This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

REINO DA DINAMARCA

Países Nórdicos – Dinamarca (com suas dependências Ilhas Faroe e Groenlândia) e Islândia, também a Península da Escandinávia composta por Finlândia (com Aland), Noruega (com Svalbard) e Suécia. Veja também: Aurora Boreal e Mapa dos Polos!

Animal-símbolo: Cisne-mudo / Mute Swan (Cygnus olor)

Lema real: “Guds hjælp, Folkets kærlighed, Danmarks styrke” (“A ajuda de Deus, o amor do povo, a força da Dinamarca”, em dinamarquês).

Abaixo (do lado esquerdo da tela), o selo postal “Dänemark” (WNS nº. UN323.06) foi emitido pela Organização das Nações Unidas (Post United Nations Vienna) em 5/10/2006 e compreende uma série de oito valores sobre “Coins and Flags”, ele mostra a “Dannebrog” – Bandeira Nacional do Reino da Dinamarca. Ao lado, selo regular emitido pela Dinamarca em 02/01/2002, com valor facial de 10,50 DKK, mostra em pequeno tamanho o Brasão de Armas do país.

Dinamarca – Denmark – Danemark – Kongeriget Danmark
Capital – Copenhague (fundada em 1167, hoje, é um conglomerado do antigo e do moderno).
Religião – Cristianismo 98,2% (evangélicos luteranos), outras 1,8% (1993)
Independência – primeiramente foi organizada como um estado unificado no século X. Em 1849, tornou-se uma monarquia constitucional.
Feriado Nacional – Dia da Constituição, 5 de junho, é também o Dia Nacional. O Festival de Capenhague acontece em maio e junho.
Chefe de Estado – Rainha Margrethe II (desde 14/01/1972). Dinastia: Oldenberg. Margrethe II é soberana também nos territórios autônomos da Groenlândia e das Ilhas Faroes.
Moeda (numismática) – coroa dinamarquesa (Denmark Kroner ou Danish Kroner); sistema monetário “coroa”. Código internacional ISO 4217: DKK. As palavras “øre” ou “öre” (para moedas no antigo sistema monetário utilizado na Dinamarca, também na Groenlândia e nas Ilhas Faroe) derivam do velho “Norse Eyrir?” que significa moeda de ouro; veio do latim “aureus” ou “aurum”, cujo significado é ouro...

Nota: A Dinamarca faz parte do Mecanismo de Taxas de Câmbio II (MTC II), o que significa que a coroa dinamarquesa está ligada ao euro, embora sem uma taxa de câmbio fixa. A Dinamarca, a Suécia e o Reino Unido são membros da União Europeia, mas não participam na moeda única euro.

Ocupando a península da Jutlândia e centenas de ilhas ao norte da Europa, a pátria dos antigos vikings, atualmente, apresenta respeitável desenvolvimento tecnológico e industrial, aliado a um alto padrão de vida. Sua renda per capita está entre as maiores do mundo.

Seu eficiente sistema de previdência social é um dos mais amplos que se conhecem. Na economia do país a agropecuária (laticínios, carne de porco) e o turismo representam importantes fontes de receita.

Os primeiros habitantes eram caçadores nômades. Mas por volta de 3.000 antes de Cristo as pessoas começaram a cultivar a terra e se assentar. Os numerosos túmulos megalíticos são prova desses primeiros habitantes, os quais eram fazendeiros.

Até os dias de hoje, a agricultura tem sido a mais importante ocupação no país. Os produtos agrícolas dinamarqueses são mundialmente renomados. E é entre as lápides e símbolos dos desarrojos que se vêem os moinhos de ventos dinamarqueses, controlados por computador – as coisas mudam...

Na atualidade, a indústria é a mais importante fonte de renda. A Dinamarca é um país moderno, membro do MCE e da OTAN. Ainda representa a mais antiga monarquia da Europa. Veja uma mega-construção que uniu, através de uma contemporânea e diferente ponte, a Dinamarca com a Suécia!

