This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

REPÚBLICA SOCIALISTA DO VIETNÃ (02/09/1945)
ex-Cochinchina e ex-Indochina

Animal-símbolo: Búfalo-asiático, Asian Water Buffalo; o búfalo doméstico é abundante tanto na Ásia como na América do Sul.
Flor Nacional: Lótus (Nelumbo nucifera). Nota: O lótus de flor branca e o lótus de flor rosa são as flores nacionais da Índia e Vietnã, respectivamente. O lótus é um símbolo de elegância e espírito eterno do povo vietnamita. Pode ser encontrado no Lago Ocidental (Tây Hồ / West Lake), em Hanói (Hà Nội), por exemplo. O chá de lótus do Lago Ocidental (Trà sen Tây Hồ / West Lake Tea Lotus) é conhecido pelo sabor extraordinário.
Lema: “Độc lập – Tự do – Hạnh phúc” (“Independência, Liberdade e Felicidade”, em vietnamita)
“Independence, Freedom, Happiness” (inglês) – “Indépendance, liberté, bonheur” (francês)

Do lado esquerdo da tela, o selo postal “Viet Nam” (WNS nº. UN109.07) foi emitido pela Organização das Nações Unidas (Post United Nations New York) em 31/08/2007 e compreende uma série de oito valores sobre “Coins and Flags”. O Artigo 141 da Constituição estipula: A Bandeira Nacional da República Socialista do Vietnã é de forma retangular, sua largura é igual a dois terços de seu comprimento, no meio de um campo de fundo vermelho está uma estrela brilhante de cinco pontas dourada.

No centro, selo emitido pelo Vietnã em 14/01/2006, com valor facial de 1.000 dongues, comemora o aniversário de 50 anos do Emblema Nacional do Vietnã (1956-2006), cuja imagem do Brasão de Armas é mostrada sobre um fundo azul, combinada com uma textura de pétalas de lótus rosa. O Artigo 142 da Constituição estipula (1992): O emblema nacional da República Socialista do Vietnã é de forma circular, no meio de um campo de fundo vermelho está uma estrela de cinco pontas dourada emoldurada por arroz, abaixo está a metade de uma roda dentada (engrenagem) e na parte inferior a inscrição com a denominação oficial do país: República Socialista do Vietnã. Fonte: (www.vietnam.gov.vn). Foi projetado pelo artista Trần Văn Cẩn no mesmo ano em que o Presidente Ho Chi Minh assinou o decreto nº 254-SL (14/01/1956) que declara o emblema nacional da República Democrática do Vietnã (Vietnã do Norte). A roda dentada e a cultura de arroz representam a cooperação da agricultura industrial e os trabalhistas no modelo comunista. Após a reunificação com o Vietnã do Sul em 02/07/1976, foi adotado como Emblema Nacional e o nome do país foi alterado.

Do lado direito da tela, selo emitido em 02/12/2010 comemorando os 50 Anos de Relações Diplomáticas entre Vietnã e Cuba, com valor facial de 2.000đ dongues o selo mostra na parte superior as Bandeiras Nacionais de ambos os países e embaixo as respectivas Flores Nacionais: o lótus representando o espírito e a alma vietnamita e a “Flor de Mariposa” representando a determinação cubana para lutar pela liberdade. Parece que o bambu verde vietnamita e a palmeira real cubana simbolizam o heróico, resistente e indomável espírito de luta dos países... Artista: Nguyễn Du (Mr. Nguyen Du). Nota: O Vietnã matém relações diplomáticas com o Brasil desde 08/05/1989.

