This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

REPÚBLICA DAS FILIPINAS (04/07/1946)

Animal-símbolo: Búfalo-asiático / Water Buffalo; o búfalo doméstico é abundante tanto na Ásia como na América do Sul. Chamado “Carabao” (Bubalus bubalis carabanesis) ou “Kalabaw” em filipino e “Kerbau” em malaio, é uma subespécie doméstica do búfalo (Bubalus bubalis) encontrado neste país.
Ave Nacional: Águia-filipina / Philippine Eagle (Pithecophaga jefferyi).
Flor Nacional: Sampaguita (Arabian jasmine, Jasminum sambac), because it symbolizes purity and cleanliness due to its color and sweet odour...

Lema: “Maka-Diyos, Maka-Tao, Makakalikasan at Makabansa” (“Por Deus, Pelo Povo, Pela Natureza e Pelo País”, em tagalo)
“For God, People, Nature and Country” (inglês) – “Pour l’amour de Dieu, du peuple, de la nature et du pays” (francês)

O selo postal “Philippines” (WNS nº. UN108.08) foi emitido pela Organização das Nações Unidas (Post United Nations New York) em 8/05/2008 e compreende uma série de oito valores sobre “Coins and Flags”, ele também mostra a Bandeira Nacional da República das Filipinas. Nota: Veja Paquistão!

Philippines – Filipinas – Philippinen
Nome oficial – Republika ñg Pilipinas.
Capital – Manila.
Religião – Cristianismo 93,8% (católicos 82,9%, protestantes 8,3%, Igreja Independente das Filipinas 2,6%; adventistas: 1,3 milhões), Islamismo 4,6%, outras 1,6% (1990).
Moeda (numismática) – peso filipino (Philippines Pesos). Código internacional ISO 4217: PHP. Em 2005 1 peso valia, aproximadamente, R$ 0,05. O sistema monetário “peso” é utilizado em muitos países que falam o espanhol no Continente Americano...

Quase mil línguas e dialetos são falados nesse país, onde o catolicismo predomina. O país é peculiar entre os outros asiáticos porque professa o Cristianismo. Com 7.107 ilhas, as Filipinas são o segundo maior arquipélago do mundo, depois da Indonésia.

Localizado no Sudeste Asiático, seus habitantes são, na maioria, de origem malaia. Apesar de exibir alto índice de alfabetização – cerca de 90% dos filipinos sabem ler e escrever –, metade da população vive na pobreza e muitos emigram em busca de trabalho.

Exportador de produtos industriais e agrícolas e ainda carente de infra-estrutura de transporte e energia, o país começa a seguir a trilha de seus vizinhos Tigres Asiáticos, mas é atingido pela crise iniciada com a desvalorização da moeda da Tailândia no final de 1997.


História Postal das Filipinas

O arquipélago é conquistado em 1564 pela Espanha, que estabelece uma colônia com o nome de Filipinas – em homenagem ao imperador Felipe II. Sob domínio espanhol, o catolicismo torna-se a religião predominante, com exceção das ilhas do sudoeste, cuja população permanece muçulmana...

Selos são emitidos pelas Filipinas desde 1854, quando o país ainda era uma colônia da Espanha. O Decreto Real de 18/12/1854, estabeceu que toda correspondência entre a Espanha e o Ultramar (Cuba, Porto Rico e Filipinas) fosse paga por meio de selos.

O primeiro selo postal usado nas Filipinas, “Rainha Isabella II”, foi emitido em 1854 (Scott: 1), com valor facial de 5 cuartos (vermelho), ele mostra a efígie da monarca Isabela II (lado esquerdo da tela – como não se vê direito, ele é igual a imagem P&B ao lado). A primeira série tem valores de 5 e 10 cuartos, 1 e 2 reales (imagem do lado direito).

O nome do país – FILIPINAS – apareceu pela primeira vez em selos de 1872, em uma série do rei Amadeo. O último selo emitido pela Espanha é de 1898, mostra Alfonso XIII, quando ainda era um pequeno garoto (o qual aparece em antigos selos de Cuba, Porto Rico e da Guiné Equatorial). Cerca de 225 selos, caracterizam o período colonial espanhol...

Nota: selos das Filipinas tiveram sobrecarga à mão e foram utilizados em 1899, como os primeiros das Ilhas Marianas do Norte.

A luta anticolonial começa no fim do século XIX. Os nacionalistas, liderados pelo general Emilio Aguinaldo, provocam uma rebelião em 1896. Dois anos depois, a Espanha perde uma guerra contra os EUA e cede as Filipinas em troca do pagamento de 20 milhões de dólares... Então o general declara a independência das Filipinas, em 1898. Os nacionalistas recomeçam a luta pela independência, liderados por Aguinaldo, mas são esmagados por tropas norte-americanas...

