This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

REPÚBLICA DO NEPAL

Animal-símbolo – vaca / Ave Nacional – faisão-resplandecente ou faisão-do-nepal, Danphe, Himalayan Monal (Lophophorus impejanus)

Lema: “जननी जन्मभूमिश्च स्वर्गादपि गरीयसी” [jananī janmabhūmiśca svargādapi garīyasī]
(“Mãe e Pátria são maiores do que os céus”, em sânscrito, grafado em devanágari); aparece na base do Brasão de Armas

Bandeira Nacional do Reino do Nepal

Nepal – Federal Democratic Republic of Nepal
Nome oficial – Sanghiya Loktāntrik Ganatantra Nepāl (República Democrática Federal do Nepal).
Capital – Katmandú ou Catmandu (Kathmandu).
Religião – Hinduísmo 86,2%, Budismo 7,8%, Islamismo 3,8%, Cristianismo 0,1%, Judaísmo 0,1%, outras 2% (1991).
Soberano – Gyanendra (desde 2001/2008). Dinastia: Deva.
Moeda (numismática) – rupia nepalesa / paisa (sistema monetário “rupia”). Código internacional ISO 4217: NPR.

O selo postal acima foi emitido pelo Nepal em 21/08/2008, com valor facial de 1 NPR e impresso na França, ele mostra o novo Brasão de Armas do Nepal, adotado em 30/12/2006, no qual aparece a Bandeira Nacional (no topo), o Monte Everest, a silhueta do mapa do país (em branco), uma guirlanda de flores da espécie Rhododendron arboreum (Lali Gurans) – a flor nacional do Nepal, cuja família é a mesma das azaleias, e o lema da Nação (na base).

O Nepal é famoso por abrigar o Monte Everest, localizado na Cordilheira do Himalaia, fronteira norte com a China, com 8.848 metros metros de altura é considerado o pico mais alto do mundo. Nessa região, de elevada altitude, as chuvas de monção caem como neve nos topos das montanhas... Descoberto em março de 1856, o Everest foi escalado pela primeira vez em 29/05/1953, por um alpinista nepalês e outro neozelandês.

Do lado esquerdo, selo da Índia emitido em 29/05/2003, com valor facial de 1500 P, para comemorar o Jubileu de Ouro – Aniversário de 50 Anos da Ascenção ao Monte Evereste. Do lado direito, selo do Quirguistão emitido em 1995, também mostra o Monte Everest.

volta ao topo

A cidade de Lumbini – terra natal de Buda – e a cidade-lago de Pokhara são os pontos mais visitados. O turismo cresce desde que a democracia foi restaurada, em 1990, ajudado pela abolição das restrições a estrangeiros em 18 áreas, a noroeste do país... Abaixo, selos emitidos em 2003 que mostram a estátua de Ganesha (lado esquerdo) e estátua de Buda (lado direito), ambos em Katmandú.

Nação pobre, o Nepal tem uma das maiores densidades demográficas do continente, com 153 habitantes por quilômetro quadrado. A população nepalesa é composta de 12 etnias, que convivem harmonicamente.

A agricultura emprega 90% da mão-de-obra, tornando o país grande fornecedor de arroz para a região. Conter a erosão do solo, no entanto, é um grande desafio para o governo. Abaixo, um selo de 2003 que mostra a Hidroelétrica Kali Gandaki.

volta ao topo

História do Nepal e História Postal

O Nepal é constituído originalmente de vários povos de religião budista, organizados em principados autônomos. Em 1769, o Vale Katmandu é tomado pelos gurkhas – povo de origem mongol expulso pelos governantes muçulmanos da Índia. Os gurkhas unificam o Nepal sob a liderança do rei Prithvi Narayan Shah, fundador de uma dinastia que permanece até os dias de hoje...