Em 25/10/2008 foram emitidas duas séries sobre Flora, Emissão Conjunta Argentina/Vietnã. Um selo de cada país mostra a flor do Palo Borracho amarillo / yuchán Ceiba chodatii (Hassl.) Ravenna, o outro selo de cada país mostra a flor de loto ou lótus / Hoa Sen Nelumbo nucifera Gaertn. – flor nacional do Vietnã. Os selos argentinos com valor facial de 1,00 peso cada, medem 44 mm × 34 mm e foram impressos por Letra Viva SA, Buenos Aires, em folhas de 20 selos com picotagem de 14 × 14. Já os selos vietnamitas com valor facial de 800d e 10.000 dongues, emitidos por ocasião do 35º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre Vietnã e Argentina, medem 43 mm × 32 mm e foram impressos por Postal Stamps Printing Company, em folhas de 25 selos com picotagem de 13 × 13. Abaixo, um selo de cada Nação.

Viet Nam – Việt Nam – Tiếng Việt – Socialist Republic of Vietnam – Indo Chine
Nome oficial (aparece no Brasão de Armas) – “Cộng hòa xã hội chủ nghĩa Việt Nam” (República Socialista do Vietnã).
Capital – Hanói / Hà Nội (www.hanoi.gov.vn), fundada em 1010.
Religião – Budismo 67%, Cristianismo 8% (católicos), outras 25% (1992).
Moeda (numismática) – dongue vietnamita / Vietnamese đồng (đ – Vietnam Dong). Código internacional ISO 4217: VND. A palavra “dong” no literário vietnamita significa “copper”, ou seja “cobre”; no moderno vietnamita “dong” significa “corrente”. Anteriormente na moeda indochinesa “x” ou “Xu”...

Localizado no sudeste da Ásia, estende-se ao longo de 1.600 quilômetros na Península da Indochina. Faz fronteira com a China, Laos e Camboja e está formado pelos territórios de Tangking Annan e Conchinchina. A região central é montanhosa, o litoral baixo, recortado e com ilhas. Outras características: Maciços montanhosos (Norte); cadeia montanhosa Anamita (Oeste); planícies de Tonquin (do centro a Leste) e do delta do rio Mekong (Sul).

Divisão administrativa: 7 regiões subdivididas em 63 províncias e municípios (Hanoi, Hồ Chí Minh City, Hải Phòng, Đà Nẵng). Patrimônios da Humanidade: Complexos de Monumentos de Hue; Arquipélago Fai Tsi Long.

Extensas plantações de arroz ocupam as planícies alagadas nos deltas dos rios Vermelho (norte) e Mekong (sul). O Vietnã possui também recursos minerais, inclusive petróleo. O comprimento do Rio Vermelho (Red River) é de 1.149 quilômetros, dos quais 510 km estão em território do Vietnã. O comprimento do Rio Mekong (Cuu Long / Cửu Long) é de 4.220 quilômetros, dos quais 220 ​​km estão em território vietnamita.

Maior potência militar do Sudeste Asiático, o país é devastado por 13 anos de guerra civil, que conta com a intervenção de tropas norte-americanas. Unificado sob regime comunista em 1975, inicia nos últimos anos uma abertura ao capital estrangeiro. O desenvolvimento do turismo é prioridade para o governo. Há grandes investimentos em hotéis, rodovias e ferrovias.


História do Vietnã e História Postal

Linha do Tempo do Vietnam:
– Democratic Republic of Vietnam
– Independent State of Vietnam
– National Front for the Liberation of South Vietnam
– North Vietnam
– Socialist Republic of Vietnam
– South Vietnam

No antigo idioma anamita, Vietnã significa “viets (uma etnia) do sul”. Os vietnamitas, povo de origem mongol, instalam-se na península da Indochina no século III antes de Cristo. No ano 111 antes de Cristo, a região fica sob o domínio do Império Chinês, que dura até 939.

O país alterna, a partir dessa data, períodos de independência com outros em que é vassalo da China. Entre os vários reinos da região, os mais importantes são o Reino de Anã, que inclui o Golfo de Tonkin e o centro da península e, no sul, o Estado de Champa e o Império Khmer (atual Camboja).

Em 1558, o Reino de Anã divide-se e cortes independentes são estabelecidas em Hanói e em Hue, na região central, enquanto os governantes de Champa mantêm o controle sobre o delta do rio Mekong, no sul. O Reino de Anã unifica-se novamente em 1802. A partir de sua capital, Hue, abarca todo o Vietnã.

