This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

CHAKRAS e CORES

CHAKRAS

Chacras ou xacras, também conhecidos pela grafia chakras são, segundo a filosofia iogue, centros energéticos dentro do corpo humano, que distribuem a energia (prana) através de canais (nadis) que nutre órgãos e sistemas

São centros de energias em nossos corpos. A “comunicação” ou “entrada e saída” do fluxo energético entre o nosso ser físico e o universo se dá através de pequenos “exaustores” colocados na camada imediatamente sobreposta à matéria do nosso corpo, que são os chakras.

Os chakras principais, localizados do púbis ao topo da cabeça e contados de baixo para cima, formam uma espécie de “canal central” desta comunicação que chamaremos de espinha dorsal energética.

Através dos chakras podemos detectar desequilíbrios de qualquer parte do circuito e equilibrá-los. Esse trabalho poderá ser feito com os cristais, as cores e as mãos, juntos ou em separado.

Os chakras podem ser equilibrados também através do uso de cristais e pedras que possuem as devidas cores recomendadas, ou então pode-se mentalizar as cores e ainda usar o emprego de lâmpadas coloridas, que devem ser de no máximo 40W e o seu uso não deve ultrapassar três minutos, mantenha as lâmpadas sempre a oito centímetros de distância dos chakras.

Chakra Muladhara: Básico (1º) / Root (raiz) – Localização: base da espinha. Cor: vermelha.
Chakra Swadhisthana: Umbilical ou esplênico, sacro ou baço (2º) / Sacrum (sacro) – Localização: abaixo do umbigo (órgão genital e base da barriga). Cor: laranja.
Chakra Manipura: Plexo solar ou estômago (3º) / Solar Plexus (plexo solar) – Localização: zona da barriga. Cor: amarela.
Chakra Anahata: Cardíaco (4º) / Heart (coração) – Localização: coração. Cor: verde (cura e energia vital); rosa (amor).
Chakra Vishuddha: Laríngeo (5º) / Throat (garganta) – Localização: garganta. Cor: azul claro.
Chakra Ajna ou Ajña: Frontal ou terceiro olho (6º) / Third Eye (terceiro olho) – Localização: testa, entre as sobrancelhas. Cor: azul índigo.
Chakra Sahasrara: Coronário (7º) / Crown (coroa) – Localização: topo da cabeça, bem no centro. Cor: violeta e branco.

PRIMEIRO CHAKRA – BÁSICO (MULADHARA)

Localização – Chakra da base, da raiz, ou fundamental, base da espinha, centro do osso púbico. Na base da coluna vertebral, básico, reto, cólon, na altura dos orgãos genitais (órgãos reprodutores), em cima do púbis, em cima do útero, sacro.
Cores – vermelho, preto, fumê.
Características – Traz o indivíduo para a realidade, ajuda na concentração, capacidade de realizar, energia física, “pique”, capacidade de criar, sexualidade, agressividade, raiva, capacidade de ação, ligação com qualquer tipo de raiz. Desbloqueia a energia e ajuda a derreter o isolamento
Sintomas de excesso de vermelho – febre, excesso de agressividade, de atividade física, de trabalho, sexualidade descontrolada.
Antídoto – verde ou azul.
Sintomas da falta do vermelho – desânimo, estafa, frigidez, falta de iniciativa, falta de atitude.
Área física – sangue, coluna, sistema nervoso, órgãos genitais, ânus, glândulas endócrinas.
Pedras – No primeiro chakra pode-se utilizar da cor vermelha, preta, e o fumê entre os pés, ou sob os pés, simultaneamente. As pedras pretas só devem ser utilizadas se tiverem veios na sua formação estrutural (como a turmalina) ou riscos de cor, nunca use a cor preta lisa, porque ela rebate a energia negativa, devolvendo-a ao ambiente. Já as pedras que tem “caminhos”, captam a energia negativa e agem como um transformador, devolvendo-as ao ambiente como energias positivas, recicladas. Para não se ter um excesso de vermelho nesse chakra, usamos o azul ou violeta juntamente com o vermelho. Turmalina preta, quartzo fumê (cinza ou marrom), rubi, rubilita – não é inteiramente vermelha mas contém muitos pegmentos vermelhos, granada vermelha – estimula a concretização. Muitas pedras vermelhas são pintadas, portanto cuidado. Outras pedras: obsidiana, ônix preto, pirita, hematita, rodonita, granada.
Aroma – Cravo.

