This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

REINO DO BUTÃO (1949)

Animal-símbolo: Takin (Budorcas taxicolor) | Ave Nacional: Corvo-comum / Common Raven (Corvus corax)

Bandeira Nacional do Reino do Butão

Bután – Bhutan – Bhoutan
Nome oficial – Druk-yul.
Capital – Timfú (Thimphu).
Religião – Budismo 69,6%, Hinduísmo 24,6%, Islamismo 5%, outras 0,8% (1980).
Soberano – Jigme Singye Wangchuk (desde 1972). Dinastia: Wangchuk.
Moeda (numismática) – ngultrum (Ngultrum). Código internacional ISO 4217: BTN. Abreviação: “nu”. Chetrum...? A palavra “ngultrum”, pronunciada como “engultrum”, significa prata em zoncá.

Situado na encosta da cordilheira do Himalaia, entre a China e a Índia, Butão é um reino de mosteiros, a maioria deles fechada aos estrangeiros. Dzong significa forte-monastério, por isso as cidades levam esse nome...

Cerca de 70% da população pertence à etnia drukpa, de origem tibetana e seguidora do budismo. A Monarquia religiosa de Butão não admite a existência de partidos políticos e proíbe a televisão. Apesar de somente 6% do território ser cultivável, o país vive da agricultura, que emprega cerca de 90% dos butaneses.

A ênfase do governo, de acordo com o plano econômico de 1992 a 1997, está no desenvolvimento da infra-estrutura, especialmente estradas, telecomunicações e energia hidrelétrica.

Até metade de 1997, os atentados terroristas no sul do país, palco de conflito étnico, haviam quase cessado, mas permanecia o impasse no diálogo entre Butão e Nepal – país que abriga a maior parte dos 75 mil refugiados butaneses de origem nepalesa.


História

Dominado pelos tibetanos, Butão torna-se no século XIX uma colônia do Reino Unido. Os britânicos preservam o sistema de governo local, uma Monarquia teocrática em que o poder é exercido pela seita budista Druk (dragão).

Em 1907, esse sistema é substituído por uma Monarquia hereditária, com o início da dinastia Wangchuk. Em 1949, o país obtém a independência. O reinado de Jigme Dorji Wangchuk, entre 1952 e 1972, introduz a prática de eleições parlamentares, mas reserva ao rei o cargo de primeiro-ministro. Em 1971, o país é admitido na ONU.

Em 1990 eclodem conflitos étnicos no sul do país, onde os habitantes de origem nepalesa, um quarto da população, exigem igualdade de direitos. O governo reage com prisões em massa e uma política autoritária de imposição da cultura butanesa. O zoncá torna-se a língua oficial, e a população é obrigada a vestir em público os trajes típicos de Butão.

Intimidados, 75 mil butaneses de origem nepalesa deixam o país e refugiam-se na Índia e no Nepal. O diálogo com o Nepal sobre refugiados é retomado em janeiro de 1996, mas até julho de 1997 não havia progresso.

Em abril de 1997, cerca de 10 mil refugiados butaneses protestam em Damak, leste do Nepal, contra a prisão de seu líder, Rongthong Kuenley Dorji, em Nova Délhi (Índia). Dorji teria infringido a Lei de Registro de Estrangeiros indiana ao não se cadastrar no departamento de migração daquele país...


O Butão foi um Estado Feudal da Índia, budista e regido por um marajá. Depois da independência da Índia (1947), o marajá tornou-se um rei e continuou a reger o estado. Porém, por um tratado formal, a defesa e a força policial do Butão foram controlados pela Índia. O Butão não emitiu selo postal enquanto Estado Feudal. O país emitiu seu primeiro selo como reinado em 1962. Selos são emitidos por Butão desde 1962. O primeiro data de 10/10/1962 (Scott: 1), com valor facial de 2 chetrum (vermelho e cinza).

Emitiu seus primeiros selos regulares em quatro desenhos (10/10/1962), o qual era válido tanto internamente como para postagem internacionais. O número 1 (acima) mostra o desenho de um arqueiro. O segundo mostra um carteiro e o terceiro um iaque – um tipo de bovino da Ásia Central.

O selo de número 4 (Scott: 4, abaixo), foi emitido em 1962, ele mostra o mapa do reinado com a ilustração da fortaleza Paro Dzong e o retrato do primeiro rei Druk Gyalpo (o rei dragão) Gongsa Ugen Wangchuck (1867-1902). Os selos foram imprimidos por Harrison & Son Ltd, Inglaterra. Dzong é um forte-monastério localizado em Paro – local da sede do governo local.


FILATELIA

Butaneses 60%, nepaleses 25%, charchopes 15% (1996), compõem a população de nacionalidade butanesa. O idioma oficial é o zoncá (parece que é de origem tibetana), mas também é falado o nepalês – língua oficial do Nepal...

► “Girafa” em diferentes línguas no Butão – ? (zoncá) – ? (nepalês)
► Girafas em Zoológicos Asiáticos...


Outras emissões:
2001 – Estátua de David

Standard ISO: BT – Adesão UPU: 07/03/1969

Bhutan Post – Bhutan Postal Corporation Ltd.
phly@bhutanpost.com.bt – www.bhutanpost.com.bt

Localização do país – centro-sul da Ásia. Entre a China ao norte e a Índia ao sul, ao leste do Himalaia.
Características – território circundado pela cordilheira do Himalaia; vales férteis (O); planície de Duar recoberta por florestas (S).
Clima – de montanha.
Divisão administrativa – 18 distritos. Cidades principais – Paro Dzong (identificada no selo acima), Phuntsholing.

GIRAFAMANIA
Última atualização: 17/03/2011.
volta ao topo

BRUNEI PAÍSES DA ÁSIA
CAMBOJA