Em 1859, a França estabelece uma colônia no sul da península com o nome de Cochinchina. Imediatamente após a invasão do Vietnã do Sul os colonialistas franceses organizaram um serviço postal, principalmente com propósito militar, mas também para os altos funcionários franceses daquele tempo.

De acordo com muitos arquivos, o primeiro selo postal oficialmente circulado na Cochinchina (atual Vietnã do Sul) data de 1863, pelos colonialistas franceses. O selo mostra a imagem de uma águia-imperial e foi usado em todas as Colônias Francesas (com apenas a diferença do carimbo de cada colônia).

Em 1884, os franceses instalam dois protetorados no norte, Anã e Tonkin. Em 1887, é formada a União da Indochina, que reúne sob o jugo colonial francês Anã, Tonkin, Cochinchina e Camboja. O primeiro tipo de selo comercial apareceu no Vietnã no período entre 1886 e 1887, remarcado com a abreviação C.CH. (que significa Cochinchine – antigo nome do Vietnã do Sul).

Existem somente 4 selos da Cochinchina, todos sobretaxados. Embora o primeiro seja mais caro, o segundo tem uma impressão mais significativa; ambos datam de 1886. Abaixo (lado direito da tela), o primeiro selo da Cochinchina, emitido em 16/05/1886, recebeu a sobretaxa “5” centimes cancelando o valor facial de 25 centimes. Nota: O segundo (Scott: 2), tem valor facial de 5 centimes sobre 2 centimes, marrom sobre amarelo (imagem não disponível).

Em 1888, estes tipos de selos foram amplamente utilizados pelos franceses, circularam na região central do Vietnã remarcados com a letra A (abreviação de ANNAM) e no norte do Vietnã remarcados com a letra T (abreviação de TONKIN).

Abaixo (lado esquerdo da tela), o primeiro selo postal de Anã e Tonkin ou “Annan e Tongking” emitido em 21/01/1888, remarcado com a sobrecarga “A & T” e a sobretaxa “1” centime sobre 2 centimes, cancelando o valor facial de um selo utilizado em comum nas Colônias Francesas.

Selos foram emitidos pela Indochina entre 1889 até 1949.

A Indochina, que teve como capital Saigon, foi colônia e protetorado francês na Península de Cambodja, no sudoeste da Ásia, margeando o mar do sul da China e o Golfo de Siam. A denominação Indochina foi criada para o aglomerado colonial que incluia todas essas terras... Só em 1949, a Indochina foi dividida em Camboja, Laos e Vietnã – os quais passaram a emitir selos próprios.

Em 1889, selos da Indochina circularam oficialmente e foram usados em todo o território que compreende os atuais Vietnã, Laos e Camboja. Todos os selos foram remarcados em selos coloniais com a sobrecarga “INDO-CHINE”.

Abaixo (lado esquerdo da tela), o primeiro selo postal da Indochina, emitido em 1889 (Scott: 1), remarcado com a sobretaxa 5c sobre o valor facial de 35 centimes e com a sobrecarga “INDO-CHINE 89”. Nele também podemos ver a sobrecarga de duas letras: R e D que, respectivamente, significam abreviações para os sobrenomes de Richaud (Governador Francês) e de Demars (Administrador Postal).

Só depois de três anos é que foi emitido o primeiro selo exclusivamente para a Indochina, impresso com o nome INDO-CHINE e não remarcado. Abaixo (do lado direito da tela), selo emitido em 1892 (Scott: 3, SG: 6), com valor facial de 5c, primeiro com o nome da colônia.

Os franceses exploram a borracha, o arroz e a madeira da região... Um levante anticolonial é reprimido no início do século XX...

Em 1939 é criada a Liga pela Independência (Vietminh), na qual os comunistas têm papel proeminente. Em 1940, durante a II Guerra Mundial, a Indochina é ocupada pelos japoneses. Os selos postais desse período, entre 1941até 1945, quase todos da Indochina foram desenhados por pintores vietnamitas e impressos no próprio Vietnã.

