This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

REPÚBLICA DA LETÔNIA (21/08/1991)

ex-República da antiga União Soviética (Union Soviet Socialist Republics – USSR)

Animal-símbolo: ? | Ave Nacional: Alvéola-branca, White Wagtail (Motacilla alba); aparece na moeda

Lema: “Tēvzemei un Brīvībai” (“Pátria e Liberdade”, em letão)

Letonia – Latvia – Lettonie – Layvijas – Latvija Republika
Capital – Riga (Rīgas).
Religião – Cristianismo (luteranos evangélicos, católicos, ortodoxos russos).
Moeda (numismática e moeda) – lat – lats (Latvian Lat). “Lati” e “Latu” são as formas no plural. Código internacional ISO 4217: LVL. A palavra “lats” deriva de “Latvija” – o nome do país na língua letã. Nesta página temos a abreviação “Kap” e a palavra “Koneek”... as quais devem se referir ao sistema monetário Copeque...

Chamadas de Repúblicas bálticas, três países compreendem essa região na costa do Mar Báltico, nordeste da Europa. Desde a Lituânia no sul até a Estônia no norte, encontramos cidades que abrigam muralhas e igrejas medievais e construções do século XIV, sobretudo nas três respectivas capitais. Alguns pontos turísticos são citados abaixo e, ao lado, a Bandeira Nacional da República de cada Nação:

Estônia – Tallinn tem torres e praças praticamente intactas desde o século XV. Abriga as ruínas do convento de Santa Brígida e o palácio do imperador russo Pedro I; hoje, residência do Presidente da República.
Letônia – Riga, maior metrópole do Báltico, famosa por suas igrejas medievais e obras primas da arquitetura art-nouveau de relevância internacional, como o Barroco Palácio de Rundale.
Lituânia – O centro histórico de Vilnius, Patrimônio da Humanidade, abriga o Morro Gediminas, a Catedral com suas três estátuas monumentais no frontão, a Igreja de Santa Ana e a Universidade fundada pelos jesuítas em 1571.

Abaixo (do lado direito da tela), o selo postal “Lettland” (WNS nº. UN311.08) foi emitido pela Organização das Nações Unidas (Post United Nations Vienna) em 8/05/2008 e compreende uma série de oito valores sobre “Coins and Flags”, cuja imagem mostra a Bandeira Nacional da República da Letônia. Já o selo do lado esquerdo foi emitido em 16/06/2006 pela Letônia, com valor facial de 0,36 LVL, ele mostra uma escultura artítica do símbolo da cidade de Riga: “The Big Christopher”.

volta ao topo

História

Vikings, russos, suecos e alemães invadem a região entre os séculos IX e XII. O cristianismo é imposto à força pelos alemães às tribos locais, reduzidas à servidão. O domínio alemão sobre a Confederação Livoniana (Estônia, Letônia e Lituânia) prolonga-se por três séculos, até que a extinção da Ordem dos Cavaleiros Teutônicos, em 1561, leva ao seu desmembramento.

A Letônia cai, então, sob domínio polonês e depois sueco, antes de ser incorporada ao Império Russo no século XVIII. O czar russo Alexandre I abole a servidão na Letônia em 1817, medida adotada na própria Rússia só 40 anos depois. Mas os aristocratas alemães, descendentes dos conquistadores do século XII, mantêm a propriedade da terra como seu privilégio exclusivo, o que alimenta o sentimento nacionalista letão.

Em 18/11/1918, aproveitando a derrocada do Império Russo durante a I Guerra Mundial e as dificuldades enfrentadas pelo novo regime soviético, o Conselho Nacional letão proclama em Riga a independência do país. Em 1934 instala-se o regime autoritário dirigido por Karlis Ulmanis.

Em 1940, nas manobras iniciais da II Guerra Mundial, a URSS invade a Letônia, como consequência de um acordo entre os chanceleres Molotov e Ribbentropp, referente à partilha de vastas regiões do Leste Europeu entre a URSS e a Alemanha nazista. No decorrer da guerra, o país é ocupado pela Alemanha nazista, de 1941 a 1944. Em 1945, com a derrota alemã, a Letônia volta a fazer parte da URSS.

A integração da Letônia ao comunismo soviético, com a coletivização da agricultura e a estatização das empresas, é conseguida à custa de pesada repressão. Centenas de milhares de camponeses são removidos de suas terras, presos, deportados ou executados. O governo soviético instala grande número de imigrantes russos no país.

Em 1987, durante o governo reformista de Mikhail Gorbatchov, surgem em Riga as primeiras manifestações de massa contra o domínio soviético. A Frente Popular, criada no ano seguinte a partir da união de diferentes grupos políticos, conquista, em 1989, ampla vitória nas eleições legislativas, com sua proposta de transição para a independência.

Esta é proclamada no dia 21/08/1991. Ressentimentos étnicos exprimem-se na Lei da Cidadania, aprovada em outubro. Ela só concede cidadania a quem comprovar 16 anos de residência no país, o que exclui grande parcela dos moradores de origem russa. Em setembro de 1994, os últimos soldados russos retiram-se do país...
volta ao topo


Selos foram emitidos pela Letônia entre 1918 a 1940. No final da Primeira Guerra Mundial there was a shortage of quality paper para impressão de selos postais na Letônia. The Imperial German Army left a substantial quantity of detailed military maps as they withdrew.

O novo governo da Letônia imprimiu suas duas primeiras emissões de selos on the backs of these maps.

O número 1 (lado esquerdo), não tem picote, foi desenhado por Ansis Zihrul e produzido por Schnakenburg Lithographers, em Riga. Já o segundo (lado direito), foi emitido com picote. Ambos são de 1918.

1918 - Scott: 1. Sem picote. 1918 - Scott: 2. Com picote.

