This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

NUMEROLOGIA

Primeiramente é fato dizer que existem várias formas de obter a Numerologia. Assim como é verdade que os números são considerados como símbolos bastante significativos por quase todas as civilizações, geralmente representam a ordem, a harmonia cósmica e a perfeição universal. Entretanto, dependendo da fonte, os números têm significados diferentes.

Desde a Numerologia mais simples (aquela em que cada letra equivale a um número) até a mais complexa (que exige cálculos distintos) cabe a cada um de nós escolher e, claro, acreditar... Nesta página são mostradas três Numerologias diferentes (identificadas por algarismos romanos), que nada tem a ver uma com a outra em sua maneira de fazer; entretanto o resultado de qualquer uma delas pode ser interpretado com o significado de cada número.

Porque qualquer uma delas nos ensina a interpretar os significados ocultos dos algarismos que nos acompanham desde o nascimento, revelando muito sobre o futuro, a felicidade e o sucesso pessoal de cada um de nós. Com a sua ajuda, dizem os especialistas, pode-se até mesmo descobrir qual a melhor data para marcar um casamento, ou um período mais favorável para uma mudança de profissão, ela permite que se conheçam nossos dias de sorte, para o jogo ou para o amor.


I

TABELA DO VALOR NUMÉRICO PARA CADA LETRA

1 2 3 4 5 6 7 8 9
A B C D E F G H I
J K L M N O P Q R
S T U V W X Y Z  

Escreva seu nome completo e relacione os números para cada letra (tabela acima). Exemplo:

S É R G I O   E D U A R D O   S A K A L L
1 5 9 7 9 6   5 4 3 1 9 4 6   1 1 2 1 3 3

O resultado das somas não deve ultrapassar mais de 1 algarismo, a não ser que você obtenha os números 11, 22 e 33, considerados mestres e com uma significação própria.

Para se obter o número da Missão ou Lição de Vida, que significa orientações para realizar seu Destino, basta somar a data do seu nascimento. Exemplo: 2+8+1964 = 30 = 3.

A numerologia também nos revela qual o maior desafio que teremos na vida e para chegar ao algarismo do Desafio Pessoal, você deve achar a diferença entre os números do dia e do mês, e depois entre o dia e o ano da data do seu nascimento. Depois subtraia os dois resultados (3).

As fases de nossa existência são divididas em etapas ou Pináculos. Eles simbolizam uma bateria de testes pelos quais devemos passar em diferentes períodos da vida. Os cálculos para descobrir os Pináculos são feitos através das somas dos números da data de nascimento. Somando o dia e o mês, você chega ao número do Primeiro Pináculo. Com a soma do dia e ano surge o número do Segundo Pináculo. A soma do primeiro e do segundo pináculos leva ao Terceiro Pináculo. Para chegar ao Quarto Pináculo some o mês e o ano. Veja o exemplo:

DIA MÊS ANO  
02 08 1964  
2 8 20 (2 + 0 = 2)
Primeiro Pináculo: dia + mês (2 + 8) = 10 = 1
Segundo Pináculo: dia + ano (2 + 2) = 4
Terceiro Pináculo: 1 + 4 = 5
Quarto Pináculo: mês + ano (8 + 2) = 10 = 1

Antes de ler o significado de cada pináculo você precisa conhecer a idade com que viverá cada um deles. Para se chegar à idade do Primeiro Pináculo, subtraia o número da sua Lição de Vida do número 36 (sempre ele), o resultado vai dar o número de anos que você vai viver seu Primeiro Pináculo (33 anos).

Para saber quando termina o Segundo Pináculo, soma-se o número 9 (sempre ele) com o resultado acima encontrado, ou seja, com a idade em que ele se inicia (33 + 9 = 42 anos).

Para encontrar o período do Terceiro Pináculo, soma-se a idade com que ele se inicia com o número 9 (sempre ele). O número encontrado vai dizer que até esta idade você vai viver seu Terceiro Pináculo e a partir daí, desta idade, até o final da vida, você vai viver o Quarto Pináculo (42 + 9 = 51 anos).

Previsões:
Além de orientar você no processo do autoconhecimento, a numerologia pode ainda fazer prognósticos para os dias, meses e anos futuros de sua vida. Essas previsões são chamadas de Ano Pessoal, Mês Pessoal e Dia Pessoal, e devem ser calculadas nessa ordem:
Para se chegar ao número do Ano Pessoal (que começa a partir da data de seu nascimento), some o dia e o mês de seu aniversário com o ano em questão. O número encontrado orientará você todo Ano Pessoal.
Para se chegar ao número do Mês Pessoal, soma-se o número do Ano Pessoal com o número correspondente ao mês de seu interesse: (janeiro = 1, fevereiro = 2) e assim por diante. Observação: Lembre-se de que o mês do aniversário é para a pessoa o primeiro mês do ano.
Agora, para calcular o número do seu Dia Pessoal, some o dia da sua escolha, com o número do seu Mês Pessoal.

Número Poderoso:
Após uma certa idade cada pessoa recebe um Número Poderoso e este número é como um presente que nos acompanha durante toda vida, geralmente ele aparece no final do Primeiro Pináculo. E para encontrá-lo soma-se o algarismo do Destino Pessoal com a Lição de Vida.

Dívidas Passadas:
Seria interessante prestar atenção aos números que faltam no seu nome, através das letras ausentes. Você poderá suprir essas faltas e melhorar sua vida, uma vez que cada número corresponde a uma qualidade, usando as cores e pedras que se associam a esses números.
volta ao topo


1
Idealidade: Ambição, dinamismo, determinação, extremamente independente e criativo, muita iniciativa, inteligente, tendências ao egoísmo, uma pessoa exigente consigo mesma, perfeccionista, inflexível: se acha a “dona da verdade”, tende a ser teimosa.
Expressão: Original, autoritária, pessoa séria, é vista de forma bastante responsável, pode ser antipático.
Destino: Vencer propagando suas ideias, auto suficiente, desbravador, tem muita iniciativa, é sempre um líder, inovador, corajoso, mas ao mesmo tempo, agressivo e impulsivo.
Lição de Vida: Conheça seus limites e tenha paciência em todas as situações.
Desafio: Desenvolva a força de vontade.
Pináculo: Esta fase obriga você a manter-se sobre seus próprios pés, dependendo apenas de si mesmo para chegar ao sucesso. Pode ser um período difícil, mas promete grandes oportunidades.
Ano Pessoal: É neste ano que você começa a traçar as diretrizes para os próximos nove anos. Pese muito bem os seus planos e vá em frente com determinação. Esta não é uma época de associações, mas de mudanças.
Mês Pessoal: Tome iniciativas e esteja aberto a novos planos e conquistas. Todas as realizações começadas aqui serão favoráveis, mas só terão frutos mais tarde.
Dia Pessoal: Todas as coisas novas estão favorecidas hoje. Não tema as mudanças.
Número Poderoso: Ativo e corajoso, intolerante, exibicionista, egoísta e orgulhoso.
Ausência do Número 1: Falta de ambição e criatividade, deve haver um esforço contra a tendência ao egoísmo e a preguiça. Tem que desenvolver ser pioneiro e criativo.
Cor: vermelha. Planeta: Sol. Pedra: rubi. Aroma: morango.