O Vietminh organiza guerrilhas contra o Japão e, em 1945, provoca a abdicação do imperador Bao Daï, testa-de-ferro dos ocupantes japoneses... Com o fim da II Guerra, os franceses reocupam a Indochina, em 1945. No ano seguinte, o Vietminh, sob a liderança do dirigente comunista Ho Chi Minh (1890-1969), forma um Estado separatista, o Vietnã do Norte. Começa a luta armada entre o Vietminh e os franceses... Em 1949, a França reinstala Bao Daï como imperador do Vietnã e, no ano seguinte, reconhece a independência do país, mantendo-o parte da Comunidade Francesa...

1 – Selos indochineses com sobrecargas; selos temporários / selos provisórios (1945-1946)

Com a vitória na Revolução de Agosto ou Revolução do Vietnã ocorrida em 19/08/1945 (hoje, Dia Nacional), o Presidente Hồ Chí Minh, líder do Partido Comunista do Vietnã, leu na praça Ba Đình, em Hanói, no dia 02/09/1945, a Declaração de Independência da República Democrática do Vietnã. Provisoriamente selos da Indochina foram remarcados para a utilização imediata. Alguns dos selos da Indochina têm sobrecargas “VIET NAM”, “independência, felicidade, liberdade”, “correios”, “combate à fome”, “meio de subsistência das pessoas”, “vida nova” (Doi sông moi) etc.

Compreendem 53 selos diferentes da Indochina remarcados por tipografia com 13 diferentes inscrições em preto, vermelho, verde ou azul, que se convertem em 57 selos provisórios da República Democrática do Vietnã. Existem 21 sobretaxas com novos valores em moeda corrente, 6 em ambas as moedas (indochinesa e vietnamita) e os 30 selos restantes sem qualquer alteração do seu valor de face (continuam em moeda indochinesa).

Em 11/05/1990 foi emitida uma série de 6 valores + 1 bloco sobre o 100º aniversário do Presidente Ho Chi Minh (Kỷ niệm 100 năm ngày sinh Chủ tịch Hồ Chí Minh), com valor facial de 3.500đ o selo do bloco mostra a efígie do Presidente Hồ Chí Minh, líder amado do povo vietnamita. Em 19/08/2005 foi emitida uma série de 3 valores + 1 bloco que repete os 3 valores alusivo ao 60º aniversário da Revolução de Agosto (Kỷ niệm 60 năm Cách mạng Tháng Tám). Com valor facial de 7.000đ o bloco tem como imagem de fundo a revolta do governo do Norte, em Hanói – o coração do país, e os selos mostram aspectos de três cidades em agosto de 1945: 1.000đ – Comício no Teatro de Hanói (Mít tinh tại Nhà hát lớn Hà Nội), 2.000đ – Comício em Hue (Mít tinh tại Huế) e 4.000đ – Comício em Saigon (Mít tinh tại Sài Gòn).

Nota: Todas as imagens estão disponíveis na página (www.vietnamstamp.com.vn/NewsDetail.asp?Catid=24&NewsId=45).

Selos Postais da República Democrática do Vietnã (desde 02/09/1946 a 24/06/1976)

Selos foram emitidos como República Democrática do Vietnã em 1945 (os quais circularam no Vietnã do Norte). O primeiro data de 1945 (SG: 1), com valor facial de 1 cent (marrom), remarcado em um selo da Indo-China Fedaração (imagem não disponível)...

