This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

REPÚBLICA ISLÂMICA DO PAQUISTÃO (1947)

Animal-símbolo: Markhor (Capra falconeri) | Ave Nacional: Chukar Partridge ou Chakhoor em urdu (Alectoris chukar). Tanto a espécie de antílope como a espécie de perdiz aparecem no selo postal abaixo (lado direito da tela), emitido em 31/01/2003 para marcar a Exposição Filatélica Nacional ocorrida em Karachi. Nota: O falcão-peregrino (Falco peregrinus) é o pássaro Militar Estatal.

Lema: “ایمان ، اتحاد ، نظم” [Iman – Ittehad – Nazm] (“Unidade – Fé – Disciplina”, em urdu, que se lê da direita para a esquerda); aparece no pergaminho na parte debaixo do Brasão de Armas, adotado em 1954. A cor verde e a estrela e o crescente no topo do emblema são símbolos do Islã, a religião majoritária do país. No centro há um escudo dividido em quatro partes iguais, cada uma contendo as maiores safras ao tempo de sua adoção: algodão, juta, chá e trigo. A coroa de flores ao redor do escudo representa a herança cultural mogol (Mughal). O pergaminho na parte debaixo contém o lema nacional em urdu, criado por Muhammad Ali Jinnah.

O selo postal “Pakistan” (WNS nº. UN318.06) foi emitido pela Organização das Nações Unidas (Post United Nations Vienna) em 5/10/2006 e compreende uma série de oito valores sobre “Coins and Flags”, ele mostra a Bandeira Nacional da República Islâmica do Paquistão.

Em 09/09/2009 foi emitido um selo postal alusivo ao Aniversário de 60 Anos de Relações Diplomáticas entre o Paquistão e as Filipinas (60th Anniversary of Diplomatic Relations between Pakistan and the Philippines), com valor facial de 5,00 rupias paquistanesas o selo mostra a Bandeira Nacional de ambos os países. Medidas: 50,5 mm × 35 mm. Picotagem: 13 × 13. Impressão: Pakistan Security Printing Corporation Karachi.

Pakistan – Islamic Republic of Pakistan
Nome oficial – Islami Jamhuriya-e-Pakistan (Islāmī Jumhūrī-ye Pākistān).
Capital – Islamabad (parece que foi fundada em 1960). Nota: Veja Irã!
Religião – Islamismo 95%, Cristianismo 2%, Hinduísmo 1,8%, outras 1,2% (1993).
Moeda (numismática) – rupia paquistanesa / paisa (sistema monetário “rupia”); Rs 50 (cinquenta rupias) = equivalente a US$1. Código internacional ISO 4217: PKR. Anteriormente: Pies; As?

Em 1947, a Índia foi dividida em governos autônomos, Paquistão e Índia. O Paquistão tornou-se república em 1956, tendo se formado por duas grandes áreas muçulmanas, uma no nordeste e outra no noroeste. Nação formada em torno do fértil vale do rio Indo (Indus River), no centro-sul da Ásia, o Paquistão tem no oeste os altos montes Suliman e, ao norte, o Himalaia. Com clima seco, possui desertos na divisa com a Índia e com o Irã. A maioria da população vive da agricultura nas áreas próximas aos rios.

Apesar de possuir recursos naturais, como gás, água, carvão e petróleo, o país depende de ajuda econômica externa. É marcado por tensões étnicas e religiosas entre grupos de origem indiana, muçulmanos sunitas e xiitas. O Paquistão disputa com a Índia o controle da Caxemira e, com isso, destina mais de um terço de seu Orçamento às Forças Armadas...

Na Filatelia mundial, existem muitos selos postais alusivos a Mohammad Ali Jinnah (1876-1948), político muçulmano, fundador do Paquistão (The Founder of Pakistan), conhecido como Quaid-I-Azam ou Quaid-e-Azam (O Grande Líder) e Baba-I-Qaum (O Pai da Nação). Diversos países já emitiram selos sobre ele, assim como o Paquistão já emitiu vários selos alusivos a Quaid-I-Azam, inclusive à sua irmã, Mohtarma Fatima Jinnah, em 2003...