Apesar de estereótipos negativos, os “Vikings”, são excelentes anfitriões, cozinham maravilhosamente bem e oferecem, cidades cheias de histórias e paisagens bastante incomuns. Outra característica regional é a liberalidade: os escandinavos são os mais antigos defensores do sexo livre que se conhece...

Viajar pela Escandinávia e conhecer as gélidas e desenvolvidas terras do extremo norte da Europa é um programa especialmente adequado para o verão europeu, mas não perde o seu atrativo até meados do outono...


A “Dannebrog” de 1219

A bandeira mais antiga do mundo é da Dinamarca! A “Dannebrog” foi criada em 1219 e jamais mudou!

“Dannebrog” – o nome traduzido significa “Danish cloth” – pano ou roupa dinamarquesa, literalmente –, que remonta o século XIII. Em 1219, o Rei Valdemar II teve uma visão, na qual ele viu uma cruz branca no céu vermelho de sangue... como ele foi para a Batalha de Lyndanisse ao invés de Livonians...

O selo dinamarquês (Scott: 460) celebra o aniversário de 750 anos de sua bandeira. A cruz foi originalmente quadrada, mas a bandeira foi estendida horizontalmente... Um selo dos Estados Unidos, emitido em 1943 (Scott: 920), mostra a bandeira da Dinamarca como parte de “Overrun Countries”...

volta ao topo

Fortificações vikings têm sido escavadas na Dinamarca... Trelleborg foi escavado entre 1934 a 1942, na ilha de Sjælland. Esse forte foi construído no ano de 980, durante o reinado de Harold Blåtand (Bluetooth). Dentro da fortificação circular há um grande conjunto de 16 malocas, em grupos de quatro, em que as pessoas viviam e trabalhavam. É estimado que 300 pessoas, aproximadamente, viveram em Trelleborg.

O selo (abaixo, lado esquerdo, Scott: 343) mostra um mapa moderno do forte com faróis, tanto dentro como fora do círculo de terraplenagem. Ele compreende uma série de 10 selos que comemora o aniversário de mil anos do reinado dinamarquês; entretanto ele marca o período de 100 anos: 1000-1100...

Em 1983, a Dinamarca emitiu um selo (lado direito, Scott: 736) que mostra a fotografia de Troldkirken, um altar pré-cristão próximo a Limford. A localização de Troldkirken está indicada no mapa pelo sinal “+” (ao norte).

volta ao topo

O primeiro selo postal da Dinamarca, o “4 Rigsbank Skilling”, foi emitido em 01/04/1851, com valor facial de 4 RBS (marrom amarelado). Ele é o número 2 do catálogo Scott e o número 4 do catálogo SG. Abaixo, dois exemplares obliterados, um marrom amarelado (lado esquerdo) e o outro marrom (lado direito). A abreviatura “RBS” significa “Rigsbank Skilling”.

O selo que leva o número 1 do Scott e 3 do catálogo SG, foi emitido um mês depois, em 01/05/1851, e é um selo local que foi utilizado em Copenhague... Abaixo, dois exemplares do segundo selo, datado de 01/05/1851, com valor facial de 2 rbs (azul).


FILATELIA

Dinamarqueses 57%, europeus alemães e nórdicos 40%, outros 3% (1996), compõem a população de nacionalidade dinamarquesa. Escandinavos (Scandinavian), Inuit (Inuit), Ilhas Faroé (Faroese), alemão (German), turco (Turkish), iraniano (Iranian), somalis (Somali)...

O idioma oficial é o dinamarquês (Danish ou Dansk), mas também são falados Faroese, Greenlandic (an Inuit dialect), alemão (minoria). Nota: O inglês é a segunda língua predominante.

