This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do site GIRAFAMANIA

Жираф ou ZHIRAF – na língua russa

Em um dialeto cirílico: Æèðàô – ÆÈÐÀÔ?

Transcrito do idioma russo: zhiraf. No alfabeto cirílico: Жираф ou жираф.

No alfabeto cirílico a palavra girafa se escreve assim: жираф, que ao “pé” de cada letra pode ser traduzida assim: ж (zh) и (i) р (r) а (a) ф (f). Portanto, transcrito do idioma russo, nós temos a palavra “zhiraf”, que é como se pronuncia.

Ao tronco indo-europeu pertencem 425 línguas, entre elas sete das dez mais faladas do planeta (em ordem alfabética): alemão, bengali, espanhol, hindi, inglês, português e russo.

Abaixo, o logotipo de uma empresa de arquitetura (pelo que eu entendi), encontrada na internet (www.zhiraf.alt.ru), que mostra a palavra girafa escrita em russo, no alfabeto cirílico, cuja tradução para o nosso alfabeto é “zhiraf”.

ж

и

p

a

ф

zh

i

r

a

f

Na língua russa, chamam a Família dos Girafídeos (Giraffidae) de: Жирафы!

– São comuns em russo os nomes terminados em “ovich” porque esse é um sufixo que significa “filho de”. Ivanovich, por exemplo, é o filho de Ivan. O meu nome em russo seria Sérgio Sakallovich... O feminino é “ovna”.
(segundo Vivian Magalhães, do site www.linguaestrangeira.pro.br/voce_sabia.htm)

Abaixo, o bloco da Tanzânia emitido em 1990 (Yvert: B113), mostra vários personagens de Walt Disney brincando com letras do alfabeto russo, corretamente chamado de alfabeto cirílico.

A palavra girafa escrita no alfabeto cirílico.
A palavra girafa escrita no alfabeto cirílico.
volta ao topo

Vamos aprender um pouco de russo “tavaristch” (camarada)!?

Alfabeto Cirílico

O Alfabeto Cirílico é eslavo do século IX, do qual resultou o moderno alfabeto usado na Federação Russa, na Grécia, na Bulgária, na maioria da Península Balcânica e outros países eslavos.

O russo é falado em outros países como, Belarus, Estônia, Letônia, Lituânia e Ucrânia...

Abaixo, as letras do alfabeto cirílico e a tradução nas letras romanas... As vogais estão identificadas com o fundo colorido...

Nota: esta lista contém erros!

Alfabeto Cirílico
Cyrillic Alphabet
Russian Letter
Nome da letra em português
Name of Cyrillic Letter
Letra correspondente e pronúncia
(Roman, Latin equivalent / Pronunciation)
Símbolo
Symbol
A a a (ah) A, como em águia
(a in car)
ah
Б б be (beh) B, como em bélico
(b in bit)
b
В в ve (veh / vey) V, como em veado
(v in vine)
v
Г г ge (geh / gey) G, como em gás
(g in go)
g
Д д deh (dey) D, como em dedo
(d in do)
d
E e ie (yeh / yey) E ou YE, como em yes
(ye in yet)
yeh
Ë ë io (yo / yaw) Ë ou YO, como em yours
(yo in yonder)
yo
Ж ж z (zheh) ZH, como em zhiraf
(zh as in pleasure)
zh
Э э ze (zeh / zey) Z, como em zero
(z in zoo)
z
И и i (ee) I, como em igreja
(ee in see)
ee
Й й i? (ee / krahtkoyet) I, como em Bolshoi
(y in boy)
y
К к ka (kah) K, como em Katia
(k in kitten)
k
Л л el (ehl) L, como em Lenin
(l in lamp)
l
М м em (ehm) M, como em Marcos
(m in my)
m
Н н en (ehn) N, como em navio
(n in not)
n
О о o (aw?) O, como em onça
(o in hot)
o
П п pe (peh / pey) P, como em Perestróica
(p in pot)
p
P р er (ehr) R, como em Rússia
(trilled – like scottish r)
r
C c es (ehs / ess) S, como em Sérgio
(like s in see)
s / ss
T т te (teh / tey) T, como em tatu
(t in tip)
t
У у u (oo) U, como em urso
(oo in boot)
oo
Ф ф ef (ehf) F, como em federal
(f in face)
f
Х х há (khah) KH, como em Loch (braço de mar escocês)
(ch in Scottish loch)
kh
Ц ц t (tseh) TS, como em fruits
(ts in sits)
ts
Ч ч c (chyah / cheh) CH, como em Chechênia
(ch in chip)
chy
Ш ш s (shah) SH, como em shout
(sh in shut)
sh
Щ щ s (shchah) SHCH, como em posh chap
(sh followed by ch)
shchy
Ъ ъ h (tvyordiy znahk) sinal consoante...
(symbol makes preceding consonant soft)
sinal pesado
(hardsign)
Ы ы i y (yerih?) Y, como em theory
(i in ill)
i
Ь ь miakhky znak
(myakhkeey znahk)
sinal usado para separar duas palavras
(symbol used to separate two words)
sinal leve
(softsign)
Э э eh
ahbahrotnahyeh
E, como em elefante
(e in met)
eh
Ю ю iu (yoo / yu) YU, como em Iugoslávia
(u in duke)
yoo
Я я ia (yah / ya) YA, como em Yalta
(ya in yard)
yah

Ђ ђ (d), Є є (u), Ѓ ѓ (g), Ѕ ѕ (d), І і (b), Ї ї (yi), Ј ј (je), Љ љ (lje), Њ њ (n), Ћ ћ (t), Ќ ќ (kje), Ў ў (s), Џ џ (d), Ґ ґ (g)?
volta ao topo


RUBLO

O Rublo (em russo рубль) é o nome da moeda da Federação Russa e de Belarus (e antigamente da União Soviética e do Império Russo).

