This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

ELOGIOS, CRÍTICAS, PEDIDOS E, SOBRETUDO, CORREÇÕES, ENSINAMENTOS E SUGESTÕES RECEBIDAS EM 2009 (segundo semestre)

Jailton Caldeira Brant – jailtoncal @ ig.com.br (11/12/09): Há algum tempo visito seu site e hoje vi nele uma foto da mala filatélica Passos de Anchieta, de 2007. Fiquei muito interessado em conseguir uma peça dessas pois ela se encaixa no meu tema: Jesuítas. Você conhece alguém que queira vender uma peça dessas? Já tentei alguns comerciantes (entre eles o Júlio) mas nehum deles tem no momento. Se puder me ajudar ficarei grato. Parabéns pela bela página.


Marcos Silveira – marcossilveira @ globo.com (07/12/09): Bom dia, parabéns pelo site, muito útil e esclarecedor. Você disponibiliza um livro chamado Mamíferos que povoou a minha imaginação quando criança e ainda o tenho. Na mesma linha e também do MEC na mesma época eu tinha o AVES e eu gostaria de saber se você também tem, pois não encontrei no site, e gostaria de adquirir pois o meu está arrasado de tão gasto... Quero repassa-los a meus filhos. Obrigado.

Olá Marcos! Muito obrigado pelas palavras. Quanto ao livro... Marcos penso que você não reparou do que se trata meu sítio Girafamania... Ora, ora, ora... por um acaso o AVES tinha alguma imagem sobre GIRAFA? (risos) O outro (Mamíferos), ao contrário, tem a foto de uma girafa macho que viveu naquela época no Zoológico do Rio de Janeiro... por isso ele está em Girafamania... eh eh eh Brincadeiras à parte, tenho não esse livro. Se você estiver em Sampa, sugiro o sebo que fica atrás da Catedral da Sé, o qual não me vem à memória o nome, no momento... Lá eles tem muita coisa, com certeza AVES também... Abraços e inté.


Karl-Georg Scheffer – g.scheffer @ bfarm.de (01/12/09): Buen Dia, the real Name is Albert Frisch, not August. Greetings from germany. 02/12/09: Hello Karl-Georg Scheffer! Dank! Thank you very much! Sincerely.


Thuanne Branco – thuanne @ moduloeditora.com.br (01/12/09): Prezado Sr. (a), A Módulo Editora localizada na cidade de Curitiba PR, desenvolve materiais didáticos de 1º ao 9º ano para rede pública de ensino. Para tanto, solicitamos gentilmente, autorização para utilização das imagens brasil-brapex1985 e brasil1992capivara-national-park presentes no link e se possível as imagens em alta resolução. A imagem será inserida no material de geografia 2º ano. Aguardo retorno o mais breve possível. Qualquer dúvida estamos a disposição, Atte, Módulo Editora.

02/12/09: Pode utilizar as imagens, sim. Mas não tenho as imagens em alta resolução. Sugiro procurar ambos os selos postais em alguma casa filatélica... Em Curitiba, a melhor casa na minha opinião é a Filatélica Olho de Boi... Os dados para aquisição dos selos estão na página em questão. At.


Sergio / Public Eye – publiceye @ osite.com.br (21/11/09): Serginho, Eu estava de bobeira surfando na internet quando dei de procurar o melhor dia para os nascidos em Virgem (aqui e agora)... e 100 mais 100 menos entrei na Girafamania (não sei como nem porque). Aconteceu! Comecei a ler e encontrei coincidências... Dai resolvi adicionar vc ao meu personal book. Acho justo me apresentar, se vc me permitir... Me chamo Sergio Gonzaga, sou fotógrafo, professor e administrador, vivo em São Paulo, e gosto muito de Florença. Eu sou da America do Sul. Sou do ouro. Sou Minas Gerais. Nasci em 1951, setembro 22. Ah os anos 50! Animais: astutos e vivazes, leão, macaco, raposa e aves. Muito prazer apareça quando quiser. Abs.

23/11/09: Obrigado pelo contato. Faltou dizer que você é escritor ou cronista, pois isso sua mensagem denuncia; isto é, ao meu sentir. Professor de quê? Mas xará, além das artes fotográficas, o que exatamente foram as coincidências... Meu signo solar é o anterior ao seu; não sou do ouro, mas sou da riqueza e do dinheiro, sou São Paulo (risos); prefiro Paris a Florença; adoro aves em geral, mas elas voando no céu e eu as vendo da terra; detesto macacos (que é considerado o animal mais astuto e vivaz); raposa nunca vejo, nem sei direito como é; os leões tenho minhas reservas, pois são os inimigos naturais das GIRAFAS – animal que amo desde a infância! Enfim, podes me elucidar quanto as nossas igualdades? Só se for a simultaneidade eventual da internet... (risos) Estou brincando Sergio. É muito bom receber mensagens agradáveis. Felizmente, tenho sorte com isso através de meu sítio Girafamania. Você coleciona algo? Tens alguma girafa perdida por aí? De preferência mineira que são raras em minha coleção... Aliás, não custa perguntar, por um acaso, você tem alguma foto antiga das girafas do Zoo de BH? Por fim, você diz: apareça quando quiser... Suponho que tenha esquecido de agregar um link ao seu sítio... Novamente agradeço pela iniciativa de sua mensagem. Abraços e inté. PS: Ah! Vi sua foto, bacana, e descobri algo em comum: cabelos brancos... (rs)

