This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

REPÚBLICA DA ESTÔNIA (20/08/1991)

ex-República da antiga União Soviética (Union Soviet Socialist Republics – USSR)

Animal-símbolo: Talvez o leão que aparece no Brasão de Armas... | Ave Nacional: Andorinha-de-chaminé, Barn Swallow (Hirundo rustica)

Estonia – Estonie – Estland – Eesti – Eesti Vabariik
Capital – Tallinn (ex-Reval).
Religião – Cristianismo (luteranos: maioria, ortodoxos e batistas: minoria).
Moeda (numismática) – coroa (Estonia Krooni ou Estonian Kroon, Kronni). Veja sistema monetário “coroa”. Código internacional ISO 4217: EEK. “Senti” (para moedas) deriva da palavra “cent”.

Chamadas de Repúblicas bálticas, três países compreendem essa região na costa do Mar Báltico, nordeste da Europa. Desde a Lituânia no sul até a Estônia no norte, encontramos cidades que abrigam muralhas e igrejas medievais e construções do século XIV, sobretudo nas três respectivas capitais. Alguns pontos turísticos são citados abaixo e, ao lado, a Bandeira Nacional da República de cada Nação:

Estônia – Tallinn tem torres e praças praticamente intactas desde o século XV. Abriga as ruínas do convento de Santa Brígida e o palácio do imperador russo Pedro I; hoje, residência do Presidente da República.
Letônia – Riga, maior metrópole do Báltico, famosa por suas igrejas medievais e obras primas da arquitetura art-nouveau de relevância internacional, como o Barroco Palácio de Rundale.
Lituânia – O centro histórico de Vilnius, Patrimônio da Humanidade, abriga o Morro Gediminas, a Catedral com suas três estátuas monumentais no frontão, a Igreja de Santa Ana e a Universidade fundada pelos jesuítas em 1571.
volta ao topo

História da República da Estônia e História Postal

Durante a Idade Média, os estonianos são submetidos por diversos invasores, entre os quais os vikings, vindos da Escandinávia. No século XIII, o território estoniano é dividido entre os dinamarqueses, que ocupam o norte, e os cavaleiros teutônicos (germânicos), ao sul.

Em 1629, a totalidade do país é ocupada pela Suécia. Em 1721 passa a ser província do Império Russo.

Em 1905 eclode na Estônia um levante pela independência durante a primeira revolução contra o czarismo na Rússia, mas o movimento é esmagado. Em 1920 torna-se independente pela primeira vez após um breve período sob ocupação dos comunistas russos e de tropas alemãs (em 1918, no fim da I Guerra Mundial).

Então, selos foram emitidos entre 1918 até 1940. O primeiro selo postal data de 1918 (Scott: 1), com valor facial de 5 copeques, ele traz a inscrição “EESTI POST”.

Em 1934, o líder nacionalista Konstantin Päts, no governo desde 1920, dá um golpe de Estado e estabelece uma ditadura fascista, apoiada pela Alemanha.

O tratado de não-agressão entre URSS e Alemanha (Pacto Ribbentrop-Molotov), em agosto de 1939, favorece a ocupação soviética da Estônia em junho de 1940. O ditador soviético Josef Stálin anexa esse país à URSS e persegue adversários estonianos, deportados aos milhares para a Sibéria.

Em 1941, a Alemanha entra em guerra contra a URSS; em julho, a Estônia é invadida pelos alemães, que permanecem até ser expulsos pelos soviéticos em 1944.

Nota: o primeiro selo da Estônia ocupada pelos alemães (German Occupied Estonia) foi emitido em 1941 (Scott e SG: 3A), com valor facial de 150 copeques (marrom); o qual não tenho a imagem...

Com o fim da II Guerra Mundial, a Estônia integra novamente a URSS, na condição de república soviética, submetendo-se à política de russificação – transferência maciça de famílias russas para o país. Em 1940, por exemplo, 90% da população era etnicamente estoniana; em 1989, esse porcentual já cai para 61,5%.

Como República Socialista Soviética da Estônia, entre 1944 até sua independência, utilizou selos da antiga União de Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), a qual compreendeu os atuais países europeus: Belarus, Estônia, Federação Russa, Letônia, Lituânia, Moldávia e Ucrânia, ainda os asiáticos: Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Geórgia, Quirguistão, Tajiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão.

