This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

REPÚBLICA DO NEPAL

Animal-símbolo – vaca / Ave Nacional – faisão-resplandecente ou faisão-do-nepal, Danphe, Himalayan Monal (Lophophorus impejanus)

Lema: “जननी जन्मभूमिश्च स्वर्गादपि गरीयसी” [jananī janmabhūmiśca svargādapi garīyasī]
(“Mãe e Pátria são maiores do que os céus”, em sânscrito, grafado em devanágari); aparece na base do Brasão de Armas

Bandeira Nacional do Reino do Nepal

Nepal – Federal Democratic Republic of Nepal
Nome oficial – Sanghiya Loktāntrik Ganatantra Nepāl (República Democrática Federal do Nepal).
Capital – Katmandú ou Catmandu (Kathmandu).
Religião – Hinduísmo 86,2%, Budismo 7,8%, Islamismo 3,8%, Cristianismo 0,1%, Judaísmo 0,1%, outras 2% (1991).
Soberano – Gyanendra (desde 2001/2008). Dinastia: Deva.
Moeda (numismática) – rupia nepalesa / paisa (sistema monetário “rupia”). Código internacional ISO 4217: NPR.

O selo postal acima foi emitido pelo Nepal em 21/08/2008, com valor facial de 1 NPR e impresso na França, ele mostra o novo Brasão de Armas do Nepal, adotado em 30/12/2006, no qual aparece a Bandeira Nacional (no topo), o Monte Everest, a silhueta do mapa do país (em branco), uma guirlanda de flores da espécie Rhododendron arboreum (Lali Gurans) – a flor nacional do Nepal, cuja família é a mesma das azaleias, e o lema da Nação (na base).

O Nepal é famoso por abrigar o Monte Everest, localizado na Cordilheira do Himalaia, fronteira norte com a China, com 8.848 metros metros de altura é considerado o pico mais alto do mundo. Nessa região, de elevada altitude, as chuvas de monção caem como neve nos topos das montanhas... Descoberto em março de 1856, o Everest foi escalado pela primeira vez em 29/05/1953, por um alpinista nepalês e outro neozelandês.

Do lado esquerdo, selo da Índia emitido em 29/05/2003, com valor facial de 1500 P, para comemorar o Jubileu de Ouro – Aniversário de 50 Anos da Ascenção ao Monte Evereste. Do lado direito, selo do Quirguistão emitido em 1995, também mostra o Monte Everest.

volta ao topo

A cidade de Lumbini – terra natal de Buda – e a cidade-lago de Pokhara são os pontos mais visitados. O turismo cresce desde que a democracia foi restaurada, em 1990, ajudado pela abolição das restrições a estrangeiros em 18 áreas, a noroeste do país... Abaixo, selos emitidos em 2003 que mostram a estátua de Ganesha (lado esquerdo) e estátua de Buda (lado direito), ambos em Katmandú.

Nação pobre, o Nepal tem uma das maiores densidades demográficas do continente, com 153 habitantes por quilômetro quadrado. A população nepalesa é composta de 12 etnias, que convivem harmonicamente.

A agricultura emprega 90% da mão-de-obra, tornando o país grande fornecedor de arroz para a região. Conter a erosão do solo, no entanto, é um grande desafio para o governo. Abaixo, um selo de 2003 que mostra a Hidroelétrica Kali Gandaki.

volta ao topo

História do Nepal e História Postal

O Nepal é constituído originalmente de vários povos de religião budista, organizados em principados autônomos. Em 1769, o Vale Katmandu é tomado pelos gurkhas – povo de origem mongol expulso pelos governantes muçulmanos da Índia. Os gurkhas unificam o Nepal sob a liderança do rei Prithvi Narayan Shah, fundador de uma dinastia que permanece até os dias de hoje...

A dinastia Shah é derrubada em 1846, em um golpe de Estado da família Rana, que fornece sucessivos primeiros-ministros. Os reis tornam-se, por mais de um século, virtuais prisioneiros dos Rana. O Nepal é mantido isolado do mundo exterior...

O primeiro selo postal foi emitido em 1881 (Scott: 1, SG: 34), com valor facial de 1 anna (violeta), cuja série compreende 3 valores... O primeiro selo comemorativo data de 1956 (Scott: 84, SG: 97), com valor facial de 4 p (verde), ele marca a Coroação do Rei Mahendra Ben Bikram e Rainha Ratna Rayja Lakshmi (imagem não disponível).

Uma rebelião, em 1951, reinstala no poder a dinastia Shah. O Nepal sai de seu isolamento, ligando-se por estradas e rotas com a Índia, Paquistão e Tibete, mas resiste à introdução de formas democráticas de governo. Abaixo (lado esquerdo), o primeiro selo postal aéreo do país, emitido em 1958 (Scott: C1, SG: 115), com valor facial de 10 paisa (azul).

O selo em seguida compreende uma série de 12 valores com o mesmo desenho: um mapa que mostra os maiores rios do país. Os caracteres do lado direito do selo indicam o valor facial de 16 pice e do lado esquerdo o nome do país (Scott: 77). Em 1959, o Nepal teve a sua primeira eleição geral – o selo abaixo (do lado direito da tela) comemora tal evento, seu mapa mostra um país com muitas montanhas (Scott: 103).

Em 1961, o Rei Mahendra dissolve o Parlamento e proíbe os partidos políticos. Seu filho e sucessor, Birendra, que assume o trono em 1972, governa ditatorialmente até 1990...