A dinastia Shah é derrubada em 1846, em um golpe de Estado da família Rana, que fornece sucessivos primeiros-ministros. Os reis tornam-se, por mais de um século, virtuais prisioneiros dos Rana. O Nepal é mantido isolado do mundo exterior...

O primeiro selo postal foi emitido em 1881 (Scott: 1, SG: 34), com valor facial de 1 anna (violeta), cuja série compreende 3 valores... O primeiro selo comemorativo data de 1956 (Scott: 84, SG: 97), com valor facial de 4 p (verde), ele marca a Coroação do Rei Mahendra Ben Bikram e Rainha Ratna Rayja Lakshmi (imagem não disponível).

Uma rebelião, em 1951, reinstala no poder a dinastia Shah. O Nepal sai de seu isolamento, ligando-se por estradas e rotas com a Índia, Paquistão e Tibete, mas resiste à introdução de formas democráticas de governo. Abaixo (lado esquerdo), o primeiro selo postal aéreo do país, emitido em 1958 (Scott: C1, SG: 115), com valor facial de 10 paisa (azul).

O selo em seguida compreende uma série de 12 valores com o mesmo desenho: um mapa que mostra os maiores rios do país. Os caracteres do lado direito do selo indicam o valor facial de 16 pice e do lado esquerdo o nome do país (Scott: 77). Em 1959, o Nepal teve a sua primeira eleição geral – o selo abaixo (do lado direito da tela) comemora tal evento, seu mapa mostra um país com muitas montanhas (Scott: 103).

Em 1961, o Rei Mahendra dissolve o Parlamento e proíbe os partidos políticos. Seu filho e sucessor, Birendra, que assume o trono em 1972, governa ditatorialmente até 1990...


FILATELIA

Nepaleses 53,2%, biaris 18,4%, tarus 4,8%, tamanos 4,7%, neuares 3,4%, magares 2,2%, abadhis 1,7%, outros 11,6% (1991), compõem a nacionalidade nepalesa. O idioma oficial é o nepalês (também falado no Butão), mas também é falado tibetano, maithili, bhojpuri...

► “Girafa” em diferentes línguas no Nepal – ? (nepalês) – ? (tibetano) – ? (maithili)
► Girafas no Zoológico de Katmandú?


2006

19/09/2006 – Selo ordinário (Regular Postage Stamp) com valor facial de 2 rupias nepalesas, alusivo ao inseto da ordem dos coleópteros, besouros... “Stag Beetle”, cujo nome científico é Dorcus giraffa (Olive, 1789)... NT


2013

31/12/2013 – Série de 4 valores iguais de 50 rupias nepalesas cada, alusiva a Fósseis do Nepal, “Fossils of Nepal”. Designer: Purna Kala Limbu. Consultant: Dr. Ramesh Shrestha, Chief, Natural History Museum, Nepal. Stamps in set: Series of 4 × 50. Denomination/Value: Rs. 50.00 each. Size: 42,5 mm (width) × 31,5 mm (height). Format: Horizontal. Layout (Sheet Composition): 40 stamps per sheet. Paper: Security Stamp Paper UV dull with visible and invisible fibers & phosphorescent dots. Color: 5 Color with phosphor print. Quantity: 500.000 (0,5 million) each. Process: Offset Lithography. Issuing Authority: His Majesty’s Government of Nepal Postal Services Department. Nota: Série adquirida de Miriam em 10/14.

Os selos mostram alguns fósseis e reconstruções de quatro espécies extintas de animais pré-históricos. Os fósseis desses animais, encontrados em várias áreas do Nepal, compreendem a coleção do Museu de História Natural, Natural History Museum – NHM. Localizado em Swayambhu stupa, patrimônio mundial situado na colina a oeste do Vale de Kathmandu, o museu foi estabelecido em 1975. O Dr. Ramesh Shrestha, diretor do Museu de História Natural do Nepal, trabalhou em estreita colaboração com o designer dos selos e a autoridade postal do Nepal para criar esta série. Todos os selos contém o logotipo conjunto do NHM (nhmnepal.edu.np) e da universidade pública Tribhuvan University (tribhuvan-university.edu.np), localizada em Kirtipur, Kathmandu. Fundada em 1959 e mais antiga universidade do Nepal, cujo nome presta homenagem a Tribhuwan Bir Bikram Shah Dev (1906-1955) – Rei do Nepal de 1911 a 1950 e de 1951 até sua morte...

