This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA

MICHELANGELO (1475-1564)

Michelangelo Buonarroti (Renascimento)

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, um dos maiores nomes do Renascimento. Nascido em Caprese, perto de Arezzo, aos 13 anos ingressa como aprendiz na oficina do pintor Ghirlandaio, um dos principais mestres do Quattrocento florentino.

Em 1489, entra para a Escola de Escultura de Florença e lá permanece até a morte de Lorenzo de Medici, seu mecenas e amigo, em 1492. Nesse período converte-se aos ideais de beleza e às concepções filosóficas da Grécia antiga. Estuda as esculturas gregas e romanas da coleção dos Medici e aprende anatomia humana.

Em 1496 vai para Roma. Esculpe a “Pietá” (1498-1499), que se encontra ainda hoje na entrada da Basílica de São Pedro, no Vaticano. De volta a Florença, em 1501, faz a estátua “David” (final desta página).

Em 1505, o Papa Júlio II encomenda-lhe seu túmulo. O artista passa oito meses escolhendo mármores para o mausoléu, mas não termina o projeto. Após a morte do Papa, em 1513, esculpe duas grandes estátuas, “Moisés” e “Os Escravos”.

Conta o biógrafo Vasari, contemporâneo do artista, que Michelângelo, depois de terminar “Moisés” e diante de sua perfeição, teria batido no joelho da escultura e pronunciado a tão difundida expressão: “Parla!”

De 1508 a 1512 pinta o teto da Capela Sistina, no Vaticano, com cenas do Velho Testamento. Nomeado primeiro arquiteto, pintor e escultor do Vaticano pelo papa Paulo III, projeta a enorme cúpula da Basílica de São Pedro. Já no fim da vida se dedica principalmente à arquitetura. Morre em Roma.

“A Criação de Adão” (pôster de 60 × 30), célebre pintura que Michelangelo fez no teto da Capela Sistina.

Obras destacadas: Teto da Capela Sistina, “A Sibila Cumana”, “A Sibila Pérsica”, a “Sagrada Família” (Galeria Uffizi – Florença), entre outras. A Capela Sistina foi construída por ordem de Sisto IV (retangular 40 × 13 × 20 altura).

Obs.: É nessa própria Capela que se faz o Conclave – reunião com os cardeais após a morte do Papa para proceder a eleição do próximo. A fumaça negra – indica que o Papa ainda não foi escolhido, e a fumaça branca – que o Papa acaba de ser escolhido, ambas avisam o povo na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Detalhe da obra “A Criação de Adão”. Pôster de 48 × 36 polegadas.

Michelângelo dominou a escultura e o desenho do corpo humano maravilhosamente bem, pois tendo dissecado cadáveres por muito tempo, assim como Leonardo da Vinci, sabia exatamente a posição de cada músculo, cada tendão, cada veia.

É bem verdade que a Monalisa de Da Vinci é a obra de arte mais famosa e a sua Santa Ceia a mais reproduzida, mas basta depararmos com os afrescos da Capela Sistina e averiguarmos o conjunto de sua obra, para estarrecermos com o talento e o fôlego de Michelângelo. Num certo sentido, Da Vinci era teoria; Michelângelo, prática...

Rafael, o terceiro nome do renascimento italiano, retratou a ambos em sua “Escola de Atenas”, como Platão e Aristóteles.

Selo da Nicarágua emitido em 1974 que mostra a obra “A Criação de Adão”. Muitos selos do mundo inteiro retratam esta obra... Um deles foi emitido pela Hungria em 1975 (Scott: 2362). A Hungria também emitiu anteriormente, em 1964, uma série de 18 selos (Scott: 1578/1595) que mostra Michelangelo.

volta ao topo

Nota (famosos): Michelangelo compôs sonetos e letras de amor para Febo di Poggio, Urbino Tammasso Cavalieri e Cecchino de’ Bracci. Quando publicou os poemas, ele alterou partes, para se ler como se tivesse escrito para uma mulher...

Há uma série da Itália emitida em 1961 (Scott: 813/831 $), com várias obras de Michelangelo...