Em 02/09/1946, que marca o primeiro aniversário da Revolução de Agosto (19/08/1945), Dia Nacional, e a fundação da República Democrática do Vietnã (02/09/1945), a Administração Postal do Vietnã emitiu uma série de 5 valores com a efígie do Presidente Ho Chi Minh, sob o decreto Nº 172/SL assinado em 27 de agosto pelo Presidente. Esta primeira série tem o mesmo desenho em diferentes cores, foi pintada por Mr. Nguyen Sang e impressa pelos vietnamitas. Na parte superior dos selos aparece a inscrição República Democrática do Vietnã: VIET-NAM (Việt Nam / Vietnã), DAN-CHU (Dân chủ / Democrática), CONG-HOA (Cộng hòa / República). Entre eles, dois tiveram taxa extra para a salvação nacional. Valores faciais: 1h, 3h, 9h, 4h + 6h e 6h + 9h. Tamanho: 26 mm × 41 mm. Picotagem: 11,5. Impressão: Ofsete monocromático; gravado por Trabalhos de Impressão do Vietnã (Vietnam Printing Works).

Nos anos árduos da guerra de resistência contra os colonialistas franceses (1946-1954), a Administração Postal do Vietnã também emitiu selos postais a fim de satisfazer a necessidade de porte pré-pago sobre a rede postal e ao mesmo tempo para popularizar o Partido e as políticas de Estado, ainda as vitórias do povo vietnamita e do exército etc. Selos foram impressos pelo meio mais rudimentar, utilizando todo o material local disponível, mesmo perfurados pela máquina ou outras ferramentas rudimentares.

Destaca-se que alguns selos foram impressos com valores faciais em quilogramas de arroz... Os primeiros selos desse tipo aparecem na série “Produção e Poupança” (Sản xuất, tiết kiệm) emitida em 1953 com 4 valores faciais: 0K600, 1K000, 2K000 e 5K000. Abaixo, dois modelos de selos lançados em diferentes períodos: 100đ lançado em 06/1953 e 500đ lançado em 02/1955.

O Vietminh reivindica para si o controle sobre todo o Vietnã. Os franceses retiram-se em 1954, derrotados na Batalha de Dien Bien Phu. Com a vitória o Governo francês foi forçado a assinar o Acordo de Genebra e a paz foi restaurada no Vietnã do Norte. Desde então, uma nova etapa de desenvolvimento foi aberta aos selos postais do Vietnã.

Nos quatro selos da série “Vitória em Dien Bien Phu 07/05/1954” (Chiến thắng Điện Biên Phủ), emitida em 10/1954, o valor era calculado em grão de arroz Kg: 10đ, 50đ, 150đ e 0Kilo600. Nota: Em 04/05/2004 foi emitida uma série de 2 valores + 1 bloco alusivos ao 50º Aniversário da Vitória de Dien Bien Phu.

Série de três valores “Libertação da Capital” (Thủ đô giải phóng), Ngày (data) 10/10/1954, emitida em 01/01/1955 com valores faciais em döng: 10đ, 50đ e 150đ. Tamanho: 46 mm × 32 mm. Picotagem: 11,5. Nota: Em 2004 foi emitido um selo alusivo ao 50º Aniversário do Dia da Libertação na capital (10/10/1954 - 10/10/2004).

II – Selos nacionais do Vietnã / Vietnam National stamps (Bao Dai stamps): de 1951 a 1955, circulados temporariamente em áreas ocupadas... Selos foram emitidos como Estado Independente em 1951. Abaixo, o primeiro de 1951 (Scott: 1, SG: 61), com valor facial de 10 cents (verde oliva), ele mostra as Cataratas Bongour, em Dalat.

 

Um armistício, em Genebra, divide o Vietnã em dois Estados: Vietnã do Norte, sob o regime comunista de Ho Chi Minh, e Vietnã do Sul, que se torna uma Monarquia independente encabeçada por Bao Daï – deposto no ano seguinte, em 1955, por Ngo Dinh Diem, que proclama a República no Vietnã do Sul e assume a Presidência.

Então, selos foram emitidos como República do Vietnã (regime fantoche de ex-Saigon), de 1956 até 1975, e circularam nas áreas sob o controle do antigo regime Saigon...