11/09/1949 – Série de 3 valores (1½a, 3a, 10 annas) que marca o Primeiro Aniversário da Morte de Quaid-I-Azam, Mohammad Ali Jinnah (25/12/1876 – 11/09/1948) e mostra o lema do país (em inglês no selo de maior valor facial): UNITY – FAITH – DISCIPLINE.

Outros selos do Paquistão:
11/09/1964 – Série de 2 valores (15p, 50p) que marca o Décimo-sexto Aniversário da Morte de Quaid-e-Azam.
25/12/1966 – Série de 2 valores (15p, 50p) que comemora os 90 Anos do Nascimento de Quaid-e-Azam.

Como exemplo de outros países, abaixo (do lado esquerdo da tela), selo emitido pela Jordânia em 12/20/1977 que compreende uma série de dois valores (25 e 75 fils). Picotagem: 11,5. Gibbons: 1230/1231. Scott: 1022/1023. Do lado direito, selo iraniano emitido em 1976... Ambos comemoram o Centenário do Nascimento de Quaid-I-Azam, Mohammad Ali Jinnah.

volta ao topo

História do Paquistão

O vale do rio Indo é cenário de uma civilização que floresce entre os anos 4000 e 2500 antes de Cristo. Invasores arianos vindos do noroeste conquistam a região por volta de 1500 antes de Cristo, iniciando a civilização hindu, que domina por 2 mil anos os atuais territórios da Índia e do Paquistão.

Sucessivas invasões acontecem no vale do rio Indo a partir do século VI antes de Cristo: persas, macedônios, novamente os persas (dinastia dos sassânidas) e, por fim, os árabes, que introduzem o islamismo em 712, separando o Paquistão da esfera de influência da Índia...

O país atinge seu apogeu durante o Império Mogul (1526-1857), quando os muçulmanos dominam todo o subcontinente indiano, até a derrota militar para o Reino Unido. Em 1857, o vale do rio Indo é incorporado às possessões britânicas da Índia.

Os muçulmanos do subcontinente começam a reivindicar maiores direitos dentro do Império britânico a partir do início do século XX. Muhammad Ali Jinnah, considerado o pai do moderno Paquistão, funda em 1916 a Liga Muçulmana do Paquistão, que se alia aos nacionalistas hindus no combate à dominação britânica.

A aliança é rompida na década de 20, com os primeiros choques entre as duas comunidades nativas. Em 1940, a Liga propõe pela primeira vez a constituição de um Estado separado da Índia.

Com a saída dos britânicos da Índia, em 1947, eclodem violentos confrontos entre hindus e muçulmanos. O resultado são os maciços deslocamentos populacionais na região: hindus que habitavam o vale do Indo e Bengala Oriental (atual Bangladesh), áreas majoritariamente muçulmanas, emigram aos milhões para o norte da Índia, enquanto os muçulmanos lá residentes fogem na direção oposta.

As áreas muçulmanas ficam independentes da Índia, formando, no mesmo ano, o Paquistão, com duas regiões separadas geograficamente: o vale do Indo, onde predomina o idioma urdu, e Bengala Oriental, cuja população fala bengali.

A Guerra Fria acirra o conflito indo-paquistanês na década de 50 – o Paquistão alia-se aos EUA e a Índia, aos soviéticos. Um golpe de Estado, em 1958, leva ao poder o general Mohammad Ayub Khan, que é eleito Presidente em 1960 e reeleito em 1965.

Ayub Khan renuncia em 1969, depois de fracassar na tentativa de debelar uma onda de protestos em Bengala Oriental. Seu sucessor, o general Yahya Khan, instaura a Lei Marcial na região. A divisão do país ocorre em dezembro de 1970, quando um partido secessionista vence as eleições em Bengala Oriental. O impasse termina em guerra civil.