2
Idealidade: Compreensão e necessidade de união, pessoa submissa. É estática, fica esperando as coisas caírem do céu. Não consegue viver só. As vezes é uma pessoa “chorona” e dependente.
Expressão: Grande amiga e colaboradora, vista de forma doce e meiga. Mas também aparenta uma pessoa frágil, passiva, dependente.
Destino: Cultivar harmonia nos relacionamentos sociais e afetivos, pouca iniciativa, muito dependente, não faz nada sem consultar alguém em quem confie.
Lição de Vida: Não se deixe influenciar pelos outros. Mantenha-se em seu caminho.
Desafio: Aprenda a confiar em si mesmo.
Pináculo: Você estará muito sensível neste momento da vida, mas evite demonstrar seus sentimentos. Podem surgir dificuldades em qualquer tipo de associações.
Ano Pessoal: Um bom ano para todos os tipos de associações. Seja paciente e tenha calma, esperando que as oportunidades venham até você quando chegar o momento. A fase também aconselha a analisar as lições do passado.
Mês Pessoal Um contato maior com a natureza poderá recarregar todas as suas energias neste mês. Aproveite para descansar ao máximo e não rejeite convites, já que o mês promete contatos interessantes.
Dia Pessoal: O dia convida você à calma e à quietude. Mantenha-se sob controle.
Número Poderoso: Passivo, receptivo, delicado, retrógrado, compreensivo e intuitivo.
Ausência do Número 2: Significa falta de preocupação com os outros. Pouco equilíbrio e diplomacia. Seja diplomata e adaptável.
Cor: laranja. Planeta: Lua. Pedra: pedra-da-lua. Aroma: flor da laranjeira.

3
Idealidade: Criatividade, boa comunicação, alegre, vai sempre buscar expansão em sua vida. Tem também grande tendência a uma distorção de valores.
Expressão: Sabe entreter e estimular todos, alegre, extrovertido. Passa uma imagem de expansão, crescimento e alto astral.
Destino: Ganhar reconhecimento, tanto profissional quanto social, capacidade enorme de se expandir, tanto no aspecto material como no emocional. Supera os problemas de saúde melhor que qualquer outro.
Lição de Vida: Desenvolva sua responsabilidade.
Desafio: Não disperse seus talentos.
Pináculo: Aproveite este período de boas ideias e desenvolva sua capacidade criadora. Mas mantenha as emoções sob controle. Bom para finanças.
Ano Pessoal: Este ano é o ano da preguiça e de poucas responsabilidades de peso. Uma ótima época para férias prolongadas ou para a prática de algum hobby artístico. Aproveite.
Mês Pessoal: A seriedade não faz parte destes dias. É tempo de curtir os bons amigos e usar a sua capacidade de expressão para atividades artísticas. Vá ao teatro e leia bons livros.
Dia Pessoal: Sorria, cante e seja otimista e procure esticar o bom astral de hoje para os outros dias do mês.
Número Poderoso: Autoconfiante, otimista, alegre, cheio de sorte, convencido e bem sucedido.
Ausência do Número 3: Falta tranquilidade e segurança pessoal. Pouca capacidade de comunicação. Ser mais otimista e social.
Cor: amarela. Planeta: Vênus e Júpiter. Pedra: topázio. Aroma: Pêssego.

4
Idealidade: Seriedade, estabilidade, observação, teimosia, tem dificuldades em atingir seus horizontes, vivendo assim, bastante limitada. Uma pessoa organizada, cooperativa e que se dedica muito ao trabalho.
Expressão: Paciente e dedicada ao trabalho, vista como uma pessoa séria, por outro lado, parece alienada aos problemas dos outros e desinteressada.
Destino: Ter estabilidade, principalmente na área econômica, as vezes tudo para essa pessoa é muito difícil. Se empenha muito, consegue pouco. Meticulosa, crítica, se preocupa demais com pequenos detalhes e acaba não aproveitando as coisas boas da vida.
Lição de Vida: Não desanime diante das obrigações, sempre numerosas para você.
Desafio: Não se entregue a preguiça.
Pináculo: A fase é de muito trabalho para solidificar os alicerces onde se baseará o futuro. Poupe dinheiro e organize detalhadamente as ideias.
Ano Pessoal: Chegou o tempo de se voltar ao trabalho com energia. Este ano tem tudo para ser produtivo. Fique longe da ociosidade e faça da disciplina uma regra. Lembre-se de que as recompensas serão proporcionais ao seu esforço.
Mês Pessoal: Organize-se e ponha as ideias em prática. O mês é de trabalho duro.
Dia Pessoal: Fique atento a todos os detalhes das suas atividades. Este dia promete muito trabalho.
Número Poderoso: Metódico, obstinado, responsável, detalhista, pedante, pouco criativo, trabalhador, sem sorte.
Ausência do Número 4: Falta organização e dedicação ao trabalho. Pouca paciência. Qualidades: trabalhador e organizador.
Cor: verde. Planeta: Saturno. Pedra: esmeralda. Aroma: maça verde.

5
Idealidade: Liberdade, curiosidade, risonha, carismática, superficial (só esquenta a cabeça em casos extremos), ciumenta. Comportamento repletos de altos e baixos.
Expressão: Comunicativa e superficial, passa uma visão carismática. Pode ser uma “mosca morta”, ter uma aparência péssima, mesmo assim será considerada extremamente sedutora.
Destino: Viver aventuras e novas experiências, não para em emprego, despreocupado, bagunceiro, quer curtir a vida, busca constantemente o prazer, tem grandes tendências a vícios, como drogas e bebidas.
Lição de Vida: Olhe mais para sua vida interior e não vá atrás de modismos.
Desafio: Aprenda a se desprender das coisas.
Pináculo: Este período traz um desejo intenso por modificações. Você deverá passar por várias inquietações e dúvidas. O progresso é garantido.
Ano Pessoal: Ano de mudanças, saia da rotina e invista em novas experiências. Não tenha medo das novidades e não fique impaciente. Concentre-se em canalizar suas energias para pensamentos e atitudes positivas.
Mês Pessoal: O período promete crescimento e expansão. Pode ser que você seja promovido no trabalho.
Dia Pessoal: Ótimo dia para sair da rotina.
Número Poderoso: Versátil, aventureiro, nervoso, inconstante, sensual, pessimista, destrutivo, irresponsável.
Ausência do Número 5: Falta coragem para novas realizações. Conservadorismo exagerado. Qualidades: versátil e aventureiro.
Cor: azul. Planeta: Marte e Mercúrio. Pedra: água marinha. Aroma: erva-doce.

