This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

HISTÓRIA DO JAPÃO

O Japão é herdeiro de uma civilização que remonta ao século VII antes de Cristo. No século IV, o clã Yamato unifica os vários estados do país sob um imperador.

No século VI, o Japão invade a Coreia, que vivia sob forte influência chinesa, e assimila muito de sua cultura. Apesar disso, o país mantém-se relativamente isolado do exterior e tem uma das sociedades mais homogêneas do mundo em termos culturais e étnicos.

No século XII, o crescimento da aristocracia militar (os samurais) mina a Monarquia que ocupa o poder. O país passa a ser dominado principalmente por xoguns, espécie de senhores feudais, que permanecem até o século XIX.

Os primeiros contatos com o Ocidente datam do século XVI, quando missionários portugueses formam uma pequena comunidade cristã.

Em 1603, o xogum Tokugawa Leyasu estabelece a capital em Edo (atual Tóquio), proíbe o cristianismo e fecha o país a estrangeiros... Nos 250 anos seguintes, a única janela aberta ao mundo é um pequeno posto comercial em Nagasaki...

Modernização

O ingresso do país na Era Moderna ocorre na segunda metade do século XIX, com a abertura dos portos ao comércio com o Ocidente. Em 1868 começa a Era Meiji: assume o Imperador Mutsuhito, que abole o feudalismo.

No final do século XIX, tendo resistido ao imperialismo ocidental, dá início à sua própria expansão...

Em 01/03/1871, o Japão emitiu sua primeira série de selos postais, os quais são conhecidos como “Riu Kitte” (Selo Dragão). A série compreende 4 valores: 48 mon (marrom; primeiro selo postal abaixo – Scott: 1), 100 mon (azul), 200 mon (laranja) e 500 mon (verde). O desenho interno com o par de dragões foi adaptado do papel-moeda em circulação à época. A figura dos dragões é circunscrita por uma moldura em estilo grego.

Esta série teve período curto de utilização, pois em dezembro do mesmo ano houve mudança no sistema monetário do país, com a abolição do sistema “mon” e a instituição do novo sistema “sen”. Devido a tal fato, são raras as cartas circuladas com estes selos, assim como são abundantes as falsificações desses primeiros selos...

Emitido em 1894 (Scott: 85, SG: 126), com valor facial de 2 sen (vermelho), o primeiro selo comemorativo: Aniversário de casamento (Bodas de Prata), Imperador Meiji e Imperatriz Haru.

Vence a China na Guerra Sino-Japonesa e a Rússia em 1904, estabelecendo influência sobre a Manchúria (na China), a Coreia – transformada em colônia em 1910 – e a ilha Sakalina (hoje pertencente à Federação Russa).

O Japão fica ao lado dos Aliados na I Guerra Mundial e obtém vantagens no Tratado de Versalhes. Nos anos 20, a crise econômica abre caminho para facções nacionalistas de direita, que se tornam dominantes no governo.

Em 1931, o Japão invade a Manchúria, onde estabelece em 1934 o Estado-fantoche do Mandchukuo, que tem como testa-de-ferro Pu Yi, o último imperador chinês.

Império do Japão

O selo abaixo (lado esquerdo) mostra o extenso Império Japonês at the end of 1930 in a darker color. It includes Japan proper, Korea, Ilha Sakalina (Sakhalin Island), the Kuril Islands, the Ryukyu Islands, Nampo Shoto, as Ilhas Marianas do Norte e as Ilhas Yap, incluindo such ilhas como Okinawa, Iwo Jima, Saipan, Tinian e Guam. O selo foi emitido em 1930 (Scott: 208), with another with the same design to mark the second census of the Império Japonês.

Do lado direito: Issues for the Japanese puppet government set up in 1932 under President (later Emperor) Pu Yi. Selo emitido por Manchukuo, em 1932 (Scott: 1, SG: 1), com valor facial de ½ fen (marrom).

Ilha Ryu Kyu (Ryukyu) 1949-1972
Antigas emissões da Ilha Ryu Kyu trazem nos selos a identificação:

Ilha Ryu Kyu
volta ao topo

II Guerra Mundial

O governo militarista alia-se à Alemanha e à Itália, em 1940, e ocupa a Indochina francesa no ano seguinte . A expansão militar coloca o Japão em choque com os EUA. Em 07/12/1941, os japoneses realizam um ataque-surpresa e destroem a esquadra norte-americana ancorada em Pearl Harbor, no Havaí.

O Japão toma o sudeste da Ásia e a maior parte do Pacífico Ocidental, mas é derrotado pelas forças aliadas e retira-se das áreas ocupadas.

A rendição só acontece em setembro de 1945, depois da explosão das bombas atômicas jogadas pelos EUA nas cidades de Hiroshima e Nagasaki. As ilhas Kurilas, no norte do arquipélago, são anexadas pela URSS.

Os norte-americanos ocupam o país até abril de 1952 e impõem uma Constituição e um sistema de governo nos moldes das democracias ocidentais. O Japão assina, em 1954, um tratado de defesa mútua com os EUA, que inclui a instalação de bases militares norte-americanas.

As instituições políticas, modeladas à semelhança das ocidentais, conservam certas características anteriores, como a tradição de lealdade ao chefe. A combinação desse traço cultural com um sistema clientelista garante o domínio do Partido Liberal Democrático (PLD) a partir de 1955.

volta ao topo

Patrimônios da Humanidade no Japão – Maravilhas do Mundo

Localização do país – leste da Ásia.

Características – montanhas (maior parte); 225 vulcões (65 ativos); terremotos frequentes; fontes termais; gêiseres e águas sulfuradas; planícies no litoral e no interior da ilha de Honshu.

Divisão administrativa – 47 prefeituras.

Cidades principais – Osaka, Yokoyama, Nagoya, Sapporo, Kobe.

Outras maravilhas japonesas – Palácio Imperial Gosho (onde o imperador japonês é entronizado), Templo Kinkakuji (com o “Pavilhão Dourado”), os complexos templos de Higashi Honganji e Nishi Honganji – todas em Quioto (Kyoto ou Kioto).

Abaixo, a arte contemporânea mostra uma escultura de girafa, em ferro, na entrada de um edifício, uma loja de departamento em Nihombashi, no distrito de Ginza, Estado/Província Kanto, na cidade de Tóquio – capital do Japão. Fotógrafo: Martin Moos (Image: 5384-7). Imagem original de Lonely.

volta ao topo

Outras emissões:
1991 – Yvert: ? Homem pré-histórico. Há um mamute de fundo.
1992 – Yvert: 1975. Scott: 2131. 8th Conference on Intl. Trade in Endangered Species (CITES). Chimpanzé. NT
1994 – AIDS
1996 – Yvert: 2244. Scott: 2513. Philippe Franz von Siebold, naturalista. NT
2005 – Acácia

GIRAFAMANIA
Última atualização: 28/12/2013.
volta ao topo

JAPÃO
PAÍSES DA ÁSIA