This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

ANIMAIS AFRICANOS E SELOS

Você sabe qual é a diferença entre Parque de animais e Reserva de animais?

Existem várias diferenças, mas a principal delas é que nos Parques Nacionais não há gente morando, nós só podemos entrar neles para visitar...

Já nas Reservas Nacionais é permitida a moradia dos humanos, portanto são lugares onde as pessoas convivem com a vida selvagem todos os dias; gente que forma tribos locais em diversos países do Continente Africano.

Abaixo, o cartão-postal francês “Os animais da África” mostra a fauna africana. Impresso por Nouvelles Images S.A., França (1999).

www.nouvellesimages.com

Clique uma vez nos animais para saber mais ou siga a seta “próxima página”, no final desta...

LEÃO
DIVERSAS AVES
CHIMPANZÉ
AVESTRUZ
GNU
BÚFALO
KODU
RINOCERONTE PRETO
GIRAFAS
ANTÍLOPES
GORILA
HIPOPÓTAMO
FLAMINGO
ELEFANTE
IMPALA
ZEBRA
RINOCERONTE BRANCO
volta ao topo

“Os cinco maiores” (The Big Five)

Você sabe o que significa a expressão inglesa The Big Five?

São chamados de “os cinco maiores” ou “os cinco grandes” um grupo de mamíferos que representa a maior atração turística de vários países africanos. Muitos turistas visitam as savanas africanas especialmente para ver essas cinco espécies de animais: búfalos, elefantes, leões, leopardos e rinocerontes.

Para “divulgar” tal atração turística, os correios de alguns países da África emitem selos que mostram os considerados 5 maiores animais. Abaixo, página interna de um carnê com cinco selos aéreos (dois de cada), emitido em 25/04/2001 pela República da África do Sul. Na capa está escrito o nome da série “The Big Five”, cujos selos mostram os cinco animais que mais fazem sucesso em um safári: elefante, leão, rinoceronte-negro, leopardo e búfalo.

Do lado esquerdo da tela, em imagem reduzida, folhinha com cinco valores emitida pela República da Tanzânia. Na parte superior está escrito “THE BIG FIVE” e mostra os 5 animais dentro de cada um dos selos.

Do lado direito, um dos selos que compreende uma série de dois valores: “Conservation Practices in Zimbabwe”, emitida em 26/10/2004 pela República do Zimbábue (numa época em que começou uma grande inflação no país). O selo, com valor facial de 33.500 dólares zimbabuanos, mostra as mãos do homem como se estivessem protegendo “os cinco maiores”, isto significa que o país tem programas de conservação do meio ambiente e de proteção aos animais. O outro selo (que não tenho a imagem), com valor facial de 4.600 dólares zimbabuanos, mostra uma borboleta.

Curiosidade: Os sul-africanos também elegeram cinco animais considerados os mais feios da África do Sul, cujo grupo é chamado de “Ugly Five”. O cartão-postal abaixo mostra as cinco espécies: javali-africano, hiena-manchada, marabu (espécie de cegonha), crocodilo-do-nilo e abutre.

volta ao topo

“SAPOA”

Você sabe o que significa a sigla “SAPOA”?

“SAPOA” é a sigla de uma Associação de Operadoras Postais Sul-africanas (Southern African Postal Operators Association – SAPOA) que inclui 10 países localizados no sul do Continente Africano: África do Sul, Angola, Botsuana, Lesoto, Malauí, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Zâmbia e Zimbábue.

Em julho de 2003, a Associação marcou um Encontro Filatélico para promover as identidades de suas regiões, símbolos e desenvolver objetivos para refletir as culturas entre os Países da Comunidade para o Desenvolvimento Sul-africano...

A primeira emissão conjunta da associação SAPOA mostra Pássaros Nacionais: “First SAPOA Joint Stamp Issue – National Birds”, foi emitida em 11/10/2004, em mini-folhinhas com 8 valores cada, cujos selos em formato hexagonal tiveram trabalho artístico de Anja Denker...

O 1º, 2º e 8º (último) selos mostram a mesma espécie, a Águia-pescadora-africana, que nos selos correspondem, respectivamente, a Ave Nacional da Namíbia, Zimbábue e Zâmbia; de cabeça, pescoço e peito com penas brancas, marrons no restante do corpo, mede de 63 a 73 centímetros.