SEGUNDO CHAKRA – UMBILICAL ou ESPLÊNICO (SUADHISHTHANA)

Localização – Aproximadamente três dedos abaixo do umbigo, cavidade pélvica, pontos da virilha, intestinos, rins, baço, fígado, à esquerda do abdômem, abaixo da décima costela.
Cor – laranja, vermelho, pode ser usado multicolorido com predominância do amarelo.
Características – Reduz a depressão, fortalece a autoconfiança, reequilibra a área renal, intestinal e sexual, capacidade de fazer amigos, estabelecer relações emocionais, modo de encarar o cotidiano, liberação da criatividade através da emoção, herança familiar na expressão emocional, sexualidade, alta procriação da alma. Enfatiza a energia sexual. Ajuda a integrar o sexual com o espiritual durante o sexo.
Área física – pele, glândulas mamárias, ovários, rins, próstata, testículos, órgãos reprodutores.
Sintomas da falta do laranja – cólicas de intestino ou rins, intestino preso ou solto.
Pedras – Ágata, calcita laranja, quartzo laranja, citrino marrom ou dourado, âmbar, rubi, granada, cornalina.
Planeta – Plutão, Marte.
Signo – Áries, Escorpião.
Aroma – Sândalo.

TERCEIRO CHAKRA – PLEXO SOLAR ou ESTÔMAGO (MANIPURA)

Localização – Na altura do estômago, cavidade abdominal, boca do estômago, baço, órgãos digestivos.
Glândula – supra-renais.
Cor – amarelo, dourado, laranja.
Características – Ameniza distúrbios digestivos e promove alegria. Consciência do ser e do querer, autocontrole, realização de desejos, felicidade, alegria de viver, progresso material, afirmação do ego, poder pessoal, sabedoria, prosperidade, assimilação de experiências. Confiança e calor. Ajuda na intuição e escolher as coisas certas. Dá alegria e é vitalizante.
Área física – digestão, respiração, diafragma, dilatação, contração, veias, adrenalina, pele, estômago, duodeno, pâncreas, úlcera, gastrite, asma, alergia, câncer.
Sintomas da falta de amarelo – pessoas que não estão de bem com a vida.
Pedras – Citrino amarelo, diamante amarelo, topázio, malaquita, peridoto, apatita, enxofre, calcita.
Planeta – Sol, Saturno.
Signo – Leão, Capricórnio.
Aroma – Âmbar e Alecrim.

QUARTO CHAKRA – CARDÍACO (ANAHATA)

Localização – Centro do peito, cavidade torácica, entre os mamilos, na direção do coração.
Glândula – Timo.
Cor – rosa, verde e dourado.
Características – Gera calor suavemente, alivia a tensão e desatmoniza, equilibra as emoções, liberação de trauma emocionalmente reprimido, consciência alma/coração, expressão do amor em ações, amar a si próprio e aos outros, auto-estima, auto-valorização, afetividade, mágoas, carências, coração. Ajuda a curar as feridas do coralcão e transformar o amor em amor incondicional. Ajuda também os sentidos.
Área física – coração, sistema imunológico, gânglios linfáticos, timo, costela, pulmões.
Pedras – Quartzo rosa, turmalina rosa, rodocrosita, jade rosa, quartzo verde, esmeralda, turmalina verde, aventurina, peridoto, malaquita, dioptásio, kunzita, morgonita, pedra-da-lua, opala.
Planeta – Lua, Vênus.
Signo – Câncer, Touro, Libra.
Aroma – Rosa.