► “Girafa” em diferentes línguas na Diamarca – Giraff, Giraf, Giraffer, Giraffen (todas dinamarquesas) – giraffe (inglês)
► Girafas em Zoológicos Dinamarqueses
► Girafas Lego

Nos anos de 1940 foram emitidos selos não oficiais, isto é, selos propaganda que contém imagens de girafas... Veja mais na página “Selos-Pôsteres”!


1953

08/01/1953 – Envelope cujo cachê é ilustrado com avião e girafa “Scandinavian Airlines System – First SAS Flight Copenhagen-Johannesburg”, primeiro voo da SAS entre Copenhague (Dinamarca) para Johannesburg (África do Sul). Ambos os envolopes são iguais, mas têm diferentes selos pagando o porte...

Nota: Na coleção há o mesmo envelope, também com diferente porte, circulado em 08/01/1953, com carimbo de chegada no verso: Johannesburg 11/01/1953. Adquirido de Cezar.


2009

10/06/2009 – “150 Anos do Zoológico de Copenhague 1859-2009

Aniversário de um oásis em Copenhague – Para marcar o aniversário do Zoo foi emitido um belo livreto estampado com listras de zebra. O Jardim Zoológico tem um papel importante como um oásis de lazer na cidade, especialmente para famílias com crianças. Ele estimula a curiosidade natural das crianças, apresentando uma série de coisas novas para ver e fazer. Bem como uma série de histórias fascinantes e fotografias, o livro contém também uma folha com quatro selos em co-impressão, e duas folhas com dois selos que apresentam motivos de habitantes do zoológico. A co-impressão é única e só está disponível no livreto. Na parte de trás há 15 pôsteres antigos do zoo em formato de selo – estes também estão disponíveis em co-impressão, mas apenas no encarte. O Zoo de Copenhague é o único jardim zoológico da Dinamarca que produziu cartazes por mais de um século. Entre aqueles que os conceberam estão artistas famosos como Thorvald Bindesbøll e Sven Brasch. Todos os artigos do folheto estão em dinamarquês e inglês. Número de catálogo: 1454 PH. Valor do livro: 109,00 DKK.

Anniversary of a Copenhagen oasis – To mark the anniversary we are issuing a beautiful prestige booklet disguised in zebra stripes. The Zoo plays an important role as a recreational oasis in the city, especially for families with kids. It encourages children's natural inquisitiveness by presenting a whole host of new things for them to see and do. As well as lots of fascinating stories and photographs, the booklet also contains a sheet with four beautiful stamps in co-print, and two sheets with two stamps in co-print – all of which feature motifs of the Zoo's inhabitants. The co-print is unique, and is only available in the prestige booklet. At the back of the book is a sheet featuring 15 old Zoo posters in stamp format – these are also available in co-print, but only in the prestige booklet. Copenhagen Zoo is the only zoo in Denmark to have produced posters for more than a century. Among those who have designed posters are famous artists such as Thorvald Bindesbøll and Sven Brasch. All the articles in the booklet are in Danish and English. Catalogue number: 1454 PH. Valor do livro: 109.00 DKK.

volta ao topo

História do Reino da Dinamarca – “A Paquena Sereia” (Hans Christian Andersen)

Standard ISO: DK – Adesão UPU: 01/07/1875

Post Danmark A/S
pdk.frm@post.dk – www.postdanmark.dk
www.postdanmark.dk/stamps – www.stamps.postdanmark.dk

DFF – Danmarks Filatelist Forbund
danfil@danfil.dk – www.danfil.dk

Danmark Post – www.post.dk
Danmark Postal Supervisory Authority Posttilsynet – www.posttilsyn.dk

PTT Museum – Post & Tele Museum
Adresse: Købmagergade 37, 1150 København K
museum@ptt-museum.dk – www.ptt-museum.dk

GIRAFAMANIA
Última atualização: 13/06/2013.
volta ao topo

CROÁCIA PAÍSES DA EUROPA
ILHAS FAROE