This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

REPÚBLICA DA HUNGRIA

Animal-símbolo – / Ave Nacional: Abertada (espécie de ganço), Great Bustard (Otis tarda) – não oficial (Turul? ou Saker Falcon?)

Lema: Parece que não tem... Mas antigamente era:
“Cum Deo pro Patria et Libertate” (“Com Deus para o País e a Liberdade”, em latim)
“Regnum Mariae Patrona Hungariae” (“Reinado da Virgem Padroeira da Hungria”, em latim)
Nota: Alguns sítios informam “Todo Poder é o Povo”

O selo postal “Ungarn” (WNS nº. UN309.07) foi emitido pela Organização das Nações Unidas (Post United Nations Vienna) em 3/05/2007 e compreende uma série de oito valores sobre “Coins and Flags”, ele mostra a Bandeira Nacional da República da Hungria.

Hungria – Hungary – Hongrie – Magyar – Magyar Köztársaság (República Húngara) – Magyarország (Hungria)
Capital – Budapeste (História da República da Hungria).
Religião – Cristianismo 92,9% (católicos 67,8%, protestantes 25,1% – igreja húngara reformada), sem filiação e ateísmo 4,8%, outras 2,3% (1992).
Dia Nacional – 20/08 (dia de Santo Estevão).
Moeda (numismática) – florim húngaro, 1 forint = 100 fillér (Hungary forint). Código internacional ISO 4217: HUF. Foi criado em 01/08/1946, em seguida à hiperinflação do “pengő”, no período 1945-1946... O nome da moeda em húngaro “forint”, deriva da cidade de Florença – Itália, onde moedas de ouro eram cunhadas desde 1252, com o nome “florenus” (fiorino d'oro, em italiano). Através da Europa, diversos países adotaram este nome ou uma variação dele para a moeda local. Na Hungria, o florentinus (mais tarde chamado forint); também um sistema monetário baseado no ouro foi adotado após 1325, no reinado de Carlos Roberto (Károly Robert, em húngaro). As moedas de “fillér” já não circulam desde 1999, devido à inflação. Os húngaros usam a abreviatura “Ft” para o florim. A palavra húngara “filler” significa “a very small amount of money”... Anteriormente: korona, adopengo, pengo, 1 milliard – milpengo...

A Hungria tem a maior superfície de águas termais depois da Islândia. A peculiaridade do povo da hungria é a sua língua – única no mundo!

Por causa de sua localização geográfica entre o leste e o oeste da Europa, a Hungria sempre esteve no caminho das invasões europeias... Primeiramente, foi colônia dos romanos (que descobriram suas termas) por quase 400 anos. Depois vieram os mongóis, os turcos e os Habsburgos austríacos e por fim os soviéticos... Depois de mais de 700 anos, a Hungria finalmente é dona de seu próprio nariz!

Desde maio de 2004 a Hungria é um membro da União Europeia. A capital Budapeste é a pérola do Danúbio (o qual dividi ao meio a cidade) e está incluída na lista de Patrimônio Histórico da Humanidade.

É interessante notar a diferença arquitetônica e geográfica dos dois lados do rio Danúbio... Na margem direita encontramos o Distrito Buda, com o Palácio Real, a Torre Antiga e o Bastião dos Pescadores, sobre uma colina com tortuosas ruelas medievais e grande quantidade de prédios barrocos... Peste é plana, com traçado urbanístico geométrico e a maioria dos prédios construídos no século XIX.

A foto abaixo mostra uma das pontes que atravessa o Danúbio, a ponte Chain (Széchenyi Lánchíd) e, ao fundo, podemos ver o edifício da Casa do Parlamento – o maior da Europa (foto ampliada ao lado), localizado na margem esquerda do rio Danúbio, no lado Peste (08/2006).

volta ao topo

História Postal

País milenariamente independente, cuja história filatélica começa pelos primeiros selos da Áustria, prolongando-se pelo Império Austro-Húngaro (1867), designação que ainda se mantém em 1912, sobre os selos da Bósnia Herzgóvina com sobrecarga “KUK-FELDPOST”.

Desde 01/06/1850, selos austríacos foram usados na Hungria como parte da administração postal austríaca... Primeiro selo da Áustria!

A Áustria e a Hungria formavam o Império Austro-Húngaro. Em 01/05/1867, o Compromisso Austro-Húngaro foi criado, o que levou a separação da administração postal dos dois países e as duas partes fizeram um acordo postal temporário.

