This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

REPÚBLICA DO IRAQUE (1932)
antiga Mesopotâmia

Animal-símbolo: “Águia de Saladino”, que aparece no Brasão de Armas da Nação. Nota: A águia como símbolo de Saladino é contestada por arqueólogos... O símbolo de uma águia foi encontrado no oeste do muro da cidadela do Cairo (construída por Saladino), e por isso é assumida por muitos de ser o seu símbolo pessoal... Ele foi posteriormente adotado por vários outros Estados árabes (Iraque, Palestina e Iêmen)...

Lema: “الله أكبر” [transliteração: “Allahu Akbar”] (“Deus é Maior”, em árabe), que aparece no Brasão de Armas – A “Águia de Saladino”, que traz no peito o Escudo com parte da Bandeira, segura com as suas garras um pergaminho contendo as palavras em árabe: República Iraquiana. Em 1965, o Brasão não tinha a escrita kufi entre as estrelas da bandeira e foi colocado verticalmente. Esta versão permaneceu em uso até ser substituída pela atual versão, em 2004. Continua controvérsia sobre a Bandeira Nacional da República do Iraque, resultante do governo interino, que adota uma bandeira de cores pan-árabes (preta, branca, verde e vermelha), sem retirar as estrelas de 5 pontas verdes, mas mantendo a escrita kufi...

Saladino (1138-1193) ou Salah al-Din Yusuf bin Aiub (em árabe), foi o sultão do Egito, Síria e Palestina e chefe militar que liderou os muçulmanos contra os cristãos durante as últimas cruzadas, e acabou reconquistando os territórios perdidos pelo Islã, tendo-se tornado uma lenda tanto entre os muçulmanos como no ocidente. Saladino era de origem curda. Nasceu em Tikrit (Mesopotâmia, hoje, território do Iraque) e morreu em Damasco (hoje, capital da Síria), onde há uma estátua em sua homenagem. Foi o responsável por restaurar o sunismo no Egito. Sultão do Egito a partir de 1175, sucedeu a Atabeg de Mosul, em nome de quem partiu à conquista do Egito. Unificou o país (1164-1174), a Síria (1174-1187) e a Mesopotâmia, tornando-se um poderoso dirigente. Doutrinou zelosamente seu povo a encarar a luta contra a cristandade como uma guerra santa e fundou colégios para o ensino da religião islâmica.

Iraq – Irak
Nome oficial – Jumhūriyat Al-Irāq (Al-Jumhuriyah Al-Iraqiyah).
Capital – Bagdá (Baghdad).
Religião – Islamismo 97% (xiitas 62,5%, sunitas 34,5%), Cristianismo 2,7%, outras 0,3% (1994).
Moeda (numismática) – dinar iraquiano / fil, 1 dinar = 1.000 fils (sistema monetário “dinar”), adotado em 1932 (Iraq Dinars ou New Iraqi dinar). Código internacional ISO 4217: IQD ou NID? Anteriormente, utilizou a rúpia (sistema monetário “rúpia”).

O solo é fértil, mas o clima árido dificulta a agricultura. A base da economia atual é a produção de petróleo e gás natural.

Grande parte do território do Iraque fica no vale entre os rios Tigre e Eufrates, que na Antiguidade correspondia à região da Mesopotâmia – palavra que significa “entre rios” (do grego: meso = meio + potamo = rio). Uma das Sete Maravilhas da Antiguidade era deste país: os Jardins Suspensos da Babilônia!

Bagdá

Em 754, Abu Jafar al-Mansur tornou-se o segundo califa da dinastia Abbasid. Em 762, ele funda a nova capital, cujo nome original foi Madinat as-Salam (City of Peace) ou Medinet-es-Selam, que significa “Cidade da Paz ou da Salvação”. Por 500 anos esta cidade, ao redor de Bagdá, foi a cidade mais importante do mundo muçulmano. A cidade de Bagdá foi, originalmente, construída no lado oeste do rio Tigre.

O mapa que aparece no selo (abaixo) é uma adaptação de uma reconstrução baseada na descrição da cidade, por Yakubi, e o seu sistema de canais através dos subúrbios, por Ibn Serapion, do período entre 775 e 1125. O mapa foi realizado para ilustrar Guy Le Strange’s Bagdá, durante o Califado de Abbasid (Oxford, 1900).

1962 - Scott: 304.
volta ao topo

Um dos berços da civilização, a Mesopotâmia integrou o Império Otomano, antes de constituir uma monarquia em 1918, com o apoio da Grã-Bretanha (História).

