This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

QUEBRA-CABEÇA

Atenção! Nesta brincadeira você clica apenas uma vez em cada cubo (quadradinho)!

A imagem do lado esquerdo da tela é o resultado do quebra-cabeça do lado direito, composto de 36 cubos (quadradinhos). Tente montá-lo! A imagem final do quebra-cabeça tem que ficar igual a figura ao lado.

Para montar esse quebra-cabeça escolha um dos cubos e clique uma vez, depois escolha o lugar para onde você quer movimentá-lo e clique novamente.

O cubo em que você clicou da primeira vez aparece no lugar que você clicou da segunda vez...

Para iniciar o jogo novamente, vá com o mouse até o topo da tela e clique em “Atualizar”.

volta ao topo

QUEBRA-CABEÇA (Puzzle) – MONTAR E DESMONTAR

Podemos dizer que quebra-cabeça é uma questão ou um problema difícil, complicado. Segundo o dicionário da língua portuguesa, Aurélio, quebra-cabeça também é um jogo que consiste em combinar peças baralhadas para formar um todo, geralmente uma figura.

Tanto os quebra-cabeças como os jogos solitários (resta-um, por exemplo) são jogos classificados na categoria de “passatempos”. Na verdade, não se tratam de “jogos” propriamente ditos, na medida em que são diversões solitárias, pois o jogador tem como adversário a si mesmo.

Sua intenção é decifrar um problema que lhe é proposto. Este pode ter somente uma solução, ou múltiplas soluções. No caso do pentaminós, por exemplo, são inúmeras as figuras que podem ser formadas com as 12 peças. O mesmo se dá com o tangram... O certo, porém, é que estes passatempos tem a finalidade de desenvolver o raciocínio, especialmente o raciocínio espacial.

Existem muitos tipos de quebra-cabeças e em uma coleção, por exemplo, podemos classificá-los assim:

Abaixo, quebra-cabeça com 800 peças, cuja composição final mostra duas girafas com o pôr do Sol ao fundo; montado por Katia em 05/09/07.

Nota (Cezar): “Certo dia eu estive em um 'Flea Market' e encontrei um jogo que continha numa caixa 10 ou 12 quebra-cabeças... Caro, pois eram vários jogos começando com 500 até 5.000 peças, entre eles o jogo com a imagem das girafas, com 800 peças! Voltei lá umas duas vezes até que consegui fazer um 'cambalacho' de trocar o quebra-cabeça, ou seja, achei um avulso e tirei o da girafa...”

Do lado esquerdo da tela, quebra-cabeça infantil Girafas, com 100 peças. Fabricante: MB Puzzle. Série: Junior Puzzle... Do lado direito, quebra-cabeça de 1.000 peças (código: 547). Título: Wild Animals (Animais Selvagens). Fabricante: King. Série: Animal Collection. Dimensões: 67 × 48 centímetros, aproximadamente. Formato: Retângular... Ambos podem ser encontrados na QC Brasil Ltda. (www.qcbrasil.com.br), em Araraquara (SP), a qual trabalha com quebra-cabeças importados e brinquedos em madeira...

Quebra-cabeça Zoo – Girafas 108 peças. Referência: 0272. Código de Barras: 7896200702720. Tamanho da Caixa: 35,5 × 5 × 24. Peso: 290 g. Indicados para maiores de 7 anos. 1 ou mais jogadores. Indústria Brasileira. Fabricado pela NIG Indústria de Brinquedos Ltda. (www.nigbrinquedos.com.br). Endereço: Trevo da Rodovia SP 332, Distrito Industrial – Santa Rosa de Viterbo (SP). História: O espanhol Manuel Cardeña fundou uma gráfica em 1958 que mais tarde mudou para fábrica de brinquedos... Criação: FFW Propaganda (www.ffwpropaganda.com.br), logo da empresa, embalagem (caixa) do quebra-cabeça e sítio da NIG na internet. Presente de Soraia em 11/10/10.