O 3º selo mostra o Falcão-peregrino – Ave Nacional de Angola. O 4º selo mostra a Garça, Ave Nacional de Botsuana, Cattle Egret (inglês) ou “Mmamoleane” em Setswana (Bubulcus ibis); de coloração predominante branca, cabeça, costa e peito manchados, mede de 54 a 55 centímetros.

O 5º selo mostra o Turaco-de-crista-violeta, Purple-crested Turaco (Tauraco porphyreolophus) – Ave Nacional da Suazilândia. O 6º selo mostra o grou-azul, Blue Crane (Anthropoides paradisea) – Ave Nacional da África do Sul.

O 7º selo mostra a Apaloderma, Bar-tailed Trogon (Apaloderma vittatum) – supostamente este selo seria destinado ao Malauí, mas aparentemente aquele país não tem uma Ave Nacional, por essa razão o selo é o único que não traz o nome do país (Bird of choice for Malawi). Com cabeça verde e barriga vermelha, mede de 29 a 34 centímetros.

A segunda emissão conjunta SAPOA (composta por cinco selos e uma mini-folhinha para cada país), mostra 4 espécies de mamíferos que são considerados Animais Nacionais ou animais-símbolos de cinco Nações africanas: Botsuana, Malauí, Namíbia, Zâmbia e Zimbábue.

Interessante notar que todas as emissões têm a mesma imagem em seus cinco selos, entretanto sempre muda a moeda corrente de cada país que emitiu, claro, e ainda a posição do selo com maior valor facial, isto é, cada país emissor coloca no selo alusivo ao seu respectivo Animal Nacional, o valor mais caro da série. Outra observação é que em todos os selos que retratam o búfalo, também aparece a búfaga-de-bico-vermelho.

Abaixo, série de 5 valores emitida pela República de Botsuana em 09/10/2007: “Second SAPOA Joint Stamp Issue – National Animals” (Segunda Emissão Postal Conjunta SAPOA – Animais Nacionais). Artista: Anja Denker. Impressão: Joh Enschedé Security Printers.

O primeiro selo (P1,10) e o segundo selo (P2,60) mostram a mesma espécie, o antílope niala (Nyala), cujo nome científico é (Tragelaphus angasii) – animal nacional de dois países: Malauí e Zimbábue (Malawi’s national animal and Zimbabwe’s national animal).

O terceiro selo (P4,10) mostra o orix-gazela (Namibia’s Gemsbok), cujo nome científico é Oryx gazella – animal nacional da Namíbia (Namibia’s national animal). O quarto selo (P4,90) mostra o búfalo (Buffalo), cujo nome científico é Syncerus caffer – animal nacional da Zâmbia (Zambia’s national animal).

E o último selo, de maior valor facial da série (P5,50), mostra a zebra-de-burchel ou zebra-da-planície (Burchell’s Zebra – Plains Zebra), cujo nome científico é Equus burchelli – animal nacional de Botsuana (Botswana’s national animal) – país que emitiu esta série.

Abaixo, série de 5 valores emitida pela República da Namíbia em 01/12/2007: “Segunda Emissão Postal Conjunta SAPOA – Animais Nacionais”. Todos os países emitiram esta série de 5 selos em folhinhas como esta, abaixo.

Abaixo, outra série igual de 5 valores, só que desta vez, emitida pela República do Zimbábue em 09/10/2007: “Segunda Emissão Postal Conjunta SAPOA – Animais Nacionais”. Artista: Anja Denker. Impressão: Natprint, em Harare, capital do Zimbábue.

O primeiro selo (Standard postage – A) e o último selo ($100.000 – maior valor facial), mostram a mesma espécie, o antílope niala – Animal Nacional de Malauí e Zimbábue – país que emitiu esta série.

O segundo selo (Standard postage – E) mostra o Animal Nacional de Botsuana: zebra-de-burchel. O terceiro selo (Standard postage – R) mostra o Animal Nacional da Namíbia: orix-gazela. O quarto e último selo (Standard postage – Z) mostra o Animal Nacional da Zâmbia: búfalo.

Entrada principal !
Última atualização: 25/06/2013.
volta ao topo

APRENDENDO SOBRE AS GIRAFAS PÁGINA PRINCIPAL
ANTÍLOPES