Entretanto, o governo revolucionário emitiu selos com a palavra FILIPINAS para uso dos correios normal e, como era de costume, para telegramas. Eles mostravam emblemas de “Katipunan” (o sol da liberdade, triângulo equilátero, 3 Ks) e em 1899, o próximo GOBNO. REVOLUCIONARIO. Não mais que 12 selos diferentes foram emitidos...


A entrada dos Estados Unidos no país, conduziu a novos selos... Os primeiros exemplos são selos dos Estados Unidos remarcados “PHILIPPINES” em vermelho (1899). Do lado esquerdo, selo de 1899/1901, com valor facial de $1 – Perry. Do lado direito, selo de 1899/1901, com valor facial de $2 – Madison.

Em 1906, o primeiro selo sob o governo insular americano foi emitido. Em uma série de 14, cada selo traz a clara inscrição “PHILIPPINE ISLANDS / UNITED STATES OF AMERICA”.

Abaixo (lado esquerdo), emitido em 1926 (Scott: 213, SG: 252), remarcado com a sobrecarga preta “PHILIPPINES” em um selo dos Estados Unidos. Do lado direito, o primeiro selo aéreo, emitido em 1926 (Scott: C1, SG: 368), com valor facial de 2c, remarcado com a sobrecarga vermelha “AIR MAIL 1926 MADRID-MANILA” (prova a ligação entre as duas capitais, Espanha e Filipinas).

Em 1935, as Filipinas ficaram sob comando dos Estados Unidos como “Commonwealth”. Uma nova era foi estabelecida com a emissão de 5 selos grandes, mostrando detalhadamente a “Mãe América” introduzindo “Dalagang Filipina” às musas... Remarcados “UNITED STATES OF AMERICA / COMMONWEALTH OF THE PHILIPPINES”.

Paralalemente, uma nova Constituição, ratificada em plebiscito de 1935, dá às Filipinas autonomia interna e estabelece a independência total até 1946. Manuel Quezón torna-se o 1º Presidente das Filipinas e inicia a transição...

Quezón foi desenhado em alguns selos, outros celebraram o aniversário de 75 anos de nascimento de Jose Rizal (1936) e, em 1937, uma série de 6 selos mostrando o mapa do país (Scott: 425/430) foi emitida em comemoração ao 33º Congresso Eucarístico Internacional (abaixo, um deles). O selo que causou menor interesse foi o de Jose Rizal com seu cabelo partido do lado direito, sendo que em todos os outros o seu cabelo estava partido do lado esquerdo...

Nota: Erros de desenho são bastante raros nos selos e resultam sempre da ignorância ou falta de cuidado do desenhador quanto ao motivo do selo. Assim um exemplo flagrante ocorreu com o selo de 18 cents da emissão de 1932. O selo representa uma vista de uma queda d'água que se identifica na base como se fossem as Cataratas de Pagsanjan, mas na realidade o que se reproduz no selo são as Cataratas de Vernal em Yosemit Park, na Califórnia, a milhares de quilômetros de distância das Filipinas. O desenhista não se deu ao trabalho de verificar a autenticidade da fotografia que iria reproduzir no selo... Eu não tenho sua respectiva imagem; você a tem para ilustrar esta página?
volta ao topo


O Japão invade as Filipinas em 08/12/1941, durante a II Guerra Mundial. Então, o período “Commonwealth” foi interrompido pela Ocupação Japonesa, retomado apenas quando o General Douglas MacArthur assumiu, em 1944. Tropas norte-americanas retornam ao país e expulsam os japoneses em 1945...

Suas forças contribuíram para os selos locais oficialmente carimbados com a palavra VICTORY em selos pré-guerra. Uma coleção de cerca de 30 deles, custavam mais de 10 mil dólares, em meados de 1990. Cerca de 12 selos remarcados com a palavra VICTORY foram emitidos em 1945, perfazendo um total de quase 150 selos diferentes.

A primeira parte da Ocupação Japonesa (1942) remarcou os selos da colônia (Commonwealth) com barras pretas, cobrindo a inscrição “United States of America” (lado esquerdo da tela) – o primeiro emitido em 1942 (Sc: N1, SG: J1), com valor facial de 2 centavos, remarcado no selo (Sc: 461).

Um desses selos japoneses continha uma remarcação adicional “Congratulations / Fall of Bataan and Corregidor / 1942”. Antes do ano acabar, selos semipostais tinham o texto “Produce and Preserve Food for New Philippines”. Depois disso, somente Nippongo foi usado.

Uma emissão de 1943, contém um erro de impressão cometido pelos japoneses, o selo mostra uma choupana, uma mulher plantando arroz, a Moro vinta, e a sobreposição do Monte Mayon e Monte Fuji... Um selo marca o aniversário de 350 anos do local da impressão, está escrito “Limbagan 1593-1943”, enquanto uma série emitida por outro método tem a inscrição “Baha 1943”...