Desse tipo de quebra-cabeça há mais duas peças na coleção, ambas estão montadas e são pequenas, isto é, até 500 peças... Portanto, na coleção de quebra-cabeças Girafamania só existem quebra-cabeças até 1.000 peças, nenhum quebra-cabeça acima disso...

– Quebra-cabeça mini puzzle com 54 peças (12,5 × 17,5 centímetros), by FX Schmid, Made in West Germany – Alemanha Ocidental. Na coleção há dois, um montado e outro na caixa original.

– Quebra-cabeça MB Puzzle, da série Zoo com 200 peças (42 × 34 centímetros); numeração na caixa (625 3080 34 Giraffes / Giraffen / Girafes); © 1978 M.B. Intercational – B.V. under Berne and Universal Copyright Conventions, Made in Holland. La conformité du présent produit aux normes françaises obligatoires est garantie par MB France 73370 Le Bourget du Lac France; presente de Christiane.

– Quebra-cabeça infantil, “Animal Puzzle”, com 24 peças, sendo 37 nomes de animais em inglês, da Creative Edge LLC., feito em Haining, Zhejiang, China 2010. Contribuição de Ricardo em 10/10.

volta ao topo

Quebra-cabeças Infantis ou Educativos

Do lado esquerdo da tela, brinquedo em madeira para montar e desmontar o formato dos animais, encaixando as peças-animais nos espaços. Do lado direito da tela, quebra-cabeça infantil, brinquedo brasileiro, da marca Estrela, para montar e desmontar a Arca de Noé.

Do lado esquerdo da tela, quebra-cabeça com números: girafa feita em pedaços de madeira numerados... Na imagem central, quebra-cabeça girafa com letras, girafa-alfabeto da E.V.A. Mundi (brinquedos pedagógicos para escolas); Av. Teresa Cristina, 255 – Vila Monumento, São Paulo. Telefone: (11) 6163-3510 (www.evamundi.com.br/escola.html).

Do lado direito, JOGO ENCANTO ENCAIXE GIRAFA 26PCS – Seção: Brinquedos – Educativos. Cor: amarela. Código: ENCGIRENJG. Descrição: Jogo educativo de encaixe com peças em madeira MDF pintadas com tinta atóxica com aplicação de estampa. Desenvolve a percepção de formas e da ordem alfabética e a coordenação motora. Origem: Brasil. Medidas: 1,5 cm (altura), 15,0 cm (largura), 16,0 cm (profund.). Peso: 0,2 kg. Preço Loja: R$ 33,50. Jogo encantado encaixe girafa com 26 peças – produto exclusivo Tok&Stok adquirido em 15/07/11.

QUEBRA CABEÇA BICHARADA – Seção: Brinquedos – Educativos. Cor: multicor. Código: BICHQC. Descrição: Quebra-cabeça, com 23 peças, em madeira MDF recortadas a laser e pintadas com tinta atóxica. Estimula a coordenação motora e a concentração. Origem: Brasil. Medidas: 1,5 cm (altura), 29,0 cm (largura), 22,5 cm (profund.). Peso: 0,6 kg. Preço Loja: R$ 67,00. Produto Tok&Stok adquirido em 15/07/11.

Outras peças da coleção:

  1. Quebra-cabeça na obra de Paulo Cesar.
  2. Quebra-cabeça girafa infantil, acompanha mais duas girafas de plástico amarelo com pintas laranja e 6 centímetros de altura, adquirido no Zoológico de Amsterdã – Holanda (08/00).
  3. Girafa em madeira colorida desmontável, tipo quebra-cabeça, feita por Patricia Sánchez Segura (artpuebla@telesat.com.co – artpuebla01@etb.net.co). Adquirida em Chía, Cundinamarca – Colômbia, em 12/08.
  4. Três girafas em madeira de diferentes tonalidades, tipo quebra-cabeça, da marca “Raika” (www.raika.com.co), feita à mão por artesãos colombianos. Adquirida em Bogotá – Colômbia, em 12/08.
  5. Girafa em madeira pintada, toda desmontável e encaixada, artesanato de montagem tipo quebra-cabeça (rompacabezas de animales en madera), feita por Oscar Ruiz (www.gorgojoartesanos.com). Adquirida na feira de artesanatos em Bogotá – Colômbia, em 12/08.