QUINTO CHAKRA – LARÍNGEO (VISHUDDHA)

Localização – pescoço, voz, na altura da garganta ou da nuca, local em que os ossos da clavícula se encontram, Laringe.
Glândulas – tiróide e paratiróide.
Cor – azul, azul-celeste, turquesa, prateado, verde e azul claro.
Características – Aumenta a expressão verbal, ameniza a dor de cabeça, acalma a febre, comunicação, expressão, harmonia nas áreas material, emocional e mental, capacidade de verbalização e expresso da verdade. Lucidez e expansão. Ajuda a contactar com a intuição e inspiração.
Área física – No meio da garganta, tiróide, nervos, ouvidos, músculos tensos nestas áreas, paratiróide.
Pedras – Turquesa, todas as pedras de tom azul ou cristal branco biterminado (de duas pontas), água marinha, turmalina azul, sílica-gema, crisocola, celestita (celestina), amazonita, ágata azul rendada.
Planeta – Mercúrio, Urano.
Signo – Virgem, Gêmeos, Aquário.
Aroma – Eucalipto.

SEXTO CHAKRA – FRONTAL ou 3º OLHO (AJNA)

Localização – terceiro olho, entre as sobrancelhas, testa.
Cor – violeta, azul, branca, índigo, roxo.
Características – Supera a dor física, liga o homem à espiritualidade, acalma a mente, ver com clareza mental e espiritual, intuição, contato com energias do campo astral, clarividência, harmonia entre o ser humano e o ser superior, estado mental equilibrado, devoção. Desbloqueia o terceiro olho, solta velhos padrões de pensamento e melhora a concentração.
Área física – glândula pituitária, cérebro, ouvido, olhos, nariz, centros cerebrais superiores.
Pedras – Ametista, turmalina, fluorita, cianita, lápis-lazúli, sodalita, água-marinha, azurita, safira, sugilita.
Planeta – Júpiter, Netuno.
Signo – Sagitário, Peixes.
Aroma – Menta e Jasmim.

SÉTIMO CHAKRA – CORONÁRIO (SAHASRATA)Sahasrara: Coronário (7º)

Localização – coroa ou coronário, parte superior central da cabeça, centros cerebrais mais elevados, localizado no topo da cabeça.
Cor – Branca, violeta, dourada, límpido.
Características – Equilíbrio e iluminação, favorece a clareza em geral, compreende todo o espectro das cores, fortalece o corpo e a mente como um todo, realização total, consciência plena, total sintonia com as energias cósmicas, perfeita plenitude, espiritualização e iluminação, unidade com Deus, paz e sabedoria.
Área física – cérebro, sistema nervoso, glândula pineal, cegueira, caspa, enxaqueca, aliviar tensão, relaxar.
Pedras – Quartzo branco, cristais de quartzo, pérola, calcita, ametista, quartzo branco ou fumê rutilados – o branco diretamente sobre o chakra e o fumê deve ser colocado no ambiente ou na mão, sempre abaixo da cintura. Trabalhar em conjunto com as cores amarela, laranja, preta ou fumê, diamante, selenita, topázio verde, heliodoro.
Aroma – Lótus e Mirra.

CHAKRA DO PÉ

Localização – na planta dos pés, bem no meio, são chakras de base.
Cor – preta ou fumê.
Características – realidade terrena, compreensão da vida, provoca segurança.
Pedras – turmalina negra, quartzo fumê.

CHAKRA DA MÃO

Localização – nas palmas das mãos.
Cor – branca.
Características – instrumento de energização, dando o poder de retirar, colocar e fazer circular.
Pedras – quartzo branco.

volta ao topo

CORES

A imagem abaixo mostra o círculo cromático, no qual percebemos que o amarelo, o amarelo alaranjado e o laranja são cores harmônicas. O vermelho, magenta e violeta também conferem harmonia. Já as cores contrastantes são aquelas que usam uma cor e a sua complementar, cuja combinação faz com que as duas cores fiquem enfatizadas e vívidas. Exemplos: vermelha + verde, azul + laranja, amarela + violeta ou roxo (porque o amarelo é a cor mais distante, por isso de maior contraste com o roxo e sua cor complementar).

