, tentando mostrar que nós, seres humanos, temos a grande responsabilidade na sobrevivência das espécies animais e vegetais. Hoje, animais silvestres estão ameaçados de extinção, não porque os zoológicos os mantêm em cativeiro, mas por causa da destruição dos seus habitats naturais ou devido ao comércio ilegal. Manter animais em cativeiro serve para aprender, pesquisar e reproduzir as espécies silvestres com o objetivo de garantir a sobrevivência das populações nativas.

O zoo conta com um plantel de aproximadamente 500 animais, entre répteis, aves e mamíferos, totalizando mais de 100 espécies diferentes, sendo que 80% dessas espécies pertencem à fauna brasileira e outras estão ameaçadas de extinção, o que demonstra a preocupação com o estudo e a conservação dos animais brasileiros. Além dos animais em cativeiro que recebem cuidados especiais, como recintos bem elaborados e boa alimentação, a área do zoo recebe inúmeras espécies de aves livres e comuns na cidade que encontram condições ambientais e de captura de alimento para sua sobrevivência.

O zoo tem recebido mais de 500 mil visitantes por ano. Além do trabalho com os animais silvestres, o parque é muito conhecido pelos programas de educação ambiental que são desenvolvidos com crianças, professores, jovens e pessoas da comunidade. Em 05/06/1997 foi inaugurado no local o NEA – Núcleo de Educação Ambiental, onde vem sendo realizada boa parte do trabalho educacional, especialmente com escolas de 1º e 2º graus que visitam a área do parque no decorrer do ano.

Fonte: Prefeitura de Americana (www.americana.sp.gov.br), pontos turísticos; última visita em setembro de 2014.

Serviço:
Zoo Americana – www.zoo.americana.sp.gov.br
Endereço: Avenida do Brasil, nº 2.525 – Jardim Ipiranga, Americana (SP) – CEP: 13465-000
Telefone: (19) 3406-2075 | E-mail: pema@americana.sp.gov.br
Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 08h00 às 17h00.

Página no Facebook – www.facebook.com/parqueecologicomunicipaldeamericana

NEA – Núcleo Educação Ambiental
Telefone: (19) 3461-7503
Horário de funcionamento: De terça a sexta-feira, das 08h00 às 16h00.
Visitas monitoradas são agendadas por telefone para grupos de 40 pessoas.

A entrada no zoológico é gratuita!

O novo mapa guia do Parque, versão 2007, indica o número 78 para o lugar onde se localiza a casa da girafa...

O animal mais querido da população é o chimpanzé chamado “Alemão”... Abaixo, a fotografia retrata “Tieta” – uma onça-pintada do Zoológico de Americana.

— PEMA – PARQUE ECOLÓGICO MUNICIPAL DE AMERICANA (1/35/92/0256-8)
SPZ – SOCIEDADE PAULISTA DE ZOOLÓGICOS
A/C: João Carlos Tancredi

— Devolveu o envelope circulado dentro de um envelope timbrado da SPZ, registrado, com anotação do número de registro, mais carimbo datador 11/11/2007 (errado, pois o mês correto é outubro), mais dois carimbos no verso: data 22/10/2007 e da Prefeitura Municipal de Americana – SP. Ainda um bilhete timbrado Prefeitura Municipal de Americana Serviço Interno, escrito pelo próprio João Carlos Tancredi: “Agradeço pela lembrança. Ficou muito bom. Um abraço, 16/10/07”.


SPZ – Sociedade Paulista de Zoológicos – www.spzoo.org.br
O Fôro da Sociedade Paulista de Zoológicos será na cidade de Americana – SP, no Estado de São Paulo e a sede à Avenida Brasil, 2525, Jardim Ipiranga, Americana – SP, CEP 13.470-000

A SPZ foi fundada em Americana (SP), no dia 06/12/1991, por tempo indeterminado, sem fins lucrativos e tem por finalidade congregar Zoológicos e Criadouros do Estado de São Paulo, através de seus diretores e técnicos, bem como pessoas interessadas na preservação e difusão da fauna brasileira; trabalhar pelo desenvolvimento dos Zoológicos do Estado de São Paulo, através da fixação e difusão de normas mínimas de funcionamento, da divulgação de técnicas adequadas de exibição, manutenção, nutrição, reprodução e manejo, da divulgação e estímulo à pesquisa em todas as áreas afins.

O Brasil é um país com uma grande extensão territorial, sendo São Paulo o Estado que concentra o maior número de zoológicos em nosso país. Nesse histórico, um grupo de técnicos de zoológicos se juntou e visualizou uma maior representatividade junto aos Órgãos Governamentais e a Sociedade Civil, fundando assim uma nova entidade não governamental, a Sociedade Paulista de Zoológicos. Desde então a SPZ tem conseguido grande representatividade perante os órgãos federais e estaduais, quer seja fazendo parte das decisões, apoiando as ações ou opinando nos assuntos relevantes acerca de animais em cativeiro e a preservação do Meio Ambiente, sempre defendendo o interesse e a qualidade dos Zoológicos do Estado de São Paulo.