23/11/09: Obrigado pela disponibilidade em compartilhar um pouco de seu tempo e conhecimento humanistico. E para começar nosso bate papo, trouxe uma foto (anexa) do fotografo Nick Brandt que no momento esta expondo em Paris e acaba de lançar um novo livro sobre seu trabalho. Achei que vc ia gostar. Eu me formei em Letras e dediquei muitos anos ao ensino de ingles – passaporte para o seculo XX. Aprender idiomas é como abrir as portas para o mundo, ampliar horizontes. Acabei aprendendo um pouco das italicas. Gosto de escrever, isto é, de me comunicar. Comunicação é uma das minhas especialidades. Desde que fui alfabetizado, troco correspondencia com parentes, amigos, jornais, revistas e cosi via. Para mim não tem melhor lugar no mundo do que São Paulo. É uma cidade abençoada, mesmo com todas as mazelas de cidade grande. Aqui eu me encontro, aqui eu me perco. Como não poderia deixar de ser, eu também sou um colecionador... quase tão obsecado quanto o personagem do filme omonimo com o Terence Stamp. Coleciono discos... de vinil naturalmente. Beatles, ie ie ie frances e italiano, Aretha Franklin, Nina Simone, Gershiwin, Piazzola, Nara Leão, Janis e Jimi, Crosby, Still, Nash and Young, Gretchen... O problema é que não tenho sitio. Eu estava sempre a atualiza-lo (sou um mutante) e sem muito tempo para dedicar ao assunto, abandonei a ideia. Prefiro person to person. Achei engraçado a ideia da girafa mineira... como seria um animal com estas caracteristicas? Afinal ser mineiro é esperar pela cor da fumaça. Em Minas só conheço a lanchonete Giraffas. Leoninos são pessoas nobres e vivem a vida entusiasticamente, não é? Gosto do seu senso de humor! Então mande mais noticias Ah, ...como evitar cabelos brancos? Não envelheça ou raspe a cabeça! Inté

Abaixo, maravilhosa composição fotográfica do fotógrafo Nick Brandt (www.nickbrandt.com) tirada em 2010 no Parque Nacional Amboseli, cujo primeiro plano mostra um crânio de girafa e um grupo de girafas aparece ao fundo... Nota: Ele tem muitas outras fotos girafídeas...

volta ao topo

Mariane Domingos – mariane.tdomingos @ gmail.com (20/11/09): Caro Sérgio, sou estudante de jornalismo da ECA-USP. Eu e mais seis amigos da faculdade lançamos uma revista virtual de variedade chamada Sete Fios (revistasetefios.com.br). Gostaríamos de saber se o senhor aceita participar de um vídeo que faremos sobre colecionadores. A ideia é reunir vários depoimentos que mostrem como se mantém uma coleção e a relação do colecionador com esses objetos. A filmagem teria que acontecer até o dia 4 de dezembro, no local em que está guardada a coleção, para que possamos filmá-la. Se o senhor aceitar, por favor, responda este e-mail, sugerindo as melhores datas e horários. Desde já, obrigada pela atenção. Aguardo resposta.

23/11: Muito obrigado pelo convite, mesmo. Entretanto não quero participar. Desejo sorte na matéria! Colecionar, qualquer coisa, é um mundo muito bacana e educacional... Quiçá todos soubessem o verdadeiro significado intrínseco do colecionismo... Novamente agradeço pelo convite. Abraços e inté.


Luciano Bicca – lubicca @ gmail.com (16/11/09): Boa noite. Estava olhando seu site Girafamania e ha algo que me chamou a atenção. As girafas de madeira feitas na Indonésia tem algum significado de sortes, religioso ou outro parecido? Aguardo retorno.

17/11/09: Olá Luciano! Interessante você me perguntar isso, pois já pesquisei, pesquisei, no entanto jamais encontrei o motivo das girafas serem representadas no artesanato indonésio... Talvez, penso eu, seja algo similar ao que ocorre com as girafas de cerâmica no artesanato nordestino, cujas peças representam personagens da festa de Boi Bumbá e que, a exemplo de Mestre Vitalino, vários artesãos, seguidores de sua arte, reproduzem as girafas sem saber o que elas significam ou o motivo de sua representação naquele tipo de artesanato... Nunca ouvi dizer sobre algum significado da girafa na Indonésia... Luciano, por favor, caso você encontrar algo a respeito não se esqueça de me informar, ok?! Imagine, até hoje, ainda não consegui descobrir nem o nome ou que tipo de madeira é aquela... (risos) Mas posso saber o motivo de seu interesse? Abraços e inté.

17/11/09: Bom dia. O motivo é curiosidade mesmo. Reparei que parece que veneram estas estátuas... dai a curiosidade. Aqui em Porto Alegre todo ano tem feira internacional de artesanato e sempre tem gente da indonésia expondo girafas aqui (eu até comprei um conjunto) mas não consigo entender o que eles falam... hehe Se conseguir, da para vc perguntar a madeira e o nome... t+


Miriam Santos – miriamsantos0 @ yahoo.com.br (06/11/09): Há tempos que procuro chaveiros em forma de girafa para comprar e não encontro. Você pode me indicar onde conseguir este tipo de chaveiro de preferência em metal? Att. Míriam.


Ceciia – cf.silva @ terra.com.br (30/10/09): Gostaria de usar algumas fotos de sua Girafamania em meu blog. Estava procurando material sobre matrioscas e encontrei seu site interessantíssimo. Tenho um blog (http://quiltsareforever.blogspot.com/) sobre artesanato em geral e pretendo falar sobre ilustrações de matrioscas em tecidos. Agradeço uma pronta resposta. Evidentemente as fotos serão devidamente creditadas.


Edwin Salvino Elias – edelias.go @ gmail.com (28/10/09): Caro amigo, Estava mechendo em algumas velharias aqui em casa e me deparei com uma peça que me despertou uma curiosidade. Uma caixa com 5 gillettes Blue Blade, uma que tem ainda o rosto do fundador da empresa. Já que se trata de uma peça que provavelmente ja está extinta, resolvi procurar informações. Gostaria que vc se pudesse me ajudar nesta empreitada. Procuro por colecionadores que poderiam querer adquirir estes itens. Se puder me ajudar entre em contato comigo por este e-mail ou pelo edwinselias@hotmail.com). muito obrigado pela atenção.


Robinson Lopes – robinson_lopes @ hotmail.com (21/10/09): sobre sua coleção. Boa tarde Segio, estava passando pela net procurando por imagens de girafas, quando me deparei com o site girafamania incrível o tamanho de sua coleção! Gostaria de saber se sua coleção é aberta, ou fechada... gostaria muito de conhecer... Abraços. Projetista, Guizzo Planejamento de Móveis – Praça da Árvore SP.

21/10/09: Muito obrigado por seu interesse e palavras... Mas infelizmente a coleção é fechada ao público... aliás, também por esse motivo que quis fazer o site Girafamania... Vc também coleciona girafas!? Coleciona algo? Encontrou o que procurava sobre o animal que mais amo? Abraços e inté.