Com o apoio da Índia, em 1971 Bengala Oriental proclama a independência e passa a se chamar Bangladesh. Em julho de 1977, o presidente paquistanês Zulfikar Ali Bhutto, no poder desde 1970, é derrubado em um golpe militar do general Mohammad Zia-ul-Haq. Bhutto é condenado à morte e enforcado em abril de 1979.

No governo de Zia, o Paquistão apoia os guerrilheiros muçulmanos que lutam contra o regime pró-soviético e as forças da URSS no vizinho Afeganistão. Internamente, a lei islâmica ganha força e equipara-se à legislação em vigência no país...
volta ao topo


História Postal da Ásia

Nos primórdios, Lord Ellen conquistou a região de Sindi (Scinde), em 1843. Esta localidade, então, ficava em terras indianas... O Distrito de Scinde está localizado no atual Paquistão (veja mapa abaixo), estendendo-se desde o seu interior até a foz do rio Indo.

“Dawk” ou “Dak” foi um sistema postal de entrega de correspondência por “carteiros”, muito antigo. Os carteiros eram pagos de acordo com a distância da viagem e o peso da correspondência.

Sir Bartle Frere, da Companhia do Leste da Índia (East India Company), tornou-se Comissionário Chefe de Scinde, em 1850. Ele implementou o sistema postal do estado, introduzindo uma taxa de postagem barata e uniforme, independente da distância viajada.

Em 1851, os carteiros foram substituídos por um eficiente sistema que usava cavalos e camelos, seguindo as rotas através da Província de Scinde, geralmente ao longo do Vale do rio Indo.

A correspondência era levada rapidamente e de maneira eficiente, conectando escritórios governamentais e agências de correios de Karachi, através de Kotri, e Hyderabad até Sukkur, no norte (veja mapa abaixo).

Sir Bartle Frere foi quem produziu e distribuiu os primeiros selos postais emitidos pela Índia Inglesa, no Distrito de Scinde, em 1852... Eles foram desenhados com formato circular e nas cores vermelha, branca e azul. ½ anna (vermelho).

O primeiro selo postal data de 01/07/1852 (Scott: A3), com valor facial de ½ anna (vermelho), foi emitido por “Scinde District Dawk” (Índia Inglesa), quando o Paquistão e a Índia eram administrados pela Grã-Bretanha. O selo tornou-se obsoleto em 10/1854.

ESTE É O PRIMEIRO SELO ASIÁTICO!
Também o primeiro selo do Paquistão e o primeiro selo da Índia...

Abaixo (do lado direito da tela), o selo branco de 1852 (Scott: A1), com valor facial de ½ anna. Do lado esquerdo, o selo azul (Scott: A2), com valor facial de ½ Anna. Nota: As numerações dadas pelo catálogo Scott não seguem a ordem numérica de emissão.

Centenário do Primeiro Selo Postal Asiático (Scinde Dawk Commemorative)... Em 14/08/1952, o Paquistão emitiu uma série para comemorar os 50 anos de aniversário da independência do país e o centenário do primeiro selo postal emitido na Ásia em 1852. Abaixo, detalhe ampliado do selo comemorativo (ao lado), que mostra o nome “Scinde District Dawk ½ anna”.

volta ao topo

O Correio do Paquistão é um dos mais velhos departamentos governamentais no Sub-Continente. Depois da independência da Grã-Bretanha começou a funcionar o Departamento de Correios e Telégrafos. Iniciou com 3036 agências postais, em 1947.

Selos são emitidos pelo Paquistão independente desde 1947. Nota: Uma lista de emissões postais pode ser vista no sítio do Wikipédia (http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_postage_stamps_of_Pakistan)...

O primeiro selo postal foi emitido em 01/10/947 (Scott: 1), com valor facial de 3 pies (cinza), ele mostra a efígie do Rei George VI e foi remarcado com a sobrecarga “PAKISTAN” em um selo da Índia (Indian Postage Stamps Overprint), o qual também foi remarcado para ser utilizado em Omã...

