This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do site GIRAFAMANIA

Cleópatra e Júlio César

Cleópatra presenteou Julio César (Caio Giulio Cesare) com um animal chamado camelopardu, em Alexandria – Egito.


Cleópatra – Rainha do Egito entre 69 a 30 a.C.

Selo ordinário emitido pelo Egito em 1914 (Scott: 51, SG: 74), com valor facial de 2m.

Por causa dos romances que mantém com Júlio César e Marco Antônio tem forte influência nos destinos de Roma... Cleópatra VII Thea Philopator (em grego, a deusa que ama o pai) tem ascendência macedônica.

É a única da família a aprender a língua egípcia. Perde o pai, Ptolomeu XII, em 51 a.C., e reina junto com o irmão de 15 anos, Ptolomeu XIII. Em 58 a.C. os dois são derrubados e só retornam ao poder três anos depois, com a ajuda dos romanos.

Quando Júlio César chega ao Egito, em 48 antes de Cristo, a rainha o seduz. César a leva para Roma, onde permanece até o assassinato dele, em 44 a.C.

Três anos depois, no Egito, conhece Marco Antônio, com quem se casa, em 37 a.C., e tem três filhos. A união fere as leis romanas, pois Marco Antônio já era casado com a irmã de Otávio Augusto.

O Senado romano declara guerra ao casal em 31 a.C., derrotando-o na batalha naval de Actium. Cleópatra induz o marido ao suicídio, mandando dizer que está morta, e também se mata em Alexandria, fazendo-se picar por uma serpente...

O templo de Dendera é oferecido a Hátor – divindade do amor, da dança e da alegria. Sua construção terminou no reinado de Nero entre 54 e 68 depois de Cristo. Na parte externa do templo existe uma representação da legendária Cleópatra e de seu filho Cesarion.

Emitida pela Libéria em 20/12/1999, com 9 valores de 15$ cada selo, a mini-folhinha abaixo mostra Cleópatra e as Pirâmides do Egito, também águia pescadora africana African Fish-Eagle (Haliaeetus vocifer), Vulturine Guineafowl (Acryllium vulturinum), borboleta, cachorro, flores, guepardo, cobra, sapo e roedor.

volta ao topo

Júlio César

General romano (100 a.C.-44 a.C.). Considerado um dos maiores chefes militares da História, é o responsável pelo estabelecimento das bases para a formação do Império Romano. Ganha fama, fortuna e poder ao conquistar a Gália e a Bretanha.

Em 60 antes de Cristo, participa do Governo de Roma com o General Pompeu e o banqueiro Crasso, no Primeiro Triunvirato. Com a morte de Crasso, disputa o poder com Pompeu, que é apoiado pelo Senado. Destituído do cargo de Governador da Gália, recebe ordens para depor armas...

Decide, então, avançar sobre Roma. Conquista a cidade e a Península Itálica e invade o Egito. Em 47 antes de Cristo, chega à Ásia e vence Farnaces, rei do Ponto. Governa como ditador na África e na Espanha e derrota os partidários de Pompeu.

De volta a Roma, em 46 antes de Cristo, reorganiza e centraliza a política. Enfraquece o poder do Senado e torna-se cônsul vitalício e ditador perpétuo.

Incomodado com a perda de poder e privilégios, um grupo de senadores arquiteta sua morte e seu filho adotivo, Brutus, adere à conspiração. Ao ser atacado, na escadaria do Senado, César defende-se até ver Brutus. Ao perceber a traição do filho, deixa de lutar. Morre com 23 facadas.

Abaixo (lado esquerdo), selo da Itália datado de 1929, com valor facial de 0,7½ centavos, o qual compreende uma série de 3 selos iguais que mostram a estátua da cabeça de Gajus Julius Caesar.

Itália: 1929-42 – Scott: 213/231 (21) Julius Caesar. Augustus Caesar. $
Itália: 1945 – Scott: 448/452C (9) Julius Caesar. Augustus Caesar. $

Nota1: O amor entre Julius Caesar e o rei Nicomedes has been immortalized in soldier's ballads. Both Mark Antony e Augustus bestowed their favors upon this Imperador.

Nota2: Há um busto de mármore de Julius Caesar no Museu Britânico, uma peça romana, cerca do ano 50 depois de Cristo, do Santuário de Athena, em Priene, da moderna Turquia (www.british-museum.ac.uk).

Entrada principal !
Última atualização: 27/05/2009.
volta ao topo

ZÔOS MAPA GIRAFAMANIA
ZÔOS