21/10/09: Opa... estou iniciando minha coleção de girafas, sempre fui apaixonado... e todos que me presenteiam adivinha o que é? uma girafa.... tenho apenas umas 11, mais quem sabe um dia terei uma estante como a da sua foto do site. Se um dia mudar e idéia quanto a visita, por favor me informe! Até mais! ps... também coleciono Barbies! rs

21/10/09: Com certeza vc terá muito mais peças... Eu coleciono desde criança; portanto são 46 anos... risos Ah! Eu troco objetos repetidos... talvez vc possa ter. Vc tem selos postais sobre girafas? É a parte da coleção que eu mais gosto. E vc tem as Barbies com girafas? São duas peças, eu acho, que jamais encontrei em lojas... só vi as imagens na internet... Inté.


Jorge Americo Marfim Stakowiak – jorge.stakowiak @ redecard.com.br (05/10/09): Conforme conversamos no evento, gostaria antes de parabenizá-lo pelos excelentes trabalhos fotográficos nos selos do Zoo (Girafas) e na folha Personalizada de São Paulo. Ficaram muito bonitas. Aproveito também para parabenizá-lo pela excelente coleção sobre Girafas e Ocapis. É uma linda coleção. Como lhe falei, estou querendo montar uma coleção sobre tigres. Tenho muito material e estou definindo o tema. Como ano que vem é o Ano do Tigre conforme horóscopo chinês, pensei em usar isto como Título: “2010 – O ano do TIGRE”. Preciso detalhar mais como será o restante. Olhando outras coleções, pensei em colocar algumas coisas como Predadores, WWF, Outros animais como o Tubarão TIGRE, o jogador de Golfe Tiger Woods, etc. Como você é um especialista e amante de zoológicos, gostaria de pedir, se possível, dicas a respeito de como montar a coleção. Algumas recentes pesquisas que realizei, pude verificar que a Malásia é um dos países que mais emitiu selos sobre Tigres, inclusive algumas séries bem raras e difíceis de se conseguir. Estou garimpando para ver o que eu consigo. Antes de mais nada foi um prazer conhecê-lo e espero que possamos manter o contato filatélico. Muito obrigado.

07/10/09: Muitíssimo obrigado por tantos elogios... Puts! Você tinha tanta coisa a pedir e foi fazer isso justamente em como montar uma coleção?!... Saiba que jamais consegui montar uma coleção que me agradasse, isto é, competitiva... A forma que eu mais gostei foi em 2004, uma infantil, que também já desmontei... Primeira coisa a saber é se você irá montar para competir ou não. Gostei do seu título “2010 – O ano do Tigre”. Entretanto se você montar a coleção para competir precisará seguir um roteiro de acordo com o título que, neste caso, penso que será difícil... Quero ajudar sim, mas acho que não sou a pessoa mais indicada nisso que me pede. Digo que sou bom em pesquisa e organização. Outra coisa: existem 9 subespécies de girafas nas savanas africanas, no entanto, apenas 6 delas são retratadas em selos postais. No caso do tigre, sei que existem 6 subespécies; mas lembro de ter lido em sites sobre 8... Aliás, quero saber o que você tem de material identificando as subespécies; e quantas são no total. Jorge, gosto muito da temática animais-símbolos dos países... Em meu site tenho a seguinte informação sobre tigres: animal-símbolo nacional de vários países como Bangladeche (tigre-de-bengala), Coreia do Sul (tigre-siberiano), Índia (tigre-de-bengala) e Malásia (tigre). Confere? Você tem algo a corrigir ou a acrescentar a respeito? Deixo meu telefone, caso vc quiser ligar ou marcar algo, estarei à disposição em que puder ajudar. Novamente agradeço pelos elogios.


Luiz Sergio Vichy – lsvichy @ gmail.com (27/09/09): girafa de madeira tamanho natural. Prezado Sergio, Será que você saberia me indicar um local no Brasil onde eu possa adquirir uma girafa em tamanho natural, de madeira ou similar, para ser colocada num jardim, em área externa? Sei que existe nos Estados Unidos, inclusive já vi uma num aeroporto. Grato pela atenção. 28/09/09: Olá Luiz! Obrigado pelo contato e interesse... Mas sei não o que me pergunta... Luiz, caso você descobrir isso, por favor, avise-me.... rs Grande abraço e inté.


Carlos Costa Pereira – carlos.mvc.pereira @ gmail.com (23/09/2009): Boa noite. As minhas desculpas por o incomodar. “Tropecei” hoje no seu site quando procurava informações sobre as estátuas de terracota de Xian, onde pretensamente estava a decorrer a acção de um filme com a Angelina Jolie. Acabei por navegar pelo site, bastante interessado; achei na verdade impressionante a quantidade de informação nele contida; permita que lhe dê os meus sinceros parabéns e manifestar até uma certa inveja (faz tempo que pensei em fazer um site sobre ferromodelismo e nunca consegui publicá-lo). Nessa deambulação pelo site encontrei informações sobre o meu país, Portugal, e fui ver o que lá tinha. Com interesse mas também com 2 pequenas incorrecções: 1) o ponto continental mais alto situado na Serra da Estrela chama-se Alto da Torre; 2) a população urbana (numeros de 2002) era 1,2 vezes a rural (embora tenha evoluido bastante este indicador, continuamos no fim da tabela da Europa). Curiosamente em termos de actividade, 70% pertencia ao terciário, 20% trabalhava no sector secundário e apenas 10% no primário. Mais uma vez as minhas desculpas por te-lo incomodado. Cumprimentos.

23/09/09: Olá Carlos! Muitíssimo obrigado por suas palavras e, claro, pelas correções... Em breve vou corrigir os erros em meu site Girafamania... Carlos, não foi incomodo nenhum, pelo contrário, fico muito grato por contribuir com a melhoria do site... Novamente agradeço sua atenção e palavras. Grande abraço transatlântico.


Filipe Bento – reikifilipe @ hotmail.com (15/09/09): Site. Olá. O meu nome é Filipe tenho 24 anos e sou de Portugal. Quero só dar os parabéns pelo seu website da Girafamania pois é um site com um visual simples e fácil com bastante conteudo e diversidade. Fui lá ter porque andava à procura de alguma informação de Astrologia. Obrigado pelo seu website! Filipe B.

