This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

SZB – SOCIEDADE DE ZOOLÓGICOS DO BRASIL

SZB – Sociedade de Zoológicos do Brasil
CGC: 50.794.593/0001-83
Jardim Zoológico de Brasília
Avenida das Nações, s/nº – Via L 04 Sul – Asa Sul
Brasília – Distrito Federal (DF) – CEP: 70610-100
Telefone: (61) 3445-1061 – szb@szb.org.br – www.szb.org.br

A SZB foi idealizada e fundada em Sorocaba (SP), no dia 23/09/1977. É uma organização não governamental, formada por quadro de sócios, Institucionais, Parques, Zoológicos e afins, ou seja, as entidades, seus funcionários, que são designados sócios efetivos, e pessoas ligadas a área, pesquisadores e amantes de animais, estes são por estatuto, designados sócios colaboradores.

Como pessoa jurídica e reconhecida, esta Sociedade pode representar os interesses dos seus sócios perante os órgãos oficiais de qualquer natureza, no Brasil ou no exterior, apoiar e realizar eventos como congressos, cursos e outros, gerenciar financiamentos de qualquer natureza desde que ligados a sua característica. Inclusive sendo o CENSO DE ANIMAIS CATIVOS, editado anualmente pela SZB, documento oficial e reconhecido de prestação de contas ao IBAMA.

Na primeira reunião de técnicos e diretores, em 1979, estavam presentes: Ladislau A. Deutsch, Milton S. Carollo, Luiz Almeida Marins Filho, Alter Rizzoli, José dos Santos Machado Filho, Raimundo David Monteiro Lima, Carmem Lucia da Silveira, Wenceslau Correa Lacerda, Afonso de Moraes Rego, Lazaro Ronaldo R. Puglia, Edmar José Kiehl, Antônio Caixeta, Marilene de Fátima Autuori, Maria Madalena Garcia, Dorival Chemin, Elmo Anastácio Silva, Miriam Costa de Andrade, Marilene de Fátima Lacerda, José Assis, João Batista, Ruy Nicaretta, Pelayo Magraner, Antônio Luis de Moraes e Carlos Alberto Pereira André.

As instituições representadas eram: Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, Jardim Zoológico de Belo Horizonte, Jardim Zoológico de Brasília, Parque Educativo de Goiânia, Fundação Parque Zoológico de São Paulo, e zoos do estado de SP como: Zoológico de Aparecida, Fundação Parque Zoológico de Araçatuba, Parque Mourão de Leme, Parque Zoológico de Limeira, Parque de Piracicaba, Parque Ecológico de São Carlos e Parque Quinzinho de Barros.

Foram muitos anos de consolidação e crescimento, e durante este tempo, vários profissionais dedicaram seu tempo e seu conhecimento na presidência democrática desta entidade. Assim, o Prof. Marins, foi um dos idealizadores e fundadores da SZB.


Censo da SZB – Relatório de Total de Animais (por anos) para a espécie Giraffa camelopardalis:

1995 – Haviam 6 machos (M) e 9 fêmeas (F)

1996 – Total de Zoológicos (85):
Anterior (M6 / F9), Nascimento (M0 / F0), Entrada (M2 / F0), Óbito (M0 / F0), Saída (M0 / F0), Total (M8 / F8)

1997 – Total de Zoológicos (64):
Anterior (M7/ F9), Nascimento (M1 / F0), Entrada (M2 / F2 ), Óbito (M1 / F0), Saída (M1 / F1 ), Total (M8 / F10)

1998 – Total de Zoológicos (55):
Anterior (M7 / F9), Nascimento (M0 / F1), Entrada (M0 / F0), Óbito (M2 / F0), Saída (M2 / F1), Total (M5 / F10)

1999 – Total de Zoológicos (59):
Anterior (M9 / F10), Nascimento (M0 / F1), Entrada (M1 / F1), Óbito (M3 / F1), Saída (M1 / F0), Total (M7 / F11)

2000 – Total de Zoológicos (51):
Anterior (M7 / F11), Nascimento (M0 / F0), Entrada (M0 / F0), Óbito (M01 / F1), Saída (M0 / F0), Total (M7 / F10)