Um dos termos era que o serviço postal húngaro deveria emitir novos selos, desfazendo-se dos selos com o brasão de armas austríaco. Mas, por causa da ineficiência da indústria de impressão húngara, foi impossível ter selos imprimidos na Hungria.

Os selos postais de 1867 foram imprimidos com desenho de comum acordo por ambos os países, com o retrato do monarca (a face direita do Kaiser austríaco) em um desenho quadrado e com uma abreviada indicação de seu valor facial em ambas as línguas: alemã e húngara.

Foi impressa em Viena mas emitida exclusivamente para a Hungria (tais selos foram emitidos anteriormente na Áustria, como emissões de 1863/64 sem inscrições). A data de manufatura desses selos idênticos e o seu tempo de validade foram diferentes nos dois países.

O serviço postal húngaro colocou os valores de Krajczar na nova emissão e a datou em 01/06/1867. O uso desses selos por particulares foi permitido até 15/06/1867.

Os selos com valores soldi não estavam prontos em 01/06, logo, eles foram feitos em uma data posterior, provavelmente na primeira metade de junho. Os selos de 1867, foram válidos em território húngaro até 31/07/1871.

Selos exclusivamente húngaros, com desenhos do imperador Francisco José I, com a coroa de São Estevão e o brasão de armas da Hungria, foram emitidos oficialmente na Hungria em 01/05/1871.

Supõe-se que selos com impressões húngaras foram emitidas em 1871, mas problemas ocorreram... Como eles continuaram próximo da decisão, considerando a data de 01/01/1871, o escritório de impressão húngaro tomou a decisão de emitir um desenho usando litografia.

As vendas começaram um pouco antes, com os selos de 1867. No começo, as datas oscilam entre 07/05 e 23/06 (com diferentes valores das impressões de litografia) e entre 02/07 e 29/08 para os selos gravados em linha.

Enfim, o primeiro selo postal data de 01/05/1871 (Scott: 1, SG: 8), ele mostra a efígie de Francisco José I (Imperador entre 1848 a 1916) e tem valor facial de 2 krajczar (centavos), amarelo. Nota: Abaixo, ambos são o mesmo selo, eles diferem no tamanho porque tais imagens foram trabalhadas no computador.

De 1857 a 1892, o florim (Forint em húngaro ou Gulden em alemão) foi a moeda oficial do Império Austro-Húngaro e era dividida em 100 krajczar.

Associado pela Igreja ao sagrado e à nobreza, o latim manteve-se em pleno século XX... Como todo soberano, o Imperador Francisco José ostentava o título latino “Franciscus Josephus I, Imperador da Áustria pela Graça de Deus, Rei da Boêmia (...) e da Hungria” (abreviado na barra da imagem abaixo – inteiro postal do Império Austro-Húngaro, datado de 1908).

Em 30/12/1916, foram emitidos os primeiros selos comemorativos: “Koronázás” (Coroação do Rei Charles IV? e da Rainha Zila)... Selos com valores faciais de 10 e 15 fillér. Scott: 104/105. SG: 267/268. Michel: 188/189.

Após a guerra 1918, vemos o norte do país, Eslováquia, ligar-se à Tchecoslováquia (então criada à custa de parte das províncias austríacas da Boêmia e Morávia), o leste, Transilvânia, ligar-se à Romênia e, a parte sul, fundindo-se a também recém criada Iugoslávia, incorporando a Croácia, junto com as outras províncias eslavas do antigo reino dos Servo-Croatas-Eslovenos, que utilizava selos da Hungria sobretaxados “SHSHRVATSKA”.

O que resta do país, cerca de 1/3 do seu antigo espaço nacional, torna-se República. A monarquia só virá a ser restabelecida em 1920, legendando os selos com “MAGYAR KIR-POSTA”.

Com o fim da I Guerra, no Tratado de Trianon, a Hungria é obrigada a ceder 2/3 de seu território. A Romênia absorve a maior parte de suas terras. Mapas da época ilustram como foi o desmembramento do Império. Assim, muitas cidades que eram húngaras, tornaram-se de outros países...

Dos 20 antigos distritos temos os seguintes exemplos: Distrito de Temes (Csak), Distrito de Krassó (Lugos), Distrito de Bihar (Felsöderna e Bodonos), Distrito de Torontál (Tamásfalva e Perjámos), Distrito de Hunyad (Petrilla).

Hoje, a cidade de Csak chama-se Ciacova, Felsöderna chama-se Derna, Bodonos chama-se Budoi e Petrilla chama-se Petrila, todas na Romênia. Tamásfalva chama-se Hetin, na Iugoslávia.