FILATELIA

Nepaleses 53,2%, biaris 18,4%, tarus 4,8%, tamanos 4,7%, neuares 3,4%, magares 2,2%, abadhis 1,7%, outros 11,6% (1991), compõem a nacionalidade nepalesa. O idioma oficial é o nepalês (também falado no Butão), mas também é falado tibetano, maithili, bhojpuri...

► “Girafa” em diferentes línguas no Nepal – ? (nepalês) – ? (tibetano) – ? (maithili)
► Girafas no Zoológico de Katmandú?


2006

19/09/2006 – Selo ordinário (Regular Postage Stamp) com valor facial de 2 rupias nepalesas, alusivo ao inseto da ordem dos coleópteros, besouros... “Stag Beetle”, cujo nome científico é Dorcus giraffa (Olive, 1789)... NT


2013

31/12/2013 – Série de 4 valores iguais de 50 rupias nepalesas cada, alusiva a Fósseis do Nepal, “Fossils of Nepal”. Designer: Purna Kala Limbu. Consultant: Dr. Ramesh Shrestha, Chief, Natural History Museum, Nepal. Stamps in set: Series of 4 × 50. Denomination/Value: Rs. 50.00 each. Size: 42,5 mm (width) × 31,5 mm (height). Format: Horizontal. Layout (Sheet Composition): 40 stamps per sheet. Paper: Security Stamp Paper UV dull with visible and invisible fibers & phosphorescent dots. Color: 5 Color with phosphor print. Quantity: 500.000 (0,5 million) each. Process: Offset Lithography. Issuing Authority: His Majesty’s Government of Nepal Postal Services Department.

Os selos mostram alguns fósseis e reconstruções de quatro espécies extintas de animais pré-históricos. Os fósseis desses animais, encontrados em várias áreas do Nepal, compreendem a coleção do Museu de História Natural, Natural History Museum – NHM. Localizado em Swayambhu stupa, patrimônio mundial situado na colina a oeste do Vale de Kathmandu, o museu foi estabelecido em 1975. O Dr. Ramesh Shrestha, diretor do Museu de História Natural do Nepal, trabalhou em estreita colaboração com o designer dos selos e a autoridade postal do Nepal para criar esta série. Todos os selos contém o logotipo conjunto do NHM (nhmnepal.edu.np) e da universidade pública Tribhuvan University (tribhuvan-university.edu.np), localizada em Kirtipur, Kathmandu. Fundada em 1959 e mais antiga universidade do Nepal, cujo nome presta homenagem a Tribhuwan Bir Bikram Shah Dev (1906-1955) – Rei do Nepal de 1911 a 1950 e de 1951 até sua morte...

1ª Espécie: Molar Teeth of Ramapithecus sivalensis – Extinct Primate
2ª Espécie: Molar Teeth of Giraffa punjabiensis – Extinct Giraffe
3ª Espécie: Skull of Archidiskidon planifrons – Extinct Elephant
4ª Espécie: Skull of Hexaprotodon sivalensis – Extinct Hippopotamus

O selo ampliado abaixo mostra a imagem de uma espécie de girafa extinta Giraffa punjabiensis e seus dentes molares. O gênero Giraffa evoluiu a partir de um grupo de ungulados de mesmo dedos no início do Mioceno, quase 25 milhões de anos. A extinta Giraffa punjabiensis habitou grande parte da Eurásia, incluindo a antiga terra do Nepal e eventualmente se espalhou para a África. Os registros fósseis indicam que muitos outros girafídeos prosperaram entre o Mioceno (cerca de 20 milhões de anos) e o passado recente. Os descendentes da espécie Giraffa punjabiensis formam parte de uma diversificação mamífera relativamente tardia que também produziu o gado, antílopes e veados, após uma mudança climática que transformou florestas subtropicais em pastagens de savana aberta para mamíferos artiodáctilos ruminantes, que compartilham um ancestral comum com cervos e bovídeos. A família biológica, uma vez que um grupo diversificado se espalhou por toda a Eurásia e África, contém apenas dois membros vivos: a girafa e o ocapi. Os dentes molares desta girafa extinta foram encontrados nas margens do Surai Khola (Khola significa pequeno rio em nepalês), no Nepal.

FDC com selo girafídeo obliterado. NT

volta ao topo

Standard ISO: NP – Adesão UPU: 11/10/1956

Autoridade postal: His Majesty’s Government of Nepal Postal Services Department – www.nepalpost.gov.np
Postal Services Department: Dillibazar, Kathmandu, Nepal – PO Box. 44601

GPO – General Post Office – www.gpo.gov.np
Philatelic Bureau: Sundhara – Kathmandu – Nepal – http://philately.gov.np/showcase/

Localização do país – situada na encosta da cordilheira do Himalaia, no centro da Ásia, entre a China (ao norte) e a Índia (ao sul).

Características – cordilheira do Himalaia (maior parte), vales férteis e escarpas (centro), região mais baixa no sopé das montanhas (S).

Himalaia – O Himalaia ao norte, é a cadeia de montanhas mais elevada do planeta, com diversos picos que atingem mais de 6.000 metros de altitude e que separa a Índia do Nepal.

Divisão administrativa – 14 zonas. Cidades principais – Biratnagar, Lalitpur, Pokhara, Birganj.

Patrimônios da Humanidade – Parque Nacional Sagarmatha; Parque Nacional Royal Chitwan; Vale Katmandu – região central do país, há vários monumentos históricos de grande valor...

GIRAFAMANIA
Última atualização: 22/05/2014.
volta ao topo

MONGÓLIA PAÍSES DA ÁSIA
OMÃN