2001 – Total de Zoológicos (40):
Anterior (M6 / F7), Nascimento (M1 / F2), Entrada (M0 / F0), Óbito (M0 / F0), Saída (M0 / F0), Total (M7 / F9)

2002 – Total de Zoológicos (23):
Anterior (M6 / F8), Nascimento (M0 / F1), Entrada (M0 / F0), Óbito (M0 / F0), Saída (M0 / F2), Total (M6 / F7)

2003 – Total de Zoológicos (21):
Anterior (M3 / F4), Nascimento (M2 / F1), Entrada (M1 / F0), Óbito (M2 recém-nascido / F0), Saída (M0 / F0), Total (M4 / F5)

2004 – Total de Zoológicos (41):
Anterior (M7 / F10), Nascimento (M1 / F0), Entrada (M0 / F2), Óbito (M0 / F1), Saída (M0 / F2), Total (M8 / F9)

2005 – Total de Zoológicos (22):
Anterior (M7 / F7), Nascimento (M0 / F0), Entrada (M0 / F0), Óbito (M0 / F2), Saída (M0 / F0), Total (M7 / F5)

2006 e 2007 – não houve censo para a espécie Giraffa camelopardalis...


CONGRESSOS ANUAIS SZB

A Sociedade de Zoológicos do Brasil promove o Congresso Anual da SZB, cujo evento é considerado o maior da área em toda a América Latina.

Congressos Anuais da SZB:
1992 XVI – Americana? (SP), 1992
1993 XVII – ?
1994 XVIII – ?
1995 XIX – ?
1996 XX – Zoológico da Universidade Federal Mato Grosso, Cuiabá (MT), de ? a ? 1996
1997 XXI – ?
1998 XXII – ?
1999 XXIII – ?

Encontros e Congressos Norte-Nordeste: I (Bica 1999), VII Encontro e III Congresso (Recife 2006), VIII Encontro e IV Congresso (Bica 2007), II Encontro de Zoológicos do Rio Grande do Sul (Sapucaia 2008)


24º – XXIV Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil e V Encontro Internacional de Zoológicos
Local: Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, Belo Horizonte (MG), de 08 a 12/05/2000
Realização:


25º – XXV Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil
Local: Jardim Zoológico de Brasília, Brasília (DF), de ? a ? 2001
Realização:


26º – XXVI Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil e II Encontro de Zoológicos do Mercosul
Local: Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, Sapucaia do Sul (RS), de 19 a 24/05/2002
Tema: “Zoológicos num mundo em transformação”
Realização: Governo Estadual do Rio Grande do Sul, Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SEMA
Organização: CAPACITÀ Eventos | Parece que ocorreu na Sede Campestre do SESC...

As rápidas e profundas transformações ambientais que têm ocorrido em nosso planeta aumentaram a responsabilidade dos zoológicos como importantes centros de conservação da fauna silvestre e difusores da mensagem conservacionista. A união em torno desse ideal congregou profissionais de zoológicos de vários países, profissionais de áreas afins, estudantes e demais interessados durante o Congresso em Porto Alegre...


27º – XXVII Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil
Local: Parque Zoológico Municipal de Bauru, Bauru (SP), de 18 a 23/05/2003
Tema: “Manutenção da variabilidade genética da fauna silvestre ex-situ” (fora do habitat), perspectivas e ações...
Realização: Zoo Bauru | Nota: Na coleção há o envelope timbrado.

volta ao topo

28º – XXVIII Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil
Local: Fundação RIOZOO, Rio de Janeiro (RJ), de 30/05 a 04/06/2004
Tema: “Conservação de animais selvagens: experiências que unem cativeiro e campo”
Realização: Rio Zoo | Organização: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – Secretaria do Meio Ambiente

A prefeitura do Rio organizou o Congresso, importante evento na área de animais selvagens, ocorrido no Hotel Guanabara. O encontro discutirá os vários aspectos dos animais selvagens no cativeiro e na natureza e tem por objetivo servir como instrumento para reunir e transmitir conhecimentos para especialistas e estudantes que atuam em zoológicos, criadouros e demais instituições conservacionistas ou que têm afinidade nestas áreas.