Entre 20/12/1963 até 1969, a Frente Nacional para Libertação do Vietnã do Sul (National Front for Liberation of South Vietnam – NFLSV) emitiu 8 séries de selos (consiste de 22 valores). E continuamente, de 22/04/1970 até 24/06/1976, selos foram emitidos pelo Governo Revolucionário Provisório da República do Vietnã do Sul (Provisional Revolutionary Government of Republic of South Vietnam – PRGRSV) e circularam nas zonas libertadas do Vietnã do Sul, os quais compreendem 14 séries (com 48 valores). Selos postais emitidos pela NFLSV e pelo PRGRSV foram continuamente organizados em números para se tornar uma ramificação do selo postal Vietnã revolucionário...

Os combates prosseguem no sul com a formação da Frente de Libertação Nacional, também conhecida como Vietcong, que luta, com o apoio do Vietnã do Norte, para derrubar o regime de Diem. Ho Chi Minh morre em setembro de 1969 e é sucedido por Pham Van Dong. O envolvimento das tropas norte-americanas dura até o início da década de 70.

Após sua retirada, os comunistas tomam Saigon em 30/04/1975, pondo fim à Guerra do Vietnã. Em 1976 a antiga cidade de Saigon passa a se chamar Ho Chi Minh (www.hochiminhcity.gov.vn). Por outro lado, com essa vitória, o Vietnã do Sul foi completamente libertado e o Vietnã reunificado (os selos emitidos pelo regime fantoche de Saigon encerram sua circulação)....

Reunificação – Selos Postais da República Socialista do Vietnã (desde 1976)

Em 02/07/1976, o Vietnã é oficialmente reunificado sob regime comunista. Na primeira sessão unificada, da Assembleia Nacional do Vietnã, decidiu-se trocar o nome do país para República Socialista do Vietnã. O Vietnã do Sul é colocado sob a administração de dirigentes comunistas do norte. Eles nacionalizam as empresas, coletivizam a agricultura e enviam dezenas de milhares de pessoas a campos de “reeducação”. Outros milhares de vietnamitas fogem pelo mar...

Desde então, os selos emitidos pelo Governo Revolucionário Provisório da República do Vietnã do Sul (circulados em zonas libertadas do Vietnã do Sul) e pela República Democrática do Vietnã (circulados no Vietnã do Norte) foram incorporados aos selos da República Socialista do Vietnã com a inscrição “VIET NAM” e circulam em todo o país.

A última série destes dois fluxos de selos revolucionários mostra o mapa do Vietnã, pêssegos e damascos em flor e as inscrições: “Vietnam is one, the Vietnamese nation is one” (O Vietnã é um, a nação vietnamita é uma) e “Independence, Unification and Socialism” (Unificação, Independência e Socialismo).

Selos postais são emitidos pela República Socialista do Vietnã desde 24/06/1976, cobrindo toda a área do país, já controlada por um governo marxista que chega até aos nossos dias... O primeiro data de 27/07/1976 (Scott: 830, SG: 99), com valor facial de 12 xu (vermelho, azul e verde), ele marca o aniversário de 30 anos da Cruz Vermelha Vietnamita... Do lado esquerdo da tela, selo Vietnã Unificado (Việt Nam thống nhất) emitido em 24/06/1976 com valor facial de 12 xu ele mostra o mapa do país...


FILATELIA

Habitante: vietnamês, vietnamita... Quines 87%, haos 2%, tais 2%, outros 9% (1996), compõem a população de nacionalidade vietnamita. O idioma oficial é o vietnamita. Lachi e Gelao são línguas minoritárias também faladas no Vietnã...

O Vietnã ou Vietname é um país multi-étnico, com mais de cinquenta grupos étnicos (o governo vietnamita reconhece 54), cada um com seu próprio idioma, estilo de vida e herança cultural. Muitos dos grupos étnicos locais são conhecidos coletivamente no Ocidente como Montagnard ou Degar. Os maiores grupos étnicos são: os kinh ou viet 86.2%, os tay 1.9%, os tailandeses 1.7%, os Mường 1.5%, os khmer krom (Khơ Me Crộm) 1.4%, os hoa 1.1%, os Nùng 1.1%, os hmong 1%, outros 4.1% (censo de 1999). Fonte: Wiki.