23/09/09: Olá Felipe! Muitíssimo obrigado por suas palavras. Afinal, você encontrou o que desejava sobre Astrologia? Novamente agradeço seu contato. Abraços transatlânticos e inté.


Raquel Luna – raquelluna79 @ yahoo.com.br (13/09/09): Sobre sua coleção de canecas de girafa. Olá, Sergio! Assim como você, também faço coleção de um animal, as ovelhas, mas minha coleção ainda é muito modesta. Hoje em dia eu estou concentrando minha coleção em canecas, e acabei achando seu site. Você sabia que existe um bowl da Gigi, da Quadrifoglio? Eu não vi no seu site, então não sei se você já tem e quis avisar. Eu estou atrás do outro, o da Bebee, hehehe... Abraços e Parabéns!


Fernando Franco – franco05 @ terra.com.br (10/09/09): Franco Editora faz contato. Prezado Sergio, Gostaria de um contato com voce para publicar um livro sobre colecionismo e, principalmente de girafas, pois vi que você é um grande escpecialista. Aguardo resposta. Franco Editora (www.francoeditora.com.br) P.S. Agradecemos a divulgação de nossos livros Zefa, a girafa e Granfinosa e Marieta.

15/09/09: Olá Fernando! Obrigado pelo contato e proposta... No quesito biblioteca da coleção Girafamania tenho muitos títulos, mas ainda faltam tantos... Aproveitando, você sabe me informar se há algum outro título de sua editora, ou mesmo alguma publicação que contenha algo sobre a minha amada girafa? Um livro de colecionismo temático sobre girafas!? Muito legal... saiba que existe um belíssimo (o qual mais gosto) publicado em Londres por uma jornalista que, assim como eu, ama tal animal... Estou sem computador no momento; portanto estou na lan house... O que é um horror! Mas c'est la vie... (risos) Deixo meu fone... Agradeço novamente. Abraços e inté.


Egon Robert Enns – egon @ erasto.com.br (09/09/09) – Colégio Erasto Gaertner (www.erasto.com.br): Ola, estou tentando entrar em contato com Sérgio. sou de uma escola part de ctba – nossa campanha publicitária será sobre girafa – como posso fazer contato com sergio? obrigado mkt - 41- 3376-4566, 41- 3376-9282, 41 - 9961-9282

15/09/09: Olá Egon! Obrigado pelo contato e interesse. Mas em que eu poderia ajudar? Se preferir ligar... Aguardo.

15/09/09: Obrigado pelo seu retorno. Sou resp pelo marketing da escola – é uma escola tradicional (74anos) na região sul de ctba – pr. Todo ano desenvolvemos uma campanha publicitária - já tivemos baleia – pelo fato de sermos o maior colegio da região – desenvolvemos todo trabalho sobre baleia – neste ano como segue anexo – estaremos trabalhando a girafa – Vc acha que existiria uma possibilidade de vc vir fazer uma palestra pros nossos alunos (são 1000 do bercário a faculdade) – trazer algum material e videos para exposição? e quais seriam os custos disso? Mais uma vez, obrigado pelo retorno e fico no aguardo.

16/09/09: Olá Egon! Embora não tenha apreciado muito a imagem da girafa, pois é muito infantil para o meu gosto, achei bastante interessante essa ideia linguística: “Para chegar ao alto do pódio é preciso ser o número 1... As matrículas para ser o número 1 começam em setembro. Aguarde!” É verdade que a população brasileira utiliza com frequência um animal-modelo para transmitir algum tipo de ensinamento ou mensagem... Comparar a altura da girafa, uma característica morfológica, com o objetivo vencedor de alunos concorrentes é, no mínimo, entusiástico! Embora seja indiferente e óbvia a representação atribuída ao animal, claro, pois a girafa é o bicho mais alto do planeta (número 1 em altura), esse mesmo significado concede ao aluno diversos sentimentos positivos: privilégio de aprender no Colégio Erasto Gaertner, ser o número 1 nos estudos e alcançar vitória para a vida profissional, social e familiar. Muito bom tudo isso! Egon, como sou “girafamaníaco” necessito enaltecer o animal... (risos) Portanto, permita-me dizer que, além desse significado comparativo que dá inspiração para se atingir grandes alturas, ela também é exemplo de calma, elegância, suavidade e doçura, sobretudo por causa de seu modo de andar e de seu comportamento na natureza... Na “simbologia mística” as girafas representam: intuição, previsão, força e flexibilidade. Em hieróglifo o verbo “prever” escreve-se com o desenho de uma girafa... Nos hieróglifos do antigo Egito, berço da economia e das transações comerciais, a girafa era um ícone de alerta. Com os seus pés no chão e o pescoço esticado para ver mais longe, aconselhava mercadores a enfrentar dificuldades momentâneas e, ao mesmo tempo, construir o amanhã... Por causa de sua flexibilidade, ela é capaz de sentar dobrando seus joelhos, com o pescoço e a cabeça envolvendo-os, colocando junto às suas pernas. Isto é, com o pescoço inclinado para trás e a cabeça recostada em seu lombo. A força e a flexibilidade da girafa pode tocar-nos no corpo físico por um lado, enquanto por outro lado desperta nosso lado espiritual... A girafa é símbolo de intuição, por causa de sua força e flexibilidade, ela representa uma visão intuitiva para o passado, presente e futuro... Sua altura e seu pescoço flexível capacita a girafa para ver o que está próximo ou longe, atrás, ao lado e à sua frente. Intuição é a habilidade de conhecer o futuro, o passado e andar no presente. Aprenda a lição da visão intuitiva (enxergue longe ou veja das alturas) através das girafas! Quanto a possibilidade de eu ministrar uma palestra e levar algum material para exposição digo que não tenho aptidão para isso, aliás nem gosto de ministrar palestras... As experiências que acumulo no currículo em relação ao colecionismo são: – Palestras filatélicas, ou seja, falo apenas sobre selos postais do mundo inteiro, de países que emitiram peças filatélicas alusivas ao animal em questão. – Exposições de objetos. A minha coleção compreende mais de três mil itens e, dependendo de onde for, a temática ou o foco, seleciono algumas peças específicas da questão para expor, como já fiz diversas vezes em shoppings ou programas de TV, por exemplo. De todo o material que compreende a coleção de objetos sobre girafas, a parte que eu mais gosto é a filatelia – minha paixão no mundo do colecionismo temático! Inclusive, realizei o relançamento da série de selos especiais “Zoológicos do Brasil” no Zoológico de Curitiba, em 05/04/2008. Durante o dia 5 até o dia 13/04/2008, a dependência da Casa de Educação Ambiental (no interior do zoo; você conhece?) abrigou a Exposição Filatélica: “EU COLECIONO GIRAFAS E VOCÊ?”... Foi bem bacana. A série de selos “Zoológicos do Brasil” foi lançada aqui em São Paulo oficialmente no dia 05/10/2007 e eu tive a oportunidade como artista de confeccionar três dos seis selos que compreendem essa série emitida pelos Correios... Um deles, como não poderia ser diferente, retrata girafas... e é o primeiro selo postal brasileiro alusivo ao animal e leva o meu crédito... Egon, como disse não gosto de ministrar palestra, tampouco saberia o que levar para expor no Colégio... Falar sobre a espécie eu sei, pois desde criança amo esse animal. Entretanto, penso que não seria adequado falar sobre as girafas para estudantes porque não sou biólogo nem tenho vínculo qualquer com outra profissão do gênero; embora compreenda que nem sempre um profissional entenda tão bem quando um colecionador... De profissão sou fotógrafo. A coleção é um hobby que me acompanha e cresce desde a infância... Certa vez, por exemplo, para um pessoal de um Clube de Colecionadores no interior de São Paulo apresentei no computador 500 imagens, entre fotografias, selos e capas de livros da coleção... Aliás, por falar em literatura, saiba que Carlos Drummond de Andrade escreveu uma história infanto-juvenil “RICK E A GIRAFA”, a qual foi publicada em 2001 pela Editora Ática... Narra que no zoológico o garoto Rick acalenta o sonho de viajar o mundo montado nas costas de uma girafa, nos rumos que aprendeu no atlas escolar... Sugiro divulgar isso para seus alunos... Se eu fosse para Curitiba, com certeza seus custos seriam apenas a passagem aérea e o hotel... Bem, acho que já escrevi demais. Aguardo uma sugestão sua do que eu poderia ajudar, para ainda ver se há ou não a possibilidade de eu visitar o Colégio... De qualquer forma agradeço por seu interesse. Abraços e inté.