O evento conta com a participação de convidados nacionais e internacionais na apresentação de temas relacionados aos vários aspectos dos animais selvagens – cativeiro, natureza, alimentação, comportamento, reprodução, saúde, contribuindo, desta maneira, para um importante intercâmbio na conservação e preservação de nossa fauna.

Haverá ainda palestras e mesas-redondas de discussão sobre diversos temas com convidados do Ministério Público Federal (Dra. Anaiva Oberst), ABRASE (Dr. Luiz Paulo Amaral), Núcleo de Combate à crimes ambientais da Polícia Federal (Dr. Jorge Pontes), Coordenador Geral de Fauna do Ibama (Dr. Ricardo Soavinsk), entre outros.

O Congresso contará com a participação de convidados internacionais como Jésus Fernandes, do Zoológico de Barcelona, apresentando palestra sobre reintrodução de lontras (Lutra lutra); Marcello Burke, do Loro Parque, Tenerife, Espanha, com a palestra sobre os cuidados médicos em uma coleção de papagaios; Rosemary Low, que colocará em discussão os cuidados com filhotes de psitacídeos; Patrícia Gandini do Centro de Investigações de Puerto Deseado, sobre pinguim-de-magalhães; Esteve Tomás, Diretor do Zoológico de Barcelona, sobre captação de recursos em Zoológicos; Bradley Trevor Greive, autor de livros temáticos sobre animais.

O Congresso também terá a participação de palestrantes nacionais que discutirão assuntos diversos como: Identificação de Quelônios, Projeto Arara Azul; Ecologia de Lagartos; Anatomia Comparada de Mamíferos; Ecologia de Antas; Manejo de Aquários; Técnicas de estudos de mamíferos no campo; Genética de populações; Comércio Legal e Ilegal de animais selvagens; Projetos de Conservação no Brasil; Mamíferos marinhos; Emergências com animais de zoológico; Estudos de Campo com o Macaco Muriqui; Estudos com anfíbios; Ecologia de Serpentes; Doenças Emergentes; Projeto Mico- Leão Dourado; Bioética aplicada a animais de Zoológicos; Educação Ambiental na cidade do Rio de Janeiro; Reprodução de Tucanos; História da Ornitologia no Brasil; Projeto Preguiça; Destino e aproveitamento de fauna; Unidades de Conservação; Legislação Ambiental; Anestesia em Primatas; Enriquecimento Ambiental; Captação de Recursos, e outros temas.

Além das palestras, serão realizados também mini-curos: Adequação de recintos para animais selvagens / Manejo e Medicina de Animais Selvagens / Noções de Taxidermia de Animais / Nutrição de Mamíferos / Técnicas de Avaliação do comportamento animal / Técnicas de levantamento de fauna / Cuidados com filhotes / Direito e Legislação Ambiental Faunas silvestre, exótica e doméstica / Citogenética como ferramenta para o diagnóstico taxonômico de animais selvagens.

As inscrições e maiores informações sobre o congresso foram feitas através da homepage (riozoo2004.com.br) ou pelo telefone: (21) 2580-5723, Vincullo Eventos e Consultoria. (Ambientebrasil). Gif animado, despertando a atenção do internauta, que faltavam poucos dias para o início do Congresso da SZB.

volta ao topo

29º – XXIX Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil
Local: Zoológico da SANTUR, Balneário Camboriú (SC), de 29/05 a 03/06/2005
Tema: “Conhecer para preservar”
Realização: | Organização: Entidade organizadora: SANTUR

Nota: Na época as inscrições eram feitas através do sítio (cszb2005.com.br). O Congresso ocorreu nas dependências do Parque Cyro Gevaerd, conhecido como Zoológico da SANTUR, no município de Balneário Camboriú, em Santa Catarina...


30º – XXX Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil
Local: Jardim Zoológico de Brasília, Brasília (DF), de 28/05 a 02/06/2006
Tema: “Papel dos zoológicos na preservação da biodiversidade”
Realização: Zoo Brasília | Organização:

Encontro discute o papel dos zoológicos: Discutir formas de melhorar a conservação em cativeiro das espécies de animais brasileiras e, posteriormente, garantir a sobrevivência desses bichos na natureza. Segundo o diretor do zoo, Raul Gonzáles, esse será um dos temas a serem discutidos no Congresso. Gonzáles disse, em entrevista à Agência Brasil, que muitos zoológicos brasileiros se transformaram em berçários (locais onde os animais passam os primeiros estágios da vida) e que há muitos anos todos eles trabalham para preservar e multiplicar a vida desses animais.