Copyright (direitos e crédito da imagem): Jurema Sampaio.

Nota: Em 16/09/2013 recebi o seguinte e-mail de Ju Sampaio / Jurema L. F. Sampaio (ju.sampaio @ gmail.com). Assunto: uso indevido de imagem. Esta imagem do círculo cromático é de minha autoria, Jurema Sampaio, tenho o original dela, em vetorial, pois fiz para uma apostila de minhas aulas, para meus alunos, e não autorizei o uso. Por favor, coloque o crédito correto ou retire a imagem. Obrigada, Profa. Jurema Sampaio (jurema-sampaio.pro.br). | 16/09/2013: Por favor, professora Jurema Sampaio queira me desculpar pelo transtorno que te causei... Não foi a intenção. Quando peguei esta imagem da internet não havia crédito; mas foi do blog (profanandaschultz.blogspot.com.br/2010/09/as-cores.html), cujo arquivo era em GIF e tinha outro nome... Então transformei o arquivo em JPG (que acho melhor para publicar no site) e mudei o nome. Já está no ar com o devido crédito. Professora Jurema Sampaio muito obrigado por me permitir usar a imagem – bem conveniente para ilustrar a página em questão. Atenciosamente, fotógrafo Sérgio Sakall. | 16/09/2013: Olá, Não há necessidades de desculpas, ok? Não me importo que as imagens sejam usadas, só gosto que meu trabalho seja respeitado. Obrigada por atender ao meu pedido, []’s Jurema.

Nota: O Color Block é o uso de cores em bloco em uma mesma composição, geralmente cores bem vibrantes; só cores primárias: amarela, azul e vermelha (tríade de contrastes perfeitos), ou só secundárias: laranja e verde ou verde e violeta, por exemplo, é completamente Miró, cuja combinação é moderna e alegre.

AMARELA (abre os caminhos e traz alegria; desperta os poderes mentais)
Cor do ouro, simboliza riqueza, bens materiais, dinheiro, realeza e sabedoria, também se relaciona ao Sol e a luz, vida, alegria, força, glória, entusiasmo, luminosidade, mentalidade, poder e o vigor da mente. Estimula a inteligência e o lado racional. É usada para: dificuldades digestivas, gases, alergia alimentar, fígado, diabetes, hipoglicemia, exaustão mental, tristeza, dificuldades respiratórias, relaxamento, autoconfiança, equilíbrio, atrair riqueza, tratar de negócios, resolver relacionamentos, aprendizado, não levar em conta as opiniões dos outros, medos. Não é usada para: pessoas com excesso de ego, autoritárias, impositivas, superioridade, perfeccionismo. Estimulante, intelecto, criatividade, saúde, confiança, estudos, vocação, inteligência, afasta mal humor e pensamentos negativos, usar quando precisar raciocinar, em uma prova escolar, intestino, depressão, desespero, pele, melancolia, planeta sol, alimentos: gema de ovo, manteiga, abacaxi, limão, banana e melão. Produtos antifadiga, são estrategicamente, apresentados em amarelo ou laranja em suas embalagens. Óleo de sândalo ou de neroli (flores verdes da laranja amarga).

AMARELA CLARA
Energia fortificante que atua nos nervos, músculos e tecidos, além de ajudar na desintegração de pedras e formações arenosas.

AMARELA ESCURA OU INTENSA
É um tônico poderoso que vibra nos tecidos de maior sensibilidade, os ouvidos por exemplo.

ARCO-ÍRIS
Simboliza a união entre o céu e a terra. Na mitologia grega associava-se a Íris, mensageira dos Deuses.