Abaixo (lado esquerdo), selo de Granada emitido em 1975 que mostra a cabeça da estátua “Pietá”. No centro, selos do Vaticano de 1970 (Scott: 492/494) que mostram fragmentos do afresco “A Criação” (Adão e Eva) – da Capela Sistina. JT

Do lado direito, selo da França que compreende uma série de 7 valores emitida em 1957 (Scott: 857/863), cujos selos mostram os retratos: Nicolaus Copérnicus (8F), Michelangelo (10F), Miguel de Cervantes (12F), Rembrandt (15F), Isaac Newton (18F), Mozart (25F) e Wolfgang von Goethe (35F).

Abaixo, folhinha com 6 selos emitida em 2001 por Guiné Bissau. NT...

Selos da ex-União Soviética (USSR) emitidos em 1975 (Yvert: 4119/4, Michel: 4329/4) para comemorar o Aniversário de 500 Anos do Nascimento de Michelangelo. Um dos selos (o qual não tem a imagem) mostra: “Jugement dernier”, fragmento de afresco da capela Sistina, em Roma (1536-41); os outros mostram:

  1. “Menino Sentado” (1524) – Museu Hermitage, em St. Petersburgo
  2. “Escravo Rebelde” (1513) – Museu do Louvre, em Paris
  3. “Autorretrato de Michelangelo” (selo do bloco: Yvert: Bloc 100, Michel: 101)
  4. “A Criação de Adão” (detalhe)
volta ao topo

DAVID (1000-960 a.C.), Rei Israelita

David, de Michelangelo (1501/1504)

David e Jonathan, cujo “amor transcendia o amor das mulheres”, tem inspirado os grandes artistas do mundo, escultores e poetas...

Por séculos, artistas ocidentais tem resgatado a escultura David como a beleza perfeita do homem. Uma inspeção mais apurada revela que a estátua tem estrabismo no olho. Essa imperfeição só foi descoberta recentemente, talvez porque a maioria dos admiridores se destraíam com sua genitália...

Michelangelo foi convidado pela Senhora de Florença a dar sua opinião a respeito de um bloco de mármore que havia sido adquirido para realizar uma estátua colossal, projeto que, sem resultado, trabalharam outros escultores. Na ocasião, ele própio se ofereceu para esculpir uma figura humana, e sua proposta foi aceita.

David foi, provavelmente, concebido como personificação do governo republicano que havia encomendado a execução da obra. Não tem a espada empunhada como seus predecessores, obras de Donatello e Verrocchio. Michelangelo pensou em realizar uma imagem que passasse tanto poder espiritual como energia física, que não teve necessidade de recorrer ao símbolo das armas para representar seu heroísmo.

A figura expressa força e agressividade, mais em potência do que em atitude. A decisão do jovem bíblico de ir à luta está sutilmente expressada através do imprevisto giro de sua cabeça à esquerda, de seu olhar firme direcionado ao inimigo, da tensão que invade todos os seus membros e das veias das mãos que parecem incharsse de sangue pelo impulso da ira.

Esta obra, possui características importantes e é um gigante em suas dimensões, inspirado nas antigas maravilhas. Originalmente, destinada a ser um dos pilares externos da tribuna do Duomo florentino, logo mudou de destino e se encontra no museu “Academia” (Via Ricasoli, 58/60), em Firenze.

Nota (réplica de Davi): Tive a oportunidade de contemplar esta obra em 02/08/07 (quinta-feira), pois cheguei propositalmente em Florença um dia anterior, assim poderia passar o dia do meu aniversário na capital da bela Toscana...

Na frente do Palazzo Vecchio há uma réplica da estátua, sendo um símbolo público que representa a imagem de Florença ao mundo...

Selo da Rússia emitido em 1975 (SG: 4368). Selo do Uruguai emitido em 22/03/2001: 500 anos da Estátua de David.

Selo de Mônaco emitido em 2001. Selo de Granada emitido em 1975 (Scott: 676). Selo aéreo de Butão...

Outras emissões:
Romênia 1975 – Aniversário de 500 Anos de Miguelangelo (Yvert: 2895, Michel: 3256).

PÁGINA DA ITÁLIA

Entrada principal !
Última atualização: 18/03/2013.
volta ao topo

MAPA DE GIRAFAMANIA PÁGINA PRINCIPAL
MAPA DE GIRAFAMANIA