Pri-k – Priscila Fernandes – priksfernandes @ gmail.com (07/09/09): Olá tudo bem? Eu uso muito o site do Girafa em meus trabalhos acadêmicos, mas preciso ter certeza de um detalhe. Todos os materiais são escritos por Sérgio Eduardo Sakal? Aguardo retorno. Grata.


Gloria Costa – julianacosta @ terra.com.br (06/09/09): Cadastro Girafamania. Eu sou Juliana, tenho 9 anos e sou uma verdadeira colecionadora que você já viu. É só olhar para meu quarto e só vê GIRAFA. Minha girafa favorita é a Brigit (Nome foi inspirado na girafa de SELVAGEM, meu filme favorito). Bom isso é só. Mil Girafasbeijos. I love girafas. Juliana Costa.


Débora Higa – debora_higa @ hotmail.com (01/09/09): Girafas do Le Cirque. Bom dia! Gostaria de lhe informar que as duas girafas do circo Le Cirque faleceram no zoológico de Goiania. O rinoceronte está na área de isolamento do zoo de Brasília porque está doente. Isso sem falar nos elefantes que estão abaixo do peso em outros zoológicos. Será que era no circo que estes animais eram mau-tratados? Alguns jornais de Brasília e Goiânia noticiaram estes acontecimentos. Peço a você que a verdade possa aparecer! Só assim os outros animais terão chances de continuarem vivos! Muito obrigada.


Luiz Henrique Vieira de Albuquerque – luizhenriqueshaumbra @ yahoo.com.br (26/08/09): Olá, Sérgio, Como vai? Estava fazendo umas pesquisas na WEB e encontrei a sua página. Primeiro achei interessante o tema central que são as girafas, depois astrologia, bandeiras... Então lembrei que tinha visitado uma casa em que havia uma coleção de girafas. Só depois me dei conta que te conheci pessoalmente através de uma prima paulistana, Rosana (vi o nome dela no lançamento de um livro seu), inclusive conheci a tua casa e o teu companheiro. Na época vocês moravam no Tatuapé, salvo engano. Mas faz um bom tempo, talvez você não se lembre. Acredito que foi na primeira vez que fui a Sampa, em fevereiro de 1996, inclusive nessa época eu ainda morava em Maceió. Hoje moro em Salvador. Apesar de fazer muito tempo, lembro com carinho da hospitalidade de vocês no dia em que fui aí, inclusive você leu o 'tarot' pra mim e ainda saímos os quatro pra um barzinho no Jardins. Ah! adorei o site, além das girafas, há outros temas que adoro, ligados à geografia e à astrologia. Forte abraço pra vcs!

31/08/09: Olá Luiz! Quanto tempo! Sim, continuamos morando no mesmo apto... e claro que lembro de vc... Cadastro antigo: nasceu em 29/07/1969, às 21h50 em Maceió – Alagoas (AL). Numerologia cabalística: (13)-4-10-6-6-22-8. Salvo o seu signo leonino, se não me engano (rs), vc continua “demorado” para cair a ficha, morando em Maceió ou em Salvador... eh eh eh Luiz, obrigado pelas palavras! Quer dizer que nós temos “quase” o mesmo gosto... girafas, geografia, astrologia etc... Será o signo solar de ambos? (risos) Quando aparece novamente em Sampa? Maceió eu fui o ano passado... Salvador há muito tempo, mas não pretendo voltar tão cedo... Nós estávamos viajando (Turquia) e voltamos nesta semana... Luiz, tens alguma girafa perdida por ai? Aquela que era da sua infância... risos Obrigado por ter escrito. Grande abraço e inté.