Ele conta que existem hoje cerca de 50 mil animais, a maioria pertencente a espécies em extinção, em cativeiro nos zoológicos do país. O congresso está aberto a toda comunidade, principalmente a educadores ambientais. “A educação ambiental é um dos pontos fundamentais para a conservação da biodiversidade”, comentou o diretor. “Não adiante só ter os animais e reproduzi-los. É preciso educação para que as florestas não sejam desmatadas e os animais capturados de forma ilegal.” O evento deve reunir veterinários, biólogos, gestores de zoos e estudantes da área.

Nota: Na época as inscrições eram feitas através do sítio (zoo2006.com.br).

volta ao topo

31º – XXXI Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil
Local: Fundação Parque Zoológico de São Paulo, São Paulo (SP), de 27/05 a 01/06/2007
Tema: “Todos pela conservação” (todospelaconservacao.org.br)
Realização: Zoo São Paulo | Organização: | Parece que ocorreu no Blue Tree Convention Ibirapuera...

Pela primeira vez vai acontecer um congresso técnico-científico conjunto envolvendo três das mais relevantes associações conservacionistas brasileiras e latino-americana: ALPZA (Associacíon Latinoamericana de Parques Zoológicos e Acuários), SZB (Sociedade de Zoológicos do Brasil) e ABRAVAS (Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens), criada em 23/08/1991, sendo oficialmente estabelecida em 02/09/1995 (abravas.com.br).

volta ao topo

32º – XXXII Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil
Local: Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, Sorocaba (SP), de 30/03 a 04/04/2008
Tema: “Os zoológicos ganham para a educação e ciência”
Realização: Zoo Sorocaba

volta ao topo

Palavra de Wilson Achutti – Presidente da Sociedade de Zoológicos do Brasil, 02/01/2009

Dois mil e oito foi um ano de muitas conquistas para nossa sociedade. Pudemos estar presentes em eventos de grande envergadura como o Congresso Brasileiro de Zoologia em Curitiba e nas comemorações de um ano de criação do Instituto Chico Mendes em Brasília; divulgamos nossas Instituições em caráter nacional, através do apoio ao lançamento da série Zoboomofoo em DVD e também lançamos a publicação “Panorama dos Zoológicos Brasileiros”, através da qual pudemos mostrar a grandeza e a importância de Zoológicos no cenário nacional; realizamos com sucesso mais uma edição de nosso Congresso anual, desta feita na cidade de Sorocaba – SP; aprovamos junto a WAZA recursos na ordem de 15.000 euros para a realização de um curso sobre biologia e manejo de anfíbios em cativeiro, a se realizar em março do próximo ano; conseguimos junto ao Ibama o compromisso de revisão dos artigos conflitantes da IN 169 e do Instituto Chico Mendes tivemos a garantia de assento de todos os planos de manejo que vierem a ser criados.

Esta é a função da nossa Sociedade, trabalhar pelo engrandecimento dos Zoológicos brasileiros. Se mais não pudemos fazer, tenham a certeza de que não foi por falta de vontade ou incompetência dos seus atuais diretores, mas sim devido às dificuldades que encontramos em nosso dia a dia, para que possamos dedicar mais de nosso tempo à SZB. A todos os sócios, simpatizantes e colaboradores desejamos um 2009 cheio de realizações e sucesso na manutenção da nossa fauna EX-SITU. Esperamos rever a todos em nosso Congresso anual, a se realizar em Bauru – SP, de 21 a 25/03/2009.

PANORAMA DOS JARDINS ZOOLÓGICOS BRASILEIROS
Números, Verdades e Mitos – São Carlos, 2008 (Estatísco; visão 2007)
Autor: Fernando Siqueira Magnani
Capa: Mico-leão-dourado (Leontophitecus rosalia), foto de Pérsio Ronaldo dos Santos
Quarta capa: Onça-parda (Puma concolor), foto de Haroldo Palo Jr.
Parque Ecológico de São Carlos “Dr. Antonio Teixeira Vianna”

Como uma história que remonta mais de 5.000 anos, os jardins zoológicos atuais são indiscutivelmente polos de atração para lazer e turismo de massa. Milhões de pessoas visitam estas Instituições ao redor do mundo criando uma atmosfera de proximidade com os animais selvagens e consequentemente com o ambiente que estes representam ou representavam.