Em 1919, a Hungria emitiu seu primeiro selo como República Soviética, o qual traz a efígie de Karl Marx (Scott: 196 ou 198?, SG: 324, Michel: 261), com valor facial de 20 fillér (vermelho e marrom).

Com o fim da guerra de 1945, é de novo restabelecida a república passando a ter a designação de República Popular a partir de 1949... O regime comunista caiu somente em 1989/1990...


CURIOSIDADE

1930 – Selo “Madona Invertida”

Em 25/05/2005, foi emitida uma série de 5 selos sobre Turismo em Budapeste. Um deles mostra uma raridade filatélica, o selo “Reversed Madonna”, com valor facial de 100 florins. Os desenhos dos selos mostram:

1 – Vista do interior do Museu Postal no Palácio Saxlehner.
2 – Castelo Vajdahunyad – casa do Museu da Agricultura e a máquina de tração Clayton-Shuttleworth.
3 – Entrada do Museu Etnográfico e uma peça de sua coleção (1891).
4 – A raridade filatélica do Museu Postal: o selo “Madona Invertida” e o seu bloco de impressão com 75 anos.
5 – Entrada do Palácio Sándor – residência do presidente húngaro.


FILATELIA

Húngaros 90%, ciganos 4%, alemães 3%, sérvios 2%, outros 1% (1996), compõem a população (aproximada de 10 milhões, 01/2007) de nacionalidade húngara. O idioma oficial é o húngaro, também são falados alemão, eslovaco, ucraniano...

► “Girafa” em diferentes línguas na Hungria – zsiráf (húngaro) – Giraffe (alemão) – ? (eslovaco)
► Girafas da cidade de Herend em Porcelanas Herend
► Girafas nos Zoológicos da Hungria

Página sobre a Família Szakall


1997

05/05/1997 – Földrészek (Continentes ou partes da Terra) “Afrika Állatai” (Animais da África) – Série de 1 bloco com valor facial de 90ft sobre elefantes (abaixo) e 4 selos Animais Africanos (órix 16ft, zebra 20ft, rinoceronte 20ft, leões 27ft). Além da girafa na margem do bloco, há vários outros animais: calao, camaleão, dromedário, bongo, hipopótamo, palanca, gnu, lêmure, leopardo etc. Impressão: PJ – VARGA PÁL. Scott: 3572/3575, bl3576. Michel: 4450/4453, bl242. Nota: O carimbo de primeiro dia mostra um grou... NT

Bloco Animais da África na variedade impressão preta (black print); avaliado em 50 euros, aproximadamente...


2006

09/08/2006 – Bloco de 1 selo com valor facial de 500 florins alusivo aos 140 Anos do Jardim Botânico e Zoológico de Budapeste, “140 ÉVES A FŐVÁROSI ÁLLAT ÉS NÖVÉNYKERT”. Foram feitos 100.000 blocos de tamanho 105 × 67 mm, com picotagem 30 × 40 mm, impressos por Pénzjegynyomda Zrt. e desenhado por Kálmán Székely.

Nota: Tanto o bloco como FDCs eu troxe de lá; os quais foram emitidos no mesmo dia da inauguração do zoológico, também no mesmo dia em que comprei o pacote turístico na Alemanha... Foi um verdadeiro “sufoco”, mas consegui adquirir tais peças em uma agência postal da cidade... Não fosse um “anjo” – um jovem húngaro que estava na fila dos Correios e que falava inglês – jamais eu teria conseguido comprar essas peças filatélicas...

O principal motivo do desenho do selo é um mandril e três girafas aparecem ao fundo do selo. Envolta, o bloco mostra alguns dos animais do zoológico: arara-azul, rinoceronte-branco, anta, hiena-listrada, tucano, babirusa, boa, tigre-siberiano, urso-negro-asiático, southern cassowary, pantera-negra, fairy-bluebird, green basilisk, morcego, ring-tailed lemur, e as plantas creeping lily, aloes, bromélias, tropical ferns, palmeiras e lianas. O FDC mostra uma vista do zoológico, enquanto o desenho do carimbo comemorativo incorpora uma estilizada marmoset e folha de palmeira. Abaixo o bloco e, ao lado, seu selo ampliado.


2008

14/08/2008 – Bloco com dois valores sobre o Cinquentenário dos Zoológicos de Debrecen e de Veszprém, “50 ÉVES A DEBRECENI ÉS A VESZPRÉMI ÁLLATKERT”.