AZUL (sorte e prosperidade nos negócios e no trabalho)
Cor do céu e da água, representa a pureza, a transparência, a paz, a harmonia, a verdade e a fidelidade, inspiração, tranquilidade, compreensão, espiritualidade, serenidade, esperança, devoção, calma, intuição, sinceridade, amor pelas obras de Deus e piedade. Seu sentido negativo é a frieza. É usada para: lucidez, clareza espiritual, problemas de garganta e ouvido, inflamações, queimaduras, irritações de pele, febre, stress, problemas de dente e gengiva, azias e irritações digestivas, nervosismo, dor nas costas, hemorróidas, pressão alta causada por tensão, infecção vaginal, agressividade, excitação, violência. Não é usada para: paralisias, má circulação, desânimo, cansaço físico, falta de ativação, fortes resfriados. Relaxante, sabedoria, poder oculto, meditação, verdade, tranquilidade, dinheiro, problemas de visão, audição, paladar e olfato, infecções, dor de cabeça, vômitos, quando estiver com febre usar um cobertor azul, usar lençol azul pois é relaxante, quando estiver com insônia usar uma lâmpada azul no abajur, planeta Júpiter, alimentos: peixe, vitela, aspargos e batatas. Óleo essencial de rosa ou de laranja, para a pele irritada ou avermelhada, é também descongestionante.

AZUL CLARA
Energia equilibradora, regeneradora e calmante, que vibra nos sistemas nervoso e muscular da pele. Pacientes excitados precisam de ambientes forrados de azul e violeta, cores que esfriam e relaxam.

AZUL ESCURA
Como recurso terapêutico esta cor é eficiente para a lubrificação das articulações, assim como do aparelho digestivo.

BRANCA (traz paz de espírito e afasta as energias negativas)
É a cor da pureza, da luminosidade, da perfeição, limpeza, inocência, estado de graça e da paz. Ela não tem contra indicações, serve para tudo principalmente como equilibradora de energia, pode ser usada valendo por qualquer outra cor. Deve-se trabalhar em conjunto com amarela, laranja, fumê, ou preta. É usada para: olheiras, caspa, enxaqueca, medo, tensão, relaxamento, ensinar a humildade, atrair energia cósmica. Espiritualidade, aquisições elevadas, sinceridade, harmonia, para que o homem possa conquistar seu aperfeiçoamento, planeta lua.

CINZA
Simboliza a morte (a cinza é tudo o que resta de algo que não existe mais), mas também representa a ressurreição, a purificação e a penitência. Também representa o equilíbrio entre o consciente e o inconsciente. Traz maturidade e sensatez, planeta Saturno.

DOURADA
Proteção invisível, atrai influências superiores.

FUMÊ
É usada para: concretização, de por o pé na terra, dá afinidade com a função de enraizamento, para dissolver bloqueios soltando o emocional por trás das áreas doloridas. Não é usada para: pessoas que estão todo o tempo com o pé no chão, voltadas para matéria e excessivamente sexualizadas.

ÍNDIGO
A função coagulante se destaca, sua área de vibração é a corrente sanguínea.

LARANJA (traz bons fuídos a tudo o que se relaciona a emprego)
Energizador, regenerador de fraquezas ósseas e traumatismos musculares. Confere cura, vitalidade, alegria, criatividade e liberação de inibições e condicionamentos passados. É usada para: doenças de rins, intestino preso, espasmos musculares na área, falta de leite materno, desânimo, problemas menstruais e de ovários, alergias de fundo emocional, repressão e inibição, timidez, sensibilidade excessiva, ressentimentos guardados, auto-negação, emoções engolidas, culpas não digeridas, problemas sexuais, gases. Não é usada para: excesso de sexualidade e energia, sexualidade distorcida, agressividade, egocentrismo, ambição, explosões emocionais. Excitante, age como pacificador, favorecendo a harmonia com outras pessoas, vida, alegria, força, entusiasmo, sucesso, usada para conseguir um emprego, ou ajudar, a influenciar a pessoa com quem terá a entrevista, combate o pessimismo, aumenta a sensualidade e o otimismo, planeta sol, alimentos: abóbora, cenoura, pêssego, damasco, milho, manga e laranja. Óleo de tangerina ou de limão, para o busto.