► “Girafa” em diferentes línguas no Vietnã – Hươu cao cổ (huou cao co, em vietnamita; mas já encontrei como con hươu)
► Girafas nas Sete Expedições Marítimas de Zheng He (1405 a 1433)
► Girafas em Zoológicos Asiáticos...

Por ocasião do 60º aniversário do Dia da Independência, em 30/08/2005 foi emitida uma série de 54 valores alusiva a Etnologia, “Ethnology – Vietnamese Community of Ethnic Groups” (Comunidade Vietnamita de Grupos Étnicos). Os 54 selos estão dispostos em ordem alfabética e 2 vinhetas mostram a Bandeira Nacional, Dong Son Bronze Drum, e os dizeres: “60th Anniversary of the Foundation of the Socialist Republic of Vietnam 02/09/1945-200” (60º aniversário da fundação da República Socialista do Vietnã) e “The country of Vietnam is an entity. Rivers can go dry, mountains can collapse but this truth cannot be denied” (O país do Vietnã é uma entidade. Rios podem secar, montanhas podem entrar em colapso, mas esta verdade não pode ser negada)...

Com valor facial de 800 dongues cada, os selos mostram: Bahnar (Ba-na), Buyei (Bố Y), Brau (Brâu), Bru-Van Kieu (Bru-Vân Kiều), Cham (Chăm) [descendentes do reino de Champa, no sul do Vietnã], Cho-ro (Chơ-ro), Chru (Chu-ru), Chui (Chứi ou Chứt) [parentes dos vietnamitas, atualmente apenas 2000 a 4000 pessoas], Co (Co), Cong (Cống), Co-ho (Cơ-ho), Gelao (Cơ Lao), Co-tu (Cơ-tu), Dao (Dao) [povo yao, também conhecido como Mien; muitos falam o iu mien], Rhade (Ê-đê), Jarai (Gia-rai), Giay (Giáy), Gie-Trieng (Gié-Triêng), Hani (Hà Nhì), Hoa ou chineses (Hoa), Hre (Hrê), Khang (Kháng), Khmer ou khmer krom (Khmer ou Khơ Me Crộm), Kho-mu ou Khmu (Khơ-mú), Kinh ou viet (maior grupo étnico do Vietnã), La Chi (La Chí), La Ha (La Ha), La Hu (La Hủ), povo do Laos (Lào), Lo Lo (Lô Lô), Lu (Lự), Ma (Mạ), Mang (Mảng), Mnong (Mnông), Mong (Mông) [Hmong, Hơ-mông; conhecidos antigamente como Mèo, e conhecidos como Miao na China], Muong (Mường), Ngai (Ngái) [chineses classificados separadamente dos Hoa], Nung (Nùng), O Du (Ơ Đu), Pa Then (Pà Thẻn), Phu La (Phù Lá), Pu Peo (Pu Péo), Raglai (Ra-glai), Ro-mam (Rơ-măm), San Chay ou Cao Lan (Sán Chay), San Diu (Sán Dìu) [chineses classificados separadamente dos Hoa], Si La (Si La), Ta-oi (Ta-ôi), Tay (Tày) [minoria étnica no Vietnã], Thai ou tailandeses (Thái), Tho (Thổ) [parentes dos Kinh vietnamitas], Xinh-mun (Xinh-mun), Xo Dang ou Sedang (Xơ-đăng) e Xtieng ou Stieng (Xtiêng).

Dimensão: 26 mm × 33 mm. Picotagem: 13,5 × 13,25. Valor total: 43.200 dongues. Também foram emitidos 9 FDCs com 6 selos cada e 54 lindos máximos postais. Abaixo a folha de 56 selos (7 selos × 8 linhas) e dois selos ampliados como exemplos, o primeiro e o último que acompanham as vinhetas. Embaixo do Emblema está grafado: “Nuóc Việt Nam Là Một Dân Tộc Việt Nam Là Một” (algo como o Vietnã é um país de povo etnológico)...