09/10/2008 – “HELLÓ BÉLYEGEM” (Your own hello stamp). The stamp sheet Your Own Hello Stamp with no value indication will be released in promotional and personalised versions on 9/10/2008. Adapting to customer requirements, the inscription “DOMESTIC” serves as a value marking, that is to say that the stamps can be used to send a standard letter or postcard within Hungary. The stamp sheet contains playful graphic designs in different variations of a bunny, a lion, a giraffe, a pussy cat and a bear. The sheet, which contains 20 stamps with a label (worth HUF 70 each at the time of release), was made by Pénzjegynyomda by offset printing based on the design of graphic artist Mária Lipovszky-Drescher. The perforated size of the stamp is 36,25 × 25,2 mm, and that of the label is 18 × 25,2 mm. The imperforated size of the sheet is 297 × 210 mm. The label in itself may not be used to pay for postage.

Full Sheet HELLO my stamp


2011

08/04/2011 – “IFJÚSÁGÉRT 2011: BUDAPESTI VÁROSLIGETI PARK” (For youth 2011: Budapest’s City Park). Every year Magyar Posta releases special For Youth stamps with a surcharge to support stamp collecting by young people. In 2011 the sights of Budapest’s City Park provide the subject for the stamp.

Budapest’s City Park is in the capital’s District XIV and was built for the city’s celebrations of the millennium of the Conquest of Hungary. This was when the lake in the City Park was regulated, two channels of the Páva Island were filled in and the Rákos Stream was led into the lake. The City Park Boulevard was made, and Vajdahunyad Castle and Heroes’ Square were built. Although constructed at the time of the 1896 Budapest world exposition, many entertainment and cultural facilities were added which have been in use to the present day. Behind Heroes’ Square are the Ice Rink, Boating Lake and Vajdahunyad Castle, home to the Museum of Hungarian Agriculture. A boulevard skirts the lake, on which the Budapest Zoo and Botanical Garden lies with a splendid range of flora and fauna. Here Budapest’s thermal baths with the deepest borehole and hottest water, the Széchenyi Baths, can be found. Opposite the Baths is the round building of the Budapest Grand Circus, where the first performance was held in 1891. Next to the Circus is the Funfair, which has been operating in its present form since 1950 but its history dates back to the early 1800s. (Source: budapest.com * hu.wikipedia.org).

The stamp designs of the miniature sheet show the well-known sights of the City Park in a characteristic graphic composition, which are in the order of the stamps the Budapest Zoo and Botanical Garden, the Funfair, Vajdahunyad Castle, the Ice Rink and the Boating Lake. The second and fourth stamps in the miniature sheet contain a surcharge. Magyar Posta devotes the proceeds from the surcharge to supporting youth stamp collecting. The amount of the surcharge may not be used to pay for postage. The silhouette of the building of the Széchenyi Baths appears on the first day cover for the miniature sheet and the design of the special postmark employs a stylised picture of balloons.

Order code: 2011070040011 (miniature sheet) 2011070060012 (FDC). Total face value: HUF 640+100. Number of copies issued: 80,000. Perforated size of the stamps: 30 × 45 mm. Imperforated size of the miniature sheet: 140 × 70 mm. Printing method: 4 colour offset. Printed by Pénzjegynyomda. Designed by Attila Elekes.


2014

04/03/2014 – O Jardim Zoológico de Budapeste está entre os zoos mais antigos do mundo. Para comemorar o alto índice de natividade no ano de 2013, trazendo um total de 248 jovens criaturas de cinquenta espécies diferentes, Magyar Posta emitiu uma folha de 12 selos, com valor facial de 115 florins cada selo (12 × 115 Ft; totalizando 1.380 Ft), intitulada “Állatkölykök” – “Filhotes” (Young animals or Cubs Animal). NT

O nome do animal indicando gênero, identidade, habitat original da espécie e data de nascimento podem ser lidos na margem da folha. A parte do mapa é mostrado na impressão de fundo. Infelizmente não foram impressos os respectivos nomes científicos...