Anualmente a Sociedade Paulista de Zoológicos reune técnicos de Zoológicos do Brasil e estudantes da área de biologia e veterinária de animais selvagens, agronomia e ecologia entre outros. O objetivo é atualizar os técnicos em novas técncicas de manejo e conservação da fauna selvagem.

Congressos da Sociedade Paulista de Zoológicos:

XVI Congresso – Zoológico Municipal de Guarulhos, Universidade Guarulhos, em Guarulhos (SP), de 17 a 21/08/2007

XVII Congresso – Fundação Parque Zoológico de São Paulo, de 20 a 24/08/2010. O evento teve como tema: “Pesquisa e Educação: Buscando alternativas para a conservação das espécies”, e apresentou sua programação dividida em blocos: Arquitetura de Recintos; Educação e Gestão Ambiental; Emergências Veterinárias; Biologia, Manutenção e Reprodução das Espécies Ameaçadas. Fonte: Informativo da FPZSP, Ano 2 – Número 10 – Setembro-Outubro/2010.

volta ao topo

Sobre as Girafas do Parque Ecológico

Há muitos anos o Parque Ecológico mantém um recinto de Girafa que já abrigou várias outras espécies de animais. Nunca tivemos a oportunidade de expor uma girafa neste recinto.

Atualmente ele foi reformado, possui 1.600 metros quadrados, incluindo área de exposição e cambiamento. O cambiamento, uma área atrás do recinto, possui 240 metros quadrados, com abrigo de 60 metros quadrados, tendo 5.5 m de altura.

O recinto é totalmente cercado de tela de alambrado de 1.80 m. Dentro da área de exposição há uma área coberta de 65 metros quadrados onde se localiza o comedouro principal.

O local está apto para a manutenção dos dois exemplares de Girafa provenientes do Zoológico de São Paulo, que chegaram após um transporte especial, no dia 22 de setembro de 2002.

Os animais são duas fêmeas – uma nascida em 26/11/98 e outra nascida em 04/09/01, ambas no Zoológico de São Paulo.

Americana é a primeira cidade do interior a expor a espécie em cativeiro. A alimentação inicial diária para as duas Girafas no Parque Ecológico, consta de: 6 kg de ração para herbívoros, 10 kg de abóbora, 200 g de vitamina, 60 g de mineral, 5 kg de banana, 3 kg de mamão, 4 kg de verdura e 10 kg de capim.

Gradualmente estarão sendo feitas alterações para adequação desta alimentação conforme o aumento de consumo que for sendo observado...

VEJA FOTOS DO SÍTIO DE AMERICANA

As girafas “Carícia” (tia) e “Sabrina” (sobrinha) vieram do Zoo de São Paulo. Ambas viajaram de caminhão fechado desde a capital do Estado até a cidade de Americana em 22/09/2002; o que causou bastante curiosidade da imprensa, pois foi matéria de jornais, revistas e, sobretudo, telejornais regionais.

Abaixo, fotos que eu tirei em 18/04/2004.


(98k)
volta ao topo

17/11/07: A solenidade de relançamento da série “Zoológicos do Brasil” ocorreu no interior do Parque, às 11 horas, nas dependências do NEA – Núcleo de Educação Ambiental, local que também abrigou a Exposição Filatélica em comemoração aos 23 anos do PEMA – Parque Ecológico de Americana “Cid Almeida Franco”.

A Exposição foi organizada por membros da SOFIA – Sociedade Filatélica de Americana, Frederico Guerra da Silva (Presidente) e Ítalo João Pagni (Secretário; quem me convidou)...

A montagem da exposição ficou sob a responsabilidade de Carlos Roberto Favarão – Assistente Comercial do Segmento de Filatelia de São José do Rio Preto, e Maraluce Aparecida Ferreira Pinheiro – Gerente da Agência Filatélica de Campinas – quem também fotografou o evento.

O Diretor Regional dos Correios São Paulo Interior (DR/SPI), Luiz Roberto Pagani, foi representado por Silvia de Oliveira Castro – Gerente da Região Operacional de Campinas – quem aparece ao meu lado e enviou as fotos abaixo.

Estiveram presentes no evento o senhor Geraldo de Andrade Ribeiro Júnior (Presidente da ABRAFITE – Associação Brasileira de Filatelia Temática)... Autoridades da cidade de Americana, entre vários políticos, marcaram presença como o Secretário de Obras... João Carlos Tancredi (Diretor do Parque) foi representado por...

Aconteceu um comentário bem legal no relançamento: o Secretário de Obras, que também obliterou a série, disse em seu discurso sobre a curiosidade em se conhecer quem faz os selos... e que eu estava presente, com a minha coleção e tudo! O relançamento será publicado no boletim da DR, segundo me disseram...