Também em 1943, existiu uma folha para Tagalog – usado para selos que comemoraram a inauguração da República Puppet, de 1943, que mostrava “Dalagang Filipina”... Menos que 60 selos postais foram emitidos neste período.

O selo (lado direito da tela) foi emitido pelo Japão em 07/05/1943 (Scott: N26), em comemoração ao primeiro aniversário da conquista japonesa. Mostra a Bahía de Manila, com a península de Bataan e a Ilha de Corregidor.

volta ao topo

A Independência das Filipinas é proclamada em 1946, com Manuel Roxas presidente. Os EUA, no entanto, conserva suas bases militares no país... O período moderno do correio das Filipinas começou com a inauguração da República, em 1946. Uma série de 3 selos grandes mostra “Dalagang Filipina” novamente, agora com a bandeira nacional ladeada pelas bandeiras de outros países. O texto proclama “Independência das Filipinas”.

As primeiras emissões mostram as marcas da terra de Manila, em tributo aos presidentes Manuel Quezón e Roosevelt, celebrando a posse do presidente Manuel Roxas, honrando o general MacArthur como “Libertador – Defensor”, e também a participação das Filipinas no contexto internacional, especialmente àquelas com as Nações Unidas. Abaixo, selo postal de “Charity” emitido em 1949 (Scott: B1, SG: 671), com valor facial de 4c +2c para o Fundo de Reconstrução da Livraria...


(46k)

Selos foram inscritos PHILIPPINES até 1962, exceto em uma emissão de 1965, feita para o aniversário de 400 anos da introdução do Cristianismo no país, marcando FILIPINAS em reconhecimento à Espanha...

Paralelamente, o governo enfrenta um movimento rebelde liderado por comunistas que dura até 1953, quando os mesmos se rendem... Em 1972, o presidente Ferdinand Marcos, eleito em 1965, instaura no país a Lei Marcial e passa a governar como ditador, recorrendo a fraudes eleitorais. Sua mulher, Imelda, adquire crescente influência sobre o regime, marcado pela corrupção...


FILATELIA

Malaios 96%, chineses 2%, outros 2% (1996), compõem a população de nacionalidade filipina. O idioma oficial é o filipino, mas também são falados inglês, espanhol, malaio e línguas regionais...

São oito os maiores dialetos falados pela maioria dos filipinos: tagalo (tagalog ou filipino), cebuano, Ilocano, ilongo, bicol, Waray, Pampango e Pangasinense...

► “Girafa” em diferentes línguas nas Filipinas – ? (filipino) – giraffe (inglês) – jirafa (espanhol) – ? (malaio)
► Girafas em Zoológicos Filipinos...


Outras emissões:
2006 – AIDS

Standard ISO: PH – Adesão UPU: 01/01/1922

Philippine Postal Corporation – Liwasang Bonifacio – Manila
ppcmis@mozcom.com – www.philpost.gov.ph

The Philippine Postal Corporation – www.odpi.com/-philpost/

The Official Government Portal of the Republic of the Philippines – www.gov.ph

Localização do país – sudeste da Ásia, entre os Oceanos Índico e Pacífico, Mar do Sul da China.

Características – arquipélago com mais de 7.000 ilhas – Luzon (N) e Mindanao (S), principais; relevo montanhoso; cordilheira central de Luzon, com vulcões, planícies costeiras, fontes minerais e de água quente; terremotos constantes. Parece que a república é formada por 7.100 ilhas.

Divisão administrativa – 13 províncias e a região da capital. It has 17 regiões, 79 províncias, 115 cidades, 1.499 municípios e 41.969 barangays.

Barangay – The smallest political unit into which cities and municipalities in the Philippines are divided. It is the basic unit of the Philippine political system. It consists of less than 1,000 inhabitants residing within the territorial limit of a city or municipality and administered by a set of elective officials, headed by a barangay chairman (punong barangay).

Cidades principais – Quezon City, Davao, Cebu, Caloocan. Ilha de Palawan, capital Puerto Princesa.

Patrimônios da Humanidade – Parque Marítimo do Recife Tubbataha; Igrejas Barrocas das Filipinas, em Manila, Santa Maria, Paoay e Miagao; Terraços de Arroz da Cordilheira das Filipinas.

Poppe Stamps – Conchology, Inc.
Cebu Light Industrial Park
Basak, Lapu-Lapu City
Cebu 6015 Philippines
www.poppe-stamps.com

GIRAFAMANIA
Última atualização: 23/06/2011.
volta ao topo

CINGAPURA PAÍSES DA ÁSIA
HONG KONG