No Brasil esta situação não é diferente, segundo dados coletados por um questionário enviado a 83 zoológicos em operação no país. Em 2007 estes receberam 12.504.806 visitantes, com uma média de 227.360 por Instituição. Em 2005, data de realização do questionário anterior os jardins zoológicos receberam 9.590.597 visitantes e possuíam uma média de 239.764 por Instituição.

Se os 83 zoológicos tivessem recebido a mesma média de público para o ano de 2007 teríamos um dado como “público total estimado pela média de 20.750.000 de visitantes”. Este dado anterior e mesmo o absoluto, certamente coloca o conjunto destas instituições como a recordista nacional em volume de público, deixando para trás eventos que tradicionalmente reúnem grandes públicos como campeonatos de futebol e outros esportes de massa, com a diferença que os jardins zoológicos oferecem um lazer contemplativo e educativo para toda a família.

Outros resultados também foram obtidos, como a concentração de um acervo de aproximadamente 37.000 exemplares de animais, a participação de mais de 70 projetos de pesquisa em diversas áreas afins, a quase totalidade da presença de técnicos contratados exigidos por lei (biólogos e veterinários), o crescimento da oferta de educação ambiental atingindo a quase totalidade dos zoológicos e o crescimento mais atenuado, porém sólido de endereços eletrônicos e páginas virtuais, constituindo uma importante ferramenta de trabalho.

Mesmo com o porte dos números apresentados, é claro que existem problemas como em qualquer outro campo de trabalho, mas é fato que os zoológicos brasileiros estão num rumo certo e concreto de atingir a respeitabilidade que estas Instituições merecem.

Para adquirir a obra “Panorama dos Jardins Zoológicos Brasileiros”, Números, Verdades e Mitos, de Fernando Siqueira Magnani, parece que data de 26/03/2008, contate: (14) 3203-5229 ou (presidenciaszb@terra.com.br).

12/07/09: Pedido de exemplar. Para quem possa interessar, Por favor, quero adquirir um exemplar da obra Panorama dos Jardins Zoológicos Brasileiros e gostaria de saber qual é o procedimento que devo tomar... Obrigado.

15/07/09: Prezado Sérgio, Desculpe por não ter respondido seu email, como houve mudança de presidência estava vendo a maneira de poder encaminha-lo, porém a melhor forma é enviar email para pesc@pesc.org.br, e solicitar diretamente ao autor, Sr. Fernando S. Magnani, diretor do Zoo de São Carlos. Atte, Sociedade de Zoológicos do Brasil.

16/07/09: Sr. Fernando S. Magnani, Conforme mensagens abaixo... Por favor, quero adquirir um exemplar da obra Panorama dos Jardins Zoológicos Brasileiros e gostaria de saber qual é o procedimento que devo tomar... Obrigado.

16/07/09: Prezado Sérgio, O Sr. deve entrar em contato com a SZB, não sabemos direito quem está cuidando disto agora na diretoria da SZB, mas entre em contato com o zoo de bauru e tente falar com o presidente Luiz Pires, ele deve saber lhe informar (14) 3203-5229. Att. Samanta C. Silva (pesc4@terra.com.br),
Parque Ecológico de São Carlos.

18/07/09: Para quem possa interessar a Sociedade de Zoológicos do Brasil, Por favor, leia as mensagens abaixo... Eu já enviei mensagem para a presidência da SZB para o mesmo e-mail – eu só tenho este, não sei outro... Então vocês pediram para entrar em contato com o Zoo Bauru; e estes pediram ao contrário... Conto com sua atenção. Muito obrigado.