6
Idealidade: Simpatia, sensibilidade artística, hiper afetiva e extremamente emotiva. Tem ligação com artes, música, cultura. As vezes contestador e teimoso. Busca harmonia familiar.
Expressão: Romântica incurável, vista com ternura, as pessoas vão buscar no número 6 alguém em quem podem confiar e com quem possam desabafar. É o “ombro amigo”.
Destino: Dedicar-se à família, só consegue se estruturar se tiver harmonia, por essa razão, busca o equilíbrio o tempo todo. Capacidade de concretização excelente.
Lição de Vida: Cultive atitudes produtivas.
Desafio: Respeite a opinião alheia.
Pináculo: A ordem desta fase é o acúmulo de muitas responsabilidades, especialmente no lar. Mas os seus esforços serão recompensados, trazendo muita satisfação pessoal e até financeira. É o pináculo do casamento, das associações.
Ano Pessoal: O lar deverá ser o centro das atenções, receba amigos, mude a decoração da casa. Procure também trazer harmonia para o seu ritmo de vida e seja generoso com as pessoas que convivem com você.
Mês Pessoal: Tente dar o máximo de atenção aos assuntos de casa. Os amigos também precisarão de você,
Dia Pessoal: Ocupe-se mais com as coisas de casa e dedique atenção às pessoas que convivem com você.
Número Poderoso: Caseiro, organizado, amoroso, dedicado, conservador, ciumento, responsável.
Ausência do Número 6: Falta responsabilidade e ambição. Qualidades: responsável e harmonioso.
Cor: anil. Planeta: Júpiter e Vênus. Pedra: safira azul. Aroma: violeta.

7
Idealidade: Introversão, independência, analítico e observador. Busca o conhecimento o tempo todo. É porém dissimulado e depressivo. Muita inteligência.
Expressão: Criativo, seguro, uma pessoa vista de forma séria e introspectiva.
Destino: Desenvolver a espiritualidade e buscar conhecimento em tudo. Tem tendência a gostar de tudo o que está ligado ao esoterismo e a espiritualidade.
Lição de Vida: Seja íntegro e autêntico.
Desafio: Evite a melancolia.
Pináculo: Este período traz um interesse pelo desenvolvimento espiritual e pelo estudo das forças ocultas da natureza. É um momento de introspecção e provavelmente de falta de dinheiro.
Ano Pessoal: Este ano é todo do seu eu interior. O momento é de reflexão e auto análise para desenvolver suas qualidades espirituais e da sua personalidade. Faça algum curso esotérico e busque suas próprias respostas para a vida.
Mês Pessoal: Ótimo para os estudos em geral. Examine seus planos e investigue as coisas atentamente
Dia Pessoal: Evite o barulho e a agitação. Ache um tempo para ficar só e repensar nos seus planos e atitudes pessoais.
Número Poderoso: Introvertido, misterioso, inconstante, tímido e irracional.
Ausência do Número 7: Falta pensamento analítico e não leva em conta as inspirações interiores. Qualidades: aristocrata e sincero.
Cor: violeta. Planeta: Mercúrio e Netuno. Pedra: ametista. Aroma: uva.

8
Idealidade: Materialismo, orgulho, sensatez, consciência, desenvolve-se intelectualmente com muita facilidade. Consegue se estruturar muito bem. Chega entretanto, a ser prático demais e pouco afetuoso. Bem organizado.
Expressão: Franco, ambicioso, esnobe, passa uma imagem de que é superior aos outros. Muito ligado às coisas materiais.
Destino: Ter sucesso profissional e social, pode ter todas as dificuldades do mundo, mas vai fazer de tudo para ter seu próprio negócio. Empreendedor, voltado para o lado material da vida. Prático demais.
Lição de Vida: Esqueça o egoísmo.
Desafio: Tenha equilíbrio e seja sensato.
Pináculo: Esta é uma boa fase para os assuntos financeiros, mas exige coragem e esforço constante. Evite confiar em excesso nas pessoas que não conhece.
Ano Pessoal: Chegou a hora de trabalhar para as realizações materiais. Tudo que se refere ao dinheiro está favorecido este ano. É necessário que você tome as rédeas da vida e não espere que as conquistas caiam do céu.
Mês Pessoal: Mês dos negócios financeiros. No trabalho mostre eficiência e segurança, sem esquecer da diplomacia.
Dia Pessoal: Analise suas finanças e organize o trabalho numa rotina mais ágil.
Número Poderoso: Realista, enérgico, ambicioso, racional e introspectivo.
Ausência do Número 8: Falta bom senso e capacidade para lidar com o dinheiro. Qualidades: determinado e justo.
Cor: rosa. Planeta: Sol e Saturno. Pedra: diamante. Aroma: rosa.

9
Idealidade: Compaixão, otimismo, imediatismo, é considerado o “irmão de todo mundo” por ser extremamente solidário e humano. Apresenta porém, tendências à agressividade. É um ser mutável, mal consegue uma coisa e já está pensando em outra. Uma pessoa humanitária.
Expressão: Generosa, devotada, companheirismo, disposto a ajudar todo mundo, passa esta imagem, porém, pode ser a pessoa mais egoísta do mundo.
Destino: Transformar o mundo num lugar melhor e mais gostoso de se viver, consegue tudo o que quer, mesmo que seja com muito sacrifício. É muito preocupado com a humanidade, quer resolver os problemas de todo mundo.
Lição de Vida: Não tente alterar o caminho dos outros. Seja compreensivo.
Desafio: Seja compreensivo.
Pináculo: Se você aprendeu a não ser egoísta, este período será muito favorável. Do contrário ele promete tristezas. Podendo ser um divórcio, por exemplo.
Ano Pessoal: Livre-se do passado. Prepare o terreno para dar início a um novo ciclo de vida e lembre-se de que todo o começo significa o fim de algumas coisas. Não fique triste, pois as novidades serão bem melhores e poderão aparecer logo, saiba esperá-las com amor e com a mente aberta.
Mês Pessoal: Complete tudo o que foi começado e dê atenção aos outros.
Dia Pessoal: Simpatia e bom humor são vitais para hoje, exercite a solidariedade.
Número Poderoso: Grande capacidade mental e espiritual, aventureiro, otimista e generoso.
Ausência do Número 9: Falta interesse pelos outros. Qualidades: humanitário, líder nato.
Cor: ouro. Planeta: Marte. Pedra: opala. Aroma: mel.

11
Idealidade: Forte inspiração artística.
Expressão: Desatento e idealista.
Destino: Reduza-o 1+1=2, ler o número dois.
Lição de Vida: Viva com humildade, mesmo em meio o sucesso e a fama.
Pináculo: Nesta fase as pessoas estarão esperando muito de você. O pináculo promete fama e inspiração, mas fuja das tensões nervosas e da agitação mental.
Ano Pessoal: Faça o possível para ajustar os ideais à sua realidade de vida. Assim as oportunidades virão naturalmente até você, tenha fé.
Mês Pessoal: Sua atitude deve ser de compreensão e fé ilimitada nas próprias inspirações. Sua imaginação estará “a mil”.
Dia Pessoal: Deixe a sua intuição falar livremente, hoje não é um bom dia para preocupações materiais.
Falta do Número 11: Qualidades: idealista e paciente.
Cor: prata. Planeta: Netuno. Pedra: platina.