Um Rublo é dividido em 100 Copeques (kopeks ou копе́йка). O código da moeda em ISO 4217 é RUB; até 1997 o código era RUR.

O rublo tem sido a moeda russa por muitos séculos. A palavra “rublo” ou “rubl” é derivada do verbo russo “рубить” ou “Rubit”, que significa “para picar”, “para cortar em cima”...

Historicamente, “rublo” era um pedaço de certo peso cortado, de um aço não acabado prateado (hryvnia ou grivna), sendo então daí retirado o nome da moeda. Era o equivalente russo do marco inglês, uma medida de peso para prata e ouro usados na Europa ocidental medieval.

Em russo, um nome folclórico para rublo, “tselkovyi” (целковый, inteiro) é conhecido, o qual é uma abreviação de целковый рубль (rublo tselkovyi), que significa um rublo inteiro, não cortado.

O costume de cortar moedas preciosas de metal era historicamente espalhado por todo o mundo. Um pequeno pedaço era cortado de uma moeda pelo seu dono atual antes da moeda ser passada com todo o valor.

Depois de um certo tempo as moedas ficaram obviamente menores, mas legalmente ainda carregavam o mesmo valor. E ainda o adjetivo inteiro teve de ser adicionado para diferenciar as moedas que não tinham sido cortadas.

As palavras “Kopeck, Kopek” (para moedas), deriva da palavra russa “Kopeika”, kop'yo (копьё) – a qual significa uma lança.... Parece derivar da imagem de um cavaleiro com o nascimento das novas moedas de Moscou, depois da captura de Novgorod, em 1478...?

As primeiras moedas kopek, tinham o brasão de Moscou com São Jorge matando um dragão com uma lança. Os kopecks russos modernos também carregam essa imagem.

Com o tempo a quantidade de metal precioso em um rublo variava. Numa reforma da moeda em 1704, Pedro I padronizou a moeda de rublo para 28 gramas de prata.

A maioria das moedas de rublo eram de prata, mas algumas vezes elas eram mintadas com ouro e algumas moedas do século XIX eram de platina.

O rublo dourado, introduzido em 1897, era equivalente a 0.774235 gramas de ouro. O rublo soviético de 1961 equivalia a 0.987412 gramas de ouro, mas a troca por ouro nunca esteve disponível para o público geral.

O rublo não é mais ligado a um padrão de ouro. A moeda perdeu muito de seu valor em 1998, seguido da crise financeira da Ásia, sendo que um rublo, pós 1º de janeiro de 1998, é igual a 1.000 dos rublos pré 1º de janeiro de 1998.

As moedas de dez rublos são informalmente chamadas de chervonets (черво́нец). Antigamente era uma moeda dourada de três rublos e mais tarde uma nota de dez rublos.

Todo o dinheiro em papel russo é impresso na fábrica estatal Goznak em Moscou, que foi organizada em 06/06/1919 e continua a operar desde então. Já as moedas são cunhadas no Monetny Dvor, em São Petersburgo, que opera desde 1724, também em Moscou.

Em novembro de 2004, as autoridades da cidade russa de Dimitrovgrad ergueram um monumento de cinco metros ao rublo!
volta ao topo


História

St. Methodius (826-884/5?) e seu irmão St. Cyril (827-869) são conhecidos como apóstolos dos eslavos... Eles foram convocados a ensinar o Cristianismo pelos czares. Em 868, eles foram chamados à Roma. Lá, o Papa Adrian II sancionou sua liturgia e os ordenou bispos. Cyril não pode retornar à Morávia. Methodius foi nomeado bispo da nova Arquidiocese da Morávia e Pannonia, e traduziu a Bíblia para o Slavonic.

Série de 3 valores + bloco emitidos pela Bulgária em 1978, para comemorar o aniversário de 100 anos da Livraria Nacional Cyril e Methodius, em Sofia, Bulgária. Scott: 2544/2547. O largo relógio (acima, à esquerda): uma página do século XIII Gospel, St. Cyril de uma miniatura de 1567, a capa de um livro do século XVI. Os selos foram obliterados em Sofia 15/12/1978. O bloco mostra St. Methodius em uma miniatura datada do século XIII.

volta ao topo

O Ostomirov Gospel (1056-1057) é atribuído aos santos Cyril e Methodius e datado de 1056-1057. O selo da Rússia emitido em 1991 mostra uma miniatura Gospel de St. Methodius recebendo inspiração de Marcos, na forma de um boi. Scott: 6004.

O selo emitido pelo Vaticano (abaixo, lado esquerdo) é da Morávia, baseado no “Mappomundo Vaticano”, desenhado por Danti nas paredes da terceira galeria do Palácio do Vaticano, e decorado por Giovanni Antonio Vanosino. Este selo (Scott: 370) foi emitido em homenagem aos santos Cyril e Methodius, missionários eslavos de 863-1963.

Já o selo da Grécia (lado direito) emitido em 1970, ilustra os dois Monges Macedônios, Cyril e Methodius, os quais inventaram o alfabeto do leste, que foi chamado posteriormente de alfabeto cirílico. O selo mostra eles juntos ao Imperador Michael III (pintura na parede do século XII).

Veja uma poesia em russo chamada Girafa, na página de literatura!

Entrada principal !
Última atualização: 02/01/2011.
volta ao topo

ETIMOLOGIA LISTA DE LÍNGUAS
ETIMOLOGIA