21/07/09: Prezado Sérgio, Desculpe o transtorno mas agora já resolvemos com relação ao envio do exemplar. O valor da publicação é de R$ 18,00 + R$ 5,00 de despesas de correio. O depósito deverá ser feito em nome da Sociedade de Zoológicos do Brasil, no Banco Real Amro, agência 0335, conta corrente 7732260-5, Curitiba (PR). Em seguida enviar o comprovante de deposito por email ou para o fax (47) 3367-3277, não esquecendo de colocar o endereço para o qual a publicação deverá ser enviado. Ficamos no aguardo. Atte, Sociedade de Zoológicos do Brasil.

22/07/09: Muitíssimo obrigado por solucionar isso para mim. Já efetuei o depósito na conta corrente indicada, no valor de 23 reais. Fiz isso na agência 1792.2 URB-SP-PC Silvio Romero. Espero que compreenda e não haja problema em não enviar o comprovante de depósito por fax, pois não tenho fax em casa e com estes dados da agência acima, próximo de onde moro em São Paulo, suponho que dê para identificar o meu depósito... Meu endereço... Será uma satisfação poder ler e agregar à minha coleção sobre Zoológicos Brasileiros mais esta obra... Novamente agradeço por sua atenção. Atenciosamente.

24/07/09: Por favor, como não obtive resposta pergunto: esta mensagem foi recebida? | 24/07/09: Sim seu email foi recebido e já foi solicitado ao autor da publicação (Fernando S. Magnani) o envio de seu exemplar. Na próxima semana com certeza já estará recebendo. Qualquer problema favor entrar em contato. Atenciosamente, SZB (presidenciaszb@terra.com.br).

Nota: Na parte Os Zoos Brasileiros (página 5), o livro publica que o Zoo de Shonbrunn (Áustria) abriu para visitação pública em 1765 (errado, foi aberto em 1779, segundo o fôlder dos Correios da Áustria), já no reinado de José II (ainda não entendi o II)... Pesquisar sobre o Zoo de Adis Abeba (1866), Etiópia...
volta ao topo


33º – XXXIII Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil
Local: Realizado nas dependências do Obeid Plaza Hotel, Bauru (SP), de 21 a 25/03/2009
Realização: Parque Zoológico Municipal de Bauru | Organização: SZB

O Congresso reuniu mais de 500 congressistas entre Diretores e Técnicos de Zoológicos e Instituições afins, além de estudantes dos cursos de Medicina Veterinária, Biologia e Zootecnia entre outros.

Uma semana antes, o Zoo Bauru sediou o primeiro curso realizado no Brasil sobre o manejo de anfíbios em cativeiro, evento que reuniu pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos. O curso foi custeado com verba da Associação Mundial de Zoológicos e Aquários, sediada em Berne, na Suíça. O projeto foi apresentado pela Sociedade de Zoológicos do Brasil em parceria com o Zoológico Municipal de Bauru.

O Brasil possui atualmente cerca de 127 Zoológicos, o que representa mais de 40.000 animais mantidos em cativeiro, e com um público visitante estimado em cerca de 26.000.000 de pessoas/ano (Magnani, 2007). Estes números demonstram a importância destas Instituições, não só no que diz respeito à preservação da fauna selvagem em cativeiro, mas também como grandes centros de produção de ciência, educação ambiental e como consequência, de entretenimento para a população (Luiz Pires, 2009).

Cada vez mais, torna-se necessário o desenvolvimento de ações que visam preservar, “ex-situ”, o banco genético representativo de nossa fauna silvestre. Infelizmente, este fato tornou-se mais evidente com a publicação recente pelo IBAMA da “Lista Oficial da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção”, onde estão presentes mais de 600 espécies da nossa fauna.

No período de realização deste evento, os congressitas tiveram a oportunidade de estarem discutindo as mais modernas técnicas de manutenção e manejo da fauna silvestre em cativeiro, a fim de capacitar ainda mais os atuais e também os futuros técnicos de Zoológicos e Instituições mantenedoras de exemplares da fauna selvagem em cativeiro. Sabemos que encontros como este contribuem para garantir às gerações futuras a oportunidade de conhecer, respeitar e preservar a fauna selvagem.