22
Idealidade: Espiritualidade.
Expressão: Talentoso, com grande poder de ação.
Destino: Reduza-o para 2+2=4, ler o número quatro.
Lição de Vida: Não esqueça seus ideais, porém seja racional com eles.
Pináculo: Materialismo e idealismo andam juntos, trazendo atividades grandiosas. As realizações devem estar voltadas aos fins humanitários, deixe o individualismo de fora.
Ano Pessoal: Seus projetos terão êxitos, desde que eles não virem apenas interesses pessoais, persiga os seus sonhos e pense grande.
Mês Pessoal: Concretize seus planos e sonhos, não tenha pensamentos limitados, pense grande e sem egoísmo.
Dia Pessoal: Se as suas ideias forem bem planejadas, dê andamento aos planos.
Ausência do Número 22: Qualidade: construtor, otimista.
Cor: vermelha e ouro. Planeta: Urano. Pedra: coral.

33
Idealidade: Reduza-o para 3+3=6, ler o número seis.
Destino: Reduza-o.
Lição de Vida: Defenda a justiça até mesmo nas situações sem importância.
Ano Pessoal: Este seu ano pessoal está totalmente voltado para os outros. Deixe o amor do seu coração vir à tona e seja tolerante e simpático. Dessa forma o ano tem tudo para ser gratificante.
Mês Pessoal: Este é um mês com influências espirituais fortes. Viva os seus ideais, mas não esqueça dos amigos que precisam do seu apoio.
Dia Pessoal: Aceite as tarefas de hoje com paciência.
Ausência do Número 33: Qualidades: caridoso e conselheiro.
Cor: azul celeste. Planeta: Plutão. Pedra: Lápis-lazúli.


II

CABALA HEBRAICA

É uma outra forma de Numerologia, cujo resultado também pode ser interpretado com o significado de cada número.

Valores das letras do alfabeto hebraico só é feito com o nome de batismo. O valor encontrado no nome – comanda a vida, e o valor encontrado no sobrenome – é um karma hereditário.

Atenção: Passe o mouse sobre as letras para saber qual é o número correspondente a cada uma delas.

A = 1 B = 2 C = 3 D = 4 E = 5 F = 6 G = 7 H = 8 I ou Y = 9 J ou K = 10 K ou J = 10 L = 20 M = 30 N = 40 O = 50 P = 60 Q = 70 R = 80 S = 90 T = 100 U, V ou W = 200 U, V ou W = 200 U, V ou W = 200 X = 300 Y ou I = 9 Z = 400

Exemplo:

S É R G I O E D U A R D O S A K A L L
9 5 8 7 9 5 5 4 2 1 8 4 5 9 1 1 1 2 2
0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
0
SÉRGIO EDUARDO = 595 = 19
SAKALL = 142 = 7
volta ao topo

III

RODA DE SÂMSARA – ÁRVORE DA VIDA – ÁRVORE DA SABEDORIA
ÁRVORE DA CIÊNCIA DO BEM E DO MAL

Esta Numerologia é mais complexa na maneira de fazer... Vou tentar explicar como formar os cálculos numéricos... Mas tenha em mente que os números deverão ser multiplicados, somados e reduzidos na maioria dos casos – sempre que a soma ultrapassar o número 22, pois a interpretação desta Numerologia segue os Arcanos Maiores do Tarôt.

Os elementos da Cabala são: 10 algarismos, 22 letras, 1 triângulo, 1 quadrado e 1 círculo.

Posições numéricas para a composição da árvore da vida, cujo resultado sempre terá 6 números para interpretação:

ADOT – simplesmente é o número da soma das letras que constituem o nome. Seu resultado significa tudo aquilo que foi determinado para cumprirmos em nossas vidas, desde que nascemos, ou seja, o nosso nome de destino, ou o carma hereditário.

● Cabeça – tudo que repetir 3 vezes ou mais de 3 vezes multiplica-se por 3 e soma-se. Quando não existir o número repetido 3 vezes, colocar o Adot nesta posição.
● Missão – tudo que repetir 2 vezes multiplica-se por 2 e soma-se.
● Coração – tudo que repetir uma vez deverá ser somado.
● Sexo – é a soma dos números que resultaram das posições: Cabeça, Missão e Coração.
● Clã ou Família – é a soma das quatro posições anteriores.

A primeira letra do nome equivale ao número 1, a segunda ao número 2 e assim por diante. Quando qualquer letra é repetida no nome, repete-se também seu número correspondente. Sempre da esquerda para direita.

S É R G I O E D U A R D O S A K A L L
1 2 3 4 5 6 2 7 8 9 3 7 6 1 9 10 9 11 11

No exemplo acima, o nome tem 19 letras, portanto o número 19 é colocado na posição Adot e interpretado conforme seu significado.
No modelo, só há um número que repete 3 vezes: 9. Portanto 3 × 9 = 27, cujo resultado ultrapassa o número 22, então se reduz assim: 2 + 7 = 9.
Neste caso os números que repetem 2 vezes são: 1, 2, 3, 6 e 7, cujo resultado é 60, portanto 6.
Os demais números que aparecem apenas uma vez são somados (4 + 5 + 8 + 10 = 27), cujo resultado é reduzido: 2 + 7 = 9.
No exemplo utilizado: Cabeça (9) + Missão (6) + Coração (9) = 24; portanto 6.
Cabeça (9) + Missão (6) + Coração (9) + Sexo (6) = 30 = 3.

Resultado final da citação utilizada para a interpretação das 6 posições: Adot (19), Cabeça (9), Missão (6), Coração (9), Sexo (6) e Clã (3). Ver números correspondentes na sequência abaixo... A dica para um maior autoconhecimento e melhor interpretação desta numerologia é relacionar os números resultantes com os Arcanos Maiores do Tarôt...

Observação: Ainda podemos obter um número a mais para interpretação: aquilo que a pessoa deverá “aprender” na vida. Esta posição, não considerada pela maioria dos numerologistas, é o último número que aparece no nome. No exemplo acima é o número 11, cuja interpretação deverá seguir o Arcano 11 do Tarôt: a Força.

1
Cabeça: muita astúcia, bom de conversa, tem lábia, inteligência, rapidez mental para estudo, criatividade, ingenuidade, dispersividade, ilusão, infantilidade, ativo, namorador,
veio para escolher. Conselho: pondere, pense antes de agir, não meta os pés pelas mãos, você é regido por Mercúrio ( que é a rapidez), primeiro tenho que saber o que quero, entrar em contato comigo mesmo, depois me relacionar com o mundo.
Missão: trabalhador, bom orador, muita expressão na área da comunicação, advogado, político, professor, jornalista, comerciante.
Coração: muitos amores. Conselho: namore bastante, fique livre, case somente mais tarde, aproveite as muitas amizades.
Sexo: muita criatividade, versatilidade, descontração, adora novidades.
Clã: agitado, festeiro, felicidade, ativo, funciona como líder e acelerador, vai de embalo.

2
Cabeça: rege a moral, não fala muito, sabe guardar segredos, é a iniciação feminina, é o número da união, inteligência, intuição, criatividade, ponderação, receptividade, atrai as pessoas, faz só o que gosta, se ama muito, as vezes manipuladora, sempre casa e não perde a individualidade, tem visão dos dois lados de tudo, tem dons paranormais, é secreta, não se abre, não se mistura, é seletiva.
Missão: muita intuição e inteligência, psicologia, medicina, preservação da família, cantora.
Coração: nunca deixar de usar a intuição, lua, pode ter dualidade, tem medo de se mostrar, é uma me mal
trabalhada, pede terapia.
Sexo: traz normas, é difícil conhecer-se, pode ter uma vida dupla.
Clã: mãe, protetora, matriarca.

