This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

LEÃO – O PREDADOR NATURAL DAS GIRAFAS

Classificação Científica
  • Reino: Animal
  • Filo: Chordata
  • Classe: Mamífero
  • Ordem: Carnívoro
  • Família: Felino
  • Subfamília: Pantherinae
  • Gênero: Panthera
  • Espécie: Panthera leo

Nome comum: Leão-africano
Nome em inglês: Lion
Nome científico: Panthera leo (Lineu, 1758)
P. l. azandica () – Leão-do-noroeste-do-congo
P. l. bleyenberghi () – Leão-de-katanga
P. l. krugeri () – Leão-do-transvaal
P. l. leo () – Leão-do-atlas ou leão-da-barbária (extinto na natureza)
P. l. nubica () – Leão-da-áfrica-oriental
P. l. persica () – Leão-asiático
P. l. senegalensis () – Leão-da-áfrica-ocidental
Panthera leo X ligris (?, 1824) – Ligre (cruzamento de leão com tigre)

Seu inimigo natural é o leão-africano, embora as girafas consigam colocá-lo fora de combate com uma violenta patada, pois sua principal defesa contra os predadores é o coice dado com as suas longas patas traseiras. Verdade mesmo é que o leão é o pior inimigo das girafas!

A palavra “Simba” significa leão, pois é o nome desse animal na língua suaíle – um idioma falado em vários países da África.

O leão é o animal-símbolo da Suécia!

Na simbologia, o “rei dos animais”, representa a luz, a soberania e a coragem!

Talvez, mais do que qualquer outro animal o leão sempre foi admirado pelo homem. Desde tempos imemoriais ele é considerado como um símbolo da justiça e da bravura.

Uma superstição medieval conta que os leões nascem mortos e que três dias depois são ressuscitados pelo sopro de seu pai... (claro que isso é uma mentira)

Na universalidade confessional, a simbólica (conjunto de símbolos associados a um animal ou a um objeto) do leão foi adotada por quase todas as religiões...

O símbolo do leão também pode exprimir-se na antroponímia, pois com efeito os nomes Leão, Leo, Leonardo provêm da raíz latina “Léo”... Na toponímia celeste encontramos a constelação de Leão, origem do símbolo do Zodíaco com o mesmo nome...


Região geográfica

Os leões-africanos vivem na Região Etiópica que compreende o Continente Africano (exceto a região norte), onde encontramos também: girafa, ocapi, elefante-africano, leopardo, zebra, gnu, gorila, chimpanzé, rinoceronte, hipopótamo, hiena, antílope, entre muitos outros animais.

Só que existem duas espécies de leões, o leão-africano (Panthera leo) e o leão-asiático (Panthera leo persica). O primeiro vive em muitos países da África e o segundo vive principalmente no Irã e na Índia. Nota: A Índia possui o Santuário da Floresta de Gir, a qual protege o leão-asiático.

Características físicas

Machos medem de 1,72 a 2,50 metros de comprimento, fêmeas de 1,58 a 1,92 metros. O comprimento de seu rabo varia de 60 a 100 centímetros. Fêmeas são 45 a 68 quilôgramas mais leves que os machos, mas tem a mesma massa muscular. Os machos pesam entre 150 a 260 kg, enquanto as fêmeas pesam entre 122 e 182 kg.

Os leões têm cara achatada, olhos arredondados e um pescoço relativamente curto. Os machos têm os pelos da juba com variedades de cores, geralmente, é um cinza-prateado ou um vermelho-amarelado. Quanto mais escura a sua juba, mais velho é o leão.

Os leões de cativeiro têm sua juba mais longa e com muito mais pelos do que os leões de vida selvagem. Ambos os sexos são fortes e musculosos. Como os tubarões, eles têm os dentes caninos com 5 centímetros de comprimento, os quais o ajudam a caçar e a prender a sua presa.

Hábitos alimentares – Leões são carnívoros. O cardápio do leão é bem variado. Pela ordem, estas são as suas principais presas: gnu, zebra, búfalo, gazela-de-thomson, girafa, antílope-saltador, alcéfalo etc. Sua dieta consiste em uma variedade de carnes desde pequenos insetos a grandes herbívoros, como as girafas... Abaixo, algumas fotos que encontrei em diferentes páginas da internet que comprovam isso!

Ambas as fotos abaixo são de Africa Imagery, a primeira foi tirada em MalaMala Park e a outra em Tuli Park – Botsuana.

Fotos by Africa Imagery: www.africaimagery.com

As leoas são as caçadoras e caçam tanto de dia como de noite. Elas caminham em pequenos grupos para caçarem a sua presa. Uma vez escolhida, elas enfincam seus dentes no pescoço da presa para sufocarem o animal. Quando a presa é muito grande, uma das leoas a prende pelo pescoço, enquanto as outras mordem o animal. Leões podem correr 60 quilômetros por hora e caçar animais de 27 a 32 quilos.

Quando os leões se alimentam, eles comem de uma só vez todo o animal, até se enfastiarem. Após a alimentação, eles não caçam novamente por vários dias. Algumas vezes, quando a leoa mata um animal, ela se esconde em uma vegetação alta para comer a sua presa, evitando assim, os outros predadores.

Cartão-postal by Sapra Studio – Nairóbi (acho que é de 1974, Kisumu). Tenho ele como máximo-postal particular, obliterado em 20/06/1983, sobre selo da primeira série do Zimbábue.

Abaixo, um leão se alimentando de uma girafa na África do Sul. Fotógrafo: Luke Hunter (Image: 3856-1). Imagem original de Lonely.

volta ao topo

LEÕES EM SELOS POSTAIS

Do lado direito da tela, selo do Chade que mostra leão, búfalo e girafa. Do lado esquerdo, selo sul-africano que compreende a série “The Big Five”.

Máximo-postal de 11/06/2001, emitido pela República Portuguesa, com selo da série Animais do Zoológico de Lisboa (Yvert: 2508/11): elefante-asiático, zebra-de-grevy, leão e rinoceronte-branco.

Cartão-postal com o raro selo WWF obliterado em 22/04/1983 pela República de Burundi.


(53k)

Selo da Tanzânia com leão que atacou uma zebra! E selos de 1993, com leão e girafas, emitidos por Moçambique.

PÁGINA DOS INIMIGOS

Fotos de fauna tiradas pelo autor!

Entrada principal!
Última atualização: 03/04/2013.
volta ao topo

KODU ANIMAIS DA ÁFRICA
LEOPARDO