Luiz Antonio da Silva Pires, Diretor Zoo Bauru – Presidente do XXXIII Congresso da SZB (congressoszb2009.com.br). Nota: A ilustração do bâner para o 33º Congresso (abaixo) foi a mesma utilizada no cartão telefônico emitido em comemoração aos 21 anos do Zoológico de Bauru.

volta ao topo

34º – XXXIV Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil
Local: Parque Zoobotânico Getúlio Vargas, Salvador – Bahia (BA), de 07 a 11/06/2010
Tema: “”
Realização: | Organização: SZB (congressoszb2010.ba.gov.br)

Nota: Na minha opinião este logotipo foi o que teve a criação mais bonita... A ilustração mostra 25 espécies de animais... Pena que eu não descobri o autor e tampouco tenho um exemplar na coleção...

volta ao topo

35º – XXXV Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil
Local: GramadoZoo – Gramado, Rio Grande do Sul (RS), de 30 março a 02 abril de 2011
Tema: “Realidade e Perspectiva da vida selvagem – Os cinco continentes em foco”
Realização: Gramado Zoo | Organização: SZB (congressoszb2011.com.br)

Paralelamente ocorrerá o 1º Forum Mundial Sobre Manejo de Animais Silvestres 2011 e a 1ª FEBRASIL Feira Brasileira para Animais Silvestres.

Gramado será a sede do 35º Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil. O evento, que está programado para ocorrer entre março e abril de 2011, deverá reunir aproximadamente 1.200 participantes. Com a proposta de agregar ao turismo da Região das Hortênsias, a comitiva, formada por Marco Majolo, do GramadoZoo, e Régis Stuani, do Convention & Visitors Bureau da Região das Hortênsias, candidatou Gramado para sediar o evento. Os gramadenses participaram da 33ª edição do congresso, que foi realizada de 21 a 25 de março, em Bauru, São Paulo.

Na apresentação, foram exibidos vídeos e dados sobre Gramado, que foi eleita por unanimidade, concorrendo com Foz do Iguaçu e Ribeirão Preto. Para captar o evento, a cidade candidata precisa, necessariamente, ter um zoológico registrado no IBAMA e cadastrado na Sociedade Brasileira de Zoológicos.

O conceito inovador do Gramadozoo, que possui classificação A na escala de preocupação ambiental, aliado aos atrativos turísticos, à receptividade da comunidade e à infraestrutura hoteleira foram fundamentais para a escolha da cidade. “Nossa proposta é a de agregar para a economia e o turismo de Gramado. O congresso irá movimentar a cidade num período de baixa temporada”, afirma Marco Majolo, responsável técnico pelo GramadoZoo.

Com carta de recomendação da governadora Yeda Crusius e total apoio da Secretaria de Turismo de Gramado, a captação do Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil é resultado de um trabalho de cinco anos de preparação da equipe técnica do zoo. Além da governadora e do secretário, a iniciativa contou com apoio do veterinário Cláudio Giacominni, do Zoo de Sapucaia do Sul.

Fonte: RSS Notícias / Gramado Site (gramadosite.com.br), informações Assessoria de Imprensa do Gramado Zoo.

volta ao topo

36º – XXXVI Congresso da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil 2012
Local: Hangar Centro de Convenções da Amazônia (hangarcentrodeconvencoes.com.br) – Belém, Pará (PA), de 28 a 31 de março de 2012
Tema: “A Conservação da Fauna Amazônica”
Realização: SZB | Organização: Parque Mangal das Garças (congressoszb2012.com.br)

volta ao topo

37º – XXXVII Congresso da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil 2013
Local: Beto Carrero World – em Penha, Santa Catarina (SC), de 13 a 17 de março de 2013
Tema: “Zoológicos e Aquários: O futuro da conservação”
Realização: SZB, Zoológico Pomerode, Beto Carrero World, Complexo Ambiental Cyro Gevaerd (Santur) | Organização: (congressoszb2013.com.br)

volta ao topo

38º – XXXVIII Congresso da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil 2014
Local: Parque Dois Irmãos? – Recife, Pernambuco (PE), de ? a ? de março de 2014
Tema: “”
Realização: SZB... | Organização: Parque Dois Irmãos

Entrada principal !
Última atualização: 12/02/2014.
volta ao topo

ZOOLÓGICOS BRASILEIROS MAPA GIRAFAMANIA
ZOOLÓGICOS BRASIL