1ª Espécie: Molar Teeth of Ramapithecus sivalensis – Extinct Primate
2ª Espécie: Molar Teeth of Giraffa punjabiensis – Extinct Giraffe
3ª Espécie: Skull of Archidiskidon planifrons – Extinct Elephant
4ª Espécie: Skull of Hexaprotodon sivalensis – Extinct Hippopotamus

O selo ampliado abaixo mostra a imagem de uma espécie de girafa extinta Giraffa punjabiensis e seus dentes molares. O gênero Giraffa evoluiu a partir de um grupo de ungulados de mesmo dedos no início do Mioceno, quase 25 milhões de anos. A extinta Giraffa punjabiensis habitou grande parte da Eurásia, incluindo a antiga terra do Nepal e eventualmente se espalhou para a África. Os registros fósseis indicam que muitos outros girafídeos prosperaram entre o Mioceno (cerca de 20 milhões de anos) e o passado recente. Os descendentes da espécie Giraffa punjabiensis formam parte de uma diversificação mamífera relativamente tardia que também produziu o gado, antílopes e veados, após uma mudança climática que transformou florestas subtropicais em pastagens de savana aberta para mamíferos artiodáctilos ruminantes, que compartilham um ancestral comum com cervos e bovídeos. A família biológica, uma vez que um grupo diversificado se espalhou por toda a Eurásia e África, contém apenas dois membros vivos: a girafa e o ocapi. Os dentes molares desta girafa extinta foram encontrados nas margens do Surai Khola (Khola significa pequeno rio em nepalês), no Nepal.

FDC com selo girafídeo obliterado por carimbo G.P.O. Kathmandu, 31/12/2013. NT

FDC com selo girafídeo obliterado por carimbo “First Natural History Museum Stamps Series – Giraffa punjabiensis – Kathmandu, 18/05/2014”. NT

Máximo postal Tribhuvan University of Nepal (tribhuvan-university.edu.np), com selo girafídeo obliterado por carimbo “First Natural History Museum Stamps Series – Giraffa punjabiensis – Kathmandu, 18/05/2014”. NT

volta ao topo

Standard ISO: NP – Adesão UPU: 11/10/1956

Autoridade postal: His Majesty’s Government of Nepal Postal Services Department – www.nepalpost.gov.np
Postal Services Department: Dillibazar, Kathmandu, Nepal – PO Box. 44601

GPO – General Post Office – www.gpo.gov.np
Philatelic Bureau: Sundhara – Kathmandu – Nepal – http://philately.gov.np/showcase/

Localização do país – situada na encosta da cordilheira do Himalaia, no centro da Ásia, entre a China (ao norte) e a Índia (ao sul).

Características – cordilheira do Himalaia (maior parte), vales férteis e escarpas (centro), região mais baixa no sopé das montanhas (S).

Himalaia – O Himalaia ao norte, é a cadeia de montanhas mais elevada do planeta, com diversos picos que atingem mais de 6.000 metros de altitude e que separa a Índia do Nepal.

Divisão administrativa – 14 zonas. Cidades principais – Biratnagar, Lalitpur, Pokhara, Birganj.

Patrimônios da Humanidade – Parque Nacional Sagarmatha; Parque Nacional Royal Chitwan; Vale Katmandu – região central do país, há vários monumentos históricos de grande valor...

GIRAFAMANIA
Última atualização: 04/08/2015.
volta ao topo

MONGÓLIA PAÍSES DA ÁSIA
OMÃN