This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

GIRAFAS EM MUSEUS DA FEDERAÇÃO RUSSA

O Museu Darwin – State Darwin Museum (www.darwin.museum.ru) – é um museu de história natural e, quando o visitei em 08/2004, infelizmente, estava fechado para reforma... As fotos abaixo são do sítio oficial...

Na coleção de cartões telefônicos eu conheço dois da Federação Russa. Um deles, com título “Girafa” é da série “Museus de Moscou”, emitido em 31/03/2003, com 50 unidades de crédito, foi fabricado por (www.mgts.ru). Ele mostra uma foto-montagem de vários animais, com duas girafas, em frente ao Darwin Museum (imagem não disponível).

O outro cartão telefônico também com título “Girafa”, impresso em plástico e emitido em 2001, com 25 unidades de crédito, foi fabricado por Rostelekom. O qual é mostrado abaixo, embora eu não o tenha... Você o tem para venda ou troca?

NT
volta ao topo

Museu Hermitage – www.hermitagemuseum.org

A história do Museu Hermitage se inicia no século XVIII, como uma coleção privada da Imperatriz Catarina II, tornando-se, no século XX, um dos maiores museus do mundo. A construção do Palácio de Inverno da Imperatriz Catarina II (a Grande, a qual ascendeu ao trono em 1762), ocorreu entre 1754 a 1762, pelo arquiteto Bartolomeo Rastrelli (1700-1771). Dois anos depois, em 1764 (ano oficial de fundação do museu) a Imperatriz adquiriu a coleção de Johann Ernest Gotzkowski – a primeira coleção do Museu. No mesmo ano, foi iniciada a construção do Salão Pequeno do Hermitage, que durou entre 1764 a 1775.

Em 1852, foi realizada a abertura do Novo Museu Imperial Hermitage. Depois da Revolução de Fevereiro de 1917, o Palácio de Inverno e o Hermitage foram declarados museus do Estado, mudando seu nome para Museu Estatal Hermitage. O museu ocupa quatro palácios contíguos, sendo o maior deles o antigo Palácio de Inverno – residência oficial dos czares, o qual foi tomado pelos revolucionários e é, hoje, um dos maiores templos mundiais da arte. Inaugurado em 1852, está localizado no centro histórico de São Petersburgo. O museu abrange todo o desenvolvimento da arte russa desde os primórdios até a vanguarda pós-revolução.

O bloco abaixo (lado direito da tela), foi emitido em 1998 (Michel: 655, B20) e mostra a fachada do Museu Hermitage. Em 2002, para comemorar o aniversário de 150 anos do museu, foi emitida uma série de 4 valores + 1 bloco (lado esquerdo da tela), cujo selo interior mostra a fachada do Museu Hermitage e uma de suas galerias, ilustra a margem do bloco.

Em 1865, o Hermitage adquiriu a obra “Madona e a Criança” ou Madona Litta” (c. 1490), de Leonardo da Vinci. Cinco anos depois, a obra “Madona e a Criança ou Madona Connestabile”, de Raphael, realizada em 1504, na Itália. Em 1914, outra aquisição de Leonardo da Vinci, a obra “Madona e a Criança com uma flor ou Madona Benois”.

Outras obras da coleção Hermitage: “Cottages” de Vincent Van Gogh, “Still life with drapery (Natureza morta com cortina)” e O fumador (1891) de Paul Cézanne, “Woman in the garden at Sainte-Adresse” de Claude Monet, “Danae” de Rembrandt e “Danae” de Ticiano, “The rest on the flight into Egypt” (O descanso na fuga para o Egito) de Claude Lorrain, “The stolen kiss” (O beijo roubado) de Jean Honore Fragonard, “View of the Seine” (Vista do Sena) de Maurice de Vlaminck, Retrato de uma senhora em azul (1777-79) de Thomas Gainsborough, Uma senhora e seu criado (1640) de Pieter Hendricksz de Hooch, A famíla da leiteira (1587-92) de Louis Le Nain, Estátua do escriba Maaniamen (metade do século XV a.C.).

Peças em porcelana queimada e pintadas à mão por artesãos da Fábrica de Porcelana Lomonosov compreendem a coleção do Museu Hermitage. A fábrica de porcelanas Lomonosov foi estabelecida em 1744 pela Imperatriz Elizabeth (irmã de Pedro – O Grande), em São Petersburgo.

A primeira girafa de Porcelana Lomonosov (abaixo) foi criada em 1961, pelo escultor Pavel Veselov, do artista Victor Zhbanov. Girafa em Porcelana Lomonosov – Museu Hermitage, em São Petersburgo – Federação Russa.

Na exibição dos anos 70, a Porcelana Leningrado foi representada pelos trabalhos do artista mais antigo da fábrica Alexei Vorobyevsky, que empregou motivos de conto de fadas, e do antigo mestre de pintura de animal em porcelana Ivan Riznich. A criativa colaboração do escultor Pavel Veselov e do artista Victor Zhbanov levou à criação da série “porcelana zoo” numerando quase 100 figuras de animais e pássaros. Pavel Veselov alcançou reconhecimento europeu, juntamente com uma medalha de prata na Exposição Mundial de Cerâmica em Praga (World Ceramics Exhibition in Prague), onde a de ouro foi tomada por Pablo Picasso.

Giraffe and Baby Giraffe sculptures (1961-78). Sculptor: Pavel Veselov. Artist: Victor Zhbanov. Porcelain, overglaze painting. Leningrad Porcelain Factory. Nota: Na foto original há também o filhote, mas a peça é mais moderna.

volta ao topo

Museu Lomonosov – www.lomonosovporcelain.ru

Abaixo, as três peças em porcelana – família de girafas de Porcelana Lomonosov foram adquiridas em São Petersburgo – Federação Russa, em 06/08/2004. A girafa com o pescoço abaixado é igual a antiga que está no Hermitage (mostrada acima), a peça contemporânea só difere na coloração.

A imagem acima mostra uma página do catálogo “Lomonosov Porcelain Manufacture St. Petersburg 1744-1994”...

Girafa adulta sentada – Designer: Pavel Veselov, 1961. Altura: 29 centímetros. Preço sugerido: $100
Girafa adulta reclinada – Designer: Pavel Veselov, 1961. Altura: 13,5 centímetros. Preço sugerido: $130
Girafa filhote – Designer: Pavel Veselov, 1978. Altura 13,4 centímetros. Preço sugerido: $30

Entrada principal !
Última atualização: 17/07/2013.
volta ao topo

MUSEUS DO MUNDO MAPA GIRAFAMANIA
MUSEUS DA EUROPA