Os selos mostram:
Sempala – rothschild-zsiráf, kelet-afrika, 13/08/13 (girafa-de-rothschild, África Oriental)
Sid – kétujjú lajhár, dél-amerika, 21/09/13 (bicho-preguiça, Ámérica do Sul)
Jakab – sörényes juh, észak-afrika, 10/04/13 (ovelha..., norte da África)
Moira – szumátrai orángután, szumátra, 04/04/13 (orangotango-de-sumatra, Sumatra)
Bangita – indiai antilop, dél-ázsia, 07/05/13 (antílope-indiano, sul da Ásia)
Maszat – prérikutya, észak amerika, 28/04/13 (cão-de-pradaria?, América do Norte)
Mazsola – földi kuszkusz, új-guinea, 02/12/12 (cuscuz da terra?, Nova Guiné)
Rozi – szurikáta, dél-afrika, 30/09/13 (suricato, África do Sul)
Gizmó – gyűrűsfarkú maki, madagaszkár, 13/05/13 (lemur-anelado, Madagáscar)
Skipper – pápaszemes pingvin, dél-afrika, 21/03/13 (pinguim-de-óculos, África do Sul)
Kiran – perzsa oroszlán, nyugat-ázsia, 14/03/13 (leão-persa, Ásia Ocidental)
Willo – csupaszorrú vombat, ausztrália, 16/03/13 (?, Austrália)

Código: 2014080040011 (bloco / kisív), 2014080060012 (FDC)
Quantidade: 80.000 blocos (kisív)
Tamanho dos selos: 30 × 40 mm.
Tamanho da folha: 202 × 100 mmŸ
Artista: Tibor Zoltán Petényi
Fonte: documento para download (posta.hu)

volta ao topo

Outras emissões:
1937 – Scott: 503/508. Feira Internacional de Budapeste (está escrito o nome da capital, caso precisar).
1949 – Scott: 851/855. Um deles é sobre as três raças.
1951 – Scott: 940/944. Crianças de várias raças.
1958 – Scott: 1210/1211. Bandeira Vermelha, Aniversário de 40 Anos da Fundação do Comunismo Húngaro e Jornal.
1964 – Michelangelo
1971 – Scott: 2113. Equality Year Emblem. Intl. Year Against Racial Discrimination.
1973 – Scott: 2209. Introdução do Sistema de Código Postal. Mapa da Zona Postal Húngara an latter-carrying crow.
1973 – Scott: 2219. Vascular system and WHO emblem. JT
1974 – Pablo Neruda
1974 – Scott: 2312. Segner and Segner crater on moon. Aniversário de 270 anos do nascimento de Janos Andras Segner, naturalista.
1975 – Michelangelo
1976 – Sistema Métrico
1977 – Scott: 2477. Centenário do Jornal: Nepszava Newspaper.
1977 – Scott: 2485. Newton e Doublé convex lens. 250th anniversary death “Principia Mathematica”.
1978 – Durer
1979 – Guliver
1980 – As sete maravilhas do mundo antigo
1981 – Kálmán Kittenberger
1985 – Bíblia Totfalusi
1987 – Scott: 3073. Centenário da Expedição Africana realizada pelo explorador Samuel Teleki (1845-1916).
1989 – Fotografia
1989 – Scott: 3213/3217. Paracelsus número 3214, valor 3f. JT
1991 – Scott: 3303/3306. Santos Dumont – aviões e pioneiros da aviação.
1995 – Scott: 3503/3504. Pinturas Contemporâneas e Abstratas, de Laszlo Moholy-Nagy.
1996 – Scott: 358. Dia Internacional Contra as Drogas.
1996 – Scott: 3549/3552. Revolução Húngara, Aniversário de 40 Anos do Jornal.
1998 – Máquina fotográfica
2005 – Selos Astrologia

19?? – Hipócrates

André KertészBrassaïRobert CapaThomaz Farkas

Visita: Frankfurt to Budapeste by Lufthansa (ida e volta). Carimbo de Entrada: 14/08/2006. Carimbo de Saída: 22/08/2006.

Notas: Oito noites no Hilton Budapest WestEnd compreendeu o pacote comprado na “Last Minute”, agência de viagens L’Tur Agentur Hamburg (www.ltur-hamburg-flughafen.de), na manhã de 09/08/2006. Budapeste to Debrecen by trem (ida e volta).

Standard ISO: HU – Adesão UPU: 01/07/1875 (casas filatélicas)

Hungarian Post Office Limited – Köszöntjük a Magyar Posta weblapján
The Philately Centre, Hungarian Post Office Ltd.
Postal address: H-1560 Budapest – Hungary
philately@posta.hu (information about stamp ordering) – www.posta.hu
We do not charge any service fee if your subscription exceeds HUF 25,000

Site oficial do Governo – www.magyarorszag.hu (em húngaro, alemão e inglês)

GIRAFAMANIA
Última atualização: 17/05/2014.
volta ao topo

HOLANDA PAÍSES DA EUROPA
ITÁLIA