31/08/09: kkk... Que bom que vocês estão bem! Tenho uma amiga que foi à Turquia e adorou. É, rapaz, os leoninos “mandam” no mundo... Obama que o diga! rs Cursei Geografia na Universidade, mas não cheguei a concluir o curso e a astrologia é um passatempo que eu gosto, mas como exige muito estudo meus conhecimentos são limitados. Estive em Sampa em fevereiro, mas como fiquei na casa de um outro primo que mora no Ipiranga, o Luiz (casado com a Regina), acabei vendo a Rosana duas vezes apenas. Ela anda cada vez mais ocupada, a típica paulistana “workholic” rs Não se preocupe, quando achar uma girafa bem legal aqui em Salvador envio pra você rs Brigadão pela lembrança! Abração.

Luiz Henrique Vieira Lins (lhvlins @ santanderbanespa.com.br, 5854-6643), cadastro antigo: 06/05/1995, nasceu em 29/07/1958, São Paulo, (12)-22-6-9-6-21-6. Regina Celia Apude Lins, cadastro antigo: 06/05/1993, nasceu em 18/01/1964, São Paulo, (11)-16-6-8-9-5-10.


Daniel Bruno – daniel.m.bruno @ globo.com (23/08/09): Girafas! Sérgio, Entro em contato por causa do seu site sobre girafas, muito educativo por sinal. Sou vendedor de brinquedos antigos e tenho algumas peças para venda. Gostaria de saber se tem interesse: Girafa Dondoca da Estrela 42cm, o plástico enrijeceu e não tem o assovio R$200, Girafa de plástico sem o nome do fabricante 8cm, manchas em baixo relêvo R$20, Girafa parte do Mini-Zoológico Busch Gardens 6cm (só vendo o conjunto) R$40. As fotos seguem no próximo e-mail. Caso tenha interesse em alguma peça, por favor, responda o e-mail, ok? Abraço e parabéns pela sua coleção! (www.danielbrtoys.com)
http://picasaweb.google.com/ANDREABRUNO1.DANIELBRTOYS
http://eshops.mercadolivre.com.br/andreabruno1/lista/_DisplayType_G

31/08/09: Desculpe-me pelo atraso na resposta, estava viajando... Muito obrigado por suas palavras... Também agradeço pelas ofertas, mas eu tenho esses itens... Aliás, os adquiri na Galeria dos Brinquedos, na Barão de Itapetininga... Não estou interessado nesses preços, mesmo porque estou sem grana no momento... Abraços e inté.


Josmar Divino Ferreira – josmardivino @ gmail.com (19/08/09): Língua tupi... Olá! Boa Noite. Sou itumbiarense. A nossa bela cidade de Itumbiara também é conhecida como “Caminho da Cachoeira” em língua Tupi segunda uma tradição de mais de meio século. O que gostaria de saber se está tradução é verdadeira. Lendo o seu artigo na net gostaria de saber se tal assertiva é verdadeira. Portanto você pode ajudar-me? Caso não possa, poderia indicar-me um especialista que possa destrinchar a Língua Geral ou o Nheengatu. Obrigado pela atenção.


Ana Tereza – ana.klinke @ uol.com.br (18/08/09): Informação. Bom dia! estou procurando um livro Catálogo de fichas telefonicas brasileiras, escrito/editado por Helion de Mello. Enviei dezenas de e-mails para colecionadores, para o Mercado Livre, para a Comunidade Telecartofilia, para algumas distribuidoras de livros, sem conseguir nenhuma informação a respeito. Não sei mais como dirigir a minha busca/pesquisa. Voce poderia me ajudar? grata.


Elaine – e-elesbao @ bol.com.br (19/07/09): site. Olá! adorei o seu site....muito bom mesmo! dentro da parte do Diversos, no item astrologia das combinações dos 4 elementos, faltou o TERRA x AR .....você tem, ou onde posso achar?! grata.


Luciana Sposito – direitoautoral @ moderna.com.br (15/07/2009): Solicitação para autorização de texto. Prezados, A Editora Moderna está produzindo o livro didático intitulado Conviver Arte – Guia e Recursos, destinado aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, autoria Rosa Iavelberg, Luciana Mourão e Tarcisio T. Sapienza. Para enriquecimento da obra, solicitamos autorização para reproduzirmos o texto abaixo: Pedra-Sabão Aleijadinho... Aguardaremos por um retorno. Agradecemos desde já e nos colocamos a disposição para quaisquer esclarecimentos e maiores informações. Atenciosamente.

16/07/09: Muito obrigado por seu interesse. É com satisfação que recebo uma mensagem da Editora Moderna... Há anos passo em frente dessa Editora, pois é um dos caminhos porque moro próximo à Praça Silvio Romero... Luciana eu não entendi direito... mesmo notando que você negritou a palavra texto... O que você precisa é apenas o texto? Fotografia não? Sou fotógrafo e, embora tenha livro publicado e escreva matérias sobre turismo, não sei se devo ser escritor para Ensino Fundamental... Por que com três escritores a obra precisaria desse meu texto específico? Eles escrevem ou não? Ou expressando melhor, eles ganham para isso e eu escrevo? Se o caso for a fotografia, a história é outra... Bem, aguardo maiores informações.

16/07/09: Caro Sérgio, bom dia. Agradecemos seu pronto atendimento, porém gostaríamos de nos desculpar pelo engano, pois a figura (foto) em questão, não será utilizada em nossa obra didática. Apenas para o texto, necessitaremos de autorização, e para isto enviamos um e-mail para aleijadinho@aleijadinho.com. Você poderia nos auxiliar, se possível, com algum contato referente ao texto? Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos. Atenciosamente.

05/08/09: Esclarecemos que não temos interesse em publicar as imagens, apenas o texto... Aguardaremos por um retorno. Agradecemos desde já e nos colocamos a disposição para quaisquer esclarecimentos e maiores informações. Atenciosamente.


Taís Kerche, Analista de Direito Autoral – tais.kerche @ moderna.com.br (09/08/2012): Prezados, Trabalho no departamento de Direito Autoral da Editora Moderna e entro em contato para solicitar autorização para reproduzirmos, em um dos nossos livros didáticos e enriquecê-lo, o seguinte texto: “Pedra-sabão”... Se autorizado, será publicado no livro didático intitulado Projeto Presente – Arte, destinado aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, autoria de Rosa Iavelberg, Tarcísio Sapienza e Luciana Mourão Arslan. Aguardo retorno. Agradeço desde já pela atenção e coloco-me a disposição para quaisquer esclarecimentos.