3
Cabeça: é o número do trabalho, faz tudo cedo, tem que casar, ter filhos, pode ter imprevisto de gravidez, dinâmica, inteligente, assume a maternidade, nunca aborta, independência.
Missão: muito transparente, nunca criam caso, facilitam a vida dos outros.
Coração: faz o que quer, abraça todo mundo, trabalhadora, mãe.
Sexo: muita ação.
Clã: é a mãe, mulher e amante, trabalhadora, espírito de sacrifício, se for homem sobra para ele cuidar da mãe, irmãos ou parentes.

4
Cabeça: equilíbrio, poder, estabilidade, assumido, ordem na comunicação, sabe o que quer e o que fala, é convicto e firme.
Missão:
Coração: estável, sabe o que quer, pode ter mais que uma pessoa.
Sexo: representa as grandes paixões, é bom de cama, uma pessoa charmosa e carismática.
Clã: pai, o pai que não deixa faltar nada, dominador, generosidade, provedor, protetor.

5
Cabeça: ordem, estável, bom senso, intelectualidade, bondade.
Missão: conhecimento, professor, orientador, médico, advogado, mentor espiritual, padre.
Coração: calma, fraternal, correto, tranquilidade.
Sexo: careta, ritual, pacato.
Clã: família em primeiro lugar, trabalho, tradicionalista.

6
Cabeça: é o número do ego, narcisista, rege estética, só ele é lindo, espontaneidade, vai pelo toque, harmonia, emoção, dúvidas, insegurança, muito emocional.
Missão: passar harmonia, passar amor, arte runeral, paisagista, alimentação, doação, unir as pessoas, dá poesia (Vênus em libra).
Coração: muita emoção, frieza, mimos, sensitiva.
Sexo: só vai transar por amor, romântico e carinhoso.
Clã: apaziguar, ajeitar as coisas, antes só do que mal acompanhado, nunca usar como indecisão e sim como escolha, não olhe para traz, o importante é ensinar para que possamos abrir mão do nosso conhecimento.

7
Cabeça: toda a parte esotérica, magia, age pela razão, individualidade, independência, amadurecimento,
desenvolver a espiritualidade.
Missão: passar mensagens de independência, dá praticidade (Vênus em touro).
Coração: amor com tranquilidade, não é ciumento, não mente.
Sexo: pode se satisfazer sem pensar no outro, não é carinhoso, age pela razão.
Clã: viaja muito, dá independência para a mulher e os filhos, muito prático.

8
Cabeça: equilíbrio, senso de justiça, frieza, bom senso, não é passional, não se deixa levar pelas emoções.
Missão: ser bom, juiz, advogado, economista, político, militar, fonoaudiologia.
Coração: disciplina, autocrítica, nunca é injusto, nunca tem amante, reconhece seus erros.
Sexo: equilíbrio e integridade.
Clã: desquite, divórcio, viuvez, sossego, estabilidade, veio nesta família para se ajustar, sempre tem problema com a justiça, trabalha a lei na família, pré-disposição para adotar filhos, pessoas adotadas.

9
Cabeça: rege a moral, é a iniciação masculina, sério, humildade, dono da sabedoria máxima, passou por várias encarnações, preservar a individualidade, estuda muito, tem conhecimento.
Missão: filósofo, guru, orientador, professor, pode ter artrite (tudo ligado aos ossos), fígado, bolsite, bico de papagaio, coluna.
Coração: solidão, individualista, celibatário, não tem medo da solidão.
Sexo: voto de castidade, frieza, não liga muito.
Clã: ficar sozinho, andarilho, introspectivo, conselheiro, formal, negativo, avarento, mesquinho. Conselho: suba a montanha e contemple lá de cima o mundo. Ligado a hierarquia, separatista, seletivo, é o peso da consciência que cobra uma punição.

10
Cabeça: reajuste forte, abrir mão de tudo que possui, veio ter acúmulos materiais, é o arcano do compromisso carmático com os filhos, nasceu para ter filhos, são pessoas instáveis, trabalham muito, vieram aprender e refazer todos os níveis, trabalho, amor, espiritual, material e saúde, qualquer lugar representa movimento e instabilidade.
Missão: veio refazer a vida, aprender a lição, saber viver.
Coração: nunca vai saber o que quer.
Sexo: dificuldades, nunca vai achar a pessoa certa.
Clã: veio cumprir um carma, aprender com a família, às vezes, tem uma passagem rápida nesta vida.

11
Cabeça: tomar cuidado, não é bom, vive sobre tensão, toda a vida tem que se controlar e controlar os outros, bravo, mandão, genioso, sem paciência, inteligente, as vezes é fanático (eu quero assim), tem que ter equilíbrio, precisa de terapia.
Missão: veio aprender a ser o 2, pensar antes de falar e agir, tem que aprender a ter jogo de cintura, vive com a rapidez, agressão, líder, militar, cargos de comando, veio dar ordem.
Coração: pessoas cheias de grandes paixões, se entrega, vai de cabeça, é ciumento, exige muito.
Sexo: exigente, forte, bom de cama.
Clã: mandão, líder, dá ordem na casa, agressivo, briguento, bate, briga de arcano 11 é muito impulsiva, quem rege é Áries, nunca ande armado, faça caratê ou muito esporte.

12
Cabeça: não é fácil, acabam se doando muito mais que o outro, é a casa do sacrifício, se sacrificam muito, carregam uma cruz, a vida tira tudo dela, vem com poucas chances, às vezes, vem com defeito físico, cego, surdo, mudo ou pobre, sujeito à depressão.
Missão: a pessoa não faz nada, não tem vergonha de pedir esmola, na outra encarnação foi extravagante ou suicida, serviçais, mendigo.
Coração: se sacrificam, sofrem por outros, pessoas deprimidas.
Sexo: dificuldades.
Clã: é miserável, e reclama muito da vida.

13
Cabeça: estão cortando, ceifando alguma coisa, transformação, dor, fatalidade, o inevitável, tem que trabalhar bem este arcano para ficar o 4, é alguém que veio ao mundo para fazer uma alquimia nele mesmo, nasceu para ser um imperador mas não é fácil, vai ter uma grande perda, tem uma postura amarga, é depressivo e pode se matar.
Missão: passar uma mensagem de transformação, quem rege é escorpião, estrategista, psicologia, cirurgião, psiquiatria. Conselho: saiba abrir mão de algo para alcançar outra coisa melhor, se você perdeu algo veja que você possui outras coisas.
Coração: perder entes queridos, sempre sofre por perdas.
Sexo: gravidez complicada, aborto, frigidez.
Clã: tendência para morar sozinho, geralmente não é criado pela mãe, o homem sempre vai perder alguém da família e sofrer muito, e neste arcano que nós ganhamos a herança hereditária que na mandala é a casa 8.