Foi uma Província Turca ocupada pelos britânicos durante a Primeira Guerra Mundial. A independência aconteceu em 1932, quando o estatus de Mandato terminou, e a Mesopotâmia foi admitida pela Liga das Nações como Reinado do Iraque. Tornou-se República em 14/07/1958.

Antes de 1917, o estado utilizou selos da Turquia... Na sequência, selos postais foram emitidos pela Mesopotâmia entre 1917 até 1921. O primeiro selo data de 1917 (Scott: N1. SG: 1), com valor facial de ½ anna sobre 2 paras (vermelho) – remarcado em um selo da Turquia.

Abaixo (lado direito), um exemplo do mesmo ano, remarcado em um selo da Turquia ocupada pela Grã-Bretanha, com o valor facial de 1 anna sobre 20 paras (carmim) e a sobrecarga “BAGHDAD”. Do lado esquerdo, outro exemplo remarcado em um selo da Turquia ocupada pela Grã-Bretanha (British Occupation Turkish), emitido em 1917, com valor facial de 1 anna sobre 20 paras (azul), ele marca o Jubileu Postal...

O primeiro selo emitido pela Ocupação Britânica data de 1918 (SG: 1), ele recebeu sobretaxa de ¼ anna sobre valor facial de 5 paras e foi remarcado “IRAQ” em selo da Mesopotâmia (Scott: N28).

O primeiro selo postal impresso com o nome do país, “IRAQ”, foi emitido em 1918 (Scott: 1), com valor facial de ½ anna (verde).

Selos foram emitidos pelo Reinado do Iraque Independente entre 1934 a 1958. O primeiro data de 1934 (Scott: 62, SG: 173), com valor facial de 2 fils (azul, lado esquerdo da tela), ele mostra o Rei Ghazi. Do lado direito, o primeiro selo aéreo do país, emitido em 1949 (Scott: C1, SG: 330), com valor facial de 3 fils (verde), ele mostra o aeroporto da cidade de Al Basrah – que há muito tempo foi rota postal do Kuweit... Nos anos de 1775, muitas caravanas levavam as correspondências entre esta cidade até Alepo, no norte da Síria.

volta ao topo

Selos são emitidos como República do Iraque desde 1959. O primeiro data de 1959 (Scott: 228, SG: 507), com valor facial de 3 fils (azul), mostra um soldado armado e a bandeira ao fundo...


FILATELIA

Árabes iraquianos 80%, curdos 15%, turcomanos, sabeus, iezites e marches 5% (1996), compõem a população de nacionalidade iraquiana.

O idioma oficial é o árabe (80%), mas o curdo é falado por 15% da população...

► “Girafa” em diferentes línguas no Iraque – zarafah (árabe – país membro da LEA) – ? (curdo)
► Girafas no Zoológico de Bagdá

Nota: abriga na Antiguidade sumérios, acádios, babilônios e assírios... História...


Outras emissões:
1966 – Salve os Monumentos da Núbia

Standard ISO: IQ – Adesão UPU: 22/04/1929

Director General of Telecommunications and Posts
Stamp Section – Iraq Philatelic Bureau
Ministry of Transport & Communications
Box 2450, Baghdad – Iraq

Localização do país – sudoeste da Ásia. Território localizado entre a Turquia ao norte, a Síria e a Jordânia a oeste, o Irã a leste, a Arábia Saudita e o Qwait ao sul.

Características – relevo montanhoso (N e NE); planalto desértico ocidental (O); planícies aluviais dos rios Tigre e Eufrates (NO e SE).

Divisão administrativa – 18 governadorias (incluindo 3 regiões autônomas).

Cidades principais – Mosul, Irbil, Kirkuk, Basra.

Patrimônio da Humanidade – Sítio Arqueológico de Hatra.

NORTHERN / KURDISH REGION

This is a mountainous and forested area. Note: The enormous friction between the Government and the Kurds, who have established an autonomous state in Iraqi Kurdistan, makes travel in this region inadvisable at present.

Kirkuk – Has assumed importance since the discovery of oil. It is famous for `Eternal Fires', the endless burning of gas seepage.

Mosul – The main northern town with the 13th-century Palace of Qara Sariai and the old Mosque of Nabi Jirjis.

Nineveh – An ancient and rich archaeological site near Mosul.

Arbil – Probably the oldest continuously inhabited city in the world.

GIRAFAMANIA
Última atualização: 08/07/2013.
volta ao topo

IRÃ PAÍSES DA ÁSIA
ISRAEL