LAVANDA
Representa a espiritualidade, pureza, proteção, calma, delicadeza e a natureza.

LILÁS
Pormove proteção e limpeza do ambiente, confere ambém transmutação e transformação de carmas. É uma cor completa.

MARROM
Representa solidariedade, praticidade, solidez e certeza, mantem as pessoas com os pés nos chão, atrai os elementais.

PRETA
Faz iluminar o subconsciente, o nosso lado negro, fortifica as boas ideias que estão por nascer. É a fonte de tudo, é como o útero que guarda tudo o que está para nascer em nossas vidas. Significa proteção e transformação, é a cor do isolamento do homem no mundo, no sentido de alcançar a elevação espiritual. Em seu sentido negativo, está associado à morte, à escuridão, ao vazio, a tristeza e ao luto. É usada para: angústia, medo, falta de pé no chão, dificuldades de concretização, transformação de energias negativas em positivas, proteção, dissolver bloqueios, inveja, ciúmes, ressentimentos, limpar ambientes, combater medos, pesadelos, visões, ativar o instinto de sobreviver, reduzir neuroses e harmonizar problemas de fígado. Não é usada para: pessoas que estão todo o tempo com os pés no chão, pessoas muito voltadas para a matéria e pessoas excessivamente sexualizadas.

PÚRPURA
Representa luxo, poder, idealismo, personalidade e ambição, dignidade, força, espiritualidade, capacidade psíquica superior.

PRATEADA
Remove as forças negativas, abre as portas do plano astral e espiritual e funciona também como transformador.

ROSA (harmoniza as questões amorosas e afetivas entre casais/pessoas)
É sempre apontada como um símbolo positivo, de pureza, amor, harmonia, romance e é o símbolo das associações complexas. Eleva a vibração do amor e ao mesmo tempo, suaviza e acalma. Confere amor incondicional, beleza, graça, harmonização e moralidade. É usada para: problemas físicos e emocionais relacionados com o coração, raiva, amor próprio, acalmar, paz e harmonia interna e externa, purgar as mágoas, perdoar, consolar. Não tem contra-indicações, beleza, moralidade, artes em geral, música, planeta Vênus.

ROSA CLARA
Energia aceleradora e eliminadora de impurezas com foco na corrente sanguínea. Óleo de sálvia.

ROSA ESCURA
É poderoso cauterizador e desobstruidor.

RUBI
Confere dinamismo, força, coragem, vontade de ir à luta, proteção divina e sempre que tiver urgência. Só não se deve usar para um doente, pois a cor é excitante. Planeta regente: Marte.

VERDE (símbolo da tranquilidade e do equilíbrio)
Associa-se a natureza, ao frescor e a vida, representa também a esperança, a iluminação, calma, bucolismo, imortalidade, juventude eterna, florescência, estabilidade, prazer, germinação, produção de alegria, abundância, fertilidade, equilíbrio, vida, sabedoria dos mestres espirituais, verdade, saúde, cura, energização, lucidez, memória fértil e fertilidade. É usada para: pressão alta ou baixa, fadiga, dificuldade de respiração, insônia, paranoia, câncer, ajudam a rejuvenescer, acaba com a auto-piedade, com a indecisão e o medo de ser ferido. Não tem contra-indicação, calmante, energia natural, age como sedativo, ótimo para a saúde em geral, irritações, também pode ser usado no lençol, planeta Vênus, alimentos: legumes verdes, saladas, ervilhas, espinafre. Óleo de cânfora, eucalipto ou tomilho, para acne.

VERDE CLARA
Anti-séptico, anti-inflamatório, relaxante e como energia reparadora nas artérias, veias, nervos, músculos e aparelho digestivo.