Aspirações nacionalistas afloram com a abertura política (glasnost) implementada pelo presidente soviético Mikhail Gorbatchov a partir de 1985. Na Estônia, Letônia e Lituânia, a oposição forma frentes populares que lutam pela independência das três repúblicas bálticas.

Sob pressão do movimento separatista, em novembro de 1988, o Soviete Supremo (Parlamento) da Estônia declara soberania, o que lhe permite não acatar decisões da URSS.

A partir daí se amplia a autonomia da república. Em fevereiro de 1990, os nacionalistas obtêm dois terços nas eleições parlamentares. A terça parte restante fica com os russos étnicos, contrários à independência.

Mikhail Gorbatchov foi quem permitiu a independência da Estônia... Em maio de 1990, o Parlamento restaura os artigos da Constituição de 1938 que definiam a Estônia como Estado independente.

Um plebiscito (em março de 1991) aprova a independência por 78% dos votos. O último laço com a URSS é rompido no fracassado golpe militar contra Gorbatchov, em agosto de 1991, quando tropas soviéticas entram em Tallinn e ocupam as instalações de TV.

O Parlamento proclama, em 20 de agosto, a independência completa e imediata da Estônia, reconhecida em setembro pela URSS. A Estônia decide não aderir à Comunidade dos Estados Independentes (CEI), criada no final do ano com a extinção da União Soviética. Enfrenta séria crise econômica e a questão da expressiva minoria russa...

Então, selos postais são emitidos pela República da Estônia desde 1991. O primeiro data desse mesmo ano (Scott: 200, SG: 161), com valor facial de 5 copeques, ele mostra o Brasão de Armas.


FILATELIA

Estonianos 62% (estônio), russos 30%, ucranianos 3%, bielo-russos 1,8%, finlandeses 1,1%, outros 2,1% (1996), compõem a população de nacionalidade estoniana. O idioma oficial é o estoniano, mas também é falado o russo.

Nota: A nação conta com um rico folclore. A cada quatro anos, acontece um grande e tradicional festival nacional de música e dança que atrai milhares de pessoas à capital Tallinn.

► “Girafa” em diferentes línguas na Estônia – kaelkirjak (estoniano / Eesti keel) – zhiraf (russo)
► Girafas no Jardim Zoológico de Tallinn


1998

Eu não sei a numeração de catálogo desta série... Mini folhinha de 12 selos com valor facial de 2,50 cada, sendo que 3 deles mostram girafas. Bloco (sem picote), com 4 selos de 2,50 coroas cada, emitida pela Ilha Hiiumaa (Hakasia) – “HIIUMA POST”, com a logomarca WWF.

Você têm maiores informações sobre estas emissões para me ensinar?

A Ilha Hiiumaa é a segunda em tamanho entre todas as outras ilhas do país. Sua área é de 1.024 km². A menor distância do principal território é de 22 quilômetros. Sua população e de 12.000 habitantes.

volta ao topo

Standard ISO: EE – Adesão UPU: 07/07/1922 e 30/04/1992

Estonian Post – AS Eesti Post
ep@post.ee – www.post.ee

Site oficial do Estado – www.riik.ee (estoniano, russo e inglês)

Hiiumaa Post?

Características do país – litoral recortado e com 1.520 ilhas; planície da Federação Russa (maior parte), com lagos e florestas.

Divisão administrativa – 15 distritos e 6 cidades. Cidades principais – Narva, Tartu, Kohtla-Järve, Pärnu.

Pãrnu – Na fronteira leto-estoniana, em seguida, a pitoresca cidade litorânea de Pärnu, chamada de “Capital de Verão” da Estônia. Nessa época (agosto/setembro), seus famosos banhos de lama medicinal, a longa faixa de areia da praia, os agitados locais noturnos e uma sequência de festivais atraem turistas do país inteiro e do exterior, que transformam seu bem restaurado centro histórico no ponto mais animado do país. Museu etnográfico ao ar livre, às margens do Lago Jugla, que reúne construções rurais típicas (são mais de noventa igrejas, moinhos, casas camponesas e armazéns de madeira cuidadosamente decorados para recriar a atmosfera da vida no campo de tempos passados).

GIRAFAMANIA
Última atualização: 01/07/2013.
volta ao topo

ESPANHA PAÍSES DA EUROPA
RÚSSIA