Em 1962, houve a separação do Telégrafo & Telefone e o Correio foi lançado como um departamento independente, subordinado ao Ministério das Comunicações.

Em 07/12/1955, uma série de 3 selos (Scott: 79/81) foi emitida para marcar a Unificação da Província do Paquistão Ocidental (Unification of West Pakistan), um deles é mostrado abaixo (lado esquerdo da tela). Em 1960, uma série de 4 selos (Scott: 108/111) mostra tanto o leste como o oeste do país. Ela foi emitida para ilustrar a disputa da fronteira com a Índia sobre a Kashmir e Jammu no norte e, Junagarh e Manavadar na costa sudoeste. O Paquistão reclama a Caxemira como parte paquistanesa, sendo que o problema ainda não foi resolvido...


FILATELIA

Punjabis 49%, patanes 13%, sindis 13%, saricolis 10%, baluques 7%, outros 8% (1996), compõem a população de nacionalidade paquistanesa. O idioma oficial é o urdu, mas também são falados penjabi (Punjabi), Pashto, sindi (Sindhi), Seraiki, Urdu, Balochi, afegane, bengali, saricoli...

O sindi é a língua oficial na Provícia de Sind ou Scinde.

A palavra girafa em afegane (linha superior), língua falada no vizinho Afeganistão, também a palavra girafa em urdu (linha inferior), língua falada no Paquistão; parece que ambas se pronunciam “zarafa ou zarapa?”...

► “Girafa” em diferentes línguas no Paquistão – imagem acima (urdu) – ? (penjabi)
► Girafas em Zoológicos Asiáticos...


Outras emissões:
1964 – Salve os Monumentos da Núbia
1972 – Doação de sangue. Yvert: 328.
1978 – Luta contra a hipertensão. Yvert: 443/444.
1978 – Ano internacional da luta contra o Apharteid. Yvert: 454.
1984 – Preservação do sítio arqueológico de Moenjadoro. Generos bois. Yvert: 626/627.
1992 – Pesquisar o que ele fez: Imperador Sher Shah Suri (1472-1545). Yvert: bloco n.5.

Standard ISO: PK – Adesão UPU: 10/11/1947

Pakistan Post Office
mail@pakpost.gov.pk – www.pakpost.gov.pk

Localização do país – centro-sul da Ásia. Características – planície litorânea cortada por deltas de rios (S), cadeias montanhosas (de N a O), geleiras (N), planície do Alto Indo com vales estreitos e profundos (NE), planície árida entre litoral e montanhas.

Divisão administrativa – 5 províncias, a capital federal (Islamabad), território autônomo (Caxemira) e áreas tribais. Provinces: Balochistan (Baluchistão), North-West Frontier Province (Província da Fronteira Noroeste), Punjab (Punjab), Sindh (Sind) e Gilgit-Baltistan. Federal Territories: Islamabad Capital Territory (Território da Capital Islamabad). Autonomous State: Azad Jammu e Kashmir (ou a forma curta Azad Kashmir, que significa literalmente Caxemira livre). Territory: Federally Administered Tribal Areas (Território Federal das Áreas Tribais).

Cidades principais – Karachi, Lahore, Faisalabad, Rawalpindi.

Patrimônios da Humanidade – Ruínas Arqueológicas de Moenjodaro e Taxila; Ruínas Budistas de Takht-i-Bahi; Monumentos Históricos de Thatta; Forte e Jardins de Shalamar, em Lahore.

Curiosidade sobre Capitais Planejadas – Além de Brasília, outras cidades foram concebidas e construídas especificamente para serem capitais de seus respectivos países. Entre elas, estão Washington (Estados Unidos), Canberra (Austrália) e Islamabad (Paquistão). Ao contrário de Brasília, as três cidades foram construídas próximas a grandes cidades pré-existentes. A capital brasileira foi fundada em 1960, na Região Centro-Oeste.

GIRAFAMANIA
Última atualização: 23/06/2011.
volta ao topo

PALESTINA PAÍSES DA ÁSIA
QUIRGISTÃO