VERDE ESCURA
É um agente anti-infeccioso, com atuação na estrutura óssea.

VERMELHA (simboliza a vitalidade; combate as enfermidades)
Representa a vida, ativa as emoções e os impulsos sexuais, dá uma força à coragem e ao sucesso. Por lembrar o fogo e o sangue é a cor da ação, da energia vital, defesa contra ataques. Está também relacionada a sexualidade, as paixões, a destruição e o ódio. Também representa a vida física, energia, geração, criação, emoções fortes e incontroláveis, sexi por natureza, fogo transbordante, calor e vivacidade, coragem, vigor, amor e exuberância, dinamismo, estímulo e entusiasmo. É usada para: depressão, medo, fraqueza, falta de energia, pressão baixa, pele fraca, infertilidade, fraqueza pós parto, anemia, má circulação, impotência, fraqueza de menopausa (alternar com azul por causa dos calores típicos nesta fase), falta de menstruação, falta de agressividade e de iniciativa. Não é usada para: doenças nervosas, agitações, hiperatividade, febre, úlceras, pressão alta, inflamações, rubores da face, sexualidade excessiva, egoísmo e agressividade, energizante, estimula o espírito para provas físicas, força, levanta o astral, dá sensação de poder e autoconfiança, não é usado para doentes, resfriados, asma, temores de frio, planeta marte, alimentos: figo, ameixa, cereja, rabanete, beterraba, carne, pimentão vermelho, tomate e uva. Óleo de vetiver, para celulite. Deprimidos se recuperam com mais velocidade em quartos vermelhos. Ambientes vermelhos podem causar um aumento de 17% nas pulsações cardíacas.

VIOLETA (transmuta energias negativas em positivas)
Representa o equilíbrio, a espiritualidade, a fidelidade, a evolução, o crescimento espiritual, a luz, paz, cura, a transmutação, compaixão, liberdade e amor. É o sétimo raio e proporciona a cura espiritual. Lembra também a simplicidade. É usada para: dores, diarreias, exaustão psíquica, autoritarismo, orgulho excessivo, egoísmo, apego ao material, falta de clareza mental, proteção, regeneração, perfeito equilíbrio. Cauterizadora e bactericida, atua nos processos inflamatórios e nas infecções. Não é usada para: depressão, esquizofrenia, excesso de misticismo e religiosidade, excesso de ingenuidade ou credulidade. Obs. Equilibrar com laranja, preto ou fumê, desperta a intuição, cura espiritual, transcendência, é a cor da transmutação do negativo para o positivo, elimina o ódio, a irritabilidade, as ações violentas, também pode-se usar no lençol, alimentos: uva preta, amora preta, beringela e castanha. Óleo de gerânio, para pele ressecada.

volta ao topo

Reforma do apartamento...

Borderô de Compras: Para as paredes e teto de todo apartamento foram utilizadas 4 latas de massa corrida 18 litros Suvinil, 1 galão de massa corrida acrílica Suvinil, 10 unidades de lixa para massa 080, 50 lixas de parede 220 Norton, 1 lata de selador acrílico 18 litros Suvinil, 3 rolos anti-respingo 23 cm Tigre, 1 garfo para rolo 23 cm Atlas, 1 pincel (trincha dupla) de 2 polegadas Atlas, 2 pinceis (trincha dupla) de 1½ Atlas, 1 vassoura bola de pelo...