Do lado esquerdo da tela, girafa mãe e filhote desmontável feita em madeira pintada... A imagem central mostra girafa em peças marrom, laranja e verde, quebra-cabeça Girafa 2005, da Brinkart (número: 237)... Do lado direito da tela, “Tierpuzzle Giraffe” (90521105) do Correio da Alemanha...

volta ao topo

História do quebra-cabeça

A origem do “puzzle” (quebra-cabeça) se deu em 1760, quando os fabricantes de mapas colaram os mesmos em madeiras e depois os cortaram em pedaços pequenos.

Isto se tornou um sucesso educacional e desde então os “puzzles”, também conhecidos na Europa e nos Estados Unidos como “jigsaws”, onde surgiram em 1900. Em 1908, quando os “puzzles” de madeira eram cortados individualmente, eram considerados muito caros... Um quebra-cabeça da época com 500 peças custava 5 dólares, aproximadamente.

Durante a grande depressão (1929) os “puzzles” para adultos eram muito populares, atingindo o pico de venda por volta de 1933, com vendas incríveis: 10 milhões de quebra-cabeças por semana. Nesta época muitos desempregados como arquitetos, carpinteiros e pessoas com habilidades manuais, começaram a cortar quebra-cabeças em casa e alugar ou vendê-los em seus bairros.

Por volta de 1932, começa a ser introduzido o papel cartão para se fazer os “puzzles”. Desta forma diminuiu-se muito o custo para a fabricação dos quebra-cabeças, tornando-os mais populares.

Após a Segunda Guerra Mundial os quebra-cabeças de madeira entram em um profundo declínio, seu corte tomava muito tempo comparando-se com o papel cartão. Na década de 60, a empresa “Springbok Editions” (www.springbok-puzzles.com) introduz reproduções de alta qualidade em motivos de obras de arte...

A “Springbok” foi fundada no início dos anos 1960 por Katie e Robert Lewin para produzir quebra-cabeças. O senhor Lewin, ativo na National Wildlife Federation (www.nwf.org), gostava muito de um animal nativo da África chamado “springbok” (antílope-saltador). Na época em que eles montaram a empresa decidiram usar o animal como símbolo. A senhora Lewin visitava museus e galerias e escolhia obras de arte que seriam interessantes para fazer quebra-cabeças.

Em 1964, a Springbok lançou o quebra-cabeça “Convergência”, com 340 peças, originalmente veio com um pôster. Esse “puzzle” reproduziu uma pintura de Jackson Pollock e ficou conhecido como o quebra-cabeça mais difícil do mundo para se montar.

Paul Jackson Pollock (1912-1956) foi um pintor norte-americano que é referência no movimento do Expressionismo abstrato. Ele realizou a obra óleo sobre tela “Convergence”, em 1952, a qual foi doada por Seymour H. Knox, Jr., em 1956, para o museu de arte moderna e contemporânea Albright-Knox Art Gallery (www.albrightknox.org), localizado em Buffalo, New York.

Notas: A “Hallmark” comprou a “Springbok” em 1967 e usou seu conhecimento da arte e da reprodução de litografia para melhorar a oferta e expandir a sua atual posição no mercado. Depois de muitos anos que apareceu o quebra-cabeça “Convergence”, esse “puzzle” foi lançado recentemente, pela Pomegranate, agora na versão 1.000 peças, para encantar gerações de novatos e veteranos “puzzleworkers”.

Hoje, contamos com quebra-cabeças de até 13.000 peças. Existem “puzzles” de holografia, circulares, que se enxergam no escuro etc.

Para saber mais, visite o sítio: Jogos Antigos – www.jogos.antigos.nom.br

Entrada principal !
Última atualização: 21/08/2012.
volta ao topo

INFANTIL MAPA GIRAFAMANIA
INFANTIL