21/08/12: Prezados, Gostaria de verificar se receberam a mensagem abaixo. Aguardo retorno o mais breve possível. Obrigada. | 22/08: Sim Taís, recebi esta mensagem... Entretanto como eu já havia respondido há muito tempo para outra pessoa que me pediu a mesma coisa, não quis perder tempo... Certo dia de 2009, eu perguntei para Luciana: Por que com três escritores a obra precisaria desse meu texto específico? Mas ela não me respondeu... De qualquer forma continuo sem interesse em participar. Sérgio.

22/08/12: Prezado Sérgio, bom dia! Nós solicitamos novamente o texto porque trata-se de uma nova edição da obra. A utilização de textos de outros autores em qualquer livro didático é para o enriquecimento da obra, para que alunos e professores tenham contato com a diversidade de autores, modos de escrever, pontos de vista e outros aspectos. Vou avisar aos editores que o Sr. não nos autorizou a reproduzir o texto. Agradeço pela atenção. Abraços.


Simone Guerrero – simone-guerrero @ uol.com.br (11/07/09): contato filatelista. Visitei seu site agora a pouco e fiquei espantadada com informações tão precisas e ricas, sobre sua história. Realmente um conto de fato.... real e inacreditável. Não vou me estender e comentar sobre o pouco que li, pois é uma leitura virtual, da qual da vontade de voltar as páginas várias vezes e pegar carona nas suas viagens... Hoje, nos meus 40 anos, vejo que as minhas aventuras são outras, tão desafiadores quanto, porém, diferente. Talvez a única semelhança entre mim e a sua paixão, é a do meu ex-marido me chamar carinhosamente de Girafinha, segundo ele pelo meu modo de comer ou ainda talvez pela cumprimento do meu pescoço. Enfim, não perdendo seu tempo com esta conversa, vou te pedir um favor, ou um direcionamento. Acredito que você possa me ajudar. Tenho alguns selos, dos quais preciso vender. Com a minha recente separação, estou numa situação difícil e vendê-los foi a 1a. coisa que eu pensei em fazer para gerar uma renda a mais. Não sei os valores, mas acredito no seu olhar crítico e na sua índole para me indicar ou fazer uma oferta. São selos da França, Grécia, Japão, Hungria, Itália, Índia, Israel, Iraque, Jamaica, Irlanda, Gabon, Inglaterra, Jordânia, República da Guinea, muitos selos com símbolos de animas (infelizmente nenhuma girafa), vários selos com os símbolos do zodíaco, enfim... vários (03 álbuns). Se você quiser ver os álbuns, posso levá-los aonde achar melhor. Se for me indicar para outra pessoa, fique a vontade, pois preciso vendê-los com urgência. Tenho também uma pequena coleção de moedas de outras países. Aguardo seu precioso contato. Obrigada, São José dos Campos.

12/07: Muito obrigado por suas palavras... Pena que em sua oferta não contenha girafas... (rs) Simone em sua cidade eu desconheço alguém do meio para te indicar... Em meu site Girafamania tenho uma página que divulga vários endereços filatélicos... Veja... Conheço todos esses vendedores... qualquer coisa que quiser saber deles é só me perguntar... Você não comentou se os seus selos são usados (carimbados) ou novos (sem carimbos)... De qualquer forma te adianto que a maioria dos vendedores só compraria seus 3 álbuns se os selos forem novos, se estão bem conservados e ainda se estiverem organizados, por exemplo, separados por países... Se seus selos forem usados vai ser difícil você conseguir algo significativo por eles... a não ser com pessoas que compram selos usados em bancas, na feira aos domingos, da Praça da República, no centro de São Paulo, por exemplo... Espero ter ajudado e desejo boa sorte!

12/07: Obrigada pelo pronto retorno. Não havia observado o link com as opções. Dei uma olhada e tem várias oportunidades para contato. Quanto aos selos, alguns são usados, a grande maioria novos (sem carimbos). Todos estão em ordem, em álbuns bonitos, com divisórias próprias para os tamanhos dos selos e etc. Estão todos em perfeito estado. Farei alguns contatos, com pessoas através dos links indicados. Vamos ver o que será possível. Com certeza você me ajudou muito. Em seu site, achei interessante a comparação da sua data de aniversário, com outros famosos. Eu nasci em 04 de Julho, Independência dos Estados Unidos, no ano em que o homem foi a lua (69). Acho que ainda dá para sonhar alto.. (rs) Obrigada e inté.


Moacir Rachid – TI, Analista de Sistemas, Depto. Tecnologia da Informação, Embalplan Ind e Com de Embalagens (www.embalplan.com.br), Fone/FAX: (47) 3641-8888 – rachid.ti @ embalplan.com.br (08/07/09): Minha esposa está coletando informações sobre Museu para criação do projeto de graduação do curso de História, verifiquei no site que tem a seção museu em que relata bastante informações sobre museus, porém não tem o embasamento de um livro ou tese de mestrado ou doutorado que comprove o que foi relatado. Teria como você enviar por e-mail as informações de onde foram extraídas essas informações (seja livro, tese, jornal, etc), pois só assim esse material poderá ser acrescentado no projeto e aceito pela universidade. Desde já agradeço pela atenção, aguardo retorno.

09/07: Obrigado por seu interesse. No portal Girafamania há várias páginas dedicadas aos museus, tanto brasileiros como estrangeiros...Geralmente, todos com ênfase sobre alguma peça girafídea em acervo... Entretanto muitos são citados apenas para divulgação e conhecimento... O que exatamente você leu que tens interesse? Aguardo maiores informações. 09/07: Obrigado pelo retorno. Preciso da referência deste conteúdo...