19/12/07: Silvia! Muito obrigado pelo envio das 5 fotos. Adorei! A que eu mais gostei foi a foto que apareço “metido” mostrando o meu “troféu” e, você ao meu lado, toda feliz e me pareceu orgulhosa também... Silvia, penso que você não se importaria de eu publicar as fotos em GIRAFAMANIA... Novamente agradeço sua atenção. Abraços e inté. Re: Oi, realmente estava feliz e orgulhosa. Pode publicar. Existem outras fotos, depois te encaminho... Abraços e sucesso.

Ao lado do bâner (emprestado) “Zoológicos do Brasil”, o artista de três selos da série e Marilei Aparecida Pavan Vago, da Agência Filatélica de Americana (quem vendeu e obliterou os selos); a Gerente da mesma agência, Maria Cândida de Oliveira Alves, também prestigiou o evento...

volta ao topo

Abaixo, texto de abertura da Exposição Filatélica ocorrida entre 15 a 18 de novembro de 2007.

QUAL É O SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO?
O MEU É A GIRAFA!

A simpática e divertida girafa aparece como protagonista ou coadjuvante em desenhos e filmes, tanto na televisão como no cinema — ela é uma estrela!

― O animal que você mais gosta é personagem de em algum desenho animado?

As girafas são temas na literatura, crônica, poesia, conto, romance, enfim, são muitos os livros, principalmente de estórias infantis que despertam o gosto pela leitura e trazem como papel principal a girafa.

― Você se lembra de algum livro ou de alguma estória em que aparece o seu animal preferido?

Na terra da girafa, a África, assim como no Brasil existe uma abundância de espécies de animais, tanto aqueles pequeninos como o mico-leão-dourado, como os grandes animais africanos: búfalo, elefante, leão, rinoceronte etc.

A girafa é representada em muitos tipos de brinquedos, por exemplo, em artesanatos africanos esculpidos em madeira, também em tantas outras coisas e em tantos lugares que nem caberia colocar aqui...

Na filatelia (coleção de selos), as girafas aparecem em vários tipos de peças filatélicas do mundo inteiro. Esta coleção que você está vendo foi montada com a sequência listada abaixo e começa assim:

• PRÓ-CRIANÇA
• DIA DA CRIANÇA
• ANO DA CRIANÇA
• ALFABETIZAÇÃO
• DIA DA ESCRITA
• DESENHOS DISNEY
• HERGÉ e TIMTIM
• FILME MADAGÁSCAR
• COMEMORAÇÕES FILATÉLICAS
• INTEIRO POSTAL
• AEROGRAMA e SELOS AÉREOS
• MEIOS DE TRANSPORTE
• GIRAFAS NAS ARTES
• CIRCO e CARROSSEL
• COLEÇÃO WWF
• GIRAFAS “NATALINAS”
• ZOOLÓGICOS DO BRASIL

A coleção termina com girafas em selos natalinos (pois o dia do Natal está logo aí) e com a nova série de selos postais “ZOOLÓGICOS DO BRASIL”, que mostra o primeiro selo postal brasileiro com girafas e que foi relançado aqui, na comemoração dos 23 anos de aniversário do PEMA – PARQUE ECOLÓGICO MUNICIPAL DE AMERICANA.

― E o seu animal de estimação, qual é?
Com certeza ele será a estrela principal de sua coleção!

Colecionador e Filatelista: Sérgio Eduardo Sakall (nota: museu)


24/09/2014: pema@americana.sp.gov.br / parqueecologicodeamericana@gmail.com. Para quem possa interessar... Gostaria de saber se haverá alguma comemoração no próximo dia 12/10/1984, pelo aniversário de 30 anos do Zoo de Americana... Aguardo. Obrigado. | 25/09/2014: Parque Ecológico Municipal de Americana (pema@americana.sp.gov.br). sim haverá, estamos fechando a programação. Podemos encaminhar assim que estiver pronto, ok?? Sílvia Maria de Campos Machado, Bióloga – Zoo Americana. | Nota: Não encaminhou...

Registros:

  1. Sapeca (fêmea) – nasceu no Zoo de Sampa em 26/11/1998. Veio para Americana em 22/09/2002. Adquiriu novo nome: Carícia. Ela voltou para o zoológico de São Paulo em meados (acho) de 2006.
  2. Girafa (fêmea) – nasceu no Zoo de Sampa em 04/09/2001. Filha de Clotilde e Geraldinho. Veio para Americana em 22/09/2002, e seu nome foi escolhido em concurso, ganhou o nome de Sabrina (Sininho)...

Última informação: 09/2014, “em minha cidade há um casal de Girafas e um filhotinho”...

Visitei em 18/04/2004 (quando também fotografei a Catedral de Americana, detalhe abaixo); em 15/11/2007 (quando montei a exposição; constatei apenas uma girafa) e no dia 17/11/2007 (quando ocorreu o relançamento da série Zoológicos do Brasil).


(64k)
Entrada principal !
Última atualização: 13/10/2014.
volta ao topo

ZOOLÓGICOS DE SÃO PAULO ZOOLÓGICOS DO BRASIL
ZOOLÓGICOS DE SÃO PAULO