This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

BRUNEI (01/01/1984)

Lema: “الدائمون المحسنون بالهدى” (“Sempre trabalhando guiado por Deus”, em árabe); cujo texto aparece sobre a lua crescente no Brasão de Armas, destacado no centro da Bandeira Nacional; abaixo disso, há uma faixa com o nome da nação: “Brunei Darussalam” ou Brunei, terra de paz ou morada da paz.

Bandeira Nacional do Sultanato de Brunei

Brunei Darussalam – State of Brunei, Abode of Peace
Nome oficial – Negara Brunei Darussalam / State of Brunei Darussalam / Estado do Brunei Darussalam.
Capital – cidade de Bandar Seri Begawan (ex-Cidade de Brunei).
Religião – Islamismo 67,2%, Budismo 12,8%, Cristianismo 10%, outras 10% (1991).
Soberano – Sultanato (Monarquia Islâmica), Sultão Haji Hassanal Bolkiah (de 1968 a 2008).
Moeda (numismática) – dólar de Brunei (Bruneian Dollar). Código internacional ISO 4217: BND. Sistema monetário “dólar”.

O pequeno país importa quase tudo o que consome, desde arroz – alimento básico da dieta nacional – até carne, vestuário e máquinas. No entanto, tem enorme reserva de petróleo e gás natural. Para diversificar a economia, o governo investe na exploração de sílica para a indústria ótica e de microchips.

O regime é ditatorial e os partidos são proibidos. A minoria chinesa, cerca de 20% da população, é discriminada e não pode frequentar escola pública. Localizada no noroeste da ilha de Bornéu, na Malásia, a área de Brunei equivale a um quarto da de Sergipe.

volta ao topo

História

Monarquia islâmica instaurada no início do século XVI, o sultanato inicialmente domina a ilha de Bornéu (Malásia). Entra em declínio no século XIX, perdendo território para o Reino Unido. Em 1888 torna-se protetorado britânico. Em 1941, durante a II Guerra Mundial, os japoneses o invadem. Mas volta a ser dependência do Reino Unido em 1945.

No pós-guerra ganha autonomia gradualmente, até a independência, em 1984. É governado ditatorialmente desde 1968 pelo sultão Hassanal Bolkiah, que proíbe a atividade política. Em aberto desafio ao regime, a oposição organiza, em 1985, o Partido Nacional Democrático de Brunei (PNDB – dissolvido em 1988), que combina islamismo e nacionalismo. A situação política agrava-se em 1986, quando o sultão se vê diretamente envolvido no escândalo Irã-Contras, com a doação secreta de US$ 10 milhões para os rebeldes anti-sandinistas da Nicarágua...

Um pequeno ensaio de liberalização começa em 1995, quando é permitida a realização de assembleias de partidos políticos. Em julho do ano seguinte, o sultão liberta Zaini Ahmad, ativista preso desde 1962. Em março de 1997, uma ex-miss dos Estados Unidos, Shannon Marketic, acusa o sultão de tê-la escravizado sexualmente durante um mês...


História Postal

Contam que já em 22/07/1859 um Departamento de Serviços Postais foi estabelecido na antiga Cidade de Brunei, hoje, renomeada de Bandar Seri Begawan...

Mas a primeira notícia do uso de selo postal em Brunei aparece em um carimbo de Brooketon, datado de 24/04/1894, cancelando o selo de Sarawak (maior estado da Malásia) usado em uma pequena agência postal, a qual foi estabelecida em 1893, para uma comunidade de mina de carvão (Rajah Brooke), em Brooketon (Muara).

Essa Agência Postal, dirigida pelo Governo de Sawarak, operou um serviço de correio mensal, para e de Kuching (ou Kuchin – capital do Estado de Sarawak), até o início de 1907. Cópias de selos Sawarak que mostravam carimbos de Brooketon são conhecidos nesse período...

Foi em 22/07/1895 que a Companhia de Borneo abriu a sua primeira Agência Postal, emitindo o primeiro selo no mesmo ano (Scott: A1, SG: 1), com valor facial de ½ cent. Ele compreende uma série de 10 valores (listados abaixo), a qual foi impressa em Glasgow, pela empresa Maclure Macdonald...

Nota: Do Scott A1 até o Scott A10 foram usados como selos locais... Estes selos foram impressos sobre papel com filigrana, picotagem 14 e com valores faciais em dólar comercial britânico (circulados em Brunei).

½ cents brown
1 cents magenta
2 cents black
3 cents blue
5 cents blue-green
8 cents purple
10 cents vermilion
25 cents turquoise
50 cents pale green
$1.00 olive green

São conhecidos mais de 300 envelopes que foram postados em 22/07/1895, mas poucos envelopes circulados restaram. Como Brunei foi também membro da União Postal Universal ou União Postal Settlements Straits, esses selos foram válidos somente para uso no Estado de Brunei: o serviço postal fora do Estado foi através de Labuan, e todas as correspondências ao redor de Labuan tinham que ser franqueadas com selos de Labuan. Muito pouco é conhecido do serviço postal do período, e o último envelope conhecido é um endereçado à Inglaterra, datado de 17/10/1902.

Selos Provisórios – Uma Agência Postal do Governo de Brunei foi estabelecida em 1906, com o apoio e construção de residentes britânicos, através do Tratado de Amizade, e Brunei foi admitido na União Postal Straits Settlements. Um suprimento de selos foi requerido aos britânicos mas, como a entrega fora adiada, uma quantidade de selos de Labuan (Cingapura) foram remarcadas com sobrecarga para uso em Brunei.