10/07: Essa página específica é o seguinte... Primeiro eu relato sobre museus em um sentido geral, o que é, o que comrpeende etc e tal - texto e opinião minha, pois acho que museus são colecionadores assim como nós... A Etimologia da palavra Museologia é fácil, por exemplo, no site do Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/)... que eu acho que peguei de lá, pois sempre consulto esse ótimo site... Quanto a Definição aprovada pela 20ª Assembleia não me lembro onde li isso... mas acredito que também seria fácil procurar na internet a respeito... talvez no mesmo site... Em seguida... Na lista com 15 museus estrangeiros que contém em seu acervo peças girafídeas, também na lista de museus brasileiros (outra página) eu pesquiso há anos isso... A maioria obtive as imagens no site oficial do próprio museu, isto é, de cada um deles... Não vou ficar escrevendo o endereço eletrônico de cada museu... se quiser algum específico, é só entrar na página de cada um deles, que alí encontrarás os endereços... ok?! Nesta lista de museus, exceto 3 deles..., os quais eu não conheço, entretanto todos têm sites na internet e através de pesquisa descobri obra que eles têm em acervo... Todos os outros eu mesmo conferi peças girafídeas e os agreguei na lista com suas respectivas peças, também fiz uma página para cada um deles; na maioria... Findando, no final da mesma página, falo sobre o meu sonho, meu Projeto: Museu Girafídeo – MUG – Museu Girafamania... Alí tento expor como seria dividido e subdividido o meu museu... Isso é um sonho apenas, quiçá uma realização! Acontece que tenho o acervo, entretanto faltam-me o lugar e a verba... Espero ter contribuído com o trabalho de sua esposa... Talvez se fosse algo mais específico, conseguiria ajudar mais... Qualquer coisa é só escrever.

17/07/09: Vc recebeu esta mensagem? ... Mesmo dia: Recebi sim. Obrigado! A respeito dos museus, você teve acesso ao acervo de que forma? Se de algum que tenha livros on-line? Nota: não leu direito, pois o que pergunta eu havia dito...


Irene Izilda da Silva – irisgirafa @ gmail.com (05/07/09): Ola gostaira de receber informes sobre girafamania. fico no aguardo. 18/07/09: cadastro no girafamania.com.br. Ola amigos. Sou fã da girafa como animal de estimação desde criança, qual não foi minha surpresa ao acessar o site do forum africa do qual sou membro e descobrir o girafamania, estou aprendendo muito e gostaria de mater contato como fazer. Também coleciono girafas, um abraço.

Nota: publicado na internet em currículo. Nasci em São Paulo, Capital. Sou professora de inglês na rede pública e privada. Cursei Letras e Pedagogia. Sou Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, pela PUCSP- LAEL. O título de minha dissertação de mestrado é Ressignificando as identidades no ensino - aprendizagem de língua inglesa em uma escola da rede estadual. Tenho participado de conferências e seminários, tanto ligados a minha área de atuação, como também nas questões de África e Brasil. Sou membro do Fórum África.

19/07/09: Meu interesse por girafa surgiu na minha infância qdo minha vó materna me encontra histórias dos bichos, mais tarde descobri que bichos da Africa, dentre eles a girafa e foi então que me apaixonei, durante minha visita à Africa (Costa do Marfim, Mali e África do Sul) que fiz em 2000 em busca de parte de minha etnicidade, enquanto mulher, negra, professora de inglês, e as girafas, não tenho uma coleção tão vasta quanto a sua, tenho girafas em madeira, plástico, tecido, vidro, caderno, gesso, algumas imagens, e outros que os colegas me presenteiam. Estou na zona sul. Durante meu mestrado na PUCSP/LAEL fiz várias metáforas acerca da girafa que compõe minha historia de vida. O site é www.forumafrica.com.br (que tem que entrar com o Internet Explorer 7 ou superior) Somos um grupo de africanos e brasileiros que discutimos as questões de África e Brasil, este Forum foi idealizado pelo Prof. Dr. Kabengele Munanga. Eu ainda não tenho material para troca, entretanto, adorei visitar seu site e espero manter contato com vc mesmo por e-mail, um agrande abraço.

22/07/09: Coleção de Girafas. Bem visitei universidades, interior do país (Mali/Bamako), etc. Quanto ao site tem um site e um fale conosco que vc pode se comunicar, acredito que o material trouxe grande contribuição para o site do forum, em razão das informações que você apresenta no girafamania. Quanto a fotos não tenho tudo catalogado ainda, estarei enviando um simples painel de fotos minhas e de girafa que utilizei na minha defesa de mestrado. As metáforas estão na minha dissertação de mestrado, que esta on-line PUCSP/LAEL.

Trajetória narrativa da Irene ressignificada: histórias de vida... Brasil África... a musicalidade... soltando as amarras... Graduação... máscara de flandres... recontando conversas... Ensino Público... Pedagogia... aprender com alunos... E a (girafa no centro)...

21/07/09: Muito obrigado pela foto... ficou bacana o painel... e a girafa ao centro... Posso publicar essa foto em meu site Girafamania? Mas essa foto em especial, pelo que eu entendi, fala de sua trajetória e não de sua coleção... Irene, como eu faço para ler sua dissertação de mestrado... No Google eu achei esse endereço, mas ele tem 6 megas de tamanho (é isso mesmo?)... Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat, Ressignificando as identidades no ensino-aprendizagem de língua inglesa em uma escola da rede estadual. Mestrado...
www.cipedya.com/web/FileDownload.aspx?IDFile=161059


Jose Augusto Costeira – josecosteira @ gmail.com (02/07/09): Selos Nyassa. Caro SR. Estive pesquisando na internet sobre selos Nyassa e encontrei um link sobre seus estudos sobre GIRAFAS. Escrevo este e-mail para perguntar se existe interesse de voces em adquirir selos de Nyassa. Caso positivo por favor me retorne para que eu possa enviar uma lista do que possuo. No aguardo. Obrigado, Augusto.

06/07: Muito obrigado pela mensagem, interesse e oferta... Eu até compro selos de Niassa, entretanto tenho muita coisa, quase tudo, faltando apenas algumas variedades que eu sei que existem... Penso que você já viu a página específica... Informo que talvez eu já tenho... Mas, por favor, mande sua lista, isto é, se for sem compromisso... Ok?! Novamente agradeço por sua oferta. 07/06: Estou sim em S. Paulo mais especificamente na cidade de Santos. Vou providenciar a lista e lhe envio o mais rapido possivel. Obrigado pela atenção.

Entrada principal !
Última atualização: 25/09/2013.
volta ao topo

CONTATOS 2009 (primeiro semestre) MAPA GIRAFAMANIA
CONTATOS 2010