1981

01/12/1981 – Série de 8 valores: “World Wild Animals” (em vietnamita: Thú rừng Thế giới), sobre animas selvagens do mundo, segundo o próprio sítio oficial. Artista: Mr. Nguyen Hiep (Nguyễn Hiệp). Impressão: USSR. Folhas de 25 selos (5 × 5). Medidas: 53 × 38. Picotagem: 12. Scott: 1154/1161. Yvert: 307/314N. Numeração de Catálogo do Correio Vietnamita: 385 (para a série) e 1258/1265 (para os selos). Nota: Existe a série sem picotagem...

30 xu – Bò rừng (Bo Rung), Bison bonasus, European bison | bisão-europeu
30 xu – Đười ươi (Duòi Voi), Pongo pymaeus, Orang utan | orangotango
40 xu – Hà mã (Ha Mã), Hippopotamus amphibius, Hippopotamus | hipopótamo
40 xu – Chuột túi (Chuôt Túi), Macropus rubra, Kangaroo | canguru
50 xu – Tê giác (Tê Giác), Rhinoceros sondaicus, Rhino | rinoceronte-de-java
50 xu – Hươu cao cổ (Huou Cao Cô), Giraffa camelopardis [sic], Giraffe | girafa
60 xu – Ngựa vằn (Ngua Vãn), Equus burchelli, Zebra | zebra-da-planície
1 dongue – Sư tử (Su Tu), Phantera leo, Lion | leão

(51k)
 

No dia 03/05/2009, navegando no site World Numbering System eu vi um selo vietnamita. Ao ler seus detalhes técnicos notei que havia um link para aquela admistração postal; então mudei de rumo e entrei. Interessante o sítio dos Correios do Vietnã, além de ser bilíngue, mostra selos antigos desde a época da Indochina. Li sua história, também a postal (que é uma certa confusão) e, navegando, encontrei o único selo postal do Vietnã alusivo a girafa (copiei e recortei a imagem abaixo).

Foi assim que tive certeza do nome girafa em vietnamita grafado no selo postal, pois no sítio tem a mesma página em inglês e, o que está escrito na cor azul abaixo, aparece na versão inglesa como “Giraffe” e seu nome científico em frente. Como de costume, eu havia escrito o nome de cada animal assim como li nos selos, os quais deixei entre parênteses na lista acima, sob a intenção de comparar como as letras na língua vietnamita são diferentes, aliás, há o alfabeto vietnamita.

Na tradução as três palavras juntas “hươu cao cổ” (huou cao co) significam girafa, mas separadamente significam: hươu (veado) cao (alto, elevado) cổ (pescoço); portanto veado-de-pescoço-elevado.

volta ao topo

Outras emissões:
1997 – AIDS
Achei no EBAY: pesquisar. Maximum card of airpost stamp Dragon issued 1952. The photo is of a stone dragon in front of King Hung temple in the zoo of Saigon. The postmark on the front side is partly unclear due to being stamped on smooth photo paper.

Standard ISO: VN – Adesão UPU: 01/01/1899 (Indochina); 20/10/1951 (zona sul, denominada República do Vietnã); 23/08/1976 (como República Socialista do Vietnã, a totalidade do território)

A Companhia Postal do Vietnã (Vietnam Stamp Company) foi estabelecida em 01/07/1977, de acordo com a Decisão Nº 988/QD do Departamento Geral de Correios e Telecomunicações. Em 01/01/1996, a Companhia tornou-se uma empresa autônoma, afiliada a Corporação dos Correios e Telecomunicações do Vietnã.

VNPT – Vietnam Posts and Telecommunications Corporation
COTEVINA – Vietnam Stamp Company
Head office: 14 Tran Hung Dao Street – Hanoi
Branch: 18 Dinh Tien Hoang Street, District Nº 1, Ho-Chi-Minh City
www.vnpt.com.vn – www.vietnamstamp.com.vn

GIRAFAMANIA
Última atualização: 24/06/2011.
volta ao topo

UZBEQUISTÃO PAÍSES DA ÁSIA
IÊMEN