Abaixo, ampliado, o primeiro selo postal emitido em 1918 (Scott: 1), com valor facial de 5 copeques (vermelho) e sem picotagem, ele mostra armas e mapas alemães (5 kopeks red – Printed on German army maps). O segundo, foi emitido no mesmo ano, 1918 (Scott: 2), também com valor facial de 5 copeques, ele está representado nesta página através de uma quadra com picotagem.

1918 Definitives Printed on Military Maps

The images on the right are the backs of the stamps shown on the left. After World War I, selos letãos (Latvian) foram impressos em seu verso com mapas militares alemães (de guerra) e em papel com linhas ruled (like that found in students' notebooks). Os selos impressos atrás com mapas alemães foram emitidos em 18/12/1918, com e sem picotagem. Alguns exemplos...

Scott: 1 ou 2 ???
volta ao topo

O primeiro selo postal em formato de triângulo invertido (First Inverted Triangle Airmail) foi emitido pela Letônia em um selo aéreo de 1921, com valor facial de 10 rublis, rublu?... Scott: C1. SG: 84.

Na II Gerra Mundial, de 1941 a 1944, o país foi ocupado pela Alemanha nazista... O primeiro selo da Ocupação Alemã foi emitido em 1/07/1941 (Scott e SG: 1), com valor facial de 5 copeques (vermelho), remarcado “LATVIJA 1941. 1. VII” em um selo da Rússia (lado direito da tela).

Como República Socialista Soviética da Letônia, entre 1944 até sua independência, utilizou selos da antiga União de Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), a qual compreendeu os atuais países europeus: Belarus, Estônia, Federação Russa, Letônia, Lituânia, Moldávia e Ucrânia, ainda os asiáticos: Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Geórgia, Quirguistão, Tajiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão.

Selos são emitidos pela República da Letônia desde 1991. Em 1991, o primeiro selo como república independente foi emitido, alguns remarcados em selos da USSR... Abaixo (lado esquerdo), datado de 1991 (Scott: 300, SG: 320), com valor facial de 5 copeques (prata e marrom), o selo mostra o Brasão de Armas.


FILATELIA

Letões 52%, russos 34%, bielo-russos 5%, ucranianos 3%, poloneses 2% e outros 4% (1996), compõem a população de nacionalidade letã. O idioma oficial é o letão, mas também é falado o russo.

► “Girafa” em diferentes línguas na Letônia – žirafe (letão) – zhiraf (russo)
► Girafas em Zoológicos da Europa...

Rīgas Nacionālais Zooloģiskais Dārzs – www.rigazoo.lv

O zoo tem 4 machos de girafas da subespécie baringo (Piks, Periskops, Usmi e Kimi). Quando o tempo está quente é possível vê-los andando em torno de seu recinto espaçoso. No entanto, quando o tempo está muito frio e úmido para atividades ao ar livre, as girafas podem ser vistas dentro da nova casa das girafas, com dois andares, cuja construção durou de 2005 até 2007.

Emissão de 2002, em comemoração ao aniversário de 90 anos do Zoológico de Riga (1912-2002).

14/04/2012 – Série de 4 valores (folhinha com duas séries) + carnet (folhinha de 4 selos) emitida em comemoração ao aniversário de 100 anos do Zoológico de Riga (1912-2012), “100th Anniversary of the Riga Zoo / Rigas Nacionalajam zoologiskajam darzam 100”. Na coleção também existe o FDC e um par de selos do carnê. Nota: De 1957 até 1980, o Jardim Zoológico de Riga foi o único zoo fora da China a ter kiangs. Até agora, mais de 100 potros kiangs nasceram no Zoológico de Riga...

Notas: Veja a moeda comemorativa e a emissão filatélica de Moçambique!

60 Ls (kokvarde / rã), 35 Ls (lauva / leão), 55 Ls (kiangs) e 100 Ls (fachada do zoo)

volta ao topo

Standard ISO: LV – Adesão UPU: 01/10/1921 e 17/06/1992

Latvia Post – Latvijas Pasts
infofil@pasts.lv – www.pasts.lv (letão)
www.pasts.lv/en/ (inglês)

Ministério dos Negócios Estrangeiros – www.am.gov.lv/lv/ (letão, russo e inglês)
Latvia Post – www.riga.post.lv

Maiores informações sobre emissões veja: Miklos Pinther, “Collecting the Latvian Map Stamp”, The Carto-Philatelist, 39 (1994) pp. 47-53, 98-107, e ainda Bill Apsit's web page: www.apsit.com/mapintro.htm (pesquisar)

Divisão administrativa – 26 distritos e 7 cidades.
Cidades principais – Daugavpils, Jelgava, Jurmala, Liepaja.
Outras cidades – Aizkraukle, Aluksne, Auca, Auce, Balvi, Cesis, Gulbene, Jekabpils, Kraslava, Kurzeme, Limbazi, Ludza, Plavinas, Sabile, Salaspils, Saldus, Saulkrasti, Smiltene, Staicele, Talsi, Valka, Valmiera, Vecumnieki, Ventspils, Zemgale.

Sigulda – Localizada a 53 quilômetros de Riga, conhecida localmente como a Suíça Leta pela beleza das paisagens do Parque Nacional de Gauja, que tem na cidade sua entrada principal. Também as ruínas do castelo do século XIII dos Cavaleiros da Espada, ordem alemã que dominou a região na Idade Média. A misteriosa caverna de Gutmanis, famosa pela lenda de amor renascentista entre a Rosa de Turaida e o jardineiro do castelo Viktors, que teve nela o seu trágico desfecho...

GIRAFAMANIA
Última atualização: 30/12/2013.
volta ao topo

ITÁLIA PAÍSES DA EUROPA
LIECHTENSTEIN