Foi conveniente que Labuan fosse incorporada nos Straits Settlements, com efeito desde 1/1/1907, e todos os selos excedentes de Labuan tinham que ser remarcados para uso nos Straits Settlements. Como medida intermediária, alguns foram reimpressos e usados em Brunei: a sobrecarga foi feita pelo governo de Straits Settlements, impressos em Cingapura.

A nova agência postal do governo abriu em 11/10/1906 (como parte da Casa de Alfândega) e uma limitada emissão de selos provisórios foi utilizada até que os novos selos de Londres chegassem. Somente 5 valores de selos de Labuan foram usados por Brunei mas, por sobretaxa 4 desses valores, 12 denominações no total foram obtidas. A remarcação foi em vermelho como no tipo 1 (abaixo), e sobretaxado também em vermelho, foi no tipo 2, exceto o provisório de 25 cents, o qual foi remarcado como no tipo 3.

Abaixo (lado direito), considerado o primeiro selo postal do país, foi emitido em 1906 (Scott: 1, SG: 11), com valor facial de 1 cent (violeta e preto), remarcado em um selo de Labuan.

1 cent (preto e púrpura)
2c sobre 3c (preto e sépia)
2c sobre 8c (preto e vermelhão)
3 cents (preto e sépia)
4c sobre 12c (preto e amarelo)
5c sobre 16c (verde e marrom)
8 cents (preto e vermelhão)
10c sobre 16c (verde e marrom)
25c sobre 16c (verde e marrom)
30c sobre 16c (verde e marrom)
50c sobre 16c (verde e marrom)
$1.00 sobre 16c (verde e marrom)

Parece que existem 4 variedades na emissão,
todas são muito raras...

1c com sobrecarga preta ao invés de vermelha
2c sobre 3c com dupla impressão
2c sobre 3c sem a sobrecarga
2c sobre 8c sem a sobrecarga

Selos Rio Brunei – Novos selos chegaram no começo de 1907. Eles foram impressos sobre papel com filigrana (múltipla Coroa CA), por Thomas De La Rue and Co. Ltd., Londres. É interessante notar que o mesmo desenho, uma cena típica do Rio Brunei, foi usada nos 45 anos seguintes... O primeiro selo impresso com o nome do país, foi emitido no ano seguinte, em 1907 (Scott: 13, SG: 23), com valor facial de 1 cent (verde e cinza-preto).

1c, verde e cinza
2c, scarlet e cinza
3c, chocolate e cinza
4c, mauve e cinza
5c, azul e cinza
8c, laranja e cinza
10c, verde deep e cinza
25c, ocre e azul pálido
50c, preto e violeta
$1.00, cinza e vermelho

Existem variedades de filigrana nesta emissão, com a filigrana ao contrário no de 1c, 2c, 3c e 5c, e com inversão no 4c. Os selos foram impressos em duas chapas e existem vários retoques em ambas chapas, que são de grande interesse para os filatelistas. A perfuração para esta emissão foi 14 e não existem grandes variedades. Os valores faciais foram expressos em dólares dos Straits...

Abaixo (lado direito), o primeiro selo comemorativo, emitido em 1922 (Scott: 14b, SG: 51), com valor facial de 1 cent, foi remarcado no Scott: 14 e comemora a Exibição Malaia-Bornéo. Em 1942 foi emitido o primeiro selo da Ocupação Japonesa em Brunei (Scott: N1, SG: J1), o selo com valor facial de 1 cent, foi remarcado com sobrecarga em caracteres japoneses, em um selo do próprio Brunei (lado esquerdo).

O selo abaixo data de 1949 (Scott: 76, SG: 93) e comemora os 25 anos de reinado do Sultão Ahmed Tajudin Akhazul Khair Wad-din (Jubileu de Prata: 1924-1949). O selo mostra a efígie do sultão e moradias da Cidade de Brunei.

Brunei torna-se independente em 1984 e, desde então, o Departamento de Serviços Postais está sob a responsabilidade do Ministério das Comunicações.

O gerente da Companhia Borneo Central de Labuan, John Robertson, obteve a concessão em 1984, do Sultão Hashim, para operar um serviço postal na Cidade de Brunei (Bandar Seri Begawan) e para emitir selos postais: o sultão recebia a renda da venda dos selos em Brunei e Robertson tinha o monopólio na venda de selos fora do Estado...

No ano seguinte da independência, em 1985, foi emitido o primeiro selo postal (SG: 357), com valor facial de 50 c (preto dourado e azul), ele marca a admissão do país nas Nações Unidas...


FILATELIA

Malaios 64%, chineses 20%, grupos étnicos autóctones 8%, tamis 3%, outros 5% (1996), compõem a população de nacionalidade bruneano ou bruneíno. O idioma oficial é o malaio, o qual é igualmente da Malásia, e o inglês, mas também é falado chinês...

► “Girafa” em diferentes línguas no Brunei – zirafah? (malaio) – giraffe (inglês) – qilin (chinês ou mandarim)
► Girafas em Zoológicos Asiáticos...


Standard ISO: BN – Adesão UPU: 15/01/1985

Brunei Postal Services – www.post.gov.bn

Ministry of Communications Brunei Darussalam – www.brunet.bn/gov/post/

Localização – sudeste da Ásia.
Características – planície costeira pantanosa; colinas (O); montanhas (L).
Divisão administrativa – 4 distritos (capitais): Belait (Kuala Belait), Brunei e Muara (Bandar Seri Begawan), Temburong (Bangar) e Tutong (Tutong).

GIRAFAMANIA
Última atualização: 25/03/2013.
volta ao topo

BANGLADECHE PAÍSES DA ÁSIA
BUTÃO