Produto Sherwin-Williams Brasil (www.sherwin-williams.com.br):
Sistema Color – Suas Cores: Fundamentally Neutral (linha de tons neutros do quente ao frio) | Base W-Color Acrílico Metalatex e Corante Color Tricorn Black (SW 6258) | Cor: Preto | Quantidade: 1 galão (preto acetinado no teto rebaixado de gesso e nas sancas)

Produtos Suvinil (www.suvinil.com.br) SelfColor: Todas as cores das tintas foram preparadas na hora da compra. Embalagens: ¼ galão ou latinha (810 ml), galão (3,6 litros) e lata (18 L). Famílias de Cores utilizadas: Verdes, Azuis e Violetas. As principais cores frias (verde, azul e violeta) são estáticas e favorecem o descanso, ainda são capazes de transformar a decoração, deixando os ambientes mais serenos e frescos. Cores utilizadas (mostradas abaixo, respectivamente):

Acrílico Premium Fosco | Cor: Martim-Pescador P327 | Quantidade: 1 galão (turquesa no teto: sala de jantar, cozinha e área de circulação)
Acrílico Premium Toque de Seda (acetinado) | Cor: Capim-Cidreira D046 | Quantidade: 1 galão (verde claro na parede do sofá)
Acrílico Premium Toque de Seda (acetinado) | Cor: Azul Royal E339 | Quantidade: 2 latinhas de ¼ (azul na parede da porta)
Acrílico Premium Toque de Seda (acetinado) | Cor: Cardo D088 | Quantidade: 1 galão (violeta nas paredes da janela e da TV)
Acrílico Premium Toque de Seda (acetinado) | Cor: Flor de Gerânio D354 | Quantidade: 1 galão (violeta + claro nas paredes da janela e da TV)

Azuis que eu gosto: azul royal, azul petróleo, azul marinho e azul cobalto (que misturado ao branco faz lembrar os países mediterrâneos); também aquele azul de jeans ou dos azulejos de Athos Bulcão... Teto em azul turquesa, mas não em azul piscina, azul celeste ou azul bebê – cores que não gosto. Nota: O detalhe do revestimento cerâmico na parede sobre a bancada da cozinha preta tem tons de azul escuro.

Conclusões: Foi recomendada a tinta fosca para o teto porque dá sensação de profundidade, além de não ressaltar supostas imperfeições na alvenaria. Adoramos o acabamento fosco, também a cor Capim-Cidreira: mais do que aprovado. A meu pedido um teste foi feito na parede da porta com a cor Azul Royal, pois eu desconfiava de que ela ficaria mais escura do que o desejado... Aconteceu como previsto. Então inventamos uma mistura para não perder o material e a cor ficar mais clara: juntamos uma medida de latinha de branco nas duas latinhas de Azul Royal; daí sim, gostamos do resultado. Aconteceu pior com as paredes da janela e da TV depois que elas foram pintadas de Cardo porque essa cor que escolhemos não satisfez completamente, pois no catálogo ela aparenta ser mais viva... Portanto decidimos mudar e compramos a cor Flor de Gerânio.

Fato inusitado aconteceu quando eu escolhia cor no catálogo de cores da Suvinil: dei de cara com uma cor chamada Girafa... Não tive dúvida, obviamente uma das paredes do quarto da coleção de girafas já estava escolhida... rs

Cores utilizadas em outros cômodos (mostradas abaixo, respectivamente):
Acrílico Premium Toque de Seda (acetinado) | Famílias de Cores: Amarelos | Cor: Girafa E027 | Quantidade: 1 latinha de ¼ (amarelo na parede da janela do quarto da coleção)
Acrílico Premium Fosco | Famílias de Cores: Marrons e Neutros | Cor: Branco Neve (Cores Prontas) /// 1 lata latex PVA | Quantidade: 1 lata (dormitórios)..........
Acrílico Premium Toque de Seda (acetinado) | Famílias de Cores: Azuis | Cor: Prata Pura B011 | Quantidade: 1 latinha de ¼? (cinza + claro na cozinha)
Acrílico contra Microfissuras, Película protetora 100% elástica (emborrachado super lavável acetinado) | Famílias de Cores: Marrons e Neutros | Cor: Barra de Ferro J163 | Quantidade: 1 galão (cinza + escuro na lavanderia para dar impressão de profundidade...)

Entrada principal !
Última atualização: 17/09/2013.
volta ao topo

DIVERSOS MAPA DE GIRAFAMANIA
DIVERSOS