14
Cabeça: diplomacia, nunca quer se comprometer, pessoas que ficam em cima do muro, é o arcano dos alquimistas ou seja que une algo com outra coisa (mistura isso com aquilo), rege a moral.
Missão: mago, psicologia, medicina alternativa, cientista, diplomata, maus políticos, químico, homeopatia, cromoterapia, bruxo, feiticeiro, florais, muita pesquisa, tapeçaria, trabalhar com calma e devagar e não impor nada a ninguém.
Coração: ter cuidado para não ficar na mão do outro, não tem grandes paixões, não adianta ter pressa.
Sexo: pessoa morna, equilibrada, meio parada.
Clã: sempre põe panos quentes em tudo.

15
Cabeça: gosta de tudo fácil, oferece o prazer, super esperto, visa sempre o lado material, toma posse das coisas, egoísta, é um arcano de destino também.
Missão: pode morrer cedo de câncer, diabete, todas as doenças hereditárias, os seus valores são materiais, fazem qualquer negócio para ganhar dinheiro.
Coração: obsessivo, grosseiro, passional.
Sexo: adora, visa só o lado dele, incesto.
Clã: Novo rico, grosseiro, materialista, casa por dinheiro, “eu que sustento todo mundo”.

16
Cabeça: é uma pessoa que foi muito poupada, é despreparada, às vezes, foram espíritos abortados, são pessoas revoltadas e destrutivas, é a sombra, o sonho. Qualquer lugar precisa ser muito bem trabalhado, é o arcano dos suicidas, vícios, desequilíbrio mental, derrotista, derrame cerebral, pessoas mais frágeis, é muito perigoso, deprecível, veio sofrer no plano físico, muitos acidentes, orgulho, falta garra.
Missão: tem que traçar metas de vitória, aprender a lutar na vida, ser prático e objetivo, ter perseverança.
Coração: pede para trabalhar com terapia e regressão afim de fortalecer o ego e recuperar a auto-estima.
Sexo: inseguro, fragilidade.
Clã: eixo destrutivo, destruir a família, principalmente pela boca.

17
Cabeça: pessoa iluminada a nível espiritual, atrai simpatias, vai ser muito infantil, deslumbramento, tem que saber separar o brilho da realidade.
Missão: levar sempre uma palavra de esperança para o outro, espontaneidade, otimismo, alegria.
Coração: ama intensamente, tem transparência, se doa por inteiro, confia muito.
Sexo: estabilidade, confiança, amor, alegria.
Clã: muita alegria e timidez.

18
Cabeça: é o arcano da espiritualidade, é o pecado da preguiça (Lua), vive de ilusões, sonhos, mistérios, medos.
Missão: mago, cineasta, fotógrafo, vendedor de ilusões (vende anel, porta, etc...), pode ser mentiroso.
Coração: tomar cuidado para não extrapolar, beber demais, ter senso de limites, ansiedade, são galanteadores, podem seduzir, sempre tem uma palavra simpática, são sujeitos a febre.
Sexo: tomar cuidado, o escondido, o inimigo oculto, o amante, muita ilusão, fraqueza, se for mulher tomar cuidado para não casar grávida.
Clã: instável, perigoso, vive no mundo da lua, do sonho e da fantasia. “Visto a minha filha tudo aquilo que eu gostaria de ter sido” – complexo de Cinderela; pede terapia.

19
Cabeça: vida, extravagante, alegre criativo, afetivo, inteligente brilha, criança, intuição, aprendizado, energia, razão, preguiça, orgulho, vaidade. O Sol recicla, dá energia e tira, o número 19 que é regido pelo elemento fogo, tem a criança 1 que é regido pelo elemento ar e o velho 9 que é regido pelo elemento terra, pede muito equilíbrio, só conseguirá a riqueza através do próprio trabalho.
Missão: passar mensagens e não discutir, ser humilde, mestres, professores, sempre querem ensinar, criatividade.
Coração:
Sexo:
Clã:

20
Cabeça: iluminação, muitas vidas passadas, tem um espírito bem velho, as vezes é a última encarnação da pessoa, as pessoas morrem na mão deste arcano, renascimento, amadurecimento, orientação, muita intuição.
Missão: sabedoria, intuição, vidência, pré-munição, rapidez mental, iluminação, qualquer área profissional desde que ela possa ser livre para amar e usar a sua intuição.
Coração:
Sexo: normal, transcendência.
Clã: iluminação, caminhos, às vezes tem uma passagem rápida nesta vida.

21
O Mundo: plenitude, equilíbrio, proteção, estabilidade, sorte.

22
O Louco: abrir mão dos valores materiais e pegar os valores morais, as vezes são “bicho grilo”, excêntricos, esquisitos. É o arcano da transcendência, quem rege é aquário. Às vezes fala de coisas do passado, esclerose, é o finalzinho da vida.
Missão: Aborto natural.
volta ao topo


MAGIA E SIGNIFICADOS DOS NÚMEROS

Os números podem nos revelar uma visão profunda da Obra do Grande Arquiteto. Presentes nas pétalas de uma flor, ou na estrutura de um cristal de gelo, eles podem nos mostrar a magia da vida e a essência da harmonia cósmica e interior, exprimem ideias e nos revelam relações. Nos números se escondem forças desconhecidas...

Pitágoras nos mostrou que “tudo está arranjado de acordo com o número”. Sem o entendimento mais profundo do significado dos números, deixamos de perceber certas conexões surgidas em nossas vidas. O conhecimento das forças expressas pelos números pode descortinar um horizonte amplo e repleto de significados em nossa busca.

É importante saber associar os números certos aos nossos propósitos. A verdadeira ciência dos números não é divinatória, é arte e magia que integra o ser humano à Natureza.

0 (zero) – Anterior ao próprio número 1, vem o número zero, que simboliza o começo absoluto, o vazio, o nada, a ausência, o valor inexistente, ele antecede a todos os outros números. Representa o círculo, o ovo primordial, a unidade imanifesta, a eternidade. Simboliza todas as potencialidades, a super consciência, o poder vital livre, o intervalo da geração. Está relacionado com o Arcano do Louco, no Tarôt.

1 – O princípio ativo, celeste, o centro, a essência, o criador, o ponto irradiante, o masculino, a luz, o Yang, o homem de pé, o Sol, o primeiro movimento. Símbolo do Ser e da Revelação. Simboliza a unidade, a onipotência divina, o princípio de todas as coisas, a individualidade, a espontaneidade, a força de vontade, a energia e a criatividade. É o início de tudo, são as novas oportunidades, a busca do inusitado. Ele traz coragem, dinamismo, independência, é um número forte. O seu lado negativo pode gerar um excesso de confiança e acabar transformando a liderança num domínio muito autoritário.

2 – O primeiro passivo, terrestre. o Yin, o reflexo, a duplicação, a alternância, o feminino, a primeira divisão em direção a multiplicidade. Representa a Lua, a complementação, a substância que recebe a essência. Simboliza a duplicidade, a dúvida, a discórdia, o antagonismo, mas também o equilíbrio, o movimento que constrói o progresso. É a manifestação das oposições, do criador e da criatura, da vida e da morte, do céu e da terra, do ativo e do passivo, do homem e da mulher, do bem e do mal. É o número do equilíbrio, do senso de justiça e do crescimento espiritual. Ele confere gentileza, compreensão e sabedoria. Sua influência traz grande capacidade de adaptação e a busca de harmonia nos relacionamentos. O seu lado negativo é a passividade, que pode acabar por aceitar todas as imposições alheias.

3 – A síntese, a solução do conflito dual, o número da expressão da totalidade, da perfeição da união do 1 com o 2, nada pode ser acrescentado a ele. O triângulo, algo muito firme em sua base. Os Três Mistérios. O triângulo mágico. Representa o homem, enquanto filho do Céu e da Terra. É ligado a comunicação e a espiritualidade. Em quase todas as religiões, existe uma trindade divina, representada por uma divindade masculina, uma feminina e um “filho”, fruto dessa união. O ternário é o dogma universal. Sugere também a intuição, a ação, o progresso, a liderança. Número da comunicação e da alegria de viver. Normalmente traz facilidade no contato com os outros e indica grande talento, principalmente nas artes da oratória e da literatura. É carregado de otimismo e despreocupação. O lado negativo mostra que ele pode acabar dispersando todo esse talento de forma superficial, sem construir nada de significativo.

4 – O sólido, o tangível, o terrestre o que foi revelado. Relaciona-se ao quadrado e à cruz. Caracteriza o universo em sua totalidade, com os quatro pontos cardinais, os quatro elementos, etc. Quatro Virtudes. O quadrado mágico. É um número de limitação, acomodação, de ligação com a realidade. Está associado à Terra. Gera estabilidade e segurança material. Sugere também o poder, a força de vontade e a certeza “material”. É o número do equilíbrio, da decisão e da seriedade. Tem grande senso de responsabilidade, apego à rotina e às tradições. Está ligado ao trabalho, à dedicação e à capacidade de construção. O seu lado negativo aparece quando ele põe toda a sua potencialidade no sentido de destruição. Nota: o nome Deus é escrito com 4 letras em diversos idiomas...

5 – A união, centro da harmonia e do equilíbrio, o homem. Simboliza a vontade divina, os cinco sentidos, as cinco formas sensíveis da matéria. O pentagrama, a flor de cinco pétalas no centro da cruz hermética. É o número do casamento, do centro, a soma do primeiro número par 2, com o primeiro número ímpar 3, uma vez que o número 1 não é considerado. No hinduísmo, o cinco é o princípio de todas as coisas. Simboliza síntese e união. Sugere um desprendimento da matéria para se voltar mais à espiritualidade. E está associado à bondade, à generosidade e o perdão. Também é o número da rebeldia, da aventura e da curiosidade. Está muito ligado aos prazeres, especialmente aos relacionados aos sentidos. Ele confere geralmente rapidez de raciocínio, amor à liberdade, às mudanças e boa capacidade de adaptação. O lado negativo se dá quando ele não assume as responsabilidades ou quando usa seus atributos para enganar ou ludibriar os outros.

6 – Os dons recíprocos, o bem e o mal, o antagonismo, o macrocosmo. Simboliza a perfeita criação, tal como é vista no selo de Salomão (a estrela de seis pontas). Relaciona-se a besta do Apocalipse, pois na Bíblia é o número do pecado. É o número do amor, da emotividade, dos laços, da doação, da ternura, da escolha, das dúvidas. É o número do amor ao belo, do idealismo e do romantismo. Traz simpatia e afetuosidade, mas também um grande apego às tradições e à família. Quer sempre ter beleza e harmonia ao seu redor. Seu lado negativo aparece quando quer impor seus próprios ideais a todos os outros.

7 – A totalidade do universo em movimento, os 7 dias da semana, os 7 planetas visíveis, as 7 cores do arco-íris, as 7 notas da escala musical diatônica, os 7 Sacramentos, os 7 gênios, os 7 anjos que conforme o Apocalipse, estão sempre diante do trono de Deus. Simboliza o dinamismo resultante, a aliança de Deus com a humanidade. Representa a plenitude, a individualidade, a riqueza, a perfeição, o período completo ou o ciclo completo. Está associado à Lua (cada fase lunar dura sete dias) e é tido como um número sagrado. Representa as más influências da vida agindo sobre o indivíduo e a certeza de ultrapassar estas barreiras e de vencer o ciclo natural do bem e do mal, assim completando e findando o ciclo promete a certeza da realização. É o número da espiritualidade, do misticismo e da introspecção. Tem muita sensibilidade, fantasia e criatividade, mas sempre voltadas para si próprio. Conduz à busca da tranquilidade e da paz interior. O lado negativo é a instabilidade emocional e a tendência a dar muita importância à fantasia, afastando-se da realidade externa.

8 – O equilíbrio cósmico, o número dos raios da roda, a ressurreição, a transfiguração, que sucede aos 7 dias da Criação. Símbolo da eternidade, matematicamente representado pelo número 8 na horizontal (lemniscata) é a clássica representação do infinito, a comunhão perfeita entre o consciente e o inconsciente e do conhecimento esotérico. Representa a harmonia da obra terminada. É o número da ordem e do equilíbrio cósmicos. Está associado às ideias de justiça e harmonia. Sugere a imparcialidade e a capacidade de julgar seus atos como dos outros. Representa também a força moral e a integridade, o equilíbrio entre o bem e o mal. Número do equilíbrio material e espiritual, da capacidade de administração e do trabalho duro. Traz uma grande possibilidade de realização financeira. É organizado e realista. Seu lado negativo pode surgir quando ele se volta somente para o aspecto material, abandonando o espiritual.

9 – A gestação, a busca proveitosa, o término de uma obra, a recompensa final. É o número da plenitude, das esferas celestes, dos coros angélicos (no Cristianismo é o número dos coros dos anjos celestiais), das musas. Quadrado de 3, representa a universalidade – símbolo da Fé Bahai. Sendo o último número de um algarismo, ou o último do ciclo, ele traz uma visão mais ampla do mundo e das pessoas, relaciona-se ao fecho do círculo. É considerado no esoterismo, o número da perfeição e está associado a perfeição moral e ao consciente, trazendo assim o conhecimento, a sabedoria, a paciência, o senso, a dedicação e a prudência. É o número do humanismo, da generosidade, tem uma forte intuição e imaginação. Geralmente gosta de grandes viagens. O lado negativo vem quando a capacidade de compreensão da vida é mal aplicada, servindo para fins prejudiciais.

10 – Representa o ponto final das unidades e portanto, o retorno ao ponto de partida, ao número 1. Esta associado aos elementos naturais da vida, o bem e o mal, a vida e a morte, as alegrias e as tristezas, assim o mundo vira, assim a vida gira tendo seus altos e baixos, e assim o ciclo continua terminando uma fase e começando outra. Sugere mudanças e faz parte do destino. É a soma dos quatro primeiros números, onde está a fonte da natureza, da qual tudo flui e para a qual tudo retorna. Representa a totalidade, um todo fechado em si mesmo, a volta à unidade, os 10 Mandamentos, as esferas da Árvore da Vida.

11 – Número dos mistérios da fecundidade, da renovação dos ciclos vitais. Soma de 5 e 6, representa a ligação do Céu e da Terra (o Tao). Relaciona-se as palavras “abracadabra” e “alendalenda”, usadas como proteção, capazes de colocar aquele que busca em harmonia, com as forças cósmicas e telúricas. O onze é considerado de maneira à parte e é chamado de número mestre. Sua energia é muito forte, ele permite uma mente intuitiva, criativa, progressista e idealista, que normalmente consegue ver além das aparências. O seu lado negativo aparece quando ele não consegue administrar todo esse potencial benéfico e acaba se perdendo na busca de um “paraíso fácil”.

12 – Número das divisões espaço temporais. Casamento do 3 (os planos do mundo) e do 4 (os pontos cardeais). O Universo e sua multiplicidade interna. Algo fundamental. O Zodíaco (os doze signos), os 12 Apóstolos, as 12 tribos de Israel, os 12 meses do ano, os 12 Cavaleiros da Távola Redonda. É o número da eleição, do círculo concluído. Representado pelo Enforcado, no Tarôt.

13 – Na Antiguidade o número 13 tornou-se de mau agouro, depois que o Imperador Felipe da Macedônia acrescentou sua estátua às do doze deuses do Olimpo. Logo em seguida, ele foi brutalmente assassinado. É ambivalente, o décimo terceiro capítulo do Apocalipse refere-se ao anticristo e à besta. Em contra partida, Zeus é o décimo terceiro no cortejo olímpico. Relaciona-se à noção de poder e glória. Anuncia o recomeço. Existem treze cartas de cada naipe no Baralho. Jesus e os 12 Apóstolos. Jacó e as 12 Tribos de Israel. O Rei Arthur e os 12 cavaleiros. Robin Hood e seus 12 alegres companheiros. Simbolizado pela Morte, no Tarôt.

14 – Representa a perfeição também (= 2 × 7).

16 – Quadrado de 4, o quadrado do quadrado, representa a completa realização no plano concreto e material. Pode simbolizar o extremo orgulho, o poder sem controle, o abismo. O dobro de 8, relaciona-se aos ciclos de encarnação. É a Torre, no Tarôt.

17 – Número venerado no Islã, soma de 8 e 9, relaciona-se ao 72 (produto de 8 e 9). São 17 os gestos litúrgicos na tradição muçulmana, 17 palavras compõem o chamado à prece. Associa-se às ideias de liberação cármica, mutação e renascimento.

20 – O Homem Perfeito, para os maias representa a Deus Solar, número cultuado por várias tradições indígenas por estar associado aos 20 dedos humanos. Simbolizado pelo Julgamento, no Tarôt.

21 – Os atributos da sabedoria, a perfeição por excelência, a livre escolha, entre bem e mal, a responsabilidade. Curiosamente escolhido como marco da maioridade para muitos povos. Evoca a realização, a meta alcançada, a plenitude. No Tarôt é o Mundo.

22 – A manifestação do ser no espaço e no tempo, as 22 letras hebraicas que representam o Universo da Cabala, símbolo das formas naturais e da história da Criação. Os 22 Arcanos Maiores do Tarôt, os 22 capítulos do Apocalipse de São João. É o número do Universo. Este também é um número mestre, que além de conferir uma excelente compreensão do universo, permite a concretização dos ideais. Ele traz ainda uma grande dose de intelectualidade, o que equilibra a sua parte idealista. O lado negativo deste número só aflora quando ele abandona suas próprias convicções e se deixa levar pelas ideias alheias.

24 – Representa a duplicação da harmonia entre Céu e Terra. Simboliza também a roda dos renascimentos, com seus 24 raios. É o número dos anciãos do Apocalipse, na Bíblia, relaciona-se com a medida da história humana.

36 – Relaciona-se ao encontro dos elementos em suas evoluções cíclicas, simbolizando a solidariedade cósmica. É o grande quaternário dos pitagóricos, pois é a soma dos quatro primeiros números pares com os quatro primeiros números ímpares (20 + 16). Existem 36 talismãs de Salomão.

40 – É o número da provação, do castigo, da espera e da preparação. Moisés passa 40 dias no Monte Sinai, Jesus prega por 40 meses e ressuscita depois de 40 horas no sepulcro, Noé enfrenta 40 dias e 40 noites de dilúvio. Medida de quarentena, do resguardo e da quaresma. Existem 40 cartas numeradas dentro do Baralho Cigano, durante 40 anos os israelitas vagaram pelo deserto à procura da Terra Prometida.

49 – Quadrado de sete, representa, em diferentes tradições, o período de espera para a alma de uma pessoa falecida ganhar definitivamente um novo lar. Simboliza o final de uma longa jornada, ou o término de um tempo de espera.

64 – Quadrado de 8, representa a realização terrestre, a perfeição de algo completo, a plenitude. Associa-se também ao campo delimitado de batalha, representado pelo tabuleiro de xadrez. Jesus Cristo seria a sexagésima quarta geração depois de Adão, segundo São Lucas.

70 – Como todos os múltiplos de 7, relaciona-se à totalidade, à universalidade, à expressão do ilimitado. Representa os habitantes do mundo, os 70 povos da Terra, dispersos após a construção da Torre de Babel.

72 – Produto de 9 e 8, números relacionados à harmonia das esferas, representa equilíbrio e proporção. Símbolo da Criação (7) manifestada, em perfeito equilíbrio (2). A soma de seus algarismos é 9 e são 9 os números dos quais é múltiplo: 2, 3, 6, 8, 9, 12, 18, 24, 36.

99 – Na tradição esotérica islâmica (o sufixo) é o número dos nomes conhecidos de Deus. Múltiplo de 33, idade mística de Jesus Cristo, carrega em si a revelação, a expressão do Divino na humanidade.

100 – Parte do todo, conjunto que se destaca num todo maior. Microcosmo inserido no macrocosmo. Porção individualizada, que possui função específica dentro do contexto mais amplo. Atribui uma qualidade específica ao que é enumerado.

108 – Como o 36 (número do céu) e o 72 (número da terra), o 108 (número do homem) é muito apreciado por várias sociedades secretas. Representa a harmonia. Podemos encontrá-lo no triângulo isósceles (com 108 graus), que dá as proporções do número de ouro.

365 – O processo cíclico completo, representa o ciclo cósmico. Se acrescentarmos uma unidade representará a saída do círculo, a abertura que possibilita escapar do ciclo, da permanência para a eternidade.

666 – O número do Anticristo, o máximo da fraqueza.

777 – O número do Messias, o máximo da perfeição.

1.000 – Significa multidão.

10.000 – Simboliza a abundância, a fecundidade. Na China, representa a totalidade de tudo que há sobre a Terra. Relaciona-se à quantidade que não pode ser contada. Refere-se também ao reino de Cristo, onde cada semente produzirá dez mil grãos.


Curiosidade: “O número místico – 142857”

Todos os algarismos aparecem no resultado, se for multiplicado por 2, 3, 4, 5 e 6:

142857 × 2 = 285714
142857 × 3 = 428571
142857 × 4 = 571428
142857 × 5 = 714285
142857 × 6 = 857142

Além disso, se for multiplicado por 7, o resultado será 999999!

Entrada principal !
Última atualização: 11/06/2011.
volta ao topo

DIVERSOS MAPA